You are on page 1of 32

ESTUDO DO MEIO EM GUARULHOS-SP

Tema Geral: Histria da Industrializao de Guarulhos

Profas. Responsveis: Edilene Toledo e Maria Rita de Almeida Toledo Alunos participantes: PET e Estgio (28/05/2010 - Vespertino e 29/05/2010 - Noturno)

Estudo e Textos elaborados pelos membros do grupo PET Histria Unifesp e endereados a alunos do Ensino Fundamental II.

O grupo PET composto pela Profa. Edilene Toledo e o prof. Luis Filipe Silvrio Lima e pelos alunos Alessandra Silva de Santana, Carolina Carvalho, Fabiana Ribeiro de Andrade Junqueira, Georges Homsi Mora, Paula de Castro Broda, Renata Soares de Souza, Roger Camacho Barrero Junior, Vanessa Neri Rodrigues, Veronica Calsoni Lima e Wagner Pereira Silva.

CURSO DE HISTRIA CAMPUS GUARULHOS UNIFESP MAIO DE 2010

Um olhar sobre a cidade: conhecendo a histria da industrializao de Guarulhos

Sumrio

1. Apresentao 2. Introduo 3. A inveno da indstria 4. Os sujeitos histricos da industrializao de Guarulhos 5. A importncia da ferrovia: o trem da Cantareira 6. Migraes em Guarulhos 7. O governo Vargas e o desenvolvimento industrial de Guarulhos 8. A poltica econmica de Vargas: o nacional-desenvolvimentismo 9. A exploso industrial guarulhense a partir de 1950 10. Vargas: lugares de memria em Guarulhos 11. Industrializao e desindustrializao 12. A importncia da rodovia Presidente Dutra 13. Pensando as fronteiras: Guarulhos e So Paulo 14. Patrimnio industrial e sua preservao 15. Depois da visita: elaborao do conhecimento a partir dos dados recolhidos 16. Bibliografia

1. Apresentao

Este guia pretende ajudar voc a descobrir um pouco mais sobre a histria da cidade em que voc vive, Guarulhos. Ele no trata de toda a sua histria, mas de uma parte importante dela: a histria da transformao de Guarulhos numa cidade industrial, ao longo do sculo XX. Para isso, vamos apresentar a voc vrios textos, imagens e sugerir atividades e uma visita ao centro da cidade, um dos locais onde teve incio esse processo de instalao de indstrias, que foi alterando profundamente a vida e a histria do municpio. Mas como podemos conhecer o passado? Um bom modo perguntar s pessoas mais velhas, que viveram em outros tempos na cidade, como seus avs, por exemplo, ou outras pessoas mais velhas que voc conhece, como eram os lugares e a vida num tempo distante, o que existia quando eles eram crianas e j no existe mais hoje, ou, ao contrrio, o que no existia naquela poca e existe hoje, ou como as pessoas iam de um lugar a outro, onde trabalhavam, como era a escola e tantas outras perguntas. Mas a histria no construda apenas com o que ficou na memria dos mais velhos, embora esta seja uma fonte importante de conhecimento sobre o passado. Pode-se tambm conhecer a histria lendo documentos deixados pelo passado como uma carta, uma lei, um artigo de jornal, um inqurito policial, as atas das reunies de vereadores na Cmara Municipal e uma infinidade de outras fontes escritas. As imagens tambm so muito importantes como as pinturas, as fotografias ou filmes. Tambm se pode utilizar as fontes arqueolgicas, analisando, por exemplo, instrumentos de trabalho de uma civilizao antiga. O prprio espao da cidade pleno de lugares que conservam esse passado e, nesse sentido, uma praa, um trem, uma fbrica, ou o que restou dela, tambm podem ser considerados documentos atravs dos quais podemos construir um conhecimento sobre o passado. Atravs dos exerccios de leitura e das atividades que propomos aqui e da observao atenta de vrios espaos da sua cidade esperamos que voc possa aprender e construir conhecimentos sobre um dos processos mais importantes de sua histria, a industrializao.

2. Introduo

Como dissemos anteriormente, vamos concentrar nossa reflexo na histria de Guarulhos a partir do incio da sua industrializao. Mas como foi a histria de Guarulhos antes de transformar-se numa cidade industrial? Antes da chegada dos colonizadores portugueses, o territrio que seria muito mais tarde a cidade de Guarulhos, era habitado por ndios. Foi em 1560 que o padre jesuta Manuel de Paiva fundou no local um aldeamento de ndios que foi denominado Nossa Senhora da Conceio. Nos dois sculos seguintes, a regio atraiu pessoas em virtude da descoberta de ouro. Acredita-se que a explorao do ouro se deu inicialmente com o trabalho dos ndios e depois com o trabalho de escravos africanos. Foi em 1880 que Guarulhos, at ento um distrito rural da cidade de So Paulo, emancipou-se, tornando-se uma cidade autnoma. Nesse perodo, a cidade tinha poucos habitantes, que se dedicavam, sobretudo, agricultura com plantaes de cana-de-acar, caf, arroz, feijo, milho, alm da criao de gado. Havia tambm a produo de acar e aguardente. A rea urbana da cidade era bem restrita. com o incio da industrializao, na dcada de 1910, que a populao da cidade comea a aumentar com a vinda de trabalhadores de outros locais, como veremos adiante. A partir dali a cidade no parou de crescer, mas foi apenas na dcada de 1950 que houve uma verdadeira exploso industrial e demogrfica, isto , aumentou muito o nmero de indstrias e de pessoas que vinham para Guarulhos em busca de trabalho, na esperana de encontrar uma vida melhor. Era o incio de um processo que transformaria Guarulhos numa das cidades mais populosas do pas, a 13 no cenrio nacional, a mais populosa cidade no-capital, com mais de 1 milho e 300 mil habitantes. Todo esse crescimento, como dissemos, esteve intimamente ligado ao contnuo e intenso processo de industrializao da cidade, que vamos estudar aqui.

Atividades 1) Faa entrevistas com seus pais e avs perguntando a eles sobre as transformaes que Guarulhos sofreu ao longo da vida deles e sobre o que eles se lembram sobre a histria das indstrias da cidade. 2) Ao deslocar-se no seu dia a dia, observe as indstrias que encontra, as rodovias, as cargas dos caminhes e registre suas observaes.

