You are on page 1of 26

Champix* tartarato de vareniclina PARTE I IDENTIFICAO DO PRODUTO Nome: Champix* Nome genrico: tartarato de vareniclina Forma farmacutica: comprimido

revestido Via de administrao: oral Apresentaes comercializadas: Kit Incio de Tratamento: Champix* embalagens contendo 11 comprimidos revestidos de 0,5 mg e 42 comprimidos revestidos de 1 mg. Kit Manuteno de Tratamento: Champix* embalagens contendo 112 comprimidos revestidos de 1 mg. Kit Tratamento de Reforo: Champix* embalagens contendo 168 comprimidos revestidos de 1 mg. Kit Tratamento Completo: Champix* embalagens contendo 11 comprimidos revestidos de 0,5 mg e 154 comprimidos revestidos de 1 mg. USO ADULTO

1 cha07 16/07/08

Composio: Cada comprimido revestido de Champix* 0,5 mg contm tartarato de vareniclina equivalente a 0,5 mg de vareniclina base. Excipientes: celulose microcristalina, fosfato de clcio dibsico, croscarmelose sdica, dixido de silcio coloidal, estearato de magnsio, Opadry branco (hipromelose, dixido de titnio, macrogol) e Opadry transparente (hipromelose e triacetina). Cada comprimido revestido de Champix* 1,0 mg contm tartarato de vareniclina equivalente a 1,0 mg de vareniclina base. Excipientes: celulose microcristalina, fosfato de clcio dibsico, croscarmelose sdica, dixido de silcio coloidal, estearato de magnsio, Opadry azul (hipromelose, dixido de titnio, macrogol, corante azul FD&C n 2) e Opadry transparente (hipromelose e triacetina).

2 cha07 16/07/08

PARTE II INFORMAES AO PACIENTE AO DO MEDICAMENTO Champix* (tartarato de vareniclina) um medicamento no nicotnico utilizado para ajudar voc a parar de fumar. Champix* pode ajudar a reduzir o desejo intenso de fumar e os sintomas de abstinncia associados ao fato de parar de fumar. Embora no seja recomendado que voc fume durante o tratamento com Champix*, Champix* pode tambm diminuir o prazer do cigarro caso ainda assim voc fume durante o tratamento.

INDICAES DO MEDICAMENTO Champix* (tartarato de vareniclina) um medicamento indicado para ajudar voc a parar de fumar. As terapias antitabagistas tm mais probabilidade de ter sucesso em pacientes que estejam motivados a parar de fumar e que recebam aconselhamento e suporte adicionais.

RISCOS DO MEDICAMENTO Contra-indicaes Champix* (tartarato de vareniclina) contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida ao tartarato de vareniclina ou a qualquer componente da frmula. Advertncias Os efeitos da interrupo do tabagismo que ocorrem no seu corpo, usando ou no Champix*, podem alterar a ao de outros medicamentos. Portanto, em alguns casos um ajuste de dose pode ser necessrio (por ex., teofilina, um medicamento para tratar problemas respiratrios; varfarina, um medicamento que reduz a coagulao do sangue; e insulina, um medicamento para tratar o diabetes). Se voc tem dvidas, consulte seu mdico. Ao final do tratamento, a descontinuao de Champix* foi associada com um aumento na irritabilidade, urgncia em fumar, depresso e/ou insnia em at 3% dos pacientes. Houve relatos ps-comercializao de sintomas neuropsiquitricos (vide Reaes Adversas). Caso voc, seus familiares e/ou cuidadores percebam mudanas de comportamento, agitao ou humor depressivo, que no sejam tpicos, ou se voc
3 cha07 16/07/08

desenvolver ideao ou comportamento suicidas, interrompa imediatamente o uso de Champix* e consulte seu mdico. Informe ao seu mdico se voc tem problemas nos rins. Dependendo do problema, voc pode precisar de uma dose menor de Champix*. Informe ao seu mdico se voc faz uso de outro medicamento (vide Interaes Medicamentosas). Champix* pode ser utilizado a qualquer hora antes ou depois das refeies. No foram estudados a segurana e o benefcio de usar Champix* em combinao com outro medicamento indicado para parar de fumar. Portanto, no se recomenda utilizar Champix* com outro medicamento usado para parar de fumar. Dados de estudos clnicos em indivduos recebendo Champix* no mostraram evento adverso sugestivo de potencial para o abuso. No houve evidncia que sugerisse efeitos relacionados descontinuao ou retirada do medicamento. Estudos em animais demonstraram que a vareniclina (princpio ativo de Champix*) no causa dependncia psicolgica. Gravidez e Lactao Gravidez Voc no deve tomar Champix* enquanto estiver grvida. No se sabe se o tartarato de vareniclina seguro para ser utilizado durante a gravidez. Voc deve tentar parar de fumar se estiver grvida ou pretender engravidar. Parar de fumar vai trazer benefcios tanto para voc quanto para a sade do beb. Informe ao seu mdico se voc est planejando engravidar. Se voc deseja iniciar o tratamento com Champix*, marque uma data para parar de fumar e finalize o tratamento para depois engravidar. Este medicamento no deve ser utilizado por mulheres grvidas sem orientao mdica ou do cirurgio-dentista. Lactao Embora no tenha sido estudado, Champix* pode ser excretado no leite materno. Voc e seu mdico devem discutir uma maneira alternativa para alimentar o seu beb se voc iniciar o tratamento com Champix*.

4 cha07 16/07/08

Precaues Vide Advertncias. Efeitos sobre a capacidade de dirigir veculos e operar mquinas Voc deve ter cautela ao dirigir veculos e operar mquinas at que se saiba como a interrupo do tabagismo e/ou o tratamento com Champix* pode afet-lo. Interaes medicamentosas Informe ao seu mdico se voc est tomando ou se tomou recentemente outro medicamento, inclusive os que no necessitam de prescrio. Devido ao modo como o tartarato de vareniclina excretado do organismo, no se espera que outros medicamentos tenham interao com o Champix*. ESTE MEDICAMENTO NO DEVE SER UTILIZADO POR PESSOAS MENORES DE 18 ANOS DE IDADE. INFORME AO SEU MDICO OU CIRURGIO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAES INDESEJVEIS. INFORME AO SEU MDICO OU CIRURGIO-DENTISTA SE VOC EST FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO. NO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SADE.

MODO DE USO Champix* (tartarato de vareniclina) 0,5 mg um comprimido revestido branco com formato de cpsula biconvexa. Champix* 1 mg um comprimido revestido azul claro com formato de cpsula biconvexa. Os comprimidos revestidos de Champix* 0,5 mg e 1 mg apresentam sabor e odor caractersticos. Voc ter mais chance de parar de fumar se estiver motivado. Seu mdico deve aconselhar voc e fornecer informaes adicionais para que a sua tentativa de parar de fumar tenha sucesso. Sempre tome Champix* exatamente como o seu mdico receitou. Se voc tiver dvidas, consulte o seu mdico.

