You are on page 1of 5

JOVENS NO LIVRO DE ATOS

W. Brockmeier Christian Treasury - March 1991

Ensinando-nos Por Seu Exemplo


O livro de Atos dos Apstolos nos ensina mais por exemplo do que por mandamento. Ele no apresenta tantos mandamentos para obedecer, como apresenta padres para serem seguidos. Uma coisa sermos corretos na doutrina; outra, bem diferente, sermos corretos em nosso andar, embora ambas as coisas nunca deveriam estar separadas. Podemos encontrar certas coisas nas Escrituras, desfrutar delas, e at mesmo falar delas, sem que seu verdadeiro impacto e sua fora no sejam compreendidos enquanto no as experimentarmos na prtica. provvel que os jovens, mais do que os outros, sejam mais propensos a observar certas verdades, adotando-as de um modo intelectual. Mas no livro de Atos encontramos vrios jovens que obtiveram valiosa instruo, no pela teoria, mas pela experincia. O benefcio de qualquer experincia est diretamente relacionado ao quanto conhecemos do pensamento de Deus acerca dela. Nunca devemos atribuir experincia um peso maior do que a verdade revelada de Deus, mas pela experincia que a verdade de Deus aprendida na prtica. Observamos, nos jovens encontrados no livro de Atos, importantes lies morais sendo ensinadas.

HIPOCRESIA
Ananias e Safira foram desmascarados por Pedro por haverem mentido ao Esprito Santo. A devoo deles era maior exteriormente do que interiormente. Em poucas palavras, eles eram culpados de hipocrisia. Qual de ns pode se considerar livre disto? Devemos andar sempre julgando-nos a ns mesmos por causa de nossos coraes astutos e traioeiros. Deus expressa, de forma inquestionvel, o Seu pensamento acerca deste mal encontrado entre o Seu povo. Havia jovens presentes, os quais foram testemunhas do solene juzo que caiu sobre aqueles dois que eram culpados do fermento dos fariseus (Lc 12:1). "E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os mancebos, cobriram o morto, e transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espao de quase trs horas, entrou tambm sua mulher, no sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Ento Pedro lhe disse: Porque que entre vs vos concertastes para tentar o Esprito do Senhor? Eis a porta os ps dos que sepultaram o teu marido, e tambm te levaro a ti. E logo caiu aos seus ps, e

expirou. E, entrando os mancebos, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas." (At 5:1-11). Numa poca como esta, em que os santos de Deus so encorajados a falar de si prprios e de sua dedicao ao servio do Senhor, possamos prestar ateno sria lio de Ananias e Safira, que foram mortos por Deus por sua pretenso de aparentarem estar fazendo e dando mais do que faziam e davam na realidade. Sem dvida, aqueles jovens presentes ali nunca mais se esqueceram daquela experincia. Que grande efeito preservador deveria ter esse incidente sobre ns, quando somos tentados a exagerar ou chamar a ateno para nossos dbeis esforos de servir ao Senhor. "Quem fala de si mesmo busca a sua prpria glria." (Jo 7:18). Aqueles jovens tiveram uma experincia mpar na obra do Senhor - enterrar dois hipcritas. Aquele era um trabalho necessrio ento, como ainda hoje: enterrar nossas pretenses de espiritualidade e realizaes, qualquer que seja o nvel delas. Se estamos nos sentindo cheios de talento por causa de nosso servio, porque ainda temos pouco entendimento das palavras do Senhor: "Assim tambm vs, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inteis, porque fizemos somente o que devamos fazer" (Lc 17:10).

ZELO SEM ENTENDIMENTO


Outro perigo a que os jovens so talvez mais vulnerveis o de terem "zelo de Deus, mas no com entendimento" (Rm 10:2). O apstolo Paulo, antes de sua converso, quando era conhecido como Saulo de Tarso, era um jovem muito zeloso (At 22:3; Fp 3:6). Quando jovem, ele ajudou no apedrejamento de Estvo. "E as testemunhas depuseram os seus vestidos aos ps de um mancebo chamado Saulo." (At 7:58). Talvez ele no tenha atirado pedras, todavia aprovou o assassinato de Estvo. Os judeus j no sabiam o que fazer com Estvo. Este atacara suas conscincias, convencendo-os, pelo Esprito, de sua culpa e rebelio. Alm disso, o esprito no qual falou era impecvel. "E no podiam resistir sabedoria, e ao esprito com que falava." (At 6:10). Entre ns, hoje em dia, a verdade de Deus com freqncia diminuda por causa de falhas no esprito, ou por faltas no andar daqueles que a apresentam. Os judeus no tinham tal desculpa. Tudo o que podiam fazer era se arrepender, ou ento livrar-se daquele que lhes mostrava claramente a posio em que se encontravam diante de Deus. As ltimas palavras de Estvo devem ter ressoado nos ouvidos de Paulo por toda a sua vida. Estvo clamou: "Senhor, no lhes imputes este pecado" (At 7:60). No fim da vida de Paulo, ao se referir poca em que ningum permaneceu ao seu lado durante a oposio de Alexandre, ele quase fez eco das palavras de Estvo, ao dizer: "Que isto lhes no seja imputado" (2 Tm 4:16). Quo semelhante ao seu Mestre foram Estvo e Paulo. Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, porque no sabem o que fazem" (Lc 23:34).

Precisamos aprender que um esprito correto tem mais valor do que o zelo. Nada dito do zelo de Estvo, embora ele obviamente fosse zeloso para a glria de Deus. As ltimas palavras de Paulo que esto registradas so: "O Senhor Jesus Cristo seja com o teu esprito. A graa seja convosco. Amm" (2 Tm 4:22).