Localizao de Guarulhos no Estado de So Paulo

Bairros de Guarulhos 5

3. A inveno da indstria

Mas

como

quando

surgiram

as

indstrias

no

mundo?

industrializao comeou na Gr-Bretanha no sculo XVIII, e depois expandiu-se em quase todo o mundo. Chama-se Revoluo Industrial o conjunto das transformaes econmicas e sociais que ocorreram na Europa a partir do sculo XVIII com o surgimento das indstrias. Nesse processo, que ocorreu em momentos diferentes nos vrios pases, a sociedade e a economia da Europa ocidental sofreram uma transformao profunda. As condies de vida e de trabalho de grande parte da populao se modificaram radicalmente. Pela primeira vez na histria da humanidade a agricultura perdeu o lugar mais importante, dando espao indstria, ao comrcio e aos servios, que cresceram como nunca tinha acontecido. Um importante historiador ingls chamado Eric Hobsbawm chegou a afirmar que, provavelmente, a

industrializao foi o mais importante acontecimento da histria do mundo, ao menos desde a inveno da agricultura e das cidades. As condies dos operrios na Gr-Bretanha, durante muito tempo, foram muito duras, porque os trabalhadores recebiam salrios baixos e tinham um ritmo pesadssimo de trabalho. A situao destes operrios era agravada pela vida fora das fbricas, uma vez que as estruturas urbanas eram absolutamente inadequadas para assegurar um nvel de vida decente s famlias mais pobres, que habitavam bairros perifricos, sujos e superpopulosos. As epidemias encontravam terreno propcio para a sua difuso. Retratos muito parecidos so encontrados para descrever a vida dos trabalhadores da indstria em muitos tempos e lugares, como So Paulo e Guarulhos ao longo do sculo XX. Nos ltimos trinta anos do sculo XIX a economia capitalista viveu uma srie de transformaes, to profundas que este perodo foi chamado de Segunda Revoluo Industrial. Ocorreram progressos tcnicos e cientficos, com a criao de novos tipos de energia (eletricidade e petrleo) e o surgimento de novas atividades industriais como a qumica e eletrotcnica. aps esse perodo que se inicia a histria da industrializao em Guarulhos.

Atividades Leia o texto a seguir e responda s questes propostas: "O estudo das civilizaes desaparecidas caminha em direo a novas fronteiras. Era algo bvio at alguns anos atrs, que a arqueologia se identificasse com o estudo dos vestgios materiais da antiguidade. Hoje esta idia cai e justamente: porque o passado pode ser remoto, mas tambm prximo; pode-se escavar um centro pr-histrico, mas tambm uma cidade destruda pelas ltimas guerras. O elemento essencial da arqueologia, enfim, deve, cada vez mais, ser identificado no mtodo, isto , na recuperao dos

testemunhos materiais do tempo transcorrido (do passado); e este tempo pode ser velho s alguns anos ao invs de sculos ou de milnios. O fruto mais significativo da nova problemtica , sem dvida a 'arqueologia industrial': uma cincia nascida na GrBretanha depois de 1950 para a redescoberta, o estudo, a classificao e a conservao dos edifcios da idade da indstria. Esta idade pode-se dizer que comeou em 1779, quando foi aberta a Ironbrigde Gorge, a primeira ponte de ferro existente no mundo, e que dura at hoje. J passamos o seu bicentenrio: que isso sirva particularmente para comemorar e difundir entre ns uma cincia que trata de fbricas, estradas, pontes, moinhos, canais, mquinas e equipamentos de trabalho. Mas nenhum arquelogo, tanto da indstria como de outra coisa, limitar a sua ateno arqueologia em si. O seu trabalho o de utilizar o que encontra para melhorar a compreenso de um perodo particular, de uma indstria, de uma tecnologia, e ele incorporar o seu conhecimento especializado a outras informaes j existentes. Porque a histria se preocupa com os homens, no com as coisas; e a arqueologia industrial, que um dos instrumentos dos quais se serve o historiador, interessa-se pelo papel que as minas de carvo, as mquinas a vapor e as garagens abandonadas das aeronaves tiveram na vida e no pensamento daqueles que as idealizaram

e as utilizaram.
(Traduzido e adaptado por Edilene Toledo de HUDSON, Kenneth. Archeologia dell'industria. Roma: Newton Compton, 1979, pp. 7-11).

1) O que arqueologia? O que a arqueologia pode estudar? 2) O que significa arqueologia industrial? 3) Para que serve a arqueologia industrial?

4. Os sujeitos histricos da industrializao em Guarulhos

Pessoas

das

mais

variadas

classes

sociais

participaram

da

industrializao no municpio de Guarulhos, no sculo XX. Alm dos projetos nacionais que interferiram no processo, as polticas adotadas pelos governantes da cidade foram muito importantes. Prefeitos como Rinaldo Poli (1953-1957) faziam propaganda para atrair indstrias, alm de oferecer inmeras vantagens para a promoo da industrializao. Por causa desse incentivo governamental, multinacionais como a Reisky (1949) que produz mquinas para preparao da tecelagem, tintura e acabamento txtil vieram para a cidade. Elas recebiam auxlios como iseno de impostos e a proximidade com a capital paulista facilitava o transporte de seus produtos. Alm disso, as terras e a mo-de-obra eram muito baratas. Pode-se dizer que a industrializao do municpio atendia aos interesses de uma minoria, a de industriais, sejam eles de firmas estrangeiras, nacionais ou mistas e de polticos e suas respectivas classes sociais. Essa industrializao tambm era entendida como um processo positivo e necessrio para o desenvolvimento da regio e do pas. Os trabalhadores tambm foram parte fundamental nesse processo de industrializao. Alm dos imigrantes nacionais e estrangeiros, muitas pessoas da regio trabalhavam nas fbricas. A grande maioria pertencia s classes mais baixas, moradores dos subrbios, onde a moradia e o saneamento bsico eram precrios. O trabalho fabril possua condies insalubres, ou seja, os operrios trabalhavam em pssimas condies, os direitos trabalhistas eram

praticamente inexistentes nas dcadas iniciais do sculo passado, o que 8

possibilitava que os patres explorassem seus funcionrios, obtendo assim um lucro maior. Vrios destes operrios se organizaram, ento, para reivindicar melhores condies dentro e fora das fbricas. A partir da surgiram organizaes como sindicatos, partidos polticos e associaes de moradores de bairro. As mulheres tambm trabalhavam nas fbricas. Alm de se dedicarem ao servio domstico, elas passavam vrias horas por dia no trabalho na fbrica. Assim como os homens, por muito tempo no tiveram os direitos trabalhistas assegurados. Alm disso, muitas vezes elas no eram registradas nas fbricas, sendo levadas por seus pais, irmos ou maridos. Homens e mulheres, entretanto, exerciam, freqentemente, as mesmas funes. Muitas pessoas fizeram parte desse cenrio de industrializao, sejam elas do governo, donos de indstrias ou operrios da classe baixa, alm, claro, dos habitantes da regio que podem no ter participado diretamente, mas fizeram parte e interagiram com esses grupos socialmente. Atividades 1) Qual era o papel da mulher nas fbricas? 2) Voc conhece algum que trabalha em uma fbrica? Quais as semelhanas e diferenas entre os trabalhadores de hoje e do passado? As condies de trabalho mudaram? Em qu? 3) Observe a imagem a seguir:

"Metalrgico mostra sua fora: sete mil param 11 fbricas em Guarulhos". 2009. Disponvel em: http://www.metalurgico.org.br/lermais_materias.php?cd_materias= 1144

a) O que a imagem acima mostra? b) Voc acredita que, nos dias de hoje, os trabalhadores das fbricas faziam suas reivindicaes pelos mesmos motivos que os trabalhadores do passado relatados no texto? Por qu?

