You are on page 1of 14

Resumos

de Biofsica I

2011/2012

Energia

Sabemos que a vida se rege em grande aproximao e fundamentalmente pela Energia Solar, gua e Dixido de Carbono. Sabemos que por vrios processos, em que a fotossntese aquele que se destaca e pretende fundamentalmente converter a Energia solar em energia til para os nossos e restantes organismos vivos. Sendo assim essa energia passa a estar armazenadas principalmente na forma de ATP e NADH/NADPH. Existem cerca de uma dzia de elementos qumicos que albergam uma grande maioria dos compostos biolgicos que regem a vida e a atividade vital dos organismos, so eles o H, C, N, O, P, S, Na, Mg, K e Ca. Existem ainda outros elementos como o B, F, Si e alguns metais de transio interna que se acredita que tenham um papel muito importante nas plantas e animais. Admite-se ainda a presena de outros elementos que possam ser tambm importantes nos mecanismos biolgicos (Exemplo: As, Br e Sn). A existncia de vida como hoje a conhecemos depende essencialmente da pequena fraco de CO2 na atmosfera e da relativamente elevada concentrao de O2 (cerca de 21%), isto juntamente com as temperaturas prximas de 10oC e presses de 1 bar proporcionam a existncia de vida ao contrrio do que acontece em alguns planetas vizinhos do Sistema Solar.

Como aproveitamos a Energia Solar?

Recebemos diariamente cerca de 7,210!" !" de energia proveniente do Sol, no entanto metade reflectida, ficamos apenas com cerca de 3,610!" !"/ !"#, no entanto apenas 25% da rea do globo terrestre corresponde rea dos continentes. Sendo assim passamos a ter apenas uma energia de 9,010!" !" de energia que incidem diariamente na superfcie continental. Considerando que cerca de 25% dos solos so arveis, admitimos que a possibilidade da energia que incide no planeta ser convertida em energia til de 75%, que a poro de rea correspondente a vegetao. Logo passamos a considerar 6,810!" !"/!"#. Como a eficincia da fotossntese de cerca de 6%, a converso de energia solar em energia til para os processos biolgicos resume-se a 4,1 10!" !" de energia que produzida diariamente a partir da fotossntese. Depois consideramos que apenas 10% dessa energia aproveitada para alimentao, correspondendo assim a 4,110!" !" de energia. Por fim sabe-se que apenas crca de 50% dessa mesma energia partilhada com outros animais, ou seja, 2,010!" !". Como a populao em geral gasta uma mdia de 6,810!" !" de energia em alimentao diariamente, vemos que este valor inferior ao valor de energia que convertido diariamente a partir da energia solar. No entanto, o que se passa que como o ser humano no vegetariano, quando se vai alimentar de animais incorremos numa perda de energia substancial, pois as perdas de energia de nvel trfico em nvel trfico so substanciais e correspondem quase a uma perda de cerca 90% da energia, logo para manter as nossas necessidades Henrique Silva Fernandes 1

Resumos de Biofsica I

2011/2012

alimentares necessitaramos de muito mais energia. Por isso mesmo que entrmos numa situao de insustentabilidade. Exemplo: Se fossemos tofos vegetarianos e comssemos como os Portugueses (15 000 kJ/dia), dava para uma populao de 7x superior atual.

Fotossntese
Ciclo de Calvin (Fase no dependente da Luz)

1. Temos a entrada no sistema de 3 molculas de CO2 que contribuem com a entrada de 3 C(carbono) no ciclo de Calvin. Estes carbonos vo se ligar s 3 molculas de 5 carbonos (Ribulosa 1,5 Bifosfato) que se tinham formado at ento. Originando aps uma outra reao 6 molculas constitudas por 3 carbonos (cido 3 fosfoglicrico). 2. Ocorre agora uma reao na qual gasto ATP (6 molculas de ATP) e converte o cido 3 fosfoglicrico em cido 1,3 bifosfo-glicrico, que continuam a ser 6 molculas constitudas por 3 tomos de carbono. 3. Posteriormente ocorre uma outra reao onde 6 molculas de NADPH sofre protlise (perda de H) e formam 6 NADP+. Durante esta reao o Henrique Silva Fernandes 2

