You are on page 1of 31

Entendendo os Conceitos Bsicos

2. Hardware
O Hardware, Material ou Ferramental a parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrnicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam atravs de barramentos. O termo "hardware" no se refere apenas aos computadores pessoais, mas tambm aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automveis, aparelhos celulares, dentre outros.

2.1 Software
Em contraposio ao hardware, o Software uma sentena escrita em uma linguagem computvel, para a qual existe uma mquina capaz de interpret-la. A sentena (o software) composta por uma seqncia de instrues (comandos) e declaraes de dados, armazenvel em meio digital. Ao interpretar o software, a mquina direcionada realizao de tarefas especificamente planejadas, para as quais o software foi projetado. a parte que envolve uma linguagem especifica que utilizada, pelos programadores na construo de softwares. Seque abaixo na figura 01, os sistemas operacionais que so utilizados nos computadores atuais.

Windows Vista

LINUX, Fedora 6 desktop em 3D.

Figura 01 Sistemas Operacionais 3. Processador O processador a parte mais fundamental para o funcionamento de um computador. Processadores so circuitos digitais que realizam operaes como: cpia de dados, aceso a memrias e operaes lgicas e matemticas. Os processadores comuns trabalham apenas com lgica digital binria. Existem processadores simples, que realizam um nmero pequeno de tarefas, que podem ser utilizados em aplicaes mais especficas, e tambm existem processadores mais sofisticados, que podem ser utilizados para os mais diferentes objetivos, desde que programados apropriadamente. Processadores geralmente possuem uma pequena memria interna, portas de entrada e de sada, e so geralmente ligados a outros circuitos digitais como memrias, multiplexadores e circuitos lgicos. Muitas vezes tambm um processador possui uma porta de entrada de

instrues, que determinam a tarefa a ser realizada por ele. Estas seqncias de instrues geralmente esto armazenadas em memrias, e formam o programa a ser executado pelo processador. Na figura 02, mostra um processador com seus respectivos pinos que so conectados no sockte da placa me.

Figura 02 AMD2 X2 3800+


A primeira questo a colocar saber qual o processador compatvel com sua na sua placa me. Esta a questo mais importante, pois ele que decide o futuro do seu computador. Todos processadores so conectados a um determinado tipo de socket ligado a placa me. No exemplo acima temos um AMD2 X2 que usa o socket 940, mostrado na figura 03.

Figura 03, Socket 940 - AMD2 Em geral, fala-se que um processador melhor do que outro na medida em que ele pode realizar uma mesma tarefa em menos tempo, ou com mais eficincia. Processadores podem ser projetados para tarefas extremamente especficas, realizando-as com eficincia insupervel. Este o caso nos processadores que controlam eletrodomsticos e dispositivos simples como portes eletrnicos e algumas partes de automveis. Outros visam uma maior genericidade, como nos processadores em computadores pessoais. Ele o componente central da placa me e considerado o celebro do computador. Por isso mesmo um dos grandes responsveis pelo gerenciamento e desempenho do micro.

4. Dissipador de Calor e Cooler Com o avano da tecnologia dos processadores, manter sua temperatura de funcionamento sob controle e dentro de certos limites tornou-se um fator crtico. Por isso, estes acessrios tornaram-se fundamentais para o perfeito funcionamento do computador e para a maior durabilidade da CPU. Portanto, fundamental a escolha do modelo correto para cada processador sua principal funo evitar um super aquecimento e um possvel travamento da mquina. A figura 08 mostra um tipo de cooler que utilizado no processo de resfriamento internos das CPUs.

Figura 04 Cooler 5. Placa - Me Placa-me, tambm denominada (mainboard ou motherboard), uma placa de circuito impresso eletrnico. considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como funo permitir que o processador se comunique com todos os perifricos instalados. Na placa-me encontramos no s o processador, mas tambm a memria RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que so os principais circuitos integrados da placa-me e so responsveis pelas comunicaes entre o processador e os demais componentes. Veja na figura 09, um modelo ilustrado da placa me. ( Motherboard ).

Figura 05 Placa Me (motherboard), Gigabyte GA-M51GM-S2G AMD2.

Conhecendo mais
A figura 10 mostra uma placa de CPU ATX para processadores Athlon e Duron, com Socket A. Comparando as figuras 9 e 10, constatamos que existem pouqussimas diferenas. difcil descobrir primeira vista, a diferena entre uma placa para Pentium III/Celeron e uma para Athlon/Duron.

Figura 06 - Uma placa de CPU ATX para Athlon A figura 06 mostra vrios componentes importantes da placa de CPU, dos quais muitos deles sero apresentados em detalhes neste captulo: 2 Chipset 3 Soquete para o processador 4 Soquetes para as memrias 5 Conector para a fonte de alimentao 6 Chaves de configurao 7 Interface IDE 8 Interface para drives de disquetes 9 I nterface IDE 11 BIOS 15 Super I/O 16 Chipset 18 Slot AMR 19 Slots PCI 22 Slot AGP 23 Conectores de udio 26 Conector da porta paralela

28 Conectores USB 29 Conectores para teclado e mouse OBS: Alguns componentes foram omitidos por no serem relevantes para o entendimento do texto, e tambm por no serem genricos, sendo detalhes particulares do modelo de placa mostrado na figura.

6. Memrias / RAM ROM e CACHE


6.1 Memria RAM Do ponto de vista da sua forma fsica, uma memria RAM pode ser constituda por um circuito integrado DIP ou por um mdulo SIMM, DIMM, SO-DIMM, etc. Para computadores pessoais elas so normalmente adquiridas em pentes de memria, que so placas de circuito impresso que j contm vrias memrias j montadas e configuradas de acordo com a arquitetura usada na mquina. A capacidade de uma memria medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes). A velocidade de funcionamento de uma memria medida em Hz ou MHz. Este valor est relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Existem, no entanto algumas memrias RAM que podem efetuar duas transferncias de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferncia de informao para a mesma freqncia de trabalho. Segue abaixo 2 modelo distintos de memria na figura 07 e 08.

