You are on page 1of 10

ELEMENTOS ESPECIAIS DE CONCRETO: NOVAS METODOLOGIAS PARA UM DIMENSIONAMENTO RACIONAL E SEGURO

Rafael Alves de Souza1, Tlio Nogueira Bittencourt2

1. Introduo
Antes de dar incio descrio das alternativas disponveis para o dimensionamento de elementos especiais de concreto necessrio previamente entender o significado do termo descontinuidade. Tal definio decorrncia da diviso de uma estrutura em Regies B e Regies D, conforme visto a seguir. A Hiptese de Bernoulli (Jacob Bernoulli, matemtico suo, 1654 1705) postulada em 1705 estabelece que: sees planas perpendiculares ao eixo neutro de uma barra, permanecem planas depois da ocorrncia da flexo nessa barra. Esta hiptese decorrncia de uma simples intuio a respeito do comportamento de um certo elemento estrutural e no baseada em nenhuma formulao matemtica. No entanto, ensaios experimentais tm mostrado que a Hiptese de Bernoulli pode ser aplicada satisfatoriamente para vigas elaboradas de qualquer espcie de material, especialmente quando o comprimento da viga muito maior do que a altura da sua seo transversal (ALLI (1997)). A Hiptese de Bernoulli facilita muito o dimensionamento de elementos de concreto armado, pois possvel assumir que a distribuio de deformaes ao longo da altura da seo transversal do elemento seja mantida linear, desde o incio do seu carregamento at a sua ruptura, conforme ilustra a Figura 1. Dessa maneira, a determinao das tenses atuantes nos ao e no concreto so imediatas, bastando para isso conhecer a relao constitutiva de cada um dos materiais.
c

Resumo: O dimensionamento da maioria dos elementos especiais em concreto tem sido feito com grande segurana ao longo dos tempos. No entanto, ainda existem alguns elementos estruturais que so dimensionados de maneira pouco confivel, recorrendo-se simplesmente a recomendaes prticas ou regras empricas. Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir as mais recentes alternativas para o dimensionamento desses elementos estruturais. Palavras-chave: concreto estrutural, mtodo dos elementos finitos, mtodo corda-painel e mtodo das bielas.

Abstract: The design of structural concrete special elements has been done with great safety along the times. However, there are some elements which still are mainly designed empirically based on practical recommendations or rules. The objetive of this work is to present and discuss the most recent possibilities to design these kind of elements. Keywords: structural concrete, finite element model, stringer-panel model and strut and tie model.

h
1

Linha Neutra s

Professor Assistente. Mestre. Universidade Estadual de Maring, Departamento de Engenharia Civil Bloco C67, Av. Colombo 5790, CEP 87020-900, Maring, PR. e-mail:

rafael.alves@poli.usp.br
Professor Livre Docente, Ph.D. Universidade de So Paulo, Escola Politcnica, Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 n.271 - Cidade Universitria, CEP 05508-900, So Paulo, SP. e-mail:
2

Figura 1 Distribuio linear de deformaes em uma viga de concreto armado

tulio.bittencourt@poli.usp.br

Na Hiptese de Bernoulli, costuma-se desprezar as deformaes de distoro provocadas pelo esforo cortante, o que facilita muito a soluo da equao diferencial da linha elstica, definida na Equao (01):