Resumos de Biofsica I

2011/2012

cido 1,3 bifosfo-glicrico convertido em Glicealdedo 3 fosfato. Neste processo uma das molculas converte-se em glicose e sa do ciclo, reduzindo assim o nmero de molculas a 5, cada uma com 3 carbonos. 4. Temos agora 15 carbonos distribudos pelas 5 molculas que sofrem uma reaco e formam 3 molculas de 5 carbonos cada (Ribulosa 1,5 Bifosfato). Assim reiniciado novamente o ciclo. O balano do ciclo permite verificar que para se produzir uma molcula de glicose e portanto ficar 3 molculas de CO2 necessrio consumir 9 molculas de ATP, bem como 6 molculas de NADPH.

Ento como que se obtm o ATP e o NADPH necessrios para o ciclo de Calvin?

Como se viu anteriormente o ciclo de Calvin ocorre na ausncia de luz, portanto iremos ver de seguida que a sntese de ATP e NADPH ocorre na fase dependente da luz e portanto teremos de analisar em pormenor os fotossistemas I e II.

Consideremos os dois Fotossistemas, diferentes entre si e podemos distingui-los logo pelo tipo de radiao que absorvem, isto , o Fotossistema II recebe preferencialmente radiao na zona do azul e vermelho e tambm chamado de P680, em que 680nm corresponde ao comprimento de onda que este Fotossistema recebe preferencialmente. No caso do Fotossistema I ou P700, este recebe radiao preferencialmente de comprimentos de onda na ordem dos 700nm. Portanto podemos concluir que o Fotossistema II necessita de fotes mais energticos do que o I, pois sabemos que quanto menor for o comprimento de onda da radiao maior ser a sua energia. Henrique Silva Fernandes 3

Resumos de Biofsica I

2011/2012

O que acontece que 4 fotes de comprimento de onda 680nm incidem no Fotossistema II e desencadeiam a fotolise da gua, em que 2 molculas de gua so quebradas segundo a seguinte equao qumica: 2!! ! 4!! + 4! ! + !! Isto faz com que a gua d origem a 2 molculas de H2 e lance no interior da membrana do cloroplasto 4 electres. Estes electres vo at limite mais interior da membrana e reagem com um H+ dando origem a H que transportado at ao Fotossistema I. No Fotossistema I por ao de radiao, na mesma 4 fotes s que desta fez de energia inferior (correspondente a 700nm) o H que chegou entretanto ao Fotossistema I origina um proto e um electro. ! !! + ! ! Este mecanismo permite que protes sejam bombeados para o exterior do cloroplasto. O electro vai de novo em direo parte mais interior da membrana do cloroplasto onde ir converter NADP+ em NADPH. Neste processo so bombeados protes (H+) do interior para o exterior do cloroplasto, criando assim um gradiente elctrico, carregado positivamente no exterior do cloroplasto (lmen). Assim atravs deste processo conseguimos produzir 2 molculas de NADPH e indiretamente 2 de ATP (mais frente iremos ver como) a partir de 8 fotes (4 de comprimento de onda 680 e 4 de 700nm). Multiplicando a equao, sabemos que para produzir os 6 NADPH necessrios para o ciclo de Calvin so necessrio 24 fotes. No entanto neste processo apenas se produzem 6 molculas de ATP, ficando portanto a faltar 3 para que seja possvel completar o ciclo de Calvin. ento que ocorre algo estranho...

