You are on page 1of 2

4.

Dicas
ao resfriar o ambiente, direcione o ar para cima e caso queira aquecer o ambiente, direcione o ar para baixo. Esses cuidados tornam mais eficiente o uso do seu Condicionador de Ar Consul.
Evite operar o produto em resfriamento quando a temperatura interna for menor que 18C. Isso pode provocar formao de gelo dentro do painel frontal, prejudicando o rendimento do produto. ATENO! Quando o produto estiver operando no modo aquecer e a temperatura externa for muito baixa (abaixo de 5C) o trocador de calor externo poder sofrer congelamento, fazendo com que o produto perca desempenho e gaste mais energia. Portanto, aconselhvel desligar o aparelho quando a temperatura externa estiver abaixo desse patamar. Quando o Condicionador de Ar opera por um longo perodo em lugares onde a umidade relativa do ar for superior a 80%, podero formar-se gotas de gua no painel frontal at que seja reduzida a umidade do ambiente.

Dicas
No conecte outros produtos na mesma tomada. Nunca insira objetos entre as aletas do produto, pois
eles podem tocar em partes eltricas, podendo ocasionar acidentes.

6. Medidas de Descarte
6.1 Informao Ambiental
6.1.1 Embalagem
A Consul procura em seus projetos utilizar embalagens, cujas partes sejam de fcil separao, bem como de materiais reciclveis. Portanto, as peas das embalagens, calos de EPS (poliestireno expandido) e sacos plsticos, separados de outros detritos, devem ter seu descarte de maneira consciente, sendo destinados preferencialmente a recicladores, uma vez que a embalagem no biodegradvel. Quando lanados no solo o tempo de decomposio indeterminado para a embalagem de EPS, cerca de 6 meses para o encarte de papelo e de at 450 anos para o plstico da embalagem. Os materiais que compem a embalagem deste produto so reciclveis, o descarte destinado lixes e aterros sanitrios contribuem para poluio do solo, alm de ser um desperdcio a ocupao de grandes terrenos com este tipo de resduo.

Medidas de Descarte
O EPS modo tambm pode ser aproveitado na aerao de solo em parques e jardins, j que facilita a reteno de umidade e mantm a temperatura do solo. Tanto o papelo quanto o plstico podem ser reutilizados se reciclados.

8. Rudos Normais do Produto


Rudos do Compressor (motor compressor): rudo
caracterstico de motor, indicando que o motor est em funcionamento.

Rudos

4.1 Consumo de energia


No vero mantenha persianas ou cortinas fechadas, evitando que a luz do sol entre diretamente no ambiente. Lembre-se, que quanto mais voc quiser reduzir a temperatura ambiente, maior ser o consumo de energia.

cimento ou vice-versa, ocorrer um rudo de gs circulando.

Rudo de gua: rudo semelhante ao de cachoeira,


gerado pelo ventilador coletando a gua condensada produzida pelo sistema e direcionando para melhorar o rendimento do produto.

Rudo do sistema de ventilao: caracterstico de ventilador, variando conforme a velocidade de ventilao selecionada.

Nunca obstrua a entrada ou sada de ar do produto. Isto


causa baixo rendimento, aumenta consumo de energia e ocasiona operao irregular.

6.1.2 Produto
Este produto foi construdo com materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados. Ento ao se desfazer do mesmo procure empresas especializadas em desmont-lo corretamente.

No inverno a situao inverte, quanto mais voc quiser


elevar a temperatura ambiente, maior ser o consumo de energia.

Direcionador de ar giratrio espiral AR


Direcionador de ar lateral AR

Rudo de expanso de gs (chiado): chiado baixo provocado pela circulao de gs nas tubulaes, semelhante ao rudo gerado quando se enche uma bola ou balo.

Rudo de termostato/rel: rudo que ocorre quando o


produto, motor compressor ou motor ventilador acionado.

Evite expor o controle remoto a condies extremas de


calor e umidade

Nunca mude a funo resfriar imediatamente para a


aquecer ou vice-versa. Desligue o produto e aguarde pelo menos 3 minutos antes de lig-lo novamente para equalizar as presses.

Mantenha crianas afastadas do produto. O Condicionador de Ar no indicado para usos como:


secar roupas ou preservar alimentos.

6.1.3 Descarte
Ao descartar este produto, no final de sua vida til, solicitamos que seja observado a legislao local existente vigente em sua regio, para que desta forma, se faa o descarte da maneira mais correta possvel.

Rudo de reverso de gs nos produtos com aquecimento: uma caracterstica do produto. Sempre que estiver funcionando em refrigerao e mudar para aque-

Estalos do protetor trmico do motor compressor: pode


ocorrer quando existe problema no fornecimento de energia eltrica ou instalao inadequada.

