You are on page 1of 12

KOELLING, Sandra Beatriz. Os diticos e a enunciao. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL. V. 1, n. 1, agosto de 2003. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].

OS DITICOS E A E NUNCIAO
Sandra Beatriz Koelling 1

sbkoelling@yahoo.com.br

1. I NTRODUO Mesmo com a preocupao de alguns tericos como Bally (1932), foi somente a partir de Benveniste e Jakobson que a enunciao mereceu destaque nos estudos lingsticos. O que veio a denominar-se Lingstica do Discurso percebeu que a enunciao, apesar de envolver uma diversidade de atos particulares, podia ser analisada como sistema, com esquemas gerais invariantes. Entre os temas que mereceram destaque nessa nova perspectiva de cincia esto a instaurao do sujeito, do tempo e do espao, comuns a todas as lnguas naturais. Conforme Fiorin, compreender os mecanismos de temporalizao, de espacializao e de actorializao fundamental para entender o processo de discursivizao (1996, p.15). Alm disso, necessrio frisar que alguns elementos da enunciao referem-se a algo exclusivamente lingstico, no remetendo a um objeto ou conceito especfico. Isso amplia a condio abstrata e complexa que recai sobre as categorias de pessoa, espao e tempo, pois os signos a elas relacionados s podem ser identificados pela instaurao do discurso. O presente trabalho pretende analisar esses elementos que recebem determinado sentido por sua relao com o que representam no momento

Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul PUCRS.

que so enunciados: os diticos. 2. O S D ITICOS E SUA R ELAO E NUNCIATIVA Porque a enunciao o lugar de instaurao do sujeito e este o ponto de referncia das relaes espao-temporais, ela o lugar do ego, hic et nunc. (Fiorin, 1996, p. 42) Inicialmente preciso conceituar a dixis, pois nem todos os autores possuem o mesmo posicionamento quanto a sua definio e, principalmente, quanto aos elementos que se enquadram no conceito. Todavia, o tringulo eu/ tu aqui agora a base de constituio do sistema. Dele so derivadas outras categorias como meu, teu, hoje, amanh, neste lugar, etc. Comecemos, ento, pela definio de Benveniste. Para o autor francs, a dixis contm o indicador de pessoa, sendo que dessa referncia emerge seu carter cada vez nico e particular. O lingista salienta que ao mesmo tempo original e fundamental o fato de que essas formas (pronominais) no remetam realidade nem a posies objetivas no espao ou no tempo, mas enunciao, cada vez nica, que as contm, e reflitam assim seu prprio emprego (Benveniste, 1995, p. 280). De forma semelhante, Cervoni tambm considera os diticos como signos que remetem a sua enunciao e acrescenta ser impossvel atribuirlhes um referente se no conhecemos, como participantes ou testemunhas, os actantes e o mbito espao-temporal da enunciao. No entanto, em um ponto o lingista discorda de Benveniste. Conforme este ltimo, os diticos seriam um conjunto de signos vazios desprovidos de referncia material. Estes estariam disponveis no sistema e se tornariam plenos medida que o locutor os assume no discurso. Para Cervoni, por sua vez, um erro chamar tais formas de vazias ou afirmar que elas assumem significados diferentes em cada um de seus empregos. Para confirmar sua teoria, o lingista menciona Peirce,

esclarecendo que os diticos possuem uma significao convencional como os demais signos da lngua. Segundo o autor, eu designa o remetente da mensagem e tu, o destinatrio, sendo esta uma conveno nica e constante. Porm, o autor parece de certa forma concordar com Benveniste, quando explica que os diticos s podem receber um sentido determinado se esto numa relao existencial com o objeto que representam e continua:
Por a, eles participam da natureza do que Peirce denomina os ndices. O ndice por excelncia o gesto atravs do qual designamos um objeto: na ausncia do objeto, o gesto no est de modo algum a ele associado, no significa nada. O gesto s se torna signo se est numa relao de fato com o objeto. Os diticos participam da natureza dos ndices no sentido de que s designam de modo particular na presena de um referente (Cervoni, 1989, p. 25).

