You are on page 1of 2

Relatrio das Actividades Laboratoriais de Geologia

RELATRIO DA ACTIVIDADE LABORATORIAL


ACTIVIDADE LABORATORIAL
1. Qual a importncia da gua num movimento em massa?

INTRODUO
Nas zonas de vertente existem sempre movimento de materiais que podem ser lentos ou at imperceptveis, no entanto, tambm possvel verificarem-se movimento em massa desses materiais muito rapidamente transaccionando os materiais para zonas mais baixas. O movimento destes materiais depende principalmente da inclinao do terreno e do tipo de material geolgico que constitui a zona de vertente. Numa zona de vertente actua sobre os matrias a fora gravtica (Fg) que neste caso decomposta em duas componentes, uma Normal e outra Tangencial. Quando a inclinao aumenta a intensidade da Componente Tangencial (GT) tambm aumenta. No entanto existem umas foras que se ope a esta, como as de atrito e a coeso das partculas que na generalidade podem designar-se de Foras de Resistncia (Fr). Os movimentos ocorrem apenas quando GT superior a Fr, caso contrrio os movimento no acontecem. Ao quociente Fr/GT atribui-se o nome de Factor de Segurana (FS). Se FS<1 ocorre movimento dos materiais, se FS>1, no ocorre movimento dos materiais. Para alm disso a tenso superficial criada por uma pelcula de gua tende a ligar os sedimentos de modo a aumentar a sua coeso. O objectivo da actividade verificar o papel da gua na coeso dos materiais.

MATERIAL E REAGENTES
Material Gobels Tabuleiro Areia gua

PROCEDIMENTO
1. Colocou-se no Gobel 1, areia seca. 2. Colocou-se no Gobel 2, areia hmida. 3. Colocou-se no Gobel 3, areia saturada de gua. 4. Inverteram-se os Gobels sobre um tabuleiro, e removeram-se os Gobels.

ESQUEMA DE MONTAGEM

2009/2010 11Ano

Relatrio das Actividades Laboratoriais de Geologia

Areia Seca

Areia Hmida

Areia Saturada

RESULTADOS
Conclui-se que a areia seca provoca um amontoado cnico de forma mais ou menos regular e estvel. No caso da areia hmida verifica-se que a quantidade controlada de gua entre as partculas de material cria uma camada fina de gua em torno das partculas. Como a gua consegue facilmente estabelecer ligaes intermoleculares, estas ligaes aumentam a coeso dos materiais. Na areia saturada passa a existir detritos em suspenso na gua, deste modo ficam pouco coesos desencadeando movimento em massa.

CONCLUSO
Com a realizao da actividade conclu-se que quando existe uma certa humidade no solo, humidade associada gua que se infiltra por entre as partculas, este solo torna-se coeso, pois a gua tem uma grande aptido para criar ligaes intermoleculares (pontes de Hidrognio) que como esta gua envolve as partculas e a gua se liga por pontes de Hidrognio, passa a existir uma forte ligao entre as partculas, resultando numa grande coeso dos materiais e que dai advm a estabilidade do macio. No entanto quando a gua entre as partculas atinge grandes volumes, gua esta que pode ser proveniente de precipitao intensa em curto espao de tempo, infiltra-se no solo, aumenta a tenso entre as partculas, obrigando estas a afastarem-se e a no estabelecerem qualquer tipo de contacto entre elas. Esta situao pode ser interpretada como materiais em suspenso na gua, e que nesta situao facilmente se movem, desencadeando uma zona de instabilidade e que pode conduzir ao movimento em massa dos materiais ao longo da vertente. Deste modo conclu-se que a gua em quantidades apropriadas pode conferir maior estabilidade vertente, no entanto, quando a quantidade de gua passa a ser muito grande e o solo fica saturado, a gua funciona como um factor de grande instabilidade para a vertente e que possibilita o movimento em massa.

BIBLIOGRAFIA
<Manual>
HENRIQUE SILVA FERNANDES NMERO 8 TURMA B

2009/2010 11Ano

You might also like