5 cha07 16/07/08

Os comprimidos de Champix* devem ser engolidos inteiros com gua. Champix* pode ser tomado com ou sem alimentos. Antes de iniciar o tratamento com Champix*, voc deve estabelecer uma data para parar de fumar na segunda semana de tratamento (a partir do 8 dia). Voc deve anotar esta data na embalagem para que no a esquea. Se voc no conseguir tente novamente, algumas pessoas necessitam de mais tempo para Champix* fazer efeito. A dose recomendada de Champix* para adultos que voc deve seguir a partir do primeiro dia encontra-se na tabela a seguir: 1 ao 3 dia 4 ao 7 dia Tomar 1 comprimido de Champix* de 0,5 mg (comprimido branco), uma vez ao dia. Tomar 1 comprimido de Champix* de 0,5 mg (comprimido branco), a cada 12 horas (todos os dias nos mesmos horrios, preferencialmente um comprimido pela manh e outro noite).

8 at o final do tratamento Tomar 1 comprimido de Champix* de 1 mg (comprimido azul claro), a cada 12 horas (todos os dias nos mesmos horrios, preferencialmente um comprimido pela manh e outro noite). Aps as 12 semanas de tratamento, se voc tiver parado de fumar, seu mdico poder receitar um tratamento adicional por mais 12 semanas com Champix* 1 mg a cada 12 horas, a fim de aumentar a chance da sua tentativa de parar de fumar ter sucesso. Se voc no parar de fumar durante as 12 semanas iniciais de tratamento, ou se voc voltar a fumar novamente depois do tratamento, voc deve fazer outra tentativa de parar de fumar. No entanto, antes de iniciar a outra tentativa, voc deve procurar entender as razes por que sua tentativa anterior de parar de fumar falhou; ento sua nova tentativa ter mais chance de ter sucesso. Voc deve avisar ao seu mdico caso apresente problemas renais (nos rins) antes de iniciar o tratamento com Champix*. Champix* no recomendado para pessoas com menos de 18 anos de idade. Instrues no esquecimento da dose Caso voc esquea de tomar Champix* no horrio estabelecido pelo seu mdico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se j estiver perto do horrio de tomar a prxima dose, pule a dose esquecida e tome a prxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu mdico. Neste caso, no tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas. O esquecimento de dose pode comprometer a eficcia do tratamento. SIGA A ORIENTAO DO SEU MDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORRIOS, AS DOSES E A DURAO DO TRATAMENTO. NO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MDICO.
6 cha07 16/07/08

NO USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR, OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO. ESTE MEDICAMENTO NO PODE SER PARTIDO OU MASTIGADO.

REAES ADVERSAS Parar de fumar com ou sem tratamento est associado a vrios sintomas. Por exemplo, disforia ou humor deprimido; insnia, irritabilidade, frustrao ou raiva; ansiedade; dificuldade de concentrao; agitao; diminuio da freqncia cardaca; aumento do apetite ou ganho de peso, foram relatados em pacientes tentando parar de fumar. Como todos os medicamentos, Champix* (tartarato de vareniclina) pode causar reaes adversas, embora nem todos os pacientes apresentem. Reaes adversas muito comuns que podem afetar mais do que 1 em 10 pessoas: sonhos anormais, insnia, dor de cabea, nuseas. Reaes adversas comuns que podem afetar mais do que 1 em 100 pessoas: aumento do apetite, sonolncia, tontura, disgeusia (alteraes do paladar), vmitos, priso de ventre, diarria, distenso abdominal, desconforto estomacal, dispepsia (m digesto), excesso de gases, boca seca, fadiga (cansao). Reaes adversas incomuns que podem afetar mais do que 1 em 1000 pessoas: bronquite (inflamao dos brnquios), nasofaringite (sintomas de gripe), sinusite, infeco por fungos, infeco por vrus, anorexia (perda do apetite), diminuio do apetite, polidipsia (sede excessiva), reao de pnico, bradifemia (lentido anormal da fala), pensamentos anormais, alteraes de humor, tremor, coordenao anormal, disartria (dificuldade de articular as palavras), hipertonia (aumento da tenso muscular), agitao, disforia (sensao de aborrecimento ou desconforto), hipoestesia (diminuio da sensibilidade), hipogeusia (diminuio do paladar), letargia (sensao de cansao excessivo com ou sem sonolncia), aumento ou diminuio da libido (desejo sexual), fibrilao atrial, palpitaes, escotoma (pontos ou reas escuras sem viso - no campo visual), colorao da esclera (alterao da cor do globo ocular), dor ocular, midrase (pupila dilatada), fotofobia (irritao dos olhos na presena de luz), miopia, aumento do lacrimejamento, zumbido, dispnia (falta de ar), tosse, rouquido, dor faringolaringeana (dor de garganta), irritao da garganta, congesto do trato respiratrio, congesto dos seios da face, gotejamento ps-nasal, rinorria (corrimento nasal), ronco, hematmese (vmitos com sangue), hematoquezia (eliminao de fezes com sangue), gastrite (irritao do estmago), doena do refluxo gastroesofgico (refluxo do estmago para o esfago), dor abdominal, alterao dos hbitos intestinais, fezes anormais, eructao (arroto), estomatite aftosa (aftas), dor gengival, lngua saburrosa, erupes na pele, eritema (vermelhido na pele), prurido (coceira), acne, hiperidrose (aumento do suor), sudorese noturna (transpirao noturna), rigidez nas articulaes, espasmos musculares, dor na parede torcica (no trax), costocondrite (inflamao de uma ou mais cartilagens das costelas), glicosria (presena de glicose na urina), noctria (necessidade de urinar freqentemente noite), poliria (eliminao excessiva de urina), menorragia (menstruao excessivamente prolongada ou abundante), corrimento vaginal, disfuno sexual, desconforto no trax, dor no trax, pirexia (febre), sensao de resfriado, astenia (fraqueza), distrbio do ritmo normal do sono, mal-estar, cisto, aumento da presso
7 cha07 16/07/08

arterial, alteraes do eletrocardiograma, aumento da freqncia cardaca, teste de funo heptica (no fgado) anormal, diminuio da contagem de plaquetas (plaquetas so elementos responsveis pela coagulao do sangue), aumento do peso, smen anormal, aumento da protena C reativa (um tipo de teste laboratorial), diminuio de clcio no sangue. Experincia ps-comercializao Os seguintes eventos adversos foram relatados durante o perodo ps-comercializao de Champix*. Uma vez que esses eventos foram relatados voluntariamente por uma populao de tamanho incerto, no sempre possvel estimar fielmente sua freqncia ou estabelecer a relao causal da exposio ao frmaco. Houve relatos de depresso, agitao, alterao de comportamento, idias suicidas e suicdio em pacientes tentando parar de fumar durante o tratamento com Champix*. Parar de fumar com ou sem tratamento est associado com os sintomas da retirada da nicotina e a exacerbao da doena psiquitrica de base. Nem todos os pacientes nestes relatos apresentavam doena psiquitrica pr-existente conhecida e nem todos pararam de fumar. A funo da vareniclina nestes relatos no conhecida. Tambm, houve relatos de reaes de hipersensibilidade, como angioedema e inchao facial. ATENO: ESTE UM MEDICAMENTO NOVO E, EMBORA AS PESQUISAS TENHAM INDICADO EFICCIA E SEGURANA ACEITVEIS PARA COMERCIALIZAO, EFEITOS INDESEJVEIS E NO CONHECIDOS PODEM OCORRER. NESTE CASO, INFORME AO SEU MDICO.

