You are on page 1of 7

IBP 1750_12 VISO DE FUTURO: GESTO DE RESERVATRIOS, Rita Wagner1, Manuel Fragoso2, Maira Paula de Sousa3, Olinto Gomes4

Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
O conjunto de tecnologias disruptivas que compem a viso de futuro para a maximizao da produo de petrleo e gs de reservatrios na Petrobrs est distribudo em quatro projetos at o momento, atendendo tanto os novos cenrios de explorao/produo quanto o maior aproveitamento de campos maduros. Os projetos so: modelagem de processos deposicionais (simulao da produo, deposio, eroso e redeposio de sedimentos carbonticos) e diagenticos de rochas carbonticas (dissoluo, transporte e precipitao de fases minerais associadas s reaes qumicas controladas termodinamicamente), geomonitoramento e modelagem de fluxo integrados aos processos da produo (transformar o gerenciamento de reservatrios em um processo contnuo e otimizado, apoiado por modelagem integrada que incorpore dados em tempo real), recuperao melhorada microbiolgica (MEOR) para carbonatos (bioprospeco, bioprocesso e ensaios de efetividade para aumentar o fator de recuperao de reservatrios maduros do pr-sal e reduo de custo dessas operaes) e nanotecnologia para geoengenharia de reservatrios (agentes de contraste para monitoramento da frente de injeo de gua, mtodos inovadores e/ou viabilizadores econmicos de recuperao melhorada).

Abstract
The Petrobras Future Vision for reservoir maximizing oil production is distributed in four main areas as described in this paper. The first one concerns the modeling of depositional process of carbonate rocks that is a very important effort made by PETROBRAS to develop a critical knowledge in the process-based modeling: stratigraphic forward modeling (SFM quantify the physical and biological process acting over geological time scale to reproduce the geometry and internal structures of strata) and reactive transport model of diagenesis (solute transport with thermodynamically controlled reactions, incorporating feedback between evolving porosity, permeability and fluid-flow).The second is the geomonitoring and flow modeling integrated to the production process (transform the reservoir managing into a continuous a optimized process supported by integrated modeling using real time data). Also, the Microbiologic Enhanced Oil Recovery (MEOR) for carbonates reservoir (bioprospection, bioprocess and effectiveness tests to increase the recovery factor and decrease costs) and nanotechnology for reservoir geoengineering that concerns about contrast agents for monitoring the injection water front, innovative and economic methods for EOR)

1. Introduo ______________________________ 1 Doutora, Qumica de Petrleo - PETROBRAS 2 Engenheiro de Petrleo PETROBRAS 3 Mestre, Analista ambiental PETROBRAS 4 PHD, Gelogo -Petrobras

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Os dois principais cenrios de desafios da produo de petrleo no Brasil so os campos maduros da Bacia de Campos e as novas descobertas do pr-sal. Podemos fazer uma analogia com o presente e o futuro da produo. A Bacia de Campos responsvel pelo maior volume de leo produzido no Brasil atualmente. Contudo, em decorrncia de um plano de acelerao da produo no passado, para muitos campos no foi possvel desenvolver a produo de modo a prolongar e maximizar seu potencial a longo prazo. Aps 30 anos contados do incio da produo desses campos, a tecnologia disponvel e passvel de ser desenvolvida pode ajudar a revitalizar esses campos ditos maduros de uma forma economicamente vivel. O outro cenrio, de um futuro prximo, baseado nas descobertas do Pr-sal. So campos gigantes, em guas ultra-profundas e que, apesar de terem leo de boa qualidade, apresentam uma srie de desafios que vo desde o entendimento geolgico at o seu processamento e refino. Considerando esse cenrio, qualquer incremento no fator de recuperao de reservatrios do Pr-sal representa um alto valor no volume produzido e, portanto, so realizados maiores esforos para obter o mximo possvel de informaes desses reservatrios bem como para maximizar a produo com mtodos secundrios e tercirios de recuperao planejados desde antes do incio da produo. A Petrobras considera que necessrio investir em tecnologia de vanguarda para melhorar os processos existentes e para isso, foi criado um programa tecnolgico, o PROCAP VISO FUTURA. Este trabalho apresenta a carteira de projetos na rea de reservatrios do PROCAP VISO FUTURA. So 4 projetos dentre os 19 no total da carteira.

