You are on page 1of 9

Manual do iniciante

A alimentao
Lings
Ou slings, so Animais que possuam em torno de 10 a 20% do tamanho esperado para espcie. Podem ser alimentados com patas de grilos (pegam super bem), larvas de besouro do amendoim, tenbrios, grilinhos, baratinhas e drosfilas.

Jovens
Animais com tamanho em torno de20 a 60% do tamanho esperado para espcie. Podem ser alimentados com tenbrios, grilos, baratas e neonatos de camundongo.

Fmeas adultas
Animais com mais de 60% do tamanho esperado para espcie. Podem ser alimentados com camundongos adultos ou jovens (dependendo da espcie), grilos, baratas e tenbrios gigantes.

Machos adultos
Animais j maturados sexualmente, em geral so menores que as fmeas. Praticamente no se alimentam aps a maturao, mais podem vir a comer grilos, baratas e tenbrios gigantes. Normalmente no comem camundongos.

Dvidas mais comuns


Minha aranha j est a 1 semana sem aceitar comida o que pode estar acontecendo? Provavelmente ela est recusando alimentao porque est satisfeita naquele momento, pode ser ecdise que est por vir, ou simplesmente ela no est afim de comer mesmo. Carangas as vezes so temperamentais, normal elas ficarem sem comer por longos perodos de tempo, desde que as condies do terrrio estejam dentro da normalidade OS: Na medida que as duvidas mais comuns forem surgindo iro sendo acrescentadas a esse tpico.

Criao de grilos
APRESENTAO Os grilos so encontrados em diversas partes do mundo, e a criao em cativeiro feita a mais de mil anos em pases como a China e o Japo A maneira como eram criados antigamente lembra e muito a forma como temos nossos pssaros hoje em dia: em nossas residncias, colocados em gaiolas ricamente ornamentadas, e com o mais belo canto possvel. Eram considerados amuletos de boa sorte, e por incrvel que parea: criavam-se grilos-de-briga, que disputavam torneios to populares como as rinhas de galos-debriga. Os adversrios eram deixados por um longo perodo de jejum, e o prmio do vencedor era poder devorar o oponente. Atualmente so criados em larga escala em vrios pases, para serem vendidos como alimento vivo em lojas de animais de estimao, como iscas para pescaria em pesquepagues, e como iguaria culinria em restaurantes especializados. Pertencem a classe dos Insetos, ordem Orthoptera e famlia Grillidae. So onvoros, terrestres e noturnos. Grilos so insetos muito asseados, sendo fcil cri-los, mas alguns fatores devem ser considerados antes de dar inicio a uma criao: Grilos fazem barulho para minimizar esse problema, uma dica reduzir o nmero de machos na caixa de criao (1 macho para 3 fmeas). Necessitam de ateno diria, para se verificar a existncia de gua limpa e comida. Considere que algumas fugas sero inevitveis! Os grilos tm um odor definido, mas se a colnia bem manejada e mantida limpa, a maioria das pessoas no considera esse odor desagradvel. VALOR NUTRICIONAL Grilos so um excelente alimento para nossas aves, ricos em protenas, gorduras e vitaminas. Porm, insetos em geral, apresentam em sua composio uma relao clcio/fsforo inadequada. Uma relao adequada para aves seria de 1:1 2:1. Grilo Umidade (%) Gordura (%) Protena (%) Fibras (%) Cinzas (%) 69,07 6,01 21,32 3,2 2,17 Tenebrio comum 62,44 12,72 20,27 1,73 1,57 Tenebrio gigante 59,37 17,89 17,41 6,80 1,20

Clcio (ppm) Fsforo (ppm) Relao Clcio/Fsforo

345 4238 0,08/1

133 3345 0,04/1

124 2320 0,05/1

Estudos demonstraram que mesmo se elevando o nvel de clcio a 8% na dieta (nvel mximo aceitvel), no se resolveu o problema. Uma maneira utilizada por criadores de rpteis para se contornar esse problema polvilhar os insetos com uma fonte de clcio imediatamente antes do fornecimento. Basta coloc-los num recipiente fechado com o p e agitar algumas vezes. INSTALAES Condies ambientais Grilos vivem melhor em ambientes limpos, ventilados, secos e quentes. Temperaturas mais altas aceleram o crescimento e reduzem a durao do ciclo do inseto, sendo a temperatura ideal encontrada no intervalo de 26 a 32C. No suportam o frio, e uma queda brusca de temperatura pode matar muitos grilos. Em regies de clima frio, uma lmpada de 15W ser suficiente para manter a temperatura da caixa por volta de 30C.

