You are on page 1of 8

AtuAlizAo

MonitoraMento eletrnico
Introduo

Podemos, com a ajuda da tecnologia, fazer com que a pena, efetivamente, cumpra suas funes, sem que, para tanto, o homem seja retirado do seu meio social. Exemplo disso o que ocorre com nossos filhos. Quando os corrigimos, no retiramos nossos filhos de casa, no os levamos a um local distante, onde ficaro isolados de seus irmos. Na verdade, os colocamos em um lugar onde, embora dentro de sua prpria casa, sabero que estaro privados de uma srie de direitos, que lhe seriam naturais caso no tivesse desobedecido a seus pais. O castigo, mesmo dentro de casa, funciona. Se retirssemos nossos filhos e os levssemos para um local fora do seu ambiente familiar, isso certamente os traumatizaria. o que acontece com os presos que so retirados do seu meio social, e levados a conviver com pessoas estranhas, hostis, sem falar no fato de que passam a se isolar de seus familiares.

Dentre as novas tecnologias utilizadas, como alternativas ao cumprimento de uma pena de privao de liberdade, podemos destacar o chamado monitoramento eletrnico.

Juan Jos Gonzlez Rus1 preleciona, com preciso, que atravs desse fantstico desenvolvimento tecnolgico, principalmente a eletrnica e a informtica permitem que sejam levadas a efeitos formas de vigilncia extensivas e intensivas at ento desconhecidas, permitindo, dessa forma, controles que podem ser exercidos sobre todas as pessoas de uma forma geral, ou, ainda, especificamente, sobre um determinado grupo. No que diz respeito especificamente ao sistema penal, dentre essas tcnicas, a mais desenvolvida diz respeito custdia em domiclio sob vigilncia eletrnica, que teve um grande desenvolvimento terico e prtico, principalmente nos Estados Unidos e Canad, cuja aplicao, hoje generalizada, pode determinar conseqncias relevantes sobre as tcnicas de controle social e penal.
1 GONZLEZ RUS, Juan Jos. Control electrnico y sistema penitenciario, p. 71.

A tecnologia o presente. Ela j chegou e est disposio de todos, para inmeras finalidades. A cada dia se descobre algo novo, uma evoluo que, certamente, dever ser utilizada pelo Sistema Penal.

Rogrio Greco

O monitoramento eletrnico foi criado com a finalidade de fazer com que o condenado no fosse retirado, abruptamente, do seu meio social. Muitos dos seus direitos, como acontece com nossos filhos durante a sua correo, passam a ser limitados. No entanto, o convvio em sociedade ainda permanece. No dessocializado, mas sim educado a no praticar o ato que o levou a ter suspensos alguns desses direitos. Conforme preleciona Edmundo Oliveira: a partir de suas primeiras experincias na Amrica do Norte, no incio dos anos 80, at sua operacionalizao na Europa, no meado dos anos 90, o monitoramento eletrnico louvado por suas propriedades singulares de individualizao da pena (Laville &Lameyre, 2003, PP 370-374). Ele evita os efeitos nefastos da dessocializao do encarceramento principalmente para os delinqentes primrios e facilita a manuteno dos elos familiares e o exerccio de uma atividade profissional. Esse sistema permite, tambm, diminuir a taxa de ocupao nos estabelecimentos penitencirios, acolhendo rus e condenados, pequenas ou mdias penas, a um custo bem menor. A priso domiciliar sob monitoramento eletrnico afasta de seus beneficirios a promiscuidade e as ms condies de higiene, a ociosidade e a irresponsabilidade, encontradas em tantas prises. Trata-se de um tipo de punio que no acarreta o estigma do associado ao encarceramento, assegurando a continuao de uma vida normal aos olhos do empregador e junto da famlia.2

Volume I

2 OLIVEIRA, Edmundo. Direito penal do futuro a priso virtual, p. 9-10. 3 Os satlites de GPS so equipados com relgios atmicos que tem preciso de bilionsimo de segundos, e transmitem continuamente para os satlites receptores na Terra sinais digitais de rdio com informaes sobre a localizao e hora exata.

