You are on page 1of 2

BIOLOGIA

MILTON
ALUNO(A):_____________________________________________________________________________ MARQUE COM LETRA DE FORMA A SUA TURMA 3 ANO
INSTRUES: Usar somente caneta esferogrfica (azul ou preta)

NOTA

05

03

2011

No usar calculadora No fazer perguntas No usar corretivo nem rasurar A interpretao das questes faz parte da prova

01. (UNESP) Observe o esquema.

Um bilogo, ao analisar esse esquema hipottico, observou que as mitocndrias e cloroplastos originaram-se de um ancestral procarionte e se associaram a determinados tipos de clulas. As mitocndrias esto presentes no citoplasma de clulas animais, clulas vegetais e nos fungos, enquanto os cloroplastos so encontrados em clulas fotossintetizantes, estabelecendo-se entre eles relaes harmnicas de mutualismo. Tendo-se como referncia estas informaes e o esquema, responda. a) Que vantagens as mitocndrias oferecem s clulas hospedeiras e o que elas proporcionam s organelas? Mitocndrias so responsveis pela oxidao de compostos orgnicos, fenmeno que libera a energia necessria ao funcionamento celular. As clulas hospedeiras fornecem as condies apropriadas para a sobrevivncia e reproduo destes organides.

b) Quais as vantagens proporcionadas ao meio ambiente pelos cloroplastos? Cloroplastos so organides responsveis pela fotossntese. Atravs deste processo bioqumico so produzidas as substncias orgnicas que mantm as cadeias e teias alimentares dos ecossistemas terrestres e aquticos. Alm disso, o consumo de dixido de carbono e a produo de oxignio contribuem para a manuteno da composio da atmosfera terrestre.

02. Em um brejo, encontrou-se grande quantidade de musgos (britas) e samambaias (pteridtas). Todos os musgos eram pequenos, com poucos centmetros de altura, ao passo que algumas samambaias alcanavam at 2 metros. Que diferenas na estrutura desses grupos justicam essa diferena de tamanho?
As pteridtas possuem vasos condutores de seivas. As britas, no.

P1-1B/Kelly

QUESTES RESPONDIDAS A LPIS SERO ANULADAS

03. (UERJ) O ciclo vital de animais e vegetais que se reproduzem sexuadamente exige a produo de gametas. A gura a seguir apresenta dois ciclos biolgicos de reproduo dos vegetais.

a) Cite uma desvantagem da gerao haplide como fase mais duradoura do ciclo vital dos vegetais do tipo A. Est mais sensvel s mudanas ambientais ou sujeita s expresses negativas do gentipo.

b) Entre os vegetais que apresentam ciclo de vida do tipo B, h alguns que realizam autofecundao e outros em que a fecundao ocorre entre gametas de indivduos diferentes. Cite uma vantagem para a ocorrncia de fecundao entre gametas de indivduos diferentes. Aumento da variabilidade gentica.

P1-1B/Kelly

Ensino Mdio e Pr-vestibular

You might also like