You are on page 1of 5

Barramentos PCI e PCI Express

A potncia e a velocidade dos componentes de computador tm crescido a um passo constante desde que os computadores foram criados dcadas atrs. Os desenvolvedores de software criam novos aplicativos capazes de utilizar os avanos mais recentes em matria de velocidade de processador e capacidade de disco, enquanto os fabricantes de hardware agilizam a melhoria dos componentes e criam novas tecnologias para acompanhar a demanda dos programas de ponta. Porm, um elemento sempre passa despercebido: o barramento. Em sua essncia, um barramento um canal ou caminho entre os componentes de um computador. Ter barramento de ltima gerao to importante quanto ter uma boa transmisso em um carro. Se voc tiver um motor de 700 cavalos de potncia, mas com uma transmisso barata, o carro no vai render tanto. Alguns dos principais barramentos presentes nos PCs so: ISA, AGP, PCI, PCI Express e AMR. Nesse texto vamos abordar os barramentos/slots PCI e PCI Express.

Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect)


O barramento PCI surgiu no incio de 1990 pelas mos da Intel. Suas principais caractersticas so a capacidade de transferir dados a 32 bits e clock de 33 MHz, especificaes estas que tornaram o padro capaz de transmitir dados a uma taxa de at 132 MB por segundo. Os slots PCI so menores que os slots ISA, assim como os seus dispositivos, obviamente. Mas, h uma outra caracterstica que tornou o padro PCI atraente: o recurso Bus Mastering. Em poucas palavras, trata-se de um sistema que permite a dispositivos que fazem uso do barramento ler e gravar dados direto na memria RAM, sem que o processador tenha que "parar" e interferir para tornar isso possvel. Note que esse recurso no exclusivo do barramento PCI.

Slots PCI

Slots PCI Outra caracterstica marcante do PCI a sua compatibilidade com o recurso Plug and Play (PnP), algo como "plugar e usar". Com essa funcionalidade, o computador capaz de

reconhecer automaticamente os dispositivos que so conectados ao slot PCI. Atualmente, tal capacidade trivial nos computadores, isto , basta conectar o dispositivo, ligar o computador e esperar o sistema operacional avisar sobre o reconhecimento de um novo item para que voc possa instalar os drivers adequados (isso se o sistema operacional no instal-lo sozinho). Antigamente, os computadores no trabalhavam dessa maneira e o surgimento do recurso Plug and Play foi uma revoluo nesse sentido. Alm de ser utilizada em barramentos atuais, essa funcionalidade chegou a ser implementada em padres mais antigos, inclusive no ISA. O barramento PCI tambm passou por evolues: uma verso que trabalha com 64 bits e 66 MHz foi lanada, tendo tambm uma extenso em seu slot. Sua taxa mxima de transferncia de dados estimada em 512 MB por segundo. Apesar disso, o padro PCI de 64 bits nunca chegou a ser popular. Um dos motivos para isso o fato de essa especificao gerar mais custos para os fabricantes. Alm disso, a maioria dos dispositivos da poca de auge do PCI no necessitava de taxas de transferncia de dados maiores.

Barramento PCI Express


A Intel uma das grandes precursoras de inovaes tecnolgicas. No incio de 2001, em um evento prprio, a empresa mostrou a necessidade de criao de uma tecnologia capaz de substituir o padro PCI: tratava-se do 3GIO (Third Generation I/O - 3a gerao de Entrada e Sada). Em agosto desse mesmo ano, um grupo de empresas chamado de PCI-SIG (composto por companhias como IBM, AMD e Microsoft) aprovou as primeiras especificaes do 3GIO. Entre os quesitos levantados nessas especificaes, esto os que se seguem: suporte ao barramento PCI, possibilidade de uso de mais de uma lane, suporte a outros tipos de conexo de plataformas, melhor gerenciamento de energia, maior proteo contra erros, entre outros. Em abril de 2002, o PCI-SIG aprovou um conjunto de especificaes mais completas. Foi nessa poca que a tecnologia 3GIO mudou seu nome para PCI Express. Em julho de 2002, o grupo de empresas aprovou as especificaes finais do padro e ento surgiu oficialmente no mercado o PCI Express 1.0, que posteriormente foi revisto e se tornou PCI Express 1.1. Em novembro de 2003, os primeiros dispositivos com a tecnologia PCI Express passaram a ser desenvolvidos e, em 2004, esses produtos comearam a chegar ao mercado, principalmente por fora das empresas que trabalham com chips grficos. A tecnologia PCI Express conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexes seriais, isto , "caminhos" (tambm chamados de lanes) para transferncia de dados. Se um determinado dispositivo usa um caminho, ento diz-se que este utiliza o barramento PCI Express 1X. Se utiliza 4 conexes, sua denominao PCI Express 4X e assim por diante. Cada lane pode ser bidirecional, ou seja, pode receber e enviar dados. Cada conexo usada no PCI Express trabalha com 8 bits por vez, sendo 4 bits em cada direo. A freqncia usada de 2,5 GHz, mas esse valor pode variar. Assim sendo, o PCI Express 1X consegue trabalhar com taxas de cerca 250 MB por segundo, um valor bem mais alto que os 132 MB do padro PCI.