Em que pese podermos atribuir as origens do monitoramento eletrnico aos irmos Ralph e Robert Schwitzgebel, que realizaram as primeiras experincias

O sistema de monitoramento eletrnico feito atravs de um sinalizador GPS. Mas, o que vem a ser um GPS? GPS um acrnimo, significando em ingls Global Positioning System e em portugus Sistema de Posicionamento Global. Atravs do GPS possvel saber a nossa localizao exata no planeta. Este projeto foi iniciado h cerca de 30 anos, pelo governo dos Estados Unidos da Amrica, mais precisamente pelo Departamento de Defesa. Foram lanados para a rbita vrios satlites com o objetivo de ultrapassar as limitaes dos sistemas de localizao, que eram utilizados at aquele momento. O sistema foi sendo constantemente melhorado e, atualmente, conta com 24 satlites em rbita, sendo 12 localizados em cada hemisfrio, e 6 estaes de controle em terra3.

no ano de 1964, nos EUA, com dezesseis jovens reincidentes, podemos apontar o Juiz Jack Love, do Estado do Novo Mxico, como sendo o precursor da idia que, atualmente, vem sendo utilizada em vrios pases. O mais interessante que o Juiz Jack Love inspirou-se numa edio de Amazing Spider-Man de 1977, onde o rei do crime havia prendido um bracelete ao homemaranha a fim de monitorar seus passos pelas ruas de Nova York. Aps ler a histria, o Juiz Jack Love achou que a idia poderia, efetivamente, ser utilizada no monitoramento de presos, razo pela qual procurou seu amigo Mike Gross, tcnico em eletrnica e informtica, a fim de persuadi-lo a produzir os receptores que seriam afixados nos pulsos, tal como havia visto na histria em quadrinhos. Em 1983, ou seja, cinco anos depois, aps ter realizado, durante trs semanas, testes em si mesmo com o bracelete, o Juiz Jack Love determinou o monitoramento de cinco delinqentes na cidade de Albuquerque, a maior cidade do Estado do Novo Mxico. Nascia, tambm, naquele momento, conforme nos esclarece Edmundo Oliveira, a National Incarceration Monitor and Control Services, a primeira empresa a produzir instalaes eletrnicas destinadas ao controle de seres humanos.4

Atualizao

Atualmente, existem quatro opes tcnicas de monitoramento eletrnico, que podem ser adaptadas pessoa em forma de: a) pulseira; b) tornozeleira; c) cinto; e d) microchip (implantado no corpo humano). Nas quatro hipteses apontadas, a utilizao pode ocorrer de maneira discreta, permitindo que o condenado cumpra a sua pena sem sofrer as influncias nefastas do crcere.

O sistema de monitoramento permite que os encarregados da fiscalizao do cumprimento da pena do condenado monitorado saibam, exatamente, a respeito dos seus passos, uma vez que o sistema permite saber, com preciso, se a rea delimitada est sendo obedecida. A tendncia que o monitoramento eletrnico fique cada vez mais imperceptvel por outras pessoas, que no aquele que o utiliza. Quem no se recorda do tamanho inicial dos telefones celulares? Hoje, so multifuncionais, e os menores possveis. Da mesma forma, em um futuro muito prximo, ao invs de pulseiras, tornozeleiras ou cintos, o monitoramento poder ser levado a efeito, por exemplo, atravs de um aparelho contido o relgio de pulso daquele que se viu beneficiado com a sua utilizao. O microchip subcutneo j uma realidade, e impede qualquer visualizao por parte de terceiros, podendo, inclusive, conter todas as informaes necessrias relativas ao cumprimento da pena do condenado que dele se utiliza. Enfim, chegamos era tecnolgica, e temos que utiliz-la em benefcio do homem que, em um futuro prximo, ver implodir os muros das penitencirias que durante sculos o aprisionaram. Esse novo homem do futuro olhar para trs e no acreditar que seus semelhantes, h poucos sculos, eram enjaulados como animais ferozes, tratados de forma indigna e cruel.

4 OLIVEIRA, Edmundo. Direito penal do futuro a priso virtual, p. 28.

No Brasil, depois de intensos debates, foi publicada a Lei no 12.258, de 15 de junho de 2010, que previu a possibilidade de fiscalizao do condenado, por meio da monitorao eletrnica, somente em duas situaes, vale dizer, quando for autorizada sada temporria para aquele que estiver sob o regime semiaberto, ou quando a pena estiver sendo cumprida em priso domiciliar, conforme o disposto nos incisos II e IV, do art. 146-B da Lei de Execuo Penal. I aplicar pena restritiva de liberdade a ser cumprida nos regimes aberto ou semiaberto, ou conceder progresso para tais regimes; V conceder o livramento condicional ou a suspenso condicional da pena.