Figura 07 Memria DDR

Figura 08 Memria DIMM

Podemos distinguir os vrios tipos de memrias:

6.2 Memrias primrias: so memrias que o processador pode enderear diretamente, sem as quais o computador no pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundrias, mas a sua funo principal a de conter a informao necessria para o processador num determinado momento; esta informao pode ser, por exemplo, os programas em execuo. Nesta categoria insere-se a memria RAM (voltil), memria ROM (no voltil), registradores e memrias cache. 6.3 Memrias secundrias: memrias que no podem ser endereadas diretamente, i.e., a informao precisa ser carregada em memria primria antes de poder ser tratada pelo processador. No so estritamente necessrias para a operao do computador. So geralmente no-volteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rgidos, CDs, DVDs e disquetes.
6.4 Memria ROM A memria ROM (acrnimo para a expresso inglesa Read-Only Memory) um tipo de memria que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informaes so gravadas pelo fabricante uma nica vez e aps isso no podem ser alteradas, ou apagadas, somente acessadas. So memrias cujo contedo gravado permanentemente. Uma memria ROM propriamente dita vem com seu contedo gravado durante a fabricao. Atualmente, o termo Memria ROM usado informalmente para indicar uma gama de tipos de memria que so usadas apenas para a leitura na operao principal de dispositivos eletrnicos digitais, mas possivelmente podem ser escritas por meio de mecanismos especiais. Entre esses tipos encontramos as PROM, as EPROM, as EEPROM e as memrias flash. Ainda de forma mais ampla, e de certa forma imprpria, dispositivos de memria terciria, como CDROMs, DVD-ROMs, etc., tambm so algumas vezes citados como memria ROM. 6.5 Memria CACHE (hoje em dia fica dentro do processador) A memria de cache um bloco de memria de acesso rpido e independente da memria principal, onde o processador guarda temporariamente dados e instrues, a fim de melhorar a resposta do sistema. A memria cache fica entre o microprocessador e a memria RAM do computador. O microprocessador l blocos de instrues e dados da memria principal e coloca-os temporariamente na memria cache. a partir desta memria cache que essas instrues so decodificadas e executadas. Como o tempo de acesso memria cache muito mais curto do que o tempo de acesso memria principal, a velocidade de leitura das instrues maior e conseqentemente a velocidade de todo o sistema aumenta.

7. Disco Rgido - HD Disco rgido, disco duro, (popularmente tambm winchester) ou HD (do ingls Hard Disk) a parte do computador onde so armazenadas as informaes, ou seja, a "memria permanente" propriamente dita (no confundir com "memria RAM"). caracterizado como memria fsica, no-voltil, que aquela na quais as informaes no so perdidas quando o computador desligado. Veja na figura 09, foto ilustrada de um HD.

Figura 09 Disco Rgido (Winchester) Este sistema necessrio porque o contedo da memria RAM apagado quando o computador desligado. Desta forma, temos um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados da prxima vez em que o computador for ligado. O disco rgido tambm chamado de memria de massa ou ainda de memria secundria. Nos sistemas operacionais mais recentes, o disco rgido tambm utilizado para expandir a memria RAM, atravs da gesto de memria virtual O disco rgido um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magntico (onde os dados so efetivamente armazenados), cabeote de leitura e gravao, atuador e controladora. (Observe na figura 05, vista i nterna de um HD). Existem outros dispositivos, mas os citados so mais importantes. nele que normalmente gravamos dados (informaes) e a partir dele lanamos e executamos nossos programas mais usados.

Figura 10 Viso Interna de um HD 7.1 Processo de Armazenamento de Dados

Para armazenar e localizar dados em um HD, um dispositivo chamado controlador (ou controladora) se utiliza de informaes conhecidas por nmero de trilhas, setores e cilindros. O conjunto dessas informaes denominado "geometria de disco". No processo de fabricao do HD existe uma formatao (formatao pode ser entendida como mapeamento) que define a forma de armazenamento, dividindo cada disco em trilhas e setores. Os cilindros so trilhas concntricas na superfcie dos discos e estas trilhas so divididas em setores. Estes, por sua vez, so "pedaos" do HD. Observe na ilustrao da figura 11, do disco abaixo para entender melhor sua estrutura.

Figura 11 Trilha e Setores do HD Um fato interessante que os HDs possuem um cache que tem a funo de armazenar informaes sobre um determinado setor. Os tamanhos de cache dos primeiros HDs eram de 64 KB. Hoje, so encontrados HDs com cache de 2 MB a 8 MB. Os principais fabricantes so: www.samsung.com.br www.quantum.com

8. Componentes e Perifricos do Computador


8.1 Perifricos so aparelhos ou placas que enviam ou recebem informaes do computador. Em informtica, o termo perifrico aplica-se a qualquer equipamento acessrio que s eja conectado CPU (unidade central de processamento). So exemplos de perifricos as impressoras, o scanner, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartes e disquetes, mouse, teclado, Webcams, dentre outros. 8.2 Tipos de Perifricos: Os perifricos de entrada (enviam informao para o computador (teclado, mouse, microfone); os perifricos de sada (transmitem informao do computador para o usurio (monitor, impressora, headfones))). 8.3 Bios Em computao, a sigla para Basic Input/Output System (Sistema Bsico de). Entrada/Sada). O BIOS o primeiro programa executado pelo computador ao ser ligado. Sua funo primria preparar a mquina para que o sistema operacional, que pode estar armazenado em diversos tipos de dispositivos (discos rgidos, disquetes, CDs, etc.) possa ser executado. O BIOS armazenado num chip ROM (Read-Only Memory, Memria de Somente Leitura) localizado na placa-me, chamado ROM BIOS. Observe a figura 07, logo abaixo.

