You are on page 1of 23

INTRODUO

Toda e qualquer organizao necessita de uma prtica administrativa que oriente na busca de seus objetivos. Ao longo da histria foi surgindo uma cincia que visa subsidiar o processo de mediao para busca dos fins estabelecidos. Esta cincia a administrao, que com o tempo foi se desenvolvendo lentamente, ao receber influncia da filosofia, da igreja e das organizaes militares. O processo de evoluo da Administrao intensificado aps a Revoluo Industrial, e principalmente no sculo XX, surgindo vrias teorias com aspirao de sistematizar o processo administrativo. Essas teorias atuam nas mais diversas organizaes, embora sejam idealizadas em cenrios industriais e empresarias, alcanaram educao transformando a prtica administrativa nas escolas. Este texto apresenta um estudo da administrao e suas influncias no contexto educacional.

TEORIAS DE BUROCRACIA "A coordenao a pedra filosofal da gesto pblica" (Harold Seidman)

A burocracia uma unidade importante nvel macro de anlise, mas no assim to importante que toda teoria da burocracia uma teoria da administrao pblica ou de uma teoria sobre a sociedade como um todo. As opinies variam sobre a importncia, bem como definio de burocracia. Hill (1991) resume o debate cientfico em trs pareceres: (1) aqueles que dizem que as burocracias so poderosos e, inevitavelmente, dominar o processo poltico, (2) aqueles que dizem que as burocracias so no meio poderoso e impotente e melhor descrito como entidades patolgicas que s tem influncia fundamental sobre a poltica, e (3) aqueles que dizem burocracias pode ser significativo, mas no so todos que poderoso como atores do processo poltico. Claramente, uma diversidade de opinio existe, ea literatura est cheia de carregado de valor (normativo), bem como o valor neutro (emprica) conceituaes.

Burocracias foram culpados por tudo de "passar a bola" para a queda da civilizao. Alguns esteretipos comuns incluem a ser perdulrio, ineficiente, muito grande, e uma ameaa liberdade. Burocracias so muitas vezes criticado por ser "fora de contato" e exibindo as qualidades de lentido, complacncia, e arrogncia. Todo mundo parece rpido para apontar o dedo da culpa para a burocracia quando as coisas do errado, incluindo meios de comunicao, polticos, interesses especiais, acadmicos e cidados comuns. Trabalhando em uma burocracia suposto ser ingrato, chato,

trabalho, estpido estpido. No que eles no retornar suas ligaes (que seria prburocrtica comportamento, ou preguia), apenas que as burocracias s pode lidar com assuntos de rotina, e se algo est fora do normal, "Eu tenho que verificar com o meu supervisor. " A burocracia o bode expiatrio para quando as pessoas esto realmente se referindo a organizaes que no trabalham, no planeje, e no inovar.

Nem todos os pases definem a sua burocracia na forma como os americanos fazem, e ainda mais, como Riggs (1993) assinala, praticamente todos os pases do mundo tm burocracias mais poderosos do que os EUA Talvez a razo pela qual tantas pessoas sobre-inflar a importncia da conceito porque as apostas so altas. Afinal, a maior fora de uma burocracia reside na sua capacidade de coordenar operaes complexas, e coordinatio n o que as pessoas esperam de seu governo. Administrao pblica envolve a coordenao de recursos para obter tarefas complexas feito, por isso fcil de confundir os conceitos de burocracia com palavras de ordem da administrao pblica, como "Estado administrativo" e "sistemas administrativos", como Waldo (1948) e outros (Jreisat 2002) ter feito . A postura mais razovel para uma conceituao significativa da burocracia parece ser voltada para a adoo de opinio # 2 (acima), e Riggs (1994a) chama isso de abordagem "semipowered" institucional. Outra referncia para algo que considerado "entre poderosos e impotentes" gama mdia-teoria.

