You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIDADE UNIVERSITRIA DE AQUIDAUANA CURSO DE AGRONOMIA

MICROBIOLOGIA

Rozimere Batista Rodrigues.

Aquidauana-MS, Julho de 2010.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIDADE UNIVERSITRIA DE AQUIDAUANA CURSO DE AGRONOMIA

MICROBIOLOGIA

Trabalho apresentado com fins avaliativos solicitado pela Prof Dr. Marcelo Rigotti responsvel pela disciplina de Microbiologia, do Curso de Agronomia.

Aquidauana-MS, Julho de 2010. Introduo

Para a prtica de uma agricultura sustentvel, h necessidade de se diminuir o uso de pesticidas sintticos, e uma alternativa promissora o uso de bioprotetores, por meio da microbiolizao de sementes. Um programa de controle biolgico embasado na seleo de microrganismos antagnicos, que pode ser realizada in vitro ou in vivo. O controle biolgico consiste no emprego de um organismo (predador, parasita ou patgenos) que ataca outro que esteja causando danos econmicos s lavouras (FARIA et al, 2002). Fungos do gnero Trichoderma spp. so reconhecidos como agentes de controle biolgico por serem antagonistas a vrios fungos fitopatognicos, podendo exercer o controle indiretamente, por meio de induo de resistncia e de tolerncia ao estresse s plantas ou, diretamente, competindo por espao e nutrientes, produzindo substncias antimicrobianas, inativando as enzimas do patgeno e mediante o microparasitismo, sendo a ao das enzimas hidrolticas sobre os fitopatgenos considerado o principal mecanismo envolvendo o processo desse antagonista . O fungo Trichoderma harzianum um eficiente antagonista a fungos e bactrias, alm de produzir esporos e clamidsporos, que podem ser utilizados para preparo de formulaes comerciais. Trichoderma harzianum vem sendo aceito como um dos agentes de biocontrole mais potentes contra doenas de plantas, e tambm usado como um antagonista contra vrios fungos fitopatognicos do solo nos ltimos anos (FARIA et al, 2002). Reviso Bibliogrfica Para a prtica de uma agricultura sustentvel, h necessidade de se diminuir o uso de pesticidas sintticos, e uma alternativa promissora o uso de bioprotetores, por meio da microbiolizao de sementes (FARIA et al, 2002). Segundo Gorgen et al.(2009), as doenas de plantas, principalmente as causadas por patgenos de solo, so responsveis por perdas severas em culturas de importncia econmica em todo o mundo. A utilizao de cultivares resistentes seria uma grande alternativa para o controle de pragas, doenas e plantas invasoras, porm, dificuldades como a identificao de genes de resistncia para alguns patgenos e a habilidade de adaptao que estes possuem a novos gentipos de plantas, podem tornar a resistncia uma soluo temporria. Alm disso, o controle qumico de doenas de plantas no totalmente eficiente, uma vez que o patgenos penetra no tecido vascular da planta, como o caso de Fusarium oxysporum. Ainda, os insumos qumicos tm causado impactos negativos nos mais diferentes

compartimentos dos ecossistemas, representados por contaminao das guas, resduos qumicos no solo, efeitos nos microrganismos, danos sade humana e dificuldade na ciclagem de resduos qumicos em ambientes protegidos (GORGEN, et al,2009). Assim, o controle biolgico se constitui em demanda atual e de alta importncia para viabilizar a substituio dos agroqumicos (GORGEN, et al,2009). Neste contexto, uma alternativa para o controle de fitopatgenos o uso de microrganismos antagonistas, os quais oferecem potencialmente respostas para muitos problemas enfrentados na agricultura. O controle biolgico de patgenos veiculados pelo solo pode ser obtido atravs da introduo de antagonistas, tanto no solo quanto nos rgos de propagao ou atravs da manipulao do ambiente. Um programa de controle biolgico embasado na seleo de microrganismos antagnicos, que pode ser realizada in vitro ou in vivo (FARIA et al, 2002). Sabe-se que diversos microrganismos tm revelado potencial antagnico (ou seja, inibe seu potencial de crescimento, liberando substncias alopticas no solo) a diferentes fitopatgenos, principalmente, fungos habitantes do solo, entre eles Fusarium oxysporum. Entre os biocontroladores usados contra patgenos do solo tm-se destacado isolados selvagens e melhorados de Trichoderma spp. O Trichoderma spp. um gnero de fungos, que so economicamente importantes principalmente pela sua capacidade de produzir enzimas, antibiticos e atuao no controle biolgico, capazes de colonizar diferentes substratos sob condies ambientais diversas. um fungo de solos orgnicos, vivendo saprofiticamente ou parasitando outros fungos (MENDOZA, 2009). Um dos mais importantes nichos ecolgicos ocupados por espcies de Trichoderma spp. a rizosfera da planta, que efetivamente colonizada, devido capacidade desses fungos para interagir com as plantas e competir com outros organismos do solo. Essa habilidade o resultado de um longo perodo de evoluo em que os mecanismos biolgicos para atacar outros microorganismos e para propiciar crescimento das plantas se desenvolveram em Trichoderma spp. A atividade de controle biolgico de Trichoderma spp. depende do seu potencial e versatilidade metablica secretoras, que so responsveis pela produo de grandes quantidades de enzimas hidrolticas envolvidas na degradao das paredes celulares de fungos. Uma vez que as espcies de Trichoderma spp. so eficientes antagonistas de fungos e outros, devido sua onipresena e rpida colonizao do substrato, eles tm sido usados como organismos de controle biolgico para a agricultura, e os seus sistemas enzimticos so amplamente utilizados na indstria (MENDOZA, 2009).