CONDUTA NA SUPERDOSE Se acidentalmente voc tomar uma dose maior do que a prescrita pelo seu mdico, voc deve procurar assistncia mdica assim que possvel, no esquecendo de levar a caixa do medicamento. Nos estudos clnicos realizados antes da comercializao de Champix* (tartarato de vareniclina) no foram relatados casos de superdosagem.

CUIDADOS DE CONSERVAO E USO Champix* (tartarato de vareniclina) deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30C), protegido da luz e umidade. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANAS.

8 cha07 16/07/08

PARTE III INFORMAES TCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SADE CARACTERSTICAS FARMACOLGICAS Propriedades farmacodinmicas A vareniclina, desenvolvida especificamente para a interrupo do tabagismo, liga-se com alta afinidade e seletividade aos receptores acetilcolnicos nicotnicos neuronais 42, onde age como um agonista parcial um composto que tem atividades tanto agonistas com eficincia intrnseca menor que a nicotina e antagonistas na presena de nicotina. Estudos in vitro de eletrofisiologia e estudos neuroqumicos in vivo demonstraram que a vareniclina se liga aos receptores acetilcolnicos nicotnicos neuronais 42 e estimula a atividade mediada pelo receptor, porm em nvel significativamente menor do que a nicotina. A nicotina compete pelo mesmo stio de ligao humano 42 nAChR pelo qual a vareniclina tem maior afinidade. Por isso, a vareniclina pode bloquear de forma eficaz a capacidade da nicotina de ativar totalmente o receptor 42 e estimular o sistema nervoso central mesolmbico da dopamina, que se acredita ser o mecanismo neuronal subjacente de reforo e recompensa experimentado aps fumar. A vareniclina altamente seletiva e se liga mais potentemente ao subtipo de receptor 42 (Ki=0,15 nM) do que a outros receptores nicotnicos comuns (34 Ki=84 nM, 7 Ki=620 nM, 1 Ki=3.400 nM), ou a receptores e transportadores no-nicotnicos (Ki>1 mcM, exceto para receptor 5-HT3: Ki=350 nM). A vareniclina tambm se liga com afinidade moderada (Ki=350 nM) ao receptor 5-HT3. Acredita-se que a eficcia da vareniclina na interrupo do tabagismo resultado da atividade agonista parcial da vareniclina no receptor nicotnico 42 onde sua ligao produz um efeito suficiente para aliviar os sintomas de desejo intenso e sndrome de abstinncia (atividade agonista), ao mesmo tempo em que resulta em bloqueio dos efeitos de recompensa e reforo do tabagismo ao evitar a ligao da nicotina aos receptores 42 (atividade antagonista). Propriedades farmacocinticas Absoro As concentraes plasmticas mximas da vareniclina ocorrem tipicamente dentro de 3-4 horas aps a administrao oral. Aps a administrao de doses mltiplas orais a voluntrios sadios, foram atingidas condies de estado de equilbrio dentro de 4 dias. A absoro quase completa aps administrao oral e a disponibilidade sistmica alta. A biodisponibilidade oral da vareniclina no afetada por alimentos ou pelo horrio de administrao.

9 cha07 16/07/08

Distribuio A vareniclina se distribui nos tecidos, incluindo o crebro. O volume mdio de distribuio aparente de 415 litros (%CV=50) no estado de equilbrio. A taxa de ligao a protenas plasmticas da vareniclina baixa ( 20%) e no depende nem da idade nem da funo renal. Metabolismo A vareniclina sofre metabolismo mnimo com 92% sendo excretado na forma inalterada na urina e menos que 10% excretada como metablitos. Os metablitos secundrios na urina incluem a vareniclina N-carbamoilglicurondeo e hidroxivareniclina. Na circulao, a vareniclina compreende 91% do material relacionada ao frmaco. Os metablitos secundrios circulantes incluem vareniclina N-carbamoilglicurondeo e N-glicosilvareniclina. Excreo A meia-vida de eliminao da vareniclina de aproximadamente 24 horas. A eliminao renal da vareniclina ocorre principalmente atravs da filtrao glomerular associada secreo tubular ativa por meio do transportador catinico orgnico, OCT2. Linearidade/No-linearidade A vareniclina exibe cintica linear quando administrada em dose nica (0,1 a 3 mg) ou em doses repetidas (1 a 3 mg/dia). Farmacocintica em populaes especiais de pacientes No existem diferenas clinicamente significativas de farmacocintica da vareniclina devido idade, raa, sexo, fumantes ou no fumantes ou uso de medicamentos concomitantes, como demonstrado em estudos farmacocinticos especficos e nas anlises de farmacocintica populacional. Pacientes com insuficincia heptica Devido ausncia de metabolismo heptico significativo, a farmacocintica da vareniclina no deve sofrer alterao em pacientes com insuficincia heptica (vide Posologia). Pacientes com insuficincia renal A farmacocintica da vareniclina permaneceu inalterada em pacientes com insuficincia renal leve (clearance de creatinina estimado > 50 mL/min e 80 mL/min). Em pacientes com insuficincia renal moderada (clearance de creatinina estimado 30 mL/min e 50 mL/min), a exposio da vareniclina aumentou 1,5 vez em comparao com os indivduos com funo renal normal (clearance de creatinina estimado > 80 mL/min). Em indivduos com insuficincia renal grave (clearance de creatinina estimado < 30 mL/min), a exposio vareniclina aumentou 2,1 vezes. Em pacientes com doena renal em estgio terminal que fazem 3 horas de hemodilise 3 vezes por semana, a exposio vareniclina aumentou 2,7 vezes aps a administrao de 0,5 mg uma vez ao dia. A Cmx e a AUC nestes pacientes foi similar a pacientes saudveis recebendo 1 mg duas vezes ao dia. Nestes pacientes, a
10 cha07 16/07/08

