You are on page 1of 37

FACULDADE INTEGRADA ESPRITA UNIBEM ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTOS CURSO DE PS GRADUAO: SADE PBLICA

ANA CECILIA DIAS ARAGO

A HUMANIDADE DIANTE DE SUA RELAO COM A AMAMENTAO: NATURAL x CULTURAL x INATO

CAMPINAS 2010

ANA CECILIA DIAS ARAGO

A HUMANIDADE DIANTE DE SUA RELAO COM A AMAMENTAO: NATURAL x CULTURAL x INATO

Monografia apresentada como requisito parcial obteno do ttulo de Especialista em Sade Pblica, Curso de Ps-Graduao em Sade Pblica da Faculdade Integrada Esprita UNIBEM. Orientador: Prof. Neusa Pereira dos Santos

CAMPINAS 2010

TERMO DE APROVAO

ANA CECILIA DIAS ARAGO

A HUMANIDADE DIANTE DE SUA RELAO COM A AMAMENTAO: NATURAL x CULTURAL x INATO

Monografia apresentada como requisito parcial a obteno do ttulo de Especialista no curso de Sade Pblica das Faculdades Integradas Esprita UNIBEM Atualize Promotora de Cursos e Eventos.

Banca examinadora

______________________________ Prof. Neusa Pereira dos Santos

Campinas, 13 novembro de 2010.

Dedico este trabalho aos meus pais, Alba e Miguel, que so minha fonte alimentadora de sonhos e, que plantaram em mim uma semente de amor, a qual cuidarei para que sempre frutifique.

AGRADECIMENTOS

Ao meu querido irmo Guinho e sua esposa Kak que aceitaram toda a promoo da prtica da amamentao com a chegada de seu filho Lucas, fazendo desta trade um elo de afeto ao qual estarei ligada para sempre. Ao meu sobrinho Willye que mais do que ningum provou durante 3 anos que no h alimento melhor do que o leite materno nos primeiros anos de vida. professora Neusa, orientadora deste trabalho que me auxiliou da melhor maneira acompanhando todo o percurso para sua realizao. Em especial, colega de trabalho, chefe, amiga, Monica Macedo, que acreditou no meu potencial sem, ao menos, me conhecer e que me permitiu voar mais alto, abrindo novos horizontes minha frente. s colegas de trabalho que sempre acreditaram e fortaleceram meu amor Fonoaudiologia, em especial a Beti e a Liliane que jamais me deixam esquecer ao que vim. s amigas Gai e Jake, companheiras que vivenciam junto cada alegria e cada tristeza do meu percurso. Rosinha, amiga de muitos anos, que com sua sede de saber um modelo inspirador. Carinhosamente Lara, que depois de anos de conhecimento, nos descobrimos em reas de atuao muito prximas e foi a mola propulsora para a realizao deste curso. A cada um dos meus pacientes, principalmente aos binmios me / beb que a cada dia me ensinam cada vez mais sobre a relao humana.

Na arte de criar alimentos para o lactente, um par de glndulas mamrias leva evidente vantagem sobre os dois hemisfrios cerebrais do maior cientista. Samuel Friedman

RESUMO

Trata-se de um estudo em que o objetivo destacar informaes sobre a relao da humanidade com a amamentao, identificando a importncia das aes profissionais em relao ao fator inato e cultural desta prtica. O levantamento bibliogrfico foi realizado atravs de pesquisa nas bases de dados MEDILINE, SciELO, Pub Med, LILACS, Internet, livros cientficos e de literatura. A histria da humanidade mostra que o fator cultural est associado aos fatores natural e inato em relao prtica da amamentao. Muitas vezes, os conhecimentos em relao aos benefcios e vantagens da amamentao so sobrepostos pelas informaes recebidas culturalmente. Inmeros esforos vm sendo aplicados sociedade desde os anos 70 na inteno de mudana dos ndices da prtica de aleitamento materno, mas ainda necessrio que aqueles que possuem a tarefa de auxiliar nesta mudana compreendam que amamentar vai muito alm do fato de um beb receber leite materno. Passa pelo respeito s crenas e valores de cada indivduo, considerando seus saberes e desmistificando a idia de que a amamentao inata. Quando ocorre a compreenso do natural, inato e cultural, permeveis uns aos outros, o profissional se torna capaz de expandir sua ateno atingindo seus objetivos de forma mais eficiente. Palavras-chave: Inato. Cultura. Amamentao. Aleitamento Materno.

ABSTRACT

This is a study in which the goal is to highlight information on the relationship of humanity with breastfeeding, identifying the importance of professional actions in relation to innate and cultural factor of this practice. The bibliographic search was conducted through the databases MEDILINE, SciELO, Pub Med, LILACS, Internet, books and scientific literature. Human history shows that the cultural factor is associated with natural and innate factors in relation to breastfeeding. Often, knowledge about the benefits and advantages of breastfeeding are superimposed by the information received culturally. Numerous efforts have been applied to the society since the 70s with the intention of changing rates of breastfeeding, but it is still necessary for those who have the task to assist in this change to understand that breastfeeding is going much beyond the fact that a baby gets milk breast. Depends on respect for the beliefs and values of each individual, given their expertise and demystifying the idea that breastfeeding is innate. When there is an understanding of the natural, innate and cultural permeable to each other, the professional is able to expand their attention to reaching their goals more efficiently. Keywords: Inbred. Culture. Breastfeeding. Breastfeeding.

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 INFLUNCIAS NA ALIMENTAO INFANTIL.....................................29

LISTA DE ABREVIATURAS

AM AME IgA LAM

- Aleitamento Materno. - Aleitamento Materno Exclusivo. - Imunoglobulina A. - Mtodo de Amenorria Lactacional.

LISTA DE SIGLAS

IHAC IUBAAM OMS ONG MS NBCAL PNIAM UNICEF

- Iniciativa Hospital Amigo da Criana. - Iniciativa Unidade Bsica Amiga da Amamentao. - Organizao Mundial De Sade. - Organizao No Governamental. - Ministrio da Sade. - Norma Brasileira para Comercializao de Alimentos para Lactentes. - Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno. - Fundo das Naes Unidas para a Infncia.

