You are on page 1of 38

UNIVERSIDADE DE UBERABA INSTITUTO ELO DBORA TIEKO PARLATO SAKIYAMA

CONVERSO DE BOVINOCULTURA LEITEIRA CONVENCIONAL EM BIODINMICA NO STIO PAIOL FUNDO - CUNHA - SP

BOTUCATU - SP 2011

DBORA TIEKO PARLATO SAKIYAMA

CONVERSO DE BOVINOCULTURA LEITEIRA CONVENCIONAL EM BIODINMICA NO STIO PAIOL FUNDO - CUNHA - SP

Trabalho de concluso apresentado Universidade de Uberaba, como requisito para obteno do ttulo de Especialista em Agricultura Biolgico Dinmica. Orientador: Prof. Dr. Eduardo MendozaRodriguez

BOTUCATU - SP 2011

DBORA TIEKO PARLATO SAKIYAMA

CONVERSO DE BOVINOCULTURA LEITEIRA CONVENCIONAL EM BIODINMICA NO STIO PAIOL FUNDO - CUNHA - SP

Trabalho de concluso apresentado Universidade de Uberaba, como requisito para obteno do ttulo de Especialista em Agricultura Biolgico Dinmica. rea de concentrao: Cincias Agrrias

Aprovado em

/ 2011

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________ Prof. Dr. Eduardo Mendoza-Rodriguez - Orientador -

__________________________________________________ Prof. M. H. Reginerio Soares de Faria - Membro -

__________________________________________________ Prof. - Membro-

Devemos saber, por exemplo, que as influncias csmicas que se expressam em uma planta vem do interior da terra e so levadas para a superfcie. Assim, se uma planta especialmente rica nestas influncias csmicas consumida pelo animal, o esterco que este animal proporciona ser o remdio certo para o solo onde essa planta cresce. Rudolf Steiner

RESUMO

O Stio Paiol Fundo uma propriedade rural familiar cuja principal atividade a bovinocultura leiteira extensiva convencional. Atualmente a mdia da produo de 40 litros de leite por dia e o leite in natura vendido cooperativa do municpio. O presente projeto teve como objetivo converter a produo de leite convencional em produo de queijo mussarela biodinmico. Primeiramente foi realizado o diagnstico participativo com o intuito de compreender as expectativas do produtor e observar o manejo da propriedade. Outra ferramenta utilizada foi o diagnstico tcnico e fenomenolgico, pelo qual foi possvel analisar a dinmica das foras csmicas e terrestres atuantes e sua relao com a qualidade do solo e das plantas consumidas pelos animais. A partir dessas informaes foram estabelecidas as mudanas necessrias para a formao do organismo agrcola, de acordo com as normas de certificao Demeter, como: adubao e aumento da biodiversidade de espcies vegetais nas reas de pasto e capineira para melhoria da fertilidade do solo e da alimentao dos animais, uso de preparados biodinmicos para intensificao da vitalidade e processos biolgicos, uso do esterco para preparao do composto, uso de homeopatia e fitoterapia para preveno e tratamento de doenas nos animais e fim da prtica de descorna dos animais. Estimou-se que com a adoo das prticas de agricultura biodinmica h possibilidade de aumentar gradualmente o volume de leite produzido no decorrer dos anos. Alm disso, analisou-se que a fabricao e a comercializao direta de queijo mussarela biodinmico so atividades econmicas potencialmente viveis, com previso de cinco anos para o retorno dos investimentos. Preservando a sade do solo, das plantas e dos animais, os moradores desfrutaro de alimentos mais saborosos, nutritivos e saudveis, com a possibilidade de melhoria da renda familiar.

SUMRIO 1 INTRODUO 2 OBJETIVO 3 DIAGNSTICO PARTICIPATIVO 3.1 Viso do passado 3.2 Viso do presente 3.3 Viso do futuro 3.4 FOFA 4 DIAGNSTICO TCNICO E FENOMENOLGICO 4.1 Localizao e caractersticas geogrficas 4.2 Condies climticas 4.3 Avaliao da rea relacionada bovinocultura leiteira 4.3.1 Impresso geral da rea 4.3.2 Anlise da trincheira 4.3.3 Anlise qumica do solo 4.4 Diagnstico fenomenolgico 4.5 Concluses sobre a avaliao dinmica do solo e paisagem 5 MANEJO ANIMAL 5.1 Alimentao 5.2 Manejo de ordenha 5.3 Principais afeces que acometem o rebanho 5.4 Terapias utilizadas 5.6 Esterco 6. FUNDAMENTAO TCNICA, ECONMICA E FILOSFICA DO PROJETO 6.1 Aspectos tcnicos 6.2 Aspectos econmicos 6.3 Aspectos filosficos 7 PLANEJAMENTO DE IMPLANTAO 7.1 rea de pasto 7.2 rea de capineira 7.3 Sementes 7.4 Elaborao e uso dos preparados biodinmicos 7.4.1 Preparado biodinmico chifre-esterco (500) 7.4.2 Preparado biodinmico chifre-slica (501) 7.4.3 Preparados biodinmicos de composto 7.5 Manejo animal 7.5.1 Alimentao 7.5.2 Manejo de ordenha 7.5.3 Medicamentos homeopticos e fitoterpicos 8 PLANEJAMENTO ASTRONMICO AGRCOLA 9 FORMAO DO ORGANISMO AGRCOLA 10 MO-DE-OBRA, INSTALAES E EQUIPAMENTOS 7 8 9 9 9 10 10 11 11 11 11 12 13 14 14 15 16 16 16 17 17 18 19 19 19 19 20 20 21 21 21 22 22 22 23 23 23 25 26 27 28