5. A importncia da ferrovia: o trem da Cantareira em Guarulhos O Ramal Guarulhos do Trem da Cantareira foi inaugurado no ano de 1915, com a construo da Estao Guarulhos. Essa estrada de ferro conectava Guarulhos capital do Estado, passando por Tucuruvi e Santana, na regio norte de So Paulo. Sua funo era, inicialmente, transportar tijolos das olarias guarulhenses para So Paulo, atendendo a demanda da construo civil, visto que nessa mesma poca a capital passava por um grande crescimento populacional e industrial, o que exigia a construo de mais edificaes. Em Guarulhos, foram construdas seis estaes: Guarulhos,

Sorocabanos, Vila Augusta, Gopova, Torres Tibagy e Vila Galvo. Posteriormente, em 1942, foi inaugurada a stima estao, denominada Cumbica, a fim de transportar soldados para a futura Base Area de Cumbica, concluda em 1945. Com tal fato, o Ramal Guarulhos do Trem da Cantareira passou a ter maior importncia tambm no transporte de passageiros. No incio do sculo XX, as olarias eram a maior fonte de renda da cidade, sendo que mais tarde algumas indstrias do ramo de bens de consumo durveis, setor alimentcio e matadouros comearam a se instalar nas proximidades da linha do trem. Na regio da Vila Galvo, foi inaugurada a primeira indstria, que era a Cermica Remy, em 1915. No Centro, instalaram-se nas proximidades dos trilhos, na dcada de 1920, as fbricas Carbonel e Adamastor.

10

Com a atrao de indstrias, novas ruas foram abertas, visando facilitar a comunicao do Centro com as Estaes e dinamizar o escoamento de produtos. A populao comeou a crescer, sendo aproximadamente 7 mil habitantes em 1914 e 10 mil em 1930. J em 1945 esse nmero dobrou e a cidade comeou a crescer ainda mais. A linha de ferro pode ser apontada como uma das responsveis pela atrao de indstrias. Nos arredores das estaes, os bairros cresceram e a paisagem de Guarulhos comeou a se modificar. Esse processo se deu entre 1915, com a inaugurao da linha de trem e s se encerrou com um novo planejamento urbano, causado pela desativao do Ramal em 1965. Com a desativao dessa linha de trem, surgiu um caminho de terra para pedestres que, posteriormente, foi transformado na Avenida Castello Branco, sendo suas continuaes as Avenidas Tancredo Neves, Monteiro Lobato e Hlio Schmidt.

Estao Vila Augusta, 1918 Disponvel em: http://www.werner vana.com/twca01.html

Trem chegando a Guarulhos. Disponvel em: http://www.werner vana.com/fotos1.html

11

Mapa

da

Linha metade

na do

primeira sculo XX. Disponvel

em:

http://www.wernervana. com/mapao3.html

Atividades Leia os textos e responda:

O fazendeiro e engenheiro Francisco Galvo, acompanha o crescente uso de tijolos e manilhas nas construes paulistanas. Observa que so produtos escassos, e de custo elevado, em razo da produo artesanal, e pelo transporte em carroas de distantes olarias. Incentivado pelo grande consumo de tijolos e manilhas na cidade de So Paulo, em 1910 resolve fabric-los. Para tanto instala uma grande olaria na fazenda Cabuu de sua propriedade, prximo ao local onde mais tarde seria construda a estao Vila Galvo do Tramway da Cantareira. Visando custos baixos e alta produo, importa da Alemanha mquinas que produzem 3.000 tijolos por hora, e funda a CERMICA PAULISTA, com o nome fantasia de CERMICA REMY. Para escoar a produo mensal de 1500 Toneladas, ou 900.000 tijolos, utiliza o Tramway da Cantareira, que por intermdio de um ramal de 310 metros entra na cermica e carrega os vages com tijolos e manilhas, transportando-os at os pontos mais prximos ou convenientes dos canteiros das grandes obras da capital. Existia ainda uma outra grande Cermica na Rua Duarte de Azevedo, bem prximo da estao Santana do Tramway, onde atravs de um

ramal de 210 metros, o Tramway chegava a porta desta cermica para descarregar argila, e carregar os produtos ali fabricados. 12

At 1956 o Tramway carregava diariamente, nesta cermica. O Tramway da Cantareira carregou material de construo de grandes obras, como: Liceu de Artes e Ofcios e a Pinacoteca 1897Secretaria da

1900; Quartel Tobias de Aguiar (ROTA) 1887-1892;

Agricultura 1891-1896; Teatro Municipal 1903-1911; Mercado Municipal 1925; Palcio das Industrias 1910; Edifcio Ramos de Azevedo 18951897; edifcio dos Correios 1916-1922; Escola Caetano de Campos 1892-1894; palcio da Justia 1920-1933; Penitenciria do Carandiru 1911-1920; Catedral da S; Santa Casa De Misericrdia. O contnuo crescimento da cidade de So Paulo produziu um contnuo aumento na procura de tijolos e manilhas. A Remy para atender o mercado planeja aumentar a sua capacidade de

produo, efetua emprstimos junto a bancos, e importa modernas mquinas para fazer tijolos e manilhas. Eclode a Primeira Guerra Mundial, gerando uma tremenda recesso, ningum compra

manilhas ou tijolos. A cermica REMY entra em falncia, os bancos credores tomaram a cermica, e loteiam a fazenda Cabuu. Deste loteamento surgiu o bairro de Vila Galvo.
Disponvel em: http://www.wernervana.com/tijolos.html

Esta velha e tradicional povoao to isolada na sua silenciosa colina, sente-se reviver, desde que abriu de par em par as suas portas a este ramal de viao frrea que, com a sua actividade e vida, lhe v trazer o progresso e a civilizao ambicionados.
Padre Celestino, Livro Tombo I, 4 de fevereiro de 1915.