BIOS antigas Figura 12 BIOS

BIOS mais novas

Na maioria dos BIOS possvel especificar em qual ordem os dispositivos de armazenamento deve ser carregado. Desta forma possvel, por exemplo, carregar uma distribuio do sistema operacional Linux que funciona diretamente do CD antes do sistema operacional instalado no HD (especificando que o CD deve ser verificado antes do HD).

9. Chipset O chipset um chip de computador que fica na motherboard e ajuda outros dispositivos a executarem uma funo especifica ou executa uma funo no lugar do dispositivo. Existem chipsets que ajudam o processador em dirigir o trafico para os processos. Um chipset I/O (Entrada/Sada) manda e recebe informaes do teclado, mouse, serial e sadas paralelas. Observe a figura 10, o modelo chipset fabricando pela Intel.

Figura 13 Chipset

10. Barramento / AGP - PCI ISA


10.1 Barramentos so basicamente um conjunto de sinais digitais com os quais o processador comunica-se com o seu exterior, ou seja, com a memria, chips da placa-me, perifricos, etc. Vamos conhecer o barramento ISA, que apesar de no ser mais utilizado com freqncia, esteve presente na maior parte dos computadores, o barramento PCI e o AGP e PCI EXPRESS, que usado exclusivamente para vdeo. Para que os perifricos (placas em geral) possam usar esses barramentos, necessrio que cada placa (de vdeo, de som, modem, etc.) seja compatvel com um determinado tipo de barramento. Sendo assim, para que haja o uso do mesmo, necessrio encaixar a placa num conector presente na placa-me, conhecido por slot. Cada barramento possui uma forma de slot diferente, que ser conhecida adiante. 10.2 AGP (Accelerated Graphics Port) (J ultrapassado pelo slot PCI EXPRESS) O slot AGP foi criado para otimizar a performance das placas de vdeo. A entrada AGP s pode ser usada por placas de vdeo. Existem diferentes velocidade que uma placa AGP pode alcanar, tudo depende qual a velocidade que a entrada AGP tem, existem 4 velocidade, 1x, 2X, 4X e 8X. Quando for comprar uma motherboard veja se ela consegue acompanhar a velocidade da placa de vdeo que voc tem. O barramento AGP foi inserido no mercado, oferecendo taxas que vo de 266 MB por segundo (no padro AGP 1X) a 2128 MB por segundo (no padro AGP 8X).

Figura 14 slot AGP 1 0.3 PCI Express Tecnicamente falando, o PCI Express no um barramento. Barramento um
caminho de dados onde voc pode ligar vrios dispositivos ao mesmo tempo, compartilhando este caminho de dados. O PCI Express uma conexo ponto-a-ponto, isto , ele conecta somente dois dispositivos e nenhum outro dispositivo pode compartilhar esta conexo. Para
clarificar: em uma placa-me com slots PCI comuns, todos os slots PCI so conectados ao barramento PCI e todos compartilham o mesmo caminho de dados. Em uma placa-me com slots

PCI Express, cada slot PCI Express conectado ao chipset da placa-me usando uma pista dedicada, no compartilhando esta pista (caminho de dados) com nenhum outro slot PCI Express.

Figura 15 slot PCI EXPRESS Como o PCI EXPRESS o slot do momento vamos conhecer um pouco mais sobre ele.
Existem 4 tipos de slots PCI Express, que vo do 1x ao 16x. O nmero indica quantas linhas de dados so utilizadas pelo slot e, consequentemente, a banda disponvel. Cada linha PCI Express utiliza 4 pinos de dados (dois para enviar e dois para receber), que so capazes de transmitir a 250 MB/s em ambas as direes. Por causa desta caracterstica, comum que os fabricantes divulguem que o PCI Express transmite a 500 MB/s, o que irreal, j que isto s ocorreria em situaes onde grandes quantidades de dados precisassem ser transmitidos simultaneamente em ambas as direes.

Temos ento 250 MB/s de banda nos slots 1x, 1 GB/s nos slots 4x, 2 GB/s nos slots 8x e incrveis 4 GB/s nos slots 16x. O padro original tambm previa o uso de slots 2x, mas eles nunca chegaram a ser implementados. Na prtica, os slots 8x tambm so muito raros, de forma que voc ver apenas slots 1x, 4x e 16x nas placas atuais.

Figura 16, tipos de PCI EXPRESS Exemplos de dispositivos que podem ser ligados no PCI EXPRESS
Temos aqui duas placas GeForce 7950GX2, ligadas em SLI. Cada uma destas placas composta por uma combinao de duas placas, que compartilham o mesmo slot PCI Express 16x. Temos ento um total de 4 placas, instaladas em dois slots, onde, na verdade, cada uma dispe de apenas 8 linhas. Se tivssemos 2 slots 16x "capados", cada um com 8 linhas, teramos apenas 4 linhas para cada placa, o que limitaria seu desempenho.

Figura 17 Duas Placa de Vdeo 7950GX2

Esta uma controladora com duas portas eSATA (que permite a conexo de HDs SATA externos), que utiliza um slot 1x. Este o tipo de placa de expanso que no poderia

utilizar um slot PCI sem ter seu desempenho limitado, j que cada uma das portas eSATA transmite a 150 ou 300 MB/s, de acordo com o padro usado:

Figura 18 Placa eSATA Controladora com duas portas

O eSATA est sendo usado por diversos modelos de gavetas para HD, substituindo ou servindo como opo ao USB. A vantagem neste caso que voc no corre o risco do desempenho do HD ser limitado pela interface, j que temos 150 MB/s no eSATA (ou 300 MB/s no SATA II), contra os 60 MB/s (480 megabits) do USB 2.0. Obviamente, isto s faz alguma diferena quando o HD transmite dados guardados no cache, ou no caso dos HDs topo de linha, lendo dados seqenciais.

