You are on page 1of 6

Qual usar: Corel, Photoshop, Illustrator ou Indesign?

Antes de mais nada, o objetivo deste post no criar polmica sobre qual o melhor software de editorao eletrnica, e sim orientar o cliente ou profissional sobre a melhor forma de aproveitar os recursos e caractersticas de cada um deles. Na maioria dos casos so pequenos equvocos cometidos por desconhecimento: elaborar um Rtulo ou Etiqueta com letras midas e cores especiais no Photoshop, ou umCatlogo de 40 pginas e uma centena de tabelas no Illustrator, enquanto o Indesign possui ferramentas especficas para esta finalidade. Detalhes que geram perda de tempo, retrabalho, reaprovao e riscos, o que se torna um pesadelo quando temos um deadline apertado. Para isso, baseados em nossa experincia, elaboramos uma tabela que mostra o que levar em considerao ao escolher um programa para executar um trabalho. No uma regra, mas sim um guia do que evitar ao iniciar um design grfico. natural que voc utilize mais de um programa para executar suas tarefas. Por exemplo, voc pode editar imagens no Photoshop e importar no Corel. Mas, saiba o que fazer e melhore seu job em qualidade e produtividade.

Quanto ao nmero de pginas


Mais Informaes: At pginas At pginas 2 Neste caso dificilmente voc ter problemas para imprimir seu arquivo. Respeite as regras bsicas de produo grfica e tudo vai dar certo. :) :) :) Caso opte em utilizar o Photoshop, separe o em dois arquivos distintos: interno e externo. No utilize pastas ou camadas para separar a frente do verso pois vai ficar um arquivo confuso e pesado de se trabalhar. O Illustrator um excelente programa vetorial, porm no foi feito para usar pginas. A partir da verso CS4 voc at pode utiliz-las como Artboard, mas dependendo da quantidade de ilustraes, imagens e textos o arquivo vai virar uma carroa e voc at corre o risco de perd-lo. Separe as pginas em arquivos diferentes ou opte por outro programa. O CorelDraw apesar das crticas um programa extremamente verstil. Com ele voc trabalha com uma boa quantidade de pginas, muitas imagens e textos com uma velocidade muito boa. Mas (sempre tem um mas), se o seu arquivo comea ultrapassar 100/200MB uma boa ideia separar o arquivo em 2 ou 3 partes, evitando que qualquer instabilidade danifique seu arquivo comprometendo o trabalho. A partir daqui altamente recomendvel o uso do Indesign. Sua estabilidade e velocidade excelente. E recursos como pginas mestras, paginao automtica, ndices, padres de tipos e cores o tornam muito prtico para realizar mudanas em massa no arquivo. Utilize o Indesign. Nem pense em outro!

4 :|

De 4 8 :| pginas

:)

:|

:)

De 8 20 :( pginas

:)

:(

:)

De 20 a 40 :( pginas

:|

:(

:)

Se ultrapassar 40 pginas

:(

:(

:(

:)

Quanto aos elementos do arquivo

Muitas Imagens Bitmaps

:)

:)

:(

:)

Exceto pelo Illutrator, os demais programas trabalham de bem com imagens em alta resoluo. O Photoshop permite criao de imagens belssimas e efeitos complexos. No Corel voc insere imagens e textos sem perder performance nem ficar renderizando toda hora. O Indesign foi projetado para elaborao de livros, revistas e catlogos e permite importao de uma quantidade enorme de imagens vinculadas externamente, permitindo edio das fotos mesmo depois de importadas. O Illustrator e o CorelDraw so os melhores programas vetoriais do mercado excelentes para criar desde formas simples ilustraes complexas com misturas, sombras e gradientes. O Indesign utiliza vetores mas de forma mais simplificada, o suficiente para facilitar nossa vida mantendo as ferramentas bsicas mo. No Photoshop, textos com fontes pequenas ficam levemente pixados para impresso grfica offset ou flexo. Se necessrio faa o fundo em imagem e insira os textos no Corel ou Illustrator. Em trabalhos com muitos textos (revistas e catlogos) o Corel e o Indesign apresentam melhor desempenho. comum efeitos como transparncia e sombras do CorelDraw apresentarem problemas no fechamento do arquivo. Para enviar para grfica converta em pdf, mais informaes clique aqui. No Indesign os efeitos afetam um pouco o desempenho. No Illustrator possvel trabalhar com bom desempenho utilizando 72 dpi nos efeitos para editar, mas CUIDADO, lembre-se de converter para 300 dpi antes de gerar o pdf em alta para impresso. No Photoshop possvel, mas extremamente complicado trabalhar com pantone, ouro, prata e hotstamping. O Indesign possui recursos poderosos para elaborao de tabelas, alm de converter com fidelidade arquivos do Excel.