O genoma do Trichoderma spp. embora seja um gnero de fungos de valor biotecnolgico elevado, tem sido pouco pesquisadas em comparao com outros microorganismos. Vrias espcies tem sido utilizadas em biocontrole, entretanto, Trichoderma harzianum a espcie mais bem estudada. Fungo Trichoderma harzianum O fungo Trichoderma harzianum um potente agente de controle biolgico de ocorrncia natural, atua inibindo fitopatgenes habitantes de solo utilizando-se de um ou mais mecanismos, que so basicamente a antibiose (antibiticos, toxinas e enzimas que afetam o desenvolvimento de fungos e bactrias), alm de produzir esporos, que podem ser utilizados para preparo de formulaes comerciais. Trichoderma harzianum atua essencialmente por microparasitismo, que consiste no contacto fsico do fungo com o seu hospedeiro e as suas hifas enrolam-se em redor deste por estruturas especializadas que degradam as paredes celulares do hospedeiro. O antagonismo de Trichoderma harzianum se caracteriza por processos de antibiose, competio e microparasitismo. No processo de microparasitismo, Trichoderma harzianum produz enzimas hidrolticas que vo digerir a parede celular do hospedeiro, possibilitando a utilizao de nutrientes intracelulares. Trichoderma harzianum, permite o bom desenvolvimento radicular da planta, porque atuam bloqueando o efeito aloptico negativo dos fitopatgenos. Tambm pode atuar na decomposio de matria orgnica e liberao de nutrientes para planta. O antagonista acaba promovendo um maior crescimento radicular e maior produtividade. Em campos de produo, tal efeito pode ser constatado com o tratamento de sementes. O ganho na produo evidente, lucro certo para o agricultor. Entretanto, as vias de transduo de sinal que levam induo destas enzimas ainda so desconhecidas. Alm do efeito direto sobre os fitopatgenos, o fungo Trichoderma harzianum tambm pode atuar na decomposio de matria orgnica e na degradao de resduos txicos em solos contaminados com agrotxicos. O Trichoderma harzianum alm do controle biolgico de fungos patognicos, apresenta tambm vantagens como o aumento da populao de Azotobacter, uma vez que

produz substncias que neutralizam os antagonistas deste tipo de bactrias. Tem a capacidade de solubilizar micro elementos independentemente do pH do meio. Incrementa a absoro de nutrientes atravs do maior desenvolvimento radicular e promove a absoro e translocao de nutrientes pouco disponveis. Cresce na superfcie das razes protegendo-as das infeces dos patognios durante toda a poca de crescimento, ao contrrio dos fungicidas qumicos que s protegem a planta nos perodos em que se aplicam e durante um curto espao de tempo.

Concluso Desta forma o fungo Trichoderma harzianum, de grande importncia para a agricultura sustentvel; por ser um potente agente de controle biolgico de ocorrncia natural. Alm de ter capacidade de solubilizar microelementos independentemente do pH do meio. Incrementa a absoro de nutrientes atravs do maior desenvolvimento radicular e promove a absoro e translocao de nutrientes pouco disponveis, atuando na decomposio de matria orgnica e liberao destes nutrientes para planta.

Referncias Bibliogrficas MENDOZA, D. P.G. Variaes do secretoma de Trichoderma harzianum em resposta a diferentes fontes de carbono. 2009. 66 p. Dissertao (Mestrado em Biologia Molecular)Universidade de Braslia, Braslia, 2009. Disponvel em: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/4448/1/2009_DianaPaolaGomezMendonza.pdf. Acesso em: 30/06/2010. GORGEN, A.C; NETO, A.N. da S; CARNEIRO, L.C; RAGAGNIM, V; JUNIOR, M.L. Controle do mofo-branco com palhada e Trichoderma harzianum 1306 em soja. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v. 44, n. 12, p. 1583-1590, dez. 2009. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/pab/v44n12/v44n12a04.pdf. Acesso em: 30/06/2010.

LISBOA, B.B; BOCHESE, C.C; VARGAS, L. K; SILVEIRA, J. R. P; RADIN, B; OLIVEIRA, A.M.R. Eficincia de Trichoderma harzianum e Gliocladium viride na reduo da incidncia de Botrytis cinerea em tomateiro cultivado sob ambiente protegido. Cincia Rural, Santa Maria, v. 37, n. 5, p.1255-1260, set - out, 2007. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010384782007000500006 Acesso em: 30/06/2010. FARIA, A.Y.K; NETO, D.C; ALBUQUERQUE, M.C.F. Atividade Antagnica in vitro de Trichoderma harzianum a patgenos de sementes de algodoeiro. Revista Agropecuria Tropical, Cuiab, v.6, n.1, p. 59-71, 2002. Disponvel em: http://www.ufmt.br/agtrop/Revista6/doc/03.htm Acesso em: 30/06/2010. Disponvel em http://globalrelva.org/index.php?option=com_content&v iewar ticle &id =188trichoderma-harzianum&catid=34:cool-season-turfgrass-regionnews&Itemid=5 9 Acesso em: 30/06/2010.

You might also like