SUMRIO

INTRODUO......................................................................................................13 1. ALEITAMENTO MATERNO............................................................................15 1.1 CONCEITOS...................................................................................................15 1.2 COMPOSIO DO LEITE MATERNO...........................................................17 1.3 VANTAGENS DO ALEITAMENTO MATERNO..............................................19 1.4 BARREIRAS E INTERFERNCIAS AO ALEITAMENTO MATERNO............22 2. DESENVOLVIMENTO HISTRICO DA AMAMENTAO...........................25 3. DISCUSSO...................................................................................................30 4. CONSIDERAES FINAIS............................................................................32 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS....................................................................33

13

INTRODUO

A amamentao um ato natural vivenciado pela humanidade, porm poder ele ser considerado como um ato inato? Diante deste questionamento, o conhecimento da natureza deste ato essencial para o desenvolvimento de prticas profissionais frente ao aleitamento materno. Muitos acreditam ser este, um ato que todo binmio me / beb tem a possibilidade de desempenhar de forma correta e adequada por trazer em sua carga natural congnita toda a habilidade para tal. Este pode ser um dos primeiros enganos cometidos pelos profissionais designados ao apoio deste binmio. Segundo Knibiehler1 (2004) na histria da amamentao desde os primrdios encontramos referncias de mes que amamentaram seus filhos. Hera, rainha dos deuses, esposa de Zeus que alimentava o universo, Maria me de Jesus que deu o peito ao seu filho divino, o que pode ser considerado como prova de Sua existncia humana. Com a evoluo dos tempos observa-se que esta prtica foi sendo modificada. Na antiguidade os filhos eram designados a ser amamentados por escravas ou serventes e muitas vezes mantidos distantes do seio familiar. Ainda segundo Knibiehler (2004) Soranos, um dos mdicos mais famosos do sculo II d.C, afirmava que o leite materno era o melhor alimento para um beb, porm este beb deveria ser carregado por uma mulher e alimentado por outra (seguindo modelo de transplantio na agricultura) descrevendo modelos ideais de nutrizes que perdurou at meados do sculo XIX. Acreditavam que a copulao estragava o leite ou o fazia secar com o reaparecimento do fluxo menstrual, o que impedia a mulher de desempenhar o papel de esposa e nutriz ao mesmo tempo. Com o cristianismo veio a imposio da fidelidade recproca, porm o tabu em relao aos atos sexuais perdurou e se tem registros de contratos de nutrio assinados pelo pai e pelo alimentador, o marido da ama de leite. As vantagens do aleitamento materno so infinitas, trazendo benefcios s mes, s crianas, famlia e tambm sociedade como um todo. O aleitamento materno preconizado pela OMS de forma exclusiva do nascimento aos 6 meses, devendo ser estendido at 2 anos ou mais.
KNIBIEHLER, Y. Allaitement. Dictionnaire de la pense mdicale. Paris: Puf, p. 29, 2004, citado por DAMASCENO, N., 2008.
1

14

Apesar das vantagens da prtica do aleitamento materno, ainda se faz necessria uma macia promoo atravs de iniciativas governamentais e de ONGs sobre a importncia desta prtica. (CARVALHO, 2003) Idias advindas do sculo XIX reduzem a prtica da amamentao em um ato natural, comum aos mamferos, fortalecendo pensamentos de que amamentar institivo, prprio do ser humano, portanto inato, sem levar em considerao todas as inferncias e interferncias do meio. Elenca-se como objetivo deste estudo, destacar informaes que comprovem que a amamentao no um fator inato ao ser humano desmistificando este pensamento e determinando a importncia das aes profissionais de apoio e orientao em relao ao aleitamento materno e amamentao para toda uma famlia.

15

1. ALEITAMENTO MATERNO

1.1 CONCEITOS

O termo amamentao se difere do termo aleitamento materno, pois o conceito da amamentao o ato da me dar o peito para o beb mamar. E aleitamento materno se refere alimentao atravs de leite materno, independente do meio pelo qual o recebe que pode ser pela mama, pelo copinho, pela colherzinha, pelo conta-gotas e at mesmo pela mamadeira. (REGO, 2008, p.17) Para que os termos usados em relao prtica do aleitamento materno fossem padronizados evitando confuses e discordncias referentes ao tipo de oferta da alimentao, desde 1991 a OMS define como: ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO (AME) - criana que recebe apenas leite materno direto do seio da me ou de qualquer outra forma. ALEITAMENTO MATERNO PREDOMINANTE leite materno + gua, ch, suco, sais de rehidratao oral, suplementos vitamnicos e minerais ou soro glicosado (no abrange alimentos semi-slidos ou leite no humano). ALEITAMENTO MATERNO MISTO - leite materno + leite artificial ou de outros animais. ALEITAMENTO MATERNO COMPLEMENTADO leite materno + outros alimentos lquidos, semi-slidos, slidos e leite artificial. Na mesma linha, no manual de orientao alimentar de lactente adolescente, do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (2006), encontra-se o estabelecimento de 10 passos para a alimentao saudvel. Este manual segue as recomendaes da OMS para o aleitamento materno e afirma que o consumo precoce de alimentos complementares pode interferir na sua

16

manuteno alm de no suprirem as necessidades nutricionais da faixa etria que compreende estas recomendaes. Este documento refere que a partir dos seis meses de idade indicada a introduo de alimentos complementares associados ao aleitamento materno at dois anos ou mais. Os 10 passos para a alimentao saudvel compreendem em: 1. Dar somente leite materno at os seis meses, sem oferecer gua, chs ou quaisquer outros alimentos. 2. A partir dos seis meses, introduzir de forma lenta e gradual, outros alimentos, mantendo o leite materno at os dois anos de idade ou mais. 3. Aps os seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubrculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes), trs vezes ao dia, se a criana receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada. 4. A alimentao complementar dever ser oferecida sem rigidez de horrios, respeitando-se sempre a vontade da criana. 5. A alimentao complementar deve ser espessa desde o incio e oferecida com colher; comear com consistncia pastosa

(papas/purs) e, gradativamente, aumentar a consistncia at chegar alimentao da famlia. 6. Oferecer criana diferentes alimentos ao dia. Uma alimentao variada , tambm, uma alimentao colorida. 7. Estimular o consumo dirio de frutas, verduras e legumes nas refeies. 8. Evitar acar, caf, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderao. 9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservao adequados.

17

10. Estimular a criana doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentao habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitao.

1.2 COMPOSIO DO LEITE MATERNO

Para compreendermos a composio do leite materno importante distinguirmos as fases pelas quais, o leite humano passa, sendo que cada uma delas apresentam caractersticas bioqumicas diferenciadas e adequadas para determinado perodo da vida de uma criana. A primeira fase composta pelo colostro, que inicia sua formao j durante a gestao, por volta do 7 ms quando denominado de pr-colostro. O colostro est presente nos 4 primeiros dias aps o nascimento, sendo um fluido amarelado e espesso com volume variando entre 2 e 20 ml por mamada composto por lipdios, lactose e alto teor de protenas. H alta concentrao de vitaminas, com destaque para o -caroteno que confere a cor amarelada. (VALDS; SNCHEZ; LABBOK, 1996). O mesmo autor faz a seguinte referncia quanto concentrao do colostro:

Destaca-se, no colostro, a concentrao de IgA (3,2 g/100 ml) (Mickelson & Moriarty,1982) e de lactoferrina, que, junto a grande quantidade de linfcitos e macrfagos (100.000 mm), conferem uma condio protetora ao recmnascido frente aos germes do meio ambiente. Estas clulas do colostro no so destrudas no aparelho digestivo do lactente, mantendo-se ativas para exercer sua funo imunolgica. (VALDS; SNCHEZ; LABBOK, 1996, p. 30).

