You are on page 1of 8

Testemunho de 1 rapaz de 14 anos de idade que sofreu de muita dor . Pgina 5.

Douleurs Sans Frontires - DSF ou Dores Sem Fronteiras


A DSF uma organizao no-governamental francesa com vocao humanitria actuando no domnio da sade, mais precisamente no atendimento da dor. dos actores institucionais e da sociedade civil, bem como dos mecanismos de coordenao. particulares das mulheres, das raparigas, das pessoas vivendo em situao de deficincia, das pessoas vivendo com uma doena crnica, e particularmente o HIV/ SIDA e das crianas rfs, sem qualquer discriminao de origem tnica e racial, religiosa, de sexo ou de orientao sexual; Uma abordagem participativa, pluridisciplinar e numa dinmica colectiva, apelando coordenao entre os actores, participao dos doentes e suas famlias, contribuindo assim para melhorar duradouramente a qualidade do atendimento dos pacientes.

Valores
O acesso sade um direito fundamental e universal; O atendimento da dor e do sofrimento deve ser considerado como um direito fundamental de todo o indivduo; Uma ateno particular deve ser dada s populaes mais vulnerveis; Uma atitude inclusiva que toma em considerao as necessidades

Mandato
Apoiar os actores locais a tomar conta do tratamento da dor e do sofrimento, de uma maneira integrada e adaptada realidade de cada pas.

Misso da DSF em Moambique


Apoiar os diversos dispositivos de atendimento da dor e alvio do sofrimento das populaes vulnerveis, atravs do reforo das capacidades

Parceiros Financeiros

Principais beneficirios
Crianas vulnerveis e suas famlias; Doentes do Sistema Nacional de Sa-

de e suas famlias; A sociedade civil (associaes e organizaes comunitrias); Actores institucionais: Sade, Aco Social e Educao.

Coordenao: Belmiro Sousa; Redao: Belmiro Sousa, Carla Ladeira, Celine Chaponniere, Romuald Djitte; Edio e Propriedade: Douleurs Sans Frontires (DSF) Moambique; Layout e Impresso: IRI Inteligente Rpido e Inovador Tiragem: 1000 exemplares; Financiado por: UNICEF Fundo das Naes Unidas para a Infncia / Unio Europeia.

Maputo
Rua Valentim Siti, N 276, 1 andar, Tel./fax: +258 21 311 230 Maputo Moambique www.douleurs.org

Beira
Rua Governador Castilho n 276 Baixa da Cidade Tel./fax: +258 23 327 376

Chkw
Avenida de Moambique 2 Bairro da cidade Tel./fax: +258 281 20 309

2 - Boletim Informativo Semestral

DSF na Semana Europeia de luta contra a Dor em Portugal


A ONG Douleurs Sans Frontires e a Unidade da Dor do Hospital Central de Maputo, cientes de que as insuficincias de formao especfica no atendimento da dor, tanto pr como ps graduao tm constitudo uma importante barreira ao seu correcto tratamento, tm envidado esforos para mobilizar especialistas e parcerias diversas. neste mbito que se estabeleceu um protocolo de cooperao entre a DSF e a Associao Portuguesa de Estudos da Dor (APED) que participa na formao dos mdicos e globalmente na melhoria do atendimento da dor em Moambique. Com vista a reforar essa cooperao, a DSF foi convidada pela APED a participar na semana Europeia de luta contra a dor em Portugal. Durante essa semana, foram dedicados 2 dias (13 e 14 de Outubro) de solidariedade para com Moambique, articulados a volta de 3 momentos importantes: A apresentao pela coordenadora de programas da DSF aos 100 participantes do curso Pain Management State of the Art, das actividades que se realizam em Moambique na rea do atendimento da dor e alvio ao sofrimento. A aplicao do curso Pain Management State of the Art, que um curso divulgado aos profissionais de sade