11 ANLISE DO RETORNO SCIO AMBIENTAL 12 ANLISE DO RETORNO ECONMICO 12.1 Gastos diretos e despesas 12.2 Investimentos 12.3 Receita 12.4 Retorno econmico 13 VIABILIDADE DE CERTIFICAO DEMETER 14 CRONOGRAMA DE EXECUO 15 CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS

29 30 30 31 32 32 33 35 36 37

1 INTRODUO.

O municpio de Cunha - SP uma Estncia Climtica situada na regio do Vale do Paraba, visitada por turistas, principalmente de So Paulo e Rio de Janeiro, que apreciam a paisagem serrana, os famosos ceramistas e as pousadas e restaurantes com comidas regionais. Para atrair o turismo a prefeitura da cidade tem promovido, cada vez mais, festivais que divulgam e valorizam a cultura regional e os produtos oriundos dos produtores familiares da zona rural. Tradicionalmente a cidade com aproximadamente 25.000 habitantes, dos quais 50% habitam a extensa rea rural, tem como principais atividades econmicas o turismo, a pecuria extensiva de leite e de corte e o cultivo de milho, feijo e batata. H aproximadamente quatro anos iniciou-se um conjunto de aes de organizaes no governamentais locais e da prefeitura em prol do desenvolvimento da agricultura agroecolgica e orgnica na regio, sendo que atualmente j existem agricultores familiares produzindo hortalias orgnicas para venda na feira de produtos locais, que acontece semanalmente h sete meses. O presente projeto ser realizado no Stio Paiol Fundo, propriedade rural familiar cuja principal fonte de renda a bovinocultura leiteira convencional, atravs da venda do leite in natura cooperativa do municpio, como faz a maioria dos produtores de leite da regio. A implementao do projeto possibilitar a formao de um organismo agrcola biodinmico e a fabricao de queijo de leite de vaca biodinmico, um produto diferenciado e com maior valor agregado. A importncia do desenvolvimento deste trabalho a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, o enriquecimento da cultura e do turismo rural da regio, com a oferta de um produto ecolgico da agricultura familiar local a uma demanda j existente.

2 OBJETIVO.

Realizar o processo de converso do Stio Paiol Fundo, Cunha - SP, propriedade de bovinocultura leiteira convencional, em uma propriedade biodinmica produtora de derivados lcteos.

3 DIAGNSTICO PARTICIPATIVO.

O Stio Paiol Fundo pertence ao Sr. Mirite e a Sra. Ditinha. A famlia constituda por 5 pessoas (2 mulheres e 3 homens), sendo que o neto mais velho, Davi, o principal responsvel pelo manejo das vacas de leite. Durante as duas visitas propriedade, Davi, sua irm Maira e sua av Dona Ditinha participaram do diagnstico participativo (histrico e evoluo do stio ao longo do tempo e desenvolvimento do FOFA) e tambm auxiliaram no diagnstico tcnico (relatos sobre o manejo vegetal e animal, desenho do mapa da propriedade e do mapa de enfermidades das vacas leiteiras, anlise de trincheira e coleta de solo para anlise qumica). Os dados obtidos, descritos ao longo do trabalho, foram extremamente importantes para fundamentar e nortear o projeto a ser implantado na propriedade.

3.1 Viso do passado

H aproximadamente 30 anos a produo animal e vegetal da propriedade era basicamente destinada subsistncia da famlia. A renda familiar era obtida com a venda de milho, feijo, fumo e porcos.

3.2 Viso do presente

H aproximadamente 10 anos a principal atividade da propriedade a produo e comercializao de leite de vaca in natura para a cooperativa do municpio. H 6 anos a propriedade dispe de energia eltrica, o que possibilitou a aquisio de um picador de capim e cana-de-acar e de um tanque de refrigerao para armazenar o leite.

10

Para complementar o sustento da famlia mantida a produo de subsistncia de horta, feijo, milho, frango e porco, com a venda do excedente de milho e feijo.

3.3 Viso do futuro

Os desejos do responsvel pela atividade leiteira, Davi, so aumentar a produo de leite (100 a 150 litros/dia), melhorar a renda familiar, melhorar a alimentao dos animais, no ser totalmente dependente da cooperativa para a comercializao do leite, produzir queijo para vender na cidade e instalar uma ordenhadeira mecnica.

3.4 FOFA

Fortalezas - Regio que preserva a agricultura familiar - Turismo que valoriza produtos ecolgicos e oriundos da agricultura familiar - Experincia com agricultura e produo de leite Fraquezas - Dificuldade para introduzir mudanas no manejo de rotina da propriedade - 16 km de estrada de terra mal conservada para chegar at a cidade Oportunidades - Pontos de venda de produtos regionais, como pousadas e restaurantes - Feira semanal que promove venda de produtos locais e ecolgicos - Divulgao e disseminao da agricultura orgnica e biodinmica na regio - Construir no futuro um laticnio artesanal Ameaas - Migrao dos mais jovens para a cidade - Venda e partilha das terras entre os familiares

11

4 DIAGNSTICO TCNICO E FENOMENOLGICO .

4.1 Localizao e caractersticas geogrficas

O Stio Paiol Fundo est localizado no bairro da Capivara, municpio de Cunha - SP, Vale do Paraba, possui 48 hectares e suas coordenadas so latitude sul 2306"22'32 e longitude oeste 4504"02'61, com altitude mdia de 900m. A vegetao caracterstica floresta estacional semi-decidual. A propriedade fica a 22 km da cidade de Cunha (16 km de estrada de terra e 6 km de estrada asfaltada). O municpio de Cunha est a 45 km de Guaratinguet, 210 km da cidade de So Paulo e 303 km do Rio de Janeiro.