vareniclina foi eficientemente removida por hemodilise. Embora nenhum ajuste de dose seja necessrio, para pacientes com insuficincia renal leve a moderada, uma freqncia de administrao reduzida de 1 mg em dose nica diria recomendada para pacientes com insuficincia renal grave (vide Posologia Pacientes com insuficincia renal). A administrao deve ser iniciada com 0,5 mg em dose nica diria nos 3 primeiros dias e, em seguida, deve ser aumentada para 1 mg em dose nica diria. Pacientes idosos Um estudo farmacocintico combinado de dose nica e de doses mltiplas demonstrou que a farmacocintica de 1 mg de vareniclina administrada uma vez ao dia ou a cada 12 horas a 16 idosos sadios fumantes de ambos os sexos (entre 65 e 75 anos de idade) por 7 dias consecutivos foi semelhante de pacientes mais jovens. A farmacocintica da vareniclina em pacientes idosos com funo renal normal (entre 65 e 75 anos de idade) similar ao dos adultos jovens. Em pacientes idosos com insuficincia renal grave, recomendado ajuste de dose (vide Posologia Pacientes com insuficincia renal). Pacientes peditricos Como a segurana e a eficcia da vareniclina em pacientes peditricos no foram estabelecidas, no se recomenda o uso da vareniclina em pacientes com menos de 18 anos de idade. Quando 22 pacientes peditricos com idade entre 12 e 17 anos (inclusive) receberam uma dose nica de 0,5 mg e de 1 mg de vareniclina, a farmacocintica da vareniclina foi aproximadamente proporcional dose entre as doses de 0,5 mg e 1 mg. A exposio sistmica, conforme determinado pela AUC(0-inf), e o clearance renal da vareniclina foram comparveis aos de uma populao adulta (vide Posologia Pacientes peditricos). Dados de segurana pr-clinica Carcinognese, mutagnese e alteraes da fertilidade Estudos de carcinogenicidade ao longo da vida foram realizados em camundongos CD-1 e ratos Sprague-Dawley. No h evidncias de efeitos carcinognicos em camundongos que receberam a vareniclina por gavagem por 2 anos em doses de at 20 mg/kg/dia (47 vezes a dose diria mxima recomendada para humanos baseado na AUC). Aos ratos foram administrados vareniclina (1, 5, e 15 mg/kg/dia) por gavagem por 2 anos. Em ratos machos (n = 65 por sexo por grupo de dose), as incidncias de hibernoma (tumor de gordura castanha) aumentaram com a dose intermediria (1 tumor, 5 mg/kg/dia, 23 vezes a dose diria mxima recomendada para humanos baseada na AUC) e dose mxima (2 tumores, 15 mg/kg/dia, 67 vezes a dose diria mxima recomendada para humanos baseada na AUC). A relevncia clnica destes achados para humanos ainda no foi estabelecida. No h evidncias de carcinogenicidade em ratas fmeas. A vareniclina no apresentou efeitos genotxicos, com ou sem ativao metablica, com base nos seguintes ensaios: ensaio de mutao bacteriana de Ames; ensaio CHO/HGPRT em mamferos; e testes in vivo para aberraes citognicas em medula ssea de ratos e in vitro em linfcitos humanos.
11 cha07 16/07/08

No houve evidncias de danos fertilidade em ratos Sprague-Dawley machos e fmeas que receberam succinato de vareniclina at 15 mg/kg/dia (67 e 36 vezes, respectivamente, a dose diria mxima recomendada para humanos baseada na AUC com 1 mg duas vezes ao dia). Entretanto, uma reduo na fertilidade foi percebida na prole de ratas prenhas que receberam succinato de vareniclina na dose oral de 15 mg/kg/dia (36 vezes a dose diria mxima recomendada para humanos baseada na AUC com 1 mg duas vezes ao dia). Esta reduo na fertilidade na prole de ratas tratadas no foi evidente na dose oral de 3 mg/kg/dia (9 vezes a dose diria mxima recomendada para humanos baseada na AUC com 1 mg duas vezes ao dia). Teratognese O succinato de vareniclina no foi teratognico em ratos e coelhos em doses orais de at 15 e 30 mg/kg/dia, respectivamente (36 e 50 vezes a dose diria mxima recomendada para humanos baseada na AUC com 1 mg a cada 12 horas, respectivamente). Efeitos no-teratognicos Demonstrou-se que o succinato de vareniclina apresenta um evento adverso sobre o feto nos estudos de reproduo em animais. A administrao do succinato de vareniclina a coelhas prenhes resultou em pesos fetais reduzidos com uma dose oral de 30 mg/kg/dia (50 vezes a AUC em humanos com a dose de 1 mg a cada 12 horas); esta reduo no foi evidente aps tratamento com 10 mg/kg/dia (23 vezes a dose diria mxima recomendada para humanos baseada na AUC). Alm disso, na prole de ratas prenhes tratadas com succinato de vareniclina ocorreram redues da fertilidade e aumentos da resposta a estmulo auditivo com uma dose oral de 15 mg/kg/dia (36 vezes a dose diria mxima recomendada para humanos baseada na AUC com a dose de 1 mg a cada 12 horas). Dados pr-clnicos indicam que a vareniclina refora propriedades embora com potncia menor que a nicotina. Alm disso, em estudos clnicos em humanos, a vareniclina possui baixo potencial de abuso.

RESULTADOS DE EFICCIA A eficcia de Champix* (tartarato de vareniclina) na interrupo do tabagismo foi demonstrada em 3 estudos clnicos envolvendo fumantes crnicos de cigarros (10 cigarros/dia). Um total de 2.619 fumantes receberam vareniclina 1 mg duas vezes/dia (titulado durante a primeira semana), 669 pacientes receberam bupropiona 150 mg duas vezes/dia (tambm por titulao) e 684 pacientes receberam placebo. Estudos clnicos comparativos Dois estudos clnicos duplo-cegos idnticos compararam prospectivamente a eficcia de Champix* (1 mg, a cada 12 horas), de bupropiona de liberao prolongada (150 mg, a cada 12 horas) e de placebo na interrupo do tabagismo. Nestas 52 semanas de durao dos estudos, os pacientes receberam tratamento por 12 semanas, seguido por uma fase de notratamento de 40 semanas.