2.4.2 Condies de Operao


O Condicionador de Ar foi projetado para operar dentro das seguintes condies de tenso / temperaturas. Limites de tenso para o produto funcionar

Para manter o ambiente climatizado, evite ao mximo a


abertura de portas e janelas durante o funcionamento do produto.

ADVERTNCIA

Quando o produto permanecer desligado por um longo


perodo, retire o plugue da tomada.

9. Garantia
Termo de Garantia

6.1.4 Pilhas
As pilhas fornecidas com os Condicionadores de Ar Consul no causam danos ao meio ambiente por estarem de acordo com os limites especificados na resoluo CONAMA N257 de 30/06/99 portanto, podem ser descartadas no lixo domstico.

Garantia
2. Reparos e defeitos que no forem comprovadamente de fabricao. 3. Oriundos de uso imprprio, negligncia ou sinistro e catstrofes naturais. 4. Com transporte, embalagem e seguro, em caso de necessidades de reparos fora do permetro urbano das cidades e/ou localidades onde 5. Com a instalao do produto e preparao dolocalpara a mesma (ex.: rede eltrica, alvenaria, aterramento, etc.) 6. Com a queima do compressor, provocada por problemas na rede eltrica ou tenso inadequada.

4.2 Cuide de sua sade


Mximo (V) 140 242

Para o funcionamento adequado, selecione corretamente o produto que ser instalado no ambiente. Em caso de dvidas, entre em contato com a rede de Servios Consul.

Tenso Nominal (V) 127 220

Mnimo (V) 104 198

6.1.1.1 Onde os materiais da embalagem podem ser utilizados


O EPS pode substituir a pedra britada na fabricao de concreto leve (mistura de cimento, areia, cola e EPS).

Mantenha a temperatura do ambiente agradvel,


Perigo de Choque Eltrico Retire o plugue da tomada antes de realizar qualquer servio de manuteno ou limpeza. Aps limpeza ou manuteno recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. No seguir essas instrues pode resultar em morte, incndio ou choque eltrico.
tomando cuidado ao ajustar a temperatura em locais ocupados por crianas ou idosos.

Obs.: Fora destes valores o produto poder ser danificado. Limites de temperaturas recomendadas ao uso do produto.

Desligue o produto rapidamente e contate a Rede de


Servios Consul se:

No exponha o corpo diretamente ao fluxo de ar por


longos perodos.

- O disjuntor ligado ao produto cair frequentemente


ou o fusvel ligado ao produto queimar frequentemente;

7. Solues para a Maioria dos Problemas

Temperatura Ambiente Mnima Temperatura Ambiente Mxima

Aquecer 5C 26C

Resfriar 18C 43C

Solues

4.3 Cuide de sua segurana


Antes de qualquer manuteno ou limpeza retire o
plugue da tomada.

- gua ou objetos estranhos entrarem acidentalmente


no produto;

Antes de chamar a rede de Servios Consul, faa uma verificao prvia, consultando a tabela a seguir:

Problema
Condicionador de Ar no funciona.

Verifique
Se as funes (modo de operao) esto selecionadas. Se a energia ou tenso da rede eltrica esto de acordo com as especificaes do produto.

Nunca opere o Condicionador de Ar sem o filtro. O ac-

- Houver rudos anormais durante a operao do


Condicionador de Ar.
ATENO! Os danos causados pelo no cumprimento das instrues contidas neste manual so de sua responsabilidade.

3. Manuteno
3.1 Filtro de ar
Para garantir o bom funcionamento do produto, recomenda-se que a limpeza do filtro de ar seja feita com freqncia. Para os modelos eletrnicos, a limpeza deve ser feita sempre que a indicao luminosa acender no painel. Para os demais modelos, a limpeza deve ser feita uma vez por ms e em locais muito empoeirados, limpe o filtro com uma freqncia ainda maior. Como limpar o filtro:

Manuteno
ATENO! No use produtos qumicos ou gua diretamente sobre o painel. Caso haja entrada de gua no interior do produto, o aterramento poder ser prejudicado, ocasionando faiscamento com perigo de fogo ou choque eltrico.

mulo de sujeira poder prejudicar o funcionamento do produto.

Os modelos Consul Multi Air Digital 7500, Consul Multi Air Digital 7500 com aquecimento, Consul Multi Air Digital 10000, Consul Multi Air Digital 10000 com aquecimento, Consul Multi Air Mecnico 10000 e Consul Multi Air Mecnico 10000 com aquecimento tm garantia de 12 meses (3 (trs) primeiros meses - Garantia Legal. 9 (nove) ltimos meses - Garantia Especial, concedida pela Whirlpool S.A.) para defeitos de fabricao e corroso da parte externa do produto.