4.2 Condies climticas

De acordo com a classificao de Kppen, o clima da regio CWA tropical de altitude. A temperatura mdia de 20,9oC, com mnima de 4,5oC e mxima de 37,0oC . A precipitao mdia anual de 1356 mm, com chuvas concentradas no perodo de outubro a abril e perodo seco bem definido entre maio e setembro.

4.3 Avaliao da rea relacionada bovinocultura leiteira

A principal atividade a bovinocultura leiteira, sendo que praticamente toda a rea produtiva est destinada pastagem (36 hectares). Alm do pasto, h uma rea de capineira de dois hectares (Figura 1).

12

Figura 1. Desenho do Stio Paiol Fundo, Cunha - SP, feito pelos moradores Davi e Maira durante visita propriedade.

4.3.1 Impresso geral da rea

A rea de pasto tem predomnio de relevo inclinado, e as principais gramneas so Brachiaria decumbens e braquiaro (Brachiaria brizanta). Em alguns pontos h presena de capim barba de bode (Aristida pallen) e rabo de burro (Andropogon bicornis), plantas indicadoras de acidez e baixa fertilidade do solo. A presena de cupinzeiros tambm indica o desequilbrio da sade do solo. H algumas rvores e arbustos espalhados nas reas de pastagem. H presena de leve eroso laminar nas reas de maior declividade, relacionada ao excesso de pastoreio, e formao de alguns sulcos decorrentes do escoamento da gua da chuva. No realizado nenhum manejo para manuteno da pastagem. A rea de capineira possui predomnio de relevo plano e as plantas apresentam viosidade. destinada plantao de capim napier (Pennisetum purpureum) e cana-de-acar para complementao da dieta dos animais. O nico manejo realizado nessa rea a aplicao de esterco de vaca curtido.

13

4.3.2 Anlise da trincheira

Quadro 1. Resultados da anlise da trincheira na rea de pasto. Umidade do solo Odor do solo (0 - 20cm) Odor do subsolo (20 - 50cm) Cor do solo Tipo de solo Teor de argila (0 - 50%) Partculas do solo (0 - 20cm) Partculas do subsolo (20 - 50cm) superfcie seca; subsolo mido cheiro agradvel de terra nenhum marrom escuro avermelhado pesado (argila limosa) aproximadamente 30% grumo cascalho 1: matria orgnica 2: subsolo marrom avermelhado 3: cascalho 4: subsolo vermelho amarelado aproximadamente 0,5% fino fino camada superficial bom fraco pouca vida; apenas cupim alta compactao mdia compactao

Estratificao do solo (camadas)

Avaliao do hmus (%) Estado do hmus (%) no solo (0 - 20cm) Estado do hmus (%) no subsolo (20 50cm) Matria orgnica no decomposta Desenvolvimento radicular e restos radiculares no solo (0 - 20cm) Desenvolvimento radicular e restos radiculares no subsolo (20 - 50cm) Vida do solo Compactao do solo (0 - 20cm) Compactao do subsolo (20 - 50cm)

14

4.3.3 Anlise qumica do solo

Quadro 2. Resultados da anlise qumica do solo (0 - 20cm).


Amostra Ph
Ca Cl2

M.O.
g/dm

P
mg/ 3 dm

K
mmolc/ 3 dm

Ca
mmolc/ 3 dm

Mg
mmolc/ 3 dm

Al
mmolc/ 3 dm

CTC
mmolc/ 3 dm

SB

V
%

Al
mmolc/ 3 dm

Pasto

4,8

18

2,6

32,1

8,9

28

21,2

Obs

Solo cido (excesso de H+), no apresenta acidez por alumnio, pobre em matria orgnica e nutrientes (P, K, Mg), apresenta baixas CTC (capacidade de troca catinica), SB (somatria de bases) e V% (porcentagem de saturao por bases).

4.4 Diagnstico fenomenolgico

O diagnstico fenomenolgico (Quadro 3) foi feito pela observao da rea de pasto, a qual apresenta relevo montanhoso e acentuadamente convexo, com vegetao de folhas pontudas e recortadas de colorao variando entre verde, amarelo e marrom. No momento da observao sentia-se o vento seco e quente que balanava a vegetao rasteira e os poucos arbustos existentes na rea. Assim como o ar, o solo tambm estava seco e alguns de seus elementos pedregosos refletiam a forte radiao solar.

Quadro 3. Resultados do diagnstico fenomenolgico da rea de pasto. Caractersticas Altitude Microrelevo Luminosidade Solo Clima Temperatura Biodiversidade Total Foras Terrestres Vale Cncavo Face Sul Clcio mido, abafado Fresco Folhas arredondadas, predomnio da cor verde. Pontos 2 3 4 2 2 6 2 21 Foras Csmicas Planalto, montanha Convexo Face Norte Silcio Seco, arejado Quente Folhas pontudas e recortadas, diversidade de cores. Pontos 8 7 6 8 8 4 8 49

15

4.5 Concluses sobre a avaliao dinmica do solo e paisagem

A rea de pastagem possui solo argilo limoso, cido, pedregoso, pobre em matria orgnica e nutrientes. A composio do solo com tendncia para um perfil de silcio e a presena de intensa luminosidade, ventos e vegetao com formas predominantemente pontiagudas, caracterizam a forte presena de foras csmicas no ambiente analisado.

