You are on page 1of 4

HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

Administrao o processo de consecuo dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva. A administrao possui quatro funes: PLANEJAMENTO ORGANIZAO LIDERANA CONTROLE em Processo onde se define Estagio onde se onde cria uma Consiste objetivos para o melhor aplica a distribuio cultura desempenho organizao e quais so como necessrios para atingir diante os objetivos desejados. a do e valores controlar quais o um da de tarefas e reflete compartilhados, motivar trabalho daqueles os gerente a responsvel.

empresa possibilitando assim o pelos plano colaboradores esperados.

as tarefas e os recursos procura se estruturar Lder proposto.

alcanar os resultados

Quadro 1 Funes da Administrao

Para alguns estudiosos as habilidades humanas so um conjunto de fatores. A Habilidade Humana, refere-se aos esforos, aptides, capacidade para criar uma atmosfera de segurana e cooperao entre as pessoas em prol de um alcance comum (ARAJO, 2007, p. 12). E o papel do administrador saber como usar o conjunto das habilidades. O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados atravs da liderana, comunicao, motivao e na construo de talentos (CHIAVENATO, 2007, p. 70). Segundo Robert L. Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com as pessoas e situaes do que de seus traos particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e no daquilo que ele . Esse desempenho resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. Dentre elas esto: as habilidades tcnicas, as habilidades humanas e as habilidades conceituais.

HISTRIA DA ADMINISTRAO

Desde que o homem comeou a viver em grandes grupos, a necessidade de organizao e controle ficou mais evidente. Do Egito Antigo at meados da Revoluo Industrial, apareceram varias teorias e pensamentos sobre o que administrar. Mas quando a Teoria da Administrao surgiu atravs dos pensamentos de dois engenheiros que publicaram suas teses, a histria da evoluo da Administrao ganhou outros aspectos. Um deles era Taylor (considerado como o pai da Administrao), ele era norteamericano e desenvolveu a Escola da Administrao Cientfica, com a inteno de aumentar a eficincia da indstria por meio da racionalizao do Trabalho dos Operrios. E o outro era Henri Fayol, nascido na Grcia (?) mais criado na Frana, Fayol ficou o seu trabalho na estrutura da organizao e que ela era primordial para o bom funcionamento da empresa, formando assim a Escola Clssica da Administrao Para Taylor, a administrao tinha que ser tratada como cincia e tinha como objetivo, acelerar o processo produtivo, produzindo mais em menos tempo. Sua teoria contribuiu com benefcios para os trabalhadores e empregadores, bem como: TRABALHADORES: Os salrios chegaram a atingir o dobro de antes. Os funcionrios passaram a se sentir mais valorizados. O tempo de trabalho foi reduzido. Dias de descansos foram concedidos aos trabalhadores.

EMPREGADORES: Aumentou a qualidade dos produtos. Ambiente de trabalho mais agradvel. Reduo de custos extraordinrios dentro do processo produtivo. A abordagem taylorista era centrada sobre o posto de trabalho e partia da premissa de que se cada trabalhador isoladamente estivesse operando com o mximo de eficincia, a produtividade da empresa seria tambm maximizada.

CONSIDERAES FINAIS

A partir destas idias apresentadas no desenvolvimento da pesquisa, a Teoria Geral da Administrao (TGA) passou a ser mais estudada, pois aos poucos foi se expandindo e ampliando os objetivos de estudos. Tudo comeou como uma teoria pouco preocupada nos aspectos e variveis que existia dentro das organizaes, dando nfase apenas nos problemas mais imediatos e concretos que a organizao tinha em determinado momento. Sendo assim, a administrao o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros de uma organizao e utilizar todos os recursos organizacionais disponveis para alcanar objetivos traados pela prpria organizao. O administrador precisa tambm reunir diferentes recursos e competncias para transform-los em resultados concretos. Na verdade, administrao a melhor maneira de alcanar resultados fazer acontecer.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CARAVANTES, B. Claudia; CARAVANTES, R. Geraldo; KLOECKNER, C. Monica. Teorias da Administrao / Processos Administrativos. Programa Livro Texto n 85. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. Henrique, Fbio. As Habilidades do Administrador. Disponvel em: <http://pt.shvoong.com/books/1776282-habilidades-administrador/#ixzz1VrfWkttU>. Acessado em: 23 de agosto de 2011 s 12h03min. Modelos de Gesto: Qualidade e Produtividade. Historicizando brevemente: da administrao empresarial gesto democrtica. Disponvel em: <http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/14857.pdf>. Acessado em: 23 de agosto de 2011 s 16h25min. TAYLOR, Frederick W. Princpios da administrao cientfica. So Paulo: Editora Atlas S.A., 1995.

You might also like