You are on page 1of 12

Soluo SAP em detalhes Soluo SAP BusinessObjects Portflio

OTIMIZANDO O DESEMPENHO COM AS SOLUES SAP BusinessObjects


CONECTAR ESTRATGIA EXECUO

No apenas a sua empresa que precisa dirigir o negcio com eficcia e eficincia, voc tambm responsvel pela maneira que conduz seu negcio. As principais barreiras que impedem as empresas de otimizar o desempenho de negcios incluem: Desconexo entre a estratgia e a execuo Falta de equilbrio entre risco e oportunidade Falta de visibilidade em todo o ciclo de negcios O portflio SAP BusinessObjects ajuda sua organizao a otimizar seu desempenho de negcios possibilitando conectar a estratgia execuo e alcanar estes benefcios: Alinhamento estratgico Desempenho previsvel Decises seguras

CONTEDO

4 4 5 5 5 6 6 7

Clareza na estratgia e execuo Desconexo entre estratgia e a execuo Falta de equilbrio entre risco e oportunidade Falta de visibilidade em todo o ciclo de negcios Ajudar a garantir informaes confiveis Gerenciar risco proativamente Criar visibilidade empresarial Solues de inteligncia de negcios e gerenciamento de informaes Inteligncia de negcios Gerenciamento de informaes

7 8 9 9

Solues de EPM e GRC Gerenciamento de desempenho empresarial 10 Governana, risco e conformidade 11 Ofertas e suporte de servios SAP 11 Servios de educao 11 Suporte mundial ao cliente 11 Benefcios do portflio SAP BusinessObjects 11 Descubra mais

CLAREZA NA ESTRATGIA E EXECUO


OBTER PERCEPO ESTRATGICA DE SEU NEGCIO

Operar no mundo de negcios atual exige percepo de 360 graus em tempo real de seus processos de negcios. Mas a maioria das empresas no est preparada para fazer isso, pois os processos de tomada de deciso no esto vinculados execuo. Trs barreiras principais afetam a habilidade das organizaes de otimizar o desempenho (consulte a Figura 1).

Desconexo entre estratgia e execuo


na maioria das empresas, os dois mundos de estratgia e execuo no se comunicam, a execuo no est alinhada estratgia porque a

estratgia nunca inserida de forma efetiva nas operaes.Todos ns estivemos em reunies gerais em que escutamos sobre uma nova iniciativa ou alterao na maneira como faremos negcio. Ento voltamos s nossas mesas e o que fazemos? O mesmo que sempre fizemos antes. Isso porque no h transposio de como a nova estratgia afeta o que fazemos e o que ser preciso mudar em nosso comportamento para garantir que a execuo esteja alinhada estratgia. Quando esse problema resolvido, ou seja, quando voc diz exatamente o que voc faz, ento h alinhamento estratgico. Em vez de apenas executar com eficincia, agora tambm possvel executar de maneira eficaz.
Figura 1: Barreiras para um desempenho elevado

Estratgia Desconexo entre a estratgia e a execuo

Falta de equilbrio entre risco e oportunidade

Risco

Oportunidades

Falta de visibilidade em todo o ciclo de negcios Execuo

Soluo SAP em detalhes otimizando o desempenho com as Solues SAP BusinessObjects

Falta de equilbrio entre risco e oportunidade


As organizaes esto sempre procurando por novas oportunidades de se obter lucros maiores, melhor participao de mercado ou reputao de marca aperfeioada. Entretanto, as oportunidades so tipicamente acompanhadas por desafios ou riscos. preciso entender, equilibrar e gerenciar esses riscos, certificando-se de que o tradeoff est de acordo com os interesses das principais pessoas interessadas. O importante alcanar um equilbrio entre gerenciar riscos e buscar as oportunidades certas. Ao se focar apenas nas oportunidades, voc acabar se consumindo como algumas empresas financeiras que fracassaram em 2008. Ao se focar somente em riscos, voc ser incapaz de crescer e ir estagnar ou falhar. Descobrir o equilbrio certo entre riscos e oportunidades permite alcanar um desempenho previsvel.

