You are on page 1of 6

So Paulo 25/09/2012

Departamento Tcnico

Introduo: Este relatrio tem como objetivo explicar a funcionalidade do software de monitoramento remoto DMMultiview, utilizado para acesso dos servidores de imagens do cliente Martima Seguros pela central de Monitoramento, localizada na rua Coronel Xavier de Toledo n 114 So Paulo; identificar as possveis falhas indicadas pelos Operadores de Monitoramento para acesso remoto de algumas filiais. Segue abaixo relatrio detalhado. O que o sistema Multiview? um software utilizado para visualizar cmeras online ou remotamente, geralmente varias cmeras instantaneamente. Como Funciona? Basta baixar o arquivo, e instala-lo no PC cliente e depois configurar os endereos para acesso aos servidores Geovision; funciona com resoluo de nome DDNS para facilitar a organizao dos servidores cadastrados no software.

Quais portas so necessrias liberar no roteador para que os pacotes possam trafegar?

De acordo com as definies do software segue abaixo as portas necessrias. Porta do Comando Porta do Dados Porta do udio Porta do HTTP 4550 5550 6550 80

Obs.: Referente porta 80 HTTP recomendvel que seja configurado uma porta exclusiva para acesso remoto no roteador, e no software em questo; pois o numero de dados que trafegam na porta 80 muito grande e dificulta a passagem dos dados de acesso remoto utilizado pelo Multiview. Uma sugesto seria a troca da porta 80 para porta 90 se est no estiver sendo utilizado por outro processo. Implantao do Software no Cliente Martima Seguros. O objetivo do Multiview de monitorar a filial Martima Seguros espalhadas por todo o Brasil na central de monitoramento, a fim de monitorar as instalaes fsicas e acompanhar o funcionamento dos servidores de imagens. Recursos utilizados na implantao para a configurao do software. A Martima Seguros disponibilizou para cada servidor instalado, um numero de IP fixo essa implantao dos servidores na rede Martima teve o acompanhamento de um tcnico em redes que nos forneceu este numero IP no momento das instalaes dos servidores, que no momento da insero na rede foram feitos testes e confirmaes de visualizao remota junto a central de monitoramento. Como feito o monitoramento na central Martima Seguros? Seguindo recomendaes dos responsveis pela rede de computadores Martima Seguros, somente possvel o monitoramento ao vivo da cmeras das filias aps as 20:00 horas, devido a grande quantidade de banda que consome o sistema de monitoramento que afeta diretamente na produo de suas filiais; o monitoramento

fora desse horrio s permitido salvo alguma ocorrncia que possa impactar perda para a filial em questo, ou em horrio de menor utilizao dos recursos das filiais. Quantidades de Maquinas para Acesso Remoto na Matriz. Foi instalado o sistema de monitoramento em duas maquinas na central de monitoramento a fim de melhorar e agilizar o processo de monitoramento tendo em vista o grande numero de filiais com servidores de imagens em todo Brasil. Configurao Maquina 1 em Rede.

Configurao Maquina 2 em Rede.

Organizao dos Servidores no Software. Foi organizado por regio para facilitar tanto o monitoramento quanto ao suporte.

Problemas Relacionados ao Sistema de Visualizao Remota. De acordo com o relatrio dirio feito pelos operadores de monitoramento, segue abaixo os principais problemas que esto tendo na visualizao remota de algumas filiais. 1- O software no consegue acesso ao servidor de imagens de algumas filiais e somente aps digitar manualmente o endereo IP que consegue a visualizao. Isso em apenas uma das duas maquina configuradas para acesso remoto. Tec. - Informo que no dia 17/09/2012 respondendo ao chamado quinzenal de manuteno, foi instalado uma nova verso do software DMMultiview nas duas maquinas j citadas neste, a fim de reconhecer onde estava o problema causado pela falta de visualizao; todas as configuraes necessrias para a visualizao remota na central de monitoramento foram atendidas, mesmo assim continuamos a ter esse tipo de problema. 2Algumas filiais ficam um tempo respondendo ao acesso e aps alguns dias o link fica fora. Tec. Se no momento em que o software foi instalado tivemos xito na visualizao remota, temos que junto com os administradores de redes

procurar a melhor forma de fazer com que o software funcione da melhor forma possvel minimizando ao Maximo a perda de acesso a essas filiais. 3- A velocidade da rede no foi suficiente para que o servidor pudesse alcanar seu objetivo. Tec. Conforme especificaes seguindo os padres Martima para visualizao remota, sabemos que os links tem uma velocidade que foi implementada para atender as necessidades da filial e que o sistema de monitoramento necessita de uma grande quantidade de banda para poder funcionar. Ex: o link de acesso ao prdio 137 necessita de aproximadamente 119,5 Kbps para que possam ser visualizada em tempo real na central de monitoramento.

Observaes: Mediante ao histrico mencionado neste relatrio, sugiro que em conjunto aos administradores de rede da Martima Seguros, seja feita uma reunio para que possamos juntos esclarece quais problemas esto realmente afetando o software de monitoramento remoto. Segue abaixo questionamento para uma possvel reunio. 1. Existe algum firewall que possa estar causando o bloqueio do software em alguma regio? 2. As portas mencionadas para visualizao esto desbloqueadas no roteador? 3. Por que somente uma das maquinas consegue a visualizao remota, se a configurao padro para ambas?

4. Qual possibilidade da troca da porta HTTP de 80 para 90, isso causaria algum impacto negativo na rede Martima? 5. A administrao da rede focalizada em apenas um local, ou existem varias administraes com vrios escopos de segurana? 6. Devido aos servidores de CFTV estarem fora do domnio de computadores da Martima Seguros h alguma ferramenta que os detecta e que possa estar bloqueando os pacotes na rede?

Essas so as duvidas que nos do Departamento Tcnico da empresa Dunamis Segurana, temos em relao rede Martima Seguros e esperamos que com o apoio dos profissionais de rede desta conceituada empresa possamos solucionar os problemas pendentes para que assim possamos oferecer um servio de melhor qualidade.

Atenciosamente. Henrique Luis

You might also like