que a Hiptese de Bernoulli aplicvel, isto , que a distribuio de deformaes ao longo do elemento estrutural seja linear. Em pontos de aplicao de cargas, pode-se mostrar com o recurso de mtodos numricos que a regio imediatamente abaixo do ponto de aplicao do carregamento extremamente perturbada e que existe uma grande variao nos valores das tenses, impedindo assim a adoo de deformaes bem comportadas, conforme assume a Hiptese de Bernoulli. Nessas regies de perturbao, as deformaes por esforo cortante apresentam valores significativos, o que obriga a sua considerao no dimensionamento do elemento estrutural. Portanto, para estas regies deixa de ser vlida a Hiptese de Bernoulli e a aplicao dos mtodos convencionais de anlise e dimensionamento de estruturas pode conduzir a solues inseguras. O Princpio de Saint Venant pode ainda ser estendido para regies com geometrias irregulares, que tambm acabam por provocar uma quebra na linearidade das deformaes ao longo da altura do elemento estrutural. Desta maneira, costuma-se classificar as causas de perturbao de deformaes como sendo de ordem esttica (causada pela presena de cargas) e geomtrica (causada por mudanas bruscas na geometria). De acordo com SCHFER & SCHLAICH (1988, 1991), pode-se dividir uma estrutura em regies contnuas e descontnuas, seguindo a Hiptese de Bernoulli e o Princpio de Saint Venant. As regies contnuas so aquelas em que a Hiptese de Bernoulli de distribuio linear de deformaes ao longo da seo transversal vlida. As regies descontnuas so aquelas onde a Hiptese de Bernoulli no pode ser aplicada, isto , onde a distribuio de deformaes ao longo do elemento no-linear. Assim, para o entendimento de qualquer processo moderno de dimensionamento do concreto estrutural, costuma-se classificar as regies de uma estrutura das seguintes maneiras:

d2y M d V = + k 2 dx EI dx GA
Onde: y = deslocamento vertical; M = momento fletor; EI = rigidez flexo; GA = rigidez ao corte; V = esforo cortante; k = constante.

(01)

As solues obtidas atravs dessa hiptese permitem um dimensionamento funcional e seguro para as estruturas em que as deformaes devido ao esforo cortante podem ser desprezadas. Por isso, elementos estruturais de concreto estrutural tais como lajes, vigas e pilares tm sido dimensionados com relativa facilidade e segurana ao longo dos tempos. Porm, essa hiptese simplificadora no pode ser estendida para todos os tipos de elementos estruturais, ou mais especificamente, para todas as regies de um elemento estrutural, conforme se conclui ao estudar o Princpio de Saint Venant (Adhmar Barr de SaintVenant, matemtico e engenheiro francs, 1797-1886). O Princpio de Saint Venant estabelece que: se existirem dois sistemas estaticamente equivalentes de foras sendo aplicados na mesma regio de um contorno, em corpos diferentes mas geometricamente idnticos, as diferenas ocorridas nas tenses sero desprezveis em regies suficientemente afastadas da rea de aplicao das cargas. No entanto, imediatamente abaixo do ponto de aplicao das cargas, surgiro diferenas significativas de tenso. Grandes perturbaes de tenso so esperadas nos pontos de aplicao dos carregamentos, principalmente se a carga for pontual. Por isso, apenas para regies afastadas de apoios e de pontos de aplicao de cargas, pode-se assumir

Regies B, sendo o B proveniente de Bernoulli ou Beam: so regies onde a Hiptese de Bernoulli pode ser aplicada, isto , regies onde pode-se assumir que a distribuio de deformaes ao longo do elemento seja linear; Regies D, sendo o D proveniente de Disturbed ou Descontinuity: so as regies onde a Hiptese de Bernoulli no pode ser aplicada, isto , onde a distribuio de deformaes ao longo do elemento no-linear.

regularizao das tenses. A delimitao das Regies D pode ento ser feita considerando distncias iguais altura das Regies B adjacentes, a partir das descontinuidades geomtricas ou estticas. A Figura 3 apresenta este procedimento, que apesar de aproximado bastante satisfatrio.