Na verdade, Cervoni s no aceita a denominao de formas vazias mas acredita que os diticos se atualizam e significam no momento da enunciao. Benveniste, por sua vez, no se ope ao que dito sobre a significao dos termos eu e tu. Ele apenas expe o status puramente lingistico dessas palavras, afirmando que elas referem-se realidade do discurso, pois s podem ser identificados em termos de locuo. Outro autor que procurou definir os diticos foi Herman Parret. Alm de explicar que o domnio das entidades diticas se concentra ao redor do eu, ele admite que o sentido dessa categoria se estabelece em virtude da relao intrnseca com o contexto de fala, semelhante ao que props Benveniste. Uma contribuio de sua anlise a delimitao de indiciais puros e demonstrativos puros. O autor admite no existir oposio entre estes e aqueles, havendo, na verdade, um eixo com posies intermedirias. Parret considera que:
... uma expresso demonstrativa se refere quilo que a demonstrao mostra. Por outro lado, no se requer mostrao para indiciais puros, nesses casos a mostrao irrelevante ou ocorre por nfase estilstica. Quando usa eu, o falante no precisa apontar, pois gestos no vo alterar a referncia (1988, p. 152).

A distino clara e o que se pode concluir o seguinte: o

referente

de

um

demonstrativo

puro

depende

da

demonstrao

concomitante, ao passo que o referente de um indicial puro revela-se exclusivamente pelo contexto de uso. Jos Luiz Fiorin, por sua vez, esclarece o que representa a dixis, diferenciando-a dos elementos anafricos. Conforme o autor, os diticos so interpretados com referncia situao enunciativa, pressuposta ou explicitada no texto pelo narrador. J os elementos anafricos so compreendidos em funo de marcas temporais e espaciais instaladas no enunciado e de actantes do enunciado anteriormente mencionados (Fiorin, 1996, p. 56). Outro lingista que traz contribuies relevantes para o estudo da dixis Dominique Maingueneau. Ele entende que essa categoria define coordenadas espao-temporais implicadas em um ato de enunciao. No entanto, sua perspectiva mais ampla do que a dos demais autores, pois alm de aceitar a existncia de uma dixis discursiva, faz referncia dixis fundadora. O lingista explica:
A dixis discursiva consiste apenas em um primeiro acesso cenografia de uma formao discursiva; esta ltima possui ainda um segundo ponto atravs do qual possvel alcan-lo; trata-se da dixis fundadora. Esta deve ser entendida como a (s) situao (es) de enunciao anterior (es) que a dixis atual utiliza para a repetio e da qual retira boa parte de sua legitimidade (...) Uma formao discursiva, na realidade, s pode enunciar de forma vlida se puder inscrever sua alocuo nos vestgios de uma outra dixis, cuja histria ela institui ou capta a seu favor (Maingueneau, 1997, p. 42)

No entanto, diferente da dixis anteriormente analisada e aqui denominada discursiva, torna-se difcil encontrar referentes exatos para o que o lingista denomina de dixis fundadora. Os exemplos que o autor fornece de locuo, cronografia e topografia fundadoras mostram a condio abstrata dessa busca por um cenrio original. Este envolve demasiada subjetividade e no possui um referente exato, relacionando-se diretamente ao conhecimento da conjuntura histrica referido no enunciado. Deixaremos o conceito de dixis fundadora para futuras anlises e nos concentraremos especificamente no que Maingueneau chama de dixis discursiva.

3. A S PESSOAS DO D ISCURSO A produo de um enunciado supe necessariamente um locutor e um alocutrio. Poderiam ser usados outros termos para designar tais pessoas do discurso, como produtor e receptor, por exemplo. Mas o que importa, na realidade, no so as nomenclaturas e sim a conscincia de que a categoria de pessoa essencial para que a linguagem se transforme em discurso. isso que explica Fiorin quando afirma que o eu existe por oposio ao tu e a condio do dilogo que constitutiva da pessoa porque ela se constri na reversibilidade dos papis eu/tu (1996, p. 41). Sabe-se, como vimos anteriormente, que esse eu no se refere a algum, mas a algo exclusivamente lingstico que, quando pronunciado e apenas neste momento - designa seu locutor. Em outro enunciado, o eu pode no ser o mesmo, pois sua identificao depende da instncia do discurso que o contm. Por essa razo, Benveniste afirma que eu e tu referem-se realidade do discurso, pois s podem ser definidos em termos de locuo e no em termos de objeto, como ocorre com os signos nominais. A prpria autora esclarece:
Estamos na presena de uma classe de palavras, os pronomes pessoas, que escapam ao status de todos os outros sinos da linguagem. A que, ento, se refere o eu? A algo muito singular, que exclusivamente lingstico: eu se refere ao ato de discurso individual no qual pronunciado, e lhe designa o locutor. um termo que no pode ser identificado a no ser dentro do que, noutro passo, chamamos uma instncia de discurso, e que s tem referncia atual (Benveniste, 1995, p. 288)

