You are on page 1of 35

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 1 de 35

Compartilhar

mais

Prximo blog

Criar um blog Login

BIOLOGIA
Contedos para alunos do Ensino Medio. No se esquea de deixar o seu recado! "O mundo um lugar perigoso de se viver, no por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer". (Albert Einstein)
12 seguidores

Participar deste site


Google Friend Connect

Membros (22)

J um membro?Fazer login

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 2 de 35

QUMICA DA VIDA EVOLUO Setembro (2) Agosto (9) Julho (2) Junho (2) Maio (6) 2009 (41)

tera-feira, 5 de outubro de 2010

EVOLUO
Evoluo Como surgiu a vida no ambiente terrestre? E como ela evoluiu? Para responder a essas duas questes, pode-se recorrer a argumentos cientficos ou no. Ainda comum a crena segundo a qual a vida teria sido originada e evoluiu a partir da ao de um Criador. Por outro lado, existem muitas evidncias cientficas, muitas delas apoiadas por procedimentos experimentais, de que a vida surgiu e evoluiu de maneira lenta e progressiva, com a participao ativa de inmeras substncias e reaes qumicas, de processos bioenergticos e, claro, com a participao constante do ambiente. O estudo cientfico da origem da vida e da evoluo biolgica, esta unificadora das diversas reas biolgicas, um dos mais fascinantes desafios da Biologia atual.

BIG BANG: A formao do Universo Os cientistas supem que, h cerca de 10 a 20 bilhes de anos, uma massa compacta de matria explodiu o chamado Bing Bang-, espalhando seus inmeros fragmentos que se movem at hoje pelo Universo. Acreditam, esses cientistas, que os fragmentos se deslocam continuamente e, por isso, o Universo estaria em contnua expanso. medida que esses fragmentos se tornaram mais frios, os tomos de diversos elementos qumicos, especialmente hidrognio e hlio, teriam sido formados. O Sol teria se formado por volta de 5 a 10 bilhes de anos atrs. O material que o formava teria sofrido compresses devido fora de atrao gravitacional, e ele teria entrado em ignio, liberando grande quantidade de calor. Com isso, outros elementos, derivados do hlio e do hidrognio, teriam se formado. Da fuso de elementos liberados pelo Sol, com grande quantidade de poeira e gases, teria se originado inmeros planetas, entre eles a Terra.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 3 de 35

Atualmente, h duas correntes de pensamento entre os cientistas com relao origem da vida na Terra: uma que teria surgido a partir de outros planetas (panspermia), e outra, que teria se desenvolvido gradativamente em um longo processo de mudana, seleo e evoluo. Os experimentos de Redi Em 1668, Francesco Redi (1626 -1697) investigou a suposta origem de vermes em corpos em decomposio. Ele observou que moscas so atradas pelos corpos em decomposio e neles colocam seus ovos. Desse ovos surgem as larvas, que se transformam em moscas adultas. Como as larvas so vermiformes, os vermes que ocorrem nos cadveres em decomposio nada mais seriam que larvas de moscas. Redi concluiu, ento, que essas larvas no surgem espontaneamente a partir da decomposio de cadveres, mas so resultantes da ecloso dos ovos postos por moscas atradas pelo corpo em decomposio. Para testar a sua hiptese, Redi realizou o seguinte experimento: colocou pedaos de carne crua dentro de frascos, deixando alguns cobertos com gase e outros completamente abertos. De acordo com a hiptese da abiognese, deveriam surgir vermes ou mesmo mosca nascidos da decomposio da prpria carne. Isso, entretanto, no aconteceu. Nos frascos mantidos abertos verificaram-se ovos, larvas e moscas sobre a carne, mas nos frascos cobertos gaze nenhuma dessas formas foi encontrada sobre a carne. Esse experimento confirmou a hiptese de Redi e comprovou que no havia gerao espontnea de vermes a partir de corpos em decomposio.

Os experimentos de Redi conseguiram reforar a hiptese da biognese at a descoberta dos seres microscpicos, quando uma parte dos cientistas passou novamente a considerar a hiptese da abiognese para explicar a origem desses seres. Segundo esses cientistas, os microorganismos surgem espontaneamente em todos os lugares, independentemente da presena de outro ser vivo. J outro grupo de pesquisadores no aceitava essas explicaes. Para eles os

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 4 de 35

microorganismos somente surgiam a apartir de sementes presentes no ar, na gua ou no solo. Essas sementes, ao encontrarem locais adequados, proliferavam (interpretao coerente com a hiptese da biognese). Os experimentos de Needham e Spallanzani Em 1745, o cientsta ingls John T. Needham (1713-1781) realizou vrios experimentos em que submetia fervura frascos contendo substancias nutritivas. Aps a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois ao examinar essas solues ao microscpio, Needham observava a presena de microorganismos. A explicao que ele deu a seus resultados foi de que os microorganismos teriam surgido por gerao espontnea. Ele dizia que a soluo nutritiva continha uma fora vital responsvel pelo surgimento das foras vivas. Posteriormente, em 1770, o pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani (1729-1799) repetiu os experimentos de Needham, com algumas modificaes, e obteve resultados diferentes. Spallanzani colocou substncias nutritivas em bales de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses bales assim preparados eram colocados em calderes com gua e submetidos fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por alguns dias e ento ele abria os frascos e observava o lquido ao microscpio. Nenhum organismo estava presente. Spallanzani explicou que Needham no havia fervido sua soluo nutritiva por tempo suficientemente longo para matar todos os microrganismos existentes nela e, assim, estereliz-la. Needham respondeu a essas crticas dizendo que, ao ferver por muito tempo as substncias nutritivas em recipientes hermeticamente fechados, Spallanzani havia destrudo a fora vital e tornado o ar desfavorvel ao aparecimento da vida. Nessa polmica, Needham saiu fortalecido. Os experimentos de Pasteur Somente por volta de 1860, com os experimentos realizados por Louis Pasteur (1822 1895), conseguiu-se comprovar definitivamente que os microorganismos surgem a partir de outros preexistentes.

Os experimentos de Pasteur esto descritos e esquematizados na figura abaixo:

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 5 de 35

A ausncia de microrganismos nos frascos do tipo pescoo de cisne mantidos intactos e a presena deles nos frascos cujo pescoo havia sido quebrado mostram que o ar contm microorganismos e que estes, ao entrarem em contato com o lquido nutritivo e estril do balo, desenvolvem-se. No balo intacto, esses microorganismos no conseguem chegar at o lquido nutritivo e estril, pois ficam retidos no filtro formado pelas gotculas de gua surgidas no pescoo do balo durante o resfriamento. J nos frascos em que o pescoo quebrado, esse filtro deixa de existir, e os micrbios presentes no ar podem entrar em contato com o lquido nutritivo, onde encontram condies adequadas para seu desenvolvimento e proliferam. A hiptese da biognese passou, a partir de ento, a ser aceita universalmente pelos cientistas. A hiptese de Oparin e Haldane Trabalhando independentemente, o cientista russo Aleksander I. Oparin (1894-1980) e o cientista ingls John Burdon S. Haldane (1892 1964) propuseram na dcada de 1920, hipteses semelhantes sobre como a vida teria se originado na Terra. Apesar de existirem pequenas diferenas entre as hipteses desses cientistas, basicamente eles propuseram que os primeiros seres vivos surgiram a partir de molculas orgnicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos, a partir de substncias inorgnicas.