Coordenadora de Programas da DSF, Sra. Frdrique Bordet, recebendo o prmio das mos da 1 Dama do Portugal)

portugueses em colaborao com a Fundao Grnenthal e que tem como objectivo contribuir para melhoria de conhecimentos dos profissionais de sade sobre o controlo da dor na prtica clnica diria. Os participantes a este curso, uma centena de profissionais, pagaram cada um em solidariedade a Moambique um valor de 20 , somando cerca de 2 000 . Este valor ser oferecido DSF e Unidade da Dor para continuar a sua aco em

Moambique de sensibilizao e formao de mdicos e enfermeiros a um nvel nacional. A entrega coordenadora de programas da DSF de um prmio de mrito pelo conjunto das aces que realizam a DSF e UdD em prol do atendimento da dor em Moambique. O prmio foi entregue pela Senhora Dra. Maria Cavaco Silva, 1 Dama de Portugal.

Grupo de trabalho de Apoio Psicossocial (GTAPS) - um mecanismo de articulao com vista a impulsionar todas actividades de Apoio Psicossocial implementadas sob coordenao do MMAS. O GTAPS, subgrupo de trabalho do GTCOV, desempenha um papel fundamental para garantir que a resposta aos problemas psicossociais e o desenvolvimento da resilincia constem dos Planos de Aco para o Apoio Psicossocial aos mais diversos nveis. Plataforma de Deficincia e Reabilitao Baseada na Comunidade (RBC) - est a ser lanada pelas instituies e organizaes a operar em Mo-

ambique, permitindo maior e melhor coordenao e harmonizao das actividades bem como das metodologias de trabalho, assim como a criao de uma entidade reconhecida pelos rgos de tutela e com legitimidade dentro do pas, para a difuso de instrumentos de defesa e proteco s pessoas com deficincia. NAIMA+ - um grupo de trabalho cujo objectivo principal reforar a participao das ONGs no sector da Sade e HIV, atravs de uma coordenao efectiva entre a sociedade civil e as instituies do governo e parceiros de cooperao. Frum de Coordenao dos Parceiros de Sade de Gaza - trata-se de uma plataforma de dilogo, planificao, partilha de informao e coordenao entre as ONGs em conjunto com a DPS para a melhoria do desempenho do sector da sade na provncia. Grupo Tcnico de Cuidados Domicilirios do MISAU - grupo constitudo pelas principais organizaes governamentais e no governamentais que actuam na rea de Cuidados domicilirios no pais e pilotado pelo Departamento de Enfermagem da Direco Nacional de Assistncia Mdica.

Douleurs Sans Frontires - 3

PUBLICAES
Brochura Informativa Sobre o Desenvolvimento da Criana com Problemas de Sade Mental Uma criana - um sorriso!, criada pelo CRI de Chkw com financiamento da Embaixada do Canad, com o apoio do Departamento de Sade Mental do Ministrio da Sade de Moambique e de Especialistas reconhecidos, abordando temticas na rea do atendimento criana com problemas enquadrados na Sade Mental. Estudo CAP - Conhecimentos, Atitudes e Prticas relacionadas com a Epilepsia nos distritos de Chibuto e Chkw, provncia de Gaza, no mbito de uma parceria entre a DSF e o Departamento de Sade Mental do MISAU. De acordo com a Estratgia e Plano de Aco para a Sade Mental (2006 2015), os problemas e distrbios relacionados com a sade mental constituem parte importante do peso de doena de todas as sociedades (MISAU, 2006). Manual de formao dos ACDs sobre o atendimento da dor e cuidados paliativos, pelos enfermeiros.

