You are on page 1of 5

EFEITOS DE ATRIBUTOS DO SOLO NA SEVERIDADE DE MELOIDOGYNE INCOGNITA EM TOMATEIRO (Lycopersicon esculentum).

RESUMO

O tomateiro (Lycopersicon esculentum) uma das hortalias que mais sofre danos por associao de Meloidogyne incognita raa 1 em condies de campo e estufa plstica. No Brasil, as perdas so mais significativas em condies de estufa plstica que em condies de campo. Utilizou-se para o experimento duas espcies de solo, argiloso e arenoso, sendo estas duas modalidades acondicionadas em vasos plsticos com capacidade de 3,6 litros, as cultivares de tomateiro foram adquiridas do viveiro de mudas da empresa Valoriza, estas, isentas de contaminao de nematides. No experimento proposto, ocorreu em estufa plstica, foram transplantadas mudas para solo sem contaminao de nematide e posteriormente que houve insero de ovas destes em alguns vasos para comparao do desenvolvimento vegetativo da cultura contaminada com nematide e cultura do tomateiro sem nematide. O delineamento experimental ocorreu com quatro repeties (alterar de acordo com a quantidade de repeties feitas). Foi observado mximo ndice de galhas (5,0) em tomateiros inoculados por nematides, que causou perdas em cultivares suscetveis de 17% (alterar de acordo com o percentual atingido). No foi observada perda de produtividade em cultivares de tomateiro sem incidncia de nematides.

INTRODUO

O tomateiro (Lycopersicon esculentum) a hortalia de maior relato como planta hospedeira dos nematides das galhas Meloidogyne spp., podendo causar perdas na produo de 28,7 a 85,0% (Chitwood, 1951; Sayre & Toyama,1964; Lordello, 1981; Ferraz & Churata-Masca, 1983). Os danos no tomateiro so mais significativos em reas com ocorrncia simultnea de Meloidogyne incognita e M. javanica (Charchar, 1995). No Brasil, agricultores e, at mesmo, profissionais de Agronomia no tm dispensado a devida importncia aos vermes fitoparasitas. O primeiro em razo do completo ou quase total desconhecimento do assunto; os tcnicos, quase sempre, amparados na falsa impresso de colheitas aparentemente satisfatrias, ento produzidas por culturas vitimadas por nematoses. Quanto aos citados parasitas, no so poucos os fitopatologistas que preferem enaltecer a importncia pelos prejuzos que, diretamente, podem causar aos seus hospedeiros, mas por sua participao no complexo sinrgico, onde o ataque inicial do nematide s razes predispe certas plantas penetrao de fungos e a conseqente infeco. Frente ao exposto, faz-se necessrio uma mudana de pensamento no tocante aos cuidados que se deve ter quanto aos cuidados com os vermes do solo que podem causar srios danos as culturas. Os nematides causadores de galhas, do gnero Meloidogyne, so os mais importantes em tomateiro. M. arenaria, M. hapla, M. Incognita (raas 1 a 4) e M. javnica so as espcies predominantes, sendo M. Incognita e M. javnica as mais comuns. Plantas atacadas por nematides caracterizam-se pelo baixo vigor e pouco desenvolvimento da parte area. Estes sintomas so reflexos tpicos da presena de galhas e de massas de ovos nas razes. Estes organismos, quando em densidade populacional alta, provocam nanismo, murcha e pouco desenvolvimento do tubrculo, afetando significativamente a produo. As espcies de Meloidogyne possuem a capacidade de interagir com outros organismos, como Ralstonia solanacearum, agente causal da murcha bacteriana, e com os fungos Verticillium e Rhizoctonia solani.