Sugestes aproximadas para a caracterizao das dimenses das Regies B e D, seguindo o Princpio de Saint Venant, podem ser encontradas para uma srie de elementos estruturais no relevante trabalho de SCHFER & SCHLAICH (1988, 1991). Em geral, o comprimento de cada Regio D, devido introduo de alguma causa de distrbio (aplicao de carga ou mudana na geometria do elemento) aproximadamente igual altura do elemento estrutural. A Figura 2 apresenta o exemplo de uma estrutura subdividida em regies B e D.
h h h h h h h

Figura 3 Exemplos de Regies D e seus contornos (fonte: ACI-318 (2002)) Observa-se desta maneira, que vigas esbeltas normalmente possuem algumas Regies D em sua constituio, tais como as regies dos apoios e os pontos de introduo de cargas concentradas, no entanto, estas regies quase sempre so desprezadas no dimensionamento. De acordo com o ACI-318 (2002), se existe uma Regio B entre Regies D em um vo de cisalhamento, a resistncia deste vo ser governada pela existncia da Regio B, se esta possuir condies de geometria e armao semelhantes s regies com descontinuidade. Isto ocorre porque a resistncia ao cisalhamento de uma Regio B muito menor do que a resistncia ao cisalhamento de uma Regio D equiparvel e, por isso que as Regies D existentes em vigas esbeltas podem ser desprezadas no dimensionamento, sem causar problemas significativos para a segurana do elemento estrutural. Portanto, consideram-se elementos com descontinuidade estruturas de concreto constitudas por uma ou mais Regies D e, conforme visto, a anlise e dimensionamento estrutural das Regies D deve ser feita recorrendo a modelos que tenham em conta as deformaes por esforo cortante.

P P

Regies B Regies D

P
h

Figura 2 Estrutura subdividida em Regies B e D (Adaptado de FU (2001)) Observa-se assim que, de acordo com o Princpio de Saint-Venant, existe uma regio definida por dimenses da mesma ordem de grandeza da altura da seo transversal do elemento carregado, na qual se processa a

2. Alternativas de Dimensionamento
De acordo com FIGUEIRAS (1999), o procedimento para a anlise e dimensionamento das estruturas de concreto, que reconhecido pelas mais diversas regulamentaes e faz parte da prtica profissional, pode ser descrito resumidamente nos seguintes passos: a) estimativa das dimenses iniciais de todos os elementos estruturais, com base em regras simplificadas e na experincia acumulada durante anos de prtica profissional. As dimenses adotadas devem satisfazer as condies arquitetnicas e de execuo, e assegurar a satisfao aos estados limites definidos pelos cdigos vigentes; b) determinao dos esforos internos associados aos diferentes casos de carregamento e respectivas combinaes, com base numa anlise linear elstica da estrutura; c) dimensionamento das "sees transversais", isto , verificao das dimenses iniciais e quantificao das armaduras para resistir aos esforos internos calculados, adotando leis constitutivas no-lineares para o ao e para o concreto, com vistas determinao da capacidade resistente ltima das sees; d) realizao, em casos menos correntes, de uma anlise no-linear completa da estrutura com traado da resposta at ruptura, para melhor entendimento do seu comportamento e/ou validao da soluo de dimensionamento adotada. De acordo com o pesquisador, a segurana desta metodologia usada com generalidade na anlise dos tipos estruturais mais correntes (passos a) a c)) tem sido comprovada por anos de prtica, testes e experincias, podendo ser encontrada a justificativa de sua utilizao no Teorema do Limite Inferior da Teoria da Plasticidade, por satisfazer s condies de equilbrio e de resistncia. O passo d) recomendvel sempre que no existir uma experincia adquirida sobre o elemento estrutural em anlise ou sempre que