Alinhamento estratgico Desempenho previsvel Decises seguras Ajudar a garantir informaes confiveis Gerenciar risco proativamente Criar visibilidade empresarial

Figura 2: Melhores prticas para alinhamento, desempenho e tomada de deciso otimizados

Conforme a organizao executa, voc considera os riscos conforme eles surgem, esse processo, ento, retroalimenta o processo estratgico, o que lhe permite adaptar-se a condies de negcio em mudana. Conforme voc facilita esse ciclo, possibilita que todos na organizao tomem decises seguras, em vez de confiarem no instinto. o portflio SAP BusinessObjects pode possibilitar a realizao desses benefcios. Com base em um conjunto de melhores prticas coletadas atravs de nossa ampla base de clientes, o portflio oferece suporte para tomar trs aes cruciais para alcanar alinhamento estratgico, obter desempenho previsvel e tomar decises seguras. Isso o ajuda a fechar a lacuna entre estratgia e execuo. Todas essas trs aes so necessrias para realizar totalmente os benefcios (consulte a Figura 2).

Ajudar a garantir informaes confiveis


A primeira etapa em direo a alcanar alinhamento estratgico garantir que as informaes que voc possui so exatas e que a TI e a administrao acreditam ser o caso. necessrio um ambiente nico e confivel para realizar a coleta, movimentao e distribuio de dados. A maioria das organizaes possui uma variedade de dados bloqueados em diversos silos internos, mas tambm conta com dados cruciais que existem fora das paredes da organizao. preciso estabelecer uma viso unificada e certificada em todas essas fontes distintas para possibilitar decises seguras e de qualidade. O seu COO pode saber com certeza se o relatrio que ele est olhando reflete com exatido a atividade do cliente? O seu CFO pode assegurar declaraes financeiras com total confiana de que no h pontos fracos no material? O seu CEO pode fornecer, com segurana, orientao durante teleconferncias de investimentos quanto a desempenho e riscos?

Falta de visibilidade em todo o ciclo de negcios


possvel usar seu processo de definio de estratgia para ajud-lo a priorizar oportunidades. Tambm possvel garantir que essas oportunidades sejam comunicadas de maneira clara, de modo que a execuo da organizao fique alinhada.

Soluo SAP em detalhes otimizando o desempenho com as Solues SAP BusinessObjects

A primeira etapa em direo a alcanar alinhamento estratgico garantir que as informaes que voc possui so exatas e que a TI e a administrao acreditam ser o caso. necessrio um ambiente nico e confivel para realizar a coleta, movimentao e distribuio de dados. A maioria das organizaes possui uma variedade de dados bloqueados em diversos silos internos, mas tambm conta com dados cruciais que existem fora das paredes da organizao. preciso estabelecer uma viso unificada e certificada em todas essas fontes distintas para possibilitar decises seguras e de qualidade.

Ao ajudar a garantir informaes confiveis, voc d o primeiro passo em direo ao alinhamento estratgico, desempenho previsvel e decises seguras.

Criar visibilidade empresarial


Por fim, as pessoas na organizao usam os dados e resultados de processos para tomar decises. Embora diferentes funcionrios possam preferir diferentes mtodos de visualizao de dados, a chave garantir que os funcionrios entendam as informaes no contexto do panorama maior. Como a deciso que um gerente de crdito est prestes a tomar para ampliar prazos de pagamento mais longos impactam a meta de reduzir o perodo para contas a pagar? Como voc interrompe essa ao se o impacto estiver acima do limite definido? Como voc aproveita as melhores prticas de uma diviso em toda a organizao para desenvolver uma vantagem competitiva? Ao criar visibilidade empresarial, possvel atender s exigncias de negcios em mudana, ajudar a garantir alinhamento em todos os nveis dentro da organizao, instalar segurana nas pessoas que tomam decises e obter resultados previsveis de maneira consistente. O portflio SAP BusinessObjects fornece solues que ajudam a possibilitar que voc derrube as barreiras para um desempenho otimizado. possvel obter percepes verdadeiras e us-las para traar uma estratgia bem alinhada. Ento possvel transmitir essa estratgia para decises operacionais prontas para execuo.