Figura 18 Gaveta Para HD

Ao contrrio do USB, o conector eSATA no transmite energia, de forma que ele s permite a conexo de HDs e outros dispositivos com fontes de alimentao (ou baterias). No seria uma soluo prtica para pendrives, por exemplo.
Prevendo esta limitao, alguns fabricantes esto desenvolvendo placas que incluem conectores de energia, como este adaptador da Addonics, que usa um conector mini-DIN, que fornece tenses de 5v e 12v, permitindo (com a ajuda de adaptadores includos no kit), conectar diretamente um HD SATA, sem a necessidade de uma gaveta ou fonte de alimentao. Existem outras solues similares, oferecidas por outros fabricantes, mas por enquanto no existe nenhum padro:

Figura 19 Placa de captura


Aqui temos uma placa de captura, tambm utilizando um slot 1x:

Figura 20 Placa de Captura de TV/FM

Naturalmente, o PCI Express no vai substituir o PCI do dia para a noite. Vale lembrar que, embora completamente obsoleto, o ISA ainda era encontrado em placas
novas at o final de 2003! Embora os fabricantes tenham realmente a inteno de substituir o PCI o mais rpido possvel, eliminando mais uma carga de legado que encarece os equipamentos, certo que o PCI e o PCI Express ainda convivero por vrios anos. O

mesmo no se pode dizer do AGP, que por ser dispendioso e ter sido

completamente subjugado pelos slots PCI Express 16x, foi completamente substitudo ao longo de 2007. 10.4 PCI (Peripheral Component Interconnect) So geralmente para expanso. Esses slots so os mais usados e uma placa me sempre tem mais de 5 entradas PCI, algumas placas que so vendidas mais baratas geralmente aquelas combos com processador e motherboard. Embutidas tem menos entradas PCI e s vezes nenhuma AGP, ento antes de comprar uma boa placa me sempre bom ver esse tipo de informao. 10.5 ISA (Industry Standard Architecture) Slots Os slots ISA so os que vieram antes dos slots PCI, mesmo assim ainda existem placas me que so fabricadas com esses slots. Ela bem mais lenta que a entrada PCI, mas como muita gente ainda tem placas com esse slots ainda fabricam, mas no como antes.

11. Dispositivos de Entrada e Comunicao de Dados


11.1 Placa de Som A maior parte dos computadores atuais est equipada com aquilo a que se costuma chamar uma "placa de som". uma pequena pea de equipamento que permite que o computador reproduza e grave alguns sons, toque msica e faa outras coisas semelhantes, hoje em dia s placas de som so normalmente onboard, ou seja, embutidas na placa me. Veja abaixo nas figuras 21 e 22.

Figura 21 Placa de Som Figura 22 Chip de som on-board

Na placa de som existe um conversor analgico/digital, que permite transformar os sinais eltricos analgicos que a ele chegam em informao digital interpretvel pelo computador. A sua funo relativamente simples: ele "l", periodicamente, o valor que se encontra sua entrada e arredonda-o para um dos valores que o computador reconhece. Na maior parte das placas de som que por a h, isso feito at 44100 vezes por segundo e h 66536 (216) valores possveis. Chama-se a isto uma converso de 16 bits feita com uma freqncia de amostragem de 44,1kHz.

11.2 Placa de Rede A funo desta placa estabelecer a comunicao do seu computador com outros computadores formando uma rede. Observe a figura 23. Atualmente tambm so utilizadas para a conexo com modem externo ADSL, para acesso a internet de banda larga.

Figura 23 - Placa de rede

11.3 Placa de Vdeo Esta placa responsvel em converter os sinais gerados pelo processador em sinais capazes de ser interpretados pelo monitor de vdeo e exibidos em sua tela. As primeiras placas de vdeo para PCs eram padro ISA e possuam em geral 256KB de memria. Depois vieram as placas se vdeo PCI, que proporcionaram um grande ganho de qualidade e velocidade com placas que chegaram a ter 128 MB de memria RAM, mas que se tornaram lentas para as novas aplicaes de vdeo. Depois disso, surgiram s placas de vdeo AGP, atualmente na verso AGP 8X, que utilizam este barramento que possui uma taxa de transferncia bem superior. Ou seja, quando mais veloz for o barramento e mais memria RAM tiver a placa de vdeo, maior ser a qualidade e mais rpida ser a exibio dos vdeos nos computadores. Alm disso, para aplicaes que exijam grande qualidade de vdeo voc precisar utilizar placas de vdeo 3D, hoje o padro de placas de vdeo que domina o padro PCI EXPRESS. Veja abaixo as figuras. Placa de Vdeo Placa de Vdeo 3D Chip de Vdeo on-board 11.4 Placa de Fax Modem um aparelho que permite a comunicao entre seu computador e a linha telefnica, transformando sinais telefnicos (analgicos) em sinais digitais. Observe a figura 24, que segue a baixo.

Figura 24 - Placa de Fax Modem

Para conseguir estabelecer uma conexo com uma linha telefnica, o programa de comunicao envia um comando para o modem solicitando essa conexo, utilizando uma linguagem padro. O modem do PC que solicitou essa linha (chamaremos de modem local) disca os pulsos do nmero do telefone. O modem faz o reconhecimento do comando e envia um sinal RDL (Receive Data Line) ao PC na linha de Recepo de dados. Quando o modem que esta do outro lado da conexo (o modem remoto) responde a chamada, o modem local envia um tom de comunicao avisando o modem remoto que ele est sendo chamado por outro modem e o modem remoto responde com um tom mais alto a comunicao.

12. Fonte de Alimentao


As fontes de alimentao so as responsveis por distribuir energia eltrica a todos os componentes do computador. Por isso, uma fonte de qualidade essencial para manter o bom funcionamento do equipamento. (Veja a figura 25, que seque a baixo).

Figura 25 Fonte de Alimentao 450W No intuito de facilitar a escolha de uma fonte, este artigo apresentar as principais caractersticas desse dispositivo, desde o padro AT at o padro ATX.