John Burdon S. Haldane e Aleksander I. Oparin Vamos, de modo simplificado, apresentar uma sntese de dessas idias: as condies da Terra antes do surgimento dos primeiros seres vivos eram muito diferentes das atuais. As erupes vulcnicas eram muito freqentes, liberando grande quantidade de gases e de partculas para a atmosfera.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 6 de 35

Esses gases e partculas ficaram retidos por ao da fora da gravidade e passaram a compor a atmosfera primitiva.

Embora no exista um consenso sobre a composio da atmosfera primitiva, foi proposto no incio que, provavelmente, era formada por metano (CH4), amnia (NH3), gs hidrognio (H2) e vapor dgua (H2O). No havia gs oxignio (O2) ou ele estava presente em baixssima concentrao; por isso se fala em ambiente redutor, isto , no oxidante. Nessa poca, a Terra estava passando por um processo de resfriamento, que permitiu o acmulo de gua nas depresses da sua costa, formando os mares primitivos.

As descargas eltricas e as radiaes eram intensas e teriam fornecido energia para que algumas molculas presentes na atmosfera se unissem, dando origem a molculas maiores e mais complexas: as primeiras molculas orgnicas. importante lembrar que na atmosfera daquela poca, diferentemente do que ocorre hoje, no havia o escudo de oznio (O3) contra as radiaes, especialmente a ultravioleta, que, assim, atingiam a Terra com grande intensidade.

As molculas orgnicas formadas eram arrastadas pelas guas das chuvas e passavam a se acumular nos mares primitivos, que eram quentes e rasos. Esse processo, repetindo-se ao longo de muitos anos, teria transformado os mares primitivos em verdadeiras sopas

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 7 de 35

nutritivas, ricas em matria orgnica. Essas molculas orgnicas poderia ter-se agregado, formando coacervados, nome derivado do latim coacervare, que significa formar grupos. No caso, o sentido de coacervados o de conjunto de molculas orgnicas reunidas em grupos envoltos por molculas de gua.

Esses coacervados no eram seres vivos, mas uma primitiva organizao das substncias orgnicas em um sistema semi-isolado do meio, podendo trocar substncias com o meio externo e havendo possibilidade de ocorrerem inmeras reaes qumicas em seu interior.

No se sabe como a primeira clula surgiu, mas pode-se supor que, se foi possvel o surgimento de um sistema organizado como os coacervados, podem ter surgido sistemas equivalentes, envoltos por uma membrana formada por lipdios e protenas e contendo em seu interior a molcula de cido nuclico. Com a presena do cido nuclico, essas formas teriam adquirido a capacidade de reproduo e regulao das reaes internas. Nesse momento teriam surgido os primeiros seres vivos que, apesar de muito primitivos, eram capazes de se reproduzir, dando origem a outros seres semelhantes a eles. O experimento de Miller Em 1950, dois pesquisadores da Universidade de Chicago, Stanley Miller e Harold Urey, desenvolveram um aparelho em que simularam as condies supostas para a Terra primitiva. Com sucesso, obtiveram resultados que confirmaram a hiptese de Oparin.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 8 de 35

Inicialmente, obtiveram com o seu experimento pequenas molculas que, com o passar do tempo, se combinaram formando molculas mais complexas, inclusive os aminocidos glicina e alanina. Posteriormente, novas pesquisas obtiveram outros aminocidos e vrios compostos de carbono.

Os protobiontes de Oparin receberam diferentes nomes dados pelos cientistas, dependendo de seu contedo: microsferas, protoclulas, micelas, lipossomos e coacervados. Estes possuem uma membrana dupla, formada por duas camadas lipdicas, semelhana das membranas celulares.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 9 de 35

Ampliando a hiptese de Oparin: proteinides e ribozimas No comeo da dcada de 1970, o bilogo Sidney Fox aqueceu, a seco, a 60C, uma mistura de aminocidos. Obteve pequenos polipeptdeos, a que ele chamou de proteinides. A gua resultante dessa reao entre aminocidos evaporou em vistude do aquecimento. Fox quis, com isso, mostrar que pode ter sido possvel a unio de aminocidos apenas com uma fonte de energia, no caso o calor, e sem a presena de gua. Faltava esclarecer o possvel local em que essa unio teria ocorrido. Recentemente, os cientistas levantaram a hiptese de que a sntese de grandes molculas orgnicas teria ocorrido na superfcie das rochas e da argila existente na Terra primitiva. A argila em particular, teria sido o principal local da sntese. Ela rica em zinco e ferro, dois metais que costumam atuar como catalisadores em reaes qumicas. A partir da, vagarosamente ocorrendo as snteses, as chuvas se encarregariam de lavar a crosta terrestre e levar as molculas para os mares, transformando-os no imenso caldo orgnico sugerido por Oparin. Essa descoberta, aliada aos resultados obtidos por Fox, resolveu o problema do local em que possivelmente as snteses orgnicas teriam ocorrido. Havia, no entanto, outro problema: as reaes qumicas ocorrem mais rapidamente na presena de enzimas. Somente a argila, ou os metais nela existentes, no proporcionariam a rapidez necessria para a ocorrncia das reaes. Atualmente, sugere-se que uma molcula de RNA teria exercido ao enzimtica. Alm de possuir propriedades internacionais, descobriu-se que o RNA tambm tem caractersticas de enzima, favorecendo a unio de aminocidos. Assim, sugerem os cientistas, RNAs produzidos na superfcie de argilas, no passado, teriam o papel de atuar como enzimas

