You are on page 1of 11

Certificao ANBID CPA10 Simulado Extra 2

1. Responsvel pela fiscalizao dos fundos de investimento. (A) Bacen (B) CVM (C) CMN (D) ANBID 2. Responsvel por estabelecer medidas de preveno ou correo de desequilbrios econmicos (A) CMN (B) BACEN (C) CVM (D) ANBID 3. Tem como foco realizar operaes de captao e financiamento de mdio e longo prazos (A) Banco mltiplo com carteira comercial (B) Banco comercial (C) Banco de investimento (D) Corretora de ttulos e valores mobilirios 4. Compete ANBID (A) a legislao sobre o mercado de fundos de investimentos. (B) a legislao sobre o mercado de aes. (C) criar procedimentos que permitam a auto-regulao do mercado de capitais. (D) criar procedimentos que permitam a auto-regulao do mercado cambial. 5. Sr. Lus possui investimentos em CDB e Fundos, e tambm, um plano de previdncia complementar. Pergunta se est isento da incidncia da CPMF sobre a movimentao desses produtos quando quiser resgatar e reinvestir em outros produtos. Voc explica que (A) todos os produtos que ele possui integram a Conta Investimento e esto isentos da incidncia da CPMF. (B) nenhum dos produtos integra a Conta Investimento estando sujeitos incidncia da CPMF sempre que ele fizer movimentaes. (C) aplicaes em CDB e Fundos integram a Conta Investimento e esto isentos da CPMF quando reinvestidos. O plano de previdncia no integra a Conta Investimento. (D) Somente aplicaes em Fundos de Investimento e Poupana integram a Conta Investimento e so isentos da CPMF. Demais produtos no integram a Conta Investimento. 6. A marcao a mercado dos ttulos que compem a carteira dos FI, apresentam maiores oscilaes em seu preo quanto maiores forem os prazos at o vencimento. Os FI que buscam manter uma carteira de ativos com prazo mdio superior a 365 dias, tendem a apresentar oscilaes mais freqentes nos preos dos papis, podendo provocar maior volatilidade nas cotas do FUNDO. Este texto, encontrado no prospecto de um Fundo de Investimento, refere-se a (ao) (A) Objeto de Investimento. (B) Poltica de Investimento. (C) Apresentao do Administrador. (D) Fatores de Risco. 7. Seu cunhado construtor e est tentando vender alguns imveis que construiu. Voc, gerente de contas de um grande banco, indica um cliente que est sempre procurando oportunidades de investimentos em imveis. Com esta atitude voc infringiu o cdigo de tica de (A) Confidencialidade. (B) Competncia. (C) Profissionalismo. (D) Objetividade. Copyright Bankrisk 2007

8. Diz respeito ao Princpio tico de integridade , o profissional financeiro que (A) Indicar somente os produtos que o ajudaro a cumprir sua meta. (B) abster-se de vantagens pessoais no exerccio de sua funo (C) Atender somente clientes pessoa fsica. (D) Aprimorar seus conhecimentos sobre os produtos oferecidos pela instituio em que trabalha. 9. Um profissional que induz seu cliente a adquirir um produto que no de seu interesse, com o intuito de fechar sua meta de vendas, deixa de observar o princpio de (A) competncia. (B) confidencialidade. (C) integridade. (D) profissionalismo. 10. So operaes suspeitas no processo de lavagem de dinheiro: I. Um mesmo cliente utiliza caixas diferentes para efetuar depsitos que, juntos, totalizem um valor significativo. II. Cliente realiza depsitos de cheques de diversos estados e, logo aps, efetua transferncias para terceiros. III. Movimentao de conta corrente por procurador. IV. Abertura de conta corrente por proprietrio de loja localizada em aeroporto, em agncia bancria instalada naquele local. Est correto o que se afirma apenas em (A) I, II e IV. (B) II, III e IV. (C) I, II e III. (D) II e III. 11. (A) (B) (C) (D) Como forma de Preveno a lavagem de dinheiro a instituio financeira dever manter cadastro atualizado dos clientes, inclusive com situao patrimonial. manter os ativos dos fundos de investimentos marcados a mercado relacionados no cadastro dos clientes. manter cadastro atualizado dos clientes que realizam negociaes com investidores estrangeiros, apenas. manter cadastro atualizado dos clientes titulares de cartes de crdito, apenas.

