You are on page 1of 23

Indexao: prticas para o aperfeioamento da recuperao da informao

Mariane Costa Pinto


Bibliotecria COPRA / CODAC / Equipe de Documentos Cartogrficos

Segundo a UNISIST (United Nations International Scientific Information System), a indexao a representao dos conceitos contidos no documento e sua transcrio em uma linguagem documentria (classificaes, thesauri, vocabulrios controlados, lista de cabealho de assunto).

Operaes/Processo: - Conhecimento do contedo do documento Leitura rpida/diagonal do texto, observando partes de concentrao de informao como ttulo, mbito e contedo, notas. - Escolha de conceitos seguindo as regras de seletividade (seleo dos conceitos que representam o contedo e de interesse para o usurio) e exaustividade (todos os conceitos teis selecionados). Anlise conceitual e condensao, utilizao dos conceitos teis. - Traduo dos conceitos para os descritores/termos da linguagem documentria. - Incorporao dos elementos sintticos indicao na indexao da importncia ponderada de cada conceito ou descritor.

Os descritores pertencentes a tesauros ou vocabulrios controlados constituem-se em linguagens que permitem a traduo para uma linguagem artificial sem ambiguidade denominada linguagem documentria.

INDEXAO POR ASSUNTOS: LINGUAGENS DOCUMENTRIAS Linguagem natural Linguagem cientfica Linguagem documentria

Indexao pr-coordenada indexao na entrada com a utilizao de termos j coordenados entre si pelo indexador. (ex. sistemas de classificao, listas de cabealho de assunto). Ex: Brasil - Economia Indexao ps-coordenada indexao na sada, coordenao dos termos na fase de recuperao da informao. Ex: Brasil Economia

A indexao deve proporcionar a identificao de conceitos mais pertinentes ao contedo do documento produzindo uma correspondncia precisa com o assunto pesquisado em ndices. Dessa maneira, pode-se considerar a indexao como a parte mais importante dentro de um sistema de recuperao da informao. a partir da realizao desse processo que os resultados da questo de busca do usurio estaro condicionados.

ATRIBUIES DO SISTEMA DE INFORMAES X ATRIBUIES DO INDEXADOR

CARANDIRU

CARANDIRU

FILME

CARANDIRU

BAIRRO

CARANDIRU

ESTAO CARANDIRU (LIVRO)

CARANDIRU

PRESDIO

CARANDIRU

FILME

BAIRRO

LIVRO

PRESDIO

E agora? Como diferenci-los?

Cabe ao indexador diferenciar as entradas pelo tipo do documento: Carandiru (Filme) Carandiru (So Paulo, SP) Estao Carandiru (Publicao) Presdio do Carandiru ver Casa de Deteno So Paulo

Cabe ao sistema de informaes remeter a busca do usurio a toda documentao que possuir a palavra Carandiru em um de seus campos recuperveis.

Indexador: definir no processo de indexao: nvel de exaustividade e de especificidade; escolha da linguagem - livre ou controlada e pr-coordenada ou ps-coordenada. Sistema de informao: analisar a capacidade de revocao e preciso do sistema, estratgias de busca, tempo de resposta do sistema, forma de sada. Arquivo Nacional: verificar qual a preferncia do usurio quanto apresentao dos resultados e at que ponto o sistema satisfaz suas necessidades.

Sntese dos procedimentos de controle de vocabulrio: O controle de vocabulrio que, como o nome j diz, visa estabelecer um vocabulrio controlado para a identificao e subsequente busca de documentos e informaes no arquivo, com preciso e confiabilidade, processa-se principalmente atravs dos seguintes procedimentos: - Distino entre termos adotados e termos no adotados pelo sistema; - Remissivas dos termos no adotados para os termos adotados pelo sistema; - Padronizao formal dos termos adotados; - Conceituao de termos.
SILVA, Janaina Ruivo da. Sistema de Informaes do Arquivo Nacional SIAN: vocabulrio controlado. Rio de Janeiro, 2009.

GRUPO PERMANENTE DE INDEXAO DA COPRA

Diego Barbosa da Silva (CODES) Mariane Costa Pinto (CODAC) Colaboradora: Janaina Ruivo (GABIN SIAN/DMI)

Objetivos:
Trabalhar diretamente com a responsvel pelo vocabulrio controlado no SIAN/DMI nos itens a seguir: 1)Avaliao de sistema/instrumentos de pesquisa do ponto de vista do usurio; 3)Criao de manual de indexao com polticas e prticas; 4)Seleo de indexadores nos setores; 5)Construo e manuteno do vocabulrio controlado; 6)Discusso de questes pertinentes rea.

ADMIRAL Cigarette. [United States : Edison Manufacturing Co., 1897]. 1 clipe de filme (25 s), p&b. Disponvel em: <http://memory.loc.gov/cgi-bin/query/D?papr:7:./temp/~ammem_sEyC::> Acesso em: 01 nov 2011.

BOIARSKI, Adolf-Nikolay Erazmovich. [Homem com instrumento musical]. [S.l.], [1874-1875]. 1 fotografia, p&b. Disponvel em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_icono grafia/TH_christina/icon325574/icon948196.jp g>. Acesso em: 01 nov 2011.

Referncias
CHAMIER, J. (1988). Indexao: conceito, etapas e instrumentos. Revista brasileira de Biblioteconomia. e Documentao., So Paulo, v.21, n.1/2 p.63-79. FUJITA, Maringela Spotti Lopes; RUBI, Milena Polsinelli. Elementos de poltica de indexao em manuais de indexao de sistemas de informao especializados. In: Perspectivas em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 66-77, jan./jun. 2003. Disponvel em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/375/1 93>. Acesso em: 17 out. 2011. RUBI, Milena Polsinelli. A poltica de indexao na perspectiva do conhecimento organizacional. Marlia, 2004. Disponvel em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/rubi_mp_me_mar.pdf>. Acesso em: 17 out. 2011.

You might also like