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 10 de 35

na sntese dos primeiros polipeptdeos. Esses RNAs atuariam como enzimas chamadas ribozimas e sua ao seria auxiliada pelo zinco existente na argila. Outro dado que apia essa hiptese o fato de que, colocando molculas de RNA em tubo de ensaio com nucleotdeos de RNA, ocorre a sntese de mais RNA sem a necessidade de enzimas. A evoluo do metabolismo Analisamos at agora o surgimento das primeiras formas vivas, e voc deve ter notado que j mencionamos, para essas formas, algumas caractersticas importantes para conceituar um ser vivo. Esses primeiros organismos possuem compostos orgnicos na constituio de seus corpos, so celulares (unicelulares, no caso) e tm capacidade de reproduo. No discutimos ainda uma outra caracterstica dos seres vivos: o metabolismo. Vamos, ento, analisar como deve ter sido a provvel evoluo das vias metablicas nos seres vivos. Todo o ser vivo precisa de alimentos, que so degradados nos processos metablicos para a liberao de energia e realizao das funes. Esses alimentos degradados tambm podem ser utilizados como matria-prima na sntese de outras substncias orgnicas, possibilitando o crescimento e a reposio de perdas. Vamos analisar, ento, como esses primeiros seres conseguiam obter e degradar o alimento para a sua sobrevivncia. Duas hipteses tm sido discutidas pelos cientistas: a hiptese heterotrfica e a autotrfica. Hiptese heterotrfica Segunda essa hiptese, os primeiros organismos eram estruturalmente muito simples, sendo de se supor que as reaes qumicas em suas clulas tambm eram simples. Eles viviam em um ambiente aqutico, rico em substncias nutritivas, mas provavelmente no havia oxignio na atmosfera, nem dissolvido na gua dos mares. Nessas condies, possvel supor que, tendo alimento abundante ao seu redor, esses primeiros seres teriam utilizado esse alimento j prono como fonte de energia e matriaprima. Eles seriam, portanto, hetertrofos (hetero = diferente, trofos = alimento): organismos que no so capazes de sintetizar seus prprios alimentos a partir de compostos inorgnicos, obtendo-os prontos do meio ambiente. Os seres capazes de sintetizar seus prprios alimentos a partir de substncias inorgnicas simples so chamados de auttrofos (auto = prprio, trofos = alimento), como o caso das plantas. Uma vez dentro da clula, esse alimento precisa ser degradado. Nas condies da Terra atual, a via metablica mais simples para se degradar o alimento sem oxignio a fermentao, um processo anaerbio (an = sem, aero= ar, bio = vida). Um dos tipos mais comuns de fermentao a fermentao alcolica. O acar glicose degradado em lcool etlico (etanol) e gs carbnico, liberado energia para as vrias etapas do metabolismo celular. Esses organismos comearam a aumentar em nmero por reproduo. Paralelamente a isso, as condies climticas da Terra tambm estavam mudando a ponto de no mais ocorrer sntese prbitica de matria orgnica. Desse modo, o alimento dissolvido no meio teria comeado a ficar escasso.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 11 de 35

Com alimento reduzido e um grande nmero de indivduos nos mares, deve ter havido muita competio, e muitos organismos teriam morrido por falta de alimento. Ao mesmo tempo, teria se acumulado CO2 no ambiente. Acredita-se que nesse novo cenrio teria ocorrido o surgimento de alguns seres capazes de captar a luz solar com o auxlio de pigmentos como a clorofila. A energia da luz teria sido utilizada para a sntese de seus prprios alimentos orgnicos, a partir de gua e gs carbnico. Teriam surgido assim os primeiros seres auttrofos: os seres fotossintetizantes (foto = luz; sntese em presena de luz), que no competiam com os hetertrofos e proliferaram muito. Esses primeiros seres fotossintetizantes foram fundamentais na modificao da composio da atmosfera: eles introduziram o oxignio no ar, e a atmosfera teria passado de redutora a oxidante. At os dias de hoje, so principalmente os seres fotossintetizantes que matem os nveis de oxignio na atmosfera, o que fundamental para a vida no nosso planeta. Em condies de baixa disponibilidade de molculas orgnicas no meio, esses organismo aerbios teriam grande vantagem sobre os fermentadores. Havendo disponibilidade de oxignio, foi possvel a sobrevivncia de seres que desenvolveram reaes metablicas complexas, capazes de utilizar esse gs na degradao do alimento. Surgiram, ento, os primeiros seres aerbios, que realizam a respirao. Por meio da respirao, o alimento, especialmente o acar glicose, degradado em gs carbnico e gua, liberando muito mais energia para a realizao das funes vitais do que na fermentao. A fermentao, a fotossntese e a respirao permaneceram ao longo do tempo e ocorrem nos organismos que vivem atualmente na Terra. Todos os organismos respiram e/ou fermentam, mas apenas alguns respiram e fazem fotossntese. HIPTESE HETEROTRFICA --> Fotossntese --> Respirao Hiptese autotrfica Alguns cientistas tm argumentado que os seres vivos no devem ter surgido em mares rasos e quentes, como proposto por Oparin e Haldane, pois a superfcie terrestre, na poca em que a vida surgiu, era um ambiente muito instvel. Meteoritos e cometas atingiam essa superfcie com muita freqncia, e a vida primitiva no poderia se manter em tais condies. Fermentao

Logo no incio da formao da Terra, meteoritos colidiram fortemente com a superfcie terrestre, e a energia dessas colises era gasta no derretimento ou at mesmo na vaporizao da superfcie rochosa. Os meteoritos fragmentavam-se e derretiam, contribuindo com sua substncia para a Terra em crescimento. Um impacto

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 12 de 35

especialmente violento pode ter gerado a Lua, que guarda at hoje em sua superfcie as marcas desse bombardeio por meteoritos. Na superfcie da Terra a maioria dessas marcas foi apagada ao longo do tempo pela eroso.

A maioria dos meteoritos se queima at desaparecer quando entra na atmosfera terrestre atual e brilha no cu como estrelas cadentes. Nos primrdios, os meteoritos eram maiores, mais numerosos e atingiam a Terra com mais freqncia. Alguns cientistas especulam que os primeiros seres vivos no poderiam ter sobrevivido a esse bombardeio csmico, e propem que a vida tenha surgido em locais mais protegidos, como o assoalho dos mares primitivos. Em 1977, foram descobertas nas profundezas ocenicas as chamadas fontes termais submarinas, locais de onde emanam gases quentes e sulfurosos que saem de aberturas no assoalho marinho. Nesses locais a vida abundante. Muitas bactrias que a vivem so auttrofas, mas realizam um processo muito distinto da fotossntese. Onde essas bactrias vivem no h luz, e elas so a base de uma cadeia alimentar peculiar. Elas servem de alimento para os animais ou ento so mantidas dentro dos tecidos deles. Nesse caso, tanto os animais como as bactrias se beneficiam: elas tm proteo dentro do corpo dos animais, e estes recebem alimentos produzidos pelas bactrias. A descoberta das fontes termais levantou a possibilidade de que a vida teria surgido nesse tipo de ambiente protegido e de que a energia para o metabolismo dos primeiros seres vivos viria de uma mecanismo autotrfico denominado quimiossntese. Alguns cientistas acreditam que os primeiros seres vivos foram bactrias, que obtinham energia para o metabolismo a partir da reao entre substncias inorgnicas, como fazem as bactrias encontradas atualmente nas fontes termais submarinas e em outros ambientes muito quentes (com cerca de 60 a 105C) e sulfurosos. Segundo essa hiptese, parece que toda a vida que conhecemos descende desse tipo de bactria, que devia ser autotrfica. Os que argumentam a favor dessa hiptese baseiam-se em evidncias que sugerem abundncia de sulfeto de hidrognio (gs sulfdrico, H2S, que tem cheiro de ovo podre) e compostos de ferro na Terra primitiva. As primeiras bactrias devem ter obtido energia de reaes que tenham envolvido esses compostos para a sntese de seus componentes orgnicos. Algumas bactrias que vivem atualmente em fontes quentes e sulfurosas podem realizar a reao qumica a seguir, que, segundo a hiptese autotrfica, pode ter sido a reao fundamental fornecedora de energia para os primeiros seres vivos:

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 13 de 35

Sulfeto ferroso + gs sulfdrico hidrognio + energia comum)