Tela para cobertura

Tem como objetivo prevenir fugas e ataque de predadores, como aranhas e roedores. A melhor tela feita de metal, de preferncia de alumnio, com a malha adequada ao tamanho dos grilos que ir conter. Telas de nylon no devem ser utilizadas, pois podem ser cortadas facilmente.

Abrigos

As bandejas para ovos feitas em papelo so muito teis na caixa de criao. Elas podero ser manipuladas mais facilmente se forem amarradas em conjuntos de 4 ou 5 unidades, muito til no momento da limpeza da colnia e na captura dos insetos. Com o tempo haver um acumulo de detritos nas bandejas (sobras de alimentos, fezes e insetos mortos), momento em que devem ser substitudas. Vale lembrar o comentrio feito em relao as sobras da cultura do Tenebrio molitor: trata-se de um excelente adubo para horta e o jardim, mas devemos utilizar proteo para a pele, os olhos e o sistema respiratrio quando manipulamos esse material. Uma caixa com cerca de 50cm de lado suficiente para se manter 250 grilos adultos. Grilos adultos chegam a saltar 40cm de altura, e por isso as caixas devem ser altas. Devemos lembrar que o aumento excessivo da populao de insetos dentro da caixa de criao tende a reduzir o crescimento corporal dos indivduos, e aumentar a ocorrncia de canibalismo.

Modelos de caixas de criao

As caixas mais utilizadas so de plstico ou vidro, por serem fceis de limpar, visualizar, no absorverem umidade, serem leves, e principalmente, por dificultarem as fugas, j que os grilos adultos no conseguem escalar superfcies lisas. ALIMENTAO Alimentar os grilos com uma dieta adequada fundamental para: garantir condies timas ao desenvolvimento dos insetos e sua procriao; fornecer as aves um alimento vivo com alto valor nutricional e reduzir o ndice de canibalismo dentro da cultura de insetos.

Rao

Raes para peixes, aves, ces e gatos so as mais utilizadas, de preferncia raes grosseiramente modas.

Fonte de umidade

Qualquer fruta, legume ou verdura pode ser usada, desde que de boa qualidade e isenta de agrotxicos. O importante que criador conhea o consumo dirio de vegetais em sua colnia e fornea uma quantidade para que haja o mnimo possvel de sobras, e essas devero ser retiradas diariamente. REPRODUO

Ciclo de vida

So insetos de metamorfose incompleta (ovo-ninfa-adulto), ou seja, no possuem o estgio de pupa. Os ovos medem cerca de 2mm, tm formato de bastes, so amarelados e razoavelmente translcidos, podendo ser vistos a olho nu. Demoram de 15 a 20 dias para eclodir. Os grilos recm nascidos se parecem com pequenas formigas que invadiram o aqurio. Os grilos filhotes so chamados de ninfas. Essa fase vai desde o nascimento at a maturidade sexual. As ninfas so semelhantes aos adultos, porm menores. Elas passam por 5 a 7 trocas de exoesqueleto at se tornarem adultos. O exoesqueleto rgido, e precisa ser trocado para permitir o desenvolvimento corporal. Sabemos que um grupo de grilos chegou a fase de adulto quando comeamos a ouvir o som dos machos cantando vindo de dentro da caixa. De uma maneira geral, a fase adulta tem incio aos 60 dias de vida, e com cerca de 90 dias terminam o ciclo e morrem. Cada fmea coloca cerca de 100 ovos durante seu perodo reprodutivo.