Hoje, 31 de maio de 1965, os funcionrios do trenzinho da Cantareira desejam ao comrcio e ao povo em geral, muitas felicidades, por um adeus saudoso de despedida do velho e inesquecvel trenzinho.
Faixa colocada no ltimo trem a circular pelo Ramal Guarulhos do trem da Cantareira, 31 de maio de 1965.

a) Quais eram as funes do trem da Cantareira na cidade? b) Em sua opinio, qual foi a imagem que ficou dessa linha frrea? Positiva ou negativa? c) O que pode ter se modificado com a sua inaugurao em 1915? d) O que se modificou com a sua desativao em 1965? 13

6. Migraes em Guarulhos: Conversando com os moradores da cidade de Guarulhos nos deparamos com uma grande diversidade de nomes e sobrenomes estrangeiros. Caminhando pelo centro da cidade encontramos diversos restaurantes italianos, japoneses, nordestinos e mineiros. Diversas famlias guarulhenses tiveram parentes que vieram de outros estados ou pases e trabalharam em muitas das fbricas que vemos na cidade . Observando a histria das migraes estrangeiras e das migraes nacionais, podemos compreender muito daquilo que nos rodeia e que s vezes no prestamos muita ateno. As migraes estrangeiras ocorreram sobretudo no fim do sculo XIX at aproximadamente 1930. Esses imigrantes saram de seus pases em navios e suportaram viagens precrias de muitos dias em busca de melhores condies de vida, uma vez que a misria fazia parte dos seus cotidianos. Ao chegarem ao Brasil ficavam na Hospedaria do Imigrante em So Paulo que lhes oferecia alojamento, e depois iam trabalhar em diversas indstrias e fazendas de caf que necessitavam de mo-de-obra. Guarulhos nessa poca recebeu muitos destes imigrantes que vinham trabalhar principalmente em pequenas fbricas j existentes na cidade e nas olarias. A produo de tijolos que ficou conhecido como ciclo do tijolo contribuiu para atrair muitos destes imigrantes que vinham em busca de trabalho, e eles com seus conhecimentos tcnicos no setor de construo civil contriburam para a expanso desses setor. No ano de 1934 foram formuladas as Leis de cotas Restritivas que dificultava a entrada dos imigrantes no pas, e a partir de ento foram estimuladas as migraes de brasileiros. Estes, assim como os imigrantes estrangeiros, eram em sua maioria pessoas pobres que vinham em busca de trabalho. Nessa poca, principalmente na regio sudeste do pas como So Paulo, os salrios eram melhores e havia maior acesso sade e educao. Suas viagens eram bem sofridas. Vinham em sua maioria nos chamados paus de araras que eram carroas com tbuas na traseira nas quais os migrantes vinham amontoados sob o sol durantes dias de viagens.

14

Chegando capital paulista muitos procuravam parentes que j estavam na cidade ou nas redondezas como Guarulhos. Aqueles que no tinham onde ficar eram alojados na Hospedaria do Imigrante at encontrarem trabalho. Nos anos de 1950, Guarulhos, assim como a cidade de So Paulo, sofreu um intenso processo de industrializao que atrair muitos destes trabalhadores nacionais. Muitos, no conseguindo trabalho na capital, iam para Guarulhos devido existncia de grandes empresas. Esse fato resultar em uma grande exploso demogrfica fazendo a cidade crescer estrondosamente durante esses anos. Ambos os migrantes estrangeiros e nacionais transformaram a cidade de Guarulhos. Alm de contriburem com suas novas e diferentes culturas evidenciadas pela lngua, sotaque, religio e hbitos alimentares eles tambm trabalharam nas indstrias formando a classe operria e os bairros operrios em diversas regies. Trabalharam tambm no comrcio e na agricultura: os japoneses, por exemplo, participaram intensamente do setor hortifrutigranjeiro da cidade. Muitos ajudaram a construir as associaes de bairro nas quais os moradores lutavam por melhorias em seus bairros como: saneamento, transporte e construo de escolas. Isso ocorreu porque tanto os imigrantes como migrantes iam morar em lugares afastados sem muita infra-estrutura devido ao preo das moradias serem mais baixos tendo, portanto, que buscar pelos seus direitos. Dessa forma, podemos observar que eles tambm ajudaram a construir e a expandir a cidade. 7. O governo Vargas e o desenvolvimento industrial de Guarulhos: O contexto brasileiro entre 1930 - 1950 Getlio Vargas foi presidente da repblica em dois mandatos: o primeiro ocorreu entre os anos 1930 e 1945 e o segundo, entre 1951 e 1954. Concorreu pela primeira vez presidncia da Repblica em 1930 como candidato de oposio, porm perdeu as eleies. Em seguida, com seu partido e aliados, por meio da Revoluo de 1930, planejou um golpe poltico, assumindo a presidncia em um governo provisrio. No ano de 1932, Vargas sofreu um grande impasse com a Revoluo Constitucionalista. O estado de So Paulo afirmou forte oposio ao regime vigente, exigindo maior abertura poltica ao Estado e a constitucionalizao do governo. Desta forma, ocorreu 15

em 1934 a promulgao da Constituio, em que Getlio foi eleito presidente indiretamente. Em 1937, como meio de se manter no poder, fechou o Congresso e instalou uma ditadura o Estado Novo. Vargas, neste perodo, instituiu uma poltica nacionalista e desenvolvimentista que, junto com a consolidao das leis trabalhistas garantiram-lhe considervel popularidade, embora houvesse oposio de vrios setores ao seu governo ditatorial. Em 1945, Vargas foi deposto do governo, estabelecendo-se mais uma vez eleies diretas para presidente. O General Dutra, candidato apoiado por Getlio, foi eleito como seu sucessor. Nas eleies de 1950, pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), Vargas assumiu o governo novamente.