--->

sulfeto frrico + gs (pirita, um mineral

A energia liberada por essas reao pode ser usada pelas bactrias para a produo de compostos orgnicos essenciais para a vida, a partir de CO2 e H2O. Assim, segundo essa hiptese, a quimiossntese- um processo autotrfico teria surgido primeiro. Depois teriam surgido a fermentao, a fotossntese e finalmente a respirao. Os debates sobre origem da vida ainda daro muito o que falar. A hiptese mais aceita sobre a evoluo do metabolismo ainda a hetertrofa, embora a hiptese auttrofa venha ganhando cada vez mais fora. Vida multicelular Como surgiram os seres multicelulares? Evidncias obtidas de estudos geolgicos sugerem que os primeiros multicelulares simples surgiram na Terra h cerca de 750 milhes de anos! Antes disso houve o predomnio de vida unicelular, como formas eucariticas simples. A partir dessa data, surgem os primeiros multicelulares, originados dos unicelulares eucariotos existentes. Desde ento, a evoluo no parou mais! Evoluo biolgica Entre os seres vivos e o meio em que vivem h um ajuste, uma harmonia fundamental para a sobrevivncia. O flamingo rosa, por exemplo, abaixa a cabea at o solo alagadio em que vive para buscar ali seu alimento; os beija-flores, com seus longos bicos, esto adaptados coleta do nctar contido nas flores tubulosas que visitam. A adaptao dos seres vivos ao meio um fato incontestvel. A origem da adaptao, porm, sempre foi discutida.

Na Antigidade, a idia de que as espcies seriam fixas e imutveis foi defendida pelos filsofos gregos. Os chamados, fixistas propunham que as espcies vivas j existiam desde a origem do planeta e a extino de muitas delas deveu-se a eventos especiais como, por exemplo, catstrofes, que teriam exterminado grupos inteiros de seres vivos. O filsofo grego Aristteles, grande estudioso da natureza, no admitia a ocorrncia de transformao das espcies. Acreditava que os organismos eram distribudos segundo uma escala que ia do mais simples ao mais complexo. Cada ser vivo nesta escala, tinha seu lugar definido. Essa viso aristotlica, que perdurou por cerca de 2.000 anos, admitia que as espcies eram fixas e imutveis.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 14 de 35

Lentamente, a partir do sculo XIX, uma srie de pensadores passou a admitir a idia da substituio gradual das espcies por outras, por meio de adaptaes a ambientes em contnuo processo de mudana. Essa corrente de pensamento, transformista, explicava a adaptao como um processo dinmico, ao contrrio do que propunham os fixistas. Para o transformismo, a adaptao conseguida por meio de mudanas: medida que muda o meio, muda a espcie. Os adaptados ao ambiente em mudana sobrevivem. Essa idia deu origem ao evolucionismo. Evoluo biolgica a adaptao das espcies a meios em contnua mudana. Nem sempre a adaptao implica aperfeioamento. Muitas vezes, leva a uma simplificao. o caso, por exemplo, das tnias, vermes achatados parasitas: no tendo tubo digestrio, esto perfeitamente adaptadas ao parasitismo no tubo digestrio do homem e de outros vertebrados.

Criacionismo: origem da vida por criao especial Anterior s tentativas cientficas relacionadas origem da vida, j era difundida a idia de criao especial, segundo a qual a vida fruto da ao consciente de um Criador. Essa corrente de pensamento, que passou a ser denominada criacionista, baseia-se na f e nos textos bblicos principalmente no livro de Gnesis que relatam a idia sobre a origem da vida do ponto de vista religioso.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 15 de 35

Este afresco, pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina, na cidade do Vaticano, entre 1508 e 1512, representa o momento em que Deus ( direita) d alma ao recm-criado Ado ( esquerda) por meio do toque de seus dedos. Acredita-se que, nessa representao, Deus envolve Eva com seu brao esquerdo e sua mo toca o menino Jesus. O artista Michelangelo Buonarroti (1475-1564) foi um dos grandes escultores do renascimento, alm de arquiteto, pintor e poeta. Ao longo da histria, muitas controvrsias chegaram a extremos por causa de uma interpretao errnea que no levava em contra o contexto e o carter muitas vezes potico e simblico dos textos da bblia, que no tem nenhum objetivo cientfico. Assim, principalmente na Idade Mdia, uma interpretao literal e, portanto, limitada dos textos bblicos era imposta como dogma e criava uma barreira em relao a cincia que estava e est em constante progresso. O criacionismo, que se ope teoria da evoluo segundo a qual a vida teria surgido da matria bruta, tem hoje defensores, que se esforam em demonstrar que os textos bblicos, tomados em seu contexto prprio, em nada contradizem as mais novas descobertas cientficas. Mais recentemente surgiu uma nova concepo, mais prxima do criacionismo e que recebeu o nome design inteligente. Para os defensores dessa tese, uma mo divina moldou o curso da evoluo. Isso porque, dizem, alguns sistemas biolgicos so to complexos e as diferenas entre as espcies so enormes demais para serem explicadas apenas pelo mecanismo da evoluo. As evidncias da evoluo O esclarecimento do mecanismo de atuao da evoluo biolgica somente foi concretamente conseguido a partir dos trabalhos de dois cientistas, o francs Jean Baptiste Lamarck (1744 1829) e o ingls Charles Darwin (1809 1882). A discusso evolucionista, no entanto, levanta grande polmica. Por esse motivo preciso descrever, inicialmente, as principais evidncias da evoluo utilizadas pelos evolucionistas em defesa de sua tese. Dentre as mais utilizadas destacam-se: os fsseis; a semelhana embriolgica e anatmica existente entre os componentes de alguns grupos animais (notadamente os vertebrados), a existncia de estruturas vestigiais e as evidncias bioqumicas relacionadas a determinadas molculas comuns a muitos seres vivos.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 16 de 35

O que so fsseis? Um fssil (do latim fossilis, tirado da terra) qualquer vestgio de um ser vivo que habitou o nosso planeta em tempos remotos, como uma parte do corpo, uma pegada e uma impresso corporal. O estudo dos fsseis permite deduzir o tamanho e a forma dos organismos que os deixaram, possibilitando a reconstruo de uma imagem, possivelmente parecida, dos animais quando eram vivos.

Fossil de um dinossauro e de uma planta.

Processo de fossilizao Um fssil se forma quando os restos mortais de um organismo ficam a salvo tanto da ao dos agentes decompositores como das intempries naturais (vento, sol direto, chuvas, etc.). As condies mais favorveis a fossilizao ocorrem quando o corpo de um animal ou uma planta sepultado no fundo de um lago e rapidamente coberto por sedimentos.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 17 de 35

Dependendo da acidez e dos minerais presentes no sedimento, podem ocorrer diferentes processos de fossilizao. A permineralizao, por exemplo, o preenchimento dos poros microscpicos do corpo de um ser por minerais. J a substituio consiste na lenta troca das substncias orgnicas do cadver por minerais, transformando-o em pedra.

Gastrpode conservado por permineralizao Datao radioativa dos fsseis A idade de um fssil pode ser estimada atravs da medio de determinados elementos radioativos presentes nele ou na rocha onde ele se encontra. Se um fssil ainda apresenta substncias orgnicas em sua constituio, sua idade pode ser calculada com razovel preciso pelo mtodo do carbono-14. O carbono-14 (14C) um istopo radioativo do carbono (12C).

