You are on page 1of 7

MANUAL DO ENSINO DA CONDUO

FT 4 47 30

FICHA TCNICA

CONSTITUINTES DO AUTOMVEL

Nveis GDE:

Nvel 4 Nvel Operacional

Temas Transversais:

Tema 4 Conduo Econmica e Ecolgica Tema 7 Controlo do Veculo

Sntese informativa:

Definio de veculo automvel Motor e transmisso Rodas e pneus Manual tcnico

SUGESTES DE OPERACIONALIZAO

FORMAO TERICA Nvel 4 Nvel Operacional - Componentes e Manuteno do Veculo, Noes de Mecnica e Procedimentos em caso de Acidente Objetivos Conhecer os componentes bsicos de Mtodos e Recursos Mtodo expositivo Mtodo interrogativo Consulta do Cdigo da Estrada
Cap. I, Sec. I, III 1 e 2

controlo, sinalizao e apoio navegao num veculo ligeiro


Portaria n. 536/2005, de 22 de Junho

FORMAO PRTICA Nvel 4 Nvel Operacional - Controlo do Veculo

Objetivos
Operar o veculo, agindo em conformidade com os cuidados a ter com cada um dos rgos do veculo automvel

Mtodos e Recursos
Mtodo expositivo Mtodo demonstrativo Viatura de demonstrao Veculo de instruo

Portaria n. 536/2005, de 22 de Junho

Cap. II, Sec. II.1

MANUAL DO ENSINO DA CONDUO

FT 4 47 30

CONSTITUINTES DO AUTOMVEL

DEFINIO DE VECULO AUTOMVEL Um automvel um veculo com motor de propulso, dotado de, pelo menos quatro rodas, com tara superior a 550 kg, cuja velocidade mxima , por construo, superior a 25 km/hora, e que se destina, pela sua funo, a transitar na via pblica, sem sujeio a carris.

Os automveis classificam-se em ligeiros, pesados e tractores, (art. 106. C.E.).

Os veculos ligeiros so veculos com peso bruto igual ou inferior a 3500 kg e com lotao no superior a nove lugares, incluindo o do condutor. Os veculos pesados e os tractores so veculos com peso bruto superior a 3500 kg ou com lotao superior a nove lugares, incluindo o do condutor.

CONSTITUINTES DO VECULO AUTOMVEL LIGEIRO Um veculo automvel divide-se nos seguintes constituintes principais

Quadro ou chassis, estrutura inferior onde se apoiam as rodas, o motor, a carroaria e demais constituintes; Carroaria, estrutura onde se encontra o motor, que inclui o habitculo do condutor e passageiros e da carga, que inclui as portas, janelas, luzes e para-choques e que pode ser construdo numa s pea incluindo o chassis (carroaria ou chassis monobloco); rgos de suspenso, que incluem os pneus, molas e amortecedores; Motor, com sua alimentao de ar e combustvel, sistema de arrefecimento e de lubrificao; Sistema de produo, armazenamento e de distribuio de energia eltrica para o motor e demais sistemas eltricos do veculo (luzes, climatizao, navegao, sinalizao, etc.), constitudo pela bateria, alternador, cablagens, faris, luzes, etc.; Sistema de escape e de controlo de emisses que incluem o silenciador, panela, tubagens, catalisador, filtros, etc.; Sistema de transmisso, que inclui a embraiagem, caixa de velocidades, veios de transmisso, diferenciais, controlo de trao e rodas;

MANUAL DO ENSINO DA CONDUO

FT 4 47 30

rgos de direo, inclui volante, direo assistida, ; rgos de travagem, que incluem, tambores, discos, pastilhas, cablagens, sensores, etc.; Equipamentos retrovisores, ); Equipamentos de apoio navegao e de controlo (manmetros, indicadores, tacgrafos, velocmetros, GPS,); Equipamentos de conforto e climatizao (palas solares, ventiladores, desembacia dores, aquecedores dos bancos, ...); Equipamentos de segurana passiva (cintos, encostos, airbags, triangulo de prsinalizao, ); Equipamentos de apoio conduo (controlo e limitao de velocidade, ajuste automtico de distncia de seguimento, rdio, telefone, ). de iluminao e visibilidade (faris, indicadores, limpa-vidros,

Actualmente equipam os automveis ligeiros diversos tipos de motorizaes, de acordo com a forma de energia/tipo de motor utilizado para a propulso.

Motores de combusto interna (energia qumica) de ignio por fasca (ciclo Otto), de funcionamento a gasolina ou gs de petrleo liquefeito (GPL); de ignio por compresso (ciclo Diesel), de funcionamento a gasleo ou biodisel; Motores eltricos (energia eltrica) Motores hbridos (duas formas de energia diferentes em simultneo)

Dentro dos motores de combusto existem 3 tipos de motores de acordo com o ciclo de funcionamento:
2 tempos (gasolina); 4 tempos (gasolina ou diesel); Wenkel (rotativo) (gasolina).

MANUAL DO ENSINO DA CONDUO

FT 4 47 30

A fora motriz, desenvolvida pelo motor, transmitida s rodas atravs do sistema de transmisso, onde se inclui a embraiagem e a caixa de velocidades. A embraiagem funciona como um interruptor da cadeia cinemtica, ou seja, pode interromper o movimento entre o motor e a caixa de velocidade e, por consequncia, pode interromper o movimento transmitido s rodas. A embraiagem permite tambm, que o acoplamento entre o veio em movimento que sai do motor e o veio parado (ou numa velocidade diferente) que liga as rodas motrizes, se faa sem violncia e de forma gradual.

