You are on page 1of 5

Universidade Federal do Cear Departamento de Cincias Sociais Disciplina: Teoria Poltica III Professor: Valmir Lopes

A crise dos alimentos: Da perspectiva do Individualismo Metodolgico

Aluno: Thiago MontAlverne Ribeiro Matrcula: 0267324

Junho de 2008

Nos ltimos meses, no foi difcil observar que um dos assuntos que mais ganharam destaque nos meios de comunicao foi a chamada crise dos alimentos. Isso se deu por conta de sucessivos aumentos dos preos dos alimentos como, por exemplo, a soja, trigo, arroz, milho, dentre outros. Como conseqncia, instaurou-se em todo o mundo uma crise e, com isso, uma srie de trocas de acusaes teve incio sobre a origem de tal fenmeno. So muitos os apontados como responsvel. A alta do preo do barril de petrleo um deles. Isso por que com o preo desse mineral elevado, toda a cadeia produtiva, inclusive dos alimentos, tem seus custos alavancados. Isso por que ele ainda a principal fonte de energia do planeta. Sendo assim, utilizado desde a produo, no abastecimento do maquinrio agrcola e em fertilizantes, como no transporte, inevitvel atribuir ao seu alto preo uma parcela considervel de responsabilidade na crise. Outro fato apontado o aumento da demanda por alimentos no mundo, devido ao crescimento populacional e melhoria nas condies de vida nos pases emergentes, como o Brasil, China e ndia, por exemplo. As populaes destes pases vm consumindo cada vez mais alimentos e passando a consumir outros tipos de alimentos que antes no tinha acesso, como carnes, laticnios etc. Se a procura aumenta e a produo no, os preos tambm aumentam. Alm disso, a desvalorizao do Dlar fez com que muitos investidores passassem a buscar outros negcios mais lucrativos e encontraram na compra e venda de alimentos uma fonte muito lucrativa. A reduo da produo de alimentos no mundo, devido s condies climticas, tambm apontada como resposta para crise. Muitos atribuem ao aquecimento global a explicao para as secas em diferentes partes do mundo, chuvas em demasia em outras, dentre outros, fatores colocados como responsveis por tal reduo na produo.

Agora, sem dvida alguma, o apontado como responsvel mais polmico o aumento da produo de biocombustveis. O que se diz que, por se tratar de um produto cada vez mais valorizado no mercado internacional, seus produtores vm ocupando o espao que, antes, era utilizado no cultivo de alimentos com o intuito de produzi-lo. Alm de, em virtude dessa crescente vantagem econmica, os produtores de alimentos como cana de acar, por exemplo, estarem preferindo destinar uma porcentagem cada vez maior do que cultivado para a produo de biocombustveis. Isso estaria contribuindo diretamente na reduo da produo de alimentos. Por outro lado, os pases emergentes produtores de alimentos como o Brasil, vem acusando os subsdios dados pelos governos de pases desenvolvidos, como os Estados Unidos, aos seus agricultores. Isso por que tais benefcios tornariam inviveis, para os produtores de pases emergentes competirem no mercado internacional. Tendo como conseqncia a mudana de destino da produo dos mesmos para campos mais lucrativos, no caso, os biocombustveis. A crise dos alimentos, ento, o resultado da relao de diversas aes individuais. So elas aes racionais, como a dos produtores de alimento que, a partir do momento que percebem que ser mais lucrativo destinar seu cultivo Isso para a produo de biocombustveis, passam a faz-lo. em virtude de aes

protecionistas de alguns pases, como os subsdios dados aos produtores internos e a tarifas cobradas sobre produtos de outros pases. Aes racionais dos polticos desses pases e que tem implicaes. Os produtos alimentcios produzidos, por exemplo, no Brasil que teriam um preo muito mais baixo do que os produtos produzidos nos Estados Unidos e, sendo assim, seriam mais atrativos aos olhos dos consumidores, acabam que no o fazem. Pois tais subsdios beneficiam os produtores locais e as tarifas cobradas aos produtos estrangeiros fazem com que a vantagem inicial dos produtos brasileiros seja extinta.

Outras aes com ligao direta ao fenmeno so as aes dos polticos que trocam acusaes, muitas vezes infundadas, sobre a responsabilidade da crise. Acusaes que influenciam o mercado internacional. Pois os investidores internacionais orientam e reorientam seus investimentos de acordo com o contexto, sendo este fruto tambm das aes desses atores, os polticos. Tais investidores, por sua vez, agem, tambm, dotados de uma racionalidade objetiva. Assim, uma das conseqncias , pelo fato do Dlar se encontrar em um processo de desvalorizao, os investimentos nessa moeda diminuem e passam a serem feitos em outros negcios mais lucrativos, como o caso dos alimentos. O direcionamento das polticas pblicas, dado por tais polticos, ligadas direta ou indiretamente produo alimentcia, tambm trazem implicaes, pois quando, por exemplo, o governo norte americano declara que no extinguir os subsdios dados aos seus produtores agrcolas, faz com que muitos produtores de outros pases deixem de ter como objetivo a exportao de alimentos para aquele pas e destine sua produo para outros fins. A responsabilidade atribuda ao aumento da produo dos biocombustveis tem sua intensidade ampliada, por conta das aes daqueles que produzem petrleo, que por seus interesses em conter os avanos de fontes de energia limpas e renovveis encontram a, uma oportunidade de tecer crticas produo desse novo combustvel, com objetivos claros, que seriam desqualificar tal produto e conter seu avano. Evitando possveis desvalorizaes, no futuro, do petrleo. Isso por que, uma crescente substituio do petrleo como fonte de energia, por fontes menos poluentes, renovveis e mais baratas (se produzidas em grande escala), em virtude do convencimento dos consumidores das melhorias que os biocombustveis poderiam lhes trazer, diminuiria a supremacia do petrleo. A prpria valorizao dos biocombustveis tambm fruto de aes individuais de atores, no caso os consumidores, que vem com

bons olhos tal produto, dito limpo, e tambm pelo prprio momento em que vivemos onde esses indivduos so bombardeados com notcias sobre o aquecimento global e com a escassez do mineral petrleo. Outra ao relacionada crise pode ser identificada no governo federal brasileiro, que tem o projeto dos biocombustveis como um de seus principais, sendo grande o investimento por parte deste, com a inteno de fazer tal projeto obter xito. Tal ao do governo, com investimentos e incentivos ao chamado combustvel limpo, contribui para que produtores agrcolas direcionem suas atenes e esforos para suprir a demanda pelo biocombustvel. O que possvel observar que so muitos os atores envolvidos nesse fenmeno. Tais atores agem, racionalmente, sempre tendo como objetivo contemplar seus interesses. Essas aes tm influncia umas sobre as outras e, como em uma operao matemtica de soma, juntas resultam em um fenmeno, que s pode ser analisado e compreendido, se identificarmos os atores envolvidos, suas aes, entendermos essas aes, como elas interagem entre si e assim, por fim, explicar o fenmeno como um todo.

You might also like