Mdio de gama teorias, ou teorias do nvel mdio, so bastante comuns em muitos campos de estudo. A idia de criar mdio alcance teorias (MRT) geralmente atribuda ao socilogo Robert Merton (1949; 1967), mas havia outros, voltando a Plato, Bacon, JS Mill e TH Marshall, que defendia coisas como meio axiomas, princpios, teorias mdia limitados e pedras pisar na distncia mdia. De acordo com Merton (1967), uma teoria de mdio alcance consiste em "um conjunto de pressupostos de que hipteses especficas so logicamente derivados e, posteriormente, confirmada por pesquisa emprica". Tais teorias, de acordo com Merton (1967), destinam-se a ser a construo de blocos de maiores, mais "grandes" teorias, mas vrias teorias em cincias sociais nunca conseguiu passar a faixa do meio. Morrow e Muchinsky (1980) lista os exemplos da teoria da dissonncia em psicologia, teoria do comportamento coletivo em sociologia, teoria do grupo de referncia em psicologia social e teoria oligarquia em cincia poltica como meio de alcance teorias. Teoria da burocracia merece ser acrescentado a esta lista de teorias de mdio alcance, porque eles s explicam uma pequena parte do quebracabea.

A "burocracia" termo derivado de uma palavra francesa negativamente referenciar todos os escribas, secretrios, funcionrios, e outros funcionrios que atuam como os "intermedirios" no governo. O francs viu a burocracia como um "quinto ramo de governo" perigoso bem como o "quarto poder" perigoso ou Fourth Estate famoso (como os meios de comunicao ou de imprensa s vezes so chamados). A burocracia no chamado de Quinto Estado, que se refere ao crime organizado (Primeiro Estado e ao clero, o Segundo Estado nobreza, eo Terceiro Estado para a classe mdia). Desde o incio, o conceito de burocracia sempre teve conotaes negativas. Por exemplo, Harold Laski, na Enciclopdia de 1930 das Cincias Sociais, definidas burocracia como "um sistema de governo o controle do que to completamente nas mos de funcionrios que o seu poder pe em risco as liberdades dos cidados comuns; cujas caractersticas incluem uma paixo pela rotina na administrao, o sacrifcio de flexibilidade para governar, o atraso no processo de tomada de decises, e uma recusa a embarcar experincia, em casos extremos, semelhante a uma casta hereditria manipulao do governo para sua prpria vantagem "(Laski 1930:70) . Alm disso, o economista austraco e libertrias Ludwig von Mises disse: "O pior lei melhor do que a tirania burocrtica" (Mises 1944:76). At mesmo o renomado socilogo Max Weber (1947:328) - muitas vezes defendida como o pai da burocracia - definiu o termo como se referindo a uma organizao da hierarquia administrativa caracterizada pela lealdade ao escritrio, uma diviso altamente especializada do trabalho, e as relaes impessoais baseado no prestgio, poder e controle. Influncia de Weber, claro, era maior do que isso, e as pessoas costumam citar Weber (1947) por suas ideias em outros burocracia como uma tendncia principal (Gerth & Mills 1976). Com a exceo de uma pequena tradio sociolgica liderada por Selznick (1943) e prenunciado por Barnard (1938) que sustenta que auxilia burocracia em expanso com o desenvolvimento de liderana, mais investigao acadmica desde a dcada de 1940 foi direcionada para encontrar formas de reduzir, reformar, reorganizar, reengenharia, ou administrar a burocracia, a fim de torn-lo mais responsvel, mais humana, ou mais responsivo. A crtica marxista da burocracia tem sido sempre nessa direo, na direo da reduo de salrios do governo

para que o trabalhador mdio (como o prprio Marx queria) e tendo burocratas "abaixo de um peg" do seu estatuto de privilgio imerecido e auto-estima. Marxistas tambm argumentam que o que os burocratas realmente fazer gerir o conflito de classe, e, adicionalmente, isso importante - no produzem diretamente qualquer bem ou servio para a sociedade (O'Connor 1973). Sobre a questo de saber se as burocracias so to intil quanto marxistas dizer, basta dizer que as opinies variam.