16

5 MANEJO ANIMAL.

A propriedade possui 14 vacas mestias (cruzamentos da raa gir e holandesa) sob manejo extensivo em pasto sem divises de piquetes. realizada a descorna dos animais. Os bezerros machos so mantidos na propriedade para engorda e posteriormente so vendidos, sendo que alguns bois permanecem na propriedade para trao animal. As fmeas so mantidas no stio para a produo leiteira. As vacas ficam no pasto juntamente com os dois touros e no h nenhum tipo de manejo reprodutivo.

5.1 Alimentao

Durante todo o ano as vacas alimentam-se basicamente de pastagem de Brachiaria decumbens e as que esto em lactao recebem complementao, logo aps as ordenhas, de farelo de trigo (1L/dia/animal), cana-de-acar e/ou napier picados e sal mineral (100g/dia/animal). No pasto o sal mineral fica disponvel no cocho.

5.2 Manejo de ordenha

As vacas so ordenhadas manualmente, duas vezes ao dia, e no realizado nenhum procedimento para preveno de mastite como desinfeco dos tetos antes e aps a ordenha (pr e ps dipping). Em mdia so retirados 40 litros de leite por dia (aproximadamente 3,5 litros/vaca/dia) os quais so armazenados em tanque de refrigerao, com capacidade de 670 litros, localizado dentro da propriedade e a cada quatro dias so coletados pelo caminho da Cooperativa de leite do municpio.

17

5.3 Principais afeces que acometem o rebanho

As principais afeces dos animais relatadas pelos proprietrios so: ectoparasitas, principalmente bernes, e diarria decorrente de verminose (Figura 2).

Figura 2. Mapa de enfermidades desenhado pelos moradores Davi e Maira durante visita propriedade.

5.4 Terapias utilizadas

Para controle de ectoparasitas so aplicados Ivomec, Neguvon e leo queimado. Para tratar a diarria e verminose utiliza-se Ripercol (Figura 2). Antibiticos como tetraciclina e penicilina so utilizados para tratamento de eventuais mastites infecciosas ou outras infeces.

18

5.6 Esterco

O esterco das vacas mantido ao lado do local da ordenha e aps curtido uma parte utilizada para adubao da capineira e outra parte levada pela gua da chuva.

19

6 FUNDAMENTAO TCNICA, ECONMICA E FILOSFICA DO PROJETO.

6.1 Aspectos tcnicos

O conjunto de tcnicas a ser implementado visa melhorar a fertilidade do solo e a biodiversidade das reas de pastagem, com consequente melhoria da dieta e condies de bem-estar dos animais. Aliando mudanas na alimentao e no manejo sanitrio da ordenha, pretende-se melhorar o volume e a qualidade do leite produzido. Alm disso, uma maior integrao das atividades visa otimizar o trabalho de rotina na propriedade.

6.2 Aspectos econmicos

O projeto visa aumentar a rentabilidade da atividade leiteira e proporcionar maior independncia econmica ao produtor atravs da venda direta de queijo biodinmico, produto menos perecvel do que o leite in natura e com maior valor agregado. Alm disso, o manejo biodinmico, tanto da pastagem, quanto dos animais, diminuir a aquisio de insumos externos propriedade.

6.3 Aspectos filosficos

A produo de queijo biodinmico visa aumentar a renda e proporcionar mais um alimento de subsistncia para a famlia, gerando melhoria da qualidade de vida. A integrao entre as atividades pretende incentivar e melhorar o envolvimento dos colaboradores e moradores com o meio que os cerca, contribuindo para a formao de um organismo agrcola saudvel.

20

7 PLANEJAMENTO DE IMPLANTAO.

7.1 rea de pasto

Para adoo do sistema de pastejo rotacionado (MELADO, 2003), primeiramente ser realizada a medio da rea para diviso de piquetes de grandes dimenses que podero ser posteriormente subdivididos de acordo com o aumento do nmero de animais. Na propriedade j existe uma diviso da rea de pasto que poder ser melhor aproveitada com o manejo correto dos animais,

respeitando os perodos de descanso do pasto. Ser realizada a aplicao de calcrio dolomtico (1 ton/ha) uma vez ao ano, durante trs anos, no perodo de maro a abril (PRIMAVESI, 2004) . Na poca da chuva (outubro), a cada 10 metros ser feito o plantio direto, em nvel, com plantadeira de trao animal, de sementes de feijo guandu. Entre as linhas ser feito plantio manual a lano de sementes de estilosantes (Stylosanthes humilis), soja perene (Glycine wightii), calopognio (Calopogonio muconoides), braquiaro (Brachiaria brizanta), quicuio-da-amaznia (Brachiaria humidicola) e capim gordura (Melinis minutiflora) (PRIMAVESI, 2004). Quatro piquetes de aproximadamente 0,5 ha sero reservados para o plantio de capim-elefante (Pennisetum purpureum) e colonio (Panicum maximum), facilitando o manejo e diminuindo a necessidade de levar um grande volume de forragem at o cocho. Estas reas sero utilizadas para o pastejo somente das vacas em lactao (MELADO, 2003; PRIMAVESI, 2004). O plantio de sementes nos piquetes precisa ser feito de forma escalonada, de modo que no haja pisoteio do gado nos piquetes recm semeados. Antes da calcareao e do plantio de sementes importante que o pasto esteja baixo, por roa ou pastejo intensivo (PRIMAVESI, 2004). A roa dever ser seletiva, preservando ervas silvestres e leguminosas que podero ser consumidas pelas vacas e tambm alguns arbustos e rvores para proporcionar reas de sombreamento e descanso aos animais (MELADO, 2003).