Henrique Silva Fernandes 4

Resumos de Biofsica I

2011/2012

No se sabe ainda porque, mas o que acontece que o electro proveniente do Fotossistema I que supostamente iria formar mais uma molcula de NADPH, reage com um proto do interior do cloroplasto e forma novamente H. Este H volta a ir de encontro com o Fotossistema I (alis como j acontecia antes) e bomba assim mais um proto para o exterior do cloroplasto. Vamos ver que custa do bombeamento dos protes para o lmen que se consegue a produo de ATP. Sendo assim 2 fotes que incidem no Fotossistema I fazem circular 2 electres e bombeiam 2 protes para o exterior do cloroplasto, fazendo com que se produza 1 ATP. Ou seja, para produzir os 3 ATP que faltavam necessitamos de 6 fotes. Somando estes 6 fotes aos 24 iniciais, conclumos que para a sntese de 9 ATP e 6 NADPH so necessrio 30 fotes. Como para formar uma molcula de glucose so necessrio 6 molculas de CO2 e portanto o equivalente a dois ciclos de Calvin, necessitamos de 60 fotes para que seja possvel formar uma molcula de glucose.

Rendimento da Fotossntese
Sabendo que cada foto tem uma energia associada de aproximadamente 310!!" ! , ento uma mole de fotes ter uma energia de 180kJ. Como necessitamos de 60mol, temos 10,8MJ de energia. Como apenas 40% da energia luminosa incidente azul ou vermelha, ento necessitamos de 27MJ de energia luminosa. Como para a sntese de uma mole de glucose so necessrios 2,8MJ de energia livre ento o rendimento dado pelo quociente entre a energia necessria e aquela que realmente incide, chegamos assim ao valor de 11%.

Produo de ATP
A produo ATP nas plantas ocorre graas ao gradiente de protes estabelecido no cloroplasto que faz com que quando os protes regressem ao interior do cloroplasto ocorra a chamada fotofosforilao e se produza o ATP. Sendo que por cada 2 protes que se movimentam para o interior, se produz uma molcula de ATP.

Respirao Celular

Na respirao celular produz ATP num outro organelo, a mitocndria. Este processo ocorre apenas na presena de O2 e recorre ao consumo de NADH.

Transporte Alternativo de H e e-
Este processo permite que seja criado, mais uma vez, um gradiente de protes, neste caso entre o espao entre-membranas (inter-membranar) e a matriz da mitocndria.

Henrique Silva Fernandes 5

Resumos de Biofsica I

2011/2012

O que acontece que O NADH sofre uma protlise libertando para o interior da membrana um H, este vai de encontro ao lado oposto da membrana e perde um electro, ! !! + ! ! Isto faz com que um proto seja bombeado para o espao inter- membranar e o electro v de encontro novamente ao lado contrrio da membrana, recebendo um proto, formando novamente um H e recomeando o ciclo at que num determinado momento, um dos electres que regressa ao lado da matrix entra numa reao com o O2 e forma H2O. Este gradiente de protes que se criou entre o espao inter-membranar que mais positivo e a matrix da mitocndria responsvel pela formao de ATP atravs da chamada ATP sintase.

Henrique Silva Fernandes 6

Resumos de Biofsica I

2011/2012

A ATP sintase uma protena que atravs do gradiente de protes que se estabeleceu entre o espao inter-membranar e a matrix da mitocndria consegue produzir molculas de ATP, usando como reagentes o ADP e o Pi.

Sendo assim, o que acontece que existe um mecanismo que est responsvel por bombear protes para o espao inter-membranar e temos uma protena intrnseca membrana, a ATP sintase que usa esse gradiente para produzir ATP enquanto os protes regressam matrix da mitocndria. Isto s acontece pois existe o chamada gradiente electroqumico (!) que se consegue atravs de um gradiente de carga (!) e de um gradiente de pH (!"). Assim em suma: Cada electro que surge da protlise do NADH e que vai at ao O2 bomba 3 protes. Para reduzir O2 a duas molculas de H2O so necessrios 4 electres. Sendo assim por cada molcula de O2 consumida so necessrio 4 electres e como por cada electres bombeamos 3 protes; ento como 4 electres so bombeados 12 electres. Como 2 protes produzem uma molcula de ATP, ento 12 produziro 6 molculas de ATP. 1 Glucose poder produzir entre 36 a 38 ATP. NOTAS IMPORTANTES: O transporte de electres explicado pela existncia de metaloproteinas que so constitudas por metais de transio como o Fe, Cu e Mn que podem apresentam vrios estados de oxidao e portanto transportar os electres. Henrique Silva Fernandes 7