As dificuldades de definir BUROCRACIA

Denegrir a burocracia no defini-lo. necessrio uma boa definio, se um conceito para ser uma unidade de comparao. A tarefa no fcil. H muitas dificuldades. A maneira mais simples para medir a burocracia seria contar o nmero de funcionrios do governo. No entanto, esta forma simples a forma mais perigosa j que ele s poderia incluir representantes eleitos quando uma burocracia s deve corretamente incluem "nomeados" os trabalhadores. H tambm a necessidade de filtrar os funcionrios administrativos e de escritrio muito alto e muito baixo em hierarquias (o problema de superviso / no-superviso). Uma pessoa muito alta um poltico, no um burocrata, e uma pessoa muito baixa no possui a discrio necessria para tomar decises de prestgio suficiente ou poder. Um burocrata, por definio, algum que tem autoridade de tomada de deciso, mas que regularmente adia em sua tomada de deciso para o governo ou precedente. Alm disso, alguns funcionrios do governo no produzem um servio direto para a sociedade - a polcia patrulhando uma batida ou soldados carregando um rifle - mesmo que esses agentes no so normalmente consideradas como parte da burocracia, pelo menos na concepo americana, mas s vezes h boas razes para incluir a polcia, as foras armadas, empresas, hospitais, tribunais, ministrios, escolas e universidades, como parte da burocracia (embora isso seja altamente discutvel). Em pases onde o militar no subordinado a liderana civil, h certamente uma boa razo para incluir as Foras Armadas como parte da burocracia. Em alguns lugares, os burocratas que tomou o poder em um golpe de Estado

liderado por oficiais militares (Riggs, 1994b). Quando voc pensa sobre isso, oficiais militares e funcionrios civis compartilhar as mesmas queixas e dependem fortemente da mesma fonte de consideraes politicoeconomic para sua subsistncia.

A "contagem" tpica de burocratas em qualquer governo geralmente no mais de 2% da fora de trabalho (Heady 2001), embora em alguns pases, como a Noruega, Dinamarca e Sucia, a contagem pode correr mais, simplesmente porque um tero da populao trabalha para o governo (em oposio prtica padro dos EUA de manter o emprego do governo cerca de 15%). A razo de ser conservador ao contar os membros de uma burocracia que os estudiosos so normalmente apenas interessado no "meiotop" nveis de gesto. Estes nveis de formar o "grupo de ao" relativamente permanente da "alta funo pblica" (Marx, 1961). Aqueles no topo muito tm mandatos curtos de escritrio, e os que esto longe no meio nunca ter a chance de influenciar a poltica. Aqueles no topo ou so nomeados temporrios polticos que se escondem atrs privilgio executivo ou semi-temporrios nomeados polticos que praticam seu "controle de rotao" prpria e, portanto, servir como "frontbench" jogadores. Aqueles na parte inferior, os nveis normais deve possuir competncia, experincia e conhecimentos para um alto grau, e assim deve ser "multifuncional", o que significa que eles no apenas fazer bem o seu trabalho, mas os interesses articulados e agregados (como a voz para grupos de interesse pblico). habitual na administrao pblica para dizer que trs (3) nveis de descrever as fileiras de que a burocracia est redigido da seguinte forma: servio pblico superior - um pequeno grupo de "frontbench" executivos, ministros, secretrios, e deputados alta funo pblica - um grande grupo de "elite" e educada de permanentes, altos funcionrios servio civil comum - um grande corpo de "conhecimento" permanente, funcionrios pblicos

De certa forma, errado pincel todo um sector, como parte da burocracia ou no, porque isso a mentalidade no a organizao, o que importa. Os dois so, por vezes, em conflito, como por exemplo, quando os marxistas contar o nmero de relativamente "no-produtivos" funcionrios. De orientao marxista estudiosos sempre afirmou ser capaz de detectar a produtividade no, mas sua metodologia evasivo (O'Connor 1973). Identificar esses funcionrios pode ser fcil em um ambiente de mercado ou negcio onde uma perspectiva capital humano olhar para as coisas como salrios em relao a sobrecarga, mas extremamente difcil em um ambiente setor pblico para identificar quem produtivo ou no. No entanto, os burocratas so uma espcie de capitalistas como na medida em que se acumulam as coisas (valor acrescentado ou de autovalorizao do trabalho), e contratantes, claro, se espera que sejam tanto os capitalistas e burocratas. Em relao mentalidade necessria para se tornar um burocrata, uma pessoa pode ser um burocrata e no pode saber. Burocratas poucas auto-identificar porque existem tantas conotaes negativas associadas com o termo. Na melhor das hipteses, perspectivas marxistas s adicionar um pouco de nosso conhecimento sobre burocracias. Experincia e competncia so o que importa, e estas qualidades so apenas levemente capturado por uma abordagem desempenho ou prestao de contas.