2. Projetos da Carteira de Viso Futura para Gesto de Reservatrios


2.1. Modelagem de Processos Deposicionais e Diagenticos de Rochas Carbonticas O projeto para Modelagem de Processos Deposicionais e Diagenticos de Rochas Carbonticas parte de um grande esforo da Petrobrs com o intuito promover desenvolvimento de uma competncia crtica na rea de modelagem numrica baseada em processos geolgicos (process-based modeling). Para a realizao deste projeto duas importantes linhas de pesquisa foram estabelecidas: modelagem estratigrfica (stratigraphic forward modeling) e diagentica (reactive transport modeleling of diagenesis) de rochas carbonticas. Atravs das modelagens estratigrficas procura-se reproduzir a geometria e as estruturas internas dos pacotes sedimentares fazendo uso da quantificao de parmetros que representam os processos fsicos e biolgicos que atuam numa certa escala de tempo geolgico. Estas modelagens tm sido freqentemente usadas para responder importantes questes relacionadas anlise estratigrfica e sedimentolgica que controlam as heterogeneidades de reservatrios. Espera-se, desta forma, tornar mais eficazes as predies da distribuio espacial de fcies e da arquitetura estratigrfica. Para que as simulaes produzam resultados realistas os processos sedimentolgicos e estratigrficos devem ser conceitualmente entendidos e adequadamente quantificados antes de serem simulados. Dentro do escopo deste projeto os primeiros resultados de simulaes numricas estratigrficas foram obtidos a partir de estudos realizados, em parceria com o Instituto Francs de Petrleo, nas seqncias carbonticas da seo rift/sag do Cretceo Superior da Bacia de Salta (NW Argentina). Este pacote sedimentar considerado, em alguns aspectos, como um anlogo para os depsitos microbiais Aptianos da Bacia de Santos. O principal objetivo deste estudo foi realizar testes de sensibilidade sobre atributos estratigrficos e sedimentolgicos que controlam a evoluo de uma plataforma carbontica. A Figura 1 mostra um modelo conceitual construdo a partir da anlise e descrio de afloramentos na Bacia de Salta; e tambm o resultado de uma simulao estratigrfica onde est representada a distribuio espacial das fcies sedimentares. O prximo passo ser aplicar esta metodologia em reservatrios carbonticos do pr-sal da Bacia de Santos para avaliar o potencial do algoritmo na predio da distribuio espacial dos depsitos microbiais.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 1. Modelo conceitual construdo a partir da anlise de afloramentos na Bacia de Salta. B. Resultado de uma simulao estratigrfica parametrizada com os dados do afloramento representado em A. Um importante avano na sedimentologia dos carbonatos, nos ltimos anos, tem sido o desenvolvimento e aplicao de modelos numricos para simular processos diagenticos precoces (early diagenesis) e tardios (late diagenesis). Pretendese, neste projeto, investigar a evoluo diagentica em seqncias carbonticas atravs de simulaes que associa o transporte de soluto com reaes qumicas controladas termodinamicamente (reactive transport algorithms). O objetivo final a construo de um arcabouo geolgico para promover a mudana de escala (up-scaling) das propriedades microscpicas para a escala da plataforma carbontica e obter um modelo de distribuio das fcies diagenticas. Duas abordagens sero utilizadas na construo de modelos numricos para representar a evoluo diagentica de seqncias carbonticas. O primeiro, tendo como parceiro a Universidade de Bristol, tem como objetivo investigar alguns aspectos na evoluo de processos diagenticos que ocorrem durante a sedimentao (early-diagenesis) em uma plataforma carbontica sujeita a flutuaes eustticas do nvel do mar. A outra linha de pesquisa, tem como principal parceiro o IFP, e est relacionada ao entendimento de processos diagenticos tardios (late diagenesis) que sero modelados por algoritmos baseados em transportes reativos e cujo objetivo principal identificar trends regionais que sejam capazes de explicar o impacto da diagnese na qualidade do reservatrio. Um importante desafio nesta abordagem a compreenso impacto causado pela composio dos sedimentos, pela geoqumica da gua de formao e pelo aqfero na evoluo diagentica.