pela sua importncia a obra justifique este tipo mais elaborado de anlise. Este tipo de anlise mais refinada conduz a um conhecimento mais aprofundado do comportamento estrutural do elemento, possibilitando assim um dimensionamento mais seguro e eficiente. De maneira geral, os elementos estruturais mais comuns de concreto armado ou protendido so atualmente dimensionadas utilizando mtodos racionais, que levam em considerao a distribuio linear de deformaes ao longo do elemento estrutural, desprezando as deformaes provenientes do esforo cortante. Para elementos cujo comportamento essencialmente ditado pela flexo e pelo esforo normal, como o caso das lajes, das vigas e dos pilares, os modelos correntes de clculo possibilitam um dimensionamento simples e eficaz. Sem dvida alguma, o esforo secional que at hoje se constitui em objeto de grande estudo por parte dos pesquisadores o esforo cortante, sendo o dimensionamento de armaduras transversais um tema ainda de bastante controvrsia. Mesmo assim, as recomendaes disponveis possibilitam grande segurana, uma vez que esse esforo dificilmente determinante na resistncia de elementos esbeltos como vigas e pilares. No entanto, existe o problema de que nem todos os elementos estruturais em concreto podem ser dimensionados com estas hipteses simplificadoras, isto , nem sempre pode-se desprezar as deformaes provocadas pelo esforo cortante. Nas denominadas Regies D o esforo cortante quem comanda o dimensionamento e os mtodos de clculos correntes so pouco eficientes, conduzindo a um dimensionamento inseguro. As Regies B, onde a Hiptese de Bernoulli de distribuio linear de deformaes aplicvel, so atualmente projetadas com uma boa preciso e segurana, sendo toda a formulao existente bem conhecida no meio profissional. No entanto, os detalhes mais complexos de uma estrutura, tais

como regies com descontinuidades estticas e geomtricas, geralmente so dimensionados levando em considerao experincias prticas utilizadas com sucesso no passado. Estes detalhes, contudo, tambm tm importncia significativa no comportamento e na segurana das estruturas e, por isso, tambm devem ser dimensionados de uma maneira que leve em considerao modelos fsicos com comportamentos mais realistas. As deformaes provocadas pelo esforo cortante devem ser avaliadas de maneira adequada e modelos baseados na anlise plstica parecem fornecer a melhor soluo para o dimensionamento dessas regies. Ultimamente, devido a grande capacidade de processamento dos microcomputadores, a utilizao de recursos de anlise linear e nolinear tem se tornado mais acessvel, possibilitando, dessa maneira, anlises mais realistas dos elementos especiais. Infelizmente, essas ferramentas necessitam de grande experincia anterior e ainda encontram-se pouco utilizadas nos escritrios de clculo estrutural. Na seqncia, so apresentados os mtodos atualmente disponveis para a anlise e dimensionamento das Regies D. Dentre as alternativas possveis destacam-se os mtodos baseados na anlise plstica (Mtodo das Bielas) e os mtodos numricos aliados anlise linear e no-linear (Mtodo dos Elementos Finitos e Mtodo Corda-Painel).

programas de elementos finitos com poderosos ps-processadores e com os mais avanados modelos constitutivos para o tratamento do concreto armado. Do outro lado, o mercado, que necessita de solues estruturais viveis economicamente e em curto prazo, o que s vezes impossibilita uma anlise mais cuidadosa por parte do calculista utilizando recursos sofisticados de clculo. Adicionalmente, existem poucas recomendaes quanto ao MEF nos cdigos de concreto estrutural, o que gera uma certa insegurana nos projetistas. Alm disso, para o nvel atual do conhecimento, uma abordagem estrutural real utilizando o mtodo dos elementos finitos requer o levantamento de um nmero substancial de parmetros, uma anlise cuidadosa das condies de aplicao das cargas e das condies de contorno e uma anlise ainda mais cuidadosa dos resultados obtidos. Os fatores anteriores, aliados aos prazos reduzidos impostos pelo mercado, desmotivam o projetista de estruturas na utilizao de recursos sofisticados de anlise estrutural. Dessa maneira, procura-se muitas vezes obter uma soluo por meio da inovao, do que por intermdio de uma resoluo propriamente dita. O projetista de estruturas forado a utilizar a sua experincia adquirida e propor uma soluo simplificada, que pode ser muitas vezes insegura. Deixando de lado toda problemtica abordada anteriormente, pode-se dizer que com a utilizao do MEF possvel entender perfeitamente o fluxo de tenses atravs do elemento estrutural em anlise. Dessa maneira, o Mtodo dos Elementos Finitos pode ser essencial para a definio de Modelos de Escoras e Tirantes, auxiliando na escolha das melhores posies para a disposio das armaduras resistentes. Adicionalmente, o Mtodo dos Elementos Finitos possibilita fazer simulaes de desempenho do elemento estrutural dimensionado atravs da anlise no-linear. O computador, nesse caso, serve como uma espcie de laboratrio virtual, que possibilita a