12 cha07 16/07/08

Em todos os estudos, foram proporcionados aos pacientes, livros educacionais sobre a interrupo do tabagismo e receberam at 10 minutos de aconselhamento para interromper o tabagismo a cada visita semanal de tratamento, de acordo com a Agency for Healthcare Research and Quality guideline. Os pacientes devem fixar uma data para parar de fumar (data limite para parar) com incio da dose 1 semana antes desta data. O endpoint primrio dos dois estudos foi a taxa de renncia contnua (4W-CQR) em 4 semanas confirmada pela medida do monxido de carbono (CO) da semana 9 at a semana 12. O endpoint primrio para Champix* demonstrou superioridade estatstica sobre a bupropiona e o placebo. Aps 40 semanas da fase de no-tratamento, os endpoints secundrios principais para ambos os estudos foram a Taxa de Abstinncia Contnua (AC) na Semana 52. A Taxa de Abstinncia Contnua foi definida como a proporo de todos os pacientes tratados que no fumaram (nem mesmo uma tragada de cigarro) da Semana 9 at a Semana 52 e no apresentaram uma medida de monxido de carbono exalado > 10 ppm. A Taxa de Renncia Contnua em 4 semanas (semana 9 a 12) e Taxa de Abstinncia Contnua (semana 9 a 52) dos estudos 1 e 2 esto includas na tabela a seguir:
Estudo 1 (n=1.022) 4W-CQR Champix* bupropiona placebo Odds ratio vareniclina vs. placebo Odds ratio vareniclina vs. bupropiona Diferena entre vareniclina e placebo Diferena entre vareniclina e bupropiona 44,4% 29,5% 17,7% 3,91 p<0,0001 1,96 p<0,0001 26,7% p<0,0001 14,9% p<0,0001 AC Semana 9-52 22,1% 16,4% 8,4% 3,13 p<0,0001 1,45 p<0,0640 13,7% p<0,0001 5,7% p<0,0640 Estudo 2 (n=1.023) 4W-CQR 44,0% 30,0% 17,7% 3,85 p<0,0001 1,89 p<0,0001 26,3% p<0,0001 14,0% p<0,0001 AC Semana 9-52 23,0% 15,0% 10,3% 2,66 p<0,0001 1,72 p<0,0062 12,7% p<0,0001 8,0% p<0,0062

13 cha07 16/07/08

Anlise dos subgrupos: Idade, Sexo e Raa Foram conduzidas anlises de subgrupos entre indivduos que tinham recebido vareniclina 1 mg duas vezes ao dia, em estudos de 12 semanas placebo-controlados (N=1750). Esta populao era composta de propores similares de homens (53,5%) e mulheres (46,5%) e de indivduos <45 anos (55,0%) e 45 anos de idade (45,0%). A maioria dos indivduos nos estudos era da raa branca (81,1%), o restante era da raa negra (11,2%) ou amarela mais outros grupos (7,7%). Foi demonstrado em todos os subgrupos um ndice mais alto de cessao de tabagismo no final do tratamento em indivduos que receberam vareniclina do que em indivduos que receberam placebo. O efeito do tratamento com a vareniclina comparado com o placebo, medido por razes de chance (e associado a intervalos de confiana de 95%) foi de 3,69 (2,73; 5,00) para homens e 4,74 (3,36; 6,67) para mulheres; 3,58 (2,63; 4,86) para indivduos <45 anos e 4,67 (3,40; 6,66) para indivduos 45 anos de idade. Nas anlises por raa, o pequeno nmero de indivduos que no so da raa branca limita a possibilidade de se estimar de forma precisa o efeito do tratamento nessas subpopulaes; os efeitos do tratamento foram de 4,57 (3,55; 5,87) para indivduos da raa branca, 1,72 (0,84, 3,50) para indivduos da raa negra e 4,08 (1,76; 9,50) para subgrupos da raa amarela e outros. Para abstinncia contnua por perodo prolongado at a semana 52, o efeito do tratamento de vareniclina comparado com o placebo foi de 2,73 (1,86; 4,01) para homens e 3,87 (2,45; 6,12) para mulheres; 3,43 (2,25; 5,23) para indivduos <45 anos e 2,83 (1,88; 4,25) para indivduos 45 anos de idade. Nas anlises por raa, os efeitos do tratamento foram 3,15 (2,30; 4,32) para indivduos da raa branca, 2,56 (0,86; 7,63) para indivduos da raa negra e 4,15 (1,27; 13,6) para subgrupos da raa amarela e outros. Pacientes que relataram efeitos de desejo intenso, sndrome de abstinncia e de reforo do tabagismo Tanto no Estudo 1 como no Estudo 2, avaliaes dos Resultados Relatados de Pacientes demonstraram que o desejo intenso e a sndrome de abstinncia foram significativamente reduzidos em pacientes randomizados para Champix* em comparao ao placebo. Champix* tambm reduziu significativamente os efeitos de reforo do tabagismo que podem perpetuar o comportamento tabagista em pacientes que fumam durante o tratamento em comparao ao placebo. O efeito de Champix* sobre o desejo intenso de fumar, a sndrome de abstinncia e o efeito de reforo do tabagismo no foram avaliados durante a fase de acompanhamento de no-tratamento a longo prazo. Estudo de Manuteno da Abstinncia O terceiro estudo avaliou o benefcio de uma terapia adicional de 12 semanas com Champix* sobre a manuteno da abstinncia. Os pacientes deste estudo (n=1.927) receberam Champix* 1 mg, a cada 12 horas durante 12 semanas. Os pacientes que pararam de fumar na Semana 12 foram ento randomizados para receber ou Champix* (1 mg, a cada 12 horas) ou placebo por um perodo adicional de 12 semanas para uma durao total do estudo de 52 semanas. O endpoint primrio do estudo foi a Taxa de Abstinncia Contnua confirmada por CO da Semana 13 at a Semana 24 na fase de tratamento duplo-cego. O endpoint secundrio principal foi a Taxa de Abstinncia Contnua para a Semana 13 at a Semana 52.
14 cha07 16/07/08

Este estudo demonstrou o benefcio de um tratamento adicional de 12 semanas com Champix* 1 mg, a cada 12 horas, para manuteno da interrupo do tabagismo em comparao ao placebo. As chances de manuteno da abstinncia na Semana 24, aps um perodo de tratamento adicional de 12 semanas com Champix*, foram de 2,47 vezes s do placebo (p<0,0001). A superioridade ao placebo para Abstinncia Contnua foi mantida at a Semana 52 (Odds Ratio = 1,35, p = 0,0126). Os principais resultados encontram-se resumidos na tabela a seguir:
Champix* n=602 AC Semanas 13-24 AC Semanas 13-52 70,6% 44,0% Placebo n=604 49,8% 37,1% Diferena (95% IC) 20,8% (15,4%; 26,2%) 6,9% (1,4%; 12,5%) Odds ratio (95% IC) 2,47 (1,95; 3,15) 1,35 (1,07; 1,70)

INDICAES Champix* (tartarato de vareniclina) indicado como adjuvante na interrupo do tabagismo. As terapias antitabagistas tm mais probabilidade de ter sucesso em pacientes que estejam motivados a parar de fumar e que recebam aconselhamento e suporte adicionais.

CONTRA-INDICAES Champix* (tartarato de vareniclina) contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida ao tartarato de vareniclina ou a qualquer componente da frmula. Este medicamento no deve ser utilizado por pacientes menores de 18 anos de idade.

MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAO DEPOIS DE ABERTO Champix* (tartarato de vareniclina) administrado por via oral e pode ser utilizado a qualquer hora, antes ou depois das refeies (vide Caractersticas farmacolgicas Propriedades farmacocinticas Absoro). Champix* deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30C), protegido da luz e umidade. Os comprimidos de Champix* devem ser engolidos inteiros com gua. Champix* pode ser tomado com ou sem alimentos.