Aps o 4 dia, inicia-se a formao do leite de transio que perdura at o 15 dia. A composio deste leite vai variando de acordo com o decorrer dos dias, at atingir a composio da prxima fase, a do leite maduro. Nesta fase o volume mdio de 700 a 900 ml / dia at o 6 ms e de 600 ml / dia nos meses seguintes. O leite maduro composto principalmente por protenas, carboidratos, lipdios, minerais,

18

vitaminas e contm 88% de gua. (VALDS; SNCHEZ; LABBOK, 1996, CARVALHO; TAMEZ, 2005) J as protenas contidas neste leite so casena (30%) e protenas do soro (70%), mais nutritivas diferentemente das contidas no colostro. Esta composio permite que haja a formao de um cogulo mais fino e poroso no estmago, favorecendo uma digesto enzimtica mais fcil e rpida. O teor de protenas adequado e perfeito para o crescimento e desenvolvimento cerebral do beb. (VALDS; SNCHEZ; LABBOK, 1996, CARVALHO; TAMEZ, 2005) Segundo Valds, Snchez, Labbok (1996) e tambm Carvalho e Tamez (2005), o carboidrato mais abundante no leite humano a lactose que determina evacuaes semi-lquidas, favorecendo a absoro de clcio e ainda fornece galactose, importante na mielinizao dos axnios favorecendo o desenvolvimento do sistema nervoso central alm de fornecer 40% da energia necessria. A lactoferrina tem ao bacteriosttica promovendo a colonizao intestinal com lactobacilos bfidos alm de contribuir para a absoro intestinal do ferro. Os lipdios fornecem cerca de 50% da energia do leite e aumentam com o tempo de lactao sendo o componente mais varivel do leite humano. Sua concentrao aumenta por sucessivas ejees do leite e a qualidade dos cidos graxos modificada de acordo com a alimentao da me. Os cidos graxos essenciais presentes somente no leite humano se mostram importantes no desenvolvimento cerebral e da retina e ainda, estudos sugerem que protegem contra o desenvolvimento de doenas auto-imunes na vida adulta. Tambm o colesterol favorece o desenvolvimento neurolgico sendo fundamental para o crescimento. (VALDS; SNCHEZ; LABBOK, 1996, CARVALHO; TAMEZ, 2005) Valds, Snchez, Labbok (1996) e ainda Carvalho e Tamez (2005) referem que quanto ao fornecimento de minerais e vitaminas, poucos casos so descritos em relao deficincia deles, pois a presena dos vrios componentes no leite materno mostra que normalmente esto relacionados com algum defeito metablico ou deficincia nutricional materna. Ainda h a formao de um leite que no conseqncia das fases citadas anteriormente, mas que completa as descries, pois aparece em uma situao

19

diferenciada que o acontecimento do parto prematuro. A composio deste leite chamado de leite de pr-termo tem maior teor de protenas, lipdios e calorias e menor teor de lactose do que o leite maduro, pois o prematuro tem mais necessidade de protenas protetoras sendo a lactoferrina e a IgA abundantes neste leite, e a capacidade de digesto de lactose do prematuro menor. (VALDS; SNCHEZ; LABBOK, 1996, CARVALHO; TAMEZ, 2005)

1.3 VANTAGENS DO ALEITAMENTO MATERNO

H muito j se fala sobre as vantagens da prtica do aleitamento materno desencadeando benefcios para a criana, a me, a famlia e at para a sociedade. Desde os primrdios que estes benefcios so conhecidos, porm com o desenvolvimento econmico da sociedade, a prtica do aleitamento materno deixou de ser incentivada entre as famlias. Diante deste cenrio, a OMS e a UNICEF pressionadas por pesquisadores da rea da sade e organizaes de consumidores em 1979 realizou em Genebra a primeira reunio para discusso sobre a alimentao infantil e necessidade de um cdigo de regulamentao para os fabricantes de alimentos infantis. A partir desta conferncia foram desenvolvidas iniciativas como a Iniciativa Hospital Amigo da Criana (IHAC), Iniciativa Unidade Bsica Amiga da Amamentao (IUBAAM), Semanas Mundiais de Amamentao, criao das Normas de Comercializao de Alimentos para Lactentes com adaptao ao nosso pas (NBCAL) e Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM). Todas estas aes tm por objetivo principal promover, apoiar e proteger o aleitamento materno. (CARVALHO; TAMEZ, 2005) Dentre as vantagens do aleitamento materno para o beb destaca-se que o leite materno completo para todas as suas necessidades porque contm vitaminas, sais minerais, protenas, acares, gorduras, ferro, gua, enzimas, substncias nutritivas e protetoras no encontradas em nenhum outro leite de forma equilibrada e adequada. (OMS, 2002)

20

Os estudos realizados ao longo dos anos comprovam que o leite materno capaz de proteger o beb de infeces e alergias, reduzir a gravidade do sarampo, acelerar a maturao intestinal prevenindo alergias e intolerncias alimentares. (OMS, 2003) Segundo Calvano2 (2005, p. 60) o leite materno pode prevenir doenas crnicas degenerativas como diabetes, doena de Crohn, linfomas e ainda diminui a incidncia de distrbios orofaciais e a incidncia de cries. Tambm so atributos do leite materno a preveno de doenas oculares em funo do alto nvel de vitamina A encontrado em sua composio e a preveno da ictercia por acelerar a expulso de mecnio da luz intestinal. Sua composio promove a colonizao intestinal por bactrias que promovem uma acidez maior favorecendo a evacuao e facilitando a absoro de clcio e ferro. (VALDS; SNCHEZ; LABBOK, 1996) O leite de vaca possui o dobro da quantidade de casena do leite materno, esta casena quando combinada com o clcio forma um complexo insolvel que diminui a absoro do clcio e gorduras, dificultando sua digesto. (MOURA, 2005) A prtica da amamentao favorece o vnculo me / beb auxiliando no desenvolvimento de uma criana mais segura em relao afetividade, (LOUZADA, 2008):
Segundo Bertoldo e Santos (2008), os neurofisiologistas concluram que os elevados nveis de ocitocina liberados acompanhado com a prolactina colaboram para o aumento do amor materno e essas aes comportamentais desses hormnios sugerem que a amamentao facilita a relao me e filho, promovendo o vnculo afetivo, contribuindo assim nesse perodo um aumento do prazer e da felicidade da me. (LOUZADA, 2008)
3

Tambm com a prtica da amamentao, ocorre o benefcio da reduo dos riscos de contaminao e acidentes pelos objetos alternativos ao peito utilizados para alimentar o beb. (CARVALHO, 2005)

CALVANO, L. M. O poder imunolgico do leite materno. In: CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentao bases cientficas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 57-65. 3 BERTOLDO, I. E. B.; SANTOS, M. L. Benefcios Biopsicossociais do Aleitamento Materno. In: ISSLER, H. (Org.) O Aleitamento Materno no Contexto Atual: Polticas, Prticas e Bases Cientficas. So Paulo: Sarvier, 2008. v. 1, p.263 - 266.