ESTABILIDADE burocrtico e TRANSIO

Burocratas sobreviver, mantendo a sua cabea para baixo e manter o silncio. Seu castelo a sua mesa de trabalho, e eles levam coisas como seu espao de estacionamento muito a srio. Eles nunca admitir que tm espao suficiente, dinheiro ou pessoal, e esto sempre olhando para expandir o "feudo" de sua jurisdio. Survival vem antes do crescimento, no entanto. Como organizaes governamentais amadurecer, dedicao ao desempenho da misso tende a ser substituda pela dedicao para a

sobrevivncia do funcionrio e agncia. Servio ao cliente tende a ser substituda pela preveno de conflitos com aqueles que podem causar problemas para a agncia. Realizao de reunies torna-se mais importante do que qualquer problema que deve ser tratado em reunies. O que est sendo descrito aqui como "sobrevivncia burocrtica" a noo de uma "burocracia entrincheirada" - que impermevel reforma, responsabilidade reduo, ou. impermevel maioria dos tipos de reformas, como a do sol, legislao do Congresso de-dotaes, desregulamentao, privatizao e reorganizao. A nica coisa que funciona um novo mandato, que s ocorre durante a transio da liderana presidencial.

A poltica de transio burocrtica um assunto sub-estudado. Grupos como a Brookings Institution, so um dos poucos que pesquis-lo. Quase todos os pases do mundo permite que quatro a dez semanas (desde a eleio para inaugurao) para o seu Presidente eleito para implementar uma transio, e nos Estados Unidos, as agncias de apoio como o GSA (General Services Administration) esto no local para ajudar na orientao , viagens, alojamento, e tal, para novos nomeados. Privilgio presidencial permite a nomeao de membros-chave de uma burocracia, e em sua maior parte, as nomeaes de pessoal determinar a poltica. Isso quer dizer que "o pessoal poltico", porque um Presidente eleito s nomeia pessoas que iro apoiar seus / suas polticas e renomear ou demitir aqueles que enfraquec-los. Um presidente eleito tambm tenta tomar a iniciativa por ter certeza que a qualidade dos gestores de recursos humanos nos nveis segundo e terceiro nvel da "burocracia carreira" corresponde a seu / sua agenda poltica. a estes nveis de governo que os detalhes cruciais da poltica ser formulada e executada. Carreiristas a estes nveis quase nunca so promovidos ao topo, no carreiristas (ou "confivel tenente") pontos, e h uma boa razo para isso - tais profundamente arraigados funcionrios pblicos tm sido politicamente neutro por tanto tempo que seria errado for-los a um politicamente carregada, meio ambiente, polticas. Ser o suficiente para lev-los a ir junto com a implementao de mudanas polticas.

Uma administrao cessante vai tentar "enterrar" ou converter suas noprofissionais nomeados em cargos de carreira do servio pblico. Eles vo usar cada brecha na lei da funo pblica e todos os tipos de "expeditos" os processos de contratao para consolidar seu povo em segurana permanentes cargos no servio pblico. Um novo governo deve fazer tudo em seu poder para rever essas converses para sua legalidade e, ento, rapidamente corrigir quaisquer aes carreira de converso que eram inadequadas. A construo de galerias de pessoal administrao anterior constitui um abuso do servio pblico de carreira para fins poltico-partidrios. Durante as transies administrativas nos Estados Unidos, o Livro Plum um guia para as posies 9000 + que devem ser preenchidos, e muitos dos que esto isentos de regras do servio civil sobre nomeao competitivo. Qualificao para a nomeao, com base em competitividade no o mesmo que qualificao com base em mrito, mas um tipo de sistema baseado no mrito, que muito complexo um tpico para entrar aqui. O que ser o suficiente o seguinte incurso curta na histria de como, no mnimo, duas figuras importantes (Weber e Taylor) lidou com o problema de levar as pessoas boas para os lugares certos.