12. Associe as situaes aos tipos de restries ao investidor sendo (1) Idade; (2) Conhecimento do Produto e (3) Averso ao Risco. I O prazo para atingir os objetivos de investimento deve levar em conta a idade do cliente. II Muitas vezes o cliente no conhece as caractersticas especficas dos produtos e pode cometer o erro de escolher com base em rentabilidade passada. III Em perodos de volatilidade de taxas de juros, at mesmo fundos de renda fixa podem ter o valor de suas cotas reduzidas em funo da marcao-a-mercado. (A) II-1; 2-III; 3-I (B) I-1; 2-II; 3-III (C) IIII-1; 2-II; 3-I (D) I-1; 2-III; 3-II 13. A Anbid instituiu o cdigo de auto-regulao dos Fundos de investimentos e (A) complementa a legislao em vigor . (B) substitui a legislao em vigor. (C) possibilita instituio administradora de recursos optar qual legislao quer seguir (CVM ou Anbid). (D) visa, exclusivamente, informar as mudanas que ocorrem no mercado de fundos.

14. O prospecto de um fundo de investimento deve apresentar, entre outras informaes, a poltica de investimentos, que refere-se a como o fundo Copyright Bankrisk 2007

(A) (B) (C) (D)

ir compor a carteira para atingir o objetivo determinado. ir contratar os prestadores de servios. determina o objetivo de rentabilidade. ser classificado para a tributao.

15. A taxa SELIC-Meta: I- determinada pelo COPOM em reunies peridicas. II. reflete a mdia das operaes interbancrias pelo prazo de 1 dia, com lastro em ttulos pblicos. III. Pode ter vis de alta ou de baixa. Esta correto o que se afirma apenas em: (A) II e III (B) I e III (C) I, II e III (D) I e II 16. Um investidor adquiriu um ttulo que paga juros de 6 % aa mais IGP-M. Ao adquirir este ttulo est buscando um rendimento (A) real, ou seja, acima da inflao.

(B) nominal, ou seja, acima da variao cambial. (C) real, ou seja, acima da taxa DI. (D) nominal, ou seja, acima da taxa DI.
17. Um fundo de investimento tem dois ttulos de 1 ano na carteira: um ttulo de taxa prefixada marcado a mercado a 18% ao ano e um ttulo de taxa ps-fixada atrelado Selic. Em um cenrio de elevao da taxa de juros da economia para 20% ao ano podemos afirmar que (A) cai o preo do ttulo prefixado e sobe a rentabilidade do ttulo ps-fixado. (B) sobe o preo do ttulo prefixado e cai a rentabilidade do ttulo ps-fixado. (C) sobe o preo dos dois ttulos. (D) cai o preo dos dois ttulos. 18. Na capitalizao de juros simples (A) os juros so pagos no vencimento, que fixo. (B) os juros so pagos durante o perodo de capitalizao. (C) os juros so incorporados ao capital durante a capitalizao. (D) a capitalizao de juros ocorre sobre o capital inicial. 19. A respeito de taxa nominal e taxa real (A) a primeira desconta a inflao e a segunda no. (B) ambas so iguais. (C) a segunda desconta a inflao e a primeira no. (D) a primeira sempre menor que a segunda. 20. A produo das empresas estrangeiras instaladas no Brasil consta no clculo do: (A) PIB. (B) IGP-M. (C) Consumo. (D) Investimentos. 21. PTAX a taxa mdia ponderada das negociaes com (A) ttulos pblicos federais. (B) moeda estrangeira. (C) CDB (D) debntures.

22. O prazo mdio de uma carteira de ttulos de renda fixa til para determinar seu Copyright Bankrisk 2007

(A) (B) (C) (D)

perfil de liquidez e prazo final. perfil de risco de crdito. nvel de sensibilidade inadimplncia sistmica. nvel de sensibilidade oscilao da taxa de juros.