POSOLOGIA
15 cha07 16/07/08

Champix* (tartarato de vareniclina) 0,5 mg um comprimido revestido branco com formato de cpsula biconvexa. Champix* 1 mg um comprimido revestido azul claro com formato de cpsula biconvexa. Os comprimidos revestidos de Champix* 0,5 mg e 1 mg apresentam sabor e odor caractersticos. As terapias antitabagistas tm mais probabilidade de ter sucesso em pacientes que estejam motivados a parar de fumar e que recebam aconselhamento e suporte adicionais. A dose recomendada de Champix* de 1 mg, a cada 12 horas, aps um perodo de titulao de 1 semana da seguinte maneira: 1 ao 3 dia 4 ao 7 dia 8 dia at o final do tratamento 0,5 mg, uma vez ao dia 0,5 mg, a cada 12 horas 1 mg, a cada 12 horas

O paciente deve estabelecer uma data para parar de fumar. A administrao de Champix* deve ser iniciada 1 semana antes desta data. Os pacientes que no conseguirem tolerar os efeitos adversos de Champix*, podem necessitar que a dose seja diminuda temporria ou permanentemente. Os pacientes devem ser tratados com vareniclina por 12 semanas. Para pacientes que tenham parado de fumar com sucesso ao final das 12 semanas, um perodo de tratamento adicional de 12 semanas com vareniclina na dose de 1 mg, a cada 12 horas, recomendado (vide Resultados de Eficcia Estudo de Manuteno de Abstinncia). Os pacientes que no tiverem sucesso em parar de fumar durante as 12 semanas iniciais de terapia, ou que tenham apresentado recidiva aps o tratamento, devem ser incentivados a fazer outra tentativa desde que os fatores contribuintes para a falha na tentativa tenham sido identificados e solucionados. No h necessidade de descontinuao gradual da dose de Champix* no final do tratamento.

16 cha07 16/07/08

Populaes e consideraes especiais de dose Pacientes com insuficincia renal No necessrio ajuste de dose para pacientes com insuficincia renal leve (clearance de creatinina estimada >50 mL/min e 80 mL/min) a moderada (clearance de creatinina estimada 30 mL/min e 50 mL/min). Para pacientes com insuficincia renal grave (clearance de creatinina estimada <30 mL/min), a dose recomendada de Champix* de 1 mg, uma vez ao dia. A administrao deve ser iniciada na dose de 0,5 mg, uma vez ao dia, para os 3 primeiros dias e, em seguida, aumentada para 1 mg, uma vez ao dia. Para pacientes com doena renal em estgio terminal sob hemodilise, pode ser administrada uma dose de 0,5 mg uma vez ao dia, se essa for bem tolerada (vide Caractersticas farmacolgicas Propriedades Farmacocinticas Pacientes com insuficincia renal). Pacientes com insuficincia heptica No necessrio ajuste de dose para pacientes com insuficincia heptica (vide Caractersticas farmacolgicas Propriedades Farmacocinticas Pacientes com insuficincia heptica). Uso em pacientes idosos No necessrio ajuste de dose para pacientes idosos. Como os pacientes idosos tm mais probabilidade de apresentar funo renal diminuda, os mdicos devem considerar a situao renal de um paciente idoso (vide Caractersticas farmacolgicas Propriedades Farmacocinticas Pacientes com insuficincia renal e Pacientes idosos). Uso em pacientes peditricos Champix* no recomendado para uso em pacientes com menos de 18 anos de idade devido a dados insuficientes sobre a segurana e eficcia (vide Caractersticas farmacolgicas Propriedades Farmacocinticas Pacientes peditricos). Dose Omitida Caso o paciente esquea de tomar Champix* no horrio estabelecido, ele deve tom-lo assim que se lembrar. Entretanto, se j estiver perto do horrio da prxima dose, o paciente deve pular a dose esquecida e administrar a prxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado. Neste caso, o paciente no deve utilizar o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas. O esquecimento de dose pode comprometer a eficcia do tratamento.

17 cha07 16/07/08

ADVERTNCIAS Efeito da interrupo do tabagismo: alteraes psicolgicas resultantes da interrupo do tabagismo, com ou sem o tratamento com Champix* (tartarato de vareniclina), podem alterar a farmacocintica ou a farmacodinmica de alguns medicamentos, para os quais o ajuste de dose pode ser necessrio (exemplos incluem teofilina, varfarina e insulina) (vide Interaes Medicamentosas varfarina). Ao final do tratamento, a descontinuao de Champix* foi associada com um aumento na irritabilidade, urgncia em fumar, depresso e/ou insnia em at 3% dos pacientes. Houve relatos ps-comercializao de sintomas neuropsiquitricos, alguns srios, incluindo mudanas de comportamento, agitao, humor depressivo, comportamento e ideao suicida em pacientes tentando parar de fumar durante o tratamento com Champix* (vide Reaes Adversas). Os mdicos devem discutir sobre a eficcia e o perfil de segurana de Champix* com esses pacientes e adverti-los em relao possibilidade de surgimento de sintomas neuropsiquitricos. Pacientes e familiares e/ou cuidadores devem ser avisados que, caso sejam observadas mudanas de comportamento, agitao ou humor depressivo, que no sejam tpicos do paciente ou caso o paciente desenvolva ideao ou comportamento suicida, o paciente deve interromper imediatamente o tratamento com Champix* e consultar um mdico. Os pacientes devem ser encorajados a reportar quaisquer histricos de doena psiquitrica antes do incio do tratamento com Champix*. Dependncia e tolerncia Dependncia fsica e psicolgica O potencial do abuso de vareniclina (1 mg e 3 mg) foi avaliado em relao anfetamina (15 mg e 30 mg) em um estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, sobre a experincia dos indivduos (fumantes e no fumantes) com estimulantes psicomotores. Os resultados do estudo clnico indicaram que a vareniclina no foi associada a um padro de resposta que sugerisse propriedades estimulantes. Dados de estudos clnicos em mais de 4.000 indivduos recebendo vareniclina no mostraram evento adverso sugestivo de potencial para o abuso. No houve evidncia que sugerisse efeitos de descontinuao ou retirada do medicamento. No h evidncias de que seja necessrio um aumento da dose para manuteno dos efeitos clnicos, o que sugere que no h desenvolvimento de tolerncia. A descontinuao abrupta de Champix* est associada com um aumento na irritabilidade e distrbios do sono em at 3% dos pacientes. Isto sugere que, em alguns pacientes, a vareniclina pode causar uma leve dependncia fsica que no est associada ao vcio. Experincia animal Estudos in vitro e in vivo demonstraram que a vareniclina agiu conforme o esperado para um agonista parcial da nicotina. Por exemplo, os resultados do turnover e da microdilise com dopamina em ratos demonstram que a vareniclina tem habilidade reduzida para ativar o sistema mesolmbico da dopamina em relao ao da nicotina e, de fato, a vareniclina pode atenuar os efeitos de ativao da nicotina neste sistema. Apesar da vareniclina substituir a
18 cha07 16/07/08

