You are on page 1of 17

DIFERENAS:

EMPRESA PBLICA: capital 100 % pblico; sua forma societria qualquer forma admitida no direito; o forum da lides julgada na JUSTIA COMUM.

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: 50% PUBLICA mais uma ao; sua forma societria OBRIGATORIAMENTE S/A; LIDES NA JUSTIA FEDERAL.

EM COMUM tanto a EMPRESA PBLICA como as SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: podem tanto ser PRESTADORAS DE SERVIOS PBLICOS, COMO EXPLORADORAS DE ATIVIDADE ECONOMIDA Veja a classificao dos rgo pblicos quanto posio estatal:

1- independentes-so aqueles que tm origem na Constituio e representam cada um dos poderes do estado, sem subordinao hierrquica ou funcional.

2- autnomos- esto abaixo dos independentes, localizados na cpula da administrao. (so subordinados ao chefes dos rgos independentes, possuem autonomia administrativa, tcnica e financeira (ex. ministrios e secretarias)

3- superiores- so rgos que no possuem autonomia administrativa e financeira, estando subordinados a uma chefia mais alta. Possuem poder de direo (ex. gabinetes, coordenadorias)

4- subalternos - so rgos com reduzido poder de comando que desenvolvem predominantemente atribuies de execuo. no possuem autonomia administrativa e nem financeira. (ex. portarias). qualificao como Agncia Executiva , sim, ato DISCRICIONRIO (assim como a qualificao como OS - Organizao Social).

J a qualificao como OSCIP, ato VINCULADO (atendidos os requisitos, o Ministrio da Justia DEVE deferir o pedido, expedindo o certificado de qualificao da OSCIP).

Com o prego, o governo obteve diversos benefcios, sendo os trs mais importantes:

Diminuio do preo mdio das compras em aproximadamente 25%, pois o prego estabeleceu o leilo reverso, aonde os fornecedores ofertam lances sucessivamente menores, at restar apenas um competidor;

Reduo do tempo mdio de realizao da compra, de 3 meses para 20 dias, pois o governo s precisa analisar a documentao da empresa vencedora da etapa de preos, e no de todos os licitantes, agilizando o processo;

Aumento da transparncia dos processos e do controle social, principalmente com o prego eletrnico, modalidade de licitao que realizada totalmente via internet, onde comprador e fornecedor no se identificam e qualquer cidado pode acompanhar online toda a concorrncia Um breve resumo, j que o nobre amigo Fabiano j explanou de forma brilhante a Paraestatal.

Entidades Paraestatais so entidades privadas sem fins lucrativos que desempenham servios no exclusivos do Estado em troca de algum benefcio.

No integram a Administrao direta e indireta:

O primeiro setor = Estado.

O segundo setor = Mercado.

O Terceiro Setor: Paraestatais, que so:

1) Servios Sociais Autnomos (SSA).

2) Organizao Sociais (OS).

3) Organizao Sociedade Civil Interesse Pblico (OSCIP).

4) Entidades de Apoio. ENTIDADES PARAESTATAIS

So entes privados que no integram a Administrao Direta ou a Administrao Indireta, colaboram com o Estado no desempenho de atividades de interesse pblico, de natureza no lucrativa. Compreendem os servios sociais autnomos (SESI, SESC, SENAI, etc.), as organizaes sociais, as organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIP) e as denominadas "entidades de apoio". Entidades paraestatais so pessos jurdicas de direito privado que, no integram a estrutura da administrao pblica, e coloboram com o Estado no desempenho de atividades no lucrativas e s quais o Poder Pblico dispensa especial proteo. Compreendem:

I - Servios sociais autnomos(ex.: SESI, SESC, SENAI etc.);

II - Organizaes sociais;

III - Organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIP); e

IV - Entidades de Apoio.

CERTA.

CELSO A. BANDEIRA DE MELLO: Casos em que a omisso do Estado gera um dano ao particular, ou seja, aquelas hipteses do chamado fault du service, em que o servio no funcionou, ou funcionou tardiamente ou ainda funcionou de modo incapaz de obstar a leso. Hiptese esta de responsabilidade subjetiva, justamente porque se houve omisso, no pode ser o autor do dano, assim resta a obrigao do Estado de impedir o dano.

