You are on page 1of 6

Matemtica

Porcentagem
Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Objetivos 1) Estar apto a trabalhar com porcentagens simples; 2) Identificar situaes em que o uso da porcentagem importante; 3) Fazer clculos usando porcentagens; 4) Usar o fator de multiplicao para acrscimos e descontos. Comentrio O conhecimento do conceito de porcentagem e dos clculos que derivam da um dos tpicos mais importantes na prtica diria dos alunos. Tambm importante estudar o vocabulrio que expressa acrscimos e redues em nmeros, preos e quantidades, como juros, descontos e outros. Material Os textos Porcentagem (1)- A razo entre um nmero qualquer e cem e Porcentagem (2)- Fator de multiplicao: um outro modo de fazer as contas devem servir de ponto de partida para a aula sobre porcentagem. Estratgias 1) Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura do texto indicado no item anterior; 2) Depois da leitura, os alunos devem dar exemplos concretos de situaes nas quais o uso da porcentagem seja importante; 3) Algumas dessas situaes podem ser representadas na lousa, na frente da classe. Devem ser demonstrados os clculos e raciocnios necessrios para efetuar a operao com porcentagens corretamente; 4) Os alunos podem criar exerccios com o uso da porcentagem. Atividades

1) Desenvolver a prtica de fazer clculos, atravs da proposio de diversos exerccios; 2) Explicar na lousa o mtodo utilizado para a realizao do clculo e obteno da resposta; 3) H ainda outra atividade complementar que pode ser realizada e consiste na montagem de um exerccio na lousa com uma proposta de soluo. Os alunos devem acompanhar os passos do exerccio e concluir se a resposta est correta ou incorreta. Explicar o motivo. Sugestes A aula pode servir como introduo matemtica financeira, discutindo a importncia de conhecer economia. O artigo Matemtica financeira - Aprenda a calcular porcentagem e juros simples pode ser uma boa porta de entrada para o assunto.

ados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula Aprender noes bsicas sobre porcentagem e como aplic-las em atividades de educao ambiental. Durao das atividades 2 aulas de 50 minutos. Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno Fraes, regra de trs e proporcionalidade. Estratgias e recursos da aula

Clculos com porcentagem so necessrios no cotidiano da maioria das pessoas. O objetivo dessa aula oferecer aos alunos a oportunidade de aprender conceitos bsicos por meio de clculos simples em uma situao do cotidiano que desperte o seu interesse e que apie a conscientizao dos alunos sobre a importncia de participar da preservao do meio-ambiente, mais especificamente com relao ao destino correto do lixo. O ponto de partida sugerido apresentar aos alunos os dois smbolos que sero utilizados nessa atividade e discutir a presena desses smbolos no seu cotidiano. Que relaes os alunos estabelecem quando enxegam o smbolo da reciclagem? Eles encaminham o lixo para o destino adequado? Ser que eles fazem isso da maneira correta?

Fig. 1 - Smbolo internacional que representa a reciclagem. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem E o smbolo da porcentagem, familiar? Em que situaes ele est presente na vida dos alunos?

Fig. 2 - Smbolo que representa porcentagem, utilizado a partir do sculo XVIII. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/%25 importante ampliar a aplicao do conceito de porcentagem para alm da questo do consumo e ajudar os alunos a construir um conceito geral, aplicvel em diversas situaes, como por exemplo a da reciclagem, atividade que atualmente faz parte da cidadania. Aprendendo sobre a Reciclagem O Portal do Professor disponibiliza um Objeto de Aprendizagem que permite aos alunos aprender sobre a reciclagem e o destino correto do lixo. A atividade possui o formato de jogo e os jogadores ganham pontos conforme acertam o destino de cada tipo de resduo.

Fig. 3 - Imagem do Objeto de Aprendizagem: Jogo da Reciclagem.