INDIFERENA
Quando olhamos para Saulo de Tarso, encontramos um jovem opondo-se verdade de Deus. Mas em Atos 20 encontramos um jovem indiferente verdade de Deus, mais particularmente ao ministrio de Paulo que apresenta as bnos, privilgios e responsabilidades crists, tanto individual como coletivamente. "E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discpulos para partir o po, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prtica at meia noite. E havia muitas luzes no cenculo onde estavam juntos. E, estando um certo mancebo, por nome utico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo: e foi levantado morto. Paulo, porm, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraando-o, disse: No vos perturbeis, que a sua alma nele est. E subindo, e partindo o po, e comendo, ainda lhes falou largamente at alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o mancebo, e ficaram no pouco consolados." (At 20:7-12). Se por um lado esta passagem est repleta de ensino para ns, por outro, h alguns pontos que so bvios e que iremos examinar em busca de pensamentos mais profundos. utico caiu do ministrio de Paulo. Paulo restabeleceu utico e o colocou novamente em um lugar onde poderia uma vez mais escutar o ministrio de Paulo. Uma coisa falar de restaurao, mas outra, e quo bendita, conhecer a doura dela em nossas almas. Com que freqncia temos "cado" depois de nos tornarmos indiferentes ao ministrio de Paulo. E, com freqncia, aquele mesmo ministrio que tnhamos ignorado, que usado em nossa restaurao, nos colocando outra vez em uma condio de alma propcia para desfrutarmos uma vez mais da doutrina de Paulo. A verdadeira restaurao no termina antes de chegar ao terceiro andar. Podemos muito bem questionar a professa restaurao de algum que tenha pouco interesse no ministrio das Escrituras. Aqui estava um jovem que sabia bem o que ser restaurado de um modo bastante significativo. Sem dvida utico, aps sua recuperao, passou a ter um novo apreo por Paulo.

O APREO PELA DOUTRINA DE PAULO


Paulo tinha um sobrinho que tambm lhe dava valor. Quo encorajador vermos um jovem que, em meio a toda a oposio religiosa, dava valor a Paulo. Os judeus no se contentavam em impedir Paulo, eles queriam extermin-lo. "E, quando j era dia, alguns dos judeus fizeram uma conspirao e juraram dizendo que no comeriam nem beberiam enquanto no matassem a Paulo. E eram mais de quarenta os que fizeram esta conjurao. E estes foram ter com os principais dos sacerdotes e

ancios, e disseram: Conjuramo-nos, sob pena de maldio, a nada provarmos at que matemos a Paulo. Agora, pois, vs, com o conselho, rogai ao tribuno que vo-lo traga amanh, como que querendo saber mais alguma coisa de seus negcios, e, antes que chegue, estaremos prontos para o matar. E o filho da irm de Paulo, tendo ouvido acerca desta cilada, foi e entrou na fortaleza, e o anunciou a Paulo. E Paulo, chamando a si um dos centuries, disse: Leva este mancebo ao tribuno, porque tem alguma coisa que lhe comunicar." (At 23:12-18). natural que os jovens queiram ser populares, ou pelo menos, bem aceitos. O sobrinho de Paulo, mesmo sendo jovem, entendeu que o ministrio celestial de Paulo no era aceito. Do mesmo modo, este ministrio nos colocar em conflito direto com a carne religiosa. Alm disso, o sobrinho de Paulo foi colocado na posio de quem conhece, na prtica, o prisioneiro Paulo. Paulo, "o apstolo", denota sua autoridade, mas a idia de Paulo, "o prisioneiro", revela sua rejeio e a restrio que lhe imposta. A fortaleza onde Paulo se encontrava pode ser uma leve figura da casa de Deus em sua condio atual, mais parecida com uma "grande casa" (2 Tm 2:20). Nela, Paulo era um prisioneiro. Do mesmo modo, hoje a doutrina de Paulo , com freqncia, restrita pelos limites impostos pela cristandade. A plenitude de seu ensino algo que no desejado em muitos lugares cristos, enquanto, em outros, atacada e minada. Apesar de seu aprisionamento, ali Paulo foi preservado ileso. O modo como foi guardado dos judeus de grande interesse, mas no que diz respeito ao jovem, sua nica responsabilidade era seguir as instrues de Paulo. Para que o volume de verdades reveladas por Paulo seja preservado, devemos seguir suas instrues. No podemos mudar as circunstncias - isto prerrogativa de Deus - mas podemos obedecer. Ao escrever aos Tessalonicenses, uma assemblia jovem assediada por mau ensino, Paulo os encoraja: "Estai firmes e retende as tradies (instrues) que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epstola (carta) nossa" (2 Ts 2:15). Seguirmos as instrues de Paulo nos preservar e nos manter sempre que conceitos inteligentes e plausveis, porm errneos, nos forem apresentados. Aprender na prtica que o homem religioso encontra-se em oposio doutrina de Paulo; reconhecer Paulo como um prisioneiro, e entender que seguir suas instrues o nico meio de conservarmos sua doutrina e o testemunho que dela resulta, so lies de importncia vital. O sobrinho de Paulo no abraou sua causa por meio de lutas e confrontos, mas pela sujeio s condies em que foi colocado. Estes quatro incidentes envolvendo jovens no livro de Atos deveriam nos despertar para a necessidade de compreendermos, na prtica, a exigncia que Deus faz de sermos autnticos, o poder que advm de um esprito correto, e a importncia de se dar valor ao ministrio de Paulo, seguindo suas instrues sem deixar de submeter-se s condies atuais.

W. Brockmeier

Christian Treasury - March 1991

You might also like