You are on page 1of 20

PRINCPIOS BSICOS DA ESTRATGIA E PLANEJAMENTO DA CONSERVAO DA GUA

- Escolha dos mtodos e prticas de conservao.

Prticas Vegetativas Prticas Edficas Prticas Mecnicas

PRTICAS VEGETATIVAS
- Florestamento e reflorestamento - Plantas de cobertura; adubao verde

Crotalria jncea florescida no campo. www.iac.sp.gov.br/Tecnologias /Crotalaria/Crotalaria.htm.

- Cobertura morta
Cobertura morta em plantio direto de soja. www.agrisus.org.br/foto.asp?cod=12.

- Combinao de culturas

Sistema agroflorestal envolvendo pinus, erva-mate e soja aos dois anos e meio aps a implantao.
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Ervamate/CultivodaErvaMate

- Rotao de culturas: uma prtica j bastante difundida principalmente para que os nutrientes do solo se
recomponham. Propicia uma maior cobertura, melhora as condies fsicas do solo, reduz a eroso e enxurrada desde que a rea em descanso esteja recoberta por uma vegetao rasteira para que a gua da chuva no impacte o solo desnudo.

Colheita de soja seguida de plantio de milho em Sorriso (MT).


www.agrisus. org.br/foto. Crditos:Grupo Pinesso.

- Manejo de pastagem / Controle de pastoreio : Consiste em retirar o gado de uma pastagem quando as plantas ainda recobrem toda rea. O pasto mal conduzido, pelo contrrio, torna-se uma das maiores causas de degradao de terras agrcolas.

Pastagem exaurida e degradada.

- Ressemeio: Prtica usada em pastagem para repovoar as reas descobertas, protegendo o solo da eroso por impacto. - Ceifa do mato: Prtica usada em fruticultura em que capinas so substitudas por ceifa, permanecendo o sistema radicular que aumenta a resistncia desagregao do solo.

- Manejo do mato e alternncia de capinas: a prtica usada em fruticultura, em que linhas de plantas niveladas so capinadas alternadamente, criando obstculos ao escoamento superficial.

Quebra-vento e Bosque sombreador: Quebra-ventos arbreos so barreiras constitudas de renques de rvores dispostos em direo perpendicular aos ventos dominantes com a finalidade de reduzir a velocidade do vento e, em macios no meio do pasto, como Bosque sombreador, melhorando as condies ambientais para o desenvolvimento das culturas e da pecuria.

Diferentes situaes de emprego de quebra-vento e bosque sombreador em pastagem.


Diferentes situaes de emprego de Quebra-vento e Bosque sombreador em pastagem

Plantio em faixa de reteno / Cordes de vegetao permanente: so fileiras de plantas perenes de crescimento denso, de largura especfica, dispostas em contorno e niveladas entre faixas de rotao. Plantas mais utilizadas: cana-de-acar, capim-vetiver, erva-cidreira, capimgordura, capim elefante, etc. So utilizados em reas com acentuada inclinao, profundidade rasa e dificuldade de usar moto-mecanizao pela existncia de pedras na superfcie do solo. Estes cordes so pequenos terraos de base estreita, demarcados em nvel ou desnvel, com capim plantado sobre o camalho. Diminui em at 80% as perdas de terra e adubo.

Cordes de vegetao permanente.

PRTICAS EDFICAS
- Cultivo de acordo com a capacidade de uso do solo: as terras devem ser utilizadas em funo da sua aptido agrcola, que pressupe a disposio adequada de florestas/reservas, cultivos perenes, cultivos anuais, pastagens, etc, racionalizando, assim, o aproveitamento do potencial das reas e sua conservao. - Adubao (verde, qumica e orgnica) e Calagem: como parte de uma agricultura racional, estas prticas proporcionam melhoramento do sistema solo, no sentido de se dispor de uma plantao mais produtiva e protetora das reas agrcolas. No interior do solo, se d um enriquecimento em matria orgnica, tornando-o poroso, capaz de absorver e reter grande quantidade de gua e, alm disso, a decomposio das razes das plantas forma galerias no solo, aumentando a infiltrao da gua, melhorando a estrutura do solo pela adio de matria orgnica, contribuindo assim, para a reteno de gua e diminuio da velocidade de escoamento da enxurrada pelo aumento do atrito na superfcie.