10

A ABORDAGEM weberiana a burocracia

Max Weber (1864-1920): o pai fundador da sociologia, o pai da burocracia, e pioneiro da administrao cientfica no teve suas obras traduzidas para o Ingls at muito tempo depois de sua morte. Na cincia organizacional, Weber conhecido por defender uma abordagem civilizao ocidental a racionalidade (a sincronizao lgica de meios e fins), que eleva a um modo de pensamento adequado para todas as esferas de ao, por exemplo, educao, cincia, arte, economia, direito . Weber defendeu

capitalismo de estilo ocidental como a nica instituio politicoeconomic com leis racionais, regras lgicas, governo limitado e administrao treinado. Weber no apenas enumerou as caractersticas da burocracia, mas tambm analisou as trs formas de autoridade nas organizaes: 1. Carisma, o apelo s emoes e afetos - Carismtica 2. Tradicional - a santificao de tradio ou hbito 3. Racional-legal - a avaliao de alguma coisa, porque ele encarna um valor final; uma atitude desinteressada profissional de avaliao para uma coisa para seu prprio bem

(1947) Weber estudos paradigmticos sobre o assunto no so nada menos do que brilhante, e de acordo com sua anlise, uma burocracia adequada (burocracia em sua forma mais pura), de um ponto de vista puramente tcnico, todas as outras coisas so iguais, sempre exibe as caractersticas de autorizao legal racional, como se segue:

11

uma organizao contnua de funes oficiais com limites de regras

especializao atravs de esferas de competncia especificados em uma diviso de trabalho

uma organizao claramente definida de escritrios com base no princpio da hierarquia

regras que exigem qualificao e formao de compreender e administrar

impessoalidade atravs da igualdade de tratamento para todos os clientes da organizao

nomeao e promoo com base no mrito e no preconceito ou favor

12

pagamento com base no posto acompanhado por direitos de penso

separao da vida pblica e privada em termos de interesses e finanas

uma disciplina rigorosa e controle sistemtico do dia-a-dia de trabalho

decises, atos e regras formuladas e registradas por escrito

provvel que veja a lista acima em vrias formas, mas aconselhvel que ao tentar simplificar ou abreviar Weber, no h risco de uma excessiva simplificao perigosa em fazer Weber parecer frio e sem corao, a tal ponto que uma forma eficiente de gerncia campo de extermnio nazista poderia parece admirvel. Weber tinha uma forte crena no uso da lgica e da razo para melhorar a condio humana (ele favoreceu casusmo e tipologia), e seu propsito era claramente o de desenvolver um "tipo ideal" modelo que era apenas isso - ideal - um padro para julgar e avaliar todas as outras formas de organizao. Seu modelo era uma abstrao tecer um exagero de certos elementos da realidade numa concepo logicamente precisa, baseada em uma combinao de anlise indutivo e dedutivo, e tem valor heurstico, mesmo se ele no corresponder as instncias existentes do fenmeno na realidade (Arora 1972 ). Verses taquigrficas dos princpios de Weber abundam; por exemplo, de Harmon e Mayer (1986):

13

Diviso do trabalho - o princpio da delegao fixa de autoridade e responsabilidade dentro da organizao

Estrutura baseada na hierarquia - uma pirmide de controle, como no exrcito, onde funcionrios de nvel superior supervisionar funcionrios de nvel mais baixo dentro da organizao

Administrao com base nas informaes - sobre funcionrios, processos, registros, relatrios, dados, etc

Emprego que pressupe a formao de especialistas - todos os funcionrios contratados pela organizao deve demonstrar suas qualificaes para o trabalho atravs da educao, formao, experincia ou

Os funcionrios so trabalhadores a tempo inteiro carreira - este promove maior controle organizacional sobre funcionrios

14

Funcionamento da organizao baseada em regras rgidas e impessoais de comportamento - este geralmente tomada para significar que a burocracia desumanizada;

e de Heady (2001) que diz que os elementos fundamentais de concepo de Weber so as seguintes:

Hierarquia - o elemento que mais se aplica racionalidade para tarefas administrativas; nveis firmemente seriadas de superordenao e subordinao em que os cargos mais elevados supervisionam escritrios menores

Diferenciao ou especializao - a diferenciao o que os socilogos dizer com papis; especializao o resultado da diviso do trabalho, ambos so necessrios para a cooperao para atingir objetivos complexos nas organizaes

Qualificao ou competncia - no o mesmo que o profissionalismo, competncia significa ser um "ajuste" para o trabalho e qualificao significa algum grau de preparao e educao.

15

Caractersticas de Weber de uma burocracia so to puros que poucas organizaes ou associaes jamais chegou perto de completar a realizao de todos eles. No entanto, eles se apresentam como a lista de coisas que todos concordam fornece o mais alto grau de eficincia entre as opes para o tipo de estrutura organizacional (Denhardt 1998). Uma definio que de forma semelhante sobrevaloriza

intencionalidade ou a eficincia a fornecida por Jackson (1982:121): "a burocracia uma forma particular de organizao composta por agncias ou rgos, de modo que todo o sistema composto de atividades visivelmente coordenadas que foram explicitamente criadas para atingir fins especficos ". O que esta abordagem eficincia orientada resume-se a idia de que a burocracia repousa sobre uma noo de que a ordem completa de tempo e espao possvel. Pense no conceito como uma mesa ou escrivaninha com gavetas, o que parece chamar por voc, exigindo que tudo tem que caber em seu lugar. Coisas que so desarrumado, ou no se encaixam em algum lugar, no pode ser tolerada. Esta maneira de pensar a mentalidade burocrtica e, finalmente, quando estamos a falar de burocracia, estamos falando de uma mentalidade, mas que apresenta uma grande variao. Uma das reas onde essa mentalidade joga fora tem a ver com controle - controle social - e seu sistema ideal de sano, a justia criminal. Muitas vezes, a lista abreviada seguinte de caractersticas de Weber da burocracia visto nos livros de justia criminal:

Rulification e rotinizao - esforo de poupana de regras e igualdade de tratamento

Competncias especficas - diviso clara de especializao do trabalho,

16

O princpio da hierarquia - no deixam escritrio descontrolada

Conhecimentos dos titulares de cargos - gestores tenham formao tcnica

Escrito de manuteno de registros - tudo a ser gravado e arquivado; burocracia

Desde a mais que simplificar Weber, mais fazer o som burocracia ruim, ela pode ser til examinar algumas das razes por que Weber (1947) pensava burocracias eram boas. A seguir esto as razes, e so em grande parte indiscutvel. As razes pelas quais burocracias so boas 1. Organizaes burocrticas so os meios mais eficientes de controlar o

trabalho de um grande nmero de pessoas. 2. Organizaes burocrticas so tecnicamente superior a qualquer outro tipo de organizao no cumprimento de metas complexas. 3. Organizaes burocrticas trazer igualdade vez que as regras do servio pblico e cdigos de conduta reduzir a discriminao. 4. Organizaes burocrticas so racionais, eficientes e especialista porque

dominar um problema atravs de conhecimento especializado.

17

CONSIDERAES FINAIS

A administrao tem sua origem na necessidade do homem para satisfazer as suas prprias necessidades e as do grupo com o qual convive. Representa uma forma de incentivar a produo de bens e para uma ao econmica e social. De acordo com o tipo de gesto que se aplica, voc poder ter sucesso ou fracasso, no s nos negcios e institucional, mas tambm na vida pessoal e profissional. No obstante a brevidade do tempo de execuo na histria da teoria administrativa difcil localizar forma exclusiva, clara e precisa, os autores dentro das vrias escolas de pensamento de gesto desde seu nascimento at seu estado atual. Muitos dos autores so emendados entre sim, porque suas ideias coincidem com outros e diferentes, s vezes um pouco e s vezes muito, caractersticas muito sutis. No entanto, possvel afirmar que cada teoria administrativa foi criada possuindo uma abordagem e, isto significa dizer que, cada estudo que se transformou em uma teoria teve um enfoque, uma maneira de enfatizar ou evidenciar os valores e relaes econmicas, sociais e polticas da poca em que foram criadas.