8. A poltica econmica de Vargas: o nacional-desenvolvimentismo

O retorno de Getlio Vargas presidncia do Brasil intensificou a sua poltica de modernizao do pas. Desde 1930, o governo preocupava-se com a consolidao de indstrias de base (siderrgica, metalrgica, hidreltrica, petrolfera, entre outras), que forneceriam as condies materiais necessrias para a efetivao do processo de industrializao brasileiro. O governo tinha como objetivo fazer com que o Brasil superasse a sua dependncia econmica, isto , que o pas suprisse a sua prpria necessidade de recursos energticos (como o petrleo e a energia eltrica) e de bens de consumo. Isto no quer dizer que no existiam indstrias no Brasil at ento, mas sim que o Estado passou a se preocupar mais com a consolidao de uma industrializao total do pas. A esta poltica econmica, que teve seu auge em 1950, atribuiu-se o nome de nacional-

desenvolvimentismo. Atravs deste programa de desenvolvimento econmico, o governo brasileiro se comprometeu a desenvolver a infra-estrutura do pas sem o auxlio de capital estrangeiro, dependendo somente dos recursos financeiros nacionais. Desta forma, a economia era amplamente controlada pelo Estado. O nacional-desenvolvimentismo foi responsvel pelo surgimento de empresas como Petrobrs, CSN e Eletrobrs. Entretanto, nem todos os grupos sociais eram favorveis a este projeto. Alguns queriam que o setor econmico fosse livre para negociar com outros pases; outros queriam que a 16

economia estivesse voltada para um projeto de desenvolvimento que levasse ao Socialismo (forma de governo que entende que o Estado tem o dever de dividir os meios de produo e o capital entre a populao, de maneira igualitria). Havia muitas outras propostas econmicas, mas foi o nacionaldesenvolvimentismo que acabou vigorando. Entretanto, devido forte oposio ao seu governo, Vargas no conseguiu permanecer no poder. E em agosto de 1954 se suicidou, deixando uma carta-testamento: ()Quis criar liberdade nacional na

potencializao das nossas riquezas atrves da Petrobrs e, mal comea esta a funcionar, a onda de agitao se avoluma. A Eletrobrs foi

obstaculada at o desespero. No querem que o trabalhador seja livre. ()


VARGAS, Getlio. Carta testamento, 24 de Agosto de 1954.

Atividade Relacione o trecho da Carta testamento de Vargas com o que foi estudado sobre a poltica do nacionaldesenvolvimentismo

9. A exploso industrial guarulhense a partir de 1950

Atualmente, Guarulhos possui 2500 indstrias, segundo dados da Prefeitura. Como e quando tudo isso aconteceu? O grande crescimento industrial de Guarulhos fez parte do plano nacional de desenvolvimento do governo de Getlio Vargas. Com o apoio do governo e de fatores essenciais como a localizao da cidade, a disponibilidade de gua e a Base Area de Cumbica, vrias empresas

comearam a serem implantadas em Guarulhos. Alguns exemplos so Phillips do Brasil, Olivetti, Borlem, sea, e muitas outras indstrias que fabricavam uma imensa diversidade de produtos como: mquinas de escrever, eletrodomsticos, medicamentos, vassouras, plsticos, entre outras. No so raros os casos em Guarulhos em que as referncias para certos lugares utilizem fbricas, mesmo desativadas e s vezes destrudas, como pontos de referncia. O desenvolvimento industrial no mudou apenas a cidade quanto ao crescimento demogrfico, planejamento urbano, entre outros quesitos estruturais, mas e tambm as maneiras como as pessoas se

17

relacionam e convivem com esses espaos, criando meios de referncia e memria.

Atividade Retome os textos anteriores e explique: por que este tipo de indstria era importante?

Certamente, so comuns expresses como: O prximo evento vai ser na antiga Phillips!, Quando me mudei para essa cidade, o Shopping Internacional ainda era uma fbrica!, Essa rua fica prxima a antiga estao de trem?

10. Vargas: lugares de memria em Guarulhos

A cidade de Guarulhos entre 1930 e 1954 esteve fortemente relacionada com as polticas varguistas, visto que, a partir da dcada de 1930, a cidade teve seu processo de industrializao intensificado, devido ao incentivo do nacional-desenvolvimentismo. A poltica trabalhista de Getlio colaborou para atrair indstrias de grande porte no territrio guarulhense. Outro aspecto importante deste projeto de desenvolvimento foi a implantao da Base Area de Cumbica, durante o perodo do Estado Novo. possvel perceber que a memria positiva do presidente Vargas est muito presente na cidade, mesmo que alguns de seus moradores tenham participado da Revoluo Constitucionalista de 1932. Prova desta memria a praa principal da cidade, batizada com o nome: Praa Getlio Vargas. Essa localiza-se bem na regio central do municpio e nela foi instalada, anteriormente, a Prefeitura Municipal e a Cmara dos Vereadores. Atualmente, a Prefeitura se encontra no bairro Bom Clima e a Cmara, em frente praa, em uma nova instalao. Atividade Faa um desenho da praa Getlio Vargas em 1950 e atualmente. Quais so as diferenas e semelhanas entre as duas paisagens? Antes de ser uma praa, naquele espao funcionava o campo de futebol do Esporte Clube Paulista, mas em 1951 iniciou-se o projeto do estabelecimento de uma praa que receberia o Pao

Atividade
Pergunte aos seus avs o que eles se recordam da Praa Getlio Vargas.

18

Municipal. Ela se tornou um smbolo da cidade guarulhense, sendo tombada em 2000 pelo Conselho Municipal. Em 1976, com a transferncia da prefeitura para o Bom Clima, o prdio da praa se tornou a Cmara Municipal. Uma das avenidas que circunda o local a Salgado Filho que foi ministro do Trabalho, Indstria e Comrcio entre os anos de 1932 e 1934 e ministro da Aeronutica entre 1941 e 1945, momento da construo da Base Area de Cumbica.

19

11. Industrializao e desindustrializao

Para podermos pensar sobre industrializao importante tambm vermos como que esse processo se deu no Brasil. Mas como que se deu essa industrializao em nosso pas? Foram as dcadas finais do sculo XIX que marcaram a intensificao da industrializao brasileira, que se concentrou nesse perodo, sobretudo, na regio Sudeste do pas. Com o aumento da produo Atividade cafeeira e seus lucros, passa a surgir uma concentrao

populacional na cidade, fazendo com que se instalassem tambm estabelecimentos comerciais, a fim de suprir essa populao crescente. Esses estabelecimentos eram

abastecidos com produtos vindos diretamente das indstrias, que iam


Diniz, Eli. Empresrio, Estado de capitalismo no Brasil (1930- 45). Rio de Janeiro, Paz e Terra. In: Mendona, Snia. A Industrializao brasileira. So Paulo: Moderna, 1995.

aumentando a demanda conforme a exigncia dessa concentrao, e que se mantinham tambm com a ajuda de capital e vindo da

Observe os nmeros no Quadro 1 e reflita sobre eles. Se necessrio faa um grfico que ilustre bem as diferenas entre os perodos, comentando sobre eles.

cafeicultura estrangeiros. Essas foram o

investimentos

pequenas incio de

indstrias um longo

processo de industrializao. Ao longo dos anos seguintes, no entanto, o caf ainda seria o principal responsvel pelos lucros brasileiros, ficando as indstrias em segundo plano, mas ainda assim a todo vapor. Mas foi nos anos 1930, no governo de Getlio Vargas, que se iniciaram os apoios ao setor industrial e s suas produes. Desse momento em diante o setor industrial comeou a superar o agrcola.

