You are on page 1of 31

Biologia

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

OBJETO DA REFERNCIA 01
Molculas, clulas e tecidos - Estrutura e siologia celular: membrana, citoplasma e ncleo. Diviso celular. Aspectos M bioqumicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo energtico: fotossntese e respirao. Codicao da informao gentica. Sntese protica. Diferenciao celular. Principais tecidos animais e vegetais. Origem e evoluo das clulas. Noes sobre clulas-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Aplicaes de biotecnologia na produo de alimentos, frmacos e componentes biolgicos. Aplicaes de tecnologias relacionadas ao DNA a investigaes cientcas, determinao da paternidade, investigao criminal e identicao de indivduos. Aspectos ticos relacionados ao desenvolvimento biotecnolgico. Biotecnologia e sustentabilidade.

QUESTES DA REFERNCIA 01
1. Para explicar a absoro de nutrientes, bem como a funo das microvilosidades das membranas das clulas que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudante realizou o seguinte experimento: Colocou 200 m de gua em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedao de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmo com um pedao de papel com dobras simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Os dados obtidos foram: a quantidade de gua absorvida pelo papel liso foi de 8 m, enquanto pelo papel dobrado foi de 12 m. eltrica formar poros que permitam a passagem do frmaco de interesse. A corrente eltrica distribuda por eletrodos, positivo e negativo, por meio de uma soluo aplicada sobre a pele. Se a molcula do medicamento tiver carga eltrica positiva ou negativa, ao entrar em contato com o eletrodo de carga de mesmo sinal, ela ser repelida e forada a entrar na pele (eletrorrepulso - A). Se for neutra, a molcula ser forada a entrar na pele juntamente com o uxo de solvente siolgico que se forma entre os eletrodos (eletrosmose - B).

Com base nos dados obtidos, infere-se que a funo das microvilosidades intestinais com relao absoro de nutrientes pelas clulas das paredes internas do intestino a de a) manter o volume de absoro. b) aumentar a superfcie de absoro. c) diminuir a velocidade de absoro. d) aumentar o tempo de absoro. e) manter a seletividade na absoro. 2. Um medicamento, aps ser ingerido, atinge a corrente sangunea e espalha-se pelo organismo, mas, como suas molculas no sabem onde que est o problema, podem atuar em locais diferentes do local alvo e desencadear efeitos alm daqueles desejados. No seria perfeito se as molculas dos medicamentos soubessem exatamente onde est o problema e fossem apenas at aquele local exercer sua ao? A tcnica conhecida como iontoforese, indolor e no invasiva, promete isso. Como mostram as guras, essa nova tcnica baseia-se na aplicao de uma corrente eltrica de baixa intensidade sobre a pele do paciente, permitindo que frmacos permeiem membranas biolgicas e alcancem a corrente sangunea, sem passar pelo estmago. Muitos pacientes relatam apenas um formigamento no local de aplicao. O objetivo da corrente De acordo com as informaes contidas no texto e nas guras, o uso da iontoforese a) provoca ferimento na pele do paciente ao serem introduzidos os eletrodos, rompendo o epitlio. b) aumenta o risco de estresse nos pacientes, causado pela aplicao da corrente eltrica. c) inibe o mecanismo de ao dos medicamentos no tecidoalvo, pois estes passam a entrar por meio da pele. d) diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingesto se faz por via oral. e) deve ser ecaz para medicamentos constitudos de molculas polares e inecaz, se essas forem apolares.

Reviso Enem 2013

121

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia
uma esperana para as populaes carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento mdico.
TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desaos e esperanas. Cincia Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

3. Os seres vivos apresentam diferentes ciclos de vida, caracterizados pelas fases nas quais gametas so produzidos e pelos processos reprodutivos que resultam na gerao de novos indivduos. Considerando-se um modelo simplicado padro para gerao de indivduos viveis, a alternativa que corresponde ao observado em seres humanos :

a)

Uma vacina eciente contra o HIV deveria a) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminao viral. b) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a sntese de enzimas protetoras. c) produzir antgenos capazes de se ligarem ao vrus, impedindo que este entre nas clulas do organismo humano. d) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses so os principais transmissores do vrus para os seres humanos. e) estimular a imunidade, minimizando a transmisso do vrus por gotculas de saliva. 5. Um fabricante arma que um produto disponvel comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratao dos cabelos.

b)

c)

Sobre as caractersticas qumicas dessa molcula essencial vida, correto armar que o DNA a) de qualquer espcie serviria, j que tm a mesma composio. b) de origem vegetal diferente quimicamente dos demais, pois possui clorola. c) das bactrias poderia causar mutaes no couro cabeludo. d) dos animais encontra-se sempre enovelado e de difcil absoro. e) de caractersticas bsicas assegura sua ecincia hidratante. 6. A obesidade, que nos pases desenvolvidos j tratada como epidemia, comea a preocupar especialistas no Brasil. Os ltimos dados da Pesquisa de Oramentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da populao brasileira esto acima do peso, ou seja, 38,8 milhes de adultos. Desse total, 10,5 milhes so considerados obesos. Vrias so as dietas e os remdios que prometem um emagrecimento rpido e sem riscos. H alguns anos foi lanado no mercado brasileiro um remdio de ao diferente dos demais, pois inibe a ao das lipases, enzimas que aceleram a reao de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas no so absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas eliminada com as fezes. Como os lipdios so altamente energticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remdio apresenta algumas contra-indicaes, pois a gordura no absorvida lubrica o intestino, causando desagradveis diarreias. Alm do mais, podem ocorrer casos de baixa absoro de vitaminas lipossolveis, como as A, D, E e K, pois a) essas vitaminas, por serem mais energticas que as demais, precisam de lipdios para sua absoro. b) a ausncia dos lipdios torna a absoro dessas vitaminas desnecessria.

d)

e) 4.Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhes de pessoas infectadas pelo HIV (o vrus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infeces continuam crescendo, principalmente na frica, sia e Rssia. Nesse cenrio de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhes de vidas. Certamente seria um marco na histria planetria e tambm

122

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

c) essas vitaminas reagem com o remdio, transformando-se em outras vitaminas. d) as lipases tambm desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas. e) essas vitaminas se dissolvem nos lipdios e s so absorvidas junto com eles. 7. A Embrapa possui uma linhagem de soja transgnica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta est passando por testes de segurana nutricional e ambiental, processo que exige cerca de trs anos. Uma linhagem de soja transgnica requer a produo inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas so selecionadas as dez mais estveis, com maior capacidade de gerar descendentes tambm resistentes. Esses descendentes so submetidos a doses de herbicida trs vezes superiores s aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores so separadas e apenas uma delas levada a testes de segurana. Os riscos ambientais da soja transgnica so pequenos, j que ela no tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinizao cruzada com outro tipo de soja de apenas 1%. A soja transgnica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque a) a resistncia ao herbicida no estvel e assim no passa para as plantas-lhas. b) as doses de herbicida aplicadas nas plantas so 3 vezes superiores s usuais. c) a capacidade da linhagem de cruzar com espcies selvagens inexistente. d) a linhagem passou por testes nutricionais e aps trs anos foi aprovada. e) a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relao a sua segurana.

vezes o ataque to rpido que pode levar a pessoa morte. A vacinao permite ao organismo preparar sua defesa com antecedncia. Mas, se existe suspeita de mal j instalado, recomendvel o uso do soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunolgico se mobiliza para entrar em ao. Considerando essas informaes, o soro especco deve ser usado quando a) um idoso deseja se proteger contra gripe. b) uma criana for picada por cobra peonhenta. c) um beb deve ser imunizado contra poliomielite. d) uma cidade quer prevenir uma epidemia de sarampo. e) uma pessoa vai viajar para regio onde existe febre amarela. 10. Na embalagem de um antibitico, encontra-se uma bula que, entre outras informaes, explica a ao do remdio do seguinte modo: O medicamento atua por inibio da sntese proteica bacteriana. Essa armao permite concluir que o antibitico a) impede a fotossntese realizada pelas bactrias causadoras da doena e, assim, elas no se alimentam e morrem. b) altera as informaes genticas das bactrias causadoras da doena, o que impede manuteno e reproduo desses organismos. c) dissolve as membranas das bactrias responsveis pela doena, o que diculta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas. d) elimina os vrus causadores da doena, pois no conseguem obter as protenas que seriam produzidas pelas bactrias que parasitam. e) interrompe a produo de protena das bactrias causadoras da doena, o que impede sua multiplicao pelo bloqueio de funes vitais.

8. A gua um dos componentes mais importantes das clulas. A tabela a seguir mostra como a quantidade de gua varia em seres humanos, dependendo do tipo de clula. Em mdia, a gua corresponde a 70% da composio qumica de Anotaes: um indivduo normal.
Tipo de clula Tecido nervoso substncia cinzenta Tecido nervoso substncia branca Medula ssea Tecido conjuntivo Tecido adiposo Hemcias Ossos sem medula Quantidade de gua 85% 70% 75% 60% 15% 65% 20%

Durante uma bipsia, foi isolada uma amostra de tecido para anlise em um laboratrio. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Aps secagem em estufa, quando se retirou toda a gua do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se armar que essa uma amostra de a) tecido nervoso - substncia cinzenta. b) tecido nervoso - substncia branca. c) hemcias. d) tecido conjuntivo. e) tecido adiposo. 9. Quando o corpo humano invadido por elementos estranhos, o sistema imunolgico reage. No entanto, muitas

Reviso Enem 2013

123

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia

OBJETO DA REFERNCIA 02
Hereditariedade e diversidade da vida - Princpios bsicos que regem a transmisso de caractersticas hereditrias. Concepes pr-mendelianas sobre a hereditariedade. Aspectos genticos do funcionamento do corpo humano. Antgenos e anticorpos. Grupos sanguneos, transplantes e doenas auto-imunes. Neoplasias e a inuncia de fatores ambientais. Mutaes gnicas e cromossmicas. Aconselhamento gentico. Fundamentos genticos da evoluo. Aspectos genticos da formao e manuteno da diversidade biolgica.

QUESTES DA REFERNCIA 02
1. Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos j ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porm, foi apenas em 1952, um ano antes da descrio do modelo do DNA em dupla hlice por Watson e Crick, que foi conrmado sem sombra de dvidas que o DNA material gentico. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molcula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molcula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando istopos pesados de nitrognio que foram incorporados s bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicao da molcula. A partir dos resultados, conrmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa bsica o rompimento das pontes de hidrognio entre as bases nitrogenadas. GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introduo Gentica. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2002.

Alguns cnceres espordicos representam exemplos de alterao epigentica, pois so ocasionados por a) aneuploidia do cromossomo sexual X. b) polipoidia dos cromossomos autossmicos. c) mutao em genes autossmicos com expresso dominante. d) substituio no gene da cadeia beta da hemoglobina. e) inativao de genes por meio de modicaes das bases nitrogenadas. 3. O vrus do papiloma humano (HPV, na sigla em ingls) causa o aparecimento de verrugas e infeco persistente, sendo o principal fator ambiental do cncer de colo de tero nas mulheres. O vrus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaa, embora em alguns casos a defesa natural do organismo no seja suciente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em at 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infeco persistente em comparao com pessoas no vacinadas.
Disponvel em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

Considerando a estrutura da molcula de DNA e a posio das pontes de hidrognio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicao dessa molcula levaram concluso de que a) a replicao do DNA conservativa, isto , a ta dupla lha recm-sintetizada e o lamento parental conservado. b) a replicao de DNA dispersiva, isto , as tas lhas contm DNA recm-sintetizado e parentais em cada uma das tas. c) a replicao semiconservativa, isto , as tas lhas consistem de uma ta parental e uma recm-sintetizada. d) a replicao do DNA conservativa, isto , as tas lhas consistem de molculas de DNA parental. e) a replicao semiconservativa, isto , as tas lhas consistem de uma ta molde e uma ta codicadora. 2. Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experimento no qual ratas prenhes foram submetidas a uma dieta rica em vitamina B12, cido flico e soja. Os lhotes dessas ratas, apesar de possurem o gene para obesidade, no expressaram essa doena na fase adulta. A autora concluiu que a alimentao da me, durante a gestao, silenciou o gene da obesidade. Dez anos depois, as geneticistas Eva Jablonka e Gal Raz listaram 100 casos comprovados de traos adquiridos e transmitidos entre geraes de organismos, sustentando, assim, a epigentica, que estuda as mudanas na atividade dos genes que no envolvem alteraes na sequncia do DNA.
A reabilitao do herege. poca, n 610, 2010 (adaptado).