VERTENTES DE INTERVENO Atendimento da Dor e Cuidados Domicilirios


Atendimento da dor nos Cuidados Domicilirios atravs de formaes dos profissionais de sade e dos actores comunitrios
- Em Gaza que a provncia de actividade maior de DSF foram formados durante o ano 2011 cerca de 150 profissionais de sade em 3 sesses de formaes diferentes. A primeira em Fevereiro 2011 onde 71 enfermeiros e 17 mdicos foram formados. A segunda em Junho 2011 onde 25 enfermeiros foram formados em Chibuto. E finalmente 38 mdicos e enfermeiros foram formados em Xai-Xai em Outubro 2011. - Curso Nacional sobre dor e cuidados paliativos: DSF apoiou a realizao desse Curso Nacional coordenado pelo UdD no HCM, que teve lugar no Maputo e reuniu durante 5 dias 42 profissionais de sade entre eles mdicos, tcnicos de sade, enfermeiros de todas provncias do Pas. Essas formaes so animadas por mdicos e enfermeiros da Unidade da dor do HCM, APED e da DSF, exercendo em estruturas hospitalares francesas e portuguesas.

Sesso de atendimento da dor por ACDs

O objectivo da DSF em Moambique de melhorar o atendimento da dor e do sofrimento da populao atravs do reforo das capacidades dos actores de sade institucionais e da sociedade civil. Para o efeito, a DSF desenhou um dispositivo de formaes iniciais e contnuas e de acompanhamento dos profissionais de sade sobre o atendimento da dor e os cuidados paliativos. Os resultados alcanados para o ano 2011 so os seguintes:

ao atendimento da dor e o DU Dor oncolgica. At aqui, a 5 bolsa de estudo em Frana que disponibiliza a Embaixada de Frana para os profissionais de Sade. Em 2008 e 2010 foram respectivamente uma enfermeira e uma mdica que esto em servio neste preciso momento na Unidade da Dor do Hospital Central de Maputo. - Em Cabo Delgado : 40 mdicos e enfermeiros foram formados na rea da dor em Abril 2011 - Em Maputo: 35 mdicos e enfermeiros foram formados na rea dos Cuidados Paliativos (CP) em Junho 2011 - Em Sofala: 16 mdicos foram formados na rea da dor em Junho 2011 - Em Inhambane: 40 mdicos e enfermeiros foram formados na rea da dor em Setembro 2011

Em formao inicial.
DSF em colaborao com a UdD de Maputo e a faculdade de medicina trabalha actualmente na incluso no curriculum dos mdicos na faculdade de medicina dum mdulo Dor e CP. Este processo est em curso de elaborao e vai permitir expendir o atendimento da dor ao nvel nacional.

Formaes dos profissionais de sade


Em formao continua:
- Neste momento, com o apoio da Embaixada de Frana em Moambique, est em Frana por um ano, a enfermeira supervisora dos Cuidados Domicilirios (CD), Ermelinda Cumaio para seguir 2 formaes, nomeadamente Diploma Universitrio (DU) formao dos profissionais de Sade

Troca de experincia
Num objectivo de partilhar experiencias e de melhorar o atendimento dos doentes, DSF implementou trocas de experiencias semestrais entre os actores das redes de cuidados. Teve lugar no Hospital Provincial de Gaza no dia 20 de Outubro 2011 a primeira troca de experiencia dos actores das redes com a presena de 2 especialistas da DSF-Frana. 15 actores participaram a esse encontro.

4 - Boletim Informativo Semestral

Formao dos ACD


Foi feito em Setembro, na Provncia de Gaza nos 3 Distritos piloto de atendimento da dor nos CD (Massingir, Chibuto e Xai-Xai) uma formao de aperfeioamento dos 95 ACDs e curandeiros pela Enfermeira Margarida Boaventura da Unidade da Dor do HCM de Maputo. Esses ACDs formados em 2010 tiveram a ocasio de rever as bases e de divulgar noes de aperfeioamento. Um manual foi publicado pela DSF, visando reforar a capacidade dos enfermeiros formadores dos ACDs. Assim os profissionais de sade e os ACDs formados na rea da dor e Cuidados paliativos podem fazer sua a mxima: curar as vezes, aliviar com frequncia, confortar sempre.

