You are on page 1of 4

Louis De Broglie

(1892 - 1987)
No incio deste sculo, os fsicos verificaram que certos fenmenos pticos no podiam ser explicados apenas pelas leis da ptica clssica. No mundo das molculas e tomos, as velocidades so enormes e as distncias muito pequenas. Era de se esperar, portanto, que as equaes clssicas no tivessem mais aplicao nesse setor. Seria como se algum tentasse explicar o comportamento de uma pulga, baseado na observao de um elefante. Por isso, as primeiras teorias atmicas, desenvolvidas por Joseph J. Thomson e Ernest Rutherford, no tiveram o sucesso esperado, embora seus trabalhos pioneiros tenham possibilitado o desenvolvimento de teorias mais elaboradas. As teorias de Niels Bohr, embora usassem pela primeira vez os conceitos qunticos de Planck, ainda no conseguiam explicar determinados fenmenos pticos (emisso e absoro da luz pela matria). Estes s viriam a ser razoavelmente compreendidos aps o aparecimento da mecnica ondulatria, criada por Lus V. de Broglie e transformada posteriormente na atual mecnica quntica, por fsicos como Werner Heisenberg e Erwin Schrdinger. A rpida e brilhante carreira de Lus Vctor de Broglie est repleta de episdios originais e interessantes. Nasceu em Dieppe, em 1892, vindo a ser o stimo e ltimo membro de uma famlia cujos primeiros filhos tinham pelo menos vinte anos mais que ele. Embora numerosa, sua famlia nunca teve dificuldades financeiras. Seus pais eram descendentes de ricos e nobres italianos de Piemonte, radicados na Frana desde 1640. Lus foi uma criana viva e socivel, conservando-se assim at os vinte anos de idade, quando, aps sofrer uma crise psicolgica, tornar-se-ia uma pessoa austera e introvertida. Seus primeiros estudos concentraram-se em Histria antiga, j que ele pretendia tornar-se um palegrafo. Este ramo do conhecimento, entretanto, no parecia ser sua maior vocao. Os mtodos de raciocnio usados em paleografia no o satisfaziam. Ele apenas estava evitando a carreira militar ou diplomtica, ao mesmo tempo em que seguia suas tendncias ao estudo metdico. Ainda como manobra evasiva, Lus dedicava tambm algumas horas dirias a manipulaes experimentais, no laboratrio de fsica de seu irmo Maurice. Este fato teve influncia decisiva em sua formao cientfica.

Maurice incentivou-o a ler os trabalhos de Henri Poincar, que tratavam da aplicao da anlise matemtica aos problemas da astronomia e a certos fenmenos fsicos do mundo macroscpico. Seu entusiasmo foi to grande que se decidiu imediatamente pela carreira de fsico, largando seus estudos de histria. Em 1911, Maurice era secretrio do 1 congresso Solvay, que contou com a presena dos maiores especialistas em fsica de todo o mundo. Aproveitando-se de certas regalias que o cargo de secretrio lhe proporcionava, Maurice introduziu Lus no ambiente do congresso. Assim, ele teve a rara oportunidade de ler as cpias recm-impressas dos ltimos trabalhos e estudos de Max Planck e Albert Einstein; tomou, ento, conhecimento das primeiras teorias qunticas e relativsticas. stes trabalhos iniciais demonstravam a insuficincia das teorias clssicas para a explicao de novos fenmenos descobertos e a necessidade de introduzir o conceito de "quantum" de luz. Segundo Planck, qualquer radiao eletromagntica se propagaria em "pacotes" e no de maneira contnua. O fluxo de energia destas ondas seria tambm "quantizado" e cada "quantum" de energia seria proporcional freqncia. A constante de proporcionalidade, representada pelo smbolo h, chamar-se-ia posteriormente de constante de Planck. Lus de Broglie, bastante estimulado por estes novos conceitos, procurou avidamente uma base racional para essa nova maneira de estudar a luz. Einstein, por sua vez, demonstrava a necessidade do retorno a algo como a teoria corpuscular da luz, pois no conseguia explicar por que uma parte dos fenmenos pticos exigia uma interpretao ondulatria enquanto outros, cada vez mais importantes, admitiam uma analogia com as interaes entre partculas. De Broglie interessou-se por tais assuntos, mas suas pesquisas foram interrompidas durante vrios anos, devido Primeira Guerra Mundial: ele foi engajado e passou a trabalhar no servio de radiotelegrafia do exrcito francs. Durante esse tempo, De Broglie pde continuar com seus estudos sobre o eletromagnetismo, embora de maneira bastante restrita: limitava-se procura de aplicaes prticas essencialmente militares dos fenmenos eletromagnticos. Os seis anos de guerra passaram e Lus de Brogle foi devolvido vida civil e a seus estudos. Entretanto, o conhecimento das ondas eletromagnticas fora bastante ampliado pelos trabalhos de outros cientistas, particularmente na rea das radiaes altamente penetrantes (raios X e radiao gama), que so as mais ligadas aos fenmenos atmicos.