2.2. Geomonitoramento e Modelagem de Fluxo Integrados aos Processos da Produo 2.2.1.Histrico Este projeto foi criado como integrante de uma carteira de projetos visionrios (Viso Futuro), com horizonte de mdiolongo prazo e orientao para inovao radical, conforme iniciativas direcionadas pelo COMEP e acionadas pelo COMIN do CENPES, ao longo de 2010. O projeto foi aprovado em fins de 2010, para incio em 2011, dentro do programa tecnolgico PRAVAP. Sua temtica, mais ligada rea de Reservatrios, tem tambm importante interface com outro projeto visionrio, Sistemas Autnomos de Produo, da rea de Produo, aprovado na mesma poca na carteira do novo PROCAP. O projeto tambm tem muita ligao com (1) iniciativas de GIOp-Reservatrios, em andamento, e (2) com iniciativas na rea de monitoramento ssmico, em especial de SMSP (Sistemas Martimos de Ssmica Permanente), como a aplicao aprovada para o campo de Jubarte para 2012. 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Faz parte tambm do esprito deste projeto, como de outros da mesma carteira Viso Futuro, uma forte articulao com fornecedores e instituies de pesquisa externas, estrangeiras ou preferentemente nacionais, segundo os modernos paradigmas da inovao aberta.

2.2.2.Justificativa e Benefcios Esperados O objetivo do projeto : transformar o Gerenciamento de Reservatrios em um processo contnuo e otimizado, apoiado por modelagem integrada que incorpore dados em tempo real. De fato, a operao e o gerenciamento dos nossos reservatrios que a essncia mesma de toda a atividade das UOs um processo que pode ser tecnologicamente melhorado (radicalmente melhorado) para atender a importantes demandas atuais do negcio e para valorizar oportunidades ofertadas por tecnologias emergentes. Pelo lado da demanda, reconhece-se o Gerenciamento de Reservatrios como atividade crtica, crescentemente pressionada. Afinal, trata-se de um processo que busca otimizar simultaneamente mltiplos objetivos, variveis no tempo, com diferentes nfases em diferentes prazos produo atual de leo, produo futura de leo, lucro, reduo de custos, produo imediata de gs (por vezes), segurana operacional (sempre), etc. levando em conta uma diversidade de restries e fatores capacidade da infra-estrutura instalada, limitao de recursos crticos, falhas de equipamentos, confiabilidade dos dados e modelos, mudanas no preo do leo, evoluo das estratgias da companhia, urgncia das decises, etc. Esse processo tende a ser cada vez mais desafiador conforme aumentam, de um lado, as exigncias em termos de metas de produo, fator de recuperao, segurana operacional, reduo de custos; e, de outro lado, a complexidade crescente dos sistemas e mtodos de produo em ambientes cada vez mais adversos, e, para o caso de campos mais maduros, o esgotamento do reservatrio e o envelhecimento das instalaes. Pelo lado da oferta tecnolgica, h novas oportunidades para responder a esse desafio, com aporte de mais informao relevante e mais modelagem matemtica. Essas oportunidades incluem: (1) avano nos sistemas de aquisio de dados de produo em tempo real, medidos no fundo dos poos e ao longo das instalaes de produo (GEDIG, GIOp); (2) evoluo dos mtodos de monitoramento ssmico, especialmente considerando a tecnologia emergente de SMSP; (3) desenvolvimento dos simuladores de nova gerao, mais adaptados para a modelagem integrada dos sistemas de produo (reservatrios mais instalaes de produo) e mais abertos programao para extenso de funcionalidades; (4) inovao em algoritmos de assimilao de dados (filtros de Kalmann e suas variantes) e otimizao dinmica, para atualizao rpida dos modelos de simulao e explorao desses modelos, em um contexto de incertezas; (5) evoluo geral e continuada da tecnologia de informao, e, mais particularmente, da velocidade computacional, do paralelismo e dos sistemas de visualizao avanada. O benefcio esperado a possibilidade de um melhor gerenciamento dos reservatrios, apoiado por mais dados e mais modelagem mais eficiente, mais lucrativo, mais seguro.