Uso criterioso do fogo: o fogo, apesar de ser uma das maneiras mais fceis e econmicas de limpar o terreno, quando aplicado indiscriminadamente um dos principais fatores de degradao do solo e do ambiente. Assim, em condies em que o uso dessa prtica indispensvel, por falta de estrutura, recurso financeiro ou outras razes, a queima de forma controlada e criteriosa deve diminuir os efeitos negativos intrnsecos dessa antiga prtica agrcola.

Efeito da queimada de restos de cultura.


Fonte:http://www.semarh.df.gov.br/semarh/site/cafuringa/ Sec07/Sec_07_03.htm.

PRTICAS MECNICAS

Preparo do solo, plantio e prticas mecanizadas executadas em curva de nvel: a primeira medida a ser adotada e uma das mais simples e de grande eficincia. Neste mtodo todas as operaes de preparo do terreno, balizamento, semeadura, etc, so realizadas em curva de nvel. No cultivo em nvel ou contorno ocorre a formao de pequenos camalhes sobre o terreno que, juntamente com o cultivo, servir de obstculo formao de escorrimento, retardando o fluxo, incrementando a infiltrao da gua no solo. Este pode ser considerado um dos princpios bsicos, constituindo-se em uma das medidas mais eficientes na conservao da gua e solo

Plantio e prticas culturais mecanizadas (colheita) executadas em curva de nvel.

Cultivo mnimo: o uso minimizado de mquinas agrcolas sobre o solo, com a finalidade de menor revolvimento e compactao. Carreadores e estradas planejadas: A distribuio racional dos caminhos pressupe coloc-los, ao mximo do sentido do contorno fazendo-os funcionarem como verdadeiros terraos, ajudando a defender as culturas contra eroso. Planeja-se tambm um menor numero possvel de carreadores em pendente, que fazem ligao entre os nivelados. O planejamento dessas vias deve ser feito juntamente com do sistema de terraos, buscando-se possibilitar acesso a todas a reas de produo, durante todo o ano. Plantio direto: a implantao de uma cultura diretamente sobre a resteva de outra, com a finalidade de manter o solo coberto, evitando o impacto da gota da chuva.

Cobertura morta em sistema de plantio direto de milho.

Terraceamento: Os terraos so sulcos ou valas construdas transversalmente direo do maior declive, com a funo de controlar a eroso e aumentar a penetrao da gua no solo. Os objetivos dos terraos so: 1. Diminuir a velocidade e volume da enxurrada. 2. Diminuir as perdas de solo, sementes e adubos. 3. Aumentar a infiltrao de gua aumentando a umidade no solo e a recarga da gua subterrnea. 4. Reduzir o pico de descarga dos cursos dgua. 5. Amenizar a topografia e melhorar as condies de mecanizao das reas agrcolas. O terraceamento (exige investimentos), deve ser usado apenas quando no possvel controlar a eroso em nveis satisfatrios com a adoo de outras prticas mais simples de conservao do solo. No entanto, o terraceamento fundamental em locais onde comum a ocorrncia de chuvas cuja intensidade e volume superam a capacidade de infiltrao da gua do solo e onde outras prticas conservacionistas so insuficientes para controlar a enxurrada.

Terraceamento em rea declivosa.

Cordes de contorno, localizado na parte alta da encosta, construdo com arado de trao animal. A terra deixada abaixo da vala, dando uma forma de camalho, para aumentar a eficincia na conteno das guas. (B e C) Detalhe do Cordo de contorno seco e aps uma chuva, respectivamente; (D e E) Cordes de contorno, aps uma chuva e secos, respectivamente, construdos em encosta ngreme de pastagem. www.saaevicosa.com.br/cmcn/artigo.htm.

Bacias de reteno ou Caixas de captao Como os terraos em desnvel no tm a capacidade e nem a funo de reter toda a gua escoada, mas sim de transport-la em segurana, o uso de bacias de reteno ou caixas de captao nas extremidades torna-se necessrio para o armazenamento da enxurrada. So buracos construdos no final dos terraos, cordes de contorno, etc, e, tambm, s margens de estradas e carreadores, que tem a funo de receber o fluxo infiltr-lo lentamente, no seu fundo ou liber-lo gradativamente, para os desaguadouros ou caixas de recepo, em seqncia.

(A e B) da construo e a caixa de captao terminada e; (C e D) caixas de captao em seqncia, secas e inundadas. www.saaevicosa.com.br/cmcn/artigo.htm.