Ele acrescenta que a linguagem possui uma organizao que permite aos locutores, cada qual a seu tempo, apropriarem-se da lngua e designarem-se como eu. Alm disso, essa pessoa o centro de referncia da enunciao e serve de base para a constituio do espao e do tempo discursivos. J Parret lembra que aquilo que o falante conhece sobre si mesmo quando diz eu irrelevante. Conforme o lingista, nenhuma forma especial de conhecimento ou crena a respeito de um objeto exigida ou

pressuposta para que uma pessoa possa falar uma proposio singular envolvendo o eu (Parret, 1988, p. 158). Dessa forma, ele descarta as Teorias de referncia por similaridade, as quais afirmam que o conhecimento do falante a respeito do referente determina se o enunciado expressa uma proposio singular contendo eu. Na verdade, a forma do enunciado que denota a presena do locutor e no o conhecimento do referente. O lingista mostra ainda que o eu no tem uma funo referencial transparente, mas possui, pelo contrrio, uma condio opaca de funcionamento lingstico. Isso porque tal palavra no constitui um designador rgido, ou seja, tem contedo diferente em cada uma de suas ocorrncias. Mas apesar de sua referncia indeterminada fora da enunciao, preciso lembrar que toda a estrutura da lngua se organiza ao redor daquele-que-diz-eu e de sua referenciao seu papel outorgado pela comunidade (idem, ibidem, p. 163). Em virtude da centralidade do eu, Parret denomina o conjunto de elementos pertencentes a essa categoria de sistema egocntrico da dixis. Na literatura, especialmente na poesia, facilmente encontrada a voz da primeira pessoa. Pronomes possessivos, expresses que situam o leitor no mbito espao-temporal do eu-lrico, bem como as flexes verbais, indicam a presena do ditico pessoal na poesia. Vejamos o exemplo do poema de Manuel Bandeira:
1 . Quand o ho j e ac o r d ei, a ind a fa zia escur o 2 . ( E mb o r a a man h j estivesse ava nad a ) . 3 . C ho via. 4 . C ho via u ma tr iste c huva d e r esigna o 5 . C o mo co ntr aste e co nso lo a o ca lo r temp estuo so d a no ite. 6 . E nto me leva ntei, 7 . B eb i o caf q ue e u mesmo p r e p ar ei 8 . De p o is me d e itei no vament e, ace nd i um cigar r o e fiq ue i p e nsa nd o 9 . Humild e me nte p ensa nd o na vid a e nas mulhe re s q ue ame i.

A presena do termo eu, na linha 7, demonstra explicitamente a primeira pessoa construindo seu enunciado. Todavia, outras so as marcas pessoais visveis nesse poema. Os verbos acordei, levantei, bebi,

preparei, deitei, acendi, fiquei e amei tambm so formas flexionadas que demonstram a presena do eu-lrico, assim como o pronome oblqo me, nas linhas 6 e 8. Outras estruturas no possuem marcas formais presentes no texto, porm podem ser relacionadas primeira pessoa do discurso. Assim, a expresso pensando na vida e nas mulheres remete exclusivamente a quem enuncia e faz uso de tal seqncia, pois s o prprio emissor pode falar do que est pensando. O tempo, expresso por hoje (linha 1) e depois (linha 8), tambm relaciona-se ao eu-lrico. ele quem marca lingisticamente o que se passa no tempo cronolgico e a ele cabe determinar o espao ocupado no momento da enunciao. Nesse caso, so dadas algumas caractersticas deste lugar, onde fazia escuro (linha 1), chovia (linha 3) o que contrastava com o calor tempestuoso da noite (linha 5). Como se pode observar, a categoria de pessoa organiza o tempo e o lugar da enunciao.

4. O PROBLEMA DA T ERCEIRA PESSOA Na gramtica tradicional, o termo ele figura entre os pronomes pessoais, constituindo a terceira pessoas do discurso. No entanto, Benveniste no concorda com a denominao de pessoa por no considerar que ele participa efetivamente da enunciao, em nenhum momento, como locutor. Na verdade, o lingista entende que tal palavra tem apenas uma funo de representao sinttica que objetiva a economia da lngua. Isto porque a palavra ele pode substituir segmentos ou at enunciados inteiros. Segundo Benveniste, no existem semelhanas entre a funo exercida por esses substitutos e os indicadores de pessoa eu e tu. Para confirmar sua posio, o autor distingue as propriedades do ele. Em primeiro lugar, o termo pode referir-se a qualquer objeto, diferente de eu e tu que no denominam nenhuma entidade lexical. Em segundo lugar, ele jamais pode ser reflexivo na instncia do discurso, alm de comportar um nmero grande de variantes pronominais ou