21

Caspi et. al. (2007) e Gomez - Sanchiz et. al. (2003) afirmam que os nveis de crescimento e desenvolvimento de bebs alimentados pelo leite materno so melhores do que aqueles que so alimentados por outros tipos de leite e estudos comprovaram que crianas alimentadas com leite materno podem ser mais inteligentes. A importncia do AME ainda mais reforada quando verificamos vrios estudos mostrando que episdios de pneumonia e diarria podem ser reduzidos de forma importante com o aleitamento materno. Um estudo realizado por Victora et. al. (1987) mostrou que o risco de morte por diarria 14 vezes maior e por Cesar et. al. (1999) de 61 vezes maior para internao por pneumonia em crianas que recebem outro tipo de alimento. Broad (1979), Victora (1987) e Duffy et. al. (1997) mostraram que crianas amamentadas exclusivamente tm duas vezes menos episdios de otite mdia e adoecem duas vezes e meia menos que crianas alimentadas por outros leites. Em situaes especiais, como quando o beb prematuro (abaixo de 36 semanas) a composio do leite materno modificada naturalmente. Os nveis de lactoferrina, lisozima e IgA so maiores, aumentando os fatores de proteo. (MATUHARA, A. M.; NOGANUMA, M., 2006) Para a me, as vantagens do aleitamento materno indicam que o sangramento uterino e o retorno do tero ao tamanho normal acontecem mais rapidamente quando a amamentao iniciada precocemente, tambm aumentando as reservas de ferro. A ao reflexa do hormnio ocitocina liberado pela hipfise ao haver o estmulo de suco no seio, realiza a contrao uterina e o hormnio prolactina estimula a produo lctea aumentando os nveis de colostro e depois de leite, a cada mamada. (OMS, 1991) A amamentao pode ser utilizada como mtodo natural de planejamento familiar, atravs do Mtodo da Amenorria da Lactao (LAM), se as 3 condies combinadas forem obedecidas: a me no estar menstruando, o beb tiver at 6 meses de idade e estar sendo amamentado exclusivamente. (KENNEDY, 1991) Segundo Hartge (1989) e Yuan (1989) seus estudos demonstraram que quanto mais a mulher amamenta e maior o tempo desta amamentao, menor o risco de cncer de mama e ovrios. Para a famlia a amamentao reflete principalmente em economia financeira por no ter custos, possibilitando a destinao de recursos para outras

22

necessidades da famlia e a disponibilidade de tempo para ela, visto que o leite j est pronto a cada mamada. A sociedade favorecida por ter uma populao constituda por crianas menos doentes, consequentemente adultos mais saudveis, diminuindo gastos do governo com a sade e das empresas que tem os nmeros de absentesmo diminudo em virtude do menor nmero de vezes que a me ou o pai necessitam acompanhar suas crianas doentes.

1.4 BARREIRAS E INTERFERNCIAS AO ALEITAMENTO MATERNO

Os mitos disseminados na sociedade de que ao amamentar os peitos caem, o leite no suficiente para o beb, que bebs prematuros no devem mamar no peito, interferem prejudicialmente promoo do aleitamento materno. (OMS, 2003) Carvalho (2005) ressalta que o uso de chupetas, chucas e mamadeiras podem favorecer infeces por contaminao do leite ou dos prprios materiais. Tambm podem aumentar os intervalos entre as mamadas, alm de promover a confuso de bicos, pois para a suco do peito e da mamadeira, msculos diferentes so utilizados fortalecendo antagonistas que segundo o autor:
Chuquinhas ou mamadeiras so veculos de contaminao porque os lquidos ou leites artificiais podem ser preparados de forma no higinica, usando gua contaminada, diluindo excessivamente o p e atrapalhando a proteo imunolgica fornecida pelo leite materno. (CARVALHO, 2005, p. 103)

Todo ser humano carrega consigo duas heranas: a gentica e a cultural. Muitas vezes os profissionais orientadores esquecem-se destas cargas e ditam-lhe regras e normas para que sigam condutas preconizadas sem perceb-lo como ser individual que traz consigo aprendizados obtidos atravs da cultura vivenciada que constri o seu saber. Nesta mesma direo h a seguinte reflexo de Bitar:

23

A amamentao uma escolha individual que se desenvolve dentro de um contexto sociocultural, portanto influenciada pela sociedade e pelas condies de vida da mulher. (BITAR, 1995)

Para Giugliani (1994) h a transmisso da experincia familiar em aleitamento materno fortalecendo e evidenciando o fator cultural que influencia a prtica da amamentao. A influncia familiar de grande importncia e Nakano (2007) relata que preciso alcanar alm do binmio me/beb, tornando a famlia participante do processo de promoo, proteo e apoio ao aleitamento materno. Com a modernidade, as mes deixam de ter o apoio dos familiares facilitadores e apoiadores da prtica da amamentao, as avs, tias e irms que j no podem estar ao seu lado ou tambm no vivenciaram a experincia de amamentar, sofrendo a cobrana da prtica como um fator inato, favorecendo ao desmame precoce. (ORLANDI, 1985) A introduo precoce de outros alimentos interfere na prtica do AME e muitas vezes, est relacionada ao fato da me/ famlia achar que o beb tem fome, seu leite fraco e insuficiente para satisfaz-lo e com isso, outros fatores so acarretados concomitantemente como o ingurgitamento mamrio, mamadas curtas e infrequentes, dificuldade de pega e posicionamento (VAUCHER; DURMAN, 2005) Diante das dificuldades acima descritas h a escolha pela oferta do leite artificial favorecendo o desmame precoce parcial ou total atribuindo ao beb, na maioria das vezes, os motivos para esta deciso. Porm, no estudo de Pinto (2008) no foram citados fatores como falta de orientao, choro do beb ou nervosismo materno como fatores de opo / convenincia evidenciando que, so fatores socialmente menos aceitos e por isso, reprimidos. Outro fator influenciador para o favorecimento do desmame precoce o fato da mulher desde a revoluo industrial participar do mercado de trabalho para a qual as leis trabalhistas vm sendo modificadas na tentativa de proteger e apoiar o aleitamento materno. (DAMASCENO, 2008) J Ryan & Martinez (1989), Agir (1996), Rea (1997) (citados por Ferreira, 2004) referem que a influncia do trabalho est muito mais relacionada durao da amamentao do que deciso de amamentar em virtude da relao direta s condies ofertadas pelas empresas e aceitao por parte dos colegas.