MANUAL DO CONSUMIDOR

CONDICIONADOR DE AR

Nunca utilize um pedao de fio ou arame no lugar do


fusvel. Procure usar fusveis de efeito retardado ou disjuntores termomagnticos.

Se o cabo de alimentao est ligado na tomada. Se o disjuntor est ligado. Se o fusvel da instalao no est queimado. Condicionador de Ar no resfria ou no aquece com eficincia. Se o filtro est limpo. Se portas ou janelas esto fechadas. Se o fluxo de ar no est obstrudo.

No utilize extenses nem faa emendas no cabo de


alimentao.

Esta garantia fica invlida se:


1. Na instalao ou utilizao no forem observadas as especificaes e recomendaes deste Manual. 2. Houver sinais de violao do produto ou adulterao de sua identificao. OBSERVAES: A Whirlpool S.A. no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aquiexplicitadas. A Whirlpool S.A. se reserva o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem prvio aviso. Esse Termo de Garantia vlido para produtos vendidos no territrio brasileiro. Para sua tranqilidade mantenha este Termo de Garantia e Manual do Consumidor sempre a mo.

3.3 Trocadores de Calor


Os trocadores de calor do produto devem ser limpos ao menos uma vez por ano ou com maior frequncia em locais onde a concentrao de poeira for muito alta. O acmulo de sujeira nestas peas impede a circulao de ar, pode danificar o produto e aumentar o consumo de energia. ATENO! Esta limpeza deve ser feita pela Rede de Servio Consul e no coberta pela garantia.

5. Dados Tcnicos
CCO07BBBNA CCN07BBANA CCN07BBBNA

Retire primeiramente a
grade do painel frontal e em seguida retire o filtro de ar.

Dados Tcnicos
CCN10BBANA CCN10BBBNA CCO10BBBNA CCB10BBANA CCB10BBBNA CCS10BBBNA
Controle remoto no funciona. Suor na base interna do produto. Rudo excessivo

Se o ambiente est diretamente exposto a luz solar. Neste caso, recomendamos fechar cortinas ou persianas. Se houve queda ou sobrecarga momentnea na rede eltrica. Se a temperatura programada no aparelho est adequada. Se a capacidade do aparelho condizente com o tamanho do cmodo em que foi instalado. Se as pilhas so novas. Se as pilhas foram colocadas corretamente. Se a vedao do produto na instalao foi feita corretamente. Se o filtro de ar est limpo. Se o filtro de ar est bem encaixado. Se a instalao foi realizada corretamente.

Retire a sujeira com aspirador de p ou lave-o com gua e sabo neutro. No utilize gua quente (com temperatura acima de 50C), nem o exponha diretamente ao calor, pois podem deformar as partes plsticas.

MODELO

Capacidade kW (BTU/h)
Ciclo Tenso (V) Frequncia (Hz)

2,20 7500
Frio 127 60
754

2,20 7500
Frio 220 60
754

2,20 7500
Reverso 220 60
754

2,93 10000
Frio 127 60
971

2,93 10000
Frio 220 60
971

2,93 10000
Reverso 220 60
971

2,93 10000
Frio 127 60
971

2,93 10000
Frio 220 60
971

2,93 10000
Reverso 220 60
971

Seque o filtro e recoloque-o na posio inicial.


ATENO! No ligue o produto sem o filtro. Isso poder causar danos e perda de eficincia do mesmo.

No esto cobertas por esta garantia as seguintes despesas: 1. Chamados relacionados a orientao de uso de eletrodomsticos, cuja explicao esteja presente no Manual de Instrues ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, sero cobrados dos consumidores.

Potncia (W)

O filtro Consul de proteo ativa apresenta em sua composio elementos duradouros que inibem o desenvolvimento de bactrias, fungos e outros organismos nocivos, reduzindo tambm os odores provenientes destes elementos. Testes regulares e cientificamente aprovados em rigorosos padres internacionais garantem a eficincia do seu filtro.

Vazo de ar (m3/h)
Trocador de calor externo (condensador)

420 26 27

420 26 27

420 27 28

530 29 30

530 29 30

530 30 31

530 29 30

530 29 30

530 30 31
ATENO! Se o disjuntor desarmar pela segunda vez consecutiva, no ligue o Condicionador de Ar e chame a nossa Rede de Servios Consul. Os condicionadores de ar utilizam a gua produzida pelo sistema primeiramente para resfriar o trocador de calor externo (condensador), fazendo com que o rendimento aumente e o consumo de energia diminua, podendo gerar, em alguns casos, rudo de gua durante o funcionamento.
8

Peso sem embalagem (kg) Peso com embalagem (kg) Compressor Eficincia energtica (W/W) Disjuntor (A)

3.2 Painel Frontal


Limpe-o com um pano seco e macio ou utilize o aspirador de p. Em caso de sujeira de difcil remoo, use um pano mido e sabo neutro.