Testemunho
Um rapaz de 14 anos de idade que sofreu de muita dor disse que me senti feliz com os servios da DSF na minha casa, logo que entrei no programa de cuidados domicilirios melhorou bastante a dor e confiana no tratamento. Estou mais optimista.

Os espaos especficos de atendimento da dor nas Unidades Sanitrias como resultados da sensibilizao e formao dos profissionais de sade
Apoio a Unidade da Dor (UdD) de Beira
A aco de sensibilizao e formao dos profissionais de Sade levada a cabo pela DSF e a Unidade da dor do Hospital Central de Maputo destinada a cobrir tudo territrio nacional, j abrangeu as provncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Zambeze, Nampula, Sofala e Cabo Delgado. Como resultados do interesse das autoridades locais de sade e dos profissionais na matria, emergem estruturas de atendimento da dor de vrias ordens. A UdD do Hospital Central de Beira (HCB) foi criada em Novembro 2008 com o apoio da DSF e da UdD de Maputo para prestar cuidados a doentes do Sistema Nacional de Sade (SNS) com dor crnica ou aguda. Foi criada para responder as necessidades dos pacientes dolorosos e est integrada no Departamento de Anestesiologia do HCB. um espao de consulta onde trabalham 2 anestesiologistas (Dr Gobeia e Dr Kim Chol), 2 tcnicos de anestesiologia, 1 enfermeira e 1 administrativo. A UdD da Beira funciona no pavilho das consultas externas do hospital, junto de outros gabinetes de consultas como Medicina, Ginecologia, Cirurgia e Neurologia, partilhando com estas a sala de espera e a aceitao. Isso permite atender pacientes em consultas externas marcadas mas tambm pacientes em situao de internamento ou em situao de urgncias. Para reforar o atendimento dos pacientes dolorosos, cujo numero no pra de crescer (100 pacientes atendidos por ms), uma formao de aperfeioamento dos mdicos foi feita em Junho 2011 no HCB pelo Dr Francisco Duarte Correia, presidente
Os diferentes tipos de servios de atendimento a dor

da Associao Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).

Consultas da dor em Gaza


A DSF est a apoiar tambm a criao de 2 consultas da dor na Provncia de Gaza. Uma consulta no Hospital Provincial de Gaza e uma outra no Hospital Rural de Chibuto. Neste mbito, 2 salas de consultas foram reabilitadas nos 2 hospitais e o equipamento mdico para o seu apetrechamento adquiriENFERMEIROS Ponto Focal ao nvel distrital > Avalia > Diagnostica > Prescrio do nvel I

do. A sua abertura est em preparao, em colaborao com a DPS. A DSF vai tambm apoiar a compra de medicamentos especficos para as consultas da dor em estreita colaborao com a responsvel do Deposito Provincial de Medicamentos de Gaza. Deste feito, a DSF demonstra cada vez mais que a dor no uma fatalidade. O atendimento da dor deve ser considerado como um direito fundamental de qualquer individuo.

ACD Na comunidade Supervisado pelas associaes > Identifica > Avalia > Acompanha o paciente

MDICOS Centros Sanitrios locais > Consulta > Avalia > Diagnostica > Prescrio do nvel II e III.