12.1 Conectores ATX Os conectores das fontes AT e ATX so mostrados a seguir na figuras 26 e 27. Repare que o nico que muda entre um padro e outro o conector que alimenta a placa-me. No caso do padro AT, esse conector possui 12 fios. No padro ATX, esse conector possui 20 vias (h modelos com 24 vias). Alm disso, o encaixe do conector ATX diferente, pois seus orifcios possuem formatos distintos para impedir sua conexo de forma invertida. No padro AT, comum haver erros, pois o conector dividido em duas partes e pode-se coloclos em ordem errada. A seqncia correta encaixar os conectores deixando os fios pretos voltados ao centro. Padro ATX, na figura 26.

Figura 26 Conector Fonte ATX

12.2 Fonte Alimentao AT AT a sigla para (Advanced Tecnology). Trata-se de um tipo de placa-me j antiga. Seu uso foi constante de 1983 at 1996. Um dos fatos que contriburam para que o padro AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), o espao interno reduzido, que com a instalao dos vrios cabos do computador (flat cable, alimentao), dificultavam a circulao de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes mquina devido ao super aquecimento. Isso exigia grande habilidade do tcnico montador para aproveitar o espao disponvel da melhor maneira. Alm disso, o conector de alimentao da fonte AT, que ligado placame, composto por dois plugs semelhantes (cada um com seis pinos), que devem ser encaixados lado a lado, sendo que os fios de cor preta de cada um devem ficar localizados no meio. Caso esses conectores sejam invertidos e a fonte de alimentao seja ligada, a placa-me ser fatalmente queimada.

Figura 27 Conector fonte AT

Com o padro AT, necessrio desligar o computador pelo sistema operacional, aguardar um aviso de que o computador j pode ser desligado e clicar no boto "Power" presente na parte frontal do gabinete. Somente assim o equipamento desligado. Isso se deve a uma limitao das fontes AT, que no foram projetadas para fazer uso do recurso de desligamento automtico.

13. Gabinetes, conectores, teclado e mouse


13.1 Padres AT e ATX
Olhando pela parte frontal gabinetes AT e ATX, no conseguimos a princpio notar a diferena. A maior diferena visual est na parte traseira. No padro ATX, encontramos um grupo de conectores alinhados: teclado, mouse, interfaces USB, interfaces seriais e paralelas. Nos gabinetes padro AT, esses conectores possuem outra disposio. Podem ficar espalhados em conectores na parte traseira, ou localizados em extenses de placas.

Figura 28 - Parte traseira de um gabinete AT e de um gabinete ATX.

O gabinete ATX apresenta vrias vantagens para quem produz o computador. A montagem mais fcil, j que os componentes ficam dispostos de forma mais eficiente. No ocorrer o caso de um drive ou disco rgido ficar no caminho dos chips de memria, por exemplo. Para o usurio, a adoo do padro ATX tambm vantajosa. Menor aquecimento, facilidade de expanso e o melhor de tudo, as funes de gerenciamento de energia. O computador pode ser colocado em modo de espera, consumindo pouqussima energia, porm mantendo o contedo da memria. Ao terminarmos o modo de espera (pressionando uma tecla qualquer ou movendo o mouse, por exemplo), os circuitos do computador so novamente ligados, sem a necessidade de passar pelo demorado processo de boot. Em 5 ou 10 segundos o computador estar novamente ativo. O uso do gerenciamento de energia to vantajoso que os gabinetes que adotam o obsoleto padro AT tambm o esto utilizando. So gabinetes padro AT que usam fontes padro ATX.

13.2 Conexes e portas

Figura 29 - Conexes traseiras de uma placa ATX

13.3 Teclados - Conectores DIN e PS/2 Os PCs dos anos 80 usavam em seus teclados, um conector DIN de 5 pinos. Este tipo de conector era usado em aparelhos de som, e por serem muito baratos e comuns, foram aproveitados para a conexo dos teclados dos PCs. Ao longo dos anos 90, surgiram aos poucos placas de CPU e teclados com conectores padro PS/2. Ambos os conectores so mostrados na figura 30.

Figura 30 Conectores de teclado.

Ainda hoje encontramos no mercado, placas de CPU padro AT, com conector DIN para o teclado, e as placas de CPU padro ATX, com conector de teclado padro PS/2. Da mesma forma, encontramos teclados venda com conectores DIN e com conectores PS/2. Quando o conector existente no teclado diferente do existente na placa de CPU, temos que usar um pequeno adaptador, mas o ideal que ambos os conectores sejam do mesmo tipo.

13.4 Mouses - Conectores DB9 e PS/2


Desde que o mouse se tornou comum, a partir do incio dos anos 90, o conector utilizado era do tipo DB9. O mouse era ligado em uma interface serial, normalmente a COM1. A partir de meados dos anos 90, as placas de CPU passaram a apresentar uma interface adicional, prpria para a conexo do mouse. No era exatamente uma interface serial similar COM1 e COM2, e sim

uma interface de mouse padro PS/2. Quando o mouse ligado nesta interface, as portas seriais COM1 e COM2 ficam livres para conectar outros dispositivos. Todas as placas de CPU padro ATX possuem um conector de mouse padro PS/2, onde podemos ligar um mouse apropriado. Mesmo assim as interfaces seriais COM1 e COM2 continuam presentes nas placas de CPU, e nelas podemos ligar um mouse serial com conector DB9.

Figura 31 - Conexes para o mouse: PS2 Conexo para mouse padro PS/2 DB9 Conexo para mouse serial (COM1)

Tanto o mouse que utiliza conector DB-9 como o que utiliza conector padro PS/2 so na verdade seriais. Por isso, um mouse com conector padro PS/2 pode ser ligado, por exemplo na COM1, bastando utilizar um adaptador para esta conexo. Resta ainda lembrar que nos PCs modernos, tanto as interfaces seriais como a interface para mouse PS/2 ficam localizadas na placa de CPU.