Gerenciar risco proativamente


No suficiente simplificar o processo para coletar e consolidar informaes em um processo de negcios. Para chegar causa raiz da imprevisibilidade, preciso garantir que est executando processos de negcios ajustados ao risco em toda a organizao. Conforme voc define estratgias, est priorizando e tomando decises no contexto de como os riscos impactam as estratgias. Ao planejar e prever, preciso possuir vises ajustadas ao risco para garantir o total entendimento do potencial impacto do risco para o plano. Ao executar, preciso garantir que os controles adequados estejam sendo empregados para mitigar riscos. Para fechar a lacuna entre estratgia e execuo, preciso ter disciplina no que diz respeito aos processos cruciais que garantem integridade, inspiram confiana e, por fim, levam a resultados previsveis. A nica maneira de alcanar previsibilidade considerar e gerenciar todas as variveis, incluindo o risco empresarial.

Soluo SAP em detalhes otimizando o desempenho com as Solues SAP BusinessObjects

SOLUES DE INTELIGNCIA DE NEGCIOS E GERENCIAMENTO DE INFORMAES


UMA ABORDAGEM HOLSTICA PARA A INTELIGNCIA

O portflio SAP BusinessObjects fornece uma abordagem holstica que une solues para otimizar o desempenho de negcios: inteligncia de negcios (BI - business intelligence), gerenciamento de informaes (IM- information management), gerenciamento de desempenho empresarial (EPM - enterprise performance management), e governana, risco e conformidade (GRC - governance, risk, and compliance). A ampla famlia de ferramentas e aplicativos ajuda as equipes a otimizar o desempenho possibilitando alinhamento estratgico, desempenho previsvel e decises seguras. As solues apoiam o estabelecimento de informaes confiveis, a habilidade de gerenciar riscos proativamente e a criao de visibilidade empresarial, independentemente dos aplicativos ou armazenamentos de dados subjacentes (consulte a Figura 3).

Inteligncia de negcios
Muitos usurios de negcios ainda lutam para obter as informaes corretas na hora certa para apoiar uma tomada de deciso slida. Frequentemente, poucos usurios possuem acesso s informaes necessrias para realizar seus trabalhos. Alm disso, diferentes grupos frequentemente possuem verses diferentes da verdade, o que torna difcil concordar sobre os nmeros corretos e tomar as decises certas. por isso que muitas organizaes esto escolhendo padronizar e consolidar seus sistemas de software de BI. Isso no acontece apenas para controlar custos, mas tambm para fornecer a infraestrutura de informaes de que cada negcio necessita para operar de maneira eficiente e eficaz.

Ampliando o alcance das informaes a todos os usurios em sua organizao, as solues SAP BusinessObjects BI redefinem a maneira como a sua organizao capta e compartilha conhecimento. Com acesso por autoatendimento, os usurios podem obter as informaes necessrias de uma maneira que compreendam. E melhor de tudo, as informaes so entregues diretamente dentro do ambiente atual, em que eles trabalham, de maneira precisa e segura.

Portflio SAP BusinessObjects Gerenciamento de desempenho empresarial Governana, risco e conformidade


Ajudar a garantir informaes confiveis Gerenciar risco proativamente Criar visibilidade empresarial

Figura 3: Solues SAP BusinessObjects BI e Solues de IM SAP BusinessObjects

Gerenciamento de informaes de inteligncia de negcios Inteligncia de negcios Acesso a todas as informaes Experincia intuitiva para todas as pessoas Uma nica infraestrutura de informaes Gerenciamento de informaes Informaes confiveis Excelncia operacional para TI Flexibilidade e agilidade

Ampliando o alcance das informaes a todos os usurios em sua organizao, as solues SAP BusinessObjects BI redefinem a maneira como a sua organizao capta e compartilha conhecimento. Com acesso por autoatendimento, os usurios podem obter as informaes necessrias de uma maneira que compreendam. E melhor de tudo, as informaes so entregues diretamente dentro do ambiente atual, em que eles trabalham, de maneira precisa e segura.

Soluo SAP em detalhes otimizando o desempenho com as Solues SAP BusinessObjects

Para ajudara garantir que voc possua informaes confiveis, as solues de IM SAP BusinessObjects permitem acessar uma diversidade de origens de dados, integrar e consolidar os dados e tambm limpar e melhorar os dados. Tambm possvel reconciliar e harmonizar os dados de diferentes sistemas, bem como entender de onde seus dados esto vindo. As solues oferecem suporte integrao de dados, ao gerenciamento de qualidade de dados, ao gerenciamento de metadados e ao gerenciamento de dados mestre.