Douleurs Sans Frontires - 5

Reabilitao Psicolgica, Apoio Psicossocial e Desenvolvimento Comunitrio


da ajuda prestada. Se calhar, aqui que dever aparecer o caso de testemunhos. Onde est neste momento, parece estar a corroborar as mais valias das referenciaes. No mesmo sentido, o trabalho realizado na capacitao e envolvncia dos parceiros institucionais (Sade, Aco Social e Educao) e locais (Associaes Comunitrias, CCPC) muito tem contribudo para que hoje, nos distritos (Chokwe, Chibuto, Massingir, Guij e Xai-Xai) e cidades (Xaixai e Beira) abrangidos, os mecanismos de proteco e apoio s crianas vulnerveis funcionem em rede e numa resposta mais rpida. Hoje o percurso das crianas entre os servios de atendimento pblicos e privados fluido e os processos no se perdem nos mecanismos de referenciao, pois existe uma comunicao entre os servios de atendimento pblicos e servios privados como o caso dos CRIs. Exemplos prticos podem melhor ilustrar esta realidade, como o caso de testemunhos recolhidos: Para que esta situao seja uma realidade, muito importam as capacitaes e troca de experincias com parceiros locais e institucionais, para que numa perspectiva de empowerment e preveno, se possam accionar as medidas de apoio atempadamente. Esta abordagem integrada que envolve um mecanismo de resposta multidisciplinar e um atendimento numa perspectiva familiar e comunitria tm demonstrado garantias de mudana ao nvel local, que de facto onde as crianas vivem e esperam por ajuda.

Crianas em recreao no CRI de Chibuto

Uma interveno multidisciplinar em redes de cuidados tendo como epicentro a famlia e a comunidade
Na percepo de que o todo mais do que a soma das partes assim se desenha uma viso de que o apoio e a proteco s crianas vulnerveis deve ser uma construo participativa e em parceria. O caminho percorrido na rea do atendimento criana devolveu a necessidade de valorizar cada vez mais a participao activa das famlias, como beneficirios emponderados da ajuda, mas tambm informados e capacitados para melhor protegerem as suas crianas. Assim, a DSF tem trabalhado, atravs da criao de Unidades de Pais, da solicitao dos pais s consultas nos Centros de Reabilitao Infantil (CRI) e na formao dos actores (educadores, ACDs, professores, tcnicos de Aco Social e da sade, praticantes de medicina tradicional) numa perspectiva sistmica de abordagem familiar e no individual de um dado problema. Esta perspectiva ajuda a um fortalecimento da estrutura familiar em si, mas tambm das estruturas de apoio criana alargadas, como sejam as comunidades e servios de sade, educao e aco social. A partir do momento que um ACD entra numa casa onde uma criana vulnervel foi identificada e olha o problema como sendo da famlia e no apenas da criana, estamos a ganhar mais possibilidades de implicar a famlia numa aco de mudana e de evoluo positiva. A mudana de um modelo de cuidado meramente assistencialista importante. A viso social actual assim o exige e a experincia da cooperao tambm. Deste modo temos encontrado exemplos claros de que as famlias informadas e apoiadas a cuidar das suas crianas conseguem prolongar os efeitos

Em resumo, esta abordagem contribui para:


1. Promover o desenvolvimento das crianas com dificuldades emocionais, comportamentais e de aprendizagem, identificadas por profissionais em contacto directo com as crianas, em colaborao com as famlias, quer nos contextos de vida dirios quer em instituies de sade e aco social, de educao ou outras. 2. Ensaiar novas formas de interveno psicossocial na criana com base em modelos multidisciplinares centrados nas famlias e na comunidade. 3. Promover a reflexo e investigao sobre as prticas de deteco precoce de dificuldades emocionais, comportamentais e de aprendizagem na criana, interveno nas unidades sanitrias, referncia e orientao para pais e professores. 4. Envolver a comunidade no processo de interveno, atravs de um trabalho de parceria que se traduza numa aco conjunta e coordenada de forma a permitir um processo integrado de actuao dos servios de Sade e de Aco Social. 5. Divulgar modelos, instrumentos e currculos para a deteco precoce, interveno, avaliao, referncia e orientao durante o atendimento criana. Como perspectiva, a DSF pretende elaborar um manual que visa propor uma srie de procedimentos adaptados ao contexto das crianas rfos e vulnerveis, para melhorar o sistema de referncia entre os diferentes sectores da sade, mas tambm aos outros sectores profissionais envolvidos na rea de atendimento as crianas e um atendimento optimizado envolvendo os actores pblicos e privados.