20

A trajetria da indstria brasileira seguiu, ento, por vrios perodos como uma das principais rendas do pas, que se concentraram na regio sudeste, sobretudo, nos estados do Rio de Janeiro e de So Paulo. No caso paulista, de modo muito expressivo na denominada regio metropolitana. Os anos 1950 tambm foram muito importantes para a Histria da industrializao no Brasil, sendo o perodo em que se instalaram mais indstrias e se recebeu muitos incentivos vindos dos capitais estrangeiros, principalmente no governo de Juscelino Kubitschek, com sua poltica de crescimento e modernizao da indstria brasileira. Nesse perodo, alojam-se no Brasil empresas multinacionais (propriedade de capital estrangeiro), principalmente automobilsticas. Nesse momento, tambm foram inauguradas as grandes rodovias como forma tanto de ampliao de vias para o transporte, como meio de colocar os carros produzidos nas ruas. Paralelamente a esse processo, iniciou-se a desativao de grande parte das ferrovias do pas. Durante o perodo de Kubitschek, a indstria teve seus altos e baixos. Posteriormente, entraram em cena os militares, que a partir do Golpe de 1964 assumem o controle do territrio nacional, instaurando uma ditadura civilmilitar que durou mais de 20 anos. Aps um perodo de crise econmica, o chamado milagre econmico impulsionou novamente a industrializao no Brasil. Entre os anos 1968 - 1973, a crise voltou a aparecer tambm como decorrncia das crises mundiais (como a do petrleo, que afetou todo o mundo), caracterizando um novo declnio econmico. Como dito, a Histria da industrializao esteve atrelada principalmente regio sudeste, tendo maior concentrao em So Paulo e sua rea metropolitana, sobretudo, a zona leste da capital e a regio de Guarulhos. Esses lugares sofreram com as oscilaes dos processos de industrializao. O ltimo movimento que as atingiu foi o processo de desindustrializao, que se iniciou nos anos 80 e 90 como resultados das novas polticas neoliberais desse perodo, que provocaram vrias falncias e o deslocamento das indstrias para outras cidades e regies em busca de incentivos fiscais e mo-de-obra barata. Esse processo provocou desemprego e grandes

dificuldades para muitos trabalhadores de Guarulhos. A desindustrializao acarretou, nas regies leste de So Paulo e Guarulhos, uma nova reorganizao espacial urbana, voltada para a 21

prestao de servio, mas ainda sim, tentando manter as indstrias restantes, que at hoje ainda fazem dessas regies importantes plos industriais. O texto abaixo reflete sobre esse processo. Atividade A partir do fragmento ao lado, leia e pergunte aos seus avs e pais quais indstrias se localizavam em Guarulhos e hoje no existem mais. O que elas produziam? Em 1990, algumas grandes Empresas faliram e outras mudaram-se do municpio.Nesta poca falava-se que a cidade havia deixado de ser industrial, tornando-se uma

cidade de servios. O que aconteceu em Guarulhos reflete uma tendncia mundial das economias perifricas frente poltica neoliberal nos marcos da globalizao. (Guarulhos:
espao de muitos povos. - So Paulo: Noohva Amrica, 2007).

12. A Rodovia Presidente Dutra Como visto, com o acelerado desenvolvimento econmico da dcada de 1950, surgiu a necessidade de uma via de transporte que auxiliasse no escoamento de produtos industriais e aumento desse setor, no deslocamento populacional e que, em alguma medida, fortalecesse a integrao do pas. A principal rodovia que cruza Guarulhos a Rodovia Presidente Dutra. Ela liga o estado de So Paulo ao Rio de Janeiro, atravessando todo o Vale do Paraba. Sua construo iniciou-se em 1928, ainda com o presidente Saiba mais! Alm da Dutra, Guarulhos cortada por outras quatro rodovias. So elas: Rodovia Ferno Dias, que liga So Paulo Belo Horizonte (MG); Rodovia Ayrton Senna da Silva (antiga Rodovia dos Trabalhadores), que leva o bairro da Penha em So Paulo Guararema; Rodovia Hlio Smidt, que liga a Rodovia Ayrton Senna ao Aeroporto Internacional de Guarulhos; Rodovia Vereador Francisco de Almeida (antiga Estrada de Nazar) que liga Guarulhos ao municpio de Nazar Paulista.

Washington Luis, sob o nome de Rodovia Rio So Paulo. Devido necessidade de fortalecer a integrao do pas com o abastecimento de mo-de-obra nacional do nordeste para o sudeste e os investimentos de capital estrangeiro em grande parte norte americano ao setor industrial de bens de consumo, a Rodovia Presidente Dutra entra em processo de

constituio, transferindo a concentrao industrial do centro da cidade para o bairro de Cumbica.

22

A antiga Rio So Paulo foi considerada muito perigosa devido aos seus acidentes geogrficos e, em 1950, o presidente Eurico Gaspar Dutra libera os recursos para construo da rodovia que leva seu nome. Hoje, a Dutra considerada uma das principais vias do Brasil, sendo responsvel tambm pela expanso e surgimento de alguns bairros, pela busca de moradia da populao mais pobre, que buscava trabalho nas fbricas que ali se instalavam. Ela auxilia na comunicao do plo industrial RJ-SP-MG, auxiliando o desenvolvimento de algumas cidades que por ela so cruzadas, sobretudo, por abrigar, ou j ter abrigado, grandes indstrias em suas margens, por exemplo a Toddy, a Philips, a Olivetti e a Prsico, no municpio de Guarulhos. Alm disso, ela um dos principais meios de ligao entre o nosso municpio e outras cidades com as quais fazemos fronteiras, como So Paulo.

Atividades
Observe o caminho pelo qual seguiremos e veja se voc reconhece alguma indstria e quais os nomes delas. O que essas indstrias fabricam?