18

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 6 Janeiro: Campus, 2000;

ed. Rio de

LCK, Heloisa. Gesto Educacional - Uma Gesto Paradigmtica. Petrpolis: Vozes, 2006; MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Introduo Administrao. 7 edio. So Paulo: Atlas, 2007; MENESES, Joo Gualberto de Carvalho. A Teoria de Administrao Escolar de Querino Ribeiro. Disponvel em: http://www.isecure.com.br/anpae/197.pdf, acesso em 24/08/2012; MORAES, Anna Maris Pereira de. Introduo Administrao. 3 Edio. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 2004; PARO, Vitor Henrique. Administrao escolar: Introduo crtica. 9 ed. So Paulo: Cortez, 2000; SANDER, Benno. Gesto da educao na Amrica Latina. Campinas: Editora Autores Associados, 1995; STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administrao. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.

19

http://www.drtomoconnor.com/4090/4090lect02.htm

PRINTED RESOURCES Aberbach, J., Putnam, R. & Rockman, B. (1981). Bureaucrats and politicians . Cambridge, MA: Harvard Univ. Prima. Arora, R. (1972). Comparativo administrao pblica. New Delhi: Associated Publishing. Barnard, C. (1938). The functions of the executive . Cambridge, MA: Harvard Univ. Prima. Barzelay, M. (1992). Breaking through bureaucracy . Berkeley: Univ. of CA Press. Blau, P. (1956). Bureaucracy in modern society . Nova Iorque: Free Press. Chapman, B. (1959). The profession of government . Londres: Allen & Unwin. Clegg, S., Kornberger, M. & Pitsis, T. (2005). Managing and organizations . Thousand Oaks, CA: Sage. Cooke, M. & Murray, P. (1940). Organized labor and production . NY: Harper and Brothers. Crozier, M. (1964). O fenmeno burocrtico. Chicago: Univ. of Chicago Press. Denhardt, R. (1998). "Five great issues in organization theory." Pp. 117-144 in Rabin, J. et. al. (eds.) Handbook of public administration, 2e . NY: Marcel Dekker. Downs, A. (1993). Inside bureaucracy . Prospect Heights, IL: Waveland Press. Garston, N. (Ed.) (1993) Burocracia:. Trs paradigmas. Boston: Kluwer Academic Publishers.

20

Gaus, J. (1947). Reflections on public administration . Tuscaloosa, AL: Univ. AL de Imprensa. Gerth, H. & Mills, C. (Eds.) (1976). From Max Weber . NY: Oxford Univ. Prima. Goodnow, F. & Rohr, J. (2003). Poltica e administrao. New Brunswick, NJ: Transaction. Goodsell, C. (2003). 4e O caso de burocracia. Washington DC: CQ Press. Gormley, W. (1989). Domando a burocracia. Princeton, NJ: Princeton Univ. Prima. Harmon, M. & Mayer, R. (1986). Organizao teoria para a administrao pblica. Burke, VA: Chatelaine Press. Hayek, F. (1994). O caminho para a servido. Chicago: Univ. of Chicago Press. Precipitado, F. (1959). "Bureaucratic theory and comparative administration." Administrative Science Quarterly 3(4): 509-525. Precipitado, F. (2001) A administrao pblica:. Uma perspectiva comparativa, 6e. NY: Marcel Dekker. Heper, M. (1987). O Estado e burocracias pblicas. Westport, CT: Greenwood. Hill, L. (1991). "Quem governa o Estado administrativo:. Uma imagem burocrtica centrada de governo" Jornal de Pesquisa da Administrao Pblica e Teoria 1 (3): 261294. Horn, M. (1995). The political economy of public administration . Nova Iorque: Cambridge Univ. Prima. Jackson, P. (1983). A economia poltica da burocracia. Totowa, NJ: Livros Barnes and Noble. Jreisat, J. (2002). Administrao pblica e poltica comparativa. Boulder, CO: Westview Press.