O benefcio da utilizao dessa vacina que pessoas vacinadas, em comparao com as no vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vrus HPV em decorrncia da a) alta concentrao de macrfagos. b) elevada taxa de anticorpos especcos anti-HPV circulantes. c) aumento na produo de hemcias aps a infeco por vrus HPV. d) rapidez na produo de altas concentraes de linfcitos matadores. e) presena de clulas de memria que atuam na resposta secundria. 4. Os sintomas mais srios da Gripe A, causada pelo vrus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente a menor imunidade desses grupos contra o vrus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vrus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetveis. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenas infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque a) possui anticorpos contra o agente causador da doena. b) possui protenas que eliminam o agente causador da doena. c) estimula a produo de glbulos vermelhos pela medula ssea. d) possui linfcitos B e T que neutralizam o agente causador da doena.

124

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

e) estimula a produo de anticorpos contra o agente causador da doena. 5. Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma clula sinttica, uma bactria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequncia de nucleotdeos, que formam o nico cromossomo dessa bactria, o qual foi introduzido em outra espcie de bactria, a Mycoplasma capricolum. Aps a introduo, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo articial da M. mycoides comeou a gerenciar a clula, produzindo suas protenas.
GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science v. 329, 2010 (adaptado).

M. O. Murphy e l. Oneill (Orgs.). O que vida? 50 anos depois - especulaes sobre o futuro da biologia. So Paulo: UNESP. 1997 (com adaptaes).

A importncia dessa inovao tecnolgica para a comunidade cientca se deve a) possibilidade de sequenciar os genomas de bactrias para serem usados como receptoras de cromossomos articiais. b) capacidade de criao, pela cincia, de novas formas de vida, utilizando substncias como carboidratos e lipdios. c) possibilidade de produo em massa da bactria Mycoplasma capricolum para sua distribuio em ambientes naturais. d) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas e biocombustveis. e) capacidade da bactria Mycoplasma capricolum de expressar suas protenas na bactria sinttica e estas serem usadas na indstria. 6. A gura seguinte representa um modelo de transmisso da informao gentica nos sistemas biolgicos. No m do processo, que inclui a replicao, a transcrio e a traduo, h trs formas proteicas diferentes denominadas a, b e c.

So indispensveis execuo do programa mencionado acima processos relacionados a metabolismo, auto-replicao e mutao, que podem ser exemplicados, respectivamente, por: a) fotossntese, respirao e alteraes na sequncia de bases nitrogenadas do cdigo gentico. b) duplicao do RNA, pareamento de bases nitrogenadas e digesto de constituintes dos alimentos. c) excreo de compostos nitrogenados, respirao celular e digesto de constituintes dos alimentos. d) respirao celular, duplicao do DNA e alteraes na sequncia de bases nitrogenadas do cdigo gentico. e) fotossntese, duplicao do DNA e excreo de compostos nitrogenados. 8. A identicao da estrutura do DNA foi fundamental para compreender seu papel na continuidade da vida. Na dcada de 1950, um estudo pioneiro determinou a proporo das bases nitrogenadas que compem molculas de DNA de vrias espcies.
Exemplos de materiais analisados Espermatozoide humano Fgado humano Medula ssea de rato Espermatozoide de ourio-do-mar Plntulas de trigo Bactria E. coli BASES NITROGENADAS Adenina 30,7% 30,4% 28,6% 32,8% 27,9% 26,1% Guanina 19,3% 19,5% 21,4% 17,7% 21,8% 24,8% Citosina 18,8% 19,9% 21,5% 18,4% 22,7% 23,9% Timina 31,2% 30,2% 28,5% 32,1% 27,6% 25,1%

Depreende-se do modelo que a) a nica molcula que participa da produo de protenas o DNA. b) o uxo de informao gentica, nos sistemas biolgicos, unidirecional. c) as fontes de informao ativas durante o processo de transcrio so as protenas. d) possvel obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrio. e) a molcula de DNA possui forma circular e as demais molculas possuem forma de ta simples linearizadas. 7. Todas as reaes qumicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informaes. A meta desse programa a autorreplicao de todos os componentes do sistema, incluindo-se a duplicao do prprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa est inscrito. Cada reproduo pode estar associada a pequenas modicaes do programa.

A comparao das propores permitiu concluir que ocorre emparelhamento entre as bases nitrogenadas e que elas formam a) pares de mesmo tipo em todas as espcies, evidenciando a universalidade da estrutura do DNA. b) pares diferentes de acordo com a espcie considerada, o que garante a diversidade da vida. c) pares diferentes em diferentes clulas de uma espcie, como resultado da diferenciao celular. d) pares especcos apenas nos gametas, pois essas clulas so responsveis pela perpetuao das espcies. e) pares especcos somente nas bactrias, pois esses organismos so formados por uma nica clula. 9. A variao da quantidade de anticorpos especcos foi medida por meio de uma experincia controlada, em duas crianas durante um certo perodo de tempo. Para a imunizao de cada uma das crianas foram utilizados dois procedimentos diferentes: Criana I: aplicao de soro imune Criana II: vacinao.

Reviso Enem 2013

125

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia
10. Analisando-se o DNA de um animal, detectou-se que 40% de suas bases nitrogenadas eram constitudas por Adenina. Relacionando esse valor com o emparelhamento especco das bases, os valores encontrados para as outras bases nitrogenadas foram: a) T = 40%; C = 20%; G = 40% b) T = 10%; C = 10%; G = 40% c) T = 10%; C = 40%; G = 10% d) T = 40%; C = 10%; G = 10% e) T = 40%; C = 60%; G = 60% 11. Em I est representado o trecho de uma molcula de DNA. Observando o quadro, pode-se concluir que:

O grco que melhor representa as taxas de variao da quantidade de anticorpos nas crianas I e II :

a)

b)

c)

a) a molcula de DNA formada por 2 cadeias caracterizadas por sequncias de bases nitrogenadas. b) na molcula de DNA, podem existir diferentes tipos de complementao de bases nitrogenadas. c) a quantidade de A presente em uma das cadeias exatamente igual quantidade de A da cadeia complementar. d) a quantidade de A presente em uma das cadeias exatamente igual quantidade de A da cadeia complementar. e) no processo de mitose, cada molcula de DNA d origem a 4 molculas de DNA exatamente iguais.

d) e)

Anotaes:

TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES: Joo cou intrigado com a grande quantidade de notcias envolvendo DNA: clonagem da ovelha Dolly, terapia gnica, testes de paternidade, engenharia gentica, etc. Para conseguir entender as notcias, estudou a estrutura da molcula de DNA e seu funcionamento e analisou os dados do quadro a seguir.

126

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

OBJETO DA REFERNCIA 03
Identidade dos seres vivos - Nveis de organizao dos seres vivos. Vrus, procariontes e eucariontes. Auttrofos e hetertrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemtica e as grandes linhas da evoluo dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evoluo e padres anatmicos e siolgicos observados nos seres vivos. Funes vitais dos seres vivos e sua relao com a adaptao desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, anatomia e siologia humana. Evoluo humana. Biotecnologia e sistemtica.

QUESTES DA REFERNCIA 03
1. A produo de soro antiofdico feita por meio da extrao da peonha de serpentes que, aps tratamento, introduzida em um cavalo. Em seguida so feitas sangrias para avaliar a concentrao de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentrao atinge o valor desejado, realizada a sangria nal para obteno do soro. As hemcias so devolvidas ao animal, por meio de uma tcnica denominada plasmaferese, a m de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.
Disponvel em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).

e) a diculdade respiratria ocorreu pela quantidade de plaquetas, que so responsveis pelo transporte de oxignio no sangue. 3. Um ambiente capaz de asxiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos trs espcies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrneo, eles so os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausncia total de oxignio. At agora, achava-se que s bactrias pudessem ter esse estilo de vida. No admira que os bichos pertenam a um grupo pouco conhecido, o dos loricferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabea, boca, sistema digestivo e uma carapaa. A adaptao dos bichos vida no sufoco to profunda que suas clulas dispensaram as chamadas mitocndrias.
LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em agua sem oxigenio. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).

A plasmaferese importante, pois, se o animal car com uma baixa quantidade de hemcias, poder apresentar a) febre alta e constante. b) reduo de imunidade. c) aumento da presso arterial. d) quadro de leucemia profunda. e) problemas no transporte de oxignio. 2.Um paciente deu entrada em apresentando os seguintes sintomas: em respirar e sangramento nasal. O hemograma ao paciente para denir resultados esto dispostos na tabela: Constituinte Glbulos vermelhos Glbulos brancos Plaquetas Nmero normal 4,8 milhes/mm3 (5 000 - 10 000)/mm3 (250 000 - 400 000)/mm3 um pronto-socorro cansao, diculdade mdico solicitou um um diagnstico. Os

Paciente 4 milhes/mm3 9 000/mm3 200 000/m3

Que substncias poderiam ter a mesma funo do O2 na respirao celular realizada pelos loricferos? a) S e CH4 b) S e NO3 c) H2 e NO3 d) CO2 e CH4 e) H2 e CO2 4. A cafena atua no crebro, bloqueando a ao natural de um componente qumico associado ao sono, a adenosina. Para uma clula nervosa, a cafena se parece com a adenosina e combina-se com seus receptores. No entanto, ela no diminui a atividade das clulas da mesma forma. Ento, ao invs de diminuir a atividade por causa do nvel de adenosina, as clulas aumentam sua atividade, fazendo com que os vasos sanguneos do crebro se contraiam, uma vez que a cafena bloqueia a capacidade da adenosina de dilat-los. Com a cafena bloqueando a adenosina, aumenta a excitao dos neurnios, induzindo a hipse a liberar hormnios que ordenam s suprarrenais que produzam adrenalina, considerada o hormnio do alerta.
Disponvel em: http://ciencia.hsw.uol.com.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que a) o sangramento nasal devido baixa quantidade de plaquetas, que so responsveis pela coagulao sangunea. b) o cansao ocorreu em funo da quantidade de glbulos brancos, que so responsveis pela coagulao sangunea. c) a diculdade respiratria ocorreu da baixa quantidade de glbulos vermelhos, que so responsveis pela defesa imunolgica. d) o sangramento nasal decorrente da baixa quantidade de glbulos brancos, que so responsveis pelo transporte de gases no sangue.