Dimorfismo sexual

So caractersticas das fmeas adultas:

possuem 3 longos tubos na regio posterior. O tubo central o ovopositor, com cerca de 1,5cm de comprimento, o rgo com o qual ela introduz os ovos no solo. o possuem as asas completamente desenvolvidas e lisas o geralmente so maiores que os machos. o No produzem som relevante.
o

So caractersticas dos machos adultos:


o o o o

possuem apenas 2 tubos longos na regio posterior. No possuem ovopositor. possuem as asas mais speras, com aspecto de amassadas. geralmente so menores que as fmeas. emitem um som para atrair as fmeas e delimitar um territrio. Ninho, incubao e ecloso

A reproduo pode ser conseguida da seguinte maneira: coloca-se na caixa de criao, um pires com uma camada de cerca de 2cm de algodo hidrfilo embebido em gua. absolutamente necessrio que esteja sempre mido, porm jamais dever ficar encharcado. As fmeas faro a postura no algodo. Ao fim de oito dias, transporta-se o pedao de algodo para outra caixa , onde a temperatura dever ser constante, por volta de 30C. De 2 a 3 semanas depois dever surgir um grande nmero de pequeninos grilinhos.

Criao de baratas
Alm de possurem muita protena e serem muito bem aceitas por animais insetvoros, as baratas no so difceis de criar. 1- LISTA DE MATERIAIS: 1 aqurio de 10 litros 1 caixa de ovos 1 pote de sorvete 1 bebedouro de passarinhos 1 vasilha para comida rao de cachorros/gatos Estilete Tesoura Vaselina algodo 1 colnia de baratas PROCEDIMENTO: 2 - Corte as laterais do pote de sorvete com o estilete. 3 - Corte a caixa de ovos em pedaos. 4 - Coloque os pedaos da caixa de ovos dentro do pote de sorvete. 5 e 6 - Passe uma fina camada de vaselina em toda parte superior da borda interna de seu aqurio. 7 - Coloque um pedacinho de algodo na entrada do bebedouro para evitar que essas pobres e estpidas criaturas morram afogadas.

8 - abastea a vasilha de comida. 9 - monte tudo. 10 - coloque suas baratas a dentro. Higiene fundamental na criao, caso contrrio as baratas (assim como qualquer outro alimento vivo) podem contrair doenas que sero transmitidas para o seu animal. Troque sempre a comida quando estiver suja e mantenha a gua sempre limpa.Espere uns dois a trs meses at comear a servir as baratas para seu animal para dar um tempo para elas procriarem.

Criao de tenbrios
O Tenebrio comum (Tenebrio molitor) um dos insetos mais criados em todo mundo. Trata-se de uma espcie de besouro (Coleptero), e a larva desse besouro que nos interessa. O Tenebrio muito importante na alimentao de animais onvoros (que comem de tudo), insetvoros (que comem insetos) e tambm para aqueles que precisam de insetos em alguma fase da vida. Quando criado de forma higinica e fornecido em quantidade adequada, se traduz basicamente em Sade e Atividade Psquica e Motora para o animal que o consome. Tenebrio comum, um alimento vivo O mais importante aspecto a se considerar sobre o uso de alimentos vivos, o efeito que esses insetos provocam em termos de bem estar animal e em termos de enriquecimento ambiental. Muitos animais criados em cativeiro adoecem devido monotonia, e isso geralmente provoca comportamentos autodestrutivos, como a queda no consumo de alimentos e a auto-mutilao. Oferecer uma presa viva, mvel e palatvel, pode manter um animal ocupado por vrias horas. Na criao de animais silvestres em cativeiro fica evidente a importncia desse tipo de alimento. Insetos despertam os instintos de caa, de sobrevivncia. Utilizao Pequenos mamferos como o sagi e o gerbil, escorpies, aranhas, iguanas, rs, tartarugas e peixes apreciam Tenebrios. Na criao de aves so utilizados na alimentao de filhotes de emas, faises, cracdeos e de galos combatentes. Diversos granvoros de nossa avifauna utilizam insetos em algum perodo do ciclo biolgico, como o canrio-da-terra, que no dispensa esse banquete quando tem filhotes no ninho. So muito utilizados tambm como prmios em programas de adestramento e como iscas em pescarias. Valor Nutricional