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 18 de 35

Os cientistas determinaram que a meia vida do carbono-14 de 5.740 anos. Isso significa dizer que, nesse perodo, metade do carbono-14 de uma amostra se desintegra. Na hora da morte, um organismo que se fossiliza contm determinada quantidade de 14C, que os cientistas estima ser a mesma que a encontrada nos seres de hoje. Passados 5.740 anos, restar no fssil apenas metade da quantidade de 14C presente na hora da morte. Ao fim de mais 5.740 anos, ter se desintegrado a metade do que restou, e assim por diante, at que no haja praticamente mais esse istopo radioativo na matria orgnica remanescente. Assim, atravs de medidas da quantidade residual de carbono-14 em um fssil, possvel calcular quanto tempo se passou desde a morte do ser vivo que o originou. Por exemplo, se um fssil apresentar 1/8 do carbono radioativo estimado para um organismo vivo, isso significa que sua morte deve ter ocorrido entre aproximadamente 22 e 23 mil anos. Como a meia vida do carbono-14 relativamente curta, a datao por esse istopo s serve para fsseis com menos de 50 mil anos. Para datar fsseis mais antigos, os paleobilogoa utilizam istopos com meia-vida mais longa, que podem ser encontrados nas rochas fossilferas. Por exemplo, rochas que se formaram h alguns milhes de anos podem ser datadas por meio do istopo urnio-235 (235U), cuja meia-vida de 700 milhes de anos. Para rochas ainda mais antigas, com centenas de milhes de anos de idade, pode-se usar o potssio-40, que tem meia vida de 1,3 bilhes de anos. Anatomia comparada A asa de uma ave, a nadadeira anterior de um golfinho e o brao de um homem, ainda que muito diferentes, possuem estrutura ssea e muscular bastante parecidas. A semelhana pode ser explicada admitindo-se que esses seres tiveram ancestrais em comum, dos quais herdaram um plano bsico de estrutura corporal.

O parentesco evolutivo entre as aves e os mamferos, por exemplo, tambm permite explicar as semelhanas entre os rgos internos desses animais. O corao e o sistema circulatrio e nervoso, entre outros, so constitudos pelas mesmas partes bsicas. Semelhanas embrionrias As semelhanas entre os embries de determinados grupos de animais so ainda maiores do que as semelhanas encontradas nas formas adultas. por exemplo, difcil distinguir embries jovens de peixes, sapos, tartarugas, pssaros e seres humanos, todos pertencentes ao grupo dos vertebrados. Essa semelhana pode ser explicada se levarmos em conta que durante o processo embrionrio

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 19 de 35

esboado o plano estrutural bsico do corpo, que todos eles herdaram de um ancestral comum.

rgos ou estruturas homlogos Certos rgos ou estruturas se desenvolvem de modo muito semelhante nos embries de todos os vertebrados. So os rgos homlogos. Apesar de terem a mesma origem embrionria, os rgos homlogos podem ter funes diferentes, como o caso do brao humano e da asa de uma ave, por exemplo.

rgos ou estruturas anlogos Se dois rgos ou estruturas desempenham a mesma funo, mas tm origem embrionria diferente, so chamados anlogos. As asas de aves e de insetos, por exemplo, so estruturas anlogas: ambas servem para voar, porm suas origens embrionrias so totalmente distintas.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 20 de 35

rgos vestigiais rgos vestigiais so estruturas atrofiadas, sem funo evidente no organismo. O apndice cecal do intestino humano, por exemplo, um rgo vestigial. Esse rgo uma pequena projeo do ceco (regio do intestino grosso) e no desempenha nenhuma funo importante no homem e nos animais carnvoros. J nos herbvoros, o apndice muito desenvolvido e tem importante papel na digesto da celulose; nele vivem microorganismos que atuam na digesto dessa substncia.

Tudo indica que os mamferos atuais, carnvoros e herbvoros, tiveram ancestrais comuns, cuja dieta devia ser baseada em alimentos vegetais, ricos em celulose. Entretanto, no decorrer da evoluo, cecos e apndices deixaram de ser vantajosos para alguns grupos de organismos, nos quais se encontram reduzidos, como vestgios de sua origem.

So exemplos, tambm, de estruturas vestigiais a vrtebra coccgea, a membrana nictitante e os msculos das orelhas. Ser que os Homens descendem dos macacos? Um dos argumentos usados para defender o evolucionismo o da Anatomia Comparada. Na imagem que se segue podemos verificar a existncia de rgos homlogos (rgos que tm a mesma origem, a mesma estrura bsica e posio idntica no organismo, podendo desempenhar funes diferentes) entre o homen e outro primata.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 21 de 35

Evidncias moleculares da evoluo A comparao entre molculas de DNA de diferentes espcies tem revelado o grau de semelhana de seus genes, o que mostra o parentesco evolutivo. O mesmo ocorre para as protenas que, em ltima anlise, refletem as semelhanas e diferenas genticas.

O citocromo c uma protena presente em todos os seres vivos que fazem respirao aerbica, sendo constitudo por 104 aminocidos encadeados. A porcentagem de cada tipo de aminocido presente nessa protena varia nas diferentes espcies de organismos e est relacionada com a proximidade evolutiva entre as espcies. O citocromo c surgiu, como provavelmente, nos primrdios da vida na Terra, quando os primeiros seres vivos passaram a utilizar a respirao como processo para obteno de energia. Hoje essa

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 22 de 35

protena apresenta pequenas variaes em cada grupo de organismos, nas quais devem ter se estabelecido ao longo do processo evolutivo. A variao da estrutura primria de uma determinada protena, em diferentes espcies, revela indiretamente suas diferenas genticas uma vez que o cdigo para a protena est escrito nos genes. Semelhanas entre molculas de DNA Os recentes avanos da Biologia Molecular tm permitido comparar diretamente a estrutura gentica de diferentes espcies, atravs da comparao das seqncias de nucleotdeos presentes nas molculas de DNA. Os resultados das anlises bioqumicas tm confirmado as estimativas de parentesco entre espcies obtidas por meio do estudo de fsseis e anatomia comparada. Isso refora ainda mais a teoria de que os seres vivos atuais resultam da evoluo de seres vivos que viveram no passado, estando todos os seres vivos relacionados por graus de parentescos mais ou menos distantes. O homem descende do macaco? Na polmica apresentao de seu trabalho a respeito do processo de seleo natural e da origem das espcies, Darwin foi acusado de defender a tese de que o homem descendeu dos macacos. Ser que isso verdade? A acusao injustificada. Darwin nunca afirmou isso. O que ele procurava esclarecer era o fato de que todas as espcies viventes, inclusive a humana, teriam surgido por meio de um longo processo de evoluo a partir de seres que o antecederam. Nesse sentido, homens e chipanzs, que tiveram um ancestral comum, seriam primos em primeiro grau, fato que provocou a ira de muitos oponentes de Darwin. E no que o assunto pode ser agora esclarecido, com uma fascinante descoberta na formao Chorora, na Etipia central? Um grupo de cientistas etopes e japoneses encontrou restos fossilizados, na verdade oito dentes; de uma nova espcie de macaco batizada com o nome Chororapithecus abyssinicus (ou macaco abissnico de Chorora) que viveu a cerca de 10 milhes de anos e est sendo considerado o mais velho parente dos gorilas.