demonstrativas. Por fim, no existe um paradigma para a terceira pessoa em termos referenciais compatvel com aqui e agora. Tais propriedades podem ser acrescidas de mais uma, se pensarmos em lngua portuguesa. Eu e tu no apresentam pluralizao simples e regular como ele. Ns no simplesmente a soma de vrios eus, mas a unio de um eu a outra pessoa do discurso. Nesse caso, temos alternncia de forma e de significao, ao passo que, no caso de ele, a formao do plural regular, com o acrscimo do s, e reflete exclusivamente mais de um. Inversamente, Cervoni acredita que ele no pode ser considerado uma no-pessoa. O autor entende que apontar o eu como locutor e o tu como alocutrio constitui uma descrio incompleta. Segundo ele:
V-se o que decorre da: as duas primeiras, pessoas da interlocuo, se opem efetivamente, numa certa medida, terceira pessoa, a do deslocutado, que apenas a pessoa da qual se falou; que tem portanto um papel unicamente passivo no ato da linguagem. Mas as trs pessoas tm um ponto em comum: servem para apresentar um objeto de fala (Cervoni, 1989, p. 25).

Para o lingista, ele, alm de ser uma pessoa fundamental, realiza uma ancoragem no universo a respeito do que dito. E para comprovar sua teoria, cita G. Moignet (Systmatique de la langue franaise) para mostrar que em francs a terceira pessoa tem, inclusive uma marca formal - o l-, presente no pronome il e nos artigos definidos le, la, les. Por fim, conclui que ele, longe de ser uma no-pessoa, , ao contrrio, a pessoa fundamental (Cervoni, 1989, p. 29). No entanto, quanto a incluir a terceira pessoa entre os diticos, Cervoni no se mostra to seguro. Inicialmente esclarece que para classific-la nessa categoria necessrio ampliar o quadro enunciativo, pois a dixis remete a algum dos seus elementos. Ou seja, alm do locutor, do espao e do tempo, ele deve compreender o objeto de fala. Todavia, essa ampliao causa problemas, pois seriam includos nessa definio todos os substantivos da lngua que podem ser pronominalizados por ele(s) ou ela(s). Teramos, assim, um nmero ilimitado de elementos diticos.

Alm disso, excluindo ele da dixis, respeita-se a intercalao do papel ativo e passivo da primeira e da segunda pessoa, em oposio ao papel unicamente passivo de terceira pessoa. Cervoni confirma, portanto, que esse terceiro actante da enunciao que seria o contexto no tem a palavra como os outros dois: se, num certo sentido ele um participante, de modo algum poderia tornar-se locutor (idem, ibidem, p. 30). De qualquer forma, ele est fora do campo dos diticos, tanto na viso de Benveniste como de Cervoni, por no chamar para si o ato enunciativo e com ele toda a construo espao-temporal.

5. O T EMPO E O E SPAO NA E NUNCIAO Como a pessoa enuncia num dado espao e num determinado tempo, todo espao e todo tempo organizam-se em torno do sujeito, tomado como ponto de referncia. Assim, espao e tempo esto na dependncia do eu, que neles se enuncia. (Fiorin, 1996, p. 42) As expresses diticas hoje, ontem, depois e tantas outras delimitam a instncia temporal coextensiva e contempornea do presente do discurso. Isso porque a enunciao a base para a emergncia do presente; sendo que passado e futuro situam-se como pontos para trs e para frente do que o enunciador denomina agora. Esse agora, segundo Fiorin, indica a contemporaneidade entre o evento narrado e o momento da narrao (1996, p. 42). Assim, o presente constantemente reinventado toda vez que o locutor se pronuncia. Novamente, percebe-se a presena da teoria egocntrica de Parret, pois tanto a categoria de tempo quanto a de espao organizam-se em torno do enunciador. Todavia, de forma cooperativa, o enunciatrio aceita essa temporalidade e recria seu significado a cada enunciado. O que ocorre, no entanto, que em alguns casos a definio de tempo pode no ser explcita ou facilmente identificvel. Fiorin cita o exemplo do termo hoje, escrito em uma carta. Como o momento da

produo no simultneo ao da recepo, o presente lingstico 2 necessita de uma ancoragem. Quer dizer, a data ancora a informao necessria para que o leitor relacione o termo hoje ao tempo crnico em que a carta foi escrita. Outro exemplo so as reportagens encontradas na imprensa escrita, em jornais, revistas, ou at mesmo transmitidas pr rdio e televiso. Vejamos o resumo de uma matria do jornal Zero Hora:
Um tre ch o d e d o is q u il met ro s d a F reewa y , n a s p ro x imid a d es d o e n tro n c a men to co m a BR- 1 1 6 , fo i b l o q u ea d o n a ma n h d este s b a d o p a ra a p a ssa g em d e cin c o p e a s d e meta l d e g ra n d es p ro p o r es tra n sp o rta d a s p r c a rreta s. (Ze ro Ho ra , 9 /0 3 /0 3 , a n o 3 9 , n 1 3 . 7 1 4 , p .2 9 )