Figura 32 - Detalhe da conexo de mouse conector DB9 (B) nas portas seriais COM1 ou COM2 (A).

Figura 33 - Detalhe da conexo de mouse com conector PS/2 (A) na interface PS/2 (C) da placa me. Para ligar na COM1 ou COM2 preciso usar um adaptador (B).

Obs. Dentro de poucos anos, as interfaces seriais, paralelas, para teclado e mouse PS/2 sero substitudas pelas interfaces USB.

Interfaces
Interfaces so circuitos capazes de controlar dispositivos de hardware. O processador no consegue enviar dados diretamente para uma impressora, para o vdeo, para um disco rgido, nem consegue receber dados diretamente do teclado, do mouse ou de um disquete, por exemplo. Ele precisa contar com a ajuda das interfaces, que so circuitos que fazem este trabalho. Cada interface especializada no tipo de dispositivo que controla. No poderamos, por exemplo, usar uma interface de vdeo para enviar dados para uma impressora, nem receber caracteres de um teclado atravs de uma interface de mouse. Algumas interfaces ficam embutidas na placa de CPU. Outras ficam embutidas em outras placas. Certas placas possuem uma nica interface (ex: placa de video), outras podem possuir duas ou mais interfaces (por exemplo, as placas de som, alm de todas as suas entradas e sadas sonoras, possui uma interface para joystick). Interfaces que controlam dispositivos externos possuem conectores na parte traseira do computador, para a ligao desses dispositivos. So os casos das interfaces de teclado, mouse, impressora, vdeo, joystick, alto falantes, microfone, USB, etc. Outras interfaces controlam dispositivos internos, e por isso seus conectores no ficam vista, e sim localizados na parte interna do computador. So os casos das interfaces para disquetes, disco rgido e drive de CD-ROM, por exemplo. Interfaces seriais As interfaces seriais (ou portas seriais) so normalmente chamadas de COM1 e COM2. Seus conectores ficam localizados na parte traseira do computador e so normalmente do tipo DB-9 macho. Alguns computadores mais antigos usam para a COM1, um conector DB-9, e para a COM2 um conector DB-25, ambos do tipo macho.

Figura 34 - Conectores externos das interfaces seriais.

As interfaces seriais so muito antigas, existem nos PCs desde o incio dos anos 80. Sua principal caracterstica que podem transmitir ou receber um bit de cada vez. As interfaces seriais existentes nos PCs atuais podem operar com taxas de at 115.200 bits por segundo, o que uma velocidade bastante lenta. Mesmo sendo lenta, este tipo de interface adequada para alguns dispositivos que no necessitam de alta velocidade. muito grande o nmero de computadores que usam a interface serial COM1 para conectar um mouse. Existem entretanto vrias outras aplicaes. Atravs da interface serial podemos conectar dois PCs para troca de informaes, apesar de ser uma transmisso muito demorada. Tambm com esta conexo possvel utilizar certos jogos com dois jogadores, um em cada PC. Nos prximos anos, os PCs no utilizaro mais interfaces seriais. Suas funes passaro a ser

desempenhadas pelas interfaces USB. Tanto assim que todos os PCs modernos possuem interfaces USB, e todos os fabricantes de dispositivos seriais esto produzindo modelos USB. Interface paralela A interface paralela tambm pode ser chamada de porta paralela, interface de impressora ou porta de impressora. As referncias s impressoras devem-se ao fato desta interface ter sido originalmente criada para a conexo de impressoras. O nome paralela foi usado porque esta interface transmite 8 bits de cada vez, em contraste com as interfaces seriais, que transmitiam um bit de cada vez. Esta no a nica interface paralela que existe, e tambm no serve apenas para conectar impressoras, portanto ambos os nomes, apesar de consagrados, no so bem adequados. Figura 35 - Conector interface paralela. externo da

O conector da interface paralela fica localizado na parte traseira do computador. um conector do tipo DB-25 fmea. As interfaces paralelas antigas podiam transmitir apenas 150 kB/s, mas as atuais, operando nos modos EPP e ECP, podem transmitir 2 MB/s, mas para isso precisam de um cabo especial, chamado Cabo IEEE 1284. Muitas impressoras so acompanhadas deste cabo, outras no. Infelizmente no comrcio brasileiro no encontramos este cabo venda, pois os vendedores e importadores no tm conhecimento tcnico para entender a diferena entre um cabo IEEE 1284 e um cabo de impressora comum. Operar nos modos EPP e ECP usando um cabo de impressora comum muitas vezes funciona, mas a impressora pode apresentar vrias anomalias, como impresso de dados errados, por exemplo. A soluo suja para o problema configurar a interface de impressora para operar em baixa velocidade, o que elimina os erros. A soluo ideal comprar uma impressora j com o cabo apropriado, ou ento aproveitar uma viagem aos Estados Unidos para comprar um cabo IEEE 1284, disponvel em qualquer loja de produtos de informtica, l. Alm da impressora, outros dispositivos podem ser ligados na porta paralela. Podem inclusive ser ligados em conjunto com a impressora. Existem scanners, unidades de disco removvel (ZIP Drive), gravadores de CDs, cmeras digitais e outros produtos que compartilham a porta paralela com a impressora. Do computador parte um cabo para o dispositivo, e do dispositivo parte outro cabo para a impressora. Na maioria dos casos este compartilhamento funciona bem, mas existem alguns casos em que ocorrem conflitos, impedindo o correto funcionamento da impressora ou do dispositivo.