21

7.2 rea de capineira

Para preparar o solo da rea de capineira ser feita a calagem, seguida de gradeao pesada e realizao de sulcos para o plantio. O capim napier e a cana-de-acar sero consorciados com leguminosas volumosas de crescimento rpido como galactia, siratro (Macroptiluim

atropurpureum) e calopogonio (Calopogonio muconoides), as quais devero ser semeadas nas entrelinhas (PRIMAVESI, 2004). A cada rebrote das gramneas dever ser feita adubao com composto biodinmico.

7.3 Sementes

As plantas utilizadas na pastagem sero conduzidas de forma que a ressemeadura natural seja preservada. Anualmente, na poca de florada das principais espcies, determinado talho ser mantido em descanso.

7.4 Elaborao e uso dos preparados biodinmicos

Conforme exigncias da certificao Demeter, cada preparado biodinmico ser utilizado no mnimo uma vez ao ano. No ambiente de estudo h predomnio de foras csmicas. Portanto, para contrabalancear o excesso das foras csmicas dever ser feito o uso intensivo do preparado 500 e tambm dos preparados de composto (STEINER, 2000).

22

7.4.1 Preparado biodinmico chifre-esterco (500)

O preparado 500 ser produzido na propriedade e ser aplicado aps o plantio das gramneas e leguminosas. Tambm ser feita a aplicao anual nas pastagens formadas aps o pastoreio.

7.4.2 Preparado biodinmico chifre-slica (501)

O preparado 501 tambm ser produzido na propriedade e sua aplicao ocorrer quando as pastagens estiverem em bom desenvolvimento e nas fases de pr-florao, ajudando a planta a utilizar com todo potencial suas foras reprodutivas para a ressemeadura natural.

7.4.3 Preparados biodinmicos de composto

Os preparados 502 a 507 sero comprados e utilizados em pilhas de composto (aproximadamente 1 kit para 20 toneladas de composto). A aplicao do composto ser feita por distribuio em linha, na rea de dois hectares de capineira, antes do plantio (1 litro de composto/metro) e das rebrotas (0,5 litro de composto/metro). Nos quatro piquetes de meio hectare cada, destinados para as vacas em lactao, sero jogadas a lano 20 toneladas de composto por hectare, uma vez ao ano.

23

7.5 Manejo animal

As vacas se beneficiaro com a melhoria das reas de pastoreio, com um ambiente mais limpo e confortvel durante a ordenha e com terapias de tratamento menos invasivas que priorizam a preveno de doenas. Melhorando o manejo nutricional e sanitrio pretende-se aumentar a produo de leite e produzir um produto final com qualidade superior.

7.5.1 Alimentao

Os animais tero acesso a uma pastagem muito mais diversificada, com plantas de maior palatabilidade e alto valor nutricional. Na poca da seca, a complementao ser feita no cocho com o corte das capineiras, que incluem tanto gramneas de alto valor energtico, como leguminosas ricas em protena. Alm disso, nos piquetes ser feita a distribuio de gua em bebedouros, sero colocados cochos mveis com sal mineral e os animais tero reas de descanso sob as sombras das rvores preservadas.

7.5.2 Manejo de ordenha

A ordenha continuar sendo realizada duas vezes ao dia de forma manual. No entanto, ser realizado um treinamento para que sejam adotados alguns procedimentos de controle da qualidade do leite e, consequentemente, da sade da glndula mamria (SANTOS; FONSECA, 2007): 1. Antes do incio de cada ordenha o teto deve ser limpo com gua corrente para retirar a terra seca. importante tomar cuidado para no molhar o bere e aumentar a contaminao do teto. 2. Teste de Tamis: desprezar, pelo menos em uma das ordenhas, os primeiros jatos de leite numa caneca telada de fundo escuro para

24

visualizar alguma alterao como grumos, pus e/ou sangue. Essas alteraes indicam que o quarto mamrio apresenta mastite clnica (inflamao aguda da glndula mamria) e que a vaca precisa ser separada das outras e receber tratamento at a sua melhora. A mastite clnica, quando no tratada rapidamente, pode ocasionar a perda do teto acometido e at mesmo uma infeco generalizada, podendo levar o animal a bito. O leite do teto com mastite clnica deve ser descartado. 3. Aps a realizao do teste de Tamis deve-se realizar a imerso dos tetos em uma caneca com soluo desinfetante (gua clorada a 2%) e em seguida sec-los com papel toalha descartvel. Esse procedimento chama-se pr-dipping e previne a contaminao do leite. 4. Retirar o leite. 5. Aps a retirada do leite, repetir o procedimento do item 3, mas no secar os tetos. Essa desinfeco aps a ordenha (ps-dipping) visa proteger o teto, impedindo a entrada de microrganismos contaminantes e,

consequentemente prevenindo a ocorrncia de mastite. 6. Ser mantido o procedimento de alimentar as vacas imediatamente aps a ordenha com um pouco da capineira. Esse manejo faz com que os animais permaneam em p at o orifcio do teto se fechar novamente, impedindo que as vacas se deitem e os tetos entrem em contato com sujidades. 7. Aps cada ordenha o mangueiro deve ser limpo, retirando-se o esterco e a urina acumulados e depois lavando com gua corrente. A limpeza do ambiente controla a infestao de moscas e previne o desenvolvimento de endo e ectoparasitas. Alm disso, proporciona bem-estar aos

colaboradores e aos animais. Um manejo de ordenha higinico e eficiente previne a ocorrncia de mastite, doena que desequilibra a sade do animal e diminui a capacidade de produo de leite. Alm dos gastos com medicamentos, o leite proveniente de uma glndula mamria com mastite, possui microrganismos contaminantes que prejudicam o beneficiamento do leite e a produo de seus derivados, diminuem o tempo de prateleira dos produtos e algumas espcies de microrganismos patognicos podem causar doenas nos consumidores, como intoxicaes alimentares (SANTOS; FONSECA, 2007).