24

A necessidade financeira familiar um dos motivos que leva a mulher a trabalhar fora e assim ser esse um fator influenciador na prtica da amamentao. (FROTA et. al. 2008) H uma grande dificuldade para as mulheres manterem seus bebs em AME, retornando ao trabalho aps quatro meses de licena gestante. H um novo projeto de lei tramitando no governo para que a licena maternidade seja estendida at os seis meses para toda mulher trabalhadora, indo ao encontro da prtica de AME preconizada pela OMS / MS / UNICEF. Este projeto de lei tende a ampliar a lei n 11.770, que atualmente beneficia com deduo integral dos 60 dias nos impostos fiscais a empresa privada chamada de empresa cidad que prorrogar a licena maternidade para 180 dias das funcionrias nutrizes. (BRASIL, 2008) Desde os primrdios, a alimentao artificial comercializada associada a vrios utenslios cada vez mais modernizados e cercados de grande marketing. (DAMASCENO, 2008) Porm, diante de abusos da indstria alimentcia, em 1992, criou-se a norma brasileira de comercializao de alimentos para lactentes que passou a ser um instrumento legal para regulamentao comercial de substitutos do leite materno e ainda defendendo os riscos associados ao desmame precoce fortalecendo o incentivo ao aleitamento materno. (BRASIL, 2001) Algumas mulheres relacionam a queda de seus seios com a gravidez e amamentao levando-as prtica de cirurgias plsticas estticas em virtude da ditadura da beleza. Em nosso pas, a preocupao com a beleza, formas perfeitas do corpo muito grande e fortalecida pela mdia. (RISCADO, 2009). Sendo assim, este tambm pode ser um fator de influncia negativa amamentao. Mesmo quando mulheres que tem a viso da amamentao como uma ao inata, biologicamente determinada, se deparam com dificuldades na prtica do ato de amamentar e percebem a importncia e a necessidade de aprendizado evidenciando que vai alm do instinto. (ALMEIDA, NOVAK, 2004) Na mesma direo, Carvalho e Tamez (2005) referem que o aleitamento materno natural, porm vai alm de um ato institivo ou inato, uma habilidade, portanto deve ser aprendida. Esta uma cultura humana que necessita ser recuperada e para isso necessrio que os olhares sejam modificados.

25

2. DESENVOLVIMENTO HISTRICO DA AMAMENTAO NO MUNDO

Dentre as histrias mticas h a referncia de que quase todas as mulheres amamentavam. Hera, a esposa de Zeus, rainha dos deuses, derramou seu leite para todo o universo, tracejando a via lctea. (DAMASCENO, 2008) Houve um tempo em que o ser humano precisava caar e catar alimentos para sua sobrevivncia e quando uma me no podia amamentar seu filho, outra me o fazia at que fosse capaz de conseguir seu prprio alimento, caso contrrio estaria fadado morte. Ainda no perodo Neoltico, quando o homem passou a plantar e domesticar rebanhos, levou um tempo para que as crianas fossem alimentadas com leite animal ofertados por utenslios ou diretamente de suas tetas. (CASTILHO; BARROS FILHO. 1984) Segundo A Bblia Sagrada4 (1969, citada por Castilho e Barros Filho, 1984) Moiss na passagem de xodo de 1:15 a 2:10, relata sobre o comportamento da utilizao de amas entre os egpcios e hebreus para garantir a sobrevivncia das crianas que eram afastadas de suas mes. H outra citao em I Samuel captulo I: 22 24 que em 1000 a. C., descrevendo o fato de somente aps o desmame, com 3 anos, Samuel ter sido levado para viver com o sacerdote Eli parecendo fazer referncia ao tempo de amamentao naquela poca. Quando Maria deu o peito ao Seu filho divino, provou a sua humanidade diante do seu papel de me. Para os povos da Mesopotmia, Egito e Hebron as crianas eram ddivas divinas e recebiam cuidados semelhantes, at que os romanos passaram a dominar essas terras e a partir da as crianas perderam seu valor. (CASTILHO; BARROS FILHO; 1984) De acordo com Badinter5 (1985), Plutarco foi o primeiro moralista a favor do aleitamento materno:
Em todos os militantes do aleitamento materno, de Plutarco ao doutor Brochard (fim do sculo XIX), passando por Favorinus, Erasmo e muitos outros, encontra-se indefectivelmente uma profisso de f naturalista: " a A Bblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Trad. Joo Ferreira de Almeida. Edio revista e atualizada no Brasil. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil; 1969. p.309. 5 BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Traduo de: LAmour en plus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
4

26

natureza, dizem eles, que manda que a me amamente o seu beb." Ora, mal, moral e fisicamente, desobedecer natureza. Nas entrelinhas, para todos esses moralistas, quem diz "lei da natureza" diz "lei divina". E no bom desobedecer a Deus. (BADINTER, 1985, p. 130)

Segundo Castilho e Barros Filho (1984), entre os sculos XIII e XVII, aconteceu a inveno da imprensa, aparecendo a publicao de livros. Alguns autores seguiam as orientaes de Avicena que escreveu o Cnon da Medicina que acreditava que a sade da nutriz e suas caractersticas influenciavam a sade do beb devendo ser substituda por outra mulher quando adoecesse ou que o leite fosse ordenhado e exposto ao ar livre para s depois ser administrado aos bebs atravs de chifres conectados a bicos artificiais. Suas orientaes eram em favor da amamentao, porm no valorizavam o colostro. A histria tem relatos que entre os sculos XIV e XIX, muitos faziam uso da prtica da amamentao, porm era praticada por mulheres que no as mes dos seus bebs, contratadas para cuidar destas crianas at que fosse desmamado. A idia da concepo higienista do sculo XIX impe me a responsabilidade pela sade de seu filho gerando conflitos entre o querer e o poder amamentar. O primeiro embate cultural no Brasil aconteceu com a chegada dos portugueses que acreditavam ser um comportamento institivo e natural, no cabvel ao homem civilizado de cultura europia. (ALMEIDA; NOVAK, 2004) Com a revoluo industrial esta prtica foi fortalecida em virtude das mes necessitarem trabalhar duro junto aos seus maridos, no tendo a possibilidade de estarem mais prximas de seus filhos para amament-los. A modernidade trouxe tambm um maior nmero de mes solteiras e no final do sculo XVIII eram obrigadas pela misria a cumprir o resguardo dentro dos hospitais, e, ento eram convidadas a amamentar as crianas abandonadas. Elas amamentavam alm de seus filhos, mais 2 ou 3 crianas favorecendo a transmisso de doenas contagiosas como a sfilis. (DAMASCENO, 2008) As idias em relao a alimentao infantil comearam a mudar quando Mauriceau6 (1668, citado por Castilho e Barros Filho, 1984) publicou The accomplisht midwife. Nesta obra, comeou a incentivar as mudanas principalmente em relao ao emprego de amas, introduzindo papas e outros substitutos ao leite

MAURICEAU, F. The accomplisht midwife. Londres. 1673.