Atualmente, o padro PCI Express trabalha com at 16X, o equivalente a 4000 MB por segundo. Possivelmente, com o passar do tempo, esse limite aumentar. J se sabe inclusive que a implementao de um barramento com 32 bits possvel. A tabela abaixo mostra os valores das taxas do PCI Express comparadas s taxas do padro AGP: AGP PCI Express

AGP 1X: 266 MB PCI Express 1X: 250 por segundo MB por segundo AGP 4X: 1064 MB PCI Express 2X: 500 por segundo MB por segundo AGP 8X: 2128 MB PCI Express 8X: 2000 por segundo MB por segundo PCI Express 16X: 4000 MB por segundo

importante frisar que o padro 1X pouco utilizado e, devido a isso, h empresas que chamam o PCI Express 2X de PCI Express 1X. Assim sendo, o padro PCI Express 1X pode representar tambm taxas de transferncia de dados de 500 MB por segundo.

Aspectos de arquitetura
A arquitetura bsica do padro PCI Express dividida em 4 camadas: physical (fsica), data link (ligao),software e transaction (transao): Camada physical (fsica) - a camada fsica o caminho, isto , a conexo conhecida como lane. Ela possui 2 pares de sinais (especificados atravs de voltagens diferentes), sendo um utilizado para transmisso de dados e outro usado na recepo destes. Essa atividade feita de maneira serial (como se os dados "trafegassem em fila"), porm de forma ponto-a-ponto (do dispositivo diretamente para o chipset); Camada data link (ligao) - essa camada responsvel por garantir o envio e o recebimento correto dos dados. Para isso, so usados, essencialmente, protocolos de deteco de erros. Um ponto interessante que essa camada trabalha com uma tcnica conhecida como Flow Control Protocol, que faz com que os pacotes de dados sejam transmitidos apenas se houver espao disponvel no buffer do receptor. Assim, evita-se o reenvio de dados; Camada software - essa a camada responsvel pela comunicao com o sistema operacional. por ela, por exemplo, que o sistema sabe onde h um dispositivo utilizando o PCI Express; Camada transaction (transao) - a camada transaction responsvel, basicamente, pelo tratamento de solicitaes entre as camadas de software e de ligao. Para lidar com isso, os pacotes de dados podem receber atributos - como o de prioridade - que definem a otimizao da transmisso. importante frisar que cada camada pode trabalhar de maneira individual, ou seja, sem interferir na outra. Alm disso, h um recurso no PCI Express chamado Virtual Channels (canais virtuais), que permite at 8 diferentes canais de comunicao em uma nica conexo. Atravs de atributos especiais, o barramento consegue determinar quais os pacotes prioritrios na transmisso. Assim, aplicaes em tempo real, por exemplo, so pouco ou nada prejudicadas.

PCI Express 2.0


No incio de 2007, o grupo PCI-SIG apresentou O PCI Express 2.0. Em sua essncia, as mudanas nas especificaes da tecnologia refletem no aumento de sua capacidade de transmisso de dados. Com o PCI Express 2.0, cada lane capaz de transmitir at 500 MB por segundo, ou seja, o dobro de velocidade da verso 1.1. Com isso, um slot de 16X, por exemplo, passa a ser capaz de trabalhar com uma taxa de transferncia de dados de at 8 GB por segundo. importante frisar que o PCI Express 2.0 compatvel com as especificaes anteriores. Isso significa que voc poder utilizar, por exemplo, uma placa de vdeo desenvolvida para funcionar no PCI Express 1.1 em uma placa-me com a verso 2.0, mesmo porque o slot no muda. Por sua vez, alguns dispositivos fabricados para trabalhar com o PCI Express 2.0 podem executar com as verses anteriores da tecnologia, mas isso no regra: se o dispositivo exigir uma taxa de transferncia de dados superior suportada pelo PCI Express 1.1, obviamente, s funcionar em PCI Express 2.0.

Conectores do PCI Express


O conector (slot) do padro PCI Express em placas-me pode variar conforme a velocidade usada, como mostra a imagem:

A imagem a seguir mostra uma placa de vdeo 3D da Asus, modelo Extreme AX800XT PE/2DHTV, que usa o barramento PCI Express 16X:

J a figura seguinte mostra em uma placa-me diferentes slots PCI Express. O encaixe branco um PCI Express 16X, enquanto que o slot preto e menor um slot PCI Express 1X:

You might also like