You are on page 1of 6

2.

3) O Ps-Positivismo
2.3.1) Contexto Histrico a)Crise do ps-guerra b)Crise do modelo de cincia 2.3.2) Principais caractersticas a)no uma corrente unitria b)constri-se aproveitando algumas das teses positivistas -Aproveita a noo de norma como imperativo coativo -> presena de uma autoridade c)Novas teses positivistas fundamentais: -abordagem avalorativa do Direito impossvel -direito no um fato social que pode ser abordado de modo externo, mas uma prtica social essencialmente argumentativa. -ordenamento jurdico completo, mas no coerente em sentido estreito. -a definio de norma ampliada para conter a de regra e a de princpio. -a interpretao das normas sempre criativa -a obedincia ao Direito e no lei. -h uma relao que no pode ser desconsiderada entre Direito, Moral e Poltica.

Unidade 4 4.1)Conceitos de Normas e suas implicaes.


4.1.1)A partir de um enfoque zettico temos as seguintes posies: a)norma como proposio ->como devemos nos comportar b)norma como prescrio(mandar fazer)-> orienta a conduta c)norma como comunicao 4.1.2)Situaes Normadas - Conceitos estratgicos a)situao e comunicao(sempre se d em uma situao) b)comunicao em dois nveis: -relato= contedo da mensagem -cometimento= mensagem que emana da nossa atitude, posio, etc. c)situaes comunicativas (estou tentando me comunicar mas no significa que estou conseguindo) 1.complexidade (devido liberdade do ser humano): nmero maior de possibilidades de ao que as atualizveis. 2.seletividade: os sujeitos selecionam as possibilidades dentro da complexidade; escolha do ser humano. 3.contingncia da interao humana: possibilidade de ocorrer ou no a expectativa solucionada. d)mecanismos de estrutura: regras que garantem certa estabillidade e)expectativas durveis no tempo:

-atitudes cognitivas -atitudes normativas 4.1.3) Conceito de Norma na perspectiva zettica -expectativa contraftica

Norma Jurdica (generalizao social) = RELATO + COMETIMENTO


Ncleos Significativos -papis sociais -valores XYZ ideologias (contri uma viso de mundo que articula os valores) 1Y 2X 3Z Relao emissor/receptor -Autoridade Sujeito Meta-complementaridade: -aceita -aceita a rejeio -rejeita -desconfirma a desconfirmao -desconfirma -rejeita a rejeio 3 comunicados: -consenso social = institucionalizao (juiz, costumes, leis)

Norma Jurdica = estrutura = relato + cometimento 1)descrio da ao 2)descrio da condio da ao 3)descrio da consequncia da ao 4.1.4) Conceito de Norma na perspectiva dogmtica a)Comando despsicologizado b)Estrutura: hiptese normativa + consequncia jurdica c)Elementos caracterizadores: 1.Generalidade = todos os destinatrios 2.Abstrao = contedo no concreto 3.Bilateralidade= supe a alteridade 4.1.5)Tipos de Normas a)Critrio sinttico: 1.Relevncia: -primrias -secundrias 2.Subordinao -originrias -derivadas 3.Estrutura: -autnomas -dependentes b)Critrio Semntico 1.Destinatrios:

-Gerais -Individuais 2.Matria: -Gerais abstratos -Especiais -Excepcionais 3.Espao: onde incide as normas 4.Tempo: -validade permanente -validade temporria c)Critrio Pragmtico: 1.Fora: -cogente -dispositiva 2.Finalidade: -comportamento -diretivos 3.Funtor: -preceptivos -proibitivos -permissivos 4.2.2) Direito Objetivo e Direito Subjetivo 4.2.2.1)Conceito Preliminar: Direito Objetivo: conjunto de normas e instituies jurdicas. Direito Subjetivo: faculdade ou poder de um titular 4.2.2.2)Origens da Dicotomia: -Relao com a ideia moderna de liberdade -Sentido negativo: como no impedimento -Sentido positivo: como autonomia. 4.2.2.3)Fundamentos da concepo dogmtica 3 teorias: 1)Teoria da Vontade: Direito Subjetivo o poder ou domnio da vontade livre que o ordenamento jurdico confere. 2)Teoria da Garantia: Direito Subjetivo tem como fundamento a possibilidade de fazer a garantia de ordem jurdica tornar efetiva a proteo do Direito. 3)Teoria do Interesse: o Direito Subjetivo o interesse juridicamente protegido pelo ordenamento jurdico. Sntese: um "topos", um lugar comum no pensamento jurdico. 4.2.2.4) Uso dogmtico da expresso: a)Funo - operativa b)Caractersticas -tem carga valorativa positiva -surge em face de normas que restringem o comportamento dos outros -implica 'faculdade' ou 'poder'

c)Situaes tpicas e atpicas: -tpicas: sujeito + relao direito e dever que o titular exerce, h autonomia -atpicas: alguns dos elementos no esto presentes d)Direitos pessoais e reais: -pessoais: faculdade atribuda ao titular em relao a uma pessoa a fim de que esta realize ato ou omisso, garantidos por pretenso ou face de algum determinado. -reais: autorizam o uso e o gozo imediato de uma coisa garantindo ao titular a faculdade de obter a sua entrega ou restituio: valem "erga omnes" ("perante todos"). e)Elementos bsicos: -sujeito de direito: titular do direito -contedo do direito: faculdade especfica de contranger algum (direitos pessoais) ou de dispor (direitos reais). -objeto do direito: bem protegido (material ou imaterial) -proteo do direito: possibilidade de fazer valer o Direito por meio de ao processual correspondente.