2.2.3. Resultados e Produtos Esperados O projeto promete contribuies de pesquisa, de desenvolvimento e de aplicao (P&D&I) relatrios sobre novas metodologias, software de simulao e visualizao, e testes de campo em seis reas: (1) geomonitoramento (integrao das iniciativas de SMSP ou de ssmica 4D no processo matemtico de Gerenciamento de Reservatrios); (2) monitoramento de dados de produo (integrao das iniciativas de aquisio de dados de produo em tempo real no processo matemtico de Gerenciamento de Reservatrios); (3) modelagem integrada dos sistemas de produo (com acoplamento da simulao do escoamento no reservatrio com a simulao do escoamento nos poos e linhas de produo at o processamento primrio, com uso de paradigmas mais modernos); (4) visualizao dos sistemas integrados de produo (para apoio s tomadas de deciso sobre o gerenciamento desses sistemas); (5) ajuste de histrico (para atualizao automtica dos modelos a partir dos dados mais recentes); e (6) otimizao dinmica da produo (por explorao desses modelos, em um contexto de restries e incertezas, e considerando a conciliao de objetivos de curto e longo prazo). No que diz respeito ao desenvolvimento de software, as contribuies devem estar associadas principalmente ao projeto DRMS (simulador de nova gerao da CMG, Petrobras e Shell; na forma de explorao e extenses desse simulador) e ao projeto SIVIEP (visualizador em desenvolvimento com a PUC-Rio; na forma de redirecionamento das especificaes). No que diz respeito aos cenrios de aplicao, os principais alvos reconhecidos (mas que podem evoluir ao longo do projeto) incluem, para diferentes frentes e prazos do projeto: Albacora Leste, Jubarte, Marlim Leste, e campos do pr-sal. Considerando a complexidade do escopo e as ambies utopistas, prprias de um projeto de natureza visionria, so muitos os riscos para a consecuo plena de todos os objetivos propostos. Por outro lado, parecem bastante seguras as 4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 perspectivas de realizao de muitos objetivos intermedirios e de avanos importantes, mesmo que parciais, na direo do objetivo ltimo. 2.3. Biotecnologia na Recuperao Avanada de Petrleo A aplicao de processos biotecnolgicos visando a recuperao de leo em reservatrios maduros refere-se ao processo conhecido como MEOR (microbial enhanced oil recovery), ou seja, a recuperao avanada de petrleo atravs de microorganismos. O processo de MEOR pode envolver a estimulao da microbiota natural de um reservatrio ou mesmo a injeo de um consrcio dessas bactrias, selecionadas especificamente para produzir metablitos de interesse, como biosurfactantes, biopolmeros, biomassa, cidos-orgnicos, gases e enzimas, com o objetivo de intensificar a recuperao do leo em reservatrios depletados. As tecnologias convencionais, por processos fsicos e qumicos, de recuperao avanada de leo (EOR), atingem em torno de 1/3 do leo restante no reservatrio, chegando a recuperaes mximas de 40 a 45% (Brown, et al, 2010; Lazar, et al. 2007; Van Hamme et al, 2003). Esses processos, em geral, apresentam custos expressivos de implantao e operao. A aplicao em escala de um processo eficiente de MEOR, alm do potencial tcnico, pode conferir vantagem significativa na relao custo benefcio (Sem, 2008; Lazar, ET AL 2004), tanto na revitalizao de campos maduros, como se aplicado em conjunto a outros processos de EOR ao longo da vida til do reservatrio. A Petrobras avaliou a aplicao em escala piloto de um processo de MEOR em campo on-shore, demonstrando com sucesso a correo dos perfis de injetividade pelo crescimento de biomassa bacteriana e produo de biopolmeros. Alm disso, vrios projetos em parceria com universidades nacionais vm sendo desenvolvidos ao longo dos ltimos anos, visando a gerao de conhecimento e de competncias em biotecnologia aplicada a reservatrios de petrleo, atravs das Redes Temtica de Revitalizao de Campos Maduros e de Bioprodutos. A partir dos resultados promissores obtidos, e das perspectivas de aplicao de processos biotecnolgicos na indstria do petrleo, deu-se incio estruturao do Projeto Atlntida: MEOR para carbonatos, um projeto de viso de futuro, cujo foco principal est na recuperao avanada em reservatrios maduros do pr-sal, atravs da ao de biosurfactantes. O projeto de P&D tem como objetivo o desenvolvimento da tecnologia de MEOR atravs da consolidao do conhecimento nas seguintes reas e atividades: 1) Bioprospeco: identificao, isolamento e cultivo de micro-organismos naturais de reservatrios e prospeco de micro-organismos produtores de molculas de interesse, principalmente biosurfactantes, mas tambm biopolmeros, cidos-orgnicos e enzimas. Essa bioprospeco ser realizada em amostras de reservatrios carbonticos, mas tambm ser realizada nas colees de micro-organimos construdas ao longo dos anos a partir de amostras de outros reservatrios e de ambientes impactados com petrleo. Tambm pretende-se desenvolver e implantar metodologias laboratoriais de avaliao de micro-organismos extremfilos sob influncia de condies de salinidade, temperatura e presso de reservatrios. 