27

materno. Comeou a nascer a, o interesse pelo binmio me / beb e mais adiante, pelo bem estar da me. Nos sculos XVI e XVII a amamentao era mais comum entre mes protestantes do que catlicas porque a Igreja Catlica proibia as relaes sexuais enquanto as mes estivessem amamentando. (BADINTER, 1985) A valorizao do colostro comeou a aparecer atravs de Cadogan7 em 1748, que referenciou a propriedade purgativa favorecendo a eliminao do mecnio e em seguida a influncia sobre o poder preventivo de doenas infantis e at maternas. Tambm fez referncias ao lao afetivo estabelecido quando a me amamentava desde as primeiras horas de vida do beb. (CASTILHO; BARROS FILHO; 1984) Segundo Castilho e Barros Filho (1984) a mortalidade infantil passou a ser reduzida na Inglaterra entre 1675 e 1750 influenciando os hbitos em relao oferta do colostro8. Com as orientaes de Cadogan, priorizando o bem estar da me, a amamentao sob livre demanda passou a ser reduzida, antecipando a introduo de alimentos complementares a partir do segundo ou quarto ms. A volta da recomendao da livre demanda aparece s no final do sculo XVIII. (FILDES9, 1986 citado por Castilho; Barros Filho; 1984) Com a revoluo pasteuriana passa-se a ter um novo olhar para a importncia do aleitamento materno. O leite materno reconhecido como alimento protetor e mesmo que no seja oferecido diretamente do peito, deve ser atravs da mamadeira. Entre os anos de 1920 e 1930 a instituio francesa, o Socorro Branco, passa a assegurar o recolhimento do leite materno e a partir da, a amamentao passa a ter uma valorizao afetiva. (DAMASCENO, 2008) Ainda, segundo Damasceno (2008) o surgimento do feminismo no incio dos anos 70 com mulheres flicas, desqualificavam os cuidados maternos. Segundo essas mulheres, amamentar era vergonhoso, ridculo. Almeida e Novak (2004) referem que a chegada do leite condensado e a farinha lctea no Brasil, importados da Sua, com o leite industrializado e a mamadeira passaram a ser uma alternativa teraputica idia do leite fraco. A

CADOGAN, W. Essay upon nursing and the management of children. Londres. 1748. Esta uma referncia de Hollingworth, T.H. (1957) em Fildes, V. A. 9 FILDES, V. A. Breasts, bottles and babies: a history of infant feeding. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1986.
8

28

utilizao desta prtica permitiu a institucionalizao do desmame precoce como uma ao sociocultural protegido pela prpria medicina. Segundo Fomon10 (2001, citado por Castilho e Barros Filho, 1984), por volta de 1880, a gua comeou a ser clorada no Primeiro Mundo, melhorando a condio de preparo do leite em p. E medida que passaram a ter maior conhecimento em relao s necessidades nutricionais das crianas, os pediatras passaram a se responsabilizar pelo preparo laboratorial do leite pronto para uso e pelas orientaes de como preparar frmulas caseiras. Mas os clculos matemticos eram complicados demais para a maioria da populao. (COLON11, 1999, citado por CASTILHO e BARROS FILHO, 1984) As mamadeiras de vidro e os bicos de borracha foram patenteados em 1845 e as indstrias passaram a promover o leite evaporado. Nesta ocasio, com interesse financeiro combinado com a queda de natalidade aps a Segunda Guerra, foi iniciada uma macia promoo dos substitutos do leite materno. (REA, 1990) Fomon (2001, citado por Castilho e Barros Filho, 1984), refere que em 1909 foi criada a primeira frmula de soja e indicada em 1929, como alternativa s crianas alrgicas ao leite de vaca. Na dcada de 50, foi observado que crianas alimentadas com esta frmula apresentavam deficincias vitamnicas. J na dcada de 60 houve um retorno queda de natalidade em funo do acesso plula anticoncepcional atravs do movimento feminista. Agora os seios passam a ter uma conotao sexual e esttica minimizando a sua ao funcional. (JELLIFFE12, 1978, citado por CASTILHO; BARROS FILHO; 1984) A partir de 70, iniciou-se um movimento mundial para a volta da promoo amamentao e desde ento, avanos nos estudos realizados tem auxiliado os conhecimentos em torno do leite materno, seus potenciais e os benefcios da amamentao. A tabela abaixo referencia cronologicamente os eventos acontecidos aps a Revoluo Industrial e que foram capazes de influenciar a alimentao infantil. (CASTILHO; BARROS FILHO; 1984)

FOMON, S. J. Infant feeding in the 20th century: formula and beikost. Journal of Nutrition. 2001;131: 409S-420S 11 COLON, A. R.; COLON, P. A. Nurturing children: a history of pediatrics. Westport: Greenwood Press, 1999. 12 JELLIFFE, D. B. , JELLIFFE, E. F. Human milk in the modern word- psychosocial, nutritional, and economic significance. Oxford: Oxiford University Press, 1978.

10

29

Tabela 1 influncias na alimentao infantil aps a revoluo industrial Data 1838 1856 1867 1872 1874 1880 1883 1885 1890 1895 Evento Simon: LV tem mais protena que LM. Gail Borden: leite condensado. Leibig: Primeira frmula comercializvel (farinha de trigo + malte + bicarbonato de potssio) farinha leite diludo. Leite condensado: baixo teor de gordura, alta energia. Frmula artificial completa: leite em p, malte, farinha de trigo, acar preo inacessvel. gua clorada. Myenberg: leite evaporado. Exata composio do leite materno: Meigs e Biedert. Pasteurizao do leite de vaca. Rotch: frmulas matemticas impraticveis em casa leite pronto em frascos. Eletricidade conservao. Propagandas aumento do consumo de leite de vaca e frmulas. Produo de leite modificado mais prximo da composio do leite materno. Associao de beribri, escorbuto, pelagra e raquitismo falta de vitaminas. Necessidade energtica recomendada. leos de fgado de bacalhau e suco para suplementao. Slidos mais cedo. Frmula de soja para alergia ao leite de vaca. Leite evaporado ou pasteurizado com vitamina D + suco vitamina C. Aps Segunda Guerra: lucro = propaganda + aumento natalidade. Plula anticoncepcional = diminuio natalidade. Papas com glutamato monossdico, acar e amido = melhor textura e aparncia. Vrias mudanas das frmulas pela necessidade do lactente. Regulamentao das frmulas. Movimento pr amamentao. Relao com leite de vaca: alergia, diarria, anemia. No amamentados: frmula com ferro ou leite com cereal fortificado. Declarao de Innocenti, IHAC, 10 passos para o sucesso do AM, regulamentao propagandas de frmulas, bicos e mamadeiras. OMS: padro de crescimento de crianas amamentadas diferente. Novas curvas de crescimento para crianas amamentadas OMS 2006. Padro de crescimento para sculo XXI. Recomendao da OMS: AME at 6 meses, aps AMC at 2 anos ou mais.

1912 1920 1929 1940

1960

1962 1970

1990

1993 1997 - 2003 Sculo XXI

LV = leite de vaca, LM = leite materno, IHAC = iniciativa hospital amigo da criana, AM = aleitamento materno, OMS = Organizao Mundial de Sade, AME = aleitamento materno exclusivo, AMC = aleitamento materno complementado. FONTE: CASTILHO, S. D.; BARROS FILHO, A. A. (1984)

30

3. DISCUSSO

O dicionrio Michaelis traz a referncia ao termo natural como:

adj m+f (lat naturale) 1 Que pertence ou se refere natureza. 2 Produzido pela natureza, ou de acordo com suas leis. 3 Que segue a ordem regular das coisas. 4 No contrafeito, no estudado; desafetado. 5 Espontneo. 6 Conforme ndole humana; inato, ingnito. 7 Fcil, sem constrangimento. 8 Conforme razo ou ao uso. 9 Que se oferece espontaneamente ao esprito. 10 Derivado da natureza (em oposio a habitual). 13 11 Instintivo. 12

Acomodado,

apropriado,

consoante.