Reviso Enem 2013

127

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia
c) as protenas do arroz tm a mesma composio de aminocidos que as do feijo. d) a combinao de arroz com feijo contm energia e nutrientes e pobre em colesterol. e) duas colheres de arroz e trs de feijo so menos calricas que trs colheres de arroz e duas de feijo. 7. Considere a situao em que foram realizados dois experimentos, designados de experimentos A e B, com dois tipos celulares, denominados clulas 1 e 2. No experimento A, as clulas 1 e 2 foram colocadas em uma soluo aquosa contendo cloreto de sdio (NaC ) e glicose (C6H12O6), com baixa concentrao de oxignio. No experimento B foi fornecida s clulas 1 e 2 a mesma soluo, porm com alta concentrao de oxignio, semelhante atmosfrica. Ao nal do experimento, mediu-se a concentrao de glicose na soluo extracelular em cada uma das quatro situaes. Este experimento est representado no quadro abaixo. Foi observado no experimento A que a concentrao de glicose na soluo que banhava as clulas 1 era maior que a da soluo contendo as clulas 2 e esta era menor que a concentrao inicial. No experimento B, foi observado que a concentrao de glicose na soluo das clulas 1 era igual das clulas 2 e esta era idntica observada no experimento A, para as clulas 2, ao nal do experimento. Experimento A Clulas 1 Clulas 2 Experimento B Clulas 1 Clulas 2

Infere-se do texto que o objetivo da adio de cafena em alguns medicamentos contra a dor de cabea a) contrair os vasos sanguneos do crebro, diminuindo a compresso sobre as terminaes nervosas. b) aumentar a produo de adrenalina, proporcionando uma sensao de analgesia. c) aumentar os nveis de adenosina, diminuindo a atividade das clulas nervosas do crebro. d) induzir a hipse a liberar hormnios, estimulando a produo de adrenalina. e) excitar os neurnios, aumentando a transmisso de impulsos nervosos. 5. A utilizao de clulas-tronco do prprio indivduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regenerao de tecidos e rgos cujas clulas perdidas no tm capacidade de reproduo, principalmente em substituio aos transplantes, que causam muitos problemas devido rejeio pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeio quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivduos. Isso porque as a) clulas-tronco se mantm indiferenciadas aps sua introduo no organismo do receptor. b) clulas provenientes de transplantes entre diferentes indivduos envelhecem e morrem rapidamente. c) clulas-tronco, por serem doadas pelo prprio indivduo receptor, apresentam material gentico semelhante. d) clulas transplantadas entre diferentes indivduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor. e) clulas provenientes de transplantes convencionais no se reproduzem dentro do corpo do receptor. 6. Arroz e feijo formam um par perfeito, pois fornecem energia, aminocidos e diversos nutrientes. O que falta em um deles pode ser encontrado no outro. Por exemplo, o arroz pobre no aminocido lisina, que encontrado em abundncia no feijo, e o aminocido metionina abundante no arroz e pouco encontrado no feijo. A tabela seguinte apresenta informaes nutricionais desses dois alimentos. arroz (1 colher de sopa) calorias carboidratos protenas lipdios colesterol 41 kcal 8,07 g 0,58 g 0,73 g 0g feijo (1 colher de sopa) 58 kcal 10,6 g 3,53 g 0,18 g 0g

NaC e glicose baixa concentrao de oxignio

NaC e glicose alta concentrao de oxignio

Pela interpretao do experimento descrito, pode-se observar que o metabolismo das clulas estudadas est relacionado s condies empregadas no experimento, visto que as a) clulas 1 realizam metabolismo aerbio. b) clulas 1 so incapazes de consumir glicose. c) clulas 2 consomem mais oxignio que as clulas 1. d) clulas 2 tm maior demanda de energia que as clulas 1. e) clulas 1 e 2 obtiveram energia a partir de substratos diferentes. 8. Analise a gura.

Silva, R. S. Arroz e feijo, um par perfeito.Disponvel em: http://www. correpar.com.br. Acesso em: 01 fev. 2009.

A partir das informaes contidas no texto e na tabela, concluise que a) os carboidratos contidos no arroz so mais nutritivos que os do feijo. b) o arroz mais calrico que o feijo por conter maior quantidade de lipdios.

128

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia
10.

rmul

Pr-Vestibular

Supondo que seja necessrio dar um ttulo para essa gura, a alternativa que melhor traduziria o processo representado seria: a) Concentrao mdia de lcool no sangue ao longo do dia. b) Variao da frequncia da ingesto de lcool ao longo das horas. c) Concentrao mnima de lcool no sangue a partir de diferentes dosagens. d) Estimativa de tempo necessrio para metabolizar diferentes quantidades de lcool. e) Representao grca da distribuio de frequncia de lcool em determinada hora do dia. 9. Defende-se que a incluso da carne bovina na dieta importante, por ser uma excelente fonte de protenas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz sade, como o risco de doenas cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, h quem decida substitu-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suna. O quadro a seguir apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida. Alimento Carne de frango (branca) sem pele Carne de frango (escura) sem pele Pele de frango Carne suna (bisteca) Carne suna (toucinho) Carne bovina (contral) Carne bovina (msculo) Colesterol (mg/100g) Cru 58 80 104 49 54 51 52 Cozido 75 124 139 97 56 66 67

So caractersticas do tipo de reproduo representado na tirinha: a) simplicidade, permuta de material gnico e variabilidade gentica. b) rapidez, simplicidade e semelhana gentica. c) variabilidade gentica, mutao e evoluo lenta. d) gametognese, troca de material gnico e complexidade. e) clonagem, gemulao e partenognese. 11. Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, so encontradas populaes de determinada espcie de lagarto que se reproduzem por partenognese. Essas populaes so constitudas, exclusivamente, por fmeas que procriam sem machos, gerando apenas fmeas. Isso se deve a mutaes que ocorrem ao acaso nas populaes bissexuais. Avalie as armaes seguintes, relativas a esse processo de reproduo. I. Na partenognese, as fmeas do origem apenas a fmeas, enquanto, nas populaes bissexuadas, cerca de 50% dos lhotes so fmeas. II. Se uma populao bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenognese, esta ltima desaparece. III. Na partenognese, um nmero x de fmeas capaz de produzir o dobro do nmero de descendentes de uma populao bissexuada de x indivduos, uma vez que, nesta, s a fmea pe ovos. correto o que se arma a) apenas em I. b) apenas em II. c) apenas em I e III. d) apenas em II e III. e) em I, II e III. 12. O hemograma um exame laboratorial que informa o nmero de hemcias, glbulos brancos e plaquetas presentes no sangue. A tabela apresenta os valores considerados normais para adultos. Os grcos mostram os resultados do hemograma de 5 estudantes adultos. Todos os resultados so expressos em nmero de elementos por mm3 de sangue. Valores normais para adultos Hemcias: 4,5 a 5,9 milhes/mm3 Glbulos brancos: 5 a 10 mil/mm3 Plaquetas: 200 a 400 mil/mm3

Revista ProTeste, n 54, dez/2006 (com adaptaes).

Com base nessas informaes, avalie as armativas a seguir. I. O risco de ocorrerem doenas cardiovasculares por ingestes habituais da mesma quantidade de carne menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho. II. Uma poro de contral cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituda de colesterol. III. A retirada da pele de uma poro cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida. IV. A pequena diferena entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento pobre em gua. correto apenas o que se arma em: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV

Reviso Enem 2013

129

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia
o torneio Interamrica. A adaptao dever ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em altitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatrio.
(Adaptado da revista Placar, edio fev. 1995)

A adaptao da equipe foi necessria principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada das cidades brasileiras, apresenta: a) menor presso e menor concentrao de oxignio. b) maior presso e maior quantidade de oxignio. c) maior presso e maior concentrao de gs carbnico. d) menor presso e maior temperatura. e) maior presso e menor temperatura. Podem estar ocorrendo decincia no sistema de defesa do organismo, prejuzos no transporte de gases respiratrios e alteraes no processo de coagulao sangunea, respectivamente, com os estudantes a) Maria, Jos e Roberto. b) Roberto, Jos e Abel. c) Maria, Lusa e Roberto. d) Roberto, Maria e Lusa. e) Lusa, Roberto e Abel. 13. O metabolismo dos carboidratos fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgnicos obtm-se grande parte da energia para as funes vitais. Por outro lado, desequilbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes. O caminho do acar no organismo inicia-se com a ingesto de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a ao de enzimas, quebrando-se em molculas menores (glicose, por exemplo) que sero absorvidas. A insulina, hormnio produzido no pncreas, responsvel por facilitar a entrada da glicose nas clulas. Se uma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ao est diminuda, dicilmente a glicose pode entrar na clula e ser consumida. Com base nessas informaes, pode-se concluir que: a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substitudo pelo hormnio insulina. b) a insulina produzida pelo pncreas tem um papel enzimtico sobre as molculas de acar. c) o acmulo de glicose no sangue provocado pelo aumento da ao da insulina, levando o indivduo a um quadro clnico de hiperglicemia. d) a diminuio da insulina circulante provoca um acmulo de glicose no sangue. e) o principal papel da insulina manter o nvel de glicose sucientemente alto, evitando, assim, um quadro clnico de diabetes. 14. A adaptao dos integrantes da seleo brasileira de futebol altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasio de um torneio, como pode ser lido no texto abaixo. A seleo brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolvia, situado a 3.700 metros de altitude, onde disputar 15. Matria publicada em jornal dirio discute o uso de anabolizantes (apelidados de bombas) por praticantes de musculao. Segundo o jornal, os anabolizantes so hormnios que do uma fora extra aos msculos. Quem toma consegue ganhar massa muscular mais rpido que normalmente. Isso porque uma pessoa pode crescer at certo ponto, segundo sua herana gentica e independentemente do quanto ela se exercite. Um professor de musculao diz: Comecei a tomar bomba por conta prpria. Ficava nervoso e tremia. Fiquei impotente durante uns seis meses. Mas como sou lutador de vale-tudo, tenho que tomar. A respeito desta matria, dois amigos zeram os seguintes comentrios: I. O maior perigo da automedicao seu fator anabolizante, que leva impotncia sexual. II. O crescimento corporal depende tanto dos fatores hereditrios quanto do tipo de alimentao da pessoa, se pratica ou no esportes, se dorme as 8 horas dirias. III. Os anabolizantes devem ter mexido com o sistema circulatrio do professor de musculao, pois ele at cou impotente. IV. Os anabolizantes so mais perigosos para os homens, pois as mulheres, alm de no correrem o risco da impotncia, so protegidas pelos hormnios femininos. Tomando como referncia as informaes da matria do jornal e o que se conhece da siologia humana, pode-se considerar que esto corretos os comentrios: a) I, II, III e IV. b) I, II e IV, apenas. c) III e IV, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III, apenas.

130

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia
alimentar apenas de luz e CO2, como as plantas.

rmul

Pr-Vestibular

16. Certas espcies de algas so capazes de absorver rapidamente compostos inorgnicos presentes na gua, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em us-las como bioltros para a limpeza de ambientes aquticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrognio e fsforo de resduos orgnicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lanados nas guas. Na tcnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilbrio ecolgico.
SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a gua. Revista Cincia Hoje. V. 37, n 219, 2005 (adaptado).

GARATONI, B. Superinteressante. Edio 276, mar. 2010 (adaptado).

A utilizao da tcnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorvel a um ecossistema mais equilibrado porque a) os animais eliminam metais pesados, que so usados pelas algas para a sntese de biomassa. b) os animais fornecem excretas orgnicos nitrogenados, que so transformados em gs carbnico pelas algas. c) as algas usam os resduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gs carbnico na fotossntese, usado na respirao aerbica. d) as algas usam os resduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a sntese de compostos orgnicos, liberam oxignio para o ambiente. e) as algas aproveitam os resduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossntese de compostos orgnicos, liberam oxignio para o ambiente. 17. Os frutos so exclusivos das angiospermas, e a disperso das sementes dessas plantas muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territrios. A disperso favorecida por certas caractersticas dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presena de ganchos e outras estruturas xadoras que se aderem s penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presena de expanses semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre tm uma importante contribuio na disperso de sementes e, portanto, na manuteno da diversidade da ora.
CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).

A capacidade de o molusco fazer fotossntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar a) clorola, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose. b) citocromo, que utiliza a energia da gua para formar oxignio. c) clorola, que doa eltrons para converter gs carbnico em oxignio. d) citocromo, que doa eltrons da energia luminosa para produzir glicose. e) clorola, que transfere a energia da luz para compostos orgnicos. 19. O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilizao acelerada de tomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilizao acontece, por exemplo, na queima de combustveis fsseis, como a gasolina, os leos e o carvo, que libera o gs carbnico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produo de metano (CH4), outro gs causador do efeito estufa, est associada pecuria e degradao de matria orgnica em aterros sanitrios. Apesar dos problemas causados pela disponibilizao acelerada dos gases citados, eles so imprescindveis vida na Terra e importantes para a manuteno do equilbrio ecolgico, porque, por exemplo, o a) metano fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes. b) metano fonte de hidrognio para os organismos fotossintetizantes. c) gs carbnico fonte de energia para os organismos fotossintetizantes. d) gs carbnico fonte de carbono inorgnico para os organismos fotossintetizantes. e) gs carbnico fonte de oxignio molecular para os organismos heterotrcos aerbios. 20. A fotossntese importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar convertida em energia qumica que, juntamente com gua e gs carbnico (CO2), utilizada para a sntese de compostos orgnicos (carboidratos). A fotossntese o nico processo de importncia biolgica capaz de realizar essa converso. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e gua para a clula por meio da respirao celular. Alm disso, grande frao dos recursos energticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustvel fssil), resultante da atividade fotossinttica. As informaes sobre obteno e transformao dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossntese e respirao, descritas no texto, permitem concluir que a) o CO2 e a gua so molculas de alto teor energtico. b) os carboidratos convertem energia solar em energia qumica.