O jovem De Broglie teve, ento, a oportunidade de usar o laboratrio de seu irmo Maurice, onde as

interaes atmicas eram abordadas do ponto de vista experimental. Seu "estgio" nesse laboratrio foi extremamente proveitoso, pois conseguiu familiarizar-se com as dificuldades e mtodos da experincia, podendo, desta maneira, construir seus estudos tericos sobre uma slida base de conhecimentos prticos. Nestas condies, conseguiu amadurecer as idias revolucionrias que seriam expostas em sua tese de doutoramento, em 1924. Tais idias eram to diversas do raciocnio habitual que foram consideradas com um certo ceticismo pela banca examinadora. A atitude inicial da banca transformou-se porm em viva admirao, aps a brilhante defesa de tese do autor; nela ele lanava os princpios tericos que viriam a constituir a base da mecnica ondulatria. Embora sua tese tenha sido aprovada com louvor, foi considerada, durante algum tempo, apenas uma curiosidade cientfica - faltava-lhe uma confirmao experimental. A mecnica ondulatria seria desenvolvida, posteriormente, por Heisenberg e Schrdinger, respondendo este ltimo pela construo da estrutura matemtica que suportaria a nova cincia.

Para formular sua teoria, De Broglie tinha raciocinado por analogia. Segundo ele, a natureza havia demonstrado ser essencialmente simtrica. Existiam as cargas positivas e as negativas, o frio e o calor, etc. Alm disso, o universo observvel composto inteiramente de matria e energia (luz, raios csmicos, etc.). Se a luz tem um comportamento ao mesmo tempo de onda e de partcula, talvez o mesmo acontecesse com a matria. De Broglie chegou a prever qual seria o comprimento de onda de uma radiao associada a um eltron. Sua teoria associava a qualquer projtil (partcula) um comprimento de onda dado pela expresso lambda = h / mv, onde aparece a constante de Planck (h), a massa da partcula (m) e sua velocidade escalar (v). Este comprimento de onda (lambda), permite prever o deslocamento do "projtil", da mesma forma que os comprimentos das ondas pticas permitem prever a evoluo dos raios luminosos. Ainda segundo sua teoria, um feixe de partculas sofreria difrao, do mesmo modo que um feixe de luz estreito. No caso dos eltrons, sua frmula previa um comprimento de onda comparvel ao dos raios X. Estes sofrem um fenmeno de difrao ao atravessarem a rede cristalina de um material de prova. Restava, apenas, provar que os eltrons se comportam do mesmo modo. A prova experimental da teoria ondulatria da matria seria feita quatro anos aps a publicao de sua tese de doutoramento. Os autores da experincia decisiva foram os fsicos americanos Clinton J.Davisson e Lester H. Germer. Nesta experincia, eles dirigiram um feixe de eltrons sobre um cristal de nquel e observaram que, em vez de uma difuso geral (prevista pela teoria clssica), apareciam certas concentraes de eltrons, "difratados" em direes especficas pelos planos do cristal. Alm disso, estas direes variavam com a velocidade dos eltrons incidentes, conforme previa a teoria fundamental de Lus de Broglie.

(Figura de difrao de um cristal) Esta verificao experimental marcou a aceitao oficial da mecnica ondulatria no mundo cientfico. To logo foram confirmados os resultados experimentais de Davisson e Germer, foi concedido a Lus de Broglie o prmio Nobel de fsica, em 1929. Seu nome estava definitivamente imortalizado, aps uma rpida carreira de apenas dezoito anos de estudos. Aos 37 anos de idade, tornava-se um dos mais jovens membros da galeria dos prmios Nobel. Lus de Broglie foi nomeado titular da cadeira de fsica terica da Sorbonne, onde se dedicou ao desenvolvimento da nova teoria. Nessa poca, escreveu obras notveis: Matire et Lumire, Continu et Discontinu dans la Physique Moderne, Physique et Microphysique. Sua teoria permitiu a criao de uma nova tcnica de estudo dos nutrons, mediante sua difrao em cristais. Alm disso, a possibilidade de considerar os eltrons como ondas estimulou a imaginao de outros cientistas, que acabaram desenvolvendo o microscpio eletrnico, no qual feixes de eltrons substituem os raios de luz. Lus de Broglie possua uma personalidade marcante, que se refletia no vigor de seus trabalhos e na maneira como encarava a cincia. Em uma frase sua, que ficou famosa, dizia: " possvel que certos fenmenos fsicos nos escapem totalmente, talvez pela falta de meios apropriados de deteco. Todavia, se forem conhecidos, podero fundar novos ramos da fsica, que parecero to estranhos, como por exemplo a fsica nuclear para um cientista do sculo passado. Pode-se afirmar, sem muito erro, que em fsica, como em todas as outras cincias, o que conhecemos muito pouco, comparado ao que ignoramos".

You might also like