25

7.5.3 Medicamentos homeopticos e fitoterpicos

A substituio dos medicamentos alopticos por medicamentos homeopticos e fitoterpicos visa reduzir gastos, utilizar substncias naturais e menos txicas ao organismo e resgatar e valorizar o conhecimento popular. Ser realizado um treinamento para que os prprios familiares sejam capazes de fabricar e administrar os medicamentos para preveno das principais doenas que acometem o rebanho em questo. Na propriedade ser mantida uma farmacinha homeoptica com os medicamentos mais indicados para preveno e tratamento das afeces que comumente acometem o rebanho e, conforme a necessidade, ser escolhido o medicamento mais compatvel com o quadro clnico (BENITES, 2002). Da mesma forma, sero selecionados os fitoterpicos e os bioterpicos produzidos no prprio stio. Para facilitar o manejo e minimizar o estresse dos animais, os medicamentos homeopticos sero misturados ao sal mineral e administrados no cocho juntamente com a alimentao (MITIEDRO, 2002). De acordo com as caractersticas e o histrico do rebanho, foram escolhidos alguns medicamentos homeopticos e fitoterpicos para tratamento e preveno das seguintes doenas (BENITES, 2002; MITIEDRO, 2002): - Ectoparasitas: bioterpicos de carrapato e berne. - Endoparasitas intestinais: folhas de bananeira picada e alho; Sulphur 30CH. - Diarria: ch de folha de goiabeira e jabuticabeira; Arsenicum album 6CH; China officinalis 6CH. - Mastite clnica (aguda): Phytolacca decandra 6CH; Silicea 6CH; Pulsatilla nigricans 6CH; Belladonna 6CH. - Mastite subclnica (crnica): Phosphorus 30CH; Calcarea carbonica 30CH; Silicea terra 30CH. - Leses e ferimentos: Arnica montana 12CH; Hypericum perfolatum 6CH; tintura de calndula (Calendula officinalis) e de casca de barbatimo

(Styphnodendron barbatimao).

26

8 PLANEJAMENTO ASTRONMICO AGRCOLA..

Nas pastagens os manejos como semeadura e aplicao do preparado 500 devem ser feitos em dias de folhas, escolhendo dias em que a Lua esteja passando pelas constelaes ligadas ao elemento gua, que so Peixes, Cncer e Escorpio. Para aplicao do preparado 501 na fase de pr-florao deve-se escolher um dia de fruto. Para roada do mato deve-se optar por dias de flor, pois a rebrota lenta. Se o intuito for estimular a rebrota vigorosa e formao de biomassa, a roada deve ser feita em dias de folha.

27

9 FORMAO DO ORGANISMO AGRCOLA.

A proposta do projeto gerar uma maior interdependncia entre os processos, promovendo a vivificao do solo do pasto pelo plantio de um mix de diversas espcies de gramneas e leguminosas, e a intensificao das foras terrestres pela aplicao de composto biodinmico e preparado biodinmico 500. A roa seletiva preservar reas com arbustos e rvores na pastagem, favorecendo o aumento da biodiversidade vegetal e animal e o equlbrio entre corpo etrico e corpo astral. As vacas tero uma dieta muito mais nutritiva e diversificada e faro um pastejo rotacionado entre os piquetes, permitindo o descanso da terra e o rompimento do ciclo de ecto e endoparasitas (PRIMAVESI, 2004). Para manuteno do bom estado geral dos animais e da produtividade leiteira durante o inverno, as vacas recebero complementao nutricional com o corte de uma capineira enriquecida com leguminosas. Na capineira tambm sero aplicados os preparados biodinmicos a fim de equilibrar as foras csmicas e terrestres e fortalecer as plantas no perodo da seca. O esterco gerado pelas vacas ser utilizado no preparo das pilhas de composto e do fladen, para depois ser reintroduzido nas reas de pastagem e capineira, fechando o ciclo de reciclagem dos nutrientes e minimizando a aquisio de insumos externos. O resgate do conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais da regio e a transmisso de conhecimentos e tcnicas para uso de medicamentos homeopticos e preparo dos prprios fitoterpicos e bioterpicos, alm de diminuir custos com medicamentos alopticos industrializados, fortalecer a ligao do produtor com a natureza e com a cultura regional.

28

10 MO-DE-OBRA, INSTALAES E EQUIPAMENTOS.

Os colaboradores do projeto, membros da famlia, sero: um responsvel pelo manejo dos animais e entrega dos queijos nos pontos de venda e mais duas mulheres responsveis pela fabricao dos queijos e contato de comercializao. Quando necessrio, sero contratados dois colaboradores temporrios para ajudar na construo de cercas, instalao de cochos e bebedouros, aplicao dos preparados biodinmicos na rea de pasto, roa seletiva do pasto e outras atividades. O curral para ordenha das vacas ser mantido, com acrscimo de alguns utenslios para a realizao das prticas de ordenha recomendadas. No incio a produo do queijo ser realizada na cozinha da casa principal e sero adquiridos utenslios apropriados e adotadas boas prticas de fabricao (SILVA, 2005).