Das caractersticas de frutos e sementes apresentadas, quais esto diretamente associadas a um mecanismo de atrao de aves e mamferos? a) Ganchos que permitem a adeso aos pelos e penas. b) Expanses semelhantes a asas que favorecem a utuao. c) Estruturas xadoras que se aderem s asas das aves. d) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores. e) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a utuao. 18. Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redenir tudo o que se sabe sobre a diviso entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chlorotica) um hbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossntese. o primeiro animal a se

Reviso Enem 2013

131

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia
O texto permite concluir que, nos jatobs, a a) taxa de respirao celular em condies naturais cerca de 100% maior do que em um ambiente com 720 ppm (partes por milho) de CO2 no ar. b) produo de acares s no maior em condies naturais porque a concentrao de CO2 atmosfrico atua como fator limitante da fotossntese. c) produo de acares s no maior em condies naturais porque a concentrao de CO2 atmosfrico atua como fator limitante da respirao celular. d) concentrao de CO2 atmosfrico atua como fator estimulante da fotossntese e como fator inibidor da respirao celular. e) concentrao de CO2 atmosfrico atua como fator inibidor da fotossntese e como fator estimulante da respirao celular. 24. Qual das alternativas apresenta, corretamente, uma distino entre pteridtas e gimnospermas?

c) a vida na Terra depende, em ltima anlise, da energia proveniente do Sol. d) o processo respiratrio responsvel pela retirada de carbono da atmosfera. e) a produo de biomassa e de combustvel fssil, por si, responsvel pelo aumento de CO2 atmosfrico. 21. No grco, esto representadas as taxas de fotossntese e respirao de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta est a) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2. b) produzindo e consumindo matria orgnica em iguais quantidades. c) aumentando a taxa de respirao e produo de CO2. d) diminuindo a taxa de fotossntese e reduzindo a produo de CO2. e) produzindo mais matria orgnica do que consumindo. 22. O grco representa as taxas fotossintticas e de respirao para duas diferentes plantas, uma delas umbrta (planta de sombra) e a outra helita (planta de sol). Considere que a taxa respiratria constante e igual para as duas plantas.

25. Pode-se armar que toplncton a) constitudo por organismos hetertrofos. b) representa a comunidade dos produtores do plncton. c) no depende da presena de luz para se desenvolver. d) representa a comunidade dos consumidores do plncton. e) representado por organismos que se deslocam ativamente na gua. 26. Trs tubos de ensaio identicados como I, Il e III receberam, cada um, uma folha recm-cortada de um arbusto. Os tubos foram fechados hermeticamente e colocados a distncias diferentes de uma mesma fonte de luz. Aps duas horas, vericou-se que: - a concentrao de CO2 no interior do tubo I diminuiu; - no interior do tubo II, a concentrao de CO2 manteve-se inalterada; - no interior do tubo III, a concentrao de CO2 duplicou. Tais resultados permitem concluir que a folha do tubo a) I cou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensao ftico. b) II cou exposta a uma intensidade luminosa superior a seu ponto de compensao ftico. c) III cou exposta a uma intensidade luminosa superior a seu ponto de compensao ftico. d) III cou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensao ftico. e) II cou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensao ftico.

Pode-se concluir que: a) no intervalo X-Y, cada uma das plantas consome mais oxignio do que aquele produzido na sua fotossntese. b) a partir do ponto Y, cada uma das plantas consome mais oxignio do que aquele produzido na sua fotossntese. c) as plantas A e B so, respectivamente, umbrta e helita. d) no intervalo X-Y, cada uma das plantas produz mais oxignio do que aquele consumido na sua respirao. e) no ponto X, a planta A consome mais oxignio do que aquele produzido na sua fotossntese, e a planta B produz a mesma quantidade de oxignio que aquela consumida na sua respirao. 23. ... quando cultivadas por trs meses num local com 720 ppm (partes por milho) de CO2 no ar, o dobro da concentrao atmosfrica, as mudas de Hymenaea courbaril [ jatob] duplicam a absoro de gs carbnico e a produo de acares (carboidratos) e aumentam em at 50% sua biomassa ... (Marcos Pivetta. Pesquisa FAPESP n0. 80, outubro de 2002.)

132

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

O OBJETO DA REFERNCIA 04
Ecologia e cincias ambientais - Ecossistemas. Fatores biticos e abiticos. Habitat e nicho ecolgico. A comunidade biolgiE l i i ca: teia alimentar, sucesso e comunidade clmax. Dinmica de populaes. Interaes entre os seres vivos. Ciclos biogeoqumicos. Fluxo de energia no ecossistema. Biogeograa. Biomas brasileiros. Explorao e uso de recursos naturais. Problemas ambientais: mudanas climticas, efeito estufa; desmatamento; eroso; poluio da gua, do solo e do ar. Conservao e recuperao de ecossistemas. Conservao da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noes de saneamento bsico. Noes de legislao ambiental: gua, orestas, unidades de conservao; biodiversidade.

QUESTES DA REFERNCIA 04
1. forma, possibilita a recriao da natureza. d) O desenvolvimento tcnico, dirigido para a recomposio de reas degradadas, superou os efeitos negativos da degradao. e) As mudanas provocadas pelas aes humanas sobre a natureza foram mnimas, uma vez que os recursos utilizados so de carter renovvel. 3. O ciclo da gua fundamental para a preservao da vida no planeta. As condies climticas da Terra permitem que a gua sofra mudanas de fase e a compreenso dessas transformaes fundamental para se entender o ciclo hidrolgico. Numa dessas mudanas, a gua ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando j foi absorvido calor suciente, algumas das molculas do lquido podem ter energia necessria para comear a subir para a atmosfera.
Disponvel em: http://www.keroagua.blogspot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado).

A maior frequncia na ocorrncia do fenmeno atmosfrico apresentado na gura relaciona-se a a) concentraes urbano-industriais. b) episdios de queimadas orestais. c) atividades de extrativismo vegetal. d) ndices de pobreza elevados. e) climas quentes e muito midos. 2. Se, por um lado, o ser humano, como animal, parte integrante da natureza e necessita dela para continuar sobrevivendo, por outro, como ser social, cada dia mais sostica os mecanismos de extrair da natureza recursos que, ao serem aproveitados, podem alterar de modo profundo a funcionalidade harmnica dos ambientes naturais.
ROSS, J. L. S. (Org.). Geograa do Brasil. So Paulo: EDUSP, 2005 (adaptado).

A transformao mencionada no texto a a) fuso. b) liquefao. c) evaporao. d) solidicao. e) condensao. 4. Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrognio, fsforo e potssio) com alto teor de sais minerais. A irrigao dessa lavoura feita por canais que so desviados de um rio que abastece os canais, devido contaminao das guas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor. Que processo biolgico pode ter sido provocado na gua do rio pelo uso do adubo NPK? a) Lixiviao, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a gua do rio. b) Acidicao, processo em que os sais, ao se dissolverem na gua do rio, formam cidos. c) Eutrozao, ocasionada pelo aumento do fsforo e nitrognio dissolvidos na gua, que resulta na proliferao do toplncton. d) Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na gua do rio, que eleva sua temperatura. e) Denitricao, processo em que o excesso de nitrognio que chega ao rio disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes.

A relao entre a sociedade e a natureza vem sofrendo profundas mudanas em razo do conhecimento tcnico. A partir da leitura do texto, identique a possvel consequncia do avano da tcnica sobre o meio natural. a) sociedade aumentou o uso de insumos qumicos agrotxicos e fertilizantes e, assim, os riscos de contaminao. b) O homem, a partir da evoluo tcnica, conseguiu explorar a natureza e difundir harmonia na vida social. c) As degradaes produzidas pela explorao dos recursos naturais so reversveis, o que, de certa

Reviso Enem 2013

133

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia
b) alta biodiversidade no pas impedir a sua conservao. c) utilizao de espcies nativas de forma sustentvel ser utpica. d) grande extenso de nosso territrio dicultar a sua scalizao. e) classicao taxonmica de novas espcies ocorrer de forma lenta. 8. Os corais que formam o banco dos Abrolhos, na Bahia, podem estar extintos at 2050 devido a uma epidemia. Por exemplo, os corais-crebro j tiveram cerca de 10% de sua populao afetada pela praga-branca, a mais prevalente da seis doenas identicadas em Abrolhos, causada provavelmente por uma bactria. Os cientistas atribuem a proliferao das patologias ao aquecimento global e poluio marinha. O aquecimento global reduziria a imunidade dos corais ou estimularia os patgenos causadores desses males, trazendo novos agentes infecciosos.
FURTADO, F. Peste branca no mar. Cincia hoje. Rio de Janeiro, v. 42, n. 251, ago. 2008 (adaptado).

5. A gura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do uxo de energia entre os componentes dos nveis trcos.

Sabendo-se que o mercrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentar maior teor de mercrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal? a) As aves, pois so os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercrio incorporado pelos componentes dos demais elos. b) Os caramujos, pois se alimentam das razes das plantas, que acumulam maior quantidade de metal. c) Os grandes peixes, pois acumulam o mercrio presente nas plantas e nos peixes pequenos. d) Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercrio, j que se alimentam das plantas contaminadas. e) As plantas aquticas, pois absorvem grande quantidade de mercrio da gua atravs de suas razes e folhas. 6. Os oceanos absorvem aproximadamente um tero das emisses de CO2 procedentes de atividades humanas, como a queima de combustveis fsseis e as queimadas. O CO2 combina-se com as guas dos oceanos, provocando uma alterao importante em suas propriedades. Pesquisas com vrios organismos marinhos revelam que essa alterao nos oceanos afeta uma srie de processos biolgicos necessrios para o desenvolvimento e a sobrevivncia de vrias espcies da vida marinha. A alterao a que se refere o texto diz respeito ao aumento a) da acidez das guas dos oceanos. b) do estoque de pescado nos oceanos. c) da temperatura mdia dos oceanos. d) do nvel das guas dos oceanos. e) da salinizao das guas dos oceanos. 7. A interferncia do homem no meio ambiente tem feito com que espcies de seres vivos desapaream muito mais rapidamente do que em pocas anteriores. Vrios mecanismos de proteo ao planeta tm sido discutidos por cientistas, organizaes e governantes. Entre esses mecanismos, destacase o acordado na Conveno sobre a Diversidade Biolgica durante a Rio 92, que arma que a nao tem direito sobre a variedade de vida contida no seu territrio e o dever de conserv-la, utilizando-se dela de forma sustentvel. A diculdade encontrada pelo Brasil em seguir o acordo da Conveno sobre a Diversidade Biolgica decorre, entre outros fatores, do fato de a a) extino de vrias espcies ter ocorrido em larga escala.

A m de combater a praga-branca, a medida mais apropriada, segura e de efeitos mais duradouros seria a) aplicar antibiticos nas guas litorneas de Abrolhos. b) substituir os aterros sanitrios por centros de reciclagem de lixo. c) introduzir nas guas de Abrolhos espcies que se alimentem da bactria causadora da doena. d) aumentar, mundialmente, o uso de transportes coletivos e diminuir a queima de derivados de petrleo. e) criar uma lei que proteja os corais, impedindo que mergulhadores e turistas se aproximem deles e os contaminem. 9. O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilizao acelerada de tomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilizao acontece, por exemplo, na queima de combustveis fsseis, como a gasolina, os leos e o carvo, que libera o gs carbnico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produo de metano (CH4), outro gs causador do efeito estufa, est associada pecuria e degradao de matria orgnica em aterros sanitrios. Apesar dos problemas causados pela disponibilizao acelerada dos gases citados, eles so imprescindveis vida na Terra e importantes para a manuteno do equilbrio ecolgico, porque, por exemplo, o a) metano fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes. b) metano fonte de hidrognio para os organismos fotossintetizantes. c) gs carbnico fonte de energia para os organismos fotossintetizantes. d) gs carbnico fonte de carbono inorgnico para os organismos fotossintetizantes. e) gs carbnico fonte de oxignio molecular para os organismos heterotrcos aerbios. 10. Conrmada pelos cientistas e j sentida pela populao mundial, a mudana climtica global hoje o principal desao socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Mudana climtica o nome que se d ao conjunto de alteraes nas condies do clima da Terra pelo acmulo de seis tipos de

134

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia
Brasil

rmul

Pr-Vestibular

gases na atmosfera sendo os principais o dixido de carbono (CO2) e o metano (CH4) emitidos em quantidade excessiva atravs da queima de combustveis (petrleo e carvo) e do uso inadequado do solo.
SANTILLI, M. Mudana climtica global. Almanaque Socioambiental 2008. So Paulo, 2007 (adaptado).