Jogo da reciclagem Recurso disponvel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14736/jogo_da_reciclagem.swf importante que os alunos criem suas prprias tabelas de reciclagem conforme as cores. Anotaes realizadas durante o jogo podem ajudar nessa atividade. As cores padronizadas so: Lixeira Amarela: Metais Lixeira Vermelha: Plstico Lixeira Azul: Papel e Papelo Lixeira Verde: Vidro Na opinio dos alunos, qual seria a proporo de pessoar que separam o lixo? De que forma essa quantidade poderia ser representada? Para que serve a Porcentagem? Alm de juros e descontos no cormrcio - associao comum quando se fala em porcentagem - , a porcentagem serve para representar partes ou pores de objetos ou ainda mostrar quais as chances de algo ocorrer.

Fig. 4 - Diferentes representaes de partes de uma figura. Fonte: Autor O que Porcentagem? De uma forma simplificada pode-se apresentar a porcentagem como uma razo expressa com um denominador 100. Sua representao utiliza o smbolo %. Alguns exemplos que podem ser apresentados aos alunos, de acordo com as figuras anteriores: 1/2 = 50% pois se 100% representa a totalidade, 50% representa a metade. 1/4 = 25% pois 1/4 significa a quarta parte do todo e isso corresponde a 25/100. Entre as operaes mais comuns, esto a adio de uma determinada porcentagem, que por exemplo em uma compra chamada de juro sobre o valor de um produto. E a

subtrao de uma porcentagem, que em uma compra seria o desconto sobre o preo inicial. No caso da reciclagem, se apenas uma parte das pessoas separa o seu lixo, como por exemplo 20 pessoas de cada grupo de 100 pessoas, temos 20% de pessoas conscientes que agem corretamente. Atividade Envolvendo Reciclagem e Porcentagem A proposta envolver os alunos em uma atividade que permita entender a porcentagem aplicada no contexto de um problema que faz parte do cotidiano de todos, como a reciclagem. Uma vez que a atividade com o objeto de aprendizagem e as discusses foram realizadas, os alunos j possuem um conhecimento inicial sobre a importncia do destino correto de cada tipo de resduo, pode-se partir para uma atividade simples e prtica que pode ser feita na escola. 1 Situao: Pesquisa na Sala de Aula A turma deve fazer um levantamento de quantos colegas da sala separam o lixo em casa. Aps isso, deve ser feito um clculo que mostra essa informao na forma de porcentagem. Se, por exemplo, em uma turma de 35 alunos apenas 5 separam o lixo, temos o seguinte clculo, usando uma regra de trs: 35 ------ 100% (30 alunos corresponde a 100%) 5 ------ X (a quanto corresponde 5?) 35X = 500% X = 500% / 35 X = 14,3% Isso significa que quase 15% dos alunos separa o lixo. Os alunos consideram a porcentagem encontrada na sua pesquisa adequada? O professor tambm pode incluir uma nova pergunta: Depois das atividades, quantos pretendem separar o lixo em casa? Isso poderia gerar novos clculos. 2 Situao: Pesquisa na Escola Da mesma forma que foi feito na sala de aula, pode-se realizar uma pesquisa na escola, por turma e juntando todas as informaes para encontrar a porcentagem de alunos que separa o lixo em toda a escola. A partir dos clculos, os alunos podem solicitar apoio aos professores e colegas para iniciar uma campanha de conscientizao.
Recursos Educacionais Nome Tipo

Jogo da reciclagem Animao/simulao

Recursos Complementares Como recurso complementar sugerimos que o professor apresente alguns vdeos sobre reciclagem para os alunos, como por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=9fNJdEwQno0. Uma reportagem que apresenta dados e informaes importantes sobre reciclagem pode ser acessada no endereo: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_250712.shtml. Avaliao Uma boa forma de avaliar essa atividade pedir aos alunos que criem um mapa conceitual relacionando a separao dos resduos e as porcentagens encontradas na atividade realizada sobre a reciclagem na escola. Com base nesses mapas o professor pode avaliar o aproveitamento dos alunos em vrios aspectos, desde questes relacionadas aos conceitos at a sua aplicao. Pode-se usar programas como o Freemind para produzir mapas nos computadores da escola (http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Ma

You might also like