4.2.3) Sistema esttico das normas: as grandes dicotomias -Necessidade de critrios de organizao -Argumentos tpicos 4.2.4) Direito Pblico e Direito Privado: origens -Esfera pblica e esfera privada a)Antiguidade b)Medievo c)Modernidade d)Concepo Contempornea

Dicotomias no Direito (critrios de organizao) -facilitar os estudos -facilitar a deciso de casos concretos -> sistematizar a matria para fins de deciso; Argumentos tpicos: -construo de argumentos que so aceitos, mas no tem uma premisso lgica (nem so logicamente demonstrveis) -constitui a maioria dos argumentos em direito Esfera Privada X Esfera Pblica -Labor - Trabalho -Ao -Antiguidade: a)Necessidade de sobreviver, de se alimentar -> esfera privada b)A esfera privada marcada pela existncia do labor (satisfao das necessidades fsicas), diferente da esfera pblica, em que marcada pela atuao do cidado, isto , pela ao. c)Artesos e comerciantes esto no meio, entre esfera pblica e a privada, pois no tm atuao poltica, mas tambm no tem "a necessidade", so marcados pelo "trabalho". d)A distino entre esfera pblica e privada se d pela diviso de seres que atuam na esfera privada e seres que atuam na esfera pblica. Essa diviso para distinguir essas duas esferas vai se desfazer na Modernidade.

-Modernidade: a)O surgimento da ideia de indivduo uma radical transformao histrica. b)A esfera pblica e privada passa a ser marcada pela diviso entre Estado e indivduo. A esfera pblica a esfera dos interesses pblicos e a esfera privadas dos interesses individuais. c)Confuso entre interesses pblicos e individuais

1)DIREITO PRIVADO: -Princpio da autonomia da vontade: base do Direito Civil. -Regulamentaes que esto dentro deste princpio geral esto dentro do chamado Direito Privado por Trcio Sampaio. -Autonomia privada e direito privado. -Dois sujeitos so iguais em um contrato: um no melhor do que o outro (diferente do direito pblico). -Direito empresarial -Interesse individual com base no principio da autonomia. -A legalidade no dir. Pblico e no dir. Privado se diferenciam. No direito privado -> pode fazer tudo o que a lei no probe. -Norma cogente geralmente: prevalece independentemente da vontade 2)DIREITO PBLICO -Princpio da soberania: capacidade de estabelecer um ordenamento jurdico -> interesse social. -Relaes desisguais (diferente do direito privado). -Direito concorrencial: formao de monoplios, lei n 8.884, exemplos. -Interesse da coletividade com base no principio da soberania. -A legalidade no Dir. Pblico e no Dir. Privado se diferenciam. No direito pblico-> s pode fazer o que a lei manda. -Norma dispositiva geralmente: regulao feita para que o sujeito de direito aplique a norma segundo seu interesse.

4.2.5.3) Sujeito de Direito, Pessoa Fsica e Pessoa Jurdica. a)Sujeito de Direito: titular de um dever ou de um direito. b)Pessoa: feixe de papis institucionalizados socialmente -pessoa fsica: agente capaz para exercer vrios papis e atividades correspondentes (polticas, sociais e econmicas). -pessoa jurdica: feixe de papis sociais limitados, integrados em um sistema que depende de um estatuto para adquirir sentido: Teoria da pessoa jurdica como realidade; Teoria da pessoa jurdica como fico; Origem histrica do conceito; Desconsiderao da pessoa jurdica. 4.2.5.4) Capacidade e Competncia a)Capacidade: -Jurdica: todos os sujeitos, a partir do nascimento com vida.

-De ao: todos os sujeitos, capazes de assumir deveres, cometer delitos ou agir politicamente. Depende de requisitos do ordenamento jurdico. b)Competncia: poder jurdico atribudo pelo estatuto da pessoa jurdica a seus rgos. 4.2.5.5)Dever e Responsabilidade: 1.Obrigao: vnculo objetivo em que ocorre a exigncia de uma prestao sob pena de sano. Vnculo objetivo: dever Exigncia de prestao: responsabilidade -Responsabilidade: subjetiva ou objetiva 2.Ilicitude: desconformidade em face da expectativa normativa. -Ao oposta expectativa = sano = delito -Ao fora dos limites da competncia = realidade = ilegalidade 4.2.5.6) Relaes Jurdicas 1)Conceito Dogmtico tradicional: vnculo intersubjetivo em razo do qual uma pessoa pode pretender algo a que outra obrigada. 2)Elementos: a)sujeitos-> ativo e passivo b)pretao-> positiva (dar ou fazer); negativa (no fazer) c)coisa-> mvel, imvel ou semimovente d)direitos da personalidade-> nome, vida, honra, etc. 3)Trcio: a)Concepo de sociedade como fundamento zettico. b)Distino entre normas de conduta (relao de coordenao) e normas de competncia (relaes de subordinao). 4)Relaes de Coordenao 1modalidade: dever de A x faculdade de B 2modalidade: liberdade de A x no faculdade de B 5)Relaes de Subordinao a)Potestade: norma de permisso forte que autoriza o ato de editar normas e impor condutas. b)Imunidade: norma de permisso forte que implica em restrio potestade. c)Sujeio: norma de obrigao que limita liberdade de agir. d)Impotncia: norma de permisso forte que restringe a potestade de carter especfico. Modalidades: a)sujeio de A x potestade de B b)imunidade de A x impotncia de B

You might also like