Suponha que, ao invs de superaquecimento, o planeta sofresse uma queda de temperatura, resfriando-se como numa era glacial, nesse caso a) a camada de geleiras, bem como o nvel do mar, diminuiriam. b) as geleiras aumentariam, acarretando alteraes no relevo do continente e no nvel do mar. c) o equilbrio do clima do planeta seria re-estabelecido, uma vez que ele est em processo de aquecimento. d) a fauna e a ora das regies prximas ao crculo polar rtico e antrtico nada sofreriam com a glaciao. e) os centros urbanos permaneceriam os mesmos, sem prejuzo populao humana e ao seu desenvolvimento. 11. Na regio semirida do Nordeste brasileiro, mesmo nos anos mais secos, chove pelo menos 200 milmetros por ano. Durante a seca, muitas pessoas, em geral as mes de famlia, tm de caminhar vrias horas em busca de gua, utilizando audes compartilhados com animais e frequentemente contaminados. Sem tratamento, essa gua fonte de diarreias, parasitas intestinais, e uma das responsveis pela elevada mortalidade infantil da regio. Os audes secam com frequncia, tornando necessrio o abastecimento das populaes por carros-pipa, uma alternativa cara e que no traz soluo denitiva ao abastecimento de gua.
OSAVA, M. Chuva de beber: Cisternas para 50 mil famlias. Revista Eco21, n- 96, nov. 2004 (adaptado).

Considerando o texto, a proposta mais ecaz para reduzir os impactos da falta de gua na regio seria a) subsidiar a venda de gua mineral nos estabelecimentos comerciais. b) distribuir gratuitamente remdios contra parasitas e outras molstias intestinais. c) desenvolver carros-pipa maiores e mais econmicos, de forma a baratear o custo da gua transportada. d) captar gua de chuva em cisternas, permitindo seu adequado tratamento e armazenamento para consumo. e) promover a migrao das famlias mais necessitadas para as regies Sudeste e Sul, onde as chuvas so abundantes. 12. Suponha que o chefe do departamento de administrao de uma empresa tenha feito um discurso defendendo a ideia de que os funcionrios deveriam cuidar do meio ambiente no espao da empresa. Um dos funcionrios levantou-se e comentou que o conceito de meio ambiente no era claro o suciente para se falar sobre esse assunto naquele lugar. Considerando que o chefe do departamento de administrao entende que a empresa parte do meio ambiente, a denio que mais se aproxima dessa concepo : a) Regio que inclui somente cachoeiras, mananciais e orestas. b) Apenas locais onde possvel o contato direto com a natureza. c) Locais que servem como reas de proteo onde fatores biticos so preservados. d) Apenas os grandes biomas, por exemplo, Mata Atlntica, Mata Amaznica, Cerrado e Caatinga. e) Qualquer local em que haja relao entre fatores biticos e abiticos, seja ele natural ou urbano.

13. Parque D. Pedro II So Caetano do Sul Congonhas Osasco Pinheiros

QUALIDADE
BOA REGULAR BOA INADEQUADA M

NDICE 6 60 15 175 283

POLUENTE MP10 NO2 MP10 CO SO2

MP10 partculas inalveis: aquelas cujo dimetro aerodinmico menor que 10 m. CO monxido de carbono: gs incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustveis de origem orgnica (combustveis fsseis, biomassa etc.). Emitido principalmente por veculos automotores. NO2 dixido de nitrognio: formado principalmente nos processos de combusto de veculos automotores. Dependendo das concentraes, o NO2 pode causar prejuzos sade. SO2 dixido de enxofre: resulta principalmente da queima de combustveis que contm enxofre, como leo diesel. Pode reagir com outras substncias presentes no ar, formando partculas base de sulfato responsveis pela reduo da visibilidade na atmosfera.
0-50 51-100 101-199 200-299 > 299

BOA

REGULAR

INADEQUADA

PSSIMA

Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental CETESB. Padres, ndices. http://www. cetesb.sp.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2008.

Reviso Enem 2013

135

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia
Disponvel em: http://www.nutrinews.com.br. Acesso em: 14 fev. 2009.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de So Paulo (CETESB) divulga continuamente dados referentes qualidade do ar na regio metropolitana de So Paulo. A tabela apresentada corresponde a dados hipotticos que poderiam ter sido obtidos pela CETESB em determinado dia. Se esses dados fossem verdicos, ento, seria mais provvel encontrar problemas de visibilidade a) no Parque Dom Pedro II. b) em So Caetano do Sul. c) em Congonhas. d) em Osasco. e) em Pinheiros. 14. Uma colnia de formigas inicia-se com uma rainha jovem que, aps ser fecundada pelo macho, voa e escolhe um lugar para cavar um buraco no cho. Ali dar origem a milhares de formigas, constituindo uma nova colnia. As fmeas geradas podero ser operrias, vivendo cerca de um ano, ou novas rainhas. Os machos provm de vulos no fertilizados e vivem aproximadamente uma semana. As operrias se dividem nos trabalhos do formigueiro. H formigas forrageadoras que se encarregam da busca por alimentos, formigas operrias que retiram dejetos da colnia e so responsveis pela manuteno ou que lidam com o alimento e alimentam as larvas, e as formigas patrulheiras. Uma colnia de formigas pode durar anos e dificilmente uma formiga social consegue sobreviver sozinha.
MELO, A. Como funciona uma sociedade de formigas? Disponvel em: http://www.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 21 fev. 2009 (adaptado).

Programa mostra caminho para uso do leo de fritura na produo de biodiesel.

De acordo com o texto, o destino inadequado do leo de cozinha traz diversos problemas. Com o objetivo de contribuir para resolver esses problemas, deve-se a) utilizar o leo para a produo de biocombustveis, como etanol. b) coletar o leo devidamente e transport-lo s empresas de produo de biodiesel. c) limpar periodicamente os esgotos das cidades para evitar entupimentos e enchentes. d) utilizar o leo como alimento para os peixes, uma vez que preserva seu valor nutritivo aps o descarte. e) descartar o leo diretamente em ralos, pias e bueiros, sem tratamento prvio com agentes dispersantes. 16.Desde os anos 1990, novas tecnologias para a produo de plsticos biodegradveis foram pesquisadas em diversos pases do mundo. No Brasil, foi desenvolvido um plstico empregando-se derivados da cana-de-acar e uma bactria recm-identificada, capaz de transformar acar em plstico. A bactria se alimenta de acar, transformando o excedente do seu metabolismo em um plstico biodegradvel chamado PHB (polihidroxibutirato). Sua vantagem que, ao ser descartado, o bioplstico degradado por microorganismos existentes no solo em no mximo um ano, ao contrrio dos plsticos de origem petroqumica, que geram resduos que demoram mais de 200 anos para se degradarem.
GOMES, A. C. Biotecnologia ajuda na conser vao do ambiente. Revista Eletrnica Vox Sciencia. Ano V, n 28. So Paulo: Ncleo de Divulgao Cientfica Jos Gomes. Acesso em: 30 abr. 2009 (adaptado).

Uma caracterstica que contribui diretamente para o sucesso da organizao social dos formigueiros : a) a diviso de tarefas entre as formigas e a organizao funcional da colnia. b) o fato de as formigas machos serem provenientes de vulos no fertilizados. c) a alta taxa de mortalidade das formigas solitrias ou das que se afastam da colnia. d) a existncia de patrulheiras, que protegem o formigueiro do ataque de herbvoros. e) o fato de as rainhas serem fecundadas antes do estabelecimento de um novo formigueiro. 15. Metade do volume de leo de cozinha consumido anualmente no Brasil, cerca de dois bilhes de litros, jogada incorretamente em ralos, pias e bueiros. Estima-se que cada litro de leo descartado polua milhares de litros de gua. O leo no esgoto tende a criar uma barreira que impede a passagem da gua, causa entupimentos e, consequentemente, enchentes. Alm disso, ao contaminar os mananciais, resulta na mortandade de peixes. A reciclagem do leo de cozinha, alm de necessria, tem mercado na produo de biodiesel. H uma demanda atual de 1,2 bilhes de litros de biodiesel no Brasil. Se houver planejamento na coleta, transporte e produo, estima-se que se possa pagar at R$ 1,00 por litro de leo a ser reciclado.

A nova tecnologia, apresentada no texto, tem como consequncia, a) a diminuio da matria orgnica nos aterros e do mau cheiro nos lixes. b) a ampliao do uso de recursos no renovveis, especialmente, os plsticos. c) a diminuio do metabolismo de bactrias decompositoras presentes nos solos. d) a substituio de recursos no renovveis por renovveis para fabricar plsticos. e) o lanamento no meio ambiente de produtos plsticos inertes em relao ao ciclo da matria. 17. Nas ltimas dcadas os ecossistemas aquticos tm sido alterados de maneira significativa em funo de atividades antrpicas, tais como minerao, construo de barragens, desvio do curso natural de rios, lanamento de efluentes domsticos e industriais no tratados, desmatamento e uso inadequado do solo prximo aos leitos, superexplorao dos recursos pesqueiros, introduo de espcies exticas, entre outros. Como consequncia, tem-se observado expressiva queda da qualidade da gua e perda da biodiversidade aqutica, em funo da desestruturao dos ambientes fsico, qumico e biolgico. A avaliao de impactos ambientais nesses

136

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

ecossistemas tem sido realizada atravs da medio de alteraes nas concentraes de variveis fsicas e qumicas da gua. Este sistema de monitoramento, juntamente com a avaliao de variveis biolgicas, fundamental para a classificao de rios e crregos em classes de qualidade de gua e padres de potabilidade e balneabilidade humanas.
DAVE, M.; GOULART, C.; CALLISTO, M. Bioindicadores de qualidade de gua como ferramenta em estudo de impacto ambiental. Disponvel em: http://www.icb.ufmg.br. Acesso em: 9 jan. 2009 (adaptado).

Se um pesquisador pretende avaliar variveis biolgicas de determinado manancial, deve escolher os testes de a) teor de oxignio dissolvido e de temperatura e turbidez da gua. b) teor de nitrognio amoniacal e de temperatura e turbidez da gua. c) densidade populacional de cianobactrias e de invertebrados bentnicos. d) densidade populacional de cianobactrias e do teor de alumnio dissolvido. e) teor de nitrognio amoniacal e de densidade populacional de invertebrados bentnicos. 18. O mar de Aral, um lago de gua salgada localizado em rea da antiga Unio Sovitica, tem sido explorado por um projeto de transferncia de gua em larga escala desde 1960. Por meio de um canal com mais de 1.300 km, enormes quantidades de gua foram desviadas do lago para a irrigao de plantaes de arroz e algodo. Aliado s altas taxas de evaporao e s fortes secas da regio, o projeto causou um grande desastre ecolgico e econmico, e trouxe muitos problemas de sade para a populao. A salinidade do lago triplicou, sua rea superficial diminuiu 58% e seu volume, 83%. Cerca de 85% das reas midas da regio foram eliminadas e quase metade das espcies locais de aves e mamferos desapareceu. Alm disso, uma grande rea, que antes era o fundo do lago, foi transformada em um deserto coberto de sal branco e brilhante, visvel em imagens de satlite.
MILLER, JR., G. T. Cincia Ambiental. So Paulo: Editora Thomson, 2007 (adaptado).

19. Nos ltimos 60 anos, a populao mundial duplicou, enquanto o consumo de gua foi multiplicado por sete. Da gua existente no planeta, 97% so de gua salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessveis e apenas 1% corresponde gua doce, armazenada em lenis subterrneos, rios e lagos. A poluio pela descarga de resduos municipais e industriais, combinada com a explorao excessiva dos recursos hdricos disponveis, ameaa o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de gua doce para o abastecimento das populaes humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a gua potvel tornar-se- um bem extremamente raro e caro.
MORAES, D. S. L.; JORDAO, B. Q. Degradao de recursos hdricos e seus efeitos sobre a sade humana. Sade Pblica, So Paulo, v. 36, n. 3, Jun. 2002 (adaptado).