nicotina em um modelo de discriminao, a vareniclina mostrou ter um menor efeito de reforo que a nicotina em ratos treinados para a auto-administrao da nicotina. Alm disso, o pr-tratamento com vareniclina diminuiu significativamente a auto-administrao de nicotina. Finalmente, um estudo de retirada em ratos e um estudo que avalia a retirada em macacos demonstraram que a vareniclina no causa dependncia psicolgica. Uso durante a gravidez e lactao Gravidez No h estudos adequados e bem controlados em mulheres grvidas. Champix* deve ser usado durante a gravidez somente se o potencial benefcio justificar o risco potencial para o feto (vide Caractersticas farmacolgicas Dados de segurana pr-clnica). Lactao No se sabe se a vareniclina excretada no leite humano. Estudos em animais sugerem que a vareniclina excretada no leite materno. Como muitos frmacos so excretados no leite humano e devido ao potencial de reaes adversas graves de Champix* em lactentes, deve-se fazer uma escolha em descontinuar a amamentao ou o medicamento, levando-se em considerao o benefcio da amamentao para a criana e o benefcio do tratamento com Champix* para a me. Champix* um medicamento classificado na categoria C de risco de gravidez. Portanto, este medicamento no deve ser utilizado por mulheres grvidas sem orientao mdica ou do cirurgio-dentista. Efeitos na habilidade de dirigir veculos e operar mquinas Os pacientes devem ser advertidos a ter cautela ao dirigir veculos ou operar mquinas at que eles saibam como a interrupo do tabagismo e/ou a vareniclina pode afet-los.

USO EM IDOSOS, CRIANAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO Vide Posologia Populaes e Consideraes Especiais de Dose.

INTERAES MEDICAMENTOSAS Com base nas caractersticas da vareniclina e na experincia clnica obtida at o momento, Champix* (tartarato de vareniclina) no apresenta interaes medicamentosas clinicamente significativas. No se recomenda ajuste de dose de vareniclina ou dos frmacos coadministrados listados a seguir. Estudos in vitro indicam que improvvel que a vareniclina altere a farmacocintica de compostos que so metabolizados principalmente pelas enzimas do citocromo P450.

19 cha07 16/07/08

Estudos in vitro demonstram que o tartarato de vareniclina no inibe as enzimas do citocromo P450 (CI50> 6.400 ng/mL). As enzimas P450 testadas para inibio foram: 1A2, 2A6, 2B6, 2C8, 2C9, 2C19, 2D6, 2E1, e 3A4/5. Alm disso, em hepatcitos humanos in vitro, a vareniclina demonstrou no induzir a atividade das enzimas do citocromo P450 1A2 e 3A4. Portanto, improvvel que a vareniclina altere a farmacocintica dos compostos que so metabolizados principalmente pelas enzimas do citocromo P450. Estudos in vitro demonstram que a secreo renal ativa da vareniclina mediada pelo transportador de ction orgnico, OCT2. A dose de Champix* no precisa ser ajustada quando for co-administrado com inibidores do OCT2 uma vez que no se espera que o aumento de exposio sistmica ao tartarato de vareniclina seja clinicamente significativo (veja interao com cimetidina descrita a seguir). Alm disso, uma vez que o metabolismo da vareniclina representa menos de 10% de seu clearance, improvvel que frmacos conhecidos por afetarem o sistema do citocromo P450 alterem a farmacocintica da vareniclina (vide Caractersticas Farmacolgicas Propriedades Farmacocinticas Metabolismo) e, portanto, no seria necessrio um ajuste de dose de Champix*. Estudos in vitro demonstram que a vareniclina em concentraes teraputicas no inibe as protenas de transporte renais humanas. Portanto, improvvel que medicamentos que so depurados por secreo renal (por ex., metformina veja a seguir) sejam afetados pela vareniclina. metformina: a vareniclina (1 mg, a cada 12 horas) no afetou a farmacocintica da metformina (500 mg, a cada 12 horas), a qual um substrato do OCT2. A metformina no apresenta efeito sobre a farmacocintica da vareniclina. cimetidina: a co-administrao de um inibidor do OCT2, cimetidina (300 mg, quatro vezes ao dia), com a vareniclina (2 mg, em dose nica) aumentou a exposio sistmica da vareniclina em 29% devido a uma reduo no clearance renal da vareniclina. No recomendado ajuste de dose na administrao concomitante com a cimetidina. digoxina: a vareniclina (1 mg, a cada 12 horas) no alterou a farmacocintica de estado de equilbrio da digoxina administrada na dose diria de 0,25 mg. varfarina: a vareniclina (1 mg, a cada 12 horas) no alterou a farmacocintica de uma dose nica de 25 mg de (R, S)varfarina. O tempo de protrombina (INR) no foi afetado pela vareniclina. Parar de fumar por si s pode resultar em alteraes da farmacocintica da varfarina (vide Advertncias Efeito da interrupo do tabagismo). Uso com outras terapias antitabagismo bupropiona: a vareniclina (1 mg, a cada 12 horas) no alterou a farmacocintica de estado de equilbrio da bupropiona (150 mg, a cada 12 horas). terapia de reposio de nicotina (TRN): quando a vareniclina (1 mg, a cada 12 horas) e a terapia de substituio da nicotina (transdrmica 21 mg/dia) foram co-administradas a fumantes (N=24) por 12 dias, houve uma diminuio estatisticamente significativa da presso arterial sistlica mdia (mdia de 2,6 mmHg) medida no dia final do estudo. Neste estudo, a incidncia de nuseas, cefalia, vmitos, tontura, dispepsia e fadiga foram maiores para a combinao do que para a terapia de reposio de nicotina sozinha. O uso de Champix* com terapia de reposio de nicotina (TRN) no aconselhvel.
20 cha07 16/07/08

A segurana e a eficcia de Champix* em combinao com outras terapias antitabagismo no foram estudadas.