3.4 Grandes Perodos de Desuso (modelos com aquecimento)


Para os produtos que possuem a funo aquecimento, recomendado que esta funo seja usada pelo menos 5 minutos a cada 30 dias.
7

Rotativo Rotativo Rotativo Rotativo Rotativo Rotativo Rotativo Rotativo Rotativo 2,91 10 3,05 10 2,91 10 3,02 15 3,02 10 3,02 10 3,02 15 3,02 10 3,02 10

ATENO! Os produtos eletrnicos possuem um sistema de deteco de variao da tenso eltrica. Caso a tenso do produto no seja compatvel com a tenso da tomada onde ele ser ligado (127V ou 220V), um sinal sonoro ser emitido e algumas luzes de indicao de temperatura piscaro. Se isso ocorrer, desligue o produto da tomada e verifique se a tenso entre a tomada e o produto so as mesmas.
9
10

BRASTEMP_W10278596_FALCAO

30W

W10278596 - rev.01 - 11/2009 8

3.1.1 Filtro Consul de Proteo Ativa

Trocador de calor interno (evaporador)

Corrente (A)

8,0

4,4

4,5

10,8

5,8

5,9

10,8

5,8

5,9

Segurana do Usurio
A sua segurana e a de terceiros muito importante.
Este manual e o seu produto tm muitas mensagens importantes de segurana. Sempre leia e siga as mensagens de segurana. Este o smbolo de alerta de segurana. Este smbolo alerta sobre situaes que podem trazer riscos sua vida, ferimentos a voc ou a terceiros. Todas as mensagens de segurana viro aps o smbolo de alerta de segurana e a palavra ADVERTNCIA.

Segurana
Todas as mensagens de segurana mencionam qual o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instrues no forem seguidas.

Deve ser mantido um afastamento mnimo de 50 cm


em relao a qualquer canto do ambiente. Para melhor desempenho de seu Condicionador de Ar, as paredes devem estar a uma distncia mnima do aparelho e o ambiente deve estar livre de aberturas ou frestas que possam causar a fuga de ar. Exterior
50cm 50cm (mn) 50cm (mn) 50cm (mn) 50cm

ADVERTNCIA
Risco de Leso por Corte Tenha cuidado ao manusear o produto durante a instalao. Evite colocar as mos nas reas de troca de calor. No seguir essas orientaes pode causar leso por corte ou danos ao produto. a) Retire toda a embalagem do produto, no esquecendo de retirar, tambm, o controle remoto e as pilhas (apenas para os modelos eletrnicos). b) Descarte a embalagem como lixo reciclvel. c) O cabo de alimentao do seu Condicionador de Ar pode ser posicionado no lado esquerdo ou direito, dependendo da sua necessidade. Posicionado no lado direito, possui aproximadamente 1m de comprimento. Posicionado no lado esquerdo, possui aproximadamente 45cm. Neste caso, utilize os posicionadores localizados na parte inferior do painel, conforme a figura.

Instrues importantes de segurana


Advertncia: Para reduzir o risco de incndio, choque eltrico ou ferimentos, quando usar o seu Condicionador de Ar, siga estas precaues bsicas:

f) Se voc optar por caixa de concreto, o modelo escolhido deve ser aquele que no obstrua as venezianas da capa externa, para permitir a circulao de ar. A caixa de concreto deve ter, preferencialmente, as mesmas dimenses do caixilho sugeridas na figura (vide item 1.4.2, letra d). g) Se voc optar por abertura diretamente na parede, evite irregularidades no acabamento a fim de facilitar a instalao e evitar rudos durante o funcionamento do produto. A abertura na parede deve ter as mesmas dimenses internas do caixilho sugeridas na figura (vide item 1.4.2, letra d), respeitando a base de apoio do produto de 21 cm de profundidade. h) Coloque o produto no caixilho, caixa de concreto ou abertura diretamente na parede e, se possvel, utilize como apoio calos de borracha entre a base inferior do produto e a base de apoio, j instalada, para absorver vibraes. Nunca chumbar com argamassa.
Vedao

ATENO! A abertura do vitr deve ter as mesmas dimenses internas do caixilho sugeridas na figura (vide item 1.4.2, letra d), para instalao em parede. Vale lembrar que a inclinao do produto (de 6 a 8mm) deve ser respeitada. c) Para melhorar a vedao e acabamento, use arremates plsticos no vidro.

1.5 Instalao Eltrica


ATENO! Verifique na etiqueta de identificao, se a tenso do Condicionador de Ar coincide com a tenso da rede eltrica que ir aliment-lo.

