You are on page 1of 3

PLAQUETAS E DENGUE

Autor: Prof. Dr. Paulo Cesar Naoum Referncia: Aula do Curso de Ps-Graduao Lato-Sensu em Hematologia Clnica, Laboratorial e Molecular da AC&T.

A Dengue uma doena infecciosa causada por um tipo de vrus, o arbovrus/RNA da famlia Flaviviridae, gnero Flavivirus, que composto por quatro tipos imunolgicos conhecidos por DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infeco por um deles, por exemplo o DEN-2, d proteo permanente contra re-infeco do DEN-2 e d imunidade parcial contra os outros trs restantes (DEN-1, DEN-3 e DEN-4), e assim por diante.

FATORES PREDISPONENTES INFECO Viver em regies abaixo de 2.200 metros de altitude Viver em regies com temperaturas acima de 20 C A umidade (ex: regies praianas, lagos, rios), chuva e gua parada, aumentam as chances da infestao do mosquito transmissor dos vrus da dengue.

ASPECTOS CLNICOS H quatro tipos bsicos de infeco: Assintomtica Sintomtica, com febre similar a outras viroses Sintomtica, com febre da dengue (dengue clssica) Sintomtica, com febre hemorrgica da dengue (dengue hemorrgica)

SOROTIPOS VIRAIS DEN-1: pouco agressivo ao fgado DEN-2: agressivo ao fgado, causando discretas alteraes dos fatores de coagulao e provoca hemorragia leve.

DEN-3: muito agressivo ao fgado, causando acentuadas alteraes dos fatores de coagulao e provoca hemorragia gravssima. DEN-4: poucas informaes sobre sua patogenicidade.

PLAQUETOPENIA NA DENGUE H muitas evidncias de que a plaquetopenia se deve ao auto-imune causada por anticorpos induzidos pela infeco do vrus da dengue. Evidncias clnicas: petquias e equimoses. Evidncias Laboratoriais: diminuio moderada a acentuada de plaquetas.

HEMORRAGIAS NA DENGUE Alm da infeco viral dos sorotipos DEN-2 e DEN-3, que afetam os fatores de coagulao, induzindo os processos hemorrgicos, o uso crnico de Paracetamol induz, tambm a hemorragia. O Paracetamol uma droga txica para o fgado. Essa toxicidade causa a diminuio dos principais fatores de coagulao que so produzidos no fgado, diminuindo suas atividades. Assim, as principais evidncias clnicas so as hemorragias de graus moderado a grave.

DENGUE CLSSICA DURAO: 5 a 10 dias. INCIO: agudo com febre elevada. SINTOMAS: cefaleia intensa, dor retro-ocular, anorexia, vmitos, diarreia, mialgia, artralgia, adenomegalia. CONSEQUNCIAS: hemorragia leve, epistaxes e gengivorragia. Plaquetas podem estar diminudas.

DENGUE HEMORRGICA DURAO: 5 a 10 dias ou mais. INCIO E SINTOMAS: similares ao da dengue clssica. DEN-2: causa hemorragias rpidas, geralmente leves, com prova do lao positiva, petquias e plaquetopenia. DEN-3: hemorragias expontneas, gastro-intestinais, intracraniana, hematria. Pode evoluir para bito.

HEMOGRAMA DA DENGUE Leucopenia varivel, abaixo de 4000/mm3; Linfocitose relativa: 60 a 80%; Plaquetopenia intensa na dengue hemorrgica; Elevao do hematcrito na dengue hemorrgica.

BIOQUMICA DA DENGUE Alteraes dos testes de coagulao (TP e TTPA); Aumento da uria e creatinina; Diminuio do complemento C3.

You might also like