You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE DE BRASLIA INSTITUTO DE CINCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM SOCIOLOGIA PROF.

ARTHUR TRINDADE MARANHO COSTA DISCIPLINA VIOLNCIA E CONFLITUALIDADES

JUSTIA CRIMINAL E CULTURA Por Roberto dos Santos da Silva GARAPON, A. e PAPAPOULOS, I. Julgar nos Estados Unidos e na Frana: Cultura Jurdica Francesa e Commom Law em uma perspectiva comparada. Rio de janeiro: Lumen Juris Editora, 2008. p.1-169.

Em Julgar nos Estados Unidos e na Frana Antoine Garapon e Ioannis Papadopoulos se propem a estudar a cultura jurdica dessas duas naes que fundamentam seu Direito em tradies diferentes, tidas como opostas, a saber, respectivamente o commom law e o que, entre outros nomes, os autores vo tambm chamar de civil law.

Panorama da obra No captulo I os autores iniciam com provocaes que ao fim pretendem ter desconstrudo, em suma simplificaes que reduzem a commom law ao avano da mercantilizao globalizante, estando a primeira dissociada da preocupao da preservao de um espao pblico. Seu objeto, o sistema de justia tratado competentemente como um fato social total, chamando-o mesmo de fenmeno total, ou seja, exibem-no como elemento que se impregna e interage com toas as dimenses culturais que marcam as sociedades em tela. No captulo II ao examinarem a commom law tratam de sua raiz estar na concepo da anterioridade do direito ante o Governo, abordam a Rule of Law, a singularidade cultural que dificulta sua traduo como ocorre tambm com due process of law. Mostram como a commom law assenta-se indissociavelmente na histria inglesa, comparam o processo de liberao do feudalismo na Inglaterra e Frana para argumentarem como o caminho trilhado por cada uma levou a uma constituio diferente do Estado de Direito. Descrevem a configurao de justia estadunidense que

designam como uma sntese que alm de herdar a concepo judiciria bret vai integrar incorporar novidades como i) a sua Constituio, que vai possuir uma fora nessa nao a que na Frana s teria paralelo na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado; ii) a Suprema Corte, instncia de papel sem igual em nenhum outro pas; iii) a ideia de civil rights haja vista ser o pas de grandes jornadas dos direitos civis e, por fim, a concepo de que so agentes de direito e no obedientes a ele, este emanaria do povo e no do Estado. Curioso os autores no citarem que dessa cultura que vai emergir posies como as defendidas por Henry David Thoreau em sua obra Desobedincia Civil na qual o autor combate o que entende por tirania na forma da lei e do Estado. No captulo III tratam do plea bargaining, que se trata do acordo feito entre acusao e indiciado em que o primeiro cede em assumir a culpa que lhe foi imputada ou de parte das imputaes que lhe tenham sido dirigidas em troca de abrandamento na sano. Ainda tematizada a abordagem econmica do Direito, as controvrsias internas desta e a questo da inocncia em cada tradio. No que concerne ao plea bargaining afirmado que nele est presente mesmo uma ideia de poltica criminal e, penso, que pode ter como uma de suas consequncias o maior ndice de encarceramentos, mesmo que por pouco tempo, na medida em que esse mecanismo aumenta as confisses de culpa. No entanto os autores no chegam a indagar se esta prtica no implica, associada a outros fatores, no aumento da populao carcerria norte-americana. No capitulo VI discutido o processo judicirio, o trial e a audincia na cultura jurdica romanista, as diferenas de forma e de contedo simbolgico de cada. So contrapostos o carter excepcional do tribunal do jri e a sistematicidade da audincia no modelo continental. Ainda so assinaladas outras particularidades do trial como sua temporalidade de evento nico, contnuo, marcado pela oralidade, seu aspecto performtico em que a linguagem corporal tambm argumenta. Discutem tambm a questo do recurso, que vai marcar a cultura judiciria de civil law, o princpio do contraditrio, a questo da produo da verdade em cada modelo, entre outros pontos. No captulo V vai se defender que a produo de prova em cada tradio vai ser fortemente influenciada por concepes de fundo religioso, implicando nesse processo as marcas distintivas entre protestantismo e catolicismo associados histria das naes em causa. Examinam o direito da prova, a diferena da confisso entre catlicos e protestantes como elemento esclarecedor para essa anlise, a formalizao processual, a unicidade e variao da verdade em nveis, cada uma dessas

perspectivas correspondendo respectivamente ao padro anglo-americano e francs. No captulo VI os autores diferenciam os papis dos juzes nas duas culturas, a questo da concentrao, separao ou neutralizao de poder dessa personagem em cada contexto e suas razes histricas. No captulo VII examinam o instituto do jri, sua constituio na poca da conquista normanda em 1066, desenvolvimento ulterior at as controvrsias que o cercam na modernidade, incluindo as crticas que sofre e as alternativas que surgem de tentativa de sua reforma. Tambm ganha relevo o debate dos princpios que envolvem essa instituio e sua base ideolgica.