As solues SAP BusinessObjects BI rompem as barreiras das solues de BI tradicionais para lhe ajudar a garantir que todas as pessoas conectadas na sua organizao tenham acesso imediato s informaes de negcios confiveis que necessitam em seus trabalhos. A meta ter acesso a tais informaes com a mesma facilidade que se tem acesso ao e-mail ou Internet. Voc obtm um espectro completo da funcionalidade de BI, desde relatrio, consulta e anlise, passando por explorao de dados, painis e visualizao, at analtica preditiva avanada.

Isso possibilita a construo de uma base de informaes confiveis sustentando seus aplicativos de BI, EPM e GRC.

Gerenciamento da Informao
para ajudara garantir que voc possua informaes confiveis, as solues de IM SAP BusinessObjects permitem acessar uma diversidade de origens de dados, integrar e consolidar os dados e tambm limpar e melhorar os dados. Tambm possvel reconciliar e harmonizar os dados de diferentes sistemas, bem como entender de onde seus dados esto vindo. As solues oferecem suporte integrao de dados, ao gerenciamento de qualidade de dados, ao gerenciamento de metadados e ao gerenciamento de dados mestre. E voc possui uma soluo de gerenciamento de qualidade e integrao de dados combinada (com uma interface, um console de administrao e uma origem de metadados).

Soluo SAP em detalhes otimizando o desempenho com as Solues SAP BusinessObjects

SOLUES DE EPM E GRC


GERENCIANDO CONFORMIDADE DE DESEMPENHO

As solues SAP BusinessObjects EPM e as solues GRC da SAP BusinessObjects funcionam em conjunto para ajudar a equilibrar os riscos e as oportunidades, bem como fornecer alinhamento estratgico. Todas as categorias de solues SAP BusinessObjects funcionam com software de planejamento de recursos empresariais tanto da SAP quanto de outros fornecedores.

Gerenciamento de desempenho empresarial Melhor controle de desempenho Maior agilidade organizacional Maior contexto para a tomada de deciso

Governana, risco e conformidade Agregao e gerenciamento de atividades de risco cruciais Controles automatizados atravs de processos Monitoramento de risco e controles atravs de sistemas distintos

Figura 4: Solues de EPM SAP BusinessObjects e Solues de GRC SAP BusinessObjects

Portflio SAP BusinessObjects Gerenciamento de desempenho empresarial Governana, risco e conformidade


Ajudar a garantir informaes confiveis

As solues de EPM SAP BusinessObjects ajudam a capacitar as organizaes para gerenciar o desempenho financeiro e operacional. Elas do suporte a processos desde estratgia, planejamento, oramento, previso, relatrio e exigncias analticas at otimizao de lucratividade e custos e eficcia e racionalizao da cadeia de suprimentos e gastos.

Gerenciar risco proativamente

Criar visibilidade empresarial

Gerenciamento de informaes de inteligncia de negcios

Gerenciamento de desempenho empresarial


As solues de EPM SAP BusinessObjects ajudam a capacitar as organizaes para gerenciar o desempenho financeiro e operacional. Elas do suporte a processos desde estratgia, planejamento, oramento, previso, relatrio e exigncias analticas at otimizao de lucratividade e custos e eficcia e racionalizao da cadeia de suprimentos e gastos. As solues de EPM SAP BusinessObjects ajudam a empresa a capitalizar sobre o valor dos seus ativos de dados existentes.

Com essas solues, a organizao pode se tornar mais gil, obter mais alinhamento organizacional, visibilidade e segurana que fornecem um controle timo e apoiam a vantagem competitiva. Essas solues podem integrar-se com o software SAP Business Suite, solues de GRC SAP BusinessObjects, solues de BI SAP BusinessObjects e solues de IM SAP BusinessObjects. Como resultado, possvel maximizar a lucratividade de negcios, gerenciar riscos e conformidade e otimizar sistemas, pessoas e processos corporativos.

Soluo SAP em detalhes otimizando o desempenho com as Solues SAP BusinessObjects

Governana, risco e conformidade

As solues de GRC SAP BusinessObjects ajudam a garantir que as estratgias corporativas reflitam os riscos e oportunidades de negcio de hoje e que os controles adequados sejam estabelecidos para mitigar e gerenciar riscos, dar suporte a conformidade com regulamentos e executar metas estratgicas. Os aplicativos ajudam a unificar e alinhar os processos de gerenciamento de riscos e conformidade sob uma nica estrutura empresarial, atravs de unidades de negcio, independentemente de se as solues esto apoiando TI, auditoria, finanas ou processos comerciais.

