You are on page 1of 1

TEOLOGIA O ESTUDO DE DEUS

I - A Natureza da Doutrina Igreja Presbiteriana Renovada em So Jos Santa Catarina

A NATUREZA DA DOUTRINA 1 TM 4:16; HB 4:12 A doutrina crist (a palavra "doutrina" significa "ensino" ou "instruo") pode definir-se assim: as verdades fundamentais da Bblia dispostas em forma sistemtica. Este estudo chama-se comumente: "teologia", ou seja, "um tratado ou um discurso racional acerca de Deus". A teologia ou a doutrina assim se descreve: a cincia que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relaes para com o homem. O telogo suo Karl Barthi definiu a Teologia como um "falar a partir de Deus". Trata de tudo quanto se relaciona com Deus e com os propsitos divinos. Por que descrevemos a teologia ou a doutrina como sendo uma "cincia"? A cincia a disposio sistemtica e lgica de fatos comprovados. A teologia chamada cincia porque consiste em fatos relacionados com Deus e com as coisas de ordem divina, apresentadas de uma maneira lgica e ordenada. Qual a conexo entre a teologia e a religio? Religio vem da palavra latina "ligare" que significa "ligar"; religio representa as atividades que "ligam" o homem a Deus numa determinada relao. A teologia o conhecimento acerca de Deus. Assim a religio a prtica, enquanto a teologia o conhecimento. A religio e a teologia devem coexistir na verdadeira experincia crist; porm, na prtica, s vezes, se acham distanciadas, de tal maneira que possvel ser telogo sem ser verdadeiramente religioso, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemtico doutrinrio. "Se conheces estas coisas, feliz sers se as observas", a mensagem de Deus ao telogo. "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro
Discipulado de Fundamentao Bblico-doutrinria 06/10/2009

que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2Tim. 2:15), a mensagem de Deus ao homem espiritual. Qual a diferena entre doutrina e dogma? Doutrina a revelao da verdade como se encontra nas Escrituras; dogma a declarao do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo. Esperamos confiadamente que a teologia ou doutrina encontre o lugar que merece no pensamento e na educao religiosa. Para um ser imortal, a verdade acerca de Deus, do destino humano e do caminho para a vida eterna, nunca pode ser de pouca importncia. Todos os homens que raciocinam devem tomar em considerao essas coisas. So perguntas to antigas quanto a prpria raa humana e s podem ser esquecidas quando a raa houver submergido na idiotice ou houver perdido a imagem de Deus. "Assim como o homem pensa no seu orao, assim ele . Toda a existncia do homem gira em torno do que pensa, especialmente do que pensa acerca de Deus" (David S. Clarke). Perguntas para discusso em grupo: 1. 2. 3. 4. Qual a diferena entre teologia e religio? Qual a diferena entre dogma e doutrina? O que doutrina crist? Voc acha que a vida de uma pessoa depende do que ela pensa sobre Deus? Por qu?

Karl Barth (10 de Maio de 188610 de Dezembro de 1968) foi um telogo cristo-protestante, pastor da Igreja Reformada, e um dos lderes da teologia dialtica e da neo-ortodoxia protestante.

You might also like