Rogrio Greco

Volume I

Foram objeto de veto presidencial os incisos I, III e V, que, respectivamente, permitiam o juiz aplicar a monitorao eletrnica quando viesse: III aplicar pena restritiva de direitos que estabelea limitao de horrios ou de frequncia a determinados lugares;

Justificando o parecer que pugnava pelo veto presidencial aos mencionados incisos, o Ministrio da Justia arrazoou que: A adoo do monitoramento eletrnico no regime aberto, nas penas restritivas de direito, no livramento condicional e na suspenso condicional da pena contraria a sistemtica de cumprimento de pena prevista no ordenamento jurdico brasileiro e, com isso, a necessria individualizao, proporcionalidade e suficincia da execuo penal. Ademais, o projeto aumenta os custos com a execuo penal sem auxiliar no reajuste da populao dos presdios, uma vez que no retira do crcere quem l no deveria estar e no impede o ingresso de quem no deva ser preso.

O art. 146-C, acrescentado Lei de Execuo Penal pela Lei no 12.258, de 15 de junho de 2010, assevera que o condenado ser instrudo acerca dos cuidados que dever adotar com o equipamento eletrnico e dos seguintes deveres: I receber visitas do servidor responsvel pela monitorao eletrnica, responder aos seus contatos e cumprir suas orientaes; II abster-se de remover, de violar, de modificar, de danificar de qualquer forma o dispositivo de monitorao eletrnica ou de permitir que outrem o faa. Conforme o disposto no pargrafo nico, do mencionado art. 146-C, a violao comprovada de qualquer um desses deveres poder acarretar, a critrio do juiz da execuo, ouvidos o Ministrio Pblico e a defesa: a) a regresso do regime; b) a revogao da autorizao de sada temporria; c) a revogao da priso domiciliar;
4

d) advertncia, por escrito, para todos os casos em que o juiz da execuo decida no aplicar alguma das medidas anteriores.

Atualizao

Para que ocorra a revogao da monitorao eletrnica, dever o julgador determinar, antes de sua deciso, a realizao de uma audincia de justificao, onde sero ouvidos o acusado, devidamente assistido pelo seu defensor, e tambm o Ministrio Pblico, a exemplo do que ocorre com as hipteses previstas pelo pargrafo nico do art. 146-C da Lei de Execuo Penal. Embora o sistema de monitoramente eletrnico permita o cumprimento das finalidades atribudas s penas, vale dizer, reprovar e prevenir a prtica de infraes penais, parte da doutrina iniciou um movimento contra a sua utilizao, conforme esclarece Luzn Pea5, alegando que, primeiramente, essa modalidade de cumprimento de pena demasiado benigna aos condenados, no possuindo, assim, o necessrio efeito intimidante, caracterstico da teoria retributiva. Da mesma forma, continua Luzn Pea6, no que diz respeito ressocializao, afirmam que a sano se centra somente no controle do condenado, e dedica pouco ou mesmo nenhum esforo no seu tratamento ressocializante. Em segundo lugar, dizem os opositores do monitoramente eletrnico, no existem estudos suficientemente amplos e rigorosos que tenham por finalidade apontar se, realmente, existe uma eficcia preventivo-especial da sano daqueles que foram submetidos ao monitoramente eletrnico, em comparao aos condenados que cumpriram suas penas inseridos no sistema prisional. Ou seja, para eles, no se pode dizer, com a necessria preciso, que permitir o cumprimento monitorado de pena extra muros no diminui o ndice de reincidncia.

O art. 146-D da Lei de Execuo Penal, tambm introduzido pela Lei no 12.258, de 15 de junho de 2010, determina, ainda que a monitorao eletrnica poder ser revogada: I quando se tornar desnecessria ou inadequada; II se o acusado ou condenado violar os deveres a que estiver sujeito durante a sua vigncia ou cometer falta grave.

5 LUZN PEA, Diego-Manuel. Control electrnico y sanciones alternativas a la prisin, p. 58. 6 LUZN PEA, Diego-Manuel. Control electrnico y sanciones alternativas a la prisin, p. 58. 7 LUZN PEA, Diego-Manuel. Control electrnico y sanciones alternativas a la prisin, p. 59.

Ressalta Luzn Pea7 que s acusaes de que o monitoramente eletrnico por demais benigno ao condenado, alm de possuir pouca ou nenhuma eficcia intimidante, tem-se rebatido com o correto argumento de que a ele so reservadas somente as infraes penais de pouca gravidade, a exemplo do que ocorre com os delitos de trnsito, subtraes patrimoniais no violentas, consumo de drogas etc. e s excepcionalmente para algum delito que preveja alguma forma de violncia,

Com todo o respeito que merecem os opositores do monitoramento eletrnico, no se pode negar que os benefcios de um cumprimento de pena monitorado fora do crcere so infinitamente superiores aos prejuzos causados no agente que se v obrigado a cumprir sua pena intra muros.