23. O preo de uma ao pode oscilar devido ao risco de (A) mercado e risco da empresa.

(B) mercado e risco de crdito. (C) crdito e risco de liquidez. (D) empresa e risco operacional.
24. Em relao aos principais riscos financeiros, o gestor de um fundo de investimento deve procurar (A) elimin-los. (B) gerenci-los. (C) evit-los. (D) alavanc-los 25. O fundo de aes rendeu 68 % nos ltimos 36 meses. Este conceito refere-se a rentabilidade (A) relativa e esperada. (B) relativa e observada. (C) absoluta e observada. (D) absoluta e esperada. 26. A rentabilidade publicada com a utilizao de um benchmark a (A) observada. (B) relativa. (C) real. (D) absoluta. 27. Dois Fundos de Investimento esto posicionados em ttulos de taxa prefixada. Considerando o prazo mdio das carteiras e o procedimento dirio de marcao a mercado, podemos afirmar que a volatilidade no valor das cotas tende a ser (A) maior no fundo de carteira mais curta. (B) menor no fundo de carteira mais longa. (C) maior no fundo de carteira mais longa. (D) a mesma em ambos os fundos. 28. Determinado investimento compensou o risco que o investidor correu. Esta afirmao est relacionada ao conceito de (A) risco de crdito. (B) risco de mercado. (C) risco e retorno. (D) risco de liquidez. 29. A volatilidade mdia de uma carteira de aes eficientemente diversificada ser, em relao anlise individual da volatilidade mdia dos ativos que a compem, (A) igual. (B) maior. (C) menor. (D) independente.

30. Um gerente, ao questionar o cliente sobre o objetivo e horizonte de tempo para determinado volume de recursos, procura Copyright Bankrisk 2007

(A) (B) (C) (D)

calcular aproximadamente quanto tempo o recurso ficar no banco. ajudar a definir o perfil de investidor e a provvel carteira de investimentos. ter uma idia do nvel de planejamento financeiro do cliente. verificar se o produto foco do ms pode ser direcionado para aquele cliente.

31. Uma empresa emitiu uma debnture para captar recursos no mercado, porm aps dois anos no conseguiu honrar seus compromissos. O investidor que adquiriu este ttulo, correu o risco de (A) crdito. (B) mercado. (C) liquidez. (D) Operacional. 32. Um investidor que decide concentrar seus recursos em aes no integrantes do ndice Bovespa estar correndo um maior risco de (A) crdito. (B) liquidez. (C) operacional (D) sistemtico. 33. Analise os dados abaixo e responda, em relao a volatilidade Fundo A B C volatilidade 2,0 % 1,5 % 3,5 %

(A) O fundo A mais voltil que o fundo B que mais voltil que o fundo C. (B) O fundo B mais voltil que o fundo A que mais voltil que o fundo C (C) O fundo C mais voltil que o fundo B que mais voltil que o fundo A. (D) O fundo C mais voltil que o fundo A que mais voltil que o fundo B. 34. Um investidor que mantm uma carteira constituda com 80 % em ttulos pblicos federais, 10 % em imveis e 10 % em CDB de um grande banco, est buscando (A) menor risco de crdito.

(B) menor liquidez. (C) maior risco de mercado possvel.. (D) maior risco de crdito e consequentemente, maior rentabilidade.
35. Seu cliente deseja investir seus recursos em ttulos pblicos federais e tem como objetivo rentabilidade atrelada variao cambial. Ele dever escolher (A) NTN-D. (B) NTN-B. (C) CDB. (D) Debnture. 36. So ttulos de crdito emitidos por instituies financeiras (A) CDB e LH. (B) CDB e Debnture. (C) LH e Nota Promissria. (D) NTN e Nota Promissria.

Copyright Bankrisk 2007

37. A empresa XYZ distribuiu dividendos aos acionistas. Quando o pagamento desses dividendos for feito aos acionistas, a incidncia do imposto de renda para os acionistas ser de (A) nula, pois a empresa j pagou impostos sobre essa renda. (B) 15 % na fonte. (C) 15 % sendo o IR recolhido via DARF pelo contribuinte. (D) nula somente para pessoas fsicas. 38. Uma empresa passa a ter suas aes negociadas em bolsa de valores quando um dos scios da empresa decide vender parte de suas aes a novos investidores. Essa operao foi conduzida (A) no mercado primrio. (B) no mercado secundrio. (C) junto aos scios da empresa. (D) para investidores qualificados. 39. Um investidor Pessoa Fsica adquiriu aes por R$ 15.000,00 e vendeu-as por R$ 22.000,00. Considerando que os custos com corretagem foram igual a zero, podemos dizer que o imposto de renda devido ser de (A) 15% sobre R$ 7.000,00,sendo 0,005% sobre 22.000,00 na fonte, e o restante recolhido via DARF.

