You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR - UFPA

Instituto de Cincias Sociais Aplicada Programa de Curso de Mestrado em Economia 2 Semestre/20


Professor(a): Gisalda Carvalho Filgueiras
Disciplina: ECONOMIA AGRCOLA E-mail: Carga Horria: Curso: Cdigo:

?????
Departamento:

MESTRADO EM ECONOMIA
Crditos: Tipo: [ Obrigatrias ou Optativas ]

45
Pr-requisitos:

OPTATIVA

Nooes de Microeconomia e Macroeconomia


Objetivos gerais da disciplina : A disciplina focalizar a evoluo da agricultura brasileira no contexto do desenvolvimento econmico ao longo dos ltimos 30 anos. Para tanto, ser feita uma reviso, introdutria de conceitos bsicos de economia, mostrando a importncia do setor agropecuria na formao de empregos e renda, alm de constatar as mudanas estruturais e setoriais que caracterizam esse desenvolvimento, como as transformaes que a agropecuria brasileira experimentou medida que, ao longo da segunda metade do sculo XX o pas cresceu e se modernizou. O curso se dar basicamente com o assunto relacionado a economian agrcola, em sua especificidade. Contedo Programtico:
I. Conceitos bsicos em Economia e Noes de Macroeconomia

1. O problema econmico 2. O Sistema Econmico 3. Economia Agrcola


II. Mercado e Desenvolvimento Agrcola 1. Conceitos de Mercado e Comercializao 2. Contribuies do Mercado ao Desenvolvimento 3. Conflitos de Interesse na Poltica de Mercado Agrcola 4.Dualismos Tecnolgico na Comercializao Agrcola 5. Pesquisa para Poltica de Mercado Agrcola 6. Medidas de Desempenho do Mercado Agrcola III . Demanda de Produtos Agrcolas 1. Teoria do comportamento do consumidor 2. Curva de demanda do mercado 3. Elasticidade-Preo da Procura 4. Flexibilidade-Preo da Demanda 5. Fatores que afetam aDemanda Agrcola 6. Aplicaoes analticas das Relaes de Demanda IV . Oferta de Produtos Agrcolas 1. Relao entre Produo e Custos 2. O nvel timos de produo 3. A curva de oferta da Firma de Curto Prazo 4. Aplicaes das Relaes de Produo e Custos na Agricultura 5. Fatores que afetam a oferta de produtos 6. Elasticidad- preo da oferta 7 . Produo Agrcola Brasileria

V . Anlise de Mercado 1..Estrutura de Mercado. 2. Formao de Preo em Concorrncia Perfeita. 3. .O monoplio e a formao de Preo 4. A competio monopolstica 5. Oligoplio 6. Monopsnio 7. Oligopsnio 8. Conduta e eficincia de mercado 9. O equilbrio na Produo e no Consumo VI. Economia dos mercados agrcolas. 1. Os problemas de mercado para a agricultura 2. Duas alternativas para os problemas agrcolas de mercado 3. Polticas de suporte e de estabilizao de preo e de renda VII. Interveno governamental nos mercados agrcolas 1. Poltica de subsdios 2. Poltica de impostos 3. Poltica de preos mximos

Bibliografia:
BRANDT, S. A.. Comercializao Agrcola, Livroceres, 1980 MENDES, J. T . G. Economia agrcola: princpios bsicos e aplicaes SANTANA, A.C. Elementos, agronegcio, e desenvolvimento local. FAO. Macroeconomia y polticas agrcolas: uma gua metodolgica. Materiales de capacitacion para la planificacion agricola. 39 Leitura comnplementar MELO, F. HOMEM DE. Prioridade agrcola: sucesso ou fracasso? Estudos Econmicos-FIPE/PIONEIRA. SANTOS, M. L. dos; VIEIRA, W. DA C. (Coordenadores). Agricultura na virada do milnio: velhos e novos desafios. Ed. Viosa COSTA, FRANCISCO DE ASSIS. Formao agropecuria da Amaznia: os desafios do desenvolvimento sustentvel. Belm: NAEA, 2000. HOMMA, A.K.O. Histria da Agricultura na Amaznia: da era pr-colombiana ao terceiro milnio. EMBRAPA, 2003.

Testos sobre produtividade recente na agricultura

Avaliao: A avaliao ser feita com base em trs elementos: 1. Duas prova escrita no meio e no final do curso, com o peso de 70% para cada. 2. Um trabalho, a ser executado em etapas, cujas caractersticas sero enunciadas depois de concluda a discusso do tpico V, com o peso de 30% da meno final. A data da prova ser anunciada com antecedncia.

You might also like