Rogrio Greco

como pode ocorrer com as leses corporais. Alm disso, o prognstico que se faz do condenado lhe favorvel, ou seja, tudo leva a crer que o cumprimento da pena monitorada extra muros exercer sobre eles os necessrios efeitos, evitando-se a prtica de futuras infraes penais.

Volume I

No podemos nos esquecer que, mesmo com certo grau de liberdade, temos limitada uma grande parcela desse nosso direito. Assim, por mais que, aparentemente, se mostre benigna ao condenado, ainda assim essa forma de cumprimento de pena poder exercer sua funo preventiva (geral e especial), pois que, para a sociedade, ficar demonstrado que o Estado, atravs do Direito Penal, cumpriu com sua misso protetiva de bens jurdicos, fazendo com que o autor da infrao penal fosse por ela responsabilizado, com uma pena correspondente ao mal por ele praticado.

Conforme esclarecimentos de Miguel ngel Iglesias Ro e Juan Antonio Prez Parente, na maioria dos pases, a priso domiciliar com vigilncia eletrnica no se contempla como medida nica, seno que, com vistas consecuo de expectativas ressocializadoras, o controle telemtico se insere dentro de um amplo programa de execuo dirio no qual, junto permanncia obrigatria no domiclio ou em um lugar concreto, se permitem sadas predeterminadas para trabalhar ou participar de sesses de terapia, se realizam visitas no anunciadas por funcionrios competentes (na parte da tarde, noite, fins de semana, dias festivos), ou com um pr-aviso de trinta minutos; o sujeito tem que submeter a uma anlise de sangue, de urina ou de ar aspirado para detectar o consumo de lcool ou drogas, vrias vezes por semana, praticadas por pessoal mdico especializado ou conectadas ao prprio aparato de vigilncia (como ocorre na Sucia), cujos resultados so recebidos informatizadamente pela rede telefnica central.8 A primeira gerao de mecanismos de controle inclui o sistema ativo (vigilncia eletrnica ativa) e o sistema passivo (vigilncia eletrnica passiva), ainda quando se tem implantado tambm sistemas mistos, que combinam ambos modelos. As tecnologias de controle podem ser divididas em primeira, segunda e terceira gerao. Tecnologias de controle de primeira, segunda e terceira gerao

8 IGLESIAS ROS, Miguel ngel; PREZ PARENTE, Juan Antonio. La pena de localizacin permanente y su seguimiento con medios de control electrnico, p. 409. 9 GONZLEZ RUS, Juan Jos. Control electrnico y sistema penitenciario, p. 72.

A vigilncia eletrnica ativa, mais frequente, , basicamente, de acordo com as lies de Juan Jos Gonzlez Rus9, integrada por trs elementos, a saber: um transmissor miniatura, que fixado ao condenado, de modo que no possa por ele ser removido, a exemplo, como dissemos anteriormente, das pulseiras, tornozeleiras etc., cuja finalidade a de transmitir um sinal, permitindo a aferio do local onde se encontra; um receptor-transmissor, instalado no domiclio ou no

local onde se tenha determinado que o condenado dever permanecer submetido vigilncia, e que tem por finalidade receber o sinal do transmissor nele colocado, que envia, a seu turno, um sinal ao terceiro componente do sistema, que normalmente um computador central conectado por via telefnica com o transmissor-receptor, que controla o processo e registra tudo o que ocorre com a vigilncia, ou seja, se o condenado, efetivamente, est cumprindo com aquilo que lhe fora determinado na sentena, ou se houve algum descumprimento, a exemplo de ter sado do local permitido etc.

Atualizao

Por vigilncia eletrnica passiva podemos entender aquela que levada a efeito atravs de um sistema aleatrio de chamadas telefnicas, feitas por um computador previamente programado para isso, aos locais onde os condenados encontram-se submetidos a essa modalidade de vigilncia. Nesse caso, ao ser realizada a ligao, os condenados devem atender pessoalmente ao telefone. Conforme esclarece Juan Jos Gonzlez Rus11, nesses casos, comum que se incorpore ao aparelho telefnico um identificador de voz, evitando-se que o sistema seja burlado pelo condenado, que bem poderia pedir a algum para que respondesse chamada em seu lugar. importante frisar que tanto as chamadas quanto s respostas do condenado permanecem registradas em um sistema informtico, que est programado para produzir um alerta caso venha a ocorrer qualquer incidente.

