You are on page 1of 2

Relatrio das Actividades Laboratoriais de Geologia

RELATRIO DA ACTIVIDADE LABORATORIAL


ACTIVIDADE LABORATORIAL
0. Como se manifesta a aco erosiva e de transporte de um curso de gua?

INTRODUO
Os cursos de gua apresentam-se como um agente de meteorizao e eroso bastante importante. As guas em movimento provocam o desgaste fsico das rochas do leito, tanto vertical, aprofundamento do canal fluvial, como lateralmente, proporcionando assim o alargamento do canal fluvial. Essa aco de desgaste deve-se ao movimento dos materiais slidos que se encontram na gua. Todos os materiais slidos que se encontram soltos so arrastados por aco da presso da gua. Este processo de remoo dos materiais tem o nome de eroso. Depois dos detritos seres meteorizados e erodidos, actua o transporte. Os materiais slidos que adquirem o nome de detritos so a carga slida do curso de gua e so arrastados por ela. A capacidade de transporte destes detritos aumenta significativamente com o aumento da velocidade das guas. Podendo at remobilizar os materiais os detritos estagnados nas albufeiras. O transporte pode dar-se por suspenso de detritos finos, por saltao, rolamento e tambm arrastamento para os materiais mais pesados e grosseiros. Por fim, quando a velocidade da gua reduzida dse a deposio dos detritos, sedimentando-se e os detritos adquirem o nome de sedimentos. Os sedimentos mais pesados depositam-se mais a montante, visto que a velocidade da gua j no suficiente para os continuar a transportar, no entanto suficiente para transportar ainda os sedimentos mais finos que se depositam em zonas mais a jusante.

MATERIAL E REAGENTES
Material Placa impermevel e malevel Detritos de diferentes dimenses: Calhaus rolados, areia grossa, areia fina, argila em p Regador Recipiente transparente

PROCEDIMENTO
1. Fazer uma caleira com a placa dando-lhe uma ligeira quebra na zona mdia. 2. A parte superior da caleira dever ser mais inclinada do que a inferior. 3. Na zona inferior da caleira colocar uma tina de modo a receber a gua e os detritos transportados. 4. Deitar a gua sobre os detritos que se encontram na zona montante da caleira. 5. Verificar o que acontece. 2009/2010 11Ano

Relatrio das Actividades Laboratoriais de Geologia

ESQUEMA DE MONTAGEM

RESULTADOS

Deposio a Montante dos sedimentos mais grosseiros. Na zona mdia encontram-se detritos mais ou menos grosseiros. Deposio a Jusante dos sedimentos muito finos, sendo que alguns atingiram a tina.

CONCLUSO
Com a realizao desta actividade verifica-se a deposio dos sedimentos mais grosseiros e mais pesados a Montante, sendo que medida que se vai descendo no leito verifica-se a deposio de sedimentos cada vez mais finos, pois a inclinao da placa diminui nas zonas mais a Jusante e isto leva a que a velocidade as guas v diminuindo progressivamente levando deposio de sedimentos cada vez mais finos e menos pesados. Na zona mais inclinada verifica-se um movimento mais rpido da gua e da carga slida que transportada pela gua, enquanto que na zona mais Jusante a inclinao menos, consequentemente a velocidade diminui. Verifica-se ainda a deposio de alguns materiais na tina, estes materiais so os mais finos de todos, pois so to leves que s transportados na gua em suspenso conseguindo atravessar toda a placa e depositandose na tina. O mesmo acontece na natureza, nas zonas de curso de gua, verifica-se uma grande velocidade das guas a Montante e uma reduo significativa a Jusante, isto resulta da grande inclinao a Montante de pouca inclinao que se verifica a Jusante. Deste modo note-se que existe uma maior deposio de sedimentos grosseiros a Montante de sedimentos mais finos a Jusante. Na Natureza, acontece que alguns dos sedimentos mais finos que so transportados em suspenso alcancem o oceano.

BIBLIOGRAFIA
<manual>
HENRIQUE SILVA FERNANDES NMERO 8 TURMA B

2009/2010 11Ano

You might also like