REAES ADVERSAS Parar de fumar com ou sem tratamento est associado a vrios sintomas. Por exemplo, disforia ou humor deprimido; insnia, irritabilidade, frustrao ou raiva; ansiedade; dificuldade de concentrao; agitao; diminuio da freqncia cardaca; aumento do apetite ou ganho de peso, foram relatados em pacientes tentando parar de fumar. Parar de fumar com ou sem farmacoterapia tambm foram associados com a exacerbao da doena psiquitrica de base. Nenhuma tentativa foi feita tanto no desenho ou na anlise dos estudos de Champix* (tartarato de vareniclina) para diferenciar entre os eventos adversos associados ao tratamento com medicamento em estudo ou os possivelmente associados retirada da nicotina. Os estudos clnicos incluram aproximadamente 4.000 pacientes tratados com Champix* por at 1 ano (exposio mdia de at 84 dias). Em geral, quando os eventos adversos ocorreram, o incio ocorreu na primeira semana de terapia; a gravidade foi geralmente leve a moderada e no houve diferenas devido idade, raa ou sexo quanto a incidncia de reaes adversas. Em pacientes tratados com a dose recomendada de 1 mg a cada 12 horas aps um perodo de titulao inicial, o evento adverso mais comumente relatado foi nusea (28,6%). Na maioria dos casos nusea ocorreu no incio do perodo de tratamento, foi de leve a moderada em gravidade e raramente resultou em descontinuao. Nos estudos placebo-controlados de fases 2 e 3, a taxa de descontinuao do tratamento devido a eventos adversos em pacientes que receberam 1 mg, a cada 12 horas foi de 11,4% para Champix* em comparao com 9,7% para o placebo. Neste grupo, as taxas de descontinuao para os eventos adversos mais comuns nos pacientes tratados com vareniclina foram as seguintes: nuseas (2,7% versus 0,6% para placebo), cefalia (0,6% versus 1,0% para placebo), insnia (1,3% versus 1,2% para placebo) e sonhos anormais (0,2% versus 0,2% para placebo). Na tabela a seguir todas as reaes adversas, que ocorreram com incidncia maior que o placebo esto listadas por aparelho/sistema e por freqncia (muito comuns ( 1/10), comuns ( 1/100 e < 1/10), incomuns ( 1/1000 e < 1/100) e raros (< 1/1000)). As reaes adversas tambm podem estar associadas doena subjacente e/ou a medicamentos concomitantes.

21 cha07 16/07/08

Aparelho / Sistema Infeces e Infestaes Incomuns Comuns Incomuns Distrbios psiquitricos Muito comuns Incomuns Distrbios do sistema nervoso Muito comuns Comuns Incomuns

Reaes Adversas Bronquite, nasofaringite, sinusite, infeco fngica, infeco viral. Aumento do apetite. Anorexia, diminuio do apetite, polidipsia. Sonhos anormais, insnia. Reao de pnico, bradifemia, pensamentos anormais, alteraes de humor. Cefalia. Sonolncia, tontura, disgeusia. Tremor, coordenao anormal, disartria, hipertonia, agitao, disforia, hipoestesia, hipogeusia, letargia, aumento da libido, diminuio da libido. Fibrilao atrial, palpitaes. Escotoma, colorao da esclera, dor ocular, midrase, fotofobia, miopia, aumento do lacrimejamento. Tinido. Dispnia, tosse, rouquido, dor faringolaringeana, irritao da garganta, congesto do trato respiratrio, congesto sinusal, gotejamento ps-nasal, rinorria, ronco. Nuseas. Vmitos, constipao, diarria, distenso abdominal, desconforto estomacal, dispepsia, flatulncia, boca seca. Hematmese, hematoquezia, gastrite, doena do refluxo gastroesofgico, dor abdominal, alterao dos hbitos intestinais, fezes anormais, eructao, estomatite aftosa, dor gengival, lngua saburrosa. Erupes cutneas (rash) generalizadas, eritema, prurido, acne, hiperidrose, sudorese noturna.

Distrbios do metabolismo e nutrio

Distrbios cardacos Incomuns Distrbios oculares Incomuns Distrbios do ouvido e labirinto Incomuns Incomuns Distrbios respiratrios, torcicos e do mediastino

Distrbios gastrintestinais Muito comuns Comuns Incomuns

Distrbios cutneos e subcutneos Incomuns

Distrbios msculo-esquelticos e do tecido conjuntivo Incomuns Rigidez articular, espasmos musculares, dor na parede torcica, costocondrite.

22 cha07 16/07/08

Distrbios renais e urinrios Incomuns Incomuns Comuns Incomuns Exames laboratoriais Incomuns Aumento da presso arterial, depresso do segmento ST no eletrocardiograma, diminuio da amplitude da onda T no eletrocardiograma, aumento da freqncia cardaca, teste de funo heptica anormal, diminuio da contagem de plaquetas, aumento do peso, smen anormal, aumento da protena C reativa, diminuio de clcio sangneo. Glicosria, noctria, poliria. Menorragia, corrimento vaginal, disfuno sexual. Fadiga. Desconforto torcico, dor torcica, pirexia, sensao de resfriado, astenia, distrbio do ritmo circadiano do sono, mal-estar, cisto. Distrbios do sistema reprodutivo e da mama Distrbios gerais e condies no local da administrao

Experincia ps-comercializao Os seguintes eventos adversos foram relatados durante o perodo ps-comercializao de Champix*. Uma vez que esses eventos foram relatados voluntariamente por uma populao de tamanho incerto, no sempre possvel estimar fielmente sua freqncia ou estabelecer a relao causal da exposio ao frmaco. Houve relatos de depresso, agitao, alterao de comportamento, ideao suicida e suicdio em pacientes tentando parar de fumar durante o tratamento com Champix*. Parar de fumar com ou sem tratamento est associado com os sintomas da retirada da nicotina e a exacerbao da doena psiquitrica de base. Nem todos os pacientes nestes relatos apresentavam doena psiquitrica pr-existente conhecida e nem todos pararam de fumar. A funo da vareniclina nestes relatos no conhecida. Tambm, houve relatos de reaes de hipersensibilidade, como angioedema e inchao facial.

ATENO: ESTE UM MEDICAMENTO NOVO E, EMBORA AS PESQUISAS TENHAM INDICADO EFICCIA E SEGURANA ACEITVEIS PARA COMERCIALIZAO, EFEITOS INDESEJVEIS E NO CONHECIDOS PODEM OCORRER.

SUPERDOSE Nenhum caso de superdose foi relatado nos estudos clnicos pr-comercializao. Em caso de superdose, medidas padres de suporte devem ser institudas conforme necessrio.

23 cha07 16/07/08

Verificou-se que a vareniclina dialisada em pacientes com doena renal em estgio terminal, no entanto, no existe experincia de dilise aps a superdosagem (vide Caractersticas Farmacolgicas Propriedades Farmacocinticas).

ARMAZENAGEM Champix* (tartarato de vareniclina) deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30C), protegido da luz e umidade.

24 cha07 16/07/08

PARTE IV DIZERES LEGAIS MS 1.0216.0209 Farmacutica Responsvel: Raquel Oppermann CRF-SP n 36144 Nmero de lote e data de validade: vide embalagem externa. VENDA SOB PRESCRIO MDICA. Produto fabricado e embalado por: Pfizer Manufacturing Deutschland GmbH Illertissen Alemanha

25 cha07 16/07/08

Distribudo por: LABORATRIOS PFIZER LTDA Av. Monteiro Lobato, 2.270 CEP 07190-001 Guarulhos SP CNPJ. N. 46.070.868/0001-69 Indstria Brasileira. * Marca depositada Fale Pfizer 0800-16-7575 www.pfizer.com.br CHA07

26 cha07 16/07/08

You might also like