13. Pensando as fronteiras: Guarulhos e So Paulo

Quando pensamos em fronteiras, normalmente imaginamos espaos geogrficos bem divididos, limites fsicos que deixam claro de qual nacionalidade, de qual cidade, a pessoa nasceu ou vive. O exerccio que devemos fazer pensar que nem sempre a teoria reflete a prtica, especialmente quando olhamos para a histria das cidades de So Paulo e Guarulhos. muito comum encontrar alguns espaos que se confundem, Atividade Tende se lembrar de outras regies de So Paulo para onde voc pode ir que faam fronteira com Guarulhos. Depois divida isso com a sala, compare as respostas e veja se voc descobre alguma regio nova. Pesquise sobre ela e veja no que parecida com Guarulhos!

principalmente quando existe uma cidade muito mais influente, no aspecto poltico, que sua vizinha. Em nosso caso a cidade de So Paulo, capital do estado, quase sempre economia, centralizou os a ateno, polticos a e

interesses

privados para si, deixando as cidades que ficam ao seu lado dependentes da capital. nosso dever, ento, prever que 23

nem sempre os limites urbanos administrativos correspondem s dinmicas da vida cotidiana. Mas como podemos perceber onde acaba uma cidade e comea a outra? Em regies onde as cidades crescem muito, a industrializao grande, e a urbanizao muito presente, acontece um fenmeno que chamamos de conurbao. Um conjunto de regies metropolitanas, que normalmente tem o mesmo perfil (crescimento urbano, indstrias, proximidade geogrfica), como exemplo temos a Grande So Paulo, regio

metropolitana em torno da capital paulistana, da qual Guarulhos faz parte e muito importante. Esse conceito nos ajuda a responder nossa pergunta. Quando existe o fenmeno da conurbao, as fronteiras das cidades envolvidas so bem dinmicas, tornando complexa a definio fsica das cidades. Os centros urbanos so importantes para entendermos melhor essa relao de onde comeam e onde acabam os limites de uma cidade. Pensemos agora no bairro de So Miguel Paulista, que faz parte da zona leste da cidade de So Paulo, vizinha de Guarulhos, em comparao com o centro da ltima. Muitas pessoas que moram em Guarulhos, quase na fronteira com So Miguel Paulista, se identificam mais com o bairro paulistano do que com o centro da cidade em que moram. Figura 1

Bairro do Brs, So Paulo, incio do sc. XX. Imagem: www.arquivo.ael.ifch.unicamp.br

24

Figura 2

Casimiras Adamastor, 1941 (Arquivo Histrico/Secretaria de Cultura de Guarulhos). Fonte: Prefeitura Municipal de Guarulhos.

Mas, por qu? Muitas razes podem explicar essa complexa relao de pertencimento, ou seja, de identificao do cidado com sua

Atividade Encontre diferenas e semelhanas entre a figura 1 e a figura 2. Tente verificar como esto os dois lugares hoje!

cidade. Lembramos de alguns pontos importantes como a distncia geogrfica. As pessoas que ali moram esto mais prximas do bairro de So Miguel do que do centro de Guarulhos. Esse fato considerado prejudicial para alguns setores da cidade de Guarulhos, como o comercial. Por essa razo, iniciativas como a campanha: Eu compro em Guarulhos, e voc? Valorizo minha cidade., da ACE-Guarulhos (Associao Comercial e Empresarial de Guarulhos), esto sendo realizadas para a proteo do comrcio municipal. A capital paulistana , como j vimos, cresceu e passou pelo processo de industrializao em um perodo um pouco diferente do que Guarulhos. O prprio processo de formao das reas urbanas e dos centros municipais diferente. Porm existe algo que permeia, ou seja, que comum, que igual ou parecido, aos dois processos de industrializao. De certa forma, a

25

industrializao de Guarulhos dependeu do crescimento vertiginoso da capital, e do mercado de So Paulo, principalmente da construo civil, contou com a produo, mesmo que pequena, de Guarulhos. Essas constataes no significam que uma cidade melhor do que a outra. Os valores histricos que cada experincia de industrializao e urbanizao guardam so particulares e diferentes, tornando os dois processos com a mesma importncia. Como sabemos, a partir da dcada de 1940 a industrializao de Guarulhos se tornou cada vez mais crescente. Um processo parecido estava ocorrendo em So Paulo, porm com maior intensidade, assim os laos entre as duas cidades se fortaleceram. Desde o incio do sculo XIX, a capital vem sendo o principal alvo, por outros motivos, da industrializao paulistana. Envolvidos nesse processo esto a chegada de migrantes nordestinos, com forte presena em So Miguel e conseqentemente em Guarulhos, rpida e desorientada (sem organizao) urbanizao das cidades, construo da malha ferroviria da regio, entre outros fatores importantes. Como vimos, o bairro So Miguel Paulista guarda uma relao forte com o extremo da cidade de Guarulhos. A industrializao e urbanizao das duas regies so bastante parecidas: a mesma origem de migrantes, os ramos industriais, a proximidade geogrfica e a distncia dos centros municipais. Ali, o processo de conurbao muito evidente, muito claro, ficando difcil observar a real fronteira entre as cidades. Participantes da mesma regio metropolitana, as duas cidades tm muito em comum at hoje. A interdependncia clara, e visvel no movimento de cidados guarulhenses que trabalham e estudam em So Paulo, e de So Paulo que trabalham e estudam em Guarulhos. possvel e necessrio compreender mais sobre os laos que unem as duas grandes cidades paulistas. Primeira e segunda em populao e importncia econmica, a relao entre elas muito forte. Entender os processos das relaes histricas essencial para aprimorar e fortalecer essa conexo entre algumas das mais importantes cidades paulistas. O crescimento industrial da regio foi excepcional, como nos revela o texto abaixo.

26

De fato, a regio metropolitana de So Paulo nos 1950 foi o palco de um acelerado e diversificado processo de industrializao e urbanizao. A regio foi a principal responsvel pela elevada taxa de crescimento industrial do pas. Entre 1945 e 1960 o setor secundrio no Brasil cresceu em mdia 9,5% ao ano, constituindo um dos mais acentuados processos de industrializao no perodo em todo o mundo. () Adicionalmente, que o crescimento industrial paulista estimulou uma grande expanso do setor de servios na regio, ampliando ainda mais a oferta de empregos e possveis oportunidades. (FONTES, Paulo. Um Nordeste em So Paulo. So Paulo: FGV, 2008. p. 47)

14. Patrimnio industrial e sua preservao

O que patrimnio industrial? Patrimnio se refere a um bem, algo de valor que algum possui. Um patrimnio histrico se refere tambm a uma propriedade, mas este tem um significado (artstico, esttico, social, ou documental) para nossa sociedade. Precisamos pensar o patrimnio como documento histrico de conhecimento e parte da memria, algo que pertence a ns por ser um resqucio de nossa histria. Atentar ao patrimnio arquitetnico, ao que ele repercute, que identidade passa, quais so as caractersticas e smbolos de sua essncia e perceber suas caractersticas pode nos levar a entender sua importncia. necessrio que pensemos sobre o que move a preservao e o critrio de interveno em bens de interesse cultural. A indstria marca a histria de Guarulhos e aparece na memria dos cidados guarulhenses. Temos como exemplo um poema trazido em um livro chamado Guarulhos cidade smbolo de Adolfo Vasconcelos de Noronha.