(B) 15% sobre R$ 7.000,00, na fonte. (C) 0,005% sobre R$ 22.000,00, na fonte, e o ganho de capital isento. (D) 15% sobre R$ 22.000,00, recolhido via DARF.
40. Sr. Joo investe em aes da empresa XPTO. Recebeu novas aes provenientes da capitalizao de reservas provenientes de lucros. D-se a este processo o nome de (A) bonificao. (B) subscrio. (C) nova emisso de aes. (D) inplit. 41. Em uma operao de Swap haver incidncia do Imposto de Renda sobre os ganhos auferidos, de (A) 15%, independente do perodo de aplicao. (B) 20%, independente do perodo de aplicao. (C) 15%, se resgatado at 180 dias. (D) 20%, se resgatado com 294 dias contados da data de assinatura do contrato. 42. Uma Nota Promissria, emitida por empresa de capital aberto, (A) no tem risco de crdito. (B) ter prazo mximo de vencimento de 360 dias. (C) ter prazo mnimo de 90 dias. (D) tem garantia real. 43. Uma debnture poder ser conversvel desde que seu prazo de emisso seja (A) mximo de 3 anos. (B) mnimo de 3 anos. (C) mnimo de 1 ano. (D) mximo de 1 ano. 44. Investidor aplicou R$ 1.000.000,00 em CDB com liquidez diria, atrelado a taxa DI. Aps 20 dias, ao solicitar o resgate, ele pagar (A) IOF e IR de 22,5 % sobre o rendimento. (B) IOF sobre o rendimento, apenas. (C) IOF e IR de 22,5 % sobre o valor de resgate. (D) IR sobre o valor de resgate, apenas.

Copyright Bankrisk 2007

45. Cliente busca investimento que lhe proporcione manuteno do poder de compra. O investimento mais adequado para este objetivo (A) NTN-D. (B) NTN-C. (C) Debntures com taxa prefixada. (D) CDB-DI. 46. A base de clculo e a alquota do Imposto de Renda retido na fonte sobre operaes com aes so, respectivamente, (A) Diferena positiva entre o valor de venda e o de compra 15% (B) Diferena positiva entre o valor de venda e o de compra 0,005% (C) Valor de alienao 15% (D) Valor de alienao 0,005% 47. Um investidor em CDB emitido por um banco que sofreu liquidao extrajudicial (A) receber seu capital investido mais os juros devidos, pois CDB no passivo do banco. (B) entrar na fila com o resto dos credores por 100% do capital investido. (C) receber do FGC at o limite estabelecido pela legislao, limitado ao saldo. (D) receber tudo aps a liquidao ser concluda. 48. Cliente de agncia bancria resolveu aplicar em aes atravs de compra direta e consultou um banco que dispe deste servio. A ordem ser executada atravs (A) da corretora. (B) da distribuidora. (C) do banco de investimento. (D) do banco mltiplo. 49. Uma indstria pretende construir uma usina hidreltrica,. Para captar recursos para este investimento, emitir (A) LH. (B) nota promissria. (C) debntures. (D) CDB. 50. A Letra Hipotecria caracteriza-se por (A) iseno de imposto de renda para pessoa jurdica. (B) ter como garantia os crditos hipotecrios. (C) prazo mnimo de 30 dias. (D) iseno de imposto de renda para pessoa fsica. 51. A cobrana da taxa de performance, em fundo autorizado a faz-lo, impactar (A) o valor da cota diariamente. (B) o valor da cota semestralmente. (C) o valor de resgate. (D) a quantidade de cotas. 52. O administrador deseja aumentar a taxa de administrao de um fundo de investimento. Ele (A) poder aumentar a taxa mas ter que enviar aviso por escrito aos cotistas posteriormente. (B) dever convocar assemblia de cotistas para colocar em votao a alterao desejada. (C) no poder aumentar a taxa, pois o regulamento no poder ser alterado. (D) poder alterar a taxa, a qualquer momento. 53. Um fundo de investimento passivo, referenciado ao Ibovespa, (A) investe em aes com alta volatilidade. (B) rende aproximadamente o Ibovespa. (C) altamente arriscado e por isso deve render acima do Ibovespa. (D) tem como objetivo superar a rentabilidade do Ibovespa. Copyright Bankrisk 2007

54. Analise os fundos de investimento listados e indique aquele(s) cuja incidncia do imposto de renda ser nos meses de maio e novembro, ou no resgate, o que ocorrer primeiro. I. Fundo Renda Fixa e DI. II. Fundo Curto Prazo e Multimercado. III. Fundo Renda Fixa e Cambial. IV. Fundo Multimercado e Aes. (A) II e IV apenas.