3. Mtodo dos Elementos Finitos (MEF)


O MEF, concebido na dcada de 50, tem sido utilizado com grande sucesso principalmente na indstria aeronutica e mecnica, no entanto, tm sido pouco aplicado na resoluo de problemas envolvendo o concreto estrutural no meio prtico. Conforme muito bem observou LOURENO (1992), isso ocorre porque o projetista de estruturas encontra-se em uma situao paradoxal. De um lado, tem-se o meio cientfico, que a cada dia apresenta uma infinidade de

validao do dimensionamento efetuado para alguma estrutura em que no se tenha uma experincia prvia. Os autores do presente trabalho tm utilizado de maneira intensa a anlise no-linear para a anlise de desempenho de estruturas de concreto. Dentre os programas que tm sido empregados esto os softwares ADINA e DIANA. Para maiores informaes a respeito desse tema recomenda-se a leitura dos seguintes trabalhos: SOUZA (2001), SOUZA & SOUSA (2001), SOUZA et al (2002) e SOUZA (2003).

As idias bsicas do modelo de trelia, freqentemente utilizadas em vigas, para o dimensionamento de armaduras transversais devido ao esforo cortante e ao momento toror, foram estendidas a outras estruturas de concreto. Dessa maneira, vrios elementos estruturais especiais, tais como consolos, dentes gerber, vigas com furos na alma, pilares de viadutos e blocos de fundao sobre estacas tm sido dimensionados atravs desses modelos. O Mtodo das Bielas tambm pode ser estendido s estruturas de concreto protendido, sendo as lajes protendidas um timo exemplo deste caso. As regies submetidas a perturbaes de tenso, introduzidas pelo ato da protenso, so facilmente resolvidas pela adoo de um modelo de escoras e tirantes. O mtodo tambm tm sido utilizado com sucesso nas tarefas de recuperao estrutural e na determinao da capacidade resistente de elementos estruturais submetidos a processos avanados de deteriorao. KESNER & POSTON (2000) apresentaram vrios casos reais onde modelos de escoras e tirantes foram utilizados na determinao da capacidade portante de estruturas danificadas e no desenvolvimento de estratgias para recuperao estrutural. O mtodo constitui uma excelente estratgia para definir, por exemplo, quais os melhores pontos para serem introduzidas foras adicionais estrutura, de maneira a limitar as aberturas de fissuras j existentes e as altas tenses em certas armaduras. Este o caso, por exemplo, da aplicao da protenso externa, visando recuperar elementos estruturais cuja capacidade resistente encontrase seriamente comprometida. A Figura 5 ilustra um fluxograma de projeto estrutural recomendado por FU (2001), que contempla maiores detalhes da rotina de dimensionamento utilizando o Mtodo das Bielas.

4. Mtodo das Bielas (MB)


O Mtodo das Bielas tm como idia principal a substituio da estrutura real por uma estrutura resistente na forma de trelia, denominada de Modelo de Escoras e Tirantes, que simplifica de maneira sistemtica o problema original, conforme ilustram os exemplos da Figura 4. Nessa trelia idealizada as escoras so elementos comprimidos de concreto e os tirantes so barras de ao tracionadas, sendo o ponto de interseco desses elementos as regies nodais.

Figura 4 Exemplos do Modelo de Escoras e Tirantes (fonte: CAST HELP (2002)) O mtodo se constitui em uma generalizao da clssica Analogia de Trelia, proposta por Ritter e Mrsh no incio do sculo XX para o dimensionamento de armaduras transversais em vigas de concreto. O mtodo tem experimentado grande avano nos ltimos tempos, principalmente aps a publicao dos trabalhos clssicos de SCHFER & SCHLAICH (1988, 1991) e da sua incluso em cdigos como o ACI-318 (2002), EHE (1999) , CEB FIP Model Code (1990) e NBR6118 (2003).