1.5.1 Tomadas

2.1.3 Acionamento pelo Controle Remoto


Ligar/Desligar Liga e desliga o produto. Pressione o boto ligar/ desligar para ligar ou desligar o produto, respectivamente. Botes + / Ajusta a temperatura do produto e o tempo do timer. Pressione +para aumentar e para diminuir.

Ligue seu produto a uma tomada exclusiva com o


mesmo padro do plugue do seu produto.

Nunca ligue seu produto utilizando extenses ou adaptadores tipo T para mais de um produto. Este tipo de ligao pode gerar sobrecarga na rede eltrica, prejudicando o funcionamento do produto e resultando em risco de acidentes com fogo.

o nvel de desumidificao desejado. Quando essa funo est ativada, o produto sempre funcionar em velocidade de ventilao baixa. Para uma maior desumidificao do ambiente, escolha d3. Velocidade do Ar Aciona a velocidade do ar em trs nveis: baixa ( ), alta ( ) e turbo ( ). O visor do controle remoto indicar a velocidade selecionada.

NOTA: Se o cordao de alimentao estiver danificado, ele deve ser substitudo pelo fabricante ou agente autorizado ou pessoa qualificada, a fim de evitar riscos. NOTA: O acesso ao plugue deve ser garantido mesmo aps a instalaao do aparelho, para poder deslig-lo caso seja necessrio. Se isso nao for possivel, ligue o equipamento a um dispositivo de comutaao bipolar com separaao entre contatos de pelo menos 3mm situado numa posiao acessvel mesmo aps a instalaao.

1.4.5 Finalizando a Instalao


a) Aps fixar o produto na parede, janela ou vitr, observe o alinhamento do painel frontal com a parede e verifique se a inclinao est adequada para que a gua condensada escorra pelo dreno. A inclinao deve ser de aproximadamente meia bolha de acordo com a rgua de nvel (6 a 8mm). ATENO! importante lembrar que s ir pingar pelo dreno o excesso de gua, pois ela ser primeiramente utilizada para resfriar o trocador de calor externo (condensador), aumentando o rendimento do produto e diminuindo o consumo de energia. b) Caso deseje fixar o produto no caixilho, retire a grade do painel frontal e fixe os parafusos conforme indicado na figura. Utilize buchas e parafusos para fixar diretamente na parede.

Verifique tambm se a tomada utilizada est adequada


ao seu produto, no caso do seu Condicionador de Ar a tomada deve ser especificada para suportar a corrente eltrica de at 20A.

No use adaptadores ou Ts. No use extenses. Retire o plugue da tomada antes de limpar ou consertar
o produto.

Funo
Selecione o modo de operao desejado clicando na tecla funo. Auto Aciona automaticamente o funcionamento de ventilao do produto de acordo com a temperatura selecionada. Use as teclas + e para selecionar a temperatura desejada. O seu produto ajustar automaticamente a velocidade do ar para manter o ambiente na temperatura que foi selecionada. Nos produtos com aquecimento, o aparelho tambm selecionar automaticamente a funo aquecer ou resfriar. Resfriar Aciona a funo resfriar. Use as teclas + e para selecionar a temperatura desejada. Aquecer (somente para produtos com aquecimento) Aciona a funo aquecer. Use as teclas + e para selecionar a temperatura desejada. Ventilar Aciona a funo somente ventilar.

ADVERTNCIA
Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas.

Aps a limpeza ou manuteno, recoloque todos os


componentes antes de ligar o produto. Use produtos de limpeza que no sejam inflamveis. Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o produto.

Interior ATENO! No recomendado o uso de protees externas, como caixas de fibra. Isto impede a correta circulao de ar, reduz a capacidade do produto, aumenta o rudo e tambm o consumo de energia eltrica.

Verifique na tabela abaixo, a bitola e o comprimento


mximo do fio para a rede eltrica que ir abastecer seu Condicionador de Ar.
Voltagem Corrente Distncia mxima (m) Bitola do fio (mm) 15 2,5 4,0 25 127V 12A 6,0 35 10,0 55 2,5 50 80 4,0 220V 6,5A 120 6,0 200 10,0

Tomada recomendada

Timer
Possibilita programar o produto para ligar ou desligar automaticamente. A funo timer s pode ser operada atravs do controle remoto.

O disjuntor de proteo da rede eltrica deve ser exclusivo para o Condicionador de Ar.

Fique atento para estas instrues.

Em situaes onde a circulao de ar seja dificultada,


consulte a Rede de Servio Consul para instalar o produto. Este servio no est incluso na garantia e no gratuito.

Utilize a tomada tripolar prpria e rede eltrica dotada


de fio terra com bitola igual a dos condutores fase.