Com as solues de GRC SAP BusinessObjects, possvel maximizar o desempenho estratgico e operacional gerenciando a baixo custo a conformidade com regulamentos e polticas ao mesmo tempo em que se mitigam proativamente os riscos de negcio. As solues de GRC SAP BusinessObjects ajudam a otimizar o desempenho de negcios atravs da sua forte integrao com as solues de EPM, BI e IM SAP BusinessObjects. As solues de GRC SAP BusinessObjects ajudam a garantir que as estratgias corporativas reflitam os riscos e oportunidades de negcio de hoje e que os controles adequados sejam estabelecidos para mitigar e gerenciar riscos, dar suporte a conformidade com regulamentos e executar metas estratgicas. Os aplicativos ajudam a unificar e alinhar os processos de gerenciamento de riscos conformidade sob uma nica estrutura empresarial, atravs de unidades de negcio, independentemente de se as solues esto apoiando TI, auditoria, finanas ou processos comerciais. Essa abordagem ajuda a garantir que voc no seja exposto a riscos desnecessrios ou falhas de controle. Essas solues podem apoiar sistemas de mltiplos fornecedores atravs de empresas e apoiar uma abordagem de GRC unificada.

10 Soluo SAP em detalhes otimizando o desempenho com as Solues SAP BusinessObjects

OFERTAS E SUPORTE DE SERVIOS SAP


OBTENHA O MXIMO DO SEU INVESTIMENTO

A organizao SAP Consulting tem o conhecimento e a experincia para ajudar os clientes a ver com clareza, pensar com clareza e agir com clareza para sobreviver aos desafios de hoje atravs da entrega de solues orientadas a dados. Com a habilidade de ajudar a reduzir o custo total de implementao e fornecer um rpido retorno sobre o investimento, o portflio de ofertas de servios para as solues SAP BusinessObjects fornece uma abordagem centrada em negcio.

Isso ajuda voc a: Entender e implementar a mtrica de desempenho certa para conduzir seu negcio Obter o contexto de visualizao adequado para o pblico certo Fornecer a infraestrutura de dados necessria exigida para entregar informaes confiveis, fornecendo-lhe percepes, eficincia e flexibilidade. Alm disso, a organizao SAP Services tem conhecimento de implementao em ambientes de mltiplas plataformas, assim voc pode adotar novas tecnologias minimizando a interrupo ao seu negcio. De instalao e avaliaes tticas a transformao estratgica, nossa equipe global entrega excelncia a qualquer estratgia de gerenciamento de informaes ou BI, iniciativa de EPM ou esforo de GRC.

negcios e conscientizao de processo certas para independncia, tomada de decises capacitadas e uso corporativo de produtos e solues.

Suporte mundial ao cliente


Nossos engenheiros de suporte especializados esto comprometidos com solucionar seus problemas de maneira rpida e eficaz. Estamos disponveis durante o horrio comercial e dedicados ao seu sucesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, para implementaes cruciais para a misso. E nossos amplos materiais on-line possibilitam-lhe encontrar o que precisa de maneira rpida e independente, a qualquer hora, dia ou noite.

A organizao SAP Consulting tem o conhecimento e a experincia para ajudar os clientes a ver com clareza, pensar com clareza e agir com clareza para sobreviver aos desafios de hoje atravs da entrega de solues orientadas a dados. Com a habilidade de ajudar a reduzir o custo total de implementao e fornecer um rpido retorno sobre o investimento, o portflio de ofertas de servios para as solues SAP BusinessObjects fornece uma abordagem centrada em negcio.

Benefcios do portflio SAP BusinessObjects


Com suporte para estratgias de BI e IM, iniciativas de EPM e processos de GRC, o portflio SAP BusinessObjects pode ajud-lo a alcanar estes benefcios: Alinhamento estratgico Desempenho previsvel Decises seguras

Servios de educao
Fornecer a tecnologia certa e o conhecimento certo s pessoas certas um fator crucial para o sucesso de todas as implementaes das solues SAP BusinessObjects. A SAP oferece servios de educao que permitem acelerar a obteno do valor dos nossos produtos, ao mesmo tempo ajudando voc a obter aceitao para as novas solues entre a sua base de usurios. As ofertas de educao da SAP ajudam voc a entregar as habilidades de TI, habilidades de

Descubra mais
Para aprender como o portflio SAP BusinessObjects pode ajud-lo a alinhar estratgia e execuo, chame seu representante SAP ou visite-nos na Web em www.sap.com/brazil/ solutions/sapbusinessobjects.