Tratando-se de ato omissivo do poder pblico, a responsabilidade civil por tal ato subjetiva, pelo que exige dolo ou culpa, numa de suas trs vertentes, negligncia, impercia ou imprudncia, no sendo, entretanto, necessrio individualiz-la, dado que pode ser atribuda ao servio pblico, de forma genrica, a faute de service dos franceses. IV. - Ao julgada procedente, condenado o Estado a indenizar a me do presidirio que foi morto por outro presidirio, por dano moral. Ocorrncia da faute de service. V. - R.E. no conhecido.RE 179147 SP, STF Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Responsabilidade Civil do Estado;

No que se refere a direito administrativo, julgue os itens a seguir.

Em se tratando de conduta omissiva, para configurao da responsabilidade estatal, necessria a comprovao dos elementos que caracterizam a culpa, de forma que no deve ser aplicada absolutamente a teoria da responsabilidade objetiva.

Certo Certa

Errado

Para ser apurada a responsabilidade do Estado por conduta omissiva deve-se indagar se os fatos foro decisivos para configurar o evento danoso, ou seja, se o fato gerou decisivamente o dano e quem estava obrigado a evit-lo.

Desta forma, o Estado responder no pelo fato que diretamente gerou o dano, mas sim por no ter ele praticado conduta suficientemente adequada para evitar o dano ou mitigar seu resultado, quando o fato for notrio ou perfeitamente previsvel.

Temos como exemplo a enchente Vai uma dica:

Omisso-> Responsabilidade Subjetiva

Ex: Uma rvore ameaa cair e os moradores avisam a Prefeitura, Defesa Civil etc. Se depois por algum motivo essa rvore vem a cair e danificar algo ou prejudicar a algum, o Estado vai responder por sua omisso.

Comisso-> Responsabilidade Objetiva

Ex: Um guarda policial est dirigindo uma viatura e vem a colidir com outro veculo que estava estacionado, o estado vai responder pela ao. Basta o nexo causal entre a conduta do agente e o dano resultante. Ato comissivo (ao). Nos casos de CUSTODIA a responsabilidade OBJETIVA

Correto. Segundo Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, os agentes contratados por tempo determinado no ocupam cargo pblico e no esto sujeitos ao mesmo regime estatutrio ao qual se submetem os servidores efetivos e ocupantes de cargo em comisso. Exercem funo pblica remunerada temporria. O contrato em comento no se refere ao contrato de trabalho previsto pela CLT, pois no so eles empregados celetistas, mas sim agentes pblicos estatutrios com seu prprio estatuto de regncia, isto , a lei determina o seu prprio estatuto de regncia. Inexigibilidade - Rol exemplificativo Dispensa(dispensada ou dispensavel) - Rol taxativo

Celso Bandeira de Melo , inspirado na Doutrina Francesa do Direito Administrativo, aponta os seguintes princpios como bsicos para a formao do conceito e do regime jurdico dos servios pblicos a serem prestados pelo estado:

a) Princpio da obrigatoriedade do Estado de prestar o servio pblico um encargo inescusvel que deve ser prestado pelo Poder Pblico de forma direta ou indireta. A Administrao Pblica responder pelo dano causado em decorrncia de sua omisso.

b) Princpio da supremacia do interesse pblico os servios devem atender as necessidades da coletividade.

c) Princpio da adaptabilidade o Estado dever adequar os servios pblicos modernizao e atualizao das necessidades dos administrados.

d) Princpio da universalidade (generalidade) os servios devem estar disponveis a todos.

e) Princpio da impessoalidade no pode haver discriminao entre os usurios.

f) Princpio da Continuidade os servios no devem ser suspensos ou interrompidos afetando o direito dos usurios.

g) Princpio da Transparncia - trazer ao conhecimento pblico e geral dos administrados a forma como o servio foi prestados, os gastos e a disponibilidade de atendimento.

h) Princpio da motivao - o Estado tem que fundamentar as decises referentes aos servios pblicos.

i) Princpio da modicidade das tarifas as tarifas devem ser cobradas em valores que facilitem o acesso ao servio posto a disposio do usurio.

j) Princpio do Controle deve haver um controle rgido e eficaz sobre a correta prestao dos servios pblicos.