Exterior Interior
Caixilho
Inclinao recomendada 6 a 8mm

Use disjuntores de boa qualidade e do tipo termomagntico, conforme especificao na etiqueta de identificao do Condicionador de Ar ou na tabela de dados tcnicos. Examine se a rede eltrica com todos os condutores, eletrodutos e equipamentos esto em boas condies e dimensionados para suportar a carga exigida pelo Condicionador de Ar. se o painel no estiver colocado, afim de evitar acidentes.

Programando um tempo para desligar automaticamente:


Com o produto em funcionamento, aponte o controle remoto para o painel e pressione a tecla timer do controle remoto uma vez (pressione mais uma vez caso o visor do controle remoto esteja apagado). O visor do controle remoto indicar o tempo em horas, que pode ser alterado utilizando as teclas + e . Aps selecionar o tempo desejado, o controle remoto voltar para a configurao anterior, finalizando a programao e a indicao luminosa da funo timer no painel de controle acender indicando que a funo timer foi ativada.

Procure escolher um local de instalao que facilite a

1. Instalao
1.1 Conhecendo o Condicionador de Ar
1

Instalao
1.2 A melhor posio para instalar
Sempre que possvel, instale o produto nas paredes que possuem maior distncia entre si. Esse cuidado torna a distribuio do ar mais eficiente. Certo Errado

drenagem da gua no lado externo.

ADVERTNCIA
Risco de Exploso Mantenha produtos inflamveis, tais como gasolina e botijo de gs, longe do Condicionador de Ar. No seguir esta orientao pode resultar em morte, incndio ou choque eltrico. d) Fixe a vedao de instalao ao redor do produto, conforme a figura. Esta vedao indispensvel para o bom funcionamento do produto.

ATENO! O caixilho, a caixa de concreto e os calos de borracha no acompanham o produto e devem ser adquiridos em lojas especializadas.

Rede Eltrica Monofsica

De nenhuma maneira conecte o produto rede eltrica


1.5.2 Aterramento

1.4.3 Instalao em Janela


a) Apie o produto sobre o peitoral da janela, sempre que possvel utilizando suportes de fixao, e observando as mesmas instrues de instalao na parede, ou seja, respeitando uma base de apoio de 21 cm de profundidade e, se possvel, utilize como apoio calos de borracha entre a base inferior do produto e a base de apoio.

Verifique se a capacidade de seu Condicionador de Ar


3

est adequada ao ambiente onde ser instalado (valores em kW(BTU/h)).

rea do Ambiente

4 1 - Painel frontal 2 - Grade para entrada de ar / Filtro de ar 3 - Sadas de ar 4 - Painel de controle 5 - Cabo de alimentao 6 - Dreno 7 - Gabinete 8 - rea de troca de calor: no deve ser obstruda

5
8

Confira se este Consul dia todo Sol de ideal para o seu ambiente. ou pela manh
tarde

Sol o

Sombra o dia todo

Vedao de Instalao (adesiva)

Evite locais onde a circulao do ar possa ser obstruda ou dificultada por cortinas, mveis ou divisrias. Certo Errado

at 9m2

9 a 12m2

ATENO! No remova as partes internas de EPS (poliestireno expandido), pois elas so essenciais ao funcionamento do produto. ATENO! Antes de instalar o Condicionador de Ar verifique se o produto adequado ao tamanho e condies do ambiente. Consulte o vendedor ou o site da Consul www.consul.com.br para maiores informaes. Se o produto no for adequado ao ambiente, apresentar desempenho inadequado.

Havendo mais de um Condicionador de Ar no ambiente, para melhor desempenho, evite fluxos de ar cruzado. Certo Errado

12 a 15m2

15 a 20m2

Andar trreo Sob telhado convencional Sob laje Andar intermedirio Andar trreo Sob telhado convencional Sob laje Andar intermedirio Andar trreo Sob telhado convencional Sob laje Andar intermedirio Andar trreo Sob telhado convencional Sob laje Andar intermedirio

2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.50 0 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,93/10.000 2,93/10.000 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 2,20/7.500 72,20/.500 2,20/7.500 2,93/10.000 2,93/10.000 2,20/7.500 3,52/12.000 2,93/10.000 2,93/10.000 2,20/7.500 2,20/7+.500 2,20/7.500 2,93/10.000 2,93/10.000 2,93/10.000 3,52/12.000 2,93/10.000 2,93/10.000 3,52/12.000 3,52/12.000 3,52/12.000 2,93/10.000 2,93/10.000 2,93/10.000

1.4.2 Instalao na Parede


a) Escolha o modo de fixao do produto entre: caixilho de madeira, caixa de concreto ou diretamente na parede. Para as trs situaes necessrio que a base de apoio do produto tenha 21cm de profundidade. b) Se voc optar por caixilho de madeira, faa a abertura na parede em local livre de pilares, vigas, canalizaes de gua e eletrodutos com as seguintes medidas:

b) Vede muito bem o espao existente entre o Condicionador de Ar e a janela, remontando o vidro, previamente recortado nas dimenses adequadas. Sugerimos recortar o vidro com as mesmas dimenses internas do caixilho mostrado anteriormente (vide item 1.4.2, letra d), ou seja, 49 x 33 cm. c) Pequenas aberturas devem ser vedadas com massa de calafetar (no acompanha o produto).