Considerando o texto, uma proposta vivel para conservar o meio ambiente e a gua doce seria a) fazer uso exclusivo da gua subterrnea, pois ela pouco interfere na quantidade de gua dos rios. b) desviar a gua dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de gua doce nos pontos de captao. c) promover a adaptao das populaes humanas ao consumo de gua do mar, diminuindo assim a demanda sobre a gua doce. d) reduzir a poluio e a explorao dos recursos naturais, otimizar o uso da gua potvel e aumentar a captao da gua da chuva. e) realizar a descarga dos resduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a no afetar a gua doce disponvel. Anotaes:

Suponha que tenha sido obser vada, em uma vila rural localizada a 100 km de distncia do mar de Aral, alguns anos depois da implantao do projeto descrito, significativa diminuio na produtividade das lavouras, aumento da salinidade das guas e problemas de sade em sua populao. Esses sintomas podem ser efeito a) da perda da biodiversidade da regio. b) da seca dos rios da regio sob a influncia do projeto. c) da perda de reas midas nos arredores do mar de Aral. d) do sal trazido pelo vento, do mar de Aral para a vila rural. e) dos herbicidas utilizados nas lavouras de arroz e algodo do projeto.

Reviso Enem 2013

137

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia

O OBJETO DA REFERNCIA 05
Origem e evoluo da vida - A biologia como cincia: histria, mtodos, tcnicas e experimentao. Hipteses sobre a origem O i do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evoluo. Explicaes pr-darwinistas para a modicao das espcies. A teoria evolutiva de Charles Darwin. Teoria sinttica da evoluo. Seleo articial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populaes humanas.

QUESTES DA REFERNCIA 05
1. Alguns anfbios e rpteis so adaptados vida subterrnea. Nessa situao, apresentam algumas caractersticas corporais como, por exemplo, ausncia de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausncia de olhos. Suponha que um bilogo tentasse explicar a origem das adaptaes mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que a) as caractersticas citadas no texto foram originadas pela seleo natural. b) a ausncia de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso. c) o corpo anelado uma caracterstica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas primeira gerao de descendentes. d) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa caracterstica foi incorporada ao patrimnio gentico e ento transmitida aos descendentes. e) as caractersticas citadas no texto foram adquiridas por meio de mutaes e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

2. Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribudos em ampla regio na Amrica do Norte. A pelagem de ratos dessa espcie varia do marrom claro at o escuro, sendo que os ratos de uma mesma populao tm colorao muito semelhante. Em geral, a colorao da pelagem tambm muito parecida cor do solo da regio em que se encontram, que tambm apresenta a mesma variao de cor, distribuda ao longo de um gradiente sul norte. Na gura, encontram-se representadas sete diferentes populaes de P. polionotus. Cada populao representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posio geogrca no mapa.

138

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

O mecanismo evolutivo envolvido na associao entre cores de pelagem e de substrato a) a alimentao, pois pigmentos de terra so absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores. b) o uxo gnico entre as diferentes populaes, que mantm constante a grande diversidade interpopulacional. c) a seleo natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivncia diferenciada de indivduos com caractersticas distintas. d) a mutao gentica, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, tm maior ocorrncia e capacidade de alterar signicativamente a cor da pelagem dos animais. e) a herana de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas caractersticas genticas aos descendentes. 3. Fenmenos biolgicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Assinale a opo que ordena exemplos de fenmenos biolgicos, do mais lento para o mais rpido. a) germinao de uma semente, crescimento de uma rvore, fossilizao de uma samambaia

b) fossilizao de uma samambaia, crescimento de uma rvore, germinao de uma semente c) crescimento de uma rvore, germinao de uma semente, fossilizao de uma samambaia d) fossilizao de uma samambaia, germinao de uma semente, crescimento de uma rvore e) germinao de uma semente, fossilizao de uma samambaia, crescimento de uma rvore 4. As mudanas evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns maioria dos seres vivos. um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados: a) movimento de indivduos ou de material gentico entre populaes, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos. b) sobrevivncia de indivduos portadores de determinadas caractersticas genticas em ambientes especcos. c) aparecimento, por gerao espontnea, de novos indivduos adaptados ao ambiente. d) aquisio de caractersticas genticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanas ambientais. e) recombinao de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulao.

5. Entre as opes a seguir, assinale a que melhor representa a histria da Terra em uma escala de 0 a 100, com comprimentos iguais para intervalos de tempo de mesma durao.

Reviso Enem 2013

139

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia

e) a)
6. Uma expedio de paleontlogos descobre em um determinado extrato geolgico marinho uma nova espcie de animal fossilizado. No mesmo extrato, foram encontrados artrpodes xifosuras e trilobitas, braquipodos e peixes ostracodermos e placodermos. O esquema a seguir representa os perodos geolgicos em que esses grupos viveram.

b)

c)

Observando esse esquema os paleontlogos concluram que o perodo geolgico em que haviam encontrado essa nova espcie era o Devoniano, tendo ela uma idade estimada entre 405 milhes e 345 milhes de anos. Destes cinco grupos de animais que estavam associados nova espcie, aquele que foi determinante para a denio do perodo geolgico em que ela foi encontrada a) xifosura, grupo muito antigo, associado a outros animais. b) trilobita, grupo tpico da era Paleozoica. c) braquipodo, grupo de maior distribuio geolgica. d) ostracodermo, grupo de peixes que s aparece at o Devoniano. e) placodermo, grupo que s existiu no Devoniano.

d)

140

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

7. Pesquisas recentes estimam o seguinte perl da concentrao de oxignio (O2) atmosfrico ao longo da histria evolutiva da Terra:

No perodo Carbonfero entre aproximadamente 350 e 300 milhes de anos, houve uma ampla ocorrncia de animais gigantes, como por exemplo insetos voadores de 45 centmetros e anfbios de at 2 metros de comprimento. No entanto, grande parte da vida na Terra foi extinta h cerca de 250 milhes de anos, durante o perodo Permiano. Sabendose que o O2 um gs extremamente importante para os processos de obteno de energia em sistemas biolgicos, conclui-se que a) a concentrao de nitrognio atmosfrico se manteve constante nos ltimos 400 milhes de anos, possibilitando o surgimento de animais gigantes. b) a produo de energia dos organismos fotossintticos causou a extino em massa no perodo Permiano por aumentar a concentrao de oxignio atmosfrico. c) o surgimento de animais gigantes pode ser explicado pelo aumento de concentrao de oxignio atmosfrico, o que possibilitou uma maior absoro de oxignio por esses animais. d) o aumento da concentrao de gs carbnico (CO2) atmosfrico no perodo Carbonfero causou mutaes que permitiram o aparecimento de animais gigantes. e) a reduo da concentrao de oxignio atmosfrico no perodo Permiano permitiu um aumento da biodiversidade terrestre por meio da induo de processos de obteno de energia. 8. Foi proposto um novo modelo de evoluo dos primatas elaborado por matemticos e bilogos. Nesse modelo o grupo de primatas pode ter tido origem quando os dinossauros ainda habitavam a Terra, e no h 65 milhes de anos, como comumente aceito.

Examinando esta rvore evolutiva podemos dizer que a divergncia entre os macacos do Velho Mundo e o grupo dos grandes macacos e de humanos ocorreu h aproximadamente a) 10 milhes de anos. b) 40 milhes de anos. c) 55 milhes de anos. d) 65 milhes de anos. e) 85 milhes de anos. 9. As cobras esto entre os animais peonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na rea rural. As cascavis (Crotalus), apesar de extremamente venenosas, so cobras que, em relao a outras espcies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao rudo de seu chocalho, que faz com que suas vtimas percebam sua presena e as evitem. Esses animais s atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas tm sido caadas continuamente, por serem facilmente detectadas. Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras tm cado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas no as percebem, aumentam os riscos de acidentes. A explicao darwinista para o fato de a cascavel estar cando mais silenciosa que a) a necessidade de no ser descoberta e morta mudou seu comportamento. b) as alteraes no seu cdigo gentico surgiram para aperfeio-Ia. c) as mutaes sucessivas foram acontecendo para que ela pudesse adaptar-se. d) as variedades mais silenciosas foram selecionadas positivamente. e) as variedades sofreram mutaes para se adaptarem presena de seres humanos. 10. O que tm em comum Noel Rosa, Castro Alves, Franz Kafka, lvares de Azevedo, Jos de Alencar e Frdric Chopin? Todos eles morreram de tuberculose, doena que ao longo dos sculos fez mais de 100 milhes de vtimas. Aparentemente controlada durante algumas dcadas, a tuberculose voltou a matar. O principal obstculo para seu controle o aumento do nmero de linhagens de bactrias resistentes aos antibiticos usados para combat-la. Esse aumento do nmero de linhagens resistentes se deve a

Reviso Enem 2013

141

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia

a) modicaes no metabolismo das bactrias, para neutralizar o efeito dos antibiticos e incorpor-los sua nutrio. b) mutaes selecionadas pelos antibiticos, que eliminam as bactrias sensveis a eles, mas permitem que as resistentes se multipliquem. c) mutaes causadas pelos antibiticos, para que as bactrias se adaptem e transmitam essa adaptao a seus descendentes. d) modicaes siolgicas nas bactrias, para torn-las cada vez mais fortes e mais agressivas no desenvolvimento da doena. e) modicaes na sensibilidade das bactrias, ocorridas depois de passarem um longo tempo sem contato com antibiticos. 11. Nas recentes expedies espaciais que chegaram ao solo de Marte, e atravs dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de anlise, vem sendo investigada a possibilidade da existncia de gua naquele planeta. A motivao principal dessas investigaes, que ocupam frequentemente o noticirio sobre Marte, deve-se ao fato de que a presena de gua indicaria, naquele planeta, a) a existncia de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura. b) a existncia de ventos, com possibilidade de eroso e formao de canais. c) a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante da Terra. d) a possibilidade de extrao de gua visando ao seu aproveitamento futuro na Terra. e) a viabilidade, em futuro prximo, do estabelecimento de colnias humanas em Marte. 12. A biodiversidade garantida por interaes das vrias formas de vida e pela estrutura heterognea dos habitats. Diante da perda acelerada de biodiversidade, tem sido discutida a possibilidade de se preservarem espcies por meio da construo de bancos genticos de sementes, vulos e espermatozoides. Apesar de os bancos preservarem espcimes (indivduos), sua construo considerada questionvel do ponto de vista ecolgico-evolutivo, pois se argumenta que esse tipo de estratgia I. no preservaria a variabilidade gentica das populaes; II. dependeria de tcnicas de preservao de embries, ainda desconhecidas; III. no reproduziria a heterogeneidade dos ecossistemas. Est correto o que se arma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 13. As reas numeradas no grco mostram a composio em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formao at os dias atuais. (I) Metano e Hidrognio (II) Vapor dgua (III) Amnia (IV) Nitrognio (V) Gs Carbnico (VI) Oxignio
Adaptado de The Random House Encyclopedias, 3 ed., 1990.

Considerando apenas a composio atmosfrica, isolando outros fatores, pode-se armar que: I. no podem ser detectados fsseis de seres aerbicos anteriores a 2,9 bilhes de anos. II. as grandes orestas poderiam ter existido h aproximadamente 3,5 bilhes de anos. III. o ser humano poderia existir h aproximadamente 2,5 bilhes de anos. correto o que se arma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 14. Na soluo aquosa das substncias orgnicas pr-biticas (antes da vida), a catlise produziu a sntese de molculas complexas de toda classe, inclusive protenas e cidos nuclicos. A natureza dos catalisadores primitivos que agiam antes no conhecida. quase certo que as argilas desempenharam papel importante: cadeias de aminocidos podem ser produzidas no tubo de ensaio mediante a presena de certos tipos de argila. (...) Mas o avano verdadeiramente criativo - que pode, na realidade, ter ocorrido apenas uma vez - ocorreu quando uma molcula de cido nuclico aprendeu a orientar a reunio de uma protena, que, por sua vez, ajudou a copiar o prprio cido nuclico. Em outros termos, um cido nuclico serviu como modelo para a reunio de uma enzima que poderia ento auxiliar na produo de mais cido nuclico. Com este desenvolvimento apareceu o primeiro mecanismo potente de realizao. A vida tinha comeado.
Adaptado de: LURIA, S.E. Vida: experincia inacabada. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; So Paulo: EDUSP, 1979.