Entre os princpios no expressos na lei 9784 est o da oficialidade.

Esse pricpio diz que iniciado o processo compete a Administrao dar a ele prosseguimento at a deciso final. O princpio da oficialidade tambm conhecido como princpio do impulso oficial do processo.

Marya Sylvia Zanella Di Pietro o define do seguinte modo:

''O princpio da oficialidade autoriza a Administrao Pblica a requerer diligncias, investigar fatos de que toma conhecimento no curso do processo, solicitar pareceres, laudos,

informaes, rever os prprios atos e praticar tudo o que for necessrio para a consecuo do interesse pblico''.

OU seja, a Administrao pratica de ofcio o impulso do processo administrativo, diferente de processo judiciais, que, regra geral, dependem de provocao do interessado para agir.

S para completar, em relao ao impedimento:

" impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro." Suspeio --> amizade ntima ou inimizade notria

Impedimento --> o restante (vide comentrios acima).

Prova: CESPE - 2010 - MS - Tcnico de Contabilidade Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Processo Administrativo Federal;

A respeito da Lei n 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal, julgue os itens subsequentes.

possvel que um rgo administrativo e seu titular, se no houver impedimento legal, deleguem parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, desde que estes lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial.

Certo

Errado

Outra forma de memorizar as possibilidades de delegao: TSE TJ

Tcnica

Social

Econmica

Territorial

Jurdica

"Errado" porque a AVOCAO dever conter a HIERARQUIA enquanto que na DELEGAO no, cfe a Lei do Processo Administrativo na esfera federal:

Existe a dica do DENOREX para atos que no podem ser delegados:

- DEciso de recursos administrativos;

- expedio atos NORmativos

- atos de competencia EXclusiva

Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. S existem trs casos de licitao inexigvel:

a-) Fornecedor nico (vedada preferncia por marca); b-) Contratao de profissional consagrado pela mdia e opinio pblica no setor artstico, c-) profissional tcnico de servio especializado.

O que se pode complicar em relao a isso, seria pedir do candidato o conhecimento do que seriam os profissionais tcnicos especializados

Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se servios tcnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a: I - estudos tcnicos, planejamentos e projetos bsicos ou executivos; II - pareceres, percias e avaliaes em geral; III - assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; IV - fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; V - patrocnio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; VI - treinamento e aperfeioamento de pessoal; VII - restaurao de obras de arte e bens de valor histrico. Bons estudos

Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei n 8.112-1990 - Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais;

Em relao ao regime disciplinar dos servidores pblicos regidos pela Lei n. 8.112/1990, julgue os itens subseqentes.

A responsabilidade administrativa de servidor acusado ser afastada, caso ele seja absolvido criminalmente por falta de provas.

Certo

Errado

Um singelo macete:

somente ser afastada se:

NANE

negativa de autoria

negativa de existencia de crime

Na licitao dispensvel, a administrao pode dispensar a competio. A contratao direta existir porque a competio, embora possvel, por opo da administrao, no ocorrer.

inexigivel a licitao quando inviavel a competio. No caso contrata-se diretamente.

O que difere dispensa de inexigibilidade que, na dispensa, a competio possivel, mas a Administrao poder dispensa-la, enquanto a inexigibilidade a possibilidade de contratao sem licitao, por ser a competio invivel.

o art 25 da 8666 enumera os casos de inexigibilidade de licitao.

o art. 17 da 8666 cuida das hipteses de dispensa de licitao.

DISPENSA - rol do art. 24 TAXATIVO

INEXIGIBILIDADE - rol do art. 25 EXEMPLIFICATIVO

Lei 8.666/93, Art. 25. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial (aqui reside o raciocnio acerca de o rol ser meramente exemplificativo).

As modalidades aplicveis nesta situao concorrencia ou leilo, conforme determina o art. 19, III, da Lei 8.666:

"Art. 19. Os bens imveis da Administrao Pblica, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podero ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:

I - avaliao dos bens alienveis;

II - comprovao da necessidade ou utilidade da alienao;

III - adoo do procedimento licitatrio, sob a modalidade de concorrncia ou leilo"

Prova: CESPE - 2010 - MPS - Agente Administrativo Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Processo Administrativo Federal;

Ver texto associado questo

Nos processos administrativos, busca-se a adequao entre meios e fins, at mesmo com a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico, visando preveno das irregularidades.