Testemunho de um cuidador
Minha sobrinha j brinca com outras crianas da vizinhana, vai tirar gua, lavar loia, limpar dentro da casa, ir ao mercado comprar algo e muitas outras actividades que antes pareciam impossveis, mas que graas interveno do CRI, minha sobrinha voltou a ser uma criana normal e at dei meu testemunho para uma conhecida cujo filho tem Epilepsia e a criana j est em tratamento e seguimento neste centro. (Cl., tia e Cuidadora da Ch.). Estes testemunhos revelam a importncia da aco em rede entre os actores comunitrios (Associaes e ACDs), os servios pblicos de atendimento (Sade, Educao e Aco Social) e servios privados como o CRI. Com este sistema de resposta em rede existem maiores probabilidades das crianas/famlias vulnerveis serem identificadas e encaminhadas para os servios certos, onde cada tcnico pode contar com o apoio de uma equipa multidisciplinar para um melhor atendimento. Entendemos o apoio psicossocial como uma abordagem transversal a qualquer apoio prestado a uma criana vulnervel e sua famlia. Um apoio que considera a pessoa como um ser nico com direitos, que deve merecer oportunidades e condies dignas para um desenvolvimento saudvel e promissor.

6 - Boletim Informativo Semestral

Principais Actividades Realizadas


anas nas comunidades de aco das Associaes PACO e Mes Intercessoras na Beira; Programa de spots, emisses ao vivo, programas temticos e debates interactivos nas comunidades de Chkw em volta das temticas relacionadas com a criana, os jovens e a famlia; Os CRIs foram equipados com novo material ldico e pedaggico, correspondendo s necessidades especficas da interveno com crianas que, na maioria apresentam perturbaes do desenvolvimento ao nvel: mental, motor, aprendizagem, comportamento e comunicao/linguagem e fala; No ltimo trimestre de 2011 a DSF implementou, com apoio do Challenge Fund do UNICEF um projecto com uma abordagem integrada e sistmica de proteco criana e proteco social, ancorada num sistema de gesto comunitria de casos, envolvendo 20 Comits Comunitrios de Proteco da Criana (CCPCs) nos distritos de Chkw, Chibuto e Guij, com o objectivo de fortalecer os mecanismos de resposta comunitria para a proteco das crianas vulnerveis, nomeadamente atravs do reforo da capacidade das famlias, identificao de casos e acesso aos servios bsicos; Seminrio de treino dos membros do Ncleo Multissectorial para as Crianas rfs e Vulnerveis (NUMCOV) da cidade de Beira sobre a Resilincia e o Atendimento de crianas, com vista a desenvolver nelas

CCDJ de Catembe

A DSF apoiou o Centro Comunitrio de Desenvolvimento Juvenil (CCDJ) da Catembe a traar um projecto de Agricultura sustentvel envolvendo a comunidade com a colaborao da Associao de Agricultura Natural, AFRICARTE, Pelo qual o centro est em busca de financiamento; Seminrio de formao de professores sobre a reabilitao psicossocial de crianas com o propsito de implementar um programa de consultas comunitrias nas escolas parceiras dos CRIs e no Centro de Recursos de Educao Inclusiva (CREI) da Macia, proporcionando a capacitao de 28 Professores para a identificao, apoio e encaminhamento de crianas com dificuldades de aprendizagem/necessidades educativas especiais; Programa de Formao a 195 Praticantes de Medicina Tradicional sobre as Necessidades das Crianas, doenas mais frequentes nas crianas, suas sequelas e biossegurana; Seminrio de Formao de Professores, Tcnicos de Aco Social e Polcias sobre a reabilitao Psicossocial de Crianas Vulnerveis, nomeadamente com dificuldades de aprendizagem/necessidades educativas especiais; 2 Seminrio de Transferncia dos CRIs para o SNS, realizado na Direco provincial de Sade de Gaza, contando com a presena de um representante do MISAU, do Mdico Chefe, do Director Distrital da sade, Mulher e Aco Social, de representantes do Grupo Tcnico responsvel pelo processo de transferncia, a representante dos Educadores e a representante da Unidade de Pais de Chkw; Supervises Tcnicas pelo CERPIJ Maputo aos profissionais e actividades dos CRIs de Chkw e Chibuto decorreram ao longo do ano de 2011, contribuindo para o