29

11 ANLISE DO RETORNO SCIO AMBIENTAL.

As prticas agrcolas biodinmicas implementadas possibilitaro alcanar ao longo dos anos uma fertilidade do solo duradoura e um equilbrio do organismo (Figura 3), facilitando e otimizando o trabalho de rotina na propriedade.

Figura 3. O homem como mediador do equilbrio entre solo, planta e animal.

Preservando a sade do solo, das plantas e dos animais, os moradores tambm desfrutaro de alimentos mais saborosos, nutritivos e saudveis para consumo prprio.

30

12 ANLISE DO RETORNO ECONMICO.

O volume de leite produzido aumentar gradualmente no decorrer dos anos. Para o primeiro ano estima-se uma mdia de produo de 50 litros de leite por dia (aproximadamente 4,5 litros/vaca/dia), sem a aquisio de novos animais. Considerando-se que para fabricar cada quilo de queijo mussarela so necessrios 10 litros de leite, inicialmente sero produzidos aproximadamente 60 queijos, de 500 gramas cada, semanalmente.

12.1 Gastos diretos e despesas

Quadro 5. Gastos diretos e despesas no primeiro ano do projeto. GASTOS DIRETOS Pasto e Capineira Calcreo Sementes Preparados 502 a 507 Manuteno das cercas Vacas de leite Sal mineral Medicamentos homeopticos Vacinas Papel toalha descartvel Produo de queijo Embalagens Etiquetas Coalho lquido Fermento (cultura tipo start) Sal sem iodo e flor Cloreto de clcio lquido Venda do queijo Transporte (gasolina e manuteno) Subsistncia da famlia Mantimentos Sementes de hortalias TOTAL (Gastos Diretos) Valor (R$) 540,00 1.000,00 150,00 570,00 800,00 100,00 50,00 900,00 292,00 730,00 60,00 730,00 182,50 109,50 1.081,60 2.400,00 40,00 9.735,60

31

DESPESAS Energia eltrica lcool Cloro Detergente TOTAL (Despesas) TOTAL (Gastos Diretos e Despesas)

480,00 120,00 30,00 135,00 765,00 10.500,60

12.2 Investimentos

Quadro 6. Investimentos no primeiro ano do projeto. INVESTIMENTOS Pasto e Capineira Distribuio de gua Cocho mvel Cercas Pulverizador costal Vacas de leite Recipientes para fitoterpicos Canecas de fundo escuro Produo de queijo Utenslios de cozinha Formas Termmetros Uniformes Refrigerador Venda do queijo Transporte (carro) Barraca de feira Caixa isotrmica TOTAL Valor (R$) 4.000,00 1.800,00 5.700,00 180,00 50,00 40,00 1.200,00 204,00 70,00 350,00 2.000,00 6.000,00 250,00 500,00 22.324,00

32

12.3 Receita

Quadro 7. Receita anual atual e no primeiro ano do projeto. Receita anual atual Leite in natura TOTAL Receita no primeiro ano de projeto Queijo mussarela biodinmico TOTAL Valor R$ 0,65 / litro R$ 9.360,00 Valor R$ 7,00 / uni R$ 25.550,00

12.4 Retorno econmico

No presente projeto, a cada dois anos estima-se um aumento de 20% da produo de leite e, consequentemente, da receita. No entanto, ocorrer o aumento proporcional dos gastos diretos e com o aumento da fabricao e das vendas o salrio dos colaboradores tambm ser reajustado. Espera-se recuperar o investimento realizado em cinco anos (payback).

Quadro 8. Fluxo de caixa. ANO 1 2 3 4 Gastos diretos (-) 9.735,60 10.709,15 11.682,70 12.851,00 Despesas (-) 765,00 765,00 765,00 765,00 Receitas (+) 25.550,00 28.105,00 30.660,00 33.726,00 Lucro Bruto 15.049,40 16.630,85 18.212,30 20.110,00 Colaboradores 11.340,00 11.340,00 12.740,00 12.470,00 Investimento 5.860,00* 5.860,00* 5.860,00* 5.860,00* Lucro Lquido -2150,60 -569,15 -387,70 1780,00 Lucro Acumulado -2150,60 -2719,75 -3107,45 -1327,45 *investimento inicial do projeto dividido em quatro anos **investimento em utenslios de cozinha e aquisio de novos animais 5 14.019,30 879,75 36.792,00 21.892,95 15.680,00 4.743,80** 1469,15 141,70

