You are on page 1of 3

E.B.

2,3 VIEIRA DA SILVA Cincias fsico-qumicas 7 ano


Ano Letivo: 2012/13 Professora: Rita Vaz Ficha de trabalho n1 Universo

Nome:______________________________ Nmero: _____ Turma: _____

1.O que existe no Universo


1. Com a ajuda do teu livro e do caderno, completa corretamente as frases que se seguem assinalando a alternativa certa. I. Astros com luz prpria so: A. o Sol e a Lua. B. as estrelas e a Lua. C. as estrelas. II. A Via Lctea uma galxia: A. elptica. B. em espiral. C. irregular.

III. O Sol uma estrela que, em relao ao centro da Via Lctea, se encontra: A. no ncleo da galxia. B. na extremidade da galxia. C. num dos braos da galxia em espiral. IV. A Via Lctea faz parte do enxame de galxias: A. Grupo Hrcules B. Grupo Virgo C. Grupo Local

V. Na reao nuclear a partir da qual as estrelas fabricam a sua prpria luz: A. o hidrognio transforma-se em oxignio. B. o hidrognio transforma-se em hlio. C. o hlio transforma-se em hidrognio. VI. As estrelas como o nosso Sol, quando morrem, originam: A. buracos negros. B. estrelas de neutres. C. ans brancas. VII. De acordo com a Teoria do Big Bang, o Universo nasceu h: A. 15 mil milhes de anos. B. 150 milhes de anos. C. 15 milhes de anos. XIX. De acordo com o conhecimento atual, o Universo encontra-se: A. em expanso. B. em contrao. C. estacionrio.

2. Indica a que corpo celeste se refere cada uma das frases: a. Astro com luz prpria. b. Astro sem luz prpria. c. Nuvens de gases e poeiras que constituem o bero das estrelas. d. Grande conjunto de estrelas, planetas, poeiras, gases e nebulosas em constante movimento. e. Aglomerados de galxias.

3. Completa as frases seguintes de modo a formares afirmaes verdadeiras que expliquem a forma como as estrelas nascem, vivem e morrem. a. A evoluo de uma estrela depende da sua _______________. b. Todas as estrelas passam por uma fase de ______________. Com a expanso, as estrelas com uma massa semelhante do sol transformam-se numa _______________ _____________. c. Nas estrelas de pequenas dimenses, depois da fase de expanso h uma fase de ____________. d. Depois da expanso, as estrelas de massa ___ vezes superior do sol explodem, dando origem a uma supernova. Em seguida apagam-se e podem originar ________________ ou ______________. e. No caso das estrelas com massas ________________ do sol, a estrela termina a sua vida sem explodir, dando origem a uma estrela pequena praticamente sem luz, uma ______________. f. No caso das estrelas com massas muito superiores do sol, depois da exploso em que se forma uma ______________ a estrela vai dar origem a um objeto to denso que atrai at a __________ - ______________ ______________.

4. Assinala, entre as afirmaes seguintes, as que so verdadeiras para a Estrela Polar. A. Estrela que pertence Ursa Maior. B. Estrela que s visvel do hemisfrio Norte. C. Estrela que muda de posio durante a noite. D. Estrela em volta da qual vemos rodar todas as estrelas do cu do hemisfrio Norte. E. Estrela que vemos quando nos voltamos para Sul. 5. Quando observamos o cu num dado lugar da Terra, verificamos que a posio das estrelas muda. Para localizar as estrelas usa-se a altura e o azimute. Em cada uma das questes que se seguem, selecciona a opo correcta. a. Valores entre os quais varia a altura de uma estrela. A. 0 e 360 B. 0 e 180 C. 0 e 90 b. Valores entre os quais varia o azimute de uma estrela. A. 0 e 360 B. 0 e 180 C. 0 e 90 c. Azimute de uma estrela que vemos quando estamos voltados para Oeste. A. 0 B. 90 C. 270 d. Azimute da Estrela Polar. A. 0 B. 90 C. 180 e. Altura de uma estrela que se encontra no horizonte. A. 0 B. 90 C. 270

6. Sabendo que as estrelas X e Y tm as coordenadas que a seguir se referem, indica: Estrela X Altura: 55 Azimute: 0 Estrela Y Altura 20 Azimute: 90

a. a estrela que se v quando estamos virados para Norte. b. A estrela que est mais prxima do horizonte.

2.Distncias no Universo
7. Para exprimir distncias no Sistema Solar os astrnomos usam uma unidade chamada: A. Unidade Astronmica. B. ano-luz. C. parsec. 8. O ano-luz corresponde distncia que a luz percorre no vcuo, aproximadamente, durante: A. 1 ano. B. 1 segundo. C. 1 dia. 9. O parsec uma unidade usada em Astronomia e que permite medir: A. distncias. B. tempos. C. velocidades.

10. Se a distncia de Saturno ao Sol aproximadamente 9,5 U.A., este planeta fica 9,5 vezes mais longe do Sol do que a Terra porque: A. a Terra o planeta que fica mais prximo do Sol. B. a Terra o terceiro planeta do Sistema Solar. C. a distncia da Terra ao Sol 1 U.A. 11. A distncia da Terra ao Sol em minutos-luz 8,3 min-l. Pode-se ento dizer que: A. a luz do Sol percorre 8,3 milhes de km para chegar Terra. B. a luz do Sol propaga-se velocidade de 8,3 milhes de km por minuto. C. a luz do Sol demora 8,3 minutos a chegar Terra.

BOM TRABALHO!

You might also like