Certo

Errado

Podemos conceituar o Primeiro Setor como sendo o Estado, representado pela prefeituras municipais, governos dos estados e a presidncia da repblica, alm das entidades a estes entes ligadas. Em outras palavras, denominamos de Primeiro Setor o "setor pblico".

O Segundo Setor o mercado constitudo pelo conjunto das empresas que exercem atividades privadas, ou sejam, atuam em benefcio prprio e particular.

O Terceiro Setor constitudo de organizaes sem fins lucrativos, atuando nas lacunas deixadas pelos setores pblicos e privados, buscando o bem-estar social da populao. No caso, o Terceiro Setor no nem pblico nem privado.

Em sntese, podemos sintetizar o comportamento dos trs setores da seguinte forma: Primeiro Setor - dinheiro pblico para fins pblicos; Segundo Setor - dinheiro privado para fins privados; Terceiro Setor - dinherio privado para fins privados, nada impedindo, que o setor pblicos transfira verbas para o terceiro setor, que nos dias atuais, movimenta mais de um bilho de dlares por ano, o que o coloca na posio de oitava economia mundial, quando comparada ao PIB das naes mais ricas do planeta. Primeiro Setor: Adm. Direta e Adm. Indireta

Segundo Setor: Particulares (delegatrios / colaboradores) com o servio Pblico Ex. GOL, TAM , empresas de transporte pblico (nibus)

Terceiro Setor: Sistema S (SENAI, SESC E OUTROS) , OS E OSCIP. Em Concurso temos que ter resposta rpida e certa.

Que tal um resumo rpido.

Frias: - s a primeira - 12 meses - at 3 parcelas - acumuladas at 2

Apesar da obrigatoriedade de prestao contnua, importante esclarecer que a legislao infraconstitucional permite a paralisao ou suspenso dos servios pblicos em situaes especiais, a exemplo das que constam no 3, do artigo 6, da Lei 8.987/1995:

3. No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou apos prvio aviso, quando:

I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e,

II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade.

Ponto dos Concursos

So trs as eficcias sociais da norma constitucional:

EFICCIA PLENA: AUTOAPLICVEIS - IMEDIATA - INTEGRAL -

EFICCIA CONTIDA: AUTO-APLICAVEIS - IMEDIATA - NO INTEGRAL (pode ser restringida por outra norma)

EFICCIA LIMITADA: NO AUTOAPLICVEL - APLICABILIDADE INDIRETA - MEDIATA REDUZIA OU DIFERIDA (dependem de outra norma para que produza efeitos sociais)

STF

Somos Time de Futebol

11 ministros

STJ

SomosTodos de Jesus (morreu aos 33 anos)

33 ministros(no mnimo)

TST

Trinta Sem Trs

27 ministros

TSE

Joga o T para Frente - SET

7 juzes (no mnimo)

STM
Erros:

So Todos Mocinhas (15 Aninhos)

15 - ministros

1) Mandato => errado pois o cargo de ministro do STF vitalcio, ou seja, no tem mandato.

2) idade mnima de 30 anos =>errado pois a idade mnima para ser ministro do STF 35 anos. A idade mxima trazida pela questo (65 anos) est correta.

3) Aprovao por maioria simples => errado pois o quorum de maioria absoluta.

Espero ter ajudado. Prova: CESPE - 2011 - STM - Tcnico Judicirio - Segurana - Especficos Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Supremo Tribunal Federal;

Julgue os itens que se seguem, relativos ao direito constitucional

O Supremo Tribunal Federal (STF) compe-se de onze ministros, escolhidos para um mandato de quatro anos entre pessoas de notvel saber jurdico e reputao ilibada, os quais devem ser maiores de trinta anos de idade e menores de sessenta e cinco anos de idade, bem como nomeados pelo presidente da Repblica, aps a aprovao da maioria simples do Senado Federal.

Certo

Errado

You might also like