c) Recoloque a grade do painel frontal no produto juntamente com o filtro de ar. O seu Condicionador de Ar possui um painel saliente que dispensa o uso de molduras de acabamento, desde que observadas as instrues de instalao deste manual. d) Caso deseje, conecte ao dreno uma mangueira com dimetro de 3/8 para drenagem da gua condensada pelo produto. ATENO! Os parafusos, as buchas de fixao e a mangueira de drenagem no acompanham o produto. e) Verifique se a voltagem da rede eltrica de sua residncia a mesma da indicada no cabo de alimentao, antes de conectar o produto tomada.

Para sua segurana ligue seu produto somente em tomadas que possuam um fio terra efetivo.

Programando um tempo para ligar automaticamente:


Com o produto desligado, aponte o controle remoto para o painel e pressione uma vez a tecla timer do controle remoto, o visor indicar a temperatura que pode ser alterada utilizando as teclas + ou . Selecione a funo desejada (Resfriar, Ventilar, Aquecer, etc.), a velocidade de ventilao (Turbo, Alta e Baixa) e pressione novamente a tecla timer. O visor do controle remoto mostrar o tempo em horas, que pode ser alterado utilizando as teclas + e .
Aps selecionar o tempo desejado o controle remoto finalizar a programao, a indicao luminosa da funo timer no painel de controle acender indicando que a funo timer foi ativada. Para cancelar a funo timer pressione a tecla timer novamente. Dormir Durante o sono o metabolismo humano desacelera e muitas pessoas acordam com frio ou com calor, j que a situao de conforto requerida diferente do momento em que a pessoa foi deitar. Pensando nisso foi desenvolvida a funo dormir que altera a temperatura do produto durante este perodo. Quando acionada a tecla dormir e o produto estiver refrigerando, a temperatura aumentada em 1C aps a primeira hora e em mais 1C aps a segunda hora. Em aquecimento acontece o mesmo e a temperatura aumentada em 1C aps a primeira hora e em mais 1C aps a segunda hora. A funo dormir diminui o consumo de energia pois modifica a temperatura de modo que exige-se menor esforo para resfriar ou aquecer o ambiente. Jet O modo Jet proporciona um resfriamento rpido do ambiente. Quando acionada a tecla Jet, o produto programa automaticamente a temperatura para 18C e a velocidade de ventilao para turbo. Para cancelar a funo Jet, pressione a tecla Jet novamente ou as teclas funo dormir e desumidificar. Desumidificar Ao pressionar a tecla desumidificar em seu controle remoto, a umidade do ar do ambiente ser removida gradualmente, isso com a mnima alterao de temperatura, proporcionando maior conforto. Use as teclas + e para selecionar

O aterramento incorreto do produto pode resultar em


Rede Eltrica Bifsica
choque eltrico ou outros danos pessoais.

2.2 Consul Multi Air Mecnico 10000


Acionamento, funo e velocidade do ar

O aterramento da rede eltrica deve estar de acordo


com a Norma NBR5410 - Instalaes eltricas de baixa tenso.

Para ligar o produto, gire o boto no


sentido horrio, selecione a funo (ventilar ou resfriar) e a velocidade de ventilao do ar desejada conforme indicao ao lado.

Caso tenha alguma dvida sobre o aterramento existente em sua residncia, consulte um eletricista de sua confiana.

Para desligar o produto, gire o


boto at a posio desligar. Temperatura

2. Operao
2.1 Consul Multi Air Digital 7500 e Consul Multi Air Digital 10000
2.1.1 Acionamento pelo Painel
Ligar/Desligar Pressione o boto ligar/desligar para ligar ou desligar o produto, respectivamente.

Operao
2.1.2 Indicadores
Limpar filtro Quando a indicao luminosa limpar filtro estiver ligada, recomendado a limpeza do filtro (procedimento de limpeza vide item 3.1 Filtro de Ar). Depois de efetuada a limpeza, desligue a indicao luminosa limpar filtro pressionando simultaneamente os botes temperatura C e velocidade do ar no painel de controle. Timer A funo timer somente pode ser acionada atravs do controle remoto. A indicao luminosa ir informar que a funo timer foi acionada a partir do controle remoto. Controle ativado A indicao luminosa no painel de controle informa que o acionamento das funes est sendo realizado atravs do controle remoto.