Resumos de Biofsica I

2011/2012

!" !! !" !! O transporte dos protes conseguido devido a molculas protonveis como o caso dos aminocidos. ! !"! + !! ! !"! O transporte de H consegui atravs das quinonas, que no caso dos cloroplastos se chamam plastoquinonas e nas mitocndrias, cubiquinonas.

2 H

Escalas e propores

Sabe-se que quando maior for a massa do animal menor ser a sua taxa metablica por grama de tecido e por hora. Sendo assim em mdia quanto maior a massa do animal maior ser o seu tempo mdio de vida, pois um metabolismo muito acelerado leva a uma produo mais rpida de radicais que leva a um envelhecimento dos tecidos tambm muito rpido. Os radicais tm a capacidade de destruir as clulas e portanto provocar o envelhecimento. Isto tem um pouco haver com o facto do oxignio ser ligeiramente mais solvel em lpidos (gordura) do que em gua, da como o interior das membranas celulares so camadas hidrofbicas possuem elevadas concentraes de oxignio o que aumenta a probabilidade de se formarem radicais livres. Todos os dias ocorrem cerca de 1 000 a 10 000 oxidaes do ADN em cada umas das nossas clulas, no entanto temos mecanismos de reparao que permitem reparar essas mesmas destruies. Dentro dos radicais que se conhecem e que se formam biologicamente, o radical hidroxilo (OH.) o que se apresenta como o mais txico para as clulas.

Relaes entre dimenses lineares, quadrticas e cbicas


Consideremos um cubo (6 faces)

Henrique Silva Fernandes 8

Resumos de Biofsica I

2011/2012

A superfcie do cubo dado pela soma das reas de todas as faces, portanto a superfcie do cubo ser dada por 6l2. Logo dizemos que Sl2. O volume dado por l3 e do mesmo modo Vl3. No caso de uma esfera a superfcie da mesma dada por ! = !! ! , logo Sd2. Do mesmo modo, o volume da esfera dado por ! = ! , logo Vd3. Se tivermos ! = !. ! ! , podemos aplicar os logaritmos a cada um dos membros e obtemos log ! = log ! + !. log !, logo temos que Y=constante+a.X ! Sabemos que a massa volmica dada por ! = ! , logo mV, como Vl3, ento ml3. Sabemos ainda que S l2, logo S1/2 l. Substituindo na relao de proporcionalidade ml3, ento M (! ! )! , logo MS3/2. De forma anloga podemos dizer que SM2/3. Sabemos que, Produo de Calor Perda de Calor Como ns perdemos calor essencialmente pela superfcie corporal, podemos dizer que Perda de Calor S, no entanto a Produo de Calor Consumo de Oxignio. Sendo assim tambm o Consumo de Oxignio S, bem como o consumo de calorias S. Logo aplicando a proporcionalidade entre S e M, a Produo de Calor M2/3. Sabe-se que para um hmero de antlopes, considerando l o comprimento do hmero e d o dimetro do mesmo, ento l d2/3 . Mas porqu? Sabe-se matematicamente que d2.l V, como V M, ento d2.l M Para que isto seja verdade, resolvendo um sistema de equaes d M3/8 e l M1/4. Confirmando na relao d2.l M, temos que (M ! )! . !!/! ! !!!! ! ! ! . Logo conclumos que esta condio satisfaz o que acontece experimentalmente.
! ! ! !

!! !