2) Bioprocesso: propagao dos micro-organismos; avaliao das condies e parmetros de cultivo para produo dos bioprodutos em diferentes escalas e caracterizao dos bioprodutos. O desenvolvimento do bioprocesso ser realizado a partir de ensaios bsicos de triagem em laboratrio e, inicialmente, aproveitamento de uma unidade piloto de produo de biosurfactante j existente, com o objetivo de gerar quantidade suficiente do bioproduto para ensaios de efetividade. O levantamento de dados dessa etapa ser imprescindvel tanto para direcionar, no futuro, uma bioestimulao no prprio reservatrio, quanto para obter um processo industrial de produo do bioproduto para aplicao direta. 3) Ensaios de efetividade: avaliao dos processos de bioestimulao da microbiota natural de reservatrios e da aplicao dos bioprodutos microbianos sob condies de reservatrios. Essa avaliao ser realizada atravs de ensaios em meios porosos, em colunas empacotadas e em bioreatores, para avaliar o comportamento dos micro-organismos, da gerao dos bioprodutos e dos prprios bioprodutos nas condies de interesse. A consolidao do conhecimento e gerao de dados bsicos relacionados microbiota de reservatrios precede a avaliao efetiva da viabilidade tcnica e econmica de um processo de MEOR; e a consolidao e otimizao das tecnologias de MEOR dependero de um acompanhamento contnuo evoluo da explorao e produo do reservatrio, avaliando-se, ao longo do tempo, a influncia e as alteraes nas caractersticas do reservatrio comparativamente microbiota presente e atividade dos bioprodutos. 2.4. Nanotecnologia para Geoengenharia de Reservatrios O objetivo principal deste projeto aumentar o fator de recuperao re reservatrios utilizando nanocincia. Utilizar conceitos j em uso pela indstria farmacutica, cosmtica, por exemplo, e adaptar para as condies de reservatrio ou mesmo desenvolver solues inovadoras. Injetar qualquer material em um reservatrio requer uma srie de adaptaes devido s condies ambientais bastante hostis: valores altos de presso, temperatura, salinidade e dureza da gua de 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 formao/injeo. A composio de fluidos aquosos especialmente problemtica para a estabilizao de material particulado em suspenso, cujas partculas tendem a agregarem, perdendo propriedades relacionadas ao tamanho reduzido de partculas. Assim, para qualquer aplicao em reservatrios, o material nanoparticulado deve ter uma cobertura para a estabilizao de cargas. Baseando-se na maturidade atual do desenvolvimento de nanotecnologia para condies de reservatrios, foram traadas as seguintes reas de atuao: 2.4.1. Mtodos de recuperao melhorada (EOR) Melhorar o fator de recuperao de petrleo dos reservatrios um dos desafios tecnolgicos da Petrobras. O volume de leo remanescente em campos maduros pode ultrapassar a casa dos 70% do leo disponvel. O mtodo mais empregado para deslocar esse leo a injeo de gua. No entanto, esse mtodo no 100 % eficiente por causa da diferena entre as propriedades reolgicas da gua e do leo (por exemplo, pela gua apresentar maior mobilidade que o leo, pode formar caminhos preferenciais fazendo com que parte da gua injetada seja produzida, deixando zonas de leo intocadas) e pelas interaes entre os fluidos e a rocha. Ou seja, os mtodos de EOR baseiam-se em mudar as propriedades reolgicas dos fluidos para melhorar a eficincia do varrido e em mudar as propriedades qumicas dos fluidos e/ou da rocha para minimizar a afinidade da rocha pela fase oleosa e aumentar a afinidade da gua injetada pelo leo, o que geraria uma diminuio da saturao de leo residual. Duas classes de produtos bastante utilizadas e estudadas so os polmeros e os surfactantes. Embora esses procedimentos alcancem algumas vezes resultados razoveis, as grandes quantidades necessrias para ter uma concentrao efetiva (aps perdas por degradao, absoro na rocha etc) no reservatrio tornam o processo pouco econmico. A nanotecnologia pode promover estratgias que possibilitem melhorar a eficincia desse processo, diminuindo as quantidades utilizadas e viabilizando economicamente o uso da metodologia. Uma delas seria a liberao controlada de produtos qumicos atravs de cpsulas de parede nanoestruturada (Figura 2) que liberariam o seu contedo pela ao de um gatilho (uma condio e especfica no reservatrio como mudana de pH ou presena de hidrocarboneto).