Explicando melhor: at agora, os cientistas acreditavam que os gorilas, ao longo da evoluo, tivessem se separado dos chimpanzs bem mais tarde. E, depois disso, teria havido a separao das linhagens que originaram os chimpanzs e os homindeos (famlia a que pertence a espcie humana). Agora, com essa nova descoberta, tudo leva a crer que a origem do homem mais antiga, cerca de 9 milhes de anos. E, para completar, essa descoberta um forte apoio da origem africana tanto dos humanos quanto dos grandes macacos modernos.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 23 de 35

Para aqueles que acreditam na evoluo biolgica, descobertas como essa ajudam a esclarecer a origem dos seres humanos. E, tambm, a desfazer os mitos baseados em acusaes infundadas. As idias de Lamarck Lamarck, naturalista francs, foi o primeiro a propor uma teoria sinttica da evoluo. Sua teoria foi publicada em 1809, no livro Filosofia Zoolgica. Ele dizia que formas de vida mais simples surgem a partir da matria inanimada por gerao espontnea e progridem a um estgio de maior complexidade e perfeio.

Em sua teoria, Lamarck sustentou que a progresso dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificaes, os organismos procuram adaptar-se a ele. Nesse processo de adaptao, um ou mais rgos so mais usados do que outros. O uso ou o desuso dos diferentes rgos alterariam caractersticas do corpo, e estas caractersticas seriam transmitidas para as prximas geraes. Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem as novas espcies. Segundo Lamarck, portanto, o princpio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais: Lei do uso ou desuso: no processo de adaptao ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem;

Um exemplo clssico da lei do uso e do desuso o crescimento do pescoo da girafa. Segundo Lamarck: Devido ao esforo da girafa para comer as folhas das arvores mais altas o pescoo do mesmo acabou crescendo. Lei da transmisso dos caracteres adquiridos: alteraes no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso so transmitidas aos descendentes. Vrios so os exemplos de abordagem lamarquista para a evoluo. Um deles se refere s aves aquticas, que se teriam tornado pernaltas devido ao esforo que faziam para esticar as pernas e assim evitar molhar as pernas durante a locomoo na gua. A cada gerao esse esforo produziria aves com pernas mais altas, que transmitiam essa

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 24 de 35

caracterstica gerao seguinte. Aps vrias geraes, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas.

Na poca, as idias de Lamarck foram rejeitadas, no porque falavam na herana das caractersticas adquiridas, mas por falarem em evoluo. No se sabia nada sobre herana gentica e acreditavam-se que as espcies eram imutveis. Somente muito mais tarde os cientistas puderam contestar a herana dos caracteres adquiridos. Uma pessoa que pratica atividade fsica ter musculatura mais desenvolvida, mas essa condio no transmitida aos seus descendentes. Mesmo estando enganado quanto s suas interpretaes, Lamarck merece ser respeitado, pois foi o primeiro cientista a questionar o fixismo e defender idias sobre evoluo. Ele introduziu tambm o conceito da adaptao dos organismos ao meio, muito importante para o entendimento da evoluo. Quadro comparativo das idias de Lamarck e Darwin

Um pouco da Histria do Darwinismo A viagem de Darwin ao redor do mundo Muitas das observaes que levaram Charles Darwin a elaborar sua teoria evolucionista ocorreram durante a viagem ao redor do mundo, como naturalista do navio ingls H. S. S. Beagle. Durante os cinco anos que durou a viagem, iniciada em 1831, Darwin visitou diversos locais da America do Sul (inclusive o Brasil) e da Austrlia, alm de vrios arquiplagos tropicais.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 25 de 35

Durante a viagem do Beagle, Darwin fez escavaes na Patagnia, onde encontrou fsseis de mamferos j extintos. Darwin descobriu o fssil de um animal gigantesco, com a organizao esqueltica muito semelhante dos tatus que hoje habitam o continente sul-americano.

Nas ilhas Galpagos, um conjunto de ilhas pequenas e ridas, situadas no Oceano Pacfico a cerca de 800 Km da costa do Equador, Darwin encontrou uma fauna e uma flora altamente peculiares, que variavam ligeiramente de ilha para ilha. Darwin se torna adepto do evolucionismo Darwin s se tornou verdadeiramente evolucionista vrios meses aps regressar de sua viagem, em cerca de 1837. S ento, pode compreender o significado evolutivo de suas observaes em Galpagos e em outros locais ao rever suas anotaes e submeter o material coletado na viagem a diversos especialistas. A pergunta que Darwin se fazia era: se os animais e plantas tinham sido criados tal e qual se apresentam hoje, porque razo espcies distintas, mas notadamente semelhantes, como as de pssaros e tartarugas de Galpagos, foram colocadas pelo criador e ilhas prximas, e no distribudas homogeneamente pelo mundo? Era realmente surpreendente que ilhas de clima e condies fsicas semelhantes, mas distantes uma das outras (como Galpagos e Cabo Verde, por exemplo) no tivessem espcies semelhantes. Darwin acabou concluindo que a flora e a fauna de ilhas prximas so semelhantes porque se originam de ancestrais comuns, provenientes dos continentes prximos. Em cada uma das ilhas, as populaes colonizadoras sofrem adaptaes especficas, originando diferentes variedades de espcies. Por exemplo, as diversas espcies de pssaros fringildeos de Galpagos provavelmente se originaram de uma nica espcie ancestral oriunda do continente sul-americano. A diversificao da espcie original, que teria originado as diferentes espcies atuais, deu-se como resultado s diferentes ilhas do arquiplago. Idias e pessoas que influenciaram Darwin Darwin foi influenciado pelos trabalhos de cientistas famosos, como o astrnomo John Herschel (17921871) e o naturalista e viajante Alexandr Humboldt (17671835). Este ltimo foi responsvel,

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 26 de 35

segundo o prprio Darwin, pelo impulso de viajar a terras desconhecidas em expedies cientficas. O trabalho do gelogo e amigo Charles Lyell (1797 1875) tambm marcou o estudo de Darwin. Alm de levar uma cpia do Princpios de Geologia, de Lyell, em sua viagem a bordo de Beagle, as primeiras anotao de viagem de Darwin eram sobre os temas de geologia.

Malthus Darwin tambm aponta a influncia das idias do vigrio ingls Thomas R. Malthus (1766 1834) na elaborao do conceito de seleo natural. Em 1798, Malthus sugeriu que a principal causa da misria humana erro o descompasso entre o crescimento das populaes e a produo de alimentos. Disse ele: O poder da populao infinitamente maior do que poder da terrade produzir os meios de subsistncia para o homem. A populao, se no encontra obstculos, cresce de acordo com uma progresso aritmtica. Malthus no se referiu apenas s populaes humanas, mas tentou imaginar a humanidade submetida s mesmas leis gerais que regem populaes de outras espcies de seres vivos. Esse foi um dos mritos de seu trabalho, que chamou a ateno de Darwin para as idias de luta pela vida e sobrevivncia dos mais aptos. Segundo Malthus, enquanto o crescimento

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 27 de 35

populacional se d em progresso geomtrica, a produo de alimentos aumenta em progresso aritmtica. Isso seria uma das explicaes para a fome que assola boa parte da humanidade. Essas e outras concluses constam em seu Ensaio sobre a lei da populao, de 1798.