Definio do Sistema Estrutural Determinao das Aes e Reaes Estimativa das Dimenses da Estrutura e dos Elementos

para uma classe especfica de problemas estruturais. Por enquanto, este mtodo alternativo tem sido desenvolvido apenas para geometrias ortogonais, onde as bordas da estrutura considerada so horizontais e verticais. No entanto, pesquisas tm sido conduzidas no sentido de expandir a aplicao do modelo a estruturas bidimensionais com geometria no ortogonal. De acordo com BLAAUWENDRAAD & HOOGENBOOM (1996), o Mtodo CordaPainel (Stringer-Panel Model) tem grande aplicabilidade em estruturas de concreto do tipo parede e pode ser considerado como um mtodo intermedirio entre o Mtodo das Bielas e o Mtodo dos Elementos Finitos. A idia principal do Mtodo Corda-Painel consiste no fato de que uma estrutura bidimensional de concreto pode ser modelada dentro de um sistema de cordas (stringers) e painis (panels) retangulares de concreto, conforme ilustra a Figura 6.

Definio das Regies "B" e "D" da Estrutura

Dimensionamento das Regies "B" Atravs de Outros Mtodos

Desenvolvimento dos Modelos de Escoras e Tirantes para as Regies "D"

Determinao das Dimenses do Elemento

Determinao das Foras e Tenses nos Ns

Determinao das Foras e Tenses nas Escoras

Detalhamento dos Tirantes e Verificao das Condies de Ancoragem

Figura 5 - Fluxograma para projeto utilizando o Mtodo das Bielas (fonte: FU (2001)) Conforme citado, vrias normas correntes recomendam a utilizao do MB e do MEF, no entanto, poucas fornecem informaes relevantes que servem de auxlio ao projetista de estruturas. Adicionalmente, existe o problema da falta de divulgao desses assuntos em revistas mais acessveis e a existncia de algumas controvrsias em relao aos parmetros de resistncia a serem adotados para as escoras e para as regies nodais. Os autores do presente trabalho tm se esforado para divulgar e difundir o mtodo, bem como, tm trabalhado na tentativa de estabelecer parmetros ajustados com a NBR6118 (2003). Maiores informaes sobre o Mtodo das Bielas podem ser obtidas nos trabalhos de SOUZA & BITTENCOURT (2003a,b)

5. Mtodo Corda-Painel (MCP)


Para elementos estruturais que possuem comportamento do tipo parede, uma boa alternativa de anlise pode ser obtida atravs da utilizao do Mtodo Corda-Painel. Esta aproximao leva em conta as condies de equilbrio e de compatibilidade e tem a grande vantagem de ser um mtodo sistemtico. um mtodo atrativo, depois do MEF e do MB,

Figura 7 Elementos do Mtodo CordaPainel (Adaptado de http://www.mechanics.citg.tudelft.nl/spancad/) As cordas so utilizadas para a transferncia de esforo normal, podendo ser horizontais ou verticais. Os painis, por sua vez, so elementos retangulares de concreto que so disponibilizados sempre entre quatro cordas. Os painis devem possuir uma malha ortogonal de armaduras que so responsveis em absorver o esforo cortante que atua em cada um destes elementos.

De uma maneira geral, tem-se observado que a utilizao do Mtodo Corda-Painel leva a adoo de uma armadura em malha muito maior do que aquela disponibilizada pelo Mtodo das Bielas. Por outro lado, as armaduras principais obtidas no Mtodo Corda-Painel so geralmente menores do que aquelas obtidas com o Mtodo das Bielas. Os autores do presente trabalho tambm tm estudado a aplicabilidade do Mtodo CordaPainel, tendo dimensionado algumas estruturas por este mtodo e comparado com outras alternativas. Para maiores informaes a respeito do Modelo Corda-Painel recomendase a leitura de SOUZA & BITTENCOURT (2003c).