Canais escoadouros ou canais de desge vegetados


H, ainda, situaes em que a gua da enxurrada dos terraos pode escoar pelas laterais da rea dispensando as bacias de reteno sendo substitudas por canais escoadouros ou canais de desge vegetados. So estruturas naturais (depresses) ou especialmente construdas e localizadas, protegidas por vegetao nativa, com dimenso suficiente para conduzi o fluxo coletado at as partes baixas do terreno, sem perigo de eroso em seu leito. Normalmente procura-se aproveitar as depresses naturais, reas de pasto ou bordas de matos, bosques ou zonas arbustivas. Essas estruturas so muito usadas em associao com curvas em desnvel para regies de baixa infiltrao.

Outras estruturas de dissipao de energia da enxurrada


Por fim, para o recebimento da enxurrada dos terraos podem ser utilizadas outras estruturas de dissipao de energia da enxurrada, como pr-moldados criando uma escada de dissipao, etc. Convm ressaltar que os custos totais podero ser bem mais elevados, ficando a deciso ser embasada pela orientao do profissional da rea.

Subsolagem: o rompimento de compactao sub-superficial. Quebra-se a camada profunda adensada (p de arado ou de grade), com a finalidade de aumentar a permeabilidade do solo.

Subsolagem com implemento de trs hastes.www.seagri.ba.gov.br/pdf/pesquisa_ agricola01_v7n3.pdf.

Escarificao: o uso do escarificador no preparo reduzido do solo, quebrando a camada densa superior e formando rugosidade superficial.

Estruturas de conteno de Voorocas


Voorocas so sulcos de eroso de grandes dimenses cuja recuperao, na maioria das vezes, um processo lento e oneroso devendo-se recorrer uma associao de procedimentos prticos, tais como: - o fechamento da rea, - construo de um canal divergente na cabeceira ou cordes de contorno, - suavizao dos taludes, - implantao de vegetao protetora e - construo de paliadas dentro e fora da Vooroca, transversal ao curso da gua.

Segundo www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/: O isolamento da rea no contorno da vooroca, visa evitar-se pastoreio de animais com cerca de arame, construo de aceiros contra queimadas, construo de um cordo de contorno na cabeceira e reflorestamento, principalmente da parte a cima da vooroca so as primeiras atividades a serem realizadas. Para o reflorestamento no contorno e dentro da vooroca, tem-se constatado que utilizando leguminosas de rpido crescimento inoculadas com microrganismos, a cobertura florestal da rea pode ocorrer em cerca de 3 a 5 anos, passando a atuar de forma significativa no controle da eroso. Tanto dentro como fora das voorocas, as paliadas tm a funo de quebrar a fora da enxurrada e reter os sedimentos. Devem ser construdas com materiais de baixo custo e facilmente disponveis como bambu, pneus usados e sacos de rfia. Para uma boa eficincia destas estruturas, deve-se escolher local que apresente barrancos firmes e estveis para que venha suportar a fora que ser exercida nas paliadas atravs da enxurrada.

Em seguida, se deve fazer canaletas tanto nas paredes laterais quanto no leito da vooroca, de maneira que a paliada fique bem encaixada sem deixar brechas para a passagem da gua. A distncia entre uma canaleta e outra indica o tamanho em que se deve cortar os bambus. Dentro da vooroca, a importncia das paliadas est na reteno dos sedimentos que saem da vooroca, diminuindo o assoreamento, de fontes e corpos d'gua assim como danos s residncias situadas abaixo. Para a montagem da paliada, deve-se antes fincar estacas a cada metro de distncia, onde os bambus sero empilhados e amarrados com arame. No caso de paliadas de pneus, esses devem ser vestidos nas estacas, e posteriormente, enchidos com terra. As estacas podem ser do mesmo material, ou seja, estacas de bambu. Finalmente, colocar os sacos de rfia abertos e amarrados nos bambus ou pneus cobrindo toda paliada. Em relao distncia e altura das paliadas, obtm-se bons resultados utilizando espaamento de 5 m entre uma paliada e outra e com altura de 1 a 1,20 m.

(A) Planejamento das linhas dos cordes de contrno; (B e C) Paliadas para conteno do fluxo da vooroca, instaladas dentro delas; (D) Paliadasdos cordes decom sacos de rfia. e C) Paliadas para (A) Planejamento das linhas de bambu vedadas contrno; (B

conteno do fluxo da vooroca, instaladas dentro delas; (D) Paliadas de bambu vedadas com sacos de rfia . www.saaevicosa.com.br/cmcn/artigo.htm e

www.saaevicosa.com.br/cmcn/artigo.htm e www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/

You might also like