Radioatividade
Z traduz o nmero de protes e corresponde ao nmero atmico do elemento, isso que o identifica. Por isso que os istopos possuem o mesmo Z entre si e variam apenas no nmero de neutres. O A traduz o nmero de nuclees, ou seja, resulta da soma do nmero de protes e neutres. Portanto o raio de um determinado ncleo proporcionar ao nmero de nuclees, segundo a seguinte expresso ! ! = !! . ! ! R0=1,2 fm (fentometro); A o nmero de nuclees Henrique Silva Fernandes 9

Resumos de Biofsica I

2011/2012

Existem cerca de 100 elementos qumicos e ainda cerca de 300 istopos dos mesmos. Existem 3 tipos de radiao, a alfa (!) que correspondem a ncleos de hlio ( !!" !! ) ; a beta (!) que corresponde a electres; a gama (!) que ! corresponde a radiao electromagntica com frequncia superior do Raios X. Podemos ainda considerar dois tipos de radiao beta, a e a +, estas so idnticas em tudo exceo do sinal da carga, sendo um positivo e o outro negativo.

Todos os decaimentos radioativos que ocorrem em ncleos mais pesados do que o Ferro (Fe) tendem a formar elementos qumicos com nmero atmico cada vez mais perto deste, pois o ferro-57 aquele que possu mais energia de ligao entre nuclees e portanto maior estabilidade. Devido enorme quantidade de energia que est armazenada nos ncleos atmicos, torna-se rentvel a utilizao da fisso nuclear como forma de obteno de energia e portanto o que ocorre num reator nuclear dever ser o mais controlado possvel de modo a obter a mxima eficincia e o menor perigo possvel de exploso. Por isso que os neutres dentro do reator devem ser lentos para que no ocorram libertaes rpidas de grandes quantidades de energia (pois isso que em traos largos define uma exploso). O agente moderador usado por excelncia a gua, podendo tambm ser a grafite ou o hlio). Poderamos usar um processo de produo de energia a partir de reaes de fuso nuclear tal como o que acontece no Sol. No entanto como o essencial das reaes de fuso no SOL a fuso de dois protes isto s acontece a elevadas temperaturas e presses, o que na Terra muito difcil de se conseguir.

Modelos Nucleares
Gota Liquida Os nuclees (protes e neutres) interagem fortemente um com os outros, assim como as molculas de gua em uma gota atravs das foras inter-moleculares. Por exemplo: ! + ! ! ! + ! Henrique Silva Fernandes 10

Resumos de Biofsica I Uma aplicao deste caso geral :

2011/2012

Sendo temos 9 combinaes possveis para a escritas das equaes qumicas, no entanto ambas tm o 20Ne* como espcie intermdia. No entanto importante no esquecer que os fenmenos de formao e decaimento so completamente independentes um do outro.

Partcula Independente Este modelo faz analogia com os electres, isto , do mesmo modo que existem uns nmeros especficos de electres para que o elemento seja estvel, que o caso dos gases nobres, poderemos tambm considerar os nmero mgicos de nuclees. Os nmero mgicos de electres que conferem a maior estabilidade aos tomos so o 2, 10, 18, 36, 54, etc. No entanto no caso dos nuclees so o 2, 8, 20, 28, 50, etc. Ou seja, qualquer que seja o istopo que possua nmero de protes ou neutres igual a um dos nmero mgicos ter um ncleo mais estvel e portanto possuir um menor potencial radioativo. Temos o caso do He que por ter 2 protes e 2 neutres um caso de um istopo muito estvel. Quando temos exemplos de outros elementos que por exemplo tem um nucleo a mais do que um determinado nmero mgico, ele tende a perder esse atravs de um determinado processo de decaimento radioativo, conseguindo assim a atingir um nmero de ncleos que lhe confere maior estabilidade atmica. Colectivo Em suma, o modelo colectivo a conjugao dos dois modelos acima descritos, em que se considera a gota de gua contendo o nmero mgico de nuclees e as orbitais dos restantes nuclees quantizadas.