Recomenda-se que a anlise no-linear atravs do Mtodo dos Elementos Finitos seja empregada somente para a validao de padres de armao obtidos, mesmo porque a sua utilizao para a determinao de armaduras seria muito difcil. A anlise linear pode ser uma alternativa de quantificao de armaduras para elementos do tipo placa, chapa e cascas, conforme se observa nos trabalhos de LOURENO & FIGUEIRAS (1993, 1995). O Mtodo Corda-Painel tem sido empregado para uma classe especfica de problemas, que so as estruturas em parede e existe a possibilidade de expanso do modelo para o caso tridimensional. No entanto, tem-se observado que este mtodo leva a adoo de uma quantidade exagerada de armaduras. Os autores do presente trabalho acreditam que a justificativa principal para a falta de utilizao dessas ferramentas esteja fortemente relacionada com a falta de divulgao desses assuntos. Dessa maneira, os autores tm se esforado no sentido de difundir as recentes metodologias disponveis para o dimensionamento de problemas complexos envolvendo o concreto estrutural. Somente com o emprego dessas ferramentas poder-se- encarar um problema complexo de frente, deixando-se de lado a to freqente alternativa da inovao.

6. Consideraes Finais
Observa-se que para alguns tipos de estruturas especiais, como o caso dos consolos, vigasparede e blocos de fundao, j existem alguns modelos de clculo padronizados e recomendados por vrios cdigos, mas geralmente a validade destes modelos est limitada a exigncia de manuteno de algumas relaes geomtricas do elemento estrutural. Deve-se observar que estes modelos padronizados, na maioria das vezes foram obtidos de extensivos ensaios laboratoriais e de investigaes computacionais utilizando o MEF e o MB e, sem dvida, prefervel a utilizao destes em relao s anlises mais sofisticadas, principalmente pela agilidade, simplicidade e rapidez com que so obtidos os resultados de armao. Infelizmente, nem sempre possvel a obteno de modelos padronizados e nesse caso, deve-se recorrer a algum dos mtodos aqui apresentados. O Mtodo das Bielas se constitui em uma soluo genrica, mas que deve ser criteriosamente empregada, uma vez que a presena de armaduras mnimas, normalmente exigida pelos cdigos, pode alterar completamente o funcionamento da trelia resistente idealizada.

7. Referncias Bibliogrficas
ACI Committee 318, Building Code Requirements for Structural Concrete (ACI 3182002) and Commentary (ACI 318R-2002), APPENDIX A: Strut-And-Tie Models . American Concrete Institute, Detroit, 2002. ALI, M. A.. Automatic Generation of Truss Models For the Optimal Design of Reinforced Concrete Structures. Tese (doutorado), Cornell University, Estados Unidos, 1997. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR6118 Projeto de Estruturas de Concreto, 2003. BLAAUWENDRAAD, J.; HOOGENBOOM, P. C. J.."Stringer Panel Model for Structural Concrete Design". ACI Structural Journal, Vol. 93 No. 3, May-June 1996, pp. 295-305.