Provvel,

presumvel,

verossmil. 14 Originrio, oriundo. 15 No falsificado. 16 Prprio. 17 de origem terrena; humano. 18 Em que no h trabalho do homem...(MICHAELIS, 2009)

2. O termo inato descrito no dicionrio Aurlio como adjetivo que se refere ao que nasce com o indivduo, congnito, ingnito, nativo, nato. (Aurlio sculo XXI, 2003, pg 379) J o termo cultura refere-se a valores, crenas, normas e prticas que so absorvidos pelos modos de vida aprendidos, transmitidos e/ou compartilhados, de um grupo determinado que oriente os pensamentos, decises e aes de maneira padronizada de uma determinada sociedade. (TEIXEIRA, 2006) Para Edward Tylor, (1871):
Cultura o todo complexo que inclui conhecimentos, crenas, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade. (...) John Locke, em 1690, afirmou que a mente humana era uma caixa vazia 13 no nascimento, dotada de capacidade ilimitada de obter conhecimento...

Geertz (1978) faz a proposta de duas idias a partir do referencial de cultura:

Trechos retirados de texto de autor desconhecido. Cultura: Um Conceito Antropolgico. Disponvel em: < http://www.grupoescolar.com/materia/cultura:_um_conceito_antropologico.html>. Acesso em: 10/06/2010.

13

31

(...) quero propor duas idias. A primeira delas que a cultura melhor vista no como um complexo de padres concretos de comportamento costumes, usos, tradies, feixes de hbitos - como tem sido o caso at agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle - planos, receitas, regras, instrues ( o que os engenheiros de computao chamam programas) - para governar o comportamento. A segunda idia que o homem precisamente o animal mais desesperadamente dependente de tais mecanismos de controle, extragenticos, fora da pele, de tais programas culturais, para ordenar seu comportamento.

Quando nos deparamos com a amamentao ao longo da histria da humanidade podemos observar que existe uma co-relao entre os fatores inatos ao ser humano, fatores naturais referentes sua existncia e fatores aprendidos ao longo de sua vida que so transmitidos de gerao em gerao de acordo com os valores de sua comunidade. A transmisso cultural tem um papel muito importante, pois muitas vezes est em desacordo com os conhecimentos cientficos, mas credibilizado de tal maneira que mesmo diante de comprovaes contrrias ao costume, se torna difcil modificlo. Ao pensarmos que ser natural desenvolver algo de forma espontnea, de acordo com as leis da natureza, como podemos acreditar que para amamentar existam interferncias que por diversas vezes geram fracassos, fortalecendo um sentimento de impotncia e de incapacidade? Muitas vezes ao se deparar com a informao de que a amamentao no inata, profissionais se surpreendem e questionam a informao por confundirem o ato de amamentar com a presena dos reflexos estomatognticos j desenvolvidos no beb durante a vida intra uterina. A necessidade de manejo clnico, orientaes, aes para melhora dos ndices mundiais de AM nos leva a identificar o ato da amamentao como muito alm de inato ao binmio me / beb, necessitando considerar todos os fatores que envolvem esta prtica. Os textos de Almeida e Novak (2004) e Damasceno (2008) nos mostram exatamente que h uma fuso entre os aspectos naturais e culturais envolvidos no ato de amamentar. Fatores estes, que ora claramente percebido na sua individualidade, ora to unido que torna imperceptvel a identificao das caractersticas de cada um. Amamentar no uma prtica simples e nica, o resultado da influncia de diversos fatores, uma prtica a ser aprendida.

32

4. CONSIDERAES FINAIS

Para que o profissional possa ofertar o acolhimento ao binmio me / beb e sua famlia de forma efetiva, ampla e global necessrio que esteja imbudo de um saber que respeita aquilo que todo ser traz consigo, suas crenas e valores. A natureza, a cultura e a carga congnita muitas vezes se fundem impossibilitado delimitar onde comea e onde termina cada um deles. Diante desta mescla de fatores cabe ao profissional compreender que o resultado do seu atendimento est intimamente ligado ao seu prprio referencial, que como ponto de partida deve entender estes conceitos com propriedade. Diante disto, vale ressaltar que ainda h muito que se fazer em relao promoo, apoio e proteo ao aleitamento materno, at que ns seres humanos, possamos tornar a prtica da amamentao naturalmente um ato difundido entre as culturas sociais e familiares.

33

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

KNIBIEHLER, Y. Allaitement. Dictionnaire de la pense mdicale. Paris: Puf, p. 29, 2004. CARVALHO, M. R. Aleitamento Materno: Muitos Benefcios. Disponvel em: <http://www.aleitamento.com> Acesso em 21/10/2009. ALMEIDA, J. A. G.; NOVAK, F. R. Amamentao: um hbrido natureza-cultura. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, 80, 5, S119-S125, 2004. CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentao - bases cientficas. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. REGO, J. D. O papel do pai na amamentao. In ISSLER, H. (Org). O Aleitamento Materno no Contexto Atual: Polticas, Prticas e Bases Cientficas. So Paulo: Sarvier, 2008. v. 1, p.17 - 23. Organizao Mundial de Sade. Indicators for assessing breastfeeding practices. Genebra: OMS / Division of Child Health and Development, 1991. Disponvel em: < http://www.who.int/child_adolescent_health/documents/cdd_ser_91_14/en/> Acessado em: 21/10/2009. Departamento de Nutrologia - Manual de orientao: alimentao do lactente, alimentao do pr-escolar, alimentao do escolar, alimentao do adolescente, alimentao na escola / Sociedade Brasileira de Pediatria. So Paulo, 2006. VALDS, V.; SNCHEZ, A. P.; LABBOK, M. Manejo Clnico da Lactao Assistncia Nutriz e ao Lactente. Rio de Janeiro: Revinter, 1996. ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE. KRAMER, M. S.; KAKUMA, R. The Optimal Duration of Exclusive Breastfeeding: A Systematic Review. Genebra: OMS, 2002.

10 BRASIL. Ministrio da Sade. Organizao Pan-Americana da Sade. Organizao Mundial da Sade (OPAS/OMS) Amamentao. Informativo atualizado em junho de 2003. Disponvel em: <http://www.opas.org.br/sistema/fotos/amamentar.pdf > Acesso em: 15/09/2009. 11 CALVANO, L. M. O poder imunolgico do leite materno. In: CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentao - bases cientficas. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 57 - 65. 12 MOURA, E. C. Nutrio. In: CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentao bases cientficas. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 26 - 56.