Interface USB As interfaces seriais, paralelas, de teclado e de joystick usadas nos PCs, so praticamente as mesmas usadas no incio dos anos 80. So interfaces obsoletas para os padres atuais. Apesar de funcionarem, no apresentam os recursos avanados que a eletrnica moderna permite. Em meados dos anos 90, a Intel criou uma nova interface mais moderna, verstil e veloz, a chamada USB (Universal Serial Bus). Tanto os fabricantes de placas de CPU e computadores quanto os

fabricantes de perifricos (teclado, mouse, impressora, etc.) demoraram um pouco a adot-la. Hoje encontramos interfaces USB em todos os PCs modernos, e praticamente todos os fabricantes de perifricos produzem modelos USB. possvel produzir um computador com todos os perifricos externos no padro USB, o que ser cada vez mais comum nos prximos anos. Figura 36 - Conectores das interfaces USB.

Os PCs modernos possuem duas ou mais interfaces USB, acessveis atravs de dois conectores localizados na sua parte traseira. Cada uma delas permite ligar at 128 dispositivos, atravs de um pequeno hub, que deve ser adquirido separadamente. Obviamente para ligar todos os 128 dispositivos preciso utilizar vrios hubs em cascata. As interfaces USB atuais operam com cerca de 1,2 MB/s, velocidade mais que suficiente para dispositivos como teclado, mouse, joystick, modem externo, WebCAM (cmera para transmitir imagens via Internet), impressora, scanner, gravador de CDs e vrios outros produtos. Em breve sero lanadas interfaces USB com velocidades ainda maiores. As interfaces USB possuem ainda outros recursos teis, como o Hot Swap. Podemos conectar e desconectar dispositivos com o computador ligado. Se fizermos isto com a impressora, teclado, mouse e outros dispositivos no USB, corremos o risco de queim-los. As interfaces e os dispositivos USB entendem-se perfeitamente e foram projetados para permitir as conexes sem a necessidade de desligar os equipamentos.

Interface IDE Todas as placas de CPU atuais possuem duas interfaces IDE. Em cada uma delas podem ser ligados dois dispositivos, portanto um PC tpico pode ter at 4 dispositivos IDE. Os mais comuns so o disco rgido e o drive de CD-ROM, mas podemos instalar mais dois, como um gravador de CDs e um ZIP Drive IDE. Figura 37 Conectores internos das interfaces IDE.

Os conectores das interfaces IDE no so visveis pelo exterior do computador. Como o disco

rgido, o drive de CD-ROM e outros dispositivos IDE so internos, todas as conexes ficam no interior do computador. Uma das principais caractersticas das interfaces IDE (tambm chamada de ATA) a sua velocidade. At 1997, as interfaces IDE operavam no mximo com a taxa de 16,6 MB/s. Este modo de transmisso chamado de PIO Mode 4. No incio de 1998 eram comuns as interfaces e dispositivos I DE que operam no chamado modo ATA-33, ou Ultra DMA 33. A taxa de transferncia de 33 MB/s. No final de 1999 eram comuns os modelos ATA-66 ou Ultra DMA 66, operando com 66 MB/s. A seguir surgiram os modelos ATA-100, operando com 100 MB/s. O lanamento de verses com velocidades mais elevadas conseqncia direta do aumento da capacidade dos discos rgidos. Sua capacidade aumenta porque os programas usam arquivos grandes e em grande nmero. Portanto a quantidade de dados acessados maior. Se a velocidade dos discos no for aumentada, o acesso a esses dados ser cada vez mais demorado. Podemos portanto esperar o lanamento de discos IDE (ou de outros tipos que os substituam no futuro) cada vez mais rpidos. Interface para drives de disquetes Todas as placas de CPU possuem uma interface para drive de disquetes. Seu conector fica no interior do computador, e atravs dele e de um cabo apropriado, podem ser controlados um ou dois drives de disquetes. Como nenhum computador moderno opera utilizando dois drives de disquetes, j existem algumas placas de CPU com interfaces que no reconhecem um eventual segundo drive. Figura 38 - Conector da interface para drives de disquetes.

14. Utilizando os Cabos de Conexo

14.1 Cabo de Conexo CD ROM Na figura 39, mostra um CD ROM IDE e o cabo utilizado para sua conexo na figura 24, logo abaixo. Recebe o nome de cabo flat IDE. Podemos observar que neste cabo existem trs conexes. Como mostra na figura 38, onde as outra duas conexes permitem a conexo de at dois dispositivos IDE (Disco Rgido e Cd ROM ).

Figura 39 CD Rom IDE

Sua principal funo fazer a comunicao do driver com a placa me. A alimentao do driver fornecida por um outro conector de quatro pinos, quem vem da fonte de alimentao.

Figura 40 - Cabo Flat

14.2 Cabo de Conexo do Disco Flexvel Drive de Disco 3 " e 1.44 Mb. Existem driver e disquetes de capacidades mais altas, mas no so encontrados com muita freqncia. Por exemplo, o drive de 2.88 Mb, tambm chamado de 31/2 ED ( Extended Density). Assim como existem os drives de 31/2 e 51/4, existem tambm os winchesters de 31/2 e 51/4. Os winchesters de 31/2 so os mais usados atualmente. Os drives e winchesters possuem orifcios laterais onde so colocados os parafusos que os fixam ao gabinete. Veja a figura 41, logo abaixo.

Figura 41 - Driver Flexvel A media (disquete) utilizada nestes driver muito sensvel no devendo ser tocada, receber poeira nem levar sol. Para fazer a conexo do disco flexvel ( floppy ), devesse usar um cabo de conexo. Quando um driver est sendo instalado, certos cabos flat do margem a uma possibilidade de conexo invertida, felizmente essa inverso no causa nenhum dano ao driver e nem placa. fcil reconhecer quando o driver est ligado errado, pois quando o computador ligado, o LED do driver fica aceso permanentemente. Basta desligar o computador e inverter a ligao. Observe a figura 42, que segue abaixo.