Henrique Silva Fernandes 11

Resumos de Biofsica I

2011/2012

Decaimentos Radioativos
Decaimento beta

Neste caso temos que um neutro decai radioactivamente, transformando-se num proto e libertando um electro e um antineutrino. No caso do decaimento de um proto em um neutro, temos a emisso de um positro (electro positivo) e de um neutrino.

Partculas Elementares

At bem recentemente pensava-se que os electres, protes, neutres e a radiao gama eram partculas elementares, no entanto a partir do momento em que se provou que os protes e os electres se podiam inter-converter uns nos outros e libertar partculas beta, isto prova que estes no so elementares. Atualmente com a utilizao de enormes aceleradores de partculas foi possvel detectar partculas ainda mais elementares e constituem as citadas acima. No entanto esta partculas isoladas tm tempos de semi-vida pequenssimos na ordem dos 10-8s.

Henrique Silva Fernandes 12

Resumos de Biofsica I

2011/2012

Como penso que nos acetatos de Biofsica I, a explicao das partculas no muito clara e por vezes torna-se mesmo confusa resolvi usar uma fonte segura para explicar a classificao das partculas. As partculas podem dividir-se em dois grande grupos, as elementares e as compostas.
Categoria Nome da Partcula Smbolo Anti Partcula
Prpria partcula Prpria partcula Prpria partcula

Classificao das partculas

Spin

Massa (MeV/c2)

ELEMENTARES Gluo Foto Boses W Z Electro Neutrino (e) Leptes Muo Neutrino (!) Tau Neutrino (!) HADRES (compostas) Pio Meses
(quark e antiquark)

! ! ! ! ! ! ! ! !! !! !! ! ! !! ! ! ! ! ! ! ! !! ! !! !! !! !! ! ! ! ! ! ! ! ! !

! ! ! !! !! !! ! ! !! ! !
!

1 1 1 1 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 0 0 0 0 0 0 1 1 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 3 2

0 0 80,40x103 91,19x103 0,511 0 105,7 0 1777 0 139,6 135,0 493,7 497,7 497,7 547,5 775 775 938,3 939,6 1115,7 1189,4 1192,6 1197,4 1314,8 1321,3 1672,5

Prpria partcula

Kao Eta Rho Proto Neutro Lambda

Prpria partcula Prpria partcula

! ! ! !! ! !! !! ! ! ! ! ! ! ! !

(3 quarks)

Baries

Sigma

Xi Omega

Henrique Silva Fernandes 13

Resumos de Biofsica I

2011/2012

Sendo assim percebemos que as partculas podem ser classificadas em dois grandes grupos, as elementares e as compostas, sendo que as compostas so formadas essencialmente por quarks e annti-quarks ao contrrio das elementares. Existe outra propriedade quntica que o nmero barinico, e tal como existe a conservao a massa, da carga, etc.; tambm existe a conservao do nmero barinico, isto explica o porque de algumas reaes nucleares e a impossibilidade da existncia de outras. Por exemplo, ns sabemos que todos os baries tem nmero barinico igual a 1, enquanto que as restantes partculas possuem nmero barinico 0. (Poderamos ter acrescentado uma coluna na tabela acima para o nmero barinico, mas era demasiado repetitivo.) Vimos que os boses e os leptes so partculas elementares e portanto no so constitudas por nenhuma outra partcula. Dentro dos leptes temos 6 partculas sendo que todas so muito semelhantes entre si. Em termos de carga, todos os neutrinos possuem carga 0 e todos os restantes possuem carga -1. Como os hadres so partculas compostas teremos de nos centrar nos seus constituintes para que possamos perceber os diferentes hadres. Os constituintes dos hadres so os quarks, portanto abaixo apresenta-se uma tabela de quarks. Nome Smbolo Massa (MeV/c2) Carga Up ! 2 + 2 3 Down ! 5 1 3 Strange ! 95 1 3 Charmed ! 1250 + 2 3 Bottom ! 4200 1 3 Top ! 173000 + 2 3 (continua...)

Henrique Silva Fernandes 14

You might also like