34

13 BERTOLDO, I. E. B.; SANTOS, M. L. Benefcios Biopsicossociais do Aleitamento Materno. In: ISSLER, H. (Org.) O Aleitamento Materno no Contexto Atual: Polticas, Prticas e Bases Cientficas. So Paulo: Sarvier, 2008, v. 1, p.263 266. 14 LOUZADA, V. B. Amamentao como um ato psicossocial. Governador Valadares, 2008. Disponvel em: <http://www.aleitamento.com>. Acesso em: 18/11/2009. 15 CASPI, A. et. al. Moration of breastfeeding effects on the IQ by genetic variation in fatty acid metabolism. PNAS. Estados Unidos, 2007, vol.104, 47, p. 18860 18865. 16 GOMEZ-SANCHIZ, M.; CANETE, R.; RODERO, I.; BAEZA, J. E.; AVILA, O. Influence of breast-feeding on mental and psychomotor development. Clinical Pediatrics, Philadelphia, 42(1), p. 35 - 42, 2003. 17 VICTORA, C. G. et. al. Evidence for protection by breastfeeding against infant dealts from infectious diseases in Brasil. Lancet, 1987. 18 CESAR, J. A.; VICTORA, C. G.; BARROS, F. C.; SANTOS, I. S.; FLORES, J. A. Impact of breast feeding on admission for pneumonia during postneonatal period in Brazil: nested case-control study. Bristish Medical Journal, 318, p. 1316 1320, 1999. 19 BROAD, F. E. Early feeding history of children with learning disorders SIR. Development Medicine of Children Neurology, v. 21, n. 1, p. 822, 1979. 20 DUFFY, L. et. al. Exclusive breastfeeding protects against bacterial colonization and day care expousure to otitis media. Pediatrics, v. 100, n. 4, p. e 7, out/1997. Disponvel em: <http://www.pediatrics.org/cgi/content/full/100/4/e7> Acesso em: 15/09/2009. 21 MATUHARA, A. M.; NAGANUMA, M. Impacto de um manual instrucional sobre o aleitamento materno de recm-nascidos pr-termos em UTI neonatal. Pediatria, So Paulo, 2006. 22 KENNEDY, K. et. al. The natural family planning lactational amenorrhea method interface: Observations from a prospective study of breastfeeding user of NFF, AJOG. 1991, 165 (suppl. 2): 2020. 23 HARTGE, P. et. al. A case control study of epithelial ovarian cancer. Am J. Obstet. Gynecol, 1989, 161:10 - 6. 24 YUAN, J. M. et. al. Risk factors for boast cancer in Chinese women in Shangai. Cancer Res, 1989. 25 CARVALHO, G. D. Enfoque Odontolgico. In: CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentao - bases cientficas. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 89 - 109.

35

26 BITAR, M. A. F. Aleitamento Materno: um estudo etnogrfico sobre os costumes e crenas e tabus ligados a esta prtica. [dissertao] Belm, Centro de Cincias da Sade - Departamento de Enfermagem / Universidade Federal do Par, 1995. 27 GIUGLIANI, E. R. J. Amamentao: como e por que promover. J. Pediatria. 1994, v. 3, p. 138 - 151. 28 NAKANO, A. M. S.; REIS. M. C. G.; PEREIRA, M. J. B.; GOMES, F. A. Womens social space and the reference for breastfeeding practice. Rev. Lat. Am. Enfermagem. 2007, v. 2, p. 230 - 238. 29 ORLANDI, O. V. Teoria e prtica do amor criana: Introduo pediatria social no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. 30 VAUCHER, A. L. I.; DURMAN, S. Amamentao: crenas e mitos. Rev. Elet. Enfermagem. 2005, v. 7, n 2, p. 207 - 214. 31 PINTO, T. V. Promoo, Proteo e Apoio ao Aleitamento Materno na Comunidade Reviso das Estratgias no Perodo Pr-natal e Aps a Alta. Arquivos de Medicina. 2008, 22(2/3), p. 57 - 68. 32 DAMASCENO, N. Amamentar: uma prtica naturalmente cultural. 2008. Disponvel em: <http://www.aleitamento.com> . Acesso em: 18/11/2009. 33 FERREIRA, A. M. R. Determinantes da tomada de deciso do tempo de amamentao. Coimbra, 2004. 34 RYAN, A. S.; MARTINEZ, C. A. - Breast-feeding and the working mother: a profile. Pediatrics, 1989, v. 83, p. 524 - 531. 35 AGIR, V. E.; PONS, R. M.; REVUELTA, C. C. - Duracin de la lactancia materna y actividad laboral. Anales Espaoles de Pediatria, 1996, vol. 44, n 5, p. 437 - 441. 36 REA, M. F. et. al. Possibilidades e limitaes da amamentao entre mulheres trabalhadoras formais. Rev. Sade Pblica. So Paulo, 1997, 31 (2), p. 149156. 37 FROTA, M. A. et. al. Fatores que interferem no aleitamento materno, 2008. Disponvel em: <http://www.revistarene.ufc.br/10.3/html/6.html> Acesso em: 05/05/2010. 38 BRASIL. Lei 11.770, de 09 de setembro de 2008. Dispe sobre o programa empresa cidad destinado prorrogao da licena maternidade. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 09 set. 2008. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11770.htm Acesso em: 17/08/2010.

36

39 BRASIL. Portaria 2051 do Ministrio da Sade de 08/11/2001. NBCAL Norma Brasileira de Comercializao de Alimentos In: CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentao - bases cientficas. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 347 - 353. 40 RISCADO, L. C. Culto ao corpo: o significado da cirurgia esttica entre mulheres jovens do Rio de Janeiro. [dissertao] Rio de Janeiro, 2004. 41 CASTILHO, S. D.; BARROS FILHO, A. Z. Alimentos utilizados ao longo da histria para nutrir lactentes. Campinas, 2004. 42 A Bblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Trad. Joo Ferreira de Almeida. Edio revista e atualizada no Brasil. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil; 1969. p. 309. 43 BADINTER, E. Um amor conquistado: O mito do amor materno. Traduo de LAmour em plus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 130. 44 MAURICEAU, F. The accomplisht midwife. Londres. 1673. 45 CADOGAN, W. Essay upon nursing and the management of children. Londres. 1748. 46 FILDES, V. A. Breasts, bottles and babies: a history of infant feeding. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1986. 47 FOMON, S. J. Infant Feeding in the 20th Century: Formula and Beikost. Journal of Nutrition. 2001, 131, p. 409S - 420S. 48 COLON, A. R.; COLON, P. A. Nurturing children: a history of pediatrics. Westport: Greenwood Press, 1999. 49 JELLIFFE, D. B. , JELLIFFE, E. F. Human milk in the modern word psychosocial, nutritional, and economic significance. Oxford: Oxiford University Press, 1978. 50 REA, M. F. Substitutos do leite materno: passado e presente. Rev. Sade Pblica. So Paulo, 1990, v. 24, p. 241 - 249. 51 MICHAELIS. Moderno dicionrio da lngua portuguesa. 2009. Disponvel em: <http://www.michaelis.uol.com.br> Acesso em: 20/08/2010. 52 Dicionrio Aurlio sculo XXI, 2003, p. 379. 53 TEIXEIRA, M. A.; NITSCHKE, R. G.; DE GASPERI, P.; SIEDLER, M. J. Significados de avs sobre a prtica do aleitamento materno no cotidiano familiar: a cultura do querer poder amamentar. Contexto Enfermagem. Florianpolis, 2006, v.15, (1), p. 98 106.

37

54 GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. Disponvel em: <http://www.dgta.fca.unesp.br/docentes/alberto/artigos/Fundsoc/cultura.PDF> Acesso em: 20/08/2010.

You might also like