21

Kickert, W. & Koppenjan, J. (1997). "Public management and network management." In Kickert, W, Klijn, E. & Koppenjan, J. (eds.), Managing complex networks: Strategies for the public sector . London: Sage. Knott, J. & Miller, G. (1987). Reforming bureaucracy . Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. Kulcsar, K. (1991). "Burocracias desviantes." Pp. 587-98 em A. Farazmand (ed.) Manual de comparativo e administrao pblica ao desenvolvimento. NY: Marcel Dekker. Laski, H. (1930). "Burocracia". Pp. 70-73, em Vol. 2 of Encyclopedia of the social sciences NY: Macmillan. Marsh, D. (Ed.) (1998). Comparando redes de polticas. Buckingham, UK: Open Univ. Prima. Marx, M. (1961) O estado administrativa:. Uma introduo burocracia. Chicago: Univ. of Chicago Press. Merton, R. (1949). Social theory and social structure . Nova Iorque: Free Press. Mertin, R., Gray, A., Hockey, B., & Selvin, H. (Eds.) (1965). Reader em burocracia. Nova Iorque: Free Press. Merton, R. (1967). Na sociologia terica. Nova Iorque: Free Press. Miller, G. (2005). "The political evolution of principal-agent models." Annual Review of Political Science 8:203-25. Mills, C. (2000). The power elite . NY: Oxford Univ. Prima. Montjoy, R. & Watson, D. (1995). "Um caso de dicotomia reinterpretado da poltica e da administrao como um profissional padro no governo do conselho-gerente "Public Administration Review 55 (3):. 231-239.

22

Morrow, P. & Muchinsky, P. (1980). "Middle range theory: An overview and assessment for organizational research." Pp. 33-44 em C. Pinder & Moore L. (eds.) Mdio alcance e teoria no estudo das organizaes. NY: Springer. O'Connor, J. (1973). The fiscal crisis of the state . NY: Macmillan. Peters, G. (1988). Comparando burocracias pblicas. Tuscaloosa, AL: Univ. AL de Imprensa. Riggs, F. (1993). "Fragilidade dos regimes do terceiro mundo." International Social Science Review 136: 199-243. Riggs, F. (1994a). "Burocracia: A perplexidade profunda para o presidencialismo". Pp. 97-148 em A. Farazmand (ed.) Manual de burocracia. NY: Marcel Dekker. Riggs, F. (1994b). "Global forces and the discipline of public administration." Pp. 17-44 in J. Garcia-Zamor & R. Khator (eds.) Public administration in the global village . Westport, CT: Praeger. Rourke, F. (1984). Burocracia, poltica e polticas pblicas. Nova Iorque: HarperCollins. Rowley, C. & Schneider, F. (2004). "Principal agente de relaes na teoria da burocracia." Pp. 758-761 em The Encyclopedia of Public Choice, Vol. II. NY: Springer. Selznick, P. (1943). "Uma abordagem a uma teoria da burocracia." American Sociological Review 8 (1): 47-54. Smith, H. (1996). The power game: How Washington really works . Nova Iorque: Ballantine. Stinchcombe, A. (2001). Ao formalidade funciona. Chicago: Univ. of Chicago Press. Svara, J. (1999). "A complementaridade da poltica e da administrao como uma alternativa legtima para o modelo de dicotomia". Administration & Society 30(6): 676705. Taylor, FW (1911). Principles of scientific management . NY: Harper and Row.

23

Von Mises, L. (1944). Burocracia. New Haven: Yale Univ. Prima. [ disponvel online ] Waldo, D. (1948). Estado administrativo. NY: Ronald Press. Waterman, R. & Meier, K. (1998). "Agente-principal modelos: uma expanso." Jornal de Pesquisa da Administrao Pblica e Teoria 8 (2) :173-202. Weber, M. (1947). A teoria da organizao social e econmica, traduzida por A. Henderson & T. Parsons. NY: Oxford Univ. Prima. Branco, L. (1926). Introduo administrao pblica. NY: Macmillan. Wilson, J. (1989). Bureaucracy . NY: Basic Books.

Last updated: June 04, 2012

24

You might also like