(B) II e III apenas. (C) I, II e III apenas. (D) I, II, III e IV.
55. Os riscos predominantes de um fundo de investimento classificado como sendo de Renda Fixa, de acordo com a CVM so, I - taxa de juros. II - ndice de preos. III - taxa de cmbio. Est correto o que se afirma em (A) II e III, apenas. (B) I e III, apenas. (C) I, II e III. (D) I e II, apenas.

56. Compete ao (A) auditor, a responsabilidade de prestar informaes aos rgo reguladores e fiscalizadores. (B) distribuidor, a conferencia peridica dos registros contbeis do fundo. (C) administrador, o registro, guarda e liquidao financeira dos ativos da carteira. (D) gestor, a compra e venda dos ativos da carteira. 57. Os ativos de um fundo de investimento pertencem ao (A) administrador. (B) gestor. (C) cotista. (D) custodiante. 58. A definio, em regulamento, da poltica de investimento do fundo responsabilidade do (A) gestor. (B) administrador. (C) custodiante. (D) cotista. 59. Os fundos classificados como ____________ devem identificar em seu nome o ndice de referncia e caracterizam-se por vincular, no ____________ da carteira, direta ou indiretamente ao benchmark. (A) referenciados; mnimo 95%. (B) renda fixa; mximo 95%. (C) referenciados; mximo 80%. (D) renda fixa; mnimo 70%. 60. O objetivo de investimento de um fundo renda fixa ativo ser, provavelmente, o de (A) acompanhar o CDI. (B) acompanhar o Ibovespa. (C) superar o CDI. (D) superar o Ibovespa.

Copyright Bankrisk 2007

61. De acordo com a CVM, os fundos de investimento classificados como Curto Prazo, devero ter carteira com prazo mdio (A) inferior a 365 dias e o ttulo mais longo com vencimento em 375 dias. (B) inferior a 375 dias. (C) inferior a 60 dias e o ttulo mais longo com vencimento em 375 dias. (D) superior a 365 dias.

62. Um fundo de investimento cambial est sujeito ao risco de (A) variao cambial e variao na taxa de juros. (B) variao na taxa do cupom, exclusivamente. (C) variao cambial, exclusivamente. (D) crdito, exclusivamente. 63. Investidor que busca estratgia de diversificao e deseja participar dos mercados de juros, aes, cmbio e inflao, sem concentrao em nenhum deles, deve optar pelo fundo (A) Renda fixa. (B) Multimercado. (C) Aes. (D) Referenciado. 64. Cliente investiu em um fundo de investimento de longo prazo em abril/06 e resgatou em dezembro/06. A incidncia do imposto de renda, no resgate, ser (A) de 22,5% sobre o rendimento total. (B) de 20%, descontando o IR retido em maio e novembro. (C) de 15%, descontando o IR retido em novembro e maio. (D) Nula, considerando que o imposto j foi recolhido em novembro e maio. 65. NO responsabilidade do administrador (A) responder aos rgos de fiscalizao. (B) responder sobre o fundo perante os cotistas. (C) contratar o auditor externo. (D) responder por eventuais prejuzos no fundo de investimento. 66. Dois fundos de investimento, A e B, possuem um ttulo de renda fixa, com o mesmo risco de crdito, porm o fundo A possui o ttulo mais longo que o fundo B. O valor da cota (A) subir mais no fundo B se a taxa de juros subir. (B) cair mais no fundo A se a taxa de juros cair. (C) subir mais no fundo A se a taxa de juros cair. (D) cair mais no fundo B se a taxa de juros subir. 67. So caractersticas dos fundos de investimento I. tratamento igualitrio entre os investidores II. possibilidade de aplicao com menor volume de recursos III. menor risco de crdito IV. menor alquota de imposto de renda Est correto o que se afirma apenas em (A) I, II e IV. (B) II e III. (C) I e II. (D) III e IV.