Figura 42 - Cabo Floppy - 55cm

14.3 Configurao do Jumpers no HD


Se voc vai instalar um disco rgido IDE, novinho em folha, como o nico dispositivo da interface IDE primria, ento no precisa se preocupar com a sua configurao de jumpers. A configurao de fbrica adequada para este tipo de instalao (Mster, sem Slave). J o mesmo no pode ser dito quando voc pretende instalar dois discos rgidos, ou ento quando pretende instalar outros dispositivos IDE, Nem sempre a configurao com a qual esses dispositivos saem da fbrica adequada instalao direta. Vamos ento apresentar os jumpers dos dispositivos IDE, e como devem ser programados para cada modo de instalao. Um disco rgido IDE pode ter seus jumpers configurados de 3 formas diferentes. De acordo com a figura 43, apresentada logo abaixo, mostra o local exato onde se deve coloca o Jumpers no HD, para ser reconhecido no Setup do computador quando for pressionado a tecla delete ao ligar o micro.

Figura 43 - Jumpers do HD

Observe logo abaixo as opes de escolha na configurao do Jumpers. 14.4 One Driver Only Esta a configurao com a qual os discos rgidos saem da fbrica. O driver est p reparado para operar como Mster (ou seja, o primeiro dispositivo de uma i nterface), sem Slave (ou seja, sem estar acompanhado de um segundo dispositivo na mesma interface). A princpio, o disco IDE ligado como Mster na interface IDE primria ser acessado pelo sistema operacional como driver C. 14.5 Slave O disco rgido o Slave, ou seja, o segundo dispositivo IDE ligado a uma interface. A princpio, um dispositivo IDE ligado como Slave da interface IDE primria ser acessado pelo sistema operacional como driver D. 14.6 Driver is Master - Slave Present Nesta configurao o disco rgido o Mster, ou seja, o primeiro dispositivo de uma interface IDE, porm, existe um segundo dispositivo IDE ligado na mesma interface. A princpio, quando existem dois dispositivos IDE ligados na interface IDE primria, o Mster ser acessado pelo sistema operacional como driver C, e o Slave como driver D.Note que quando fizemos referncia s letras recebidas pelos drivers, tomamos cuidado de dizer "a princpio". A razo disso que essas letras podem mudar, atravs de configuraes de software. Por exemplo, um driver de CD-ROM pode ter sua letra alterada para qualquer outra, ao gosto do usurio. As configuraes de outros dispositivos IDE (driver de CD-ROM, LS-120, ZIP Driver IDE, etc.) so parecidas, exceto pelo fato de no utilizarem a configurao Slave Present.

15. Um Pouco Sobre o Setup


Veremos a seguir como realizar configuraes no CMOS Setup. Todas as placas de CPU possuem um circuito conhecido como CMOS. At pouco tempo atrs, o CMOS era um chip autnomo. Atualmente, o CMOS faz parte de outro chip da placa de CPU (VLSI). Por isso, era muito comum usar o termo chip CMOS. Para sermos mais precisos, melhor dizer apenas CMOS. No CMOS existem dois circuitos independentes: - Um relgio permanente - Uma pequena quantidade de memria ROM O CMOS conectado a uma bateria que o mantm em funcionamento mesmo quando o computador est desligado. Nele encontramos o relgio permanente. Trata-se de um circuito que permanece o tempo todo contando as horas, minutos, segundos, dias, meses e anos, mesmo quando o computador est desligado. Isso s possvel graas a uma bateria, que deve ser trocada se observado que este relgio esta atrasando. Segue figura:

Figura 44 Bateria da BIOS/CMOS


No CMOS encontramos tambm uma pequena quantidade de memria ROM (em geral, 64bytes). Esta rea de memria armazena informaes vitais ao funcionamento do PC. So parmetros que indicam ao BIOS os modos de funcionamento de hardware a serem empregados. Por exemplo, para poder controlar o disco rgido, o BIOS precisa saber o seu nmero de cilindros, de setores e de cabeas, entre outras informaes. Usamos um programa especial, armazenado na mesma memria ROM onde est gravado o BIOS, para preencher os dados de configurao de hardware no CMOS. Este programa chamado CMOS Setup. Na maioria das placas de CPU devemos teclar DEL para entrar no CMOS Setup. Ao ser ativado, o Setup entra em operao e apresenta a sua tela de abertura. Temos exemplos na figura 29.

Figura 45 - Setup com Apresentao em Modo Texto. ` importante lembrar que existem vrios tipos de Setup diferentes uns dos outros, mas a forma de configurar os componentes na tela acaba tendo o mesmo efeito no resultado final. Segue abaixo algumas instrues no uso do Setup. Standard CMOS Setup Neste menu so configurados os recursos mais simples do computador. Advanced CMOS Setup Neste menu so configurados alguns critrios de funcionamento do computador e tambm possvel acelerar o mesmo. Auto Detect Hard Disk ou HDD Auto Detect ou IDE Setup Neste menu so configurados automaticamente os discos rgidos. Sempre que ele for acessado os discos sero pesquisados no computador. Power Management Setup Neste menu configurado o gerenciamento do consumo de energia eltrica do computador. Save Setup and Exit ou Write to CMOS and Exit Possibilita salvar as configuraes do Setup e em seguida ser dado um Boot automaticamente no computador. External Cache Permite habilitar ou desabilitar a memria cache externa. Estando ativa, a performance do computador ser elevada, devido ao uso deste recurso. Caso esta memria apresente algum tipo de falha, possvel deix-la desabilitada, o que no afetar o funcionamento do computador e sim o desempenho. Boot Sequence Permite definir a seqncia de Boot, isto , quais so os perifricos que sero pesquisados durante a busca ao sistema operacional. Por exemplo: A, CD-ROM, nesta opo, o Bios ir procurar primeiro o drive de disquete, caso no haja sistema operacional, ele procurar no CD-ROM para iniciar a instalao. USB Function Permite habilitar ou no o USB (Universal Serial Bus). Deve-se ativar, caso seja utilizado algum perifrico USB.

You might also like