CAST HELP (2002). Computer Aided Design Strut And Tie Model, University of Illinois, 2002. CEB-FIP Model Code 1990, Thomas Telford Services, Ltd., London, for Comit EuroInternational du Bton, Laussane, 437 pp, 1993. EHE. Instruccin de Hormign Estructural. Norma Espanhola, 2. Edio, Madrid, 1999. FIGUEIRAS, J. A.. Aplicao de Modelos Computacionais Anlise de Estruturas de Beto. In: 41 Congresso Brasileiro do Concreto, IBRACON, Salvador, 1999. FU, C. C. . The Strut-And-Tie Model of Concrete Structures. Palestra, The Maryland State Higway Administration, 21 de Agosto, 2001. KESNER, K. E.; POSTON, R. W.. Evaluation and Strengthening of Structural Concrete Using Strut-and-Tie Models. Concrete International, vol. 22, n.11, 2000. LOURENO, P.J.B.B.. Novas Metodologias para o Dimensionamento de Estruturas de Beto Armado, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal, 1992. LOURENO, P.J.B.B.; FIGUEIRAS, J. A.. Automatic Design of Reinforcement in Concrete Plates and Shells. Engineering Computations, vol.10, n.06, pp519-541, 1993. LOURENO, P.J.B.B.; FIGUEIRAS, J. A.. Solution for the Design of Reinforced Concrete Plates and Shells. Journal of Structural Engineering, vol121, n.05, 1995. SCHFER, K.; SCHLAICH, J.. Consistent Design of Structural Concrete Using Strut-And-Tie Models. In: Colquio sobre Comportamento e Projeto de Estruturas, 5., Rio de Janeiro, 1988. SCHFER, K.; SCHLAICH, J.. Design and Detailing of Structural Concrete Using Strut-andTie Models. The Structural Engineer, vol.69, n.06, mar., 1991. SOUZA, R. A.. "Anlise de Fraturamento em Estruturas de Concreto Utilizando Programas de Anlise Estrutural". Dissertao (mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

SOUZA, R. A.; SOUSA, J. L. A. O.. Anlise de Colapso Estrutural - Ponte Schoharie Creek. In: 43 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, Foz do Igua-PR, 2001. SOUZA, R. A.; BORGES, J. U. A.; BITTENCOURT, T. N.. O Problema da Estimativa de Parmetros em Anlises NoLineares de Peas de Concreto Utilizando Programas de Elementos Finitos. In: XXX Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, Braslia-DF, 2002. SOUZA, R. A.. Anlise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Utilizando o Mtodo dos Elementos Finitos e Modelos de Escoras e Tirantes. Estgio de Doutoramento, Universidade do Porto, Portugal, 2003. SOUZA, R. A.; BITTENCOURT, T. N.. Modelos Escoras-Tirantes: Exemplo de Dimensionamento de Viga-Parede Utilizando as Recomendaes do ACI-318 (2002). In: 45o Congresso Brasileiro do Concreto, IBRACON, Vitria-ES, 2003a. SOUZA, R. A.; BITTENCOURT, T. N.. Parmetros de Resistncia Efetiva do Concreto Estrutural para a Anlise e Dimensionamento Utilizando Modelos de Escoras e Tirantes. In: V Simpsio EPUSP Sobre as Estruturas de Concreto, Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, So Paulo, 2003b. SOUZA, R. A.; BITTENCOURT, T. N.. Anlise e Dimensionamento de Uma Viga-Parede Utilizando o Modelo Corda-Painel. In: CILAMCE, Ouro Preto-MG, 2003c.

8. Dados Bibliogrficos dos Autores


Rafael Alves de Souza Formou-se em engenharia civil em 1998 na Universidade Estadual de Maring, instituio onde exerce o cargo de Professor Assistente desde 2002. Mestre em engenharia de estruturas pela Universidade Estadual de Campinas em 2001. Pesquisador visitante na Universidade do Porto, Portugal, em 2003. Doutorando em engenharia de estruturas pela Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. reas de interesse: estruturas de concreto armado e protendido, anlise e dimensionamento de estruturas especiais, simulao numrica de materiais estruturais e anlise experimental de estruturas. Tlio Nogueira Bittencourt Formou-se em engenharia civil em 1984 pela Universidade de Braslia. Mestre em engenharia de estruturas pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro em 1988. Ph.D. em engenharia de estruturas pela Cornell University em 1993. Livre-docente em estruturas de concreto pela Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, onde exerce o cargo de Professor Associado desde 1996. reas de interesse: estruturas de concreto armado e protendido, anlise numrica e experimental de estruturas, reforo de estruturas com PRF e ensino em engenharia.

You might also like