processo de actualizao e qualidade do servio prestado no atendimento da criana nestes centros; Apoiados vrios projectos de jovens empreendedores, formandos das Oficinas de Formao Vocacional dos CCDJs apoiados pela DSF em Chkw. Exemplo o projecto de uma Lanchonete levado a cabo por duas jovens empreendedoras da comunidade de Lionde, contando ainda com apoio de Padrinhos de Portugal; Encontro de Troca de Experincias entre as Associaes Parceiras da DSF em Gaza e Sofala, Formaes em Associativismo e Estruturao Interna e um programa de superviso de proximidade recorrendo a anlise de casos prticos no dia a dia das associaes; Uma campanha de Distribuio de material escolar que abrangeu 1138 Crianas (505 rapazes e 633 raparigas) pertencen-

tes a 300 famlias em Gaza e 218 crianas em Sofala (119 rapazes e 99 raparigas); Apoio comemorao do Dia da Famlia, envolvendo 93 crianas e suas famlias nos CRIs de Chkw e Chibuto e 272 cri-

a capacidade de reconhecer e ultrapassar de forma positiva as situaes difceis; Apoio reconstruo de uma casa para a famlia de 6 crianas rfs chefiadas por uma criana.

PERSPECTIVAS PARA 2012


Atendimento da Dor e Cuidados Domicilirios Inaugurar as consultas da dor no Hospital Provincial de Gaza e no Hospital rural de Chibuto; Realizar a formao de aperfeioamento na dor para os profissionais de sade em Xai-Xai; Realizar a formao de base dos cuidados paliativos em Xai-Xai; Avaliar o processo das redes de cuidados na rea da dor em Gaza; Realizar a formao de aperfeioamento na rea da dor para os membros de MOPCA em Maputo; Implementar a formao de formadores dos ACDs em Gaza e distribuir o manual de uso no terreno para os ACDs intitulado: o doente e a sua dor, o papel dos ACDs. Implementar com a UNICEF um projecto visando melhorar a sade e o casso aos cuidados bsicos das crianas e das senhoras grvidas atravs de Cuidados Domicilirios nos Distritos de Chkw, Chibuto, Guij, Chigubo, Mabalane, Massingir, Xai-Xai e Cidade de Xai-Xai. APS e Desenvolvimento Comunitrio Educao inclusiva - Lanar um Vdeo e Manual Educativos com o objectivo de contribuir para a formao de professores e coordenadores na construo de forma criativa e dinmica de materiais que contribuam para o bem-estar das crianas com necessidades especiais no pas; A parceria desenvolvida com as Associaes Comunitrias conhece o fim de um ciclo, estando a DSF a implementar um plano de retirada (Estratgia de Retirada) com: - Formao em mtodo de superviso de proximidade e com base em anlise de casos prticos; - Incentivos a uma maior participao dos jovens na vida associativa; - Os jovens que frequentaram as oficinas de formao vocacional elaboram pequenos projectos empreendedores e recebem apoio financeiro e apoio tcnico para a sua insero econmica na comunidade; - Sesses de planificao das actividades das OCBs para 2012, atravs de tcnicas de role-play, exerccios prticos e troca de experincias; - Apoio financeiro e tcnico s associaes para Implementao de projectos de rendimentos a forte potencial de rentabilidade. Concluso do CRI no Bairro do Alto da Manga; Continuar com o apoio nas diversas reas e principalmente, na distribuio das redes, material escolar, apoio em assistncia medicamentosa.

Enki Bilal um cineaste, desenhista e roteirista, de nacionalidade francesa, que pinta quadros e apoia a Douleurs Sans Frontires com uma parte do valor de suas vendas.

You might also like