27

Ao

focalizarmos

problema

da

preservao

do

patrimnio

arquitetnico, podemos notar um descaso. Muitas vezes, por estarem localizadas em grandes terrenos em um bairro que est cada vez mais valorizado, indstrias acabam sendo demolidas ou totalmente

descaracterizadas para darem lugar a complexos residenciais ou condomnios fechados.

Atividades 1) Compare o que sobrou da indstria Carbonell Fiao e Tecelagem S/A (visitada no estudo do meio), com uma foto do final da dcada de 50.

Agora compare a resposta da questo anterior com essa declarao contida no mesmo livro que traz a foto, publicado em 1960: Carbonell Fiao e Tecelagem a mais antiga das indstrias que hoje ornamentam e honra o Parque Fabril Guarulhense 2) Como encarada a indstria no trecho acima? 3) Como foi tratado o patrimnio com o tempo? 4) Ele manteve a mesma importncia apresentada no texto da dcada de 60?

28

Atividades Guarulhos (Em homenagem ao IV centenrio) Quem pode imaginar, ao ver-te assim crescida, Tda feita de sons, fuligens pelos ares Fabricando o progresso ao compasso dos teares, Na louca evoluo, em marcha desabrida Quem podia supor que, outrora, a tua vida Foi pequenina aldeia, em vez de tantos lares, Humlima capela, em vez dstes altares, Aos ps de Conceio firmada e protegida! Pois quando o Padre Joo plantava, na floresta, A quadrissecular capela, em meio festa Que se formou na aldeia, ao p da grande cruz, Contam que a Virgem Me, da ermida a padroeira, Apareceu ali, por entre a ramalheira, Para tambm morar na tribo dos Guarus.
Adolfo de Vasconcelos Noronha

Com base no poema responda: 1) Como a cidade era inicialmente? 2) O que mudou? E como o autor classifica essa mudana? 3) Como voc v a importncia da indstria na histria guarulhense?

O que e como preservar deve ser decidido aps um juzo consciencioso, os que lidam com monumentos histricos devem agir com total responsabilidade profissional. Se o veredicto for de liberdade extrema, os que assumiram tal posio devem ser capazes de admitir e provar que o edifcio

29

no apresenta valores histricos, e apenas um remanescente genrico de tempos passados. Qualquer restaurao, seja para manter a funo de origem ou para criar uma nova, interfere na construo e implica mudanas. Mas as decises devem ser frutos de um processo ponderado com uma poltica de preservao efetiva e que tem de ser respeitada. Apesar de escolhas terem de ser feitas, devem ser fundamentadas com critrios consistentes, pensados por meio das vertentes de teorizao sobre como preservar, e compatvel com o objeto preservado, respeitando seus aspectos documentais.

Atividade Compare a foto abaixo, da indstria Casimiras Adamastor com o que ser visto na visita. Aps a visita, faa um texto curto, apontando quais elementos foram mantidos ou descartados e apresente sua opinio sobre as intervenes feitas no prdio.

30

15. Depois da visita: elaborao dos dados recolhidos

Ao longo da visita, os alunos devero registrar o que observaram. Voltando sala de aula, o professor promover um debate a partir do registro e da memria dos alunos sobre o estudo. Ali os alunos devero fazer a relao entre o observado e o aprendido atravs das leituras e atividades. Ao final, cada aluno dever fazer um desenho dos lugares que observou e escrever um texto sobre tudo o que aprendeu.

16. Bibliografia:

ABUD, Ktia Maria; GLEZER, Raquel. Histria Comemoraes. Mdulo 6. So Paulo, 2004. p. 56. BARRETO, Tlio Velho. A Era Vargas e seu legado. Disponvel em: Fundao Joaquim Nabuco <

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation. NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=557&textCode=3072& date=currentDate>, acessado em 26/04/2010. BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. A construo do nacional-

desenvolvimentismo de Getlio Vargas e a dinmica de interao entre Estado e Mercado nos setores de base. In: Economia, Selecta. Braslia, v.7, n4, p. 239-275, dezembro, 2006. CRUZ, Marta Vieira. Brasil nacional-desenvolvimentista (1946-1964). Disponvel em: HISTERDBR <

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo _083.html>, acessado em 26/04/2010. FAUSTO, Boris. Histria concisa do Brasil. So Paulo: Edusp, 2006. FERREIRA, Marieta de Moraes. Getulio Vargas: uma memria em disputa. Rio de Janeiro: CPDOC, 2006. 16f. Disponvel em www.cpdoc.fgv.br. Acessado em: 06 de maio de 2010.

31

KHL, Beatriz Mugayar, Preservao do Patrimnio Arquitetnico da Industrializao: Problemas tericos de restauro). So Paulo: Ateli Editorial, 2009. LEOPOLDI, Maria Antonieta P. A economia poltica do primeiro governo Vargas (1930-1945): a poltica econmica em tempos de turbulncia. In: FERREIRA, Jorge (org.); DELGADO, Luclia de Almeida Neves (org.). O Brasil Republicano O Tempo do Nacional Estatismo do Incio da Dcada de 1930 ao Apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. MENDONA, Snia. A Industrializao Brasileira. So Paulo: Moderna, 1995. NORONHA, Adolfo Vasconcelos, Guarulhos cidade smbolo escrito. Guarulhos, 1960. OMAR, Elmi El Hage (org.). Guarulhos tem histria: Questes sobre histria natural, social e cultural. So Paulo: Ananda, 2008. PADUA, Rafael Faleiros de. Refletindo sobre a desindustrializao em So Paulo. Confins [Online], 7 | 2009, posto online em 31 Outubro 2009. RANALI, Joo. Repaginando a histria. Guarulhos: SOGE, 2002. ROLNIK, Raquel; FRGOLI, Heitor Jr. Reestruturao Urbana da Metrpole paulistana: a Zona Leste como territrio de rupturas e permanncias. Cadernos Metrpole n. 6, pp. 43-66, 2 sem. 2001. SANTOS, Carlos Jos Ferreira dos. Identidade urbana e globalizao: a formao dos mltiplos territrios em Guarulhos - SP. So Paulo: Annablume, 2006. URL: http://confins.revues.org/index6125.html acessado em 08/05/2010. Vrios Organizadores. Guarulhos: espao de muitos povos. So Paulo: Noohva Amrica, 2007

32

You might also like