A caixa de velocidades, que pode ser manual (quando o condutor seleciona a mudana), automtica (quando o veculo que seleciona a mudana ideal) ou semi-automtica, permite relaes de fora e velocidade diferenciadas, para aproveitar melhor a fora disponibilizada pelo motor, aumentando a sua eficincia.

Os pneus so uma das peas mais importantes do veculos, pois so eles que permitem transmitir a fora motriz ao solo, suportam o peso do veculo e permitem um maior conforto aos passageiros, servindo de amortecedores aos choques e irregularidades do pavimento.

Os pneus, fabricados em borracha e materiais compsitos elsticos na sua face exterior, e constitudos por telas de fibras e de aros metlicos, no seu interior, so parte integrante da roda, que constituda por uma jante, aro metlico rgido ou com raios, onde encaixa o pneu e que no seu centro encaixa num eixo, fixo ou motriz.

Existem pneus de diversas medidas e dimenses, e com variadas finalidades, fabricados de acordo com a velocidade que atingem, o peso que suportam e o tipo de piso onde vo ser usados e a capacidade de traco necessria. Outros factores como o conforto, a segurana e resistncia em situao de esvaziamento ou rebentamento, a sua durabilidade, o rudo produzido pelo seu rolamento, a sua capacidade de reciclagem aps uso, entre outros, esto tambm includas nas preocupaes dos fabricantes.

MANUAL DO ENSINO DA CONDUO

FT 4 47 30

Sendo os pneus os rgos de contacto com o solo e dos quais depende a direco, fora, velocidade e conforto do veculo, devemos dar-lhes uma ateno especial.

As principais medidas relevantes existentes num pneu so:

A largura, ou seja a medida da face contacta com o pavimento, onde se encontram os sulcos do piso do pneu; A altura, distncia entre o talo que encaixa na jante e o piso, medida em percentagem da largura; O tipo de carcaa e sua estrutura interna (diagonal, radial, reforado,..); O dimetro da jante em que ele se encaixa; O ndice de carga ou seja a capacidade de peso admitido; O ndice de resistncia velocidade.

Assim, por exemplo, um pneu com a medida 175/60 R 14 75 S, significa que tem:

175 mm de largura; A altura corresponde a 60% da largura; A estrutura radial (R); A jante de 14 polegadas; Admite at 387 kg de peso; Admite velocidades at 180 kms/h.

Existem na maioria dos pneus modernos, indicadores de desgaste, marcas existentes dentro dos sulcos e que indicam a altura mnima admissvel do piso, ou seja 1,6 mm nos pneus dos veculos ligeiros, cuja localizao no piso normalmente indicada por uma pequena seta junto banda lateral do piso ou pela marca TWI (tire wear indicator), que se traduz por indicador de desgaste do pneu.

Quando entra num veculo, e antes de iniciar a marcha, tal como o piloto de um avio efectua uma verificao de segurana utilizando uma check list, tambm o condutor de um veculo deve efectuar algumas regulaes e verificar alguns equipamentos e controlos.

MANUAL DO ENSINO DA CONDUO

FT 4 47 30

Antes de entrar:

Verifique o espao envolvente e d uma olhada rpida ao estado exterior do veculo (pneus, aspecto geral, eventuais danos ou obstculos envolventes).

Ao entrar no veculo:

Ajuste o banco do condutor sua estatura fsica, a distncia aos pedais, a distncia ao volante, a inclinao das costas, a altura do banco, a altura e posio do encosto de cabea e a altura e profundidade do volante; Ajuste os retrovisores; Ligue a chave, sem colocar o motor em marcha, observe os indicadores, ponteiros e manmetros e veja se existe alguma anomalia; Coloque o cinto de segurana e verifique se os outros ocupantes tambm o fizeram, bem como se adaptaram os encostos de cabea; Pise a embraiagem (em veculos com caixa manual) e o travo. Coloque o seletor de mudanas em neutro (ponto morto); Verifique se o travo de estacionamento est accionado.

Ligue o motor:
Verifique se todos os indicadores luminosos se apagaram e se nenhum indicador est amarelo, laranja ou vermelho (nesse caso verifique o que est mal).

Antes de iniciar a marcha:

Pise o pedal de travo e experimente a sua resistncia; Destrave o travo de estacionamento; Verifique os retrovisores; Olhe sua volta, em especial para a esquerda e para o lado para onde vai avanar; Accione o sinal de mudana de direo para a esquerda; Engrene a 1; Olhe de novo e avance com cautela.

MANUAL DO ENSINO DA CONDUO

FT 4 47 30

Ao iniciar a marcha:

Verifique se no existe trfego atrs de si e num local aberto e seguro, experimente o travo, com suavidade ao fim de alguns metros, para verificar como atua; Experimente a direo com suavidade girando ligeiramente esquerda e direita para sentir a sua eficcia e preciso.

MANUAL TCNICO Todos os veculos possuem um manual tcnico ou manual de instrues. Este documento da maior utilidade para o condutor, pois a pode encontrar todas as informaes acerca dos equipamentos existentes, suas funes e forma de utilizao, bem como cuidados de manuteno, sobre a conduo e de segurana.

Recomenda-se que, da primeira vez que conduz um modelo de automvel com o qual no est familiarizado, experimente os controlos e comandos do mesmo antes de iniciar a marcha na via pblica.

You might also like