No momento da produo, o jornalista responsvel pelo texto teve o cuidado de no utilizar o termo hoje mesmo tendo escrito o texto no sbado, dia do acontecido e dia em que o jornal produzido. Isto porque o leitor recorre data existente no canto superior direito da pgina para ancorar sua referncia temporal. Assim, mesmo lendo a notcia semanas depois, ter como recuperar o tempo crnico de realizao do que foi lido. Como se percebe, para reconhecer um referencial temporal, o receptor precisa reportar-se ao ato da enunciao, no caso do jornal, o dia da edio. Portanto, no se pode interpretar esses signos, a no ser quando so de fato empregados esclarece Fiorin (1996, p. 55). O mesmo cabe aos elementos diticos espaciais que, conforme o autor, possuem uma relevncia menor no processo de discursivizao se comparados s categorias de pessoa e tempo. Conseqentemente, raros so os estudos voltados anlise do espao na Teoria da Enunciao. Essa posio secundria explicada por Fiorin:
... no se pode deixar de utilizar, em hiptese alguma, o tempo e a pessoa na fala, mesmo porque essas duas categorias so expressas pr morfemas sufixais necessariamente presentes no vocabulrio verbal.

Benveniste (1995), no captulo A linguagem e a experincia humana, diferencia tempo fsico, crnico e lingstico. Considera tempo fsico a linha de durao de cada indivduo medido pelo grau de suas emoes. J o tempo crnico visto como o tempo dos acontecimentos com denominaes fixas (dias, meses) mas vazias de temporalidade em si mesmas. Por fim, o tempo lingstico est relacionado ao momento da fala e s pode ser identificado pelos parceiros da comunicao.

10

Como, porm, o espao expresso pr morfemas livres, pode no ser manifestado. Parece que a linguagem valoriza mais a localizao espacial, pois podemos falar sem dar nenhuma indicao espacial, quer em relao ao enunciador, quer em relao a um ponto de referncia inscrito no enunciado (Fiorin, idem, ibidem, p. 258).

No entanto, mesmo no sendo essencial a referncia espacial no discurso, inmeras vezes ela relevante para a compreenso do enunciado.

C ONCLUSO A anlise das categorias de pessoa, espao e tempo trouxe inmeras contribuies para a Teoria da Enunciao. Presentes nas mais diversas lnguas, tais elementos articulam um conjunto de referncias implicadas em um ato discursivo. Essas referncias, que remetem a algo exclusivamente lingstico, so determinadas pela trade eu-tu aqui agora, denominado de sistema egocntrico da dixis por Parret. Isto porque a funo da primeira pessoa essencial para a organizao do mbito espao-temporal do discurso, sendo que eu significado atualiza-se a cada utilizao do termo por um interlocutor. Ou seja, o termo eu no se refere a um indivduo ou conceito estanque. Tomado como ponto de referncia, o eu manifesta-se em dado espao e em determinado tempo. Por isso, estas categorias esto na dependncia da primeira pessoa. Quer dizer, o tempo do eu o agora, ao passo que o espao do eu o aqui. As demais expresses diticas so derivadas dessas estruturas bsicas. Pode-se concluir, portanto, que os elementos diticos somente adquirem sentido em virtude de sua relao intrnseca com o contexto de fala que se manifesta em torno do enunciador. Fora da enunciao ou mesmo sem algum tipo de ancoragem, so vazios de significado, como bem esclareceu Benveniste.

R EFERNCIAS B IBLIOGRFICAS 1. BENVENISTE, mile. (1995). Problemas de lingstica geral. 4.ed. Trad: Maria da Glria Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes, vol. I. 2. CERVONI, Jean. (1989). A enunciao. Trad: L. Garcia dos Santos. So

11

Paulo: tica. 3. FIORIN, Jos Luiz.(1996). As astcias da enunciao: as categorias de (1997). Novas tendncias em anlise do pessoa, espao e tempo. So Paulo: tica. 4. MAINGUENEAU, Dominique. discurso. 3.ed. Trad: Freda Indursky. Campinas: Pontes. 5. NUNES, Benedito. (1998). O tempo na narrativa. So Paulo: tica. 6. PARRET, Heman. (1988) Enunciao e Pragmtica. Trad: Eni Pulcinelli (et al.) Campinas: Pontes.

12

You might also like