You are on page 1of 2

Direito de Imprensa

Renato Csar de Oliveira Resumo: Este trabalho delimita um mbito com o objetivo de examinar a questo do Direito de Imprensa, seus pontos positivos e seus pontos negativos e que parte da populao o Direito de Imprensa afeta. Palavras-chave: Imprensa, direitos, populao, liberdade. INTRODUO O Direito de Imprensa vem sendo alterado de tempo em tempo. Foi liberal, passou pela censura e voltou a ser liberado, mas com restries. Mais tarde foi novamente liberado e com isto, muito injustiado. Na atual conjuntura vem lutando por seus direitos de liberdade de imprensa. DESENVOLVIMENTO A liberdade de imprensa herana do Iluminismo e era considerada uma das liberdades mais importantes compartilhada pelos liberais, Voltaire, Rousseau e Diderot. Mais tarde a censura tomou conta e persistiu at 1945, fim do estado ditatorial, voltado a viger o Decreto n 24.776, com a promulgao da Constituio Federal de 1946. Esta mesma Constituio prescreveu uma srie de limitaes imprensa. Anos depois, a Constituio de 1988 contempla a liberdade de imprensa. O art. 220, caput da Carta Magna diz que a manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo no sofrero qualquer restrio. Durante muito tempo, no Brasil, o Direito de Imprensa se acentuou, dando mais liberdade aos meios de comunicao. Estes ento se uniram e lutaram a cada dia pelo que achavam de direito. Mas, por outro lado, existem alguns casos em que a Imprensa prejudica a vida da pessoa em questo, como acontece com alguns famosos. Est disposto na Constituio Federal art. 5 inciso X so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito indenizao pelos danos morais e materiais decorrentes de sua violao. Baseado nisso pode-se assegurar que a vida de uma pessoa possa estar sendo prejudicada e at correr risco de morte, como por exemplo, uma pessoa que tenha visto algo muito grave e esteja em um hospital e esta notcia passa na imprensa, o acusado pode querer dar fim a esta pessoa por ser testemunha. Atualmente a discusso sobre liberdade de imprensa muito complexa. Alm de envolver valores polticos, envolve valores ticos. Alguns religiosos, intelectuais e pessoas pblicas vem a postura profissional jornalstica como invasiva e sensacionalista, como se o jornalismo estivesse deixando de lado seu papel social e tivesse rendendo-se a competitividade. A liberdade de imprensa tem caractersticas em que a sociedade pode se expressar ento no existe quando est concentrada nas mos de poucos, provm de uma realidade social, econmica e politica.

O Des. Nagib Slaibi Filho, na Apelao Cvel n 2001.001.17879, em brilhante acrdo sobre a matria, cita um trecho da obra de Antnio Chaves, adequando a percepo do tema: A honra sentenciou Ariosto est acima da vida. E a vida pregou Vieira um bem mortal; a vida por longa que seja, tem os dias contados; a fama, por mais que conte anos e sculos, nunca h de achar conto, nem fim, porque os seus so eternos; a vida h de conservar-se em um s corpo, que o prprio, o qual, por mais forte e robusto que seja, por fim se h de resolver em poucas cinzas; a fama vive nas almas, nos olhos e na boca de todos, lembrada nas memrias, falada nas lnguas, escrita nos anais, esculpida nos mrmores e repetida sonoramente sempre nos ecos e trombetas da mesma fama. Em suma, a morte mata, ou apressa o fim do que necessariamente h de morrer; a infmia afronta, afeia, escurece e faz abominvel a um ser imortal, menos cruel e mais piedosa se o puder matar (Antnio Chaves, no prefcio de Responsabilidade Civil por Dano Honra, de Aparecida Amarante, Belo Horizonte. Del Rey. 1994)
CONSIDERAES FINAIS

No Brasil, hoje, h pouco o que comemorar e muito que lutar, pois o Brasil vive uma liberdade de imprensa plena apenas no papel, mas, est longe da realidade. Para garantir liberdade real, preciso igualdade e dar voz a todos. Vemos a velha liberdade sem igualdade, liberdade para poucos e silncio para quase todos.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32009-37587-1-PB.pdf (acessado em 26 de junho de 2012) http://jornalismob.com/2011/05/03/e-possivel-liberdade-de-imprensa-sem-liberdade-de expressao/ (acessado em 26 de junho de 2012)

You might also like