142

Reviso Enem 2013

Biologia
Considere o esquema abaixo:

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

LEGENDA:
Adaptado de GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educao Qumica. USP - Interaes e Transformaes atmosfera: fonte de materiais extrativos e sintticos. So Paulo: EDUSP, 1998.

O avano verdadeiramente criativo citado no texto deve ter ocorrido no perodo (em bilhes de anos) compreendido aproximadamente entre a) 5,0 e 4,5. b) 4,5 e 3,5. c) 3,5 e 2,0. d) 2,0 e 1,5. e) 1,0 e 0,5. 15. Os progressos da medicina condicionaram a sobrevivncia de nmero cada vez maior de indivduos com constituies genticas que s permitem o bem-estar quando seus efeitos so devidamente controlados atravs de drogas ou procedimentos teraputicas. So exemplos os diabticos e os hemoflicos, que s sobrevivem e levam vida relativamente normal ao receberem suplementao de insulina ou do fator VIII da coagulao sangunea.
SALZANO, M. Francisco. Cincia Hoje: SBPC: 21(125),1996.

1 - Pneumatosfera primitiva; 2 - Aparecimento da vida; 3 - Comeo da fotossntese; 4 - Primeira clula eucarionte; 5 - Pr-Cambriano; 6 - Primrio; 7 - Secundrio; 8 - Tercirio e Quaternrio; 9 - Primeiros vertebrados; 10 - Conquista da Terra. De acordo com o grco correto armar que: a) as primeiras formas de vida surgiram na ausncia de O2. b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxignio. c) aps o incio da fotossntese, o teor de oxignio na atmosfera mantm-se estvel. d) desde o Pr-Cambriano, a atmosfera mantm os mesmos nveis de teor de oxignio. e) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfbios, o teor de oxignio atmosfrico j se havia estabilizado. 17. O crescimento da populao de uma praga agrcola est representado em funo do tempo, no grco a seguir, onde a densidade populacional superior a P causa prejuzo lavoura. No momento apontado pela seta (1), um agricultor introduziu uma espcie de inseto que inimigo natural da praga, na tentativa de control-la biologicamente. No momento indicado pela seta (2), o agricultor aplicou grande quantidade de inseticida, na tentativa de eliminar totalmente a praga.

Essas armaes apontam para aspectos importantes que podem ser relacionados evoluo humana. Pode-se armar que, nos termos do texto, a) os avanos da medicina minimizam os efeitos da seleo natural sobre as populaes. b) os usos da insulina e do fator VIII da coagulao sangunea funcionam como agentes modicadores do genoma humano. c) as drogas medicamentosas impedem a transferncia do material gentico defeituoso ao longo das geraes. d) os procedimentos teraputicos normalizam o gentipo dos hemoflicos e diabticos. e) as intervenes realizadas pela medicina interrompem a evoluo biolgica do ser humano. 16. O grco abaixo representa a evoluo da quantidade de oxignio na atmosfera no curso dos tempos geolgicos. O nmero 100 sugere a quantidade atual de oxignio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

A anlise do grco permite concluir que a) se o inseticida tivesse sido usado no momento marcado pela seta (1), a praga teria sido controlada denitivamente, sem

Reviso Enem 2013

143

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia
IV. no existe relao de parentesco gentico entre macacos antropoides e homens. Analisando a rvore logentica, voc pode concluir que: a) todas as armativas esto corretas. b) apenas as armativas I e III esto corretas. c) apenas as armativas II e IV esto corretas. d) apenas a armativa II est correta. e) apenas a armativa IV est correta. 19. Se fosse possvel a uma mquina do tempo percorrer a evoluo dos primatas em sentido contrrio, aproximadamente quantos milhes de anos precisaramos retroceder, de acordo com a rvore logentica apresentada, para encontrar o ancestral comum do homem e dos macacos antropoides (gibo, orangotango, gorila e chimpanz)? a) 5 b) 10 c) 15 d) 30 e) 60 20. Foram feitas comparaes entre DNA e protenas da espcie humana com DNA e protenas de diversos primatas. Observando a rvore logentica, voc espera que os dados bioqumicos tenham apontado, entre os primatas atuais, como nosso parente mais prximo o: a) Australopithecus. b) Chimpanz. c) Ramapithecus. d) Gorila. e) Orangotango.

necessidade de um tratamento posterior. b) se no tivesse sido usado o inseticida no momento marcado pela seta (2), a populao de praga continuaria aumentando rapidamente e causaria grandes danos lavoura. c) o uso do inseticida tornou-se necessrio, uma vez que o controle biolgico aplicado no momento (1) no resultou na diminuio da densidade da populao da praga. d) o inseticida atacou tanto as praga quanto os seus predadores; entretanto, a populao de pragas recuperouse mais rpido voltando a causar dano lavoura. e) o controle de pragas por meio do uso de inseticidas muito mais ecaz que o controle biolgico, pois os seus efeitos so muito mais rpidos e tm maior durabilidade. TEXTO PARA AS PRXIMAS 3 QUESTES: O assunto na aula de Biologia era a evoluo do Homem. Foi apresentada aos alunos uma rvore logentica, igual mostrada na ilustrao, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais. Legenda da ilustrao: 1 - Smios do Novo Mundo 2 - Smios do Velho Mundo 3 - Gibo 4 - Orangotango 5 - Gorila 6 - Chimpanz 7 - Homem I - Hilobatdeos II - Pongdeos III Homindeos

Anotaes:

rvore logentica provvel dos antropoides 18. Aps observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram vrias opinies, a saber: I. os macacos antropoides (orangotango, gorila, chimpanz e gibo) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem. II. alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropoides. III. na histria evolutiva, os homens e os macacos antropoides tiveram um ancestral comum.

144

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

OBJETO DA REFERNCIA 06
Qualidade de vida das populaes humanas - Aspectos biolgicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econmicos. ndice de desenvolvimento humano. Principais doenas que afetam a populao brasileira: caracterizao, preveno e prolaxia. Noes de primeiros socorros. Doenas sexualmente transmissveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescncia; obesidade. Violncia e segurana pblica. Exerccios fsicos e vida saudvel. Aspectos biolgicos do desenvolvimento sustentvel. Legislao e cidadania.

QUESTES DA REFERNCIA 06
d) surto, pois apresenta ocorrncia em reas pequenas. e) pandemia, pois ocorre em todo o continente. 3. Investigadores das Universidades de Oxford e da Califrnia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modicada que candidata para uso na busca de reduo na transmisso do vrus da dengue. Nessa nova variedade de mosquito, as fmeas no conseguem voar devido interrupo do desenvolvimento do msculo das asas. A modicao gentica introduzida um gene dominante condicional, isso , o gene tem expresso dominante (basta apenas uma cpia do alelo) e este s atua nas fmeas.
FU, G. et al. Female-specic hightiess phenotype for mosquito control. PNAS 107 (10): 4550-4554, 2010.

1. Durante as estaes chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de preveno dengue, que tm como objetivo a reduo da proliferao do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vrus da dengue. Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reproduo desse mosquito? a) Colocao de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reproduo. b) Substituio das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro. c) Remoo dos recipientes que possam acumular gua, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio. d) Higienizao adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato. e) Colocao de ltros de gua nas casas, visto que a reproduo do mosquito acontece em guas contaminadas. 2.

Prev-se, porm, que a utilizao dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois h demanda de muitos estudos com relao ao impacto ambiental. A liberao de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modicada reduziria o nmero de casos de dengue em uma determinada regio porque a) diminuiria o sucesso reprodutivo desses machos transgnicos. b) restringiria a rea geogrca de voo dessa espcie de mosquito. c) dicultaria a contaminao e reproduo do vetor natural da doena. d) tomaria o mosquito menos resistente ao agente etiolgico da doena. e) dicultaria a obteno de alimentos pelos machos geneticamente modicados. 4. A crie dental resulta da atividade de bactrias que degradam os acares e os transformam em cidos que corroem a poro mineralizada dos dentes. O or, juntamente com o clcio e um acar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando no se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactrias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biolme. Na placa, elas transformam o acar dos restos de alimentos em cidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que a crie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausncia de ingesto de carboidratos fermentveis, pois as bactrias possuem polissacardeos intracelulares de reserva.
Disponvel em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago. 2010 (adaptado).

O mapa mostra a rea de ocorrncia da malria no mundo. Considerando-se sua distribuio na Amrica do Sul, a malria pode ser classicada como a) endemia, pois se concentra em uma rea geogrca restrita desse continente. b) peste, j que ocorre nas regies mais quentes do continente. c) epidemia, j que ocorre na maior parte do continente.

Reviso Enem 2013

145

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia

carie 1. destruio de um osso por corroso progressiva. * crie dentria: efeito da destruio da estrutura dentria por bactrias. HOUAISS, Antnio. Dicionario eletronico. Verso 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado). A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cries, e da sua relao com as informaes do dicionrio, conclui-se que a crie dental resulta, principalmente, de a) falta de or e de clcio na alimentao diria da populao brasileira. b) consumo exagerado do xilitol, um acar, na dieta alimentar diria do indivduo. c) reduo na proliferao bacteriana quando a saliva desbalanceada pela m alimentao. d) uso exagerado do or, um agente que em alta quantidade torna-se txico formao dos dentes. e) consumo excessivo de acares na alimentao e m higienizao bucal, que contribuem para a proliferao de bactrias. 5. A vacina, o soro e os antibiticos submetem os organismos a processos biolgicos diferentes. Pessoas que viajam para regies em que ocorrem altas incidncias de febre amarela, de picadas de cobras peonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de sade relacionados a essas ocorrncias devem seguir determinadas orientaes. Ao procurar um posto de sade, um viajante deveria ser orientado por um mdico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento a) antibitico contra o vrus da febre amarela, soro antiofdico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose. b) vacina contra o vrus da febre amarela, soro antiofdico caso seja picado por uma cobra e antibitico caso entre em contato com a Leptospira sp. c) soro contra o vrus da febre amarela, antibitico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas. d) antibitico ou soro, tanto contra o vrus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose. e) soro antiofdico e antibitico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vrus causador da doena. 6. Trs dos quatro tipos de testes atualmente empregados para a deteco de prons patognicos em tecidos cerebrais de gado morto so mostrados nas guras a seguir. Uma vez identicado um animal morto infectado, funcionrios das agncias de sade pblica e fazendeiro podem remov-lo do suprimento alimentar ou rastrear os alimentos infectados que o animal possa ter consumido.

Analisando os testes I, II e III, para a deteco de prons patognicos, identique as condies em que os resultados foram positivos para a presena de prons no trs testes: a) Animal A, lmina B e gel A. b) Animal A, lmina A e gel B. c) Animal B, lmina A e gel B. d) Animal B, lmina B e gel A. e) Animal A, lmina B e gel B. 7. A gura a seguir apresenta dados percentuais que integram os Indicadores Bsicos para a Sade, relativos s principais causas de mortalidade de pessoas do sexo masculino.

146

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

Causas externas - M1 agresses - M2 acidentes de trnsito - M3 causas externas de inteno indeterminada - M4 leses autoprovocadas voluntariamente - M5 afogamentos e submerses acidentais Doenas do aparelho circulatrio - M6 doenas isqumicas do corao - M8 doenas cardiovasculares - M9 outras doenas cardacas Doenas do aparelho respiratrio - M10 doenas crnicas das vias areas inferiores - M11 pneumonia Doenas do aparelho digestivo - M7 doenas do fgado Internet: <tabnet.datasus.gov.br> (com adaptaes). O limite de concentrao de lcool etlico no sangue estabelecido para os motoristas revela que a nova legislao brasileira de trnsito uma das mais rgidas do mundo. Apesar dos aspectos polmicos, a lei seca pode mudar substancialmente os indicadores de mortalidade, particularmente no que se refere a a) gripe e pneumonia. b) doenas do aparelho urinrio. c) acidentes vasculares cerebrais. d) doenas sexualmente transmissveis. e) agresses e acidentes de trnsito. 8. O ndice de massa corprea (IMC) uma medida que permite aos mdicos fazer uma avaliao preliminar das condies fsicas e do risco de uma pessoa desenvolver certas doenas, conforme mostra a tabela a seguir. Considere as seguintes informaes a respeito de Joo, Maria, Cristina, Antnio e Srgio.