Figura 2. Nanocapsulas contendo 2 produtos diferentes, barra de aumento de 200 m (Zhao et al, 2011) 2.4.2. Agentes de Constraste para Monitoramento de Reservatrio O monitoramento eficiente da frente de avano de gua permitiria verificar as reas que so varridas pela gua injetada e, conseqentemente, aquelas onde h bastante leo residual, fornecendo informaes para modificaes na malha de injeo ou mesmo antecipar zonas de maior permeabilidade para que se tomem aes preventivas para a produo de gua antecipada. A estratgia utilizar agentes de contraste acstico (Figura 3) para monitoramento por ssmica e agentes de contraste magnticos para monitoramento por mtodos eletromagnticos (Figura 4). No primeiro tipo, seriam empregadas bolhas de ar de parede nanoestruturada (resistentes presso) que poderiam atuar como atenuadores de ondas ssmicas.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 3. Possveis agentes de contraste acstico (microbolhas de ar) produzidas por microfluidica (Duncanson et al, 2012)

leo+ NP gua m

Figura 4. Disperso de nanopartculas de xido de ferro na fase oleosa produzida pela USP: possvel aplicao para agentes de contraste magnticos

3. Concluses
Para superar os desafios da revitalizao de campos maduros e de maximizar a produo de reservatrios do Pr-sal, necessrio desenvolver uma cadeia de parceria intensa e abrangente com universidades em instituies de pesquisa, fornecedores e companhias operadoras. preciso estimular a transferncia e desenvolvimento de tecnologia para o Brasil especialmente com a demanda de contedo local.

4. Agradecimentos
Os autores gostariam de agradecer PETROBRAS pela autorizao para publicar este artigo, bem como aos colegas envolvidos nos projetos e aos parceiros de desenvolvento.

5. Referncias
BROWN, L. R. Microbial enhanced oil recovery (MEOR). Current Opinion in Microbiology, 13:316-320, 2010. DUNCANSON, W.J., ABBASPOURRAD, A., SHUM, H.C., KIM, S., ADAMS, L.L.A., WEITZ, D.A., Monodisperse Gas-Filled Microparticles from Reactions in Double Emulsions, Langmuir, 28, 6742-6745, 2012. LAZAR I, PETRISOR I.G, YEN TF. Microbial enhanced oil recovery (MEOR). Petroleum Sci Technol, 25(11): 1353-66, 2007. SEN, R. Biotechnology in petroleum recovery: The microbial EOR. Progress in Energy and Combustion Science 34, 714724, 2008. VAN HAMME, J. D; SINGH, A; WARD, O.P. Recent advances in petroleum microbiology. Microbiol Mol Biol Rev 67 (4): 503-49, 2003. ZHAO, Y., SHUN, H. C., ADAMS, L.L.A., GU, Z., WEITZ, D.A. Microfluidic Generation of Multifunctional Quntum Dot Barcode Particles, Journal of the Amercian Chemical Society, 133, 8790-9793, 2011. 7

You might also like