Soluo SAP em detalhes otimizando o desempenho com as Solues SAP BusinessObjects

11

FATOS RPIDOS

www.sap.com/brazil/ contactsap

Resumo O portflio SAP Businessobjects pode fornecer clareza para seu negcio em sua estratgia e execuo. A abordagem holstica une solues para inteligncia de negcios (BI); gerenciamento de informaes (IM); gerenciamento de desempenho empresarial (EPM); e governana, risco e conformidade (GRC). Juntas, as solues ajudam voc a alcanar alinhamento estratgico, obter desempenho previsvel e tomar decises seguras independentemente dos aplicativos subjacentes. Desafios de negcios Desconexo entre estratgia e execuo, levando ao fato de as aes de indivduos no estarem alinhadas com a orientao estratgica da organizao, o que resulta em recursos desperdiados e oportunidades perdidas. Falta de equilbrio entre risco e oportunidade, levando aquelas empresas que focam somente em oportunidades a se consumirem e aquelas que focam somente em riscos estagnao. Falta de visibilidade atravs de todo o ciclo de negcio, levando a maioria dos usurios de negcio a no poder obter todas as informaes corretas no momento certo, ou a no confiar nas informaes quando as encontram. Recursos principais BI Simplificar relatrio, consulta e anlise com explorao de dados, painis, visualizao e analtica preditiva avanada, com acesso por autoatendimento IM Obter informaes confiveis que apoiam as iniciativas analticas e operacionais EPM Gerenciar os aspectos financeiro e operacional do desempenho, incluindo estratgia, planejamento, oramento, previso, relatrio, anlise, otimizao de lucro e custos e otimizao do desempenho da cadeia de suprimentos e gastos GRC Maximizar o desempenho estratgico e operacional gerenciando a baixo custo regulamentos e polticas, ao mesmo tempo mitigando proativamente o risco de negcio Benefcios de negcios Alinhamento estratgico vinculando a estratgia corporativa execuo do dia a dia Desempenho previsvel encontrando o equilbrio certo entre riscos e oportunidades Decises seguras obtendo informaes oportunas, confiveis e bem compreendidas para as pessoas certas Para obter mais informaes Chame seu representante SAP ou visite-nos na Web em www.sap.com/brazil/solutions/sapbusinessobjects.
50 093 565 (09/08) 2009 por SAP AG. Todos os direitos reservados. SAP, R/3, SAP netWeaver, Duet, PartnerEdge, ByDesign, SAP Business ByDesign e outros produtos e servios SAP mencionados aqui, bem como seus respectivos logotipos, so marcas registradas ou marcas comerciais da SAP AG na Alemanha e em outros pases. Business Objects e o logotipo de Business Objects, BusinessObjects, Crystal Reports, Crystal Decisions, Web intelligence, Xcelsius e outros produtos e servios Business Objects mencionados aqui, bem como seus respectivos logotipos, so marcas registradas ou marcas comerciais de Business Objects S.A. nos Estados Unidos e em outros pases. Business Objects uma empresa SAP. Todos os outros nomes de produtos e servios mencionados aqui so marcas registradas das suas respectivas empresas. Os dados contidos neste documento servem para fins informativos apenas. As especificaes nacionais de produto podem variar. estes materiais esto sujeitos a alterao sem aviso. Estes materiais so fornecidos pela SAP AG e suas empresas afiliadas ("SAP Group") para fins informativos apenas, sem representao ou garantia de qualquer tipo, e o SAP Group no ser responsvel por erros ou omisses com relao aos materiais. As nicas garantias para os produtos e servios do SAP Group so aquelas estabelecidas nas declaraes de garantia expressas que acompanham tais produtos e servios, se houver. Nada aqui deve ser interpretado como consistindo uma garantia adicional.

OS NEGCIOS MAIS BEM GERENCIADOS EXECUTAM SAP

You might also like