O valor nutricional das larvas do Tenebrio outra importante caracterstica. So excelentes como fonte de protenas de alta digestibilidade, gorduras, fsforo e vitaminas. Preparao e manejo da colnia A preparao de uma colnia de Tenebrios muito simples, sendo necessrio apenas uma caixa plstica, substrato e as larvas, itens disponveis em nossa loja virtual. A caixa deve ser mantida em local seco, escuro e ventilado. Para montar a colnia, basta transferir a poro de tenebrios do recipiente de transporte para a caixa de criao, e completar com substrato at uma altura de 10 cm. Como abrigo para as larvas, colocamos um pano dobrado (ou jornal) cobrindo 50% da superfcie do substrato. Dicas fundamentais no manejo de uma colnia de Tenebrio molitor:

Fonte de umidade: recomendamos o uso de cenoura, chuchu ou batata. Cortar finas fatias do legume, com cerca de 2 mm de espessura, e colocar uma quantidade suficiente para 1 dia. A quantidade ideal a fornecer aquele em que 24h aps o fornecimento, praticamente no encontramos sobras. A retirada de sobras diariamente ir impedir o desenvolvimento de fungos na caixa. Outros alimentos: no recomendamos o uso de nenhum outro tipo de alimento na caixa alm do substrato e da fonte de umidade. Troca do substrato: quando se verificar que o substrato se transformou num p fino e cinza, hora da troca do material. Para isso, basta passar a colnia numa peneira de maneira a separar os insetos dos resduos. Limpe bem a caixa, coloque o novo substrato e em seguida os insetos coletados. Sempre utilize proteo para os olhos e narinas quando for peneirar sua caixa de criao. Reproduo: Tenebrios so insetos que passam pelas fases de ovo, larva, pupa e besouro. De 30 a 60 dias aps o recebimento das larvas o criador verificar o aparecimento de besouros na colnia. A fase besouro indica incio da postura de ovos, incio da fase reprodutiva. Conservao sob refrigerao: uma das mais notveis caractersticas do Tenebrio molitor a capacidade de resistir a baixas temperaturas. Entre 0 a 5C positivos o inseto entra em hibernao, e com isso o desenvolvimento muito mais lento. Essa tcnica muito til para criadores que querem impedir que as larvas cresam, e para atrasar a transformao de larvas em pupas. Na prtica, basta colocar a colnia sob temperatura de geladeira, e retirar por 24h a cada 10 dias para que os insetos se alimentem.

Criao de besouros do amendoin


O Besouro do Amendoim (Palembus dermestoides) produz larvas que no ultrapassam 1,2cm de comprimento, sendo por isso uma dos opes para criao de filhotes de pssaros de pequeno porte como coleiros, caboclinhos e pintassilgos. Tambm so muito utilizadas na criao de pequenos anfbios e peixes ornamentais como o Betta Splendens. O Besouro do amendoim um Coleptero, da famlia Tenebrionidae e tem origem asitica

Foi introduzido em nosso pas por pessoas que os utilizavam com fins teraputicos, no tratamento de asma principalmente. Poderes afrodisacos tambm so atribudos ao consumo desse pequeno inseto. Preparao e manejo da colnia A preparao de uma colnia de Besouros do amendoim muito simples, sendo necessrio apenas uma caixa plstica, amendoim cru e a poro de besouros e larvas , itens disponveis em nossa loja virtual. A caixa deve ser mantida em local seco, escuro e ventilado. Podemos criar esse inseto dentro de um armrio, desde que se proporcione algum tipo de ventilao. Para montar a colnia, basta transferir a poro besouros do recipiente de transporte para a caixa de criao, e completar com amendoim at uma altura de 5 cm. Como abrigo para as larvas, colocamos um pano dobrado (ou jornal) cobrindo 50% da superfcie do substrato. Dicas fundamentais no manejo de uma colnia de Palembus dermestoides:

Fonte de umidade: recomendamos o uso de cenoura, chuchu ou batata. Cortar finas fatias do legume, com cerca de 2 mm de espessura, e colocar uma quantidade suficiente para 1 dia. A quantidade ideal a fornecer aquele em que 24h aps o fornecimento, praticamente no encontramos sobras. A retirada de sobras diariamente ir impedir o desenvolvimento de fungos na caixa. O fornecimento deve ser feito de 2-3 vezes por semana. Outros alimentos: Podem ser utilizado os mesmo alimentos utilizados para tenbrios, mais o desenvolvimento da colnia ser mais lento que o normal. Renovao da colnia: quando se verificar que o substrato se transformou num p fino e cinza, hora de renovar a colonia. Para isso, basta preparar uma nova caixa conforme explicao acima, e tranferir gradualmente os insetos para a nova caixa. Podemos utilizar as fatias de cenoura para atrair os insetos, e em seguida fazer a transferencia para a nova caixa. Sempre utilize proteo para os olhos e narinas quando for peneirar sua caixa de criao. Reproduo: Besouros do amendoim so insetos que passam pelas fases de ovo, larva, pupa e besouro. A poro de besouros segue com insetos em todas as fases, e a reproduo ocorrer de imediato aps a preparao da colonia. A fase besouro indica incio da postura de ovos, incio da fase reprodutiva. Conservao sob refrigerao: no indicada para esse inseto.

Criao/captura de drosphilas
Amasse uma banana, coloque uma colher (caf ) de fermento... e misture bem... ... coloque tudo dentro de um pote pequeno (que tenha tampa) e leve o pote a algum lugar aberto, mas que no bata sol (cozinha o lugar ideal). Depois de umas 24 horas, voc poder notar que ter varias mosquinhas (drosfilas). ....deixe o pote aberto com as mosquinhas ainda exposto por uns 5 dias...depois (quando estiver cheio de drosfilas) feche o pote com as drosfilas dentro.... depois, passe as drosfilas vivas para um saquinho de plstico, ou um pote limpo, e leve a geladeira por uns 3 minutos, ou at voc perceber que as drosfilas esto paralisadas... retire da geladeira e sirva para os lings... aps alguns minutos as drosfilas vo comear a se mexer novamente... e a que o ling percebe e come!!!

Dae galera blza neh... tava precisando de saber como criar as Drosphilas numa colonia.... e perguntei pra um tanto de gente mas ninguem tinha a receita e os negocios... eu sabia +/- pq eu tinha td certinho mas perdi...dae to postano aqui pra galera q pediu.... Ingredientes: 05g de levedura* (fermento biologico de pao, mas com fungos msm) 02g de Agar** 01 colher (sopa) de aucar 01 colher (sopa) de vinagre 01 xicara (300ml) d'gua Leve no fogo mas no ferva a gua s esquente at o ponto de dissoluo do agar e da levedura, +- 50. Depois de esquentar e misturar tudo bem homognicamente, divida em potinhos de gatorade, cobrindo o fundo com +/- 1,5 cm de altura do liquido, espere endurecer e no outro dia j pode colocar as moscas, tape com um mao de algudo com gase e sertifiquese que a tampa ficou bem justa. Este mao uma bola de algodo com gase em volta, vc coloca ela na boca da garrafa como se fosse uma rolha, ela veda bem e permite trocas gasosas. *: levedura fermento biolgico de po, nao p royal eh fermento com fungos msm, vc compra em qlqr mercado. **: Agar uma espcie de gelatina, mas na verdade retirada de algas e utilizada p/ endurecer meios de cultura, um gelificante, vc compra em qlqr farmcia de manipulao. OBS: o frasco deve ser mantido sempre em local ventilado e sombreado. As mosquinhas no gostam de muita luz e o meio de cultura derrete se esquentar muito.

You might also like