As principais hospedeiras desses organismos so as culturas agronmicas mais importantes e muitas plantas daninhas. No local onde o nematide penetra e a partir de onde comea a alimentar-se ocorre formao de clulas gigantes, ou seja, aumento de tamanho (hipertrofia) e multiplicao de clulas (hiperplasia). Observa-se, ento, a formao de galhas de variados tamanhos, denominadas de pipoca. Quando a infestao severa, os tubrculos so menores e ocorre baixa produo. O sistema radicular torna-se ineficiente na absoro de gua e nutrientes, afetando o crescimento das plantas. Quando a infestao severa, as folhas murcham nos perodos mais quentes do dia. Os nematides sobrevivem melhor em regies com temperatura de solo acima de 28C. M. arenaria muito comum em locais com solos arenosos. M. hapla mais encontrado em clima ameno e tolera temperatura de solo abaixo de 12"C. M. Incognita e M. javnica so mais cosmopolitas e so bem adaptados as diferentes condies climticas brasileiras. A severidade de ataque dos nematides depende muito da suscetibilidade da cultivar plantada, da espcie e da raa do nematide presente na lavoura, do potencial de inculo do nematide na rea e do tipo de solo cultivado. Em geral, terrenos arenosos ou franco-arenosos so mais favorveis, por facilitarem a movimentao e migrao dos nematides. Cultivos sucessivos de batata, quiabo, ervilha, feijo, soja e tomate favorecem a multiplicao dos nematides, propiciando um ataque mais severo. O controle de nematide muito dispendioso, principalmente devido ao fato de que a erradicao praticamente impossvel. O sucesso do controle em reas infestadas depende de um conjunto de medidas associadas, visando principalmente reduzir o nvel populacional e impedir a sua multiplicao. Recomenda-se a utilizao de mudas sadias e a limpeza das ferramentas e mquinas agrcolas antes de executar trabalhos nas reas ainda no infestadas. Executar adubao verde nas entrelinhas, utilizando plantas que inibem a reproduo, e retirar do campo as plantas daninhas hospedeiras dos nematides.

Os nematides sobrevivem na lavoura principalmente em plantas vivas, uma vez que so parasitas obrigatrios. No entanto, ovos e larvas podem sobreviver por perodos prolongados na matria orgnica e nas camadas mais profundas e tmidas do solo. Para reduzir a populao de nematides no solo, recomenda-se: rotao de cultura com gramneas; no plantar sucessivamente na mesma rea batata, ervilha, feijo, quiabo, soja e tomate; no plantar em reas muito infestadas; fazer arao profunda; deixar o solo exposto ao sol antes de fazer a gradagem; incorporar os restos culturais imediatamente aps a ultima colheita; aplicar no sulco de plantio nematicidas registrados; e plantar cultivares tolerantes. Entre os mtodos de controle utilizados, o uso de cultivares resistentes uma das medidas mais econmicas e tem reduzido consideravelmente os danos cultura. A resistncia do tomateiro aos nematides das galhas controlada basicamente por um gene dominante Mi, detectado originalmente em espcies silvestres de Lycorpersicon peruvianum (McFarlane et al., 1946; Frazier & Denett, 1949) e incorporado em cultivares comerciais de L. esculentum atravs de cruzamentos (Gilbert & Mcguire, 1956; Thomason & Smith, 1957).

MATERIAIS E MTODOS

RESULTADOS E DISCUSSO

REFERNCIAS

BARKER, K.R.; SHOEMAKER, P.B.; NELSON, I.A. Relationships of initial population densities of Meloidogyne incognita and M. hapla to yield of tomato. Journal of Nematology, v.8, p.232-239, 1976.

CHARCHAR, J.M. Meloidogyne em hortalias. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE NEMATOLOGIA TROPICAL; CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEMATOLOGIA, 19.; ENCONTRO ANUAL DA ORGANIZAO DOS

NEMATOLOGISTAS DA AMRICA TROPICAL, 27., 1995, Rio Quente, GO. Programa e anais... Rio Quente: SBN/ONTA, 1995. p.149-153.

http://www.cnph.embrapa.br/paginas/serie_documentos/publicacoes2009/bpd_55.pdf

http://docentes.esalq.usp.br/sbn/nbonline/ol%2002u/61-64%20pb.pdf

You might also like