IMC Menos de 18,5 Entre 18,5 e 24,9 Entre 25 e 29,9 Entre 30 e 39,9 40 ou mais

Classicao Magreza Normalidade Sobrepeso Obesidade Obesidade grave

Risco de doena Elevado Baixo Elevado Muito elevado

Muitssimo elevado Internet: www.somatematica.com.br Altura (m) 1,80 1,50 1,80 1,50 1,60 IMC 35 20 15 28 45

Nome Joo Maria Cristina Antnio Srgio

Peso (kg) 113,4 45 48,6 63 115,2

Os dados das tabelas indicam que a) Cristina est dentro dos padres de normalidade. b) Maria est magra, mas no corre risco de desenvolver doenas. c) Joo est obeso e o risco de desenvolver doenas muito elevado. d) Antnio est com sobrepeso e o risco de desenvolver doenas muito elevado. e) Srgio est com sobrepeso, mas no corre risco de desenvolver doenas. 9. O Aedes aegypti vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em So Lus - MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatrio onde esse mosquito era encontrado. A tabela adiante mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.

Reviso Enem 2013

147

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia
Populao de A. aegypti 2000 895 6.855 456 271 675 44 248 615 10.059 2001 1.658 46.444 3.191 436 2.100 428 1.689 2.658 58.604 2002 974 32.787 1.399 276 1.059 275 1.014 1.178 38.962 Pneu

Tipos de reservatrios

Tambor/tanque/depsito de barro Vaso de planta Material de construo/pea de carro Garrafa/lata/plstico Poo/cisterna Caixa dgua Recipiente natural, armadilha, piscina e outros Total

De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a reduo mais rpida dos focos do mosquito vetor da dengue nesse municpio deveria ser constitudo por a) pneus e caixas dgua. b) tambores, tanques e depsitos de barro. c) vasos de plantas, poos e cisternas. d) materiais de construo e peas de carro. e) garrafas, latas e plsticos. 10. DIETA DE ENGORDA Em 30 anos, a alimentao piorou muito Aumento no consumo por famlia salsichas e refeies biscoitos refrigerantes linguias prontas 400% 400% 300% 80% Diminuio no consumo por famlia feijo e ovos peixes arroz leguminosas 84% 50% 30% 23% poca, 08/05/2006 (com adaptaes). A partir desses dados, foram feitas as armaes a seguir. I. As famlias brasileiras, em 30 anos, aumentaram muito o consumo de protenas e gros, que, por seu alto valor calrico, no so recomendveis. II. O aumento do consumo de alimentos muito calricos deve ser considerado indicador de alerta para a sade, j que a obesidade pode reduzir a expectativa de vida humana. III. Doenas cardiovasculares podem ser desencadeadas pela obesidade decorrente das novas dietas alimentares. correto apenas o que se arma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. 11. Entre 1975 e 1999, apenas 15 novos produtos foram desenvolvidos para o tratamento da tuberculose e de doenas tropicais, as chamadas doenas negligenciadas. No mesmo

perodo, 179 novas drogas surgiram para atender portadores de doenas cardiovasculares. Desde 2003, um grande programa articula esforos em pesquisa e desenvolvimento tecnolgico de instituies cientcas, governamentais e privadas de vrios pases para reverter esse quadro de modo duradouro e prossional. Sobre as doenas negligenciadas e o programa internacional, considere as seguintes armativas: As doenas negligenciadas, tpicas das regies subdesenvolvidas do planeta, so geralmente associadas subnutrio e falta de saneamento bsico. II. As pesquisas sobre as doenas negligenciadas no interessam indstria farmacutica porque atingem pases em desenvolvimento sendo economicamente pouco atrativas. III. O programa de combate s doenas negligenciadas endmicas no interessa ao Brasil porque atende a uma parcela muito pequena da populao. Est correto apenas o que se arma em: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. 12. Foram publicados recentemente trabalhos relatando o uso de fungos como controle biolgico de mosquitos transmissores da malria. Observou-se o percentual de sobrevivncia dos mosquitos Anopheles sp. Aps exposio ou no a superfcies cobertas com fungos sabidamente pesticidas, ao longo de duas semanas. Os dados obtidos esto presentes no grco a seguir. I.

148

Reviso Enem 2013

Biologia

Biologia

rmul

Pr-Vestibular

No grupo exposto aos fungos, o perodo em que houve 50% de sobrevivncia ocorreu entre os dias a) 2 e 4. b) 4 e 6. c) 6 e 8. d) 8 e 10. e) 10 e 12. 13. Cndido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do sculo XX, tratou de diferentes aspectos da nossa realidade em seus quadros.

14. Algumas doenas que, durante vrias dcadas do sculo XX, foram responsveis pelas maiores percentagens das mortes no Brasil, no so mais signicativas neste incio do sculo XXI. No entanto, aumentou o percentual de mortalidade devida a outras doenas, conforme se pode observar no diagrama:

No perodo considerado no diagrama, deixaram de ser predominantes, como causas de morte, as doenas a) infecto-parasitrias, eliminadas pelo xodo rural que ocorreu entre 1930 e 1940. b) infecto-parasitrias, reduzidas por maior saneamento bsico, vacinas e antibiticos. c) digestivas, combatidas pelas vacinas, vermfugos, novos tratamentos e cirurgias. d) digestivas, evitadas graas melhoria do padro alimentar do brasileiro. e) respiratrias, contidas pelo melhor controle da qualidade do ar nas grandes cidades. 15. Uma nova preocupao atinge os prossionais que trabalham na preveno da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a preveno vem sendo ou no relaxada. Essa temtica vem sendo abordada pela mdia: Medicamentos j no fazem efeito em 20% dos infectados pelo vrus HIV. Anlises revelam que um quinto das pessoas recminfectadas no haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, no responderam s duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vrus FB, uma combinao dos dois subtipos mais prevalentes no pas, F e B. Dadas as armaes acima, considerando o enfoque da preveno, e devido ao aumento de casos da doena em adolescentes, arma-se que
(Adaptado do Jornal do Brasil, 02/10/2001.)

Sobre a temtica dos Retirantes, Portinari tambm escreveu o seguinte poema: (...) Os retirantes vm vindo com trouxas e embrulhos Vm das terras secas e escuras; pedregulhos Doloridos como fagulhas de carvo aceso Corpos disformes, uns panos sujos, Rasgados e sem cor, dependurados Homens de enorme ventre bojudo Mulheres com trouxas cadas para o lado Panudas, carregando ao colo um garoto Choramingando, remelento (...)
(Cndido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964.)

No texto de Portinari, algumas das pessoas descritas provavelmente esto infectadas com o verme Schistosoma mansoni. Os homens de enorme ventre bojudo corresponderiam aos doentes da chamada barriga dgua. O ciclo de vida do Schistosoma mansoni e as condies socioambientais de um local so fatores determinantes para maior ou menor incidncia dessa doena. O aumento da incidncia da esquistossomose deve-se presena de a) roedores, ao alto ndice pluvial e inexistncia de programas de vacinao. b) insetos hospedeiros e indivduos infectados, inexistncia de programas de vacinao. c) indivduos infectados e de hospedeiros intermedirios e ausncia de saneamento bsico. d) mosquitos, inexistncia de programas de vacinao e ausncia de controle de guas paradas. e) gatos e de alimentos contaminados, e ausncia de precaues higinicas.

I - O sucesso inicial dos coquetis anti-HIV talvez tenha levado a populao a se descuidar e no utilizar medidas de proteo, pois se criou a ideia de que estes remdios sempre funcionam. II - Os vrios tipos de vrus esto to resistentes que no h nenhum tipo de tratamento ecaz e nem mesmo qualquer medida de preveno adequada. III - Os vrus esto cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminao, os infectados tambm devem usar camisinhas e no apenas administrar coquetis. Est correto o que se arma em

Reviso Enem 2013

149

rmul

Pr-Vestibular

Biologia - Biologia
c) I e III, apenas. e) I, II e III. Em uma aula de Biologia, o seguinte texto apresentado: LAGOA AZUL EST DOENTE Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situao da Sade no Municpio. A situao era mais grave com relao a trs doenas: Doena de Chagas, Esquistossomose e Ascaridase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas vrias propostas: Proposta 1: Promover uma campanha de vacinao. Proposta 2: Promover uma campanha de educao da populao com relao a noes bsicas de higiene, incluindo fervura de gua. Proposta 3: Construir rede de saneamento bsico. Proposta 4: Melhorar as condies de edicao das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de l. Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas. Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas. Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do municpio. 18. Em relao Esquistossomose, a situao complexa, pois o ciclo de vida do verme que causa a doena tem vrios estgios, incluindo a existncia de um hospedeiro intermedirio, um caramujo aqutico que contaminado pelas fezes das pessoas doentes. Analisando as medidas propostas, o combate doena ter sucesso se forem implementadas: a) 1 e 6, pois envolvem a eliminao do agente causador da doena e de seu hospedeiro intermedirio. b) 1 e 4, pois alm de eliminarem o agente causador da doena, tambm previnem o contato do transmissor com as pessoas ss. c) 4 e 6, pois envolvem o extermnio do transmissor da doena. d) 1, 4 e 6, pois atingiro todas as fases do ciclo de vida do agente causador da doena, incluindo o seu hospedeiro intermedirio. e) 3 e 5, pois preveniro a contaminao do hospedeiro intermedirio pelas fezes das pessoas doentes e a contaminao de pessoas ss por guas contaminadas. 19. Para o combate da Ascaridase, a proposta que trar maior benefcio social, se implementada pela Prefeitura, ser: a) 1 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

a) I, apenas. b) II, apenas. d) II e III, apenas.

16. A partir do primeiro semestre de 2000, a ocorrncia de casos humanos de febre amarela silvestre extrapolou as reas endmicas, com registro de casos em So Paulo e na Bahia, onde os ltimos casos tinham ocorrido em 1953 e 1948. Para controlar a febre amarela silvestre e prevenir o risco de uma reurbanizao da doena, foram propostas as seguintes aes: I. Exterminar os animais que servem de reservatrio do vrus causador da doena. II. Combater a proliferao do mosquito transmissor. III. Intensicar a vacinao nas reas onde a febre amarela endmica e em suas regies limtrofes. efetiva e possvel de ser implementada uma estratgia envolvendo a) a ao II, apenas. b) as aes I e II, apenas. c) as aes I e III, apenas. d) as aes II e III, apenas. e) as aes I, II e III. 17. CASOS DE LEPTOSPIROSE CRESCEM NA REGIO M.P.S. tem 12 anos e est desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranquilidade e encontrou nos ratos, (...), os viles de sua infncia. Se eu no os matar, eles me matam, diz. Seu medo reete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento bsico e o acmulo de lixo...
(O Estado de S. Paulo, 31/07/1997)

OITO SUSPEITOS DE LEPTOSPIROSE A cidade cou sob as guas na madrugada de anteontem e, alm de 120 desabrigados, as inundaes esto fazendo outro tipo de vtimas: j h oito suspeitas de casos de leptospirose (...) transmitida pela urina de ratos contaminados.
(Folha de S. Paulo, 12/02/1999)

As notcias dos jornais sobre casos de leptospirose esto associadas aos fatos: I. Quando ocorre uma enchente, as guas espalham, alm do lixo acumulado, todos os desejos dos animais que ali vivem. II. O acmulo de lixo cria ambiente propcio para a proliferao dos ratos. III. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das guas em dias de chuva. IV. As pessoas que vivem na regio assolada pela enchente, entrando em contato com a gua contaminada, tm grande chance de contrair a leptospirose. A SEQUNCIA de fatos que relaciona corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores, : a) I, II, III e IV. b) I, III, IV e II. c) IV, III, II e I. d) II, IV, I e III. e) II, III, I e IV. TEXTO PARA AS PRXIMAS 3 QUESTES:

20. Voc sabe que a Doena de Chagas causada por um protozorio (Trypanosoma cruzi) transmitido por meio da picada de insetos hematfagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto A Lagoa Azul Est Doente, as mais efetivas na preveno dessa doena so: a) 1 e 2 d) 1 e 3 b) 3 e 5 e) 2 e 3 c) 4 e 6

150

Reviso Enem 2013

You might also like