Para ajustar a temperatura deseja-

Interior
Calafetar Vedao

Vidraa

ADVERTNCIA

da no modo resfriar. Gire o boto no sentido horrio para diminuir a temperatura e no sentido antihorrio para aument-la.

2.3 Consul Multi Air Mecnico 10000 com Aquecimento


Acionamento, funo e velocidade do ar

55 cm (Largura) x 39 cm (Altura)
c) Deixe tacos de madeira para parafusar o caixilho.
Tacos de Madeira

Capa Externa

Dreno

Para ligar o produto, gire o boto no

Exterior
Suporte Metlico

Perigo de Choque Eltrico Retire o plugue da tomada antes de abrir o produto ou retirar o painel frontal. No utilize o plugue (cordo de alimentao) para ligar e desligar o produto. Ligue o Condicionador de Ar a uma tomada trs pinos com aterramento efetivo. No use adaptadores. No use extenses. No seguir essas instrues pode resultar em morte, incndio ou choque eltrico. ATENO! Os rudos oriundos do produto e uma possvel perda de ar refrigerado, podem ser minimizados com aplicao de calos de borracha ou EPS e isolaes tipo espuma em torno do produto, de modo que evitem a passagem de rudo externo. Instalaes de produtos muito prximo janelas tambm favorecem a propagao de rudos ao ambiente.
4

1.1.2 Dimenses
O seu Condicionador de Ar tem as seguintes dimenses (em centimetros): ATENO! Os custos de instalao do Condicionador de Ar no esto cobertos pela garantia, sendo responsabilidade exclusiva do usurio. Recomendamos nossa Rede de Servios Consul.

Esta tabela apenas uma recomendao. Para o clculo da carga trmica, favor acessar o site www.consul.com.br

33

1.4 Como devo instalar?

32,8

38,5

1.3 Onde devo instalar?


O produto pode ser instalado na parede, janela ou vitr, observando que:

48 54,7 6,5

1.4.1 Iniciando a Instalao

d) Prepare o caixilho conforme as dimenses inter18 nas sugeridas na figura (dimenses em centmetros), utilizando madeira com espessura de 2,5 cm. 49 Para instalaes que no 21 tiverem a base de 21 cm de profundidade, recomendado o uso de suporte metlico tipo mo-francesa (vide item 1.4.4, letra a).

1.4.4 Instalao em Vitr


a) Fixe o suporte na parede. Evite a fixao na prpria esquadria para no gerar rudos e vibraes devido ao contato entre o Condicionador de Ar e o vitr.
Parede
Parede

Temperatura C Pressione o boto temperatura C quantas vezes for necessrio. Uma indicao luminosa abaixo de cada temperatura ir informar a temperatura escolhida. A seqncia de seleo 18, 20, 22, 24, 26, 28 e 30C. Aps a temperatura de 30C a seqncia recomea. Velocidade do ar O seu aparelho possui trs velocidades de ventilao:

sentido horrio, selecione a funo (ventilar, resfriar ou aquecer) e a velocidade de ventilao do ar desejada conforme indicao ao lado. chave seletora at a posio desligar.

Para desligar o produto, gire a

Temperatura

Para ajustar a temperatura deseja-

ADVERTNCIA
Risco de Leso por Excesso de Peso So necessrias pelo menos 2 pessoas para mover e instalar o Condicionador de Ar. No seguir essa orientao pode resultar em acidentes pessoais ou danos ao produto.

48,2

Para um melhor rendimento


do produto, respeite a altura recomendada em relao ao piso (de 1,5 a 1,8 m).
1,5 a 1,8 m

54

e) Em paredes espessas, com mais de 18 cm, que obstruam as venezianas, faa chanfros de 45, desde o limite do caixilho at a face externa da parede. Isso melhora a ventilao e favorece ao bom desempenho de seu Condicionador de Ar.
3

Velocidade turbo Velocidade alta Velocidade baixa Pressione o boto velocidade do ar quantas vezes for necessrio. Uma indicao luminosa abaixo da barra mostra a velocidade selecionada. A seqncia de seleo baixa, alta e turbo. Aps a velocidade turbo a seqncia recomea.
5

da no modo resfriar ou aquecer. Gire o boto no sentido horrio para diminuir a temperatura e no sentido anti-horrio para aument-la.

Suporte Metlico
Suporte Metlico

2.4 Para todos os modelos


2.4.1 Distribuio do Ar
Os direcionadores de ar possibilitam uma melhor distribuio do ar no ambiente. Com o direcionador de ar lateral, ajuste a sada de ar para esquerda ou direita, j com o direcionador de ar giratrio, direcione o ar para cima ou para baixo. Sugerimos que
6

Inclinao recomendada 6 a 8mm

b) Apie o produto sobre o suporte instalado.

BRASTEMP_W10278596_FALCAO

You might also like