Muitas Imagens Vetoriais Grficos

:( e

:)

:)

:)

Muito Texto :( ou Fonte Pequenas

:)

:(

:)

Uso de muitos :) Efeitos (sombras, brilhos, 3D, etc)

:|

:)

:(

Uso de Cores :( Especiais e Pantones Tabelas e :( Formulrios

:)

:)

:)

:|

:|

:)

Quanto ao tipo de imagem

Ilustrao Bitmap

:)

:|

:|

:(

O Photoshop possui muitos recursos para ilustradores. Voc pode at converter para bitmap arquivos do Corel e o Illustrator, mas no a coisa mais produtiva de se fazer. Depende da sua experincia. Os especialistas nesta rea so Corel e Illustrator. Aproveite recursos como o Pathfinder e Misturas para criar ilustraes incrveis. Algumas vezes temos que comear a diagramao sem tratar as imagens. Neste caso a compatibilidade entre os programas da Adobe so extremamente teis, voc pode importar tudo no Indesign ou Illustrator e editar as imagens durante ou aps a diagramao. Utilize o Photoshop. J vi gente recortando imagens no Corel. Bom para quem gosta de gambiarra. Os recursos do Photoshop so imbatveis neste quesito. As possibilidades so infinitas. Para fuses simples com transparncias e mscaras em gradiente voc pode at utilizar Corel e Illustrator sem maiores problemas Fuses complexas, com uso de mscaras e efeitos de camadas tipo Overlay e Multiply apresentam melhores resultados no Photoshop.

Ilustrao Vetorial

:(

:)

:)

:|

Tratamento de :) Imagens

:(

:(

:(

Recorte Imagens

de :)

:(

:(

:(

Manipulao Digital

:)

:( :)

:( :)

:( :|

Fuso Imagem :) Simples Fuso Imagem Complexa de :)

:(

:(

:(

Quanto ao tipo de Job


Mais informaes: Logotipos :( :) :) :| Prefira elaborar seu logo em vetor, pois permite ampliao infinita voc nunca sabe onde vai precisar coloc-lo. Os melhores programas so o Corel e o Illustrator. Arquivos com uma ou duas pginas podem vo bem em qualquer programa

Cartazes, Folhetos, Panfletos Flyers Folderes Catlogo, Manuais Revistas Rtulos Etiquetas

:) e :| :( e e :|

:)

:)

:)

:) :|

:| :(

:) :)

Cuidado com a quantidade de imagens, efeitos e textos antes de escolher o software At 40 pginas voc ainda tem a opo de utilizar o Corel com cautela. Acima disso utilize o Indesign Textos pequenos e pantones precisam de cuidados especiais para rtulos, principalmente se forem impressos em flexografia. Se for necessrio utilizar imagens, posteriormente, insira os textos e tabelas em um dos outros softwares. Lembre-se de elaborar o layout em cima do desenho da faca com as sangras Devido integrao com tabelas em Excel, fazer calendrios no Indesign uma tarefa simples, e cos caracteres styles voc realiza correes em massa com facilidade. O Corel possui uma ferramenta automtica de criao de calendrios muito boa. muito comum que trabalhos deste tipo sejam impressos em silkscreen. Este sistema no possui qualidade para imprimir imagens, retculas, gradientes. Utilize programas vetoriais e cores chapadas sempre que necessrio. Se muitas pessoas tem carto de visita em sua empresa prefira utilizar programas vetoriais. mais prtico atualizar e os dados ficam mais ntidos na impresso. Aqui sua criatividade o limite. A combinao entre os softwares perfeitamente possvel. Analise as necessidades do trabalho e mos obra. Estas peas exigem ampliao, portanto fique atento com a resoluo e com a qualidade das imagens. Mantenha os textos e logotipos em vetor, pois permitem ampliao infinita. Para imagens, aceitvel uma resoluo minima de 60 dpi para grandes formatos (outdoor, painis, frontlights) e para pequenos formatos (banners, faixas) 120 dpi

:)

:)

:|

Caixas Sacolas Calendrios

e :) :(

:) :|

:) :|

:) :)

Brindes

:|

:)

:)

:|

Cartes, Pastas Papelaria Anncios

:| e

:)

:)

:)

:)

:)

:)

:)

Outdoors, Painis, Fachadas, Banners Frotas

:|

:)

:)

:|

Mais informaes: NO FORMATO ORIGINAL, mas quanto maior a resoluo melhor. Leve em considerao a distncia que a pea vai estar do espectador, se necessrio pea uma amostra de parte da sua arte para a grfica.

= Pode utilizar sem restries = Existem formas mais fceis. por sua conta e risco = Mesmo que possvel, evite! Este o jeito que fazemos na IMPRIMA AGUA. Se voc conhece outro jeito ou prefere de fazer diferente compartilhe conosco.

You might also like