33

13 VIABILIDADE DE CERTIFICAO DEMETER.

No incio o queijo biodinmico produzido no ser certificado, pois o pequeno volume de produo no compensaria os custos com a certificao. Portanto, a comercializao ter como base a venda direta, estabelecendo uma relao de confiana entre produtor e consumidor, tanto pela venda em feiras, quanto pela abertura do stio a visitao. Aps a consolidao das prticas biodinmicas e conquista de mercado, outros produtores da regio podero se interessar pela produo do leite biodinmico, favorecendo a expanso do volume de produo e das vendas, inclusive para municpios prximos. Neste caso, a certificao Demeter ser importante para garantir a qualidade do produto ao consumidor. Para a obteno da certificao Demeter, na rotina do Stio Paiol Fundo ser necessria a adoo das seguintes condies (ABD, 2009): - Uso dos preparados biodinmicos no mnimo uma vez ao ano, sendo que estes devem ser preferencialmente produzidos na propriedade. Todos os adubos orgnicos (esterco de curral, composto, etc.) devem ser tratados com os preparados biodinmicos. - Em reas extensivas de criao de gado, os preparados devero ser aplicados na rea de maior atividade da propriedade (feno, silagem, culturas de forrageiras e pastagem implantada), no sendo necessrio aplicar no pasto nativo. - A carga animal mxima no deve exceder 2,0 unidades animal/ha, correspondente a um mximo de 1,4 unidade de esterco/ha, se a forragem for adquirida. - No permitido descornar os animais nem manter animais descornados na propriedade. Os chifres dos ruminantes so muito importantes para o

desenvolvimento de foras vitais. Eles fornecem um equilbrio de foras aos processos intensivos de digesto e absoro. - Os bezerros devem ser criados em liberdade e em grupos a partir da segunda semana de vida. - A certificao Demeter para o leite e seus derivados possvel to logo o alimento proceda de reas certificadas como Demeter.

34

- O uso de subprodutos de origem industrial no permitido na alimentao dos animais. -Quando no houver disponibilidade de animais de propriedades biodinmicas e orgnicas, para reproduo ou aumento do rebanho, o IBD (Instituto Biodinmico) poder permitir a aquisio de animais de propriedades convencionais (at um mximo de 40% do rebanho). - O leite de vacas de origem convencional somente poder ser comercializado como Demeter aps seis meses de manejo biodinmico. - Para tratamento dos animais deve-se dar preferncia aos medicamentos orgnicos, antroposficos, homeopticos e outros medicamentos naturais. - O armazenamento do leite ocorre em tanques designados somente para o leite DEMETER. - Os mtodos oficiais permitidos de pasteurizao, at uma temperatura mxima de 80oC, podem ser empregados para pasteurizar o leite. - A salmoura pode ser re-fervida e enriquecida com sal conforme for necessrio. A esterilizao com hipoclorito de sdio, perxido de hidrognio etc. no permitida.

35

14 CRONOGRAMA DE EXECUO.

QUADRO 8. Cronograma de execuo para o primeiro ano do projeto. OPERAO Diviso dos piquetes Instalao de gua nos piquetes Calcareao da capineira Gradeao da capineira Plantio da capineira e semeadura das leguminosas Calcareao do pasto Plantio direto no pasto Semeadura a lano no pasto Roa seletiva no pasto Preparao dos preparados 500 e 501 Preparao do composto Aplicao do preparado 500 na capineira Aplicao do preparado 500 no pasto Aplicao do preparado 501 Aplicao do composto na capineira Aplicao do composto no pasto Treinamento manejo de ordenha Fabricao dos fitoterpicos Fabricao dos bioterpicos Treinamento fabricao de queijo MESES 1 X X 2 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

36

15 CONSIDERAES FINAIS.

Com o sucesso do projeto, o produtor poder complementar seu volume de produo com a compra de leite de outros produtores rurais da regio, aps tambm ser realizada a converso das propriedades convencionais em biodinmicas. Com o beneficiamento de maior quantidade de leite, um projeto futuro ser a construo de um laticnio artesanal para fabricao de queijo biodinmico e outros derivados lcteos como iogurte, manteiga e ricota.

37

REFERNCIAS ABD. Normas de processamento para uso das marcas Biodinmica, Demeter e marcas relacionadas. Botucatu, SP: Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica, 2009. Disponvel em: <http://www.ibd.com.br/downloads/DirLeg/Diretrizes/NormasDEMETERProcessamen to2009.pdf> Acesso em: 09 jul. 2010. ABD. Normas de produo para uso das marcas Biodinmica, Demeter e marcas relacionadas. Botucatu, SP: Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica, 2009. Disponvel em: <http://www.ibd.com.br/downloads/DirLeg/Diretrizes/NormasDEMETERProduo200 9.pdf> Acesso em: 09 jul. 2010. BENITES, N. R. Homeopatia. In: SPINOSA, H. S.; GRNIAK, S. L.; BERNARDI, M. M. Farmacologia aplicada medicina veterinria. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p. 700-708. MELADO, J. Pastoreio racional Voisin: fundamentos, aplicaes, projetos. 1. ed. Viosa, MG: Aprenda Fcil, 2003. 296p. MITIEDRO, A.M.A. Potencial do uso de homeopatia, bioterpicos e fitoterapia como opo na bovinocultura leiteira: avaliao dos aspectos sanitrios e de produo. Florianpolis/SC, 2002, 119p. Dissertao de Mestrado - Centro de Cincias Agrrias, Universidade Federal de Santa Catarina. PRIMAVESI, A. Manejo ecolgico de pastagens: em regies tropicais e subtropicais. 1. ed. So Paulo: Nobel, 2004. 185 p. SANTOS, M.V.; FONSECA, L.F.L.. Estratgias para controle de mastite e melhoria da qualidade do leite. 1. ed. Barueri, SP: Manole; Pirassununga, SP: Ed. Dos autores, 2007. 314 p. SILVA, F.T. Queijo mussarela (Agroindstria Familiar). Braslia, DF : Embrapa Informao Tecnolgica, 2005. 52p. STEINER, Rudolf. Fundamentos da agricultura biodinmica: vida nova para a terra. 2. ed. So Paulo: Antroposfica, 2000.

You might also like