Esse controle, conforme esclarece Luzn Pea10, nos Estados Unidos, feito pelos funcionrios que so encarregados do sistema de prova que, em caso de descumprimento pelo condenado, propem as medidas punitivas correspondentes ou mesmo a aplicao de uma sano mais dura. Alm disso, tambm possuem a obrigao de manter um contato peridico com o condenado com a finalidade de inspecionar os dispositivos de transmisso (pulseira, tornozeleiras etc.)

Atravs dessa vigilncia eletrnica ativa se confirma, portanto, a presena do condenado em sua casa, ou mesmo em outro local determinado pela Justia, bem como as horas previstas para a prtica de determinados comportamentos, ou, pelo contrrio, sua ausncia do local previamente determinado, o que, consequentemente, acarretar consequncias a seu desfavor.

10 LUZN PEA, Diego-Manuel. Control electrnico y sanciones alternativas a la prisin, p. 56. 11 GONZLEZ RUS, Juan Jos. Control electrnico y sistema penitenciario, p. 72. 12 IGLESIAS ROS, Miguel ngel; PREZ PARENTE, Juan Antonio. La pena de localizacin permanente y su seguimiento con medios de control electrnico, p. 414.

Miguel ngel Iglesias Ro e Juan Antonio Prez Parente aduzem que a principal vantagem do sistema passivo com controle de voz ou mecanismos digitalizados sua menor estigmatizao pblica e, em certos casos, podia chegar-se a prescindir da instalao de transmissores no domiclio do vigiado. Como desvantagens se apontam a possvel perturbao que as chamadas telefnicas, especialmente no horrio noturno, causam ao resto dos moradores ou que o sujeito no escute a chamada por estar no banho, escutando msica, etc.12

Rogrio Greco

A tecnologia de segunda gerao foi implantada inicialmente nos EUA, a partir do ano 2000, sendo utilizada posteriormente no Canad e na Gr Bretanha, cujo referente europeu o denominado sistema Galileo. O Galileu foi concebido desde o incio como um projeto civil, em oposio ao GPS americano, ao GLONASS russo e ao Compass chins, que so de origem militar, tendo vrias vantagens, a exemplo da maior preciso, maior segurana, sendo menos sujeito a problemas. Esse sistema de segunda gerao tem a capacidade no somente para controlar a permanncia, em um determinado lugar, da pessoa que est sendo objeto do monitoramento, seno que, milimetricamente, detecta sua presena fora do local que havia sido delimitado, apontando, precisamente, o lugar e o horrio em que esteve. Para tanto, o vigiado dever portar um transmissor similar ao utilizado na vigilncia eletrnica ativa, que tem por finalidade enviar os dados de seus movimentos central, fazendo com que seja disparado um alarme sempre que o vigiado se distancia do permetro dentro do qual fora confinado.

Volume I

Por ltimo, conforme esclarecem Miguel ngel Iglesias Ro e Juan Antonio Prez Parente, a tecnologia de terceira gerao se caracteriza porque ao controle por sistema GPS de permanncia ou presena que oferecem os anteriores sistemas apontados, se agrega tambm a possibilidade de que a central de vigilncia receba informaes psicolgicas, frequncia de pulsaes, ritmo respiratrio para medir o nvel de agressividade de um delinquente violento, a excitao sexual em delinquentes sexuais, cleptmanos ou psicopatas. Assim mesmo, ante qualquer descumprimento das obrigaes acordadas judicialmente, algumas verses tm capacidade para realizar uma interveno corporal direta no vigiado por meio de descargas eltricas programadas, que repercutem diretamente no sistema nervoso central ou por meio da abertura de uma cpsula que lhe injeta um tranquilizante ou outra substncia, para o caso de neurticos agressivos, esquizofrnicos ou adeptos ao lcool. Este drstico procedimento ainda no se implementou em priso domiciliar com vigilncia eletrnica, porque constitui um castigo fsico atentatrio contra a dignidade humana; por outro lado, no leva em conta distintas situaes de necessidade - urgncia mdica, incndio na casa, um acidente, por exemplo - nas quais o vigiado se v obrigado a abandonar o lugar e a suportar injustificadamente tais descargas eltricas.13

13 IGLESIAS ROS, Miguel ngel; PREZ PARENTE, Juan Antonio. La pena de localizacin permanente y su seguimiento con medios de control electrnico, p. 415.

You might also like