Seleo artificial Um dos argumentos apresentados por Darwin em favor da seleo dos mais aptos baseou-se no estudo das espcies cultivadas pelo homem. Sabia-se que pelo menos alguns animais domsticos e vegetais cultivados pertenciam a espcie com representantes ainda em estado selvagem. Os exemplares domsticos, entretanto, diferiam em tantas caractersticas dos selvagens que podiam, quanto ao seu aspecto geral, at ser classificados como espcies diferentes. Darwin se dedicou criao de pombos, cujas as variedades domsticas eram sabidamente originadas de uma nica espcie selvagem, a Columba livia, a partir da seleo artificialmente conduzida pelos criadores. Sua concluso foi que a seleo artificial podia ser compara quela que a natureza exercia sobre as espcies selvagens.

Da mesma forma que o homem seleciona reprodutores de uma determinada variedade ou raa, permitindo que apenas os que tm a caracterstica desejadas se reproduzam, a natureza seleciona, nas espcies selvagens, os indivduos mais adaptados s condies reinantes. Estes deixam um nmero proporcionalmente maior de descendentes, contribuindo significativamente para a formao da gerao seguinte. A publicao da teoria de Darwin Em 1844, Darwin escreveu um longo trabalho sobre a origem das espcies e a seleo natural. No o publicou, porm, porque tinha receio de que suas idias fossem um tanto revolucionrias. Amigos de Darwin, conhecedores da seriedade de seu trabalho, tentaram inutilmente convenc-lo a publicar o manuscrito antes que outros publicassem idias semelhantes. A teoria selecionista de Wallace Em junho de 1858, Darwin recebeu uma carta do naturalista ingls Alfred Russel Wallace (1823 1913), que continha concluses fundamentalmente semelhantes s suas. Wallace havia estudado as faunas da Amaznia e das ndias Orientais, chegando concluso de que as espcies se modificavam por seleo natural. Darwin ficou assombrado com as semelhanas do trabalho de Wallace em relao

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 28 de 35

ao seu prprio trabalho, entre outras coisas pelo fato de Wallace ter tambm se inspirado em uma mesma fonte no biolgica, o livro de Malthus, Ensaio sobre a lei da populao. Darwin escreveu, ento, um resumo de suas idias, que foram publicadas juntamente com o trabalho de Wallace, em 1 de julho de 1858. Um ano mais tarde, Darwin publicou o trabalho completo no livro A origem das espcies. As anotaes de Darwin confirmaram que ele concebeu a sua teoria de evoluo cerca de 15 anos antes de ter recebido a carta de Wallace, e este admitiu que Darwin tinha, realmente, sido o pioneiro.

Seleo Natural A ao da seleo natural consiste em selecionar indivduos mais adaptados a determinada condio ecolgica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condio. A expresso mais adaptado refere-se maior probabilidade de determinado indivduo sobreviver e deixar descendentes em determinado ambiente. A seleo natural atua permanentemente sobre todas as populaes. Mesmo em ambientes estveis e constantes, a seleo natural age de modo estabilizador, est presente, eliminando os fentipos desviantes.

Entretanto, o ambiente no representa um sistema constante e estvel, quer ao longo do tempo, quer ao longo do espao, o que determina interaes diferentes entre os organismos e o meio. Essa heterogeneidade propicia diferentes presses seletivas sobre o conjunto gnico da populao, evitando a eliminao de determinados alelos que, em um ambiente constante e estvel, no seriam mantidos. Dessa forma, a variabilidade gentica sofre menor reduo.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 29 de 35

o que acontece com a manuteno na populao humana de certos alelos que normalmente seriam eliminados por serem pouco adaptativos. Um exemplo o alelo que causa uma doena chamada anemia falciforme ou siclemia. Essa doena causada por uma alelo que condiciona a formao de molculas anormais de hemoglobina com pouca capacidade de transporte de oxignio. Devido a isso, as hemcias que as contm adquirem o formato de foice quando a concentrao de oxignio diminui. Por essa razo so chamadas hemcias falciformes. Os heterozigticos apresentam tanto hemcias e hemoglobinas normais como hemcias falciformes. Apesar de ligeiramente anmicos, sobrevivem, embora com menor viabilidade em relao aos homozigticos normais.

Em condies ambientais normais, o alelo para anemia falciforme sofre forte efeito seletivo negativo, ocorrendo com baixa freqncia nas populaes. Observou-se, no entanto, alta freqncia desse alelo em extensas regies da frica, onde h grande incidncia de malria. Essa alta freqncia deve-se vantagem dos indivduos heterozigotos para anemia falciforme, pois so mais resistentes malria. Os indivduos homozigticos normais correm alto risco de morte por malria enquanto os indivduos homozigticos para a anomalia morrem de anemia. Os heterozigticos, entretanto, apresentam, sob essas condies ambientais, vantagem adaptativa, propiciando a alta taxa de um alelo letal na populao. Exemplos de seleo natural Resistncia a antibiticos ou a inseticidas A resistncia de bactrias a antibiticos e de insetos a inseticidas tm aumentado muito nos ltimos anos, havendo sempre a necessidade de se desenvolverem novos antibiticos e novos inseticidas. Tomemos como exemplo a resistncia a antibiticos. Para isso imaginemos inicialmente a existncia de indivduos adaptados a determinada condio ambiental. Se introduzirmos nesse ambiente certa quantidade de antibitico, haver grande mortalidade de bactrias, mas algumas, que j apresentavam mutaes que lhes

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 30 de 35

conferem resistncia a essa substncia sobrevivero. Estas, por sua vez, ao se reproduzirem originaro indivduos com caractersticas distribudas em torno de outro tipo mdio. Se esses indivduos forem submetidos a doses mais alta desse mesmo antibitico, novamente haver alta mortalidade e sobrevivero apenas os que j tiverem condies genticas para resistir a doses mais altas do remdio. Repetindo-se o procedimento, ser possvel obter populaes cada vez com mais indivduos resistentes ao antibitico em questo, podendo ocorrer um deslocamento da mdia das caractersticas no sentindo da maior resistncia a determinada substncia. Colorao de advertncia Alguns animais produzem ou acumulam substncias qumicas nocivas e apresentam colorao vistosa, chamada colorao de advertncia , sinalizando que eles no devem ser ingeridos. Quem tenta se alimentar de um desses organismos aprende a no comer outro semelhante.

A cobra coral e a r de cores vibrantes acima possuem um veneno muito perigoso. Um exemplo a borboleta-monarca, que possui colorao laranja e preta muito vistosa, sendo um animal facilmente visvel no ambiente. Essa espcie de borboleta produz substncias que as tornam nopalatveis aos seus predadores. Eles aprendem a associar o padro de colorao ao sabor desagradvel e evitam capturar essas borboletas.