Copyright Bankrisk 2007

68. O gestor de um fundo de investimento resolve trocar LTN por CDB prefixado, de mesmo prazo. Isto acarretar ao fundo (A) maior risco de crdito. (B) maior rentabilidade. (C) maior liquidez. (D) menor risco de crdito.

69. Investidor mantm seus recursos em dois fundos de investimentos renda fixa e aes. No ms de novembro, percebeu uma mudana na quantidade de cotas do fundo renda fixa, sem ter realizado resgates, enquanto a quantidade de cotas do fundo de aes no foi alterada. Deseja saber o que ocorreu (A) o fundo renda fixa cobrou a taxa de performance e o fundo de aes no. (B) o fundo renda fixa teve a cobrana de IR come cotas, e o fundo de aes no, pois neste fundo a tributao ocorre apenas no resgate. (C) o fundo renda fixa teve a cobrana de IR come cotas, mas ocorreu um problema operacional e no foi cobrado o IR do fundo de aes, ser regularizado. (D) o fundo renda fixa teve uma oscilao maior no valor da cota, devido a marcao a mercado enquanto o fundo de aes subiu. 70. O Chinese Wall tem como objetivo (A) separar a administrao dos recursos oriundos de poupana da administrao de recursos oriundos da captao de CDB. (B) separar a administrao dos recursos prprios da administrao de recursos oriundos da captao via CDB. (C) separar os fundos de investimentos que aplicam no exterior dos fundos que aplicam em ttulos no mercado nacional. (D) separar a administrao de recursos prprios da administrao de recursos de terceiros 71. responsabilidade do distribuidor (A) Enviar extrato mensal ao cotista. (B) Entregar o prospecto e o regulamento ao cotista e obter o termo de adeso. (C) Convocar a Assemblia de cotistas. (D) Alterar a taxa de administrao do fundo. 72. A respeito da taxa de perfomance, correto afirmar que (A) Trata-se de uma taxa de sucesso, cobrada quando o fundo supera determinado benchmark. (B) Pode ser cobrada em todas as classes de fundos, se prevista no regulamento. (C) A periodicidade dever ser, no mnimo, trimestral. (D) No afeta a rentabilidade do fundo. 73. Seu cliente, Sr. Joo Saraiva, tinha em janeiro as seguintes aplicaes no banco no qual voc trabalha: Fundo Multimercado (longo prazo) 50% do seu patrimnio Fundo Referenciado DI (longo prazo) 50% do seu patrimnio Em maro Sr. Joo efetuou o resgate total do Fundo Multimercado, auferindo uma perda de R$ 1.000. Do ponto de vista fiscal essa perda (A) No pode ser compensada com ganhos do Fundo DI de longo prazo, por tratar-se de fundos com polticas de investimento diferentes. (B) compensada automaticamente no fundo DI. (C) Pode ser compensada com ganhos em qualquer outro tipo de investimento. (D) compensada automaticamente com ganhos em CDB-DI.

Copyright Bankrisk 2007

74. Seu cliente precisa efetuar resgate total de um fundo de Renda Fixa no 28 dia da aplicao. O IR incidente ser calculado sobre (A) o valor da aplicao. (B) o rendimento.total (C) o rendimento lquido de IOF. (D) o valor de resgate.

75. Assinale a alternativa correta (A) O administrador responsvel pelas decises de investimento do fundo conforme a poltica e o gestor responsvel pela venda das cotas do fundo. (B) O administrador responsvel pelo fundo perante os rgos de fiscalizao e o custodiante responsvel pelas decises de investimento do fundo. (C) O administrador responsvel pelo fundo perante os rgos de fiscalizao e o distribuidor responsvel pela venda das cotas do fundo. (D) O distribuidor responsvel pela liquidao fsica e financeira dos ttulos que compem o fundo e o gestor responsvel pela auditoria das informaes contbeis do fundo.

Gabarito Simulado Extra 2


Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Resposta B A C C C D A B C C A B A A B A A D C Questo 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 Resposta A B D A B C B C C C B A B D A A A A B Questo 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 Resposta A A D B B A B D C A C D A B B C D D C Questo 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 Resposta B A C C A B B D C C A B D B A B C C

Copyright Bankrisk 2007

You might also like