Mtodo Os autores realizam uma abordagem da cultura jurdica articulando sua busca por entend-la ao recurso histria, dimenso antropolgica, poltica, a uma filosofia e sociologia do direito, considerando dimenses como a religio e a economia. Defendem uma abordagem cultural sobre o objeto proposto e traam um debate inicial para clarear como entendem cultura, distanciando-a de uma viso fixista, como uma ossatura que constrangeria pensar processos, dinmicas, definindo-a como um campo de tenses, um dado contexto que mais pode favorecer ou dificultar que determinadas aes sejam efetivadas, que caminhos sejam trilhados, do que propriamente ser ela prpria uma causa em si. Os autores, penso, chegam a ser confusos na escolha das palavras para fazer tal distino a cultura no constrange, porm impede, no paralisa, mas retarda... A chave analtica de cultura jurdica ser movimentada para perscrutar o modo de produo da verdade e como estas correspondem a configuraes polticas singulares. Porm estas so perpassadas por problemas comuns, ontem e hoje, como o desafio de oferecer justia que atenda a agenda democrtica, como articular o poder judicirio, de tom aristocrtico com o poder poltico liberal e como faz-lo sob as crescentes novas presses, como o advento da democracia de opinio com o papel desempenhado pela mdia de massa e pelo processo de globalizao entre outros. Esta perspectiva o tempo inteiro presente, apresentar como culturas jurdicas diferentes encontraram e encontram diferentes formas de responder a problemas comuns.

Conceituaes A analogia religiosa para pensar a poltica, to cara aos antroplogos, frequente em praticamente todo o texto e mais do que analogia compe parte da argumentao explicativa mesma dos autores. Ponto fundamental de sua exposio a definio-diferencial de cada modo de fazer justia. A Commom Law anglo-americana, segundo eles, um sistema de inspirao liberal, marcada por pragmatismo, valorizando a preservao do indivduo ante o poder desptico do Estado e os fatos como base de interpretao, fortemente calcada numa desconfiana de leis abstratas e do domnio de uma autoridade centralizadora que vai resvalar na figura estatal, receio este de inspirao protestante. Esse seria um modelo que reduziria, portanto, ao mximo o poder da representao estatal, o juiz, passando a iniciativa para os indivduos, num modelo de justia de quadro concorrencial em que as partes litigantes poderiam se confrontar em condies equnimes. Suprindo o poder negado ao juiz aparece como sujeito que d o veredito uma personagem coletiva, o jri, como representante da soberania popular e de uma justia de base comunal. Enquanto que a civil law funda-se justamente no esprito catlico de uma centralizao de autoridade sagrada, que de cima opera em todos os momentos como fora motriz no fazer justia. Esse poder se baseia na soberania da lei, do Estado, mais particularmente a Repblica, cuja majestade repousa na figura de juzes detentores de muitos poderes numa orquestrao de linha mais socialista ou socialdemocrata, de funcionrios, mais administrativa, burocrtica e paternalista. Os autores vo associar diferentes princpios e escolhas em termos de prticas para cada tradio. Assim a commom law possui como traos i) o precedente e a jurisprudncia como fontes de produo do direito; a adoo do regime de prova e a verossimilhana, o argumento mais convincente, a evidency e no a busca pela verdade como definidor de vereditos. E como marca distintiva dessa cultura jurdica o tribunal do jri ou trial. Os autores vo apontar esse tipo de julgamento como evento imediatizado, ldico no sentido do jogo mesmo performtico, caracterizado pela dramaturgia e do qual no esto excludas as emoes. Os autores tem o mrito de articularem uma exposio fundamentada em prticas, exemplificando o que apresentam a partir de casos concretos, realizando ao longo dos captulos uma interessante reviso da produo sobre o assunto desde clssicos como Tocqueville e Montesquieu, mas tambm destacando os discursos e o exame dos imaginrios de cada tradio, como quando abordam a produo cinematogrfica.

Concluses Por fim abordam o debate hodierno no cenrio estadunidense, as controvrsias a respeito do jri, quais fatos novos e interesses tm motivado isso, como o referido instituto do jury ter sido responsvel por uma avalanche de decises em favor do pagamento de indenizaes punitivas ao big business por danos massivos, agresses ao meio ambiente. Relatam tambm quais tentativas tm sido feitas para contornar e solucionar os problemas elencados de forma a incrementar a eficcia desse sistema judicirio sem abrir mo de uma de suas instituies judicirias que gozam de maior credibilidade e tradio. Os autores efetuam em muitos momentos uma crtica ao modelo de justia seguido por seu pas, a Frana, e, apesar de apontarem muitos pontos controversos da commom law, em linhas gerais tecem uma leitura muito elogiosa a ela, no tocante ao jri, em particular, diria que sua anlise chega a ser em muitos momentos apologtica, entusiasta. Isso, contudo, coexiste no texto com um exerccio ao mesmo tempo minucioso e exaustivo em generalizao relativista no estudo comparado entre as duas culturas jurdicas.

You might also like