You are on page 1of 4

ESCOLA SECUNDRIA DR.

GINESTAL MACHADO REA DISCIPLINAR DE BIOLOGIA E GEOLOGIA

TTULO DO TRABALHO

Osmose com ptalas vermelhas de sardinheira

RELATRIO DE
07 | 03 | 2012 N 22 24 27 10 ANO TURMA B

ACTIVIDADE LABORATORIAL
.

NOME Nuno Torres Pedro Duarte Rui Gueifo

CLASSIFICAO: PROFESSORA:

INTRODUO
PROBLEMA:

Em que sentido ocorre o fluxo de gua na membrana celular?


OBJECTIVOS:

Observar ao microscpio a permeabilidade das clulas gua.


FUNDAMENTAO TERICA:

O movimento espontneo da gua denominado osmose. Este movimento da gua entre meios com diferentes concentraes de solutos, do meio hipotnico para o hipertnico, separados por uma membrana semipermevel (neste caso entre o meio extracelular e o meio intracelular). A membrana plasmtica de uma clula constituda por protenas, lpidos (essencialmente fosfolpidos) e glcidos (normalmente estes encontram-se associados a lpidos e a protenas). A estrutura da membrana plasmtica pode-se evidenciar por microscpios eletrnicos de alta resoluo. A membrana no uma estrutura rgida, separa o meio intracelular do meio extracelular e permite a passagem de substncias em ambos os sentidos, depende da dimenso das partculas, da afinidade dos lpidos, do estado de ionizao e da permeabilidade apresentada pela membrana determinada substncia. Exerce uma permeabilidade seletiva, pois semipermevel e tem a capacidade de selecionar substncias que entram ou saem da clula por transporte passivo ou ativo. considerado um transporte passivo (difuso simples) pois a clula no gasta energia e no utiliza molculas transportadoras. O transporte passivo um transporte mediado onde a passagem das substncias feito do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, logo um transporte a favor do gradiente de concentrao e no requer mobilizao de energia. um transporte passivo e h a ocorrncia de difuso de partculas graas agitao trmica. Este processo no envolve mobilizao de energia e o fluxo de gua dado sempre do meio com menor concentrao em soluto (hipotnico) para o meio com maior concentrao em soluto (hipertnico).

Na Difuso Facilitada temos a passagem de soluto do meio com maior concentrao para o meio com menor concentrao, ou seja, a favor do gradiente de concentrao, mas esta passagem feita com a interveno de protenas transportadoras (permeases). No Transporte Activo (ou Difuso Activa) temos a deslocao do soluto do meio com menor concentrao para o meio com maior concentrao (contra o gradiente de concentrao) que para alm de necessitar da interveno de permeases, necessita tambm da interveno de energia (ATP).

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
MATERIAL:

- Microscpio tico - Lminas e lamelas - Pina - Agulha de dissecao - Conta-gotas - gua destilada - Soluo de Cloreto de Sdio (NaCl) a 12% - Ptalas vermelhas de sardinheira
MTODOS:

1- Com uma pina, destacou-se dois fragmentos da epiderme superior das ptalas.

2- Na 1 lmina, colocou-se um dos fragmentos da epiderme de ptala numa gota de gua destilada, cobrindo-a com uma lamela.

3- Na 2 lmina, colocou-se o outro fragmento da epiderme numa gota de soluo aquosa de cloreto de sdio a 12%, cobrindo-o com uma lamela.

4- Observou-se as duas preparaes ao microscpio e registaram-se as observaes.

5- Com o conta-gotas, colocou-se uma gota de gua destilada num dos bordos da lamela da 2 lmina. No bordo oposto da lamela, absorveu-se o meio de montagem, de forma a substituir a soluo de cloreto de sdio pela gua destilada.

6- Por fim, observou-se novamente, a lmina 2 ao microscpio e registou-se as alteraes.

Escola Secundria Dr. Ginestal Machado

2|P g i na

RESULTADOS

Parede celular Vacolo Preparao A Montagem em gua destilada Ampliao: 10 x 40 = 400 x

Parede celular Vacolo

Preparao B Montagem em soluo aquosa de NaCl Ampliao: 10 x 40 = 400 x

Na montagem em gua destilada, a gua entra na clula e o vacolo incha e ocupa grande parte de clula. Na montagem em soluo de NaCl, a gua sai da clula e o vacolo diminui de tamanho.

Verificou-se ainda que na soluo com gua destilada (Preparao A), a cor do pigmento fica mais diluda. O mesmo no mostra a soluo de NaCl, onde a cor da clula fica mais viva.

Escola Secundria Dr. Ginestal Machado

3|P g i na

DISCUSSO/CONCLUSO
Durante a atividade experimental observou-se que para alm de possurem ncleo, citoplasma e parede celular muito ntida, observou-se ainda o vacolo pigmentado, que confere cor caracterstica das ptalas, neste caso, vermelho. - Ao adicionar gua destilada clula (Preparao A) A gua o meio hipotnico e a clula o meio hipertnico. A gua atravessou a membrana celular atravs da osmose, passando para o interior da clula. A gua entra para o vacolo que aumenta de volume, e que ocupa a clula quase toda, comprimindo o citoplasma e o ncleo contra a parede celular. Isto acontece porque dentro da clula havia uma grande concentrao e fora da mesma havia uma menor concentrao. Assim, a gua deslocou-se do local onde havia um menor concentrao para onde havia uma maior concentrao, contribuindo assim para o equilibro de concentrao. A clula ficou com uma cor mais clara. A diferena de colorao deve-se diminuio da concentrao de pigmentos pela ao da gua. A clula diz-se trgida. - Ao adicionar a Soluo aquosa de NaCl (Preparao B) A soluo de cloreto de sdio, o meio hipertnico em relao clula, pois apresenta mais soluto que esta. A gua movimenta-se do vacolo (meio intracelular) para o exterior da clula (meio extracelular), fazendo com que o vacolo diminua de tamanho e fique com uma cor mais intensa (devido sada de gua deixa uma maior concentrao de pigmentos). A gua desloca-se novamente do menos concentrado para o mais concentrado, isto , do interior para o exterior. Quando a gua sai da clula, o citoplasma desprenda-se parcialmente da parede celular e a clula diz-se plasmolisada. Na segunda fase da preparao B, o cloreto de sdio deu lugar gua destilada, com a reentrada de gua nos vacolos origina novamente o seu aumento de volume. Com a realizao desta atividade foi possvel a comprovao do gradiente de concentrao, isto , a passagem das substncias do meio menos concentrado (hipotnico) para o mais concentrado (hipertnico), tentando tornar o meio intra/extracelular com iguais concentraes (isotnicas).

FONTES
Matias, Osrio; Martins, Pedro; 2009 Biologia 10, 1 edio, Areal Editores, Porto.

Escola Secundria Dr. Ginestal Machado

4|P g i na

You might also like