O Melanismo Industrial Antes da industrializao da Inglaterra, predominavam as mariposas claras; mas as vezes apareciam mutantes escuros, dominantes, que, apesar de serem mais robustos, eram eliminados pelos predadores por serem visveis. Depois da industrializao, no sculo passado, os mutantes escuros passaram a ser mimetizados pela fuligem. Estes passaram a ser menos predados, por estarem "escondidos", o que aumentou a sua freqncia na populao. Os predadores das

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 31 de 35

mariposas, como por exemplo, os passaros atuam como agentes seletivos.

Camuflagem e mimetismo A ao da seleo natural tambm verificada no estabelecimento de caractersticas que tornam os organismos semelhantes a outros ou a objetos do ambiente, de modo que passam despercebidas de seus predadores ou estes s suas presas.

Falsa coral e coral verdadeira. o caso de certos animais que so menos predados, pois, por seleo natural, passam a ter uma colorao que os torna imperceptveis no meio, combinando seu padro de cor com o do ambiente: cascas de rvores, cor da areia galhos e folhas, por exemplo.

Por outro lado, certos predadores tambm podem apresentar a cor do meio de modo que a presa no percebe a sua presena e mais facilmente capturada. Alm da cor, certos animais passam a ter tambm por seleo natural, a forma e a cor de estruturas do meio onde vivem. o caso dos insetos bicho-folha e bicho-pau, que se assemelham a folhas e gravetos respectivamente. Esses casos so chamados de camuflagem.

Bicho-folha e Bicho-pau A teoria sinttica da evoluo De 1900 at cerca de 1920, os adeptos da gentica mendeliana acreditavam que apenas as mutaes eram responsveis pela evoluo e que a seleo natural no tinha importncia nesse processo.

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 32 de 35

Depois disso vrios cientistas comearam a conciliar as idias sobre seleo natural com os fatos da Gentica, o que culminou com a formulao da Teoria sinttica da evoluo, s vezes chamada tambm de Neodarwinismo. Conforme Darwin j havia proposto, essa teoria considera a populao como a unidade evolutiva. Uma populao pode ser definida como um grupamento de indivduos da mesma espcie que ocorrem em uma mesma rea geogrfica, em um mesmo intervalo de tempo. Cada populao apresenta determinado conjunto gnico, que pode ser alterado de acordo com fatores evolutivos. O conjunto gnico de uma populao o conjunto de todos os genes presentes nessa populao. Assim, quanto maior for o conjunto gnico da populao, maior ser a variabilidade gentica. Os principais fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gnico da populao podem ser reunidos em duas categorias: fatores que tendem a aumentar a variabilidade gentica da populao mutao e permutao; fatores que atuam sobre a variabilidade gentica j estabelecida migrao, deriva gentica e seleo natural. Sabe-se que uma populao est evoluindo quando se verificam alteraes na freqncia de seus genes. Atualmente considera-se a evoluo como o conceito central e unificador da Biologia, e uma frase marcante que enfatiza essa idia foi escrita pelo cientista Dobzhansky: Nada se faz em biologia a no ser luz da evoluo. Bases genticas da evoluo A mutao cria novos genes, e a recombinao os mistura com os genes j existentes, originando os indivduos geneticamente variados de uma populao. A seleo natural, por sua vez, favorece os portadores de determinados conjuntos gnicos adaptativos, que tendem a sobreviver e se reproduzir em maior escala que outros. Em funo da atuao desses e de outros fatores evolutivos, a composio gnica das populaes se modifica ao longo do tempo. Mutaes As mutaes podem ser cromossmicas ou gnicas. As mutaes cromossmicas podem ser alteraes no nmero ou na forma dos cromossomos. As mutaes gnicas originam-se de alteraes na seqncia de bases nitrogenadas de determinado gene durante a duplicao da molcula de DNA. Essa alterao pode ocorrer por perda, adio ou substituio de nucleotdeos, o que pode originar um gene capaz de codificar uma protena diferente da que deveria ter sido codificada. As mutaes gnicas so consideradas as fontes primrias da variabilidade, pois aumentam o nmero de alelos disponveis em um lcus, incrementando um conjunto gnico da populao. Embora ocorram espontaneamente, podem ser provocados por agentes mutagnicos, como radiaes e certas substncias qumicas (a droga ilegal LSD, por exemplo). As mutaes no ocorrem para adaptar o indivduo ao ambiente. Elas ocorrem ao acaso e, por seleo natural, so mantidas quando adaptativas (seleo positiva) ou eliminadas em caso contrrio

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 33 de 35

(seleo negativa). Podem ocorrer em clulas somticas ou em clulas germinativas; neste ltimo caso as mutaes so de fundamental importncia para a evoluo, pois so transmitidas aos descendentes.

Fonte: www.sobiologia.com Atividades 1. Como teria surgido a vida, segundo a crena e segunda a cincia? 2. O que seria a teoria do BIG BANG? 3. Explique a teoria da gerao espontnea ou ABIOGNESE. 4. Explique a teoria da BIOGNESE. 5. Descreva a experincia de Redi e argumente sobre a sua finalidade. 6. Descreva a experincia de Pasteur Por que foi importante nessa experincia manter o tubo aberto? 7. Qual a importncia da esperincia de Pastekur para a Cincia?

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 34 de 35

Atividade 2 1. O que propuseram os cientistas Oparin e Haldane em relao a origem dos primeiros seres vivos? 2. Segundo suas idias, como seria o ambiente terrestre nesse perodo? 3. Como era formada a atmosfera na terra primitiva? 4. Por que os primeiros seres vivos teriam surgido nos oceanos e no no ambiente terrestre? 5. Como teriam se formado os coacervatos? 6. Como poderia ter surgido a primeira clula? 7. Qual teria sido o papel dos RNAs no surgimento dos primeiros seres vivos? 8. Explique a hiptese heterotrfica sobre a origem da vida. 9. Que fatores poderia ter contribuido para o surgimento dos primeiros seres fotosintetizantes? 10. Qual a importncia desses seres em relao ao exigenio hoje existente na terra? 11. Com o aumento do oxignio no planeta, que tipos de seres surgiram e qual a vantagem deles sobre os demais em relao ao seu metabolismo? Atividades 3 1. Fale sobre as idias fixistas, de onde surgiram e o que elas defendiam em relao as espcies. 2. O que defendia o criacionismo em relao ao surgimento das espcies? 3. Qual a concepo adotada pelos criacionistas atualmente? 5. Quais os principais cientistas que iniciaram os estudos que so a

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

Prof Julio da Silva Ramos: EVOLUO

Pgina 35 de 35

base do evolucionismo? 6. que tipos de evidncias pde ser alvo dos estudos dos cientistas? 7. D exemplos de anatomia comparada. 8. o que so rgo homlogos e anlogos? D exemplos 9. O que so rgos vestigiais? Cite exemplos.

Postado porBlog do Julio Ramos s07:45

Nenhum comentrio:

Postar um comentrio

Comentar como: Selecionar perfil...

Publicar

Visualizar

Postagem mais recente Assinar:Postar comentrios (Atom)

Incio

Postagem mais antiga

Pesquisar este blog


Pesquisar

http://julioramos02.blogspot.com.br/2010/10/evolucao.html

17/09/2012

You might also like