You are on page 1of 12

MATEMTICA

ANLISE COMBINATRIA
Professor Jean

PERMUTAES SIMPLES
Permutao o tipo de agrupamento ordenado em que em cada grupo entram todos os elementos. Os elementos. agrupamentos formados com todos os n elementos diferem uns dos outros pela ordem em que se apresentam. apresentam.

Exemplo: com os elementos A,B,C so possveis as seguintes permutaes: ABC ACB BAC BCA CAB CBA

Quatro intrpidos professores do St James faro uma viagem para Salvador aonde participaro de um campeonato de capoeira. Para fazer a viagem a escola disponibilizar para seus heris um Ford Ka. Sabendo que todos os mestres podem dirigir, de quantas formas diferentes eles podero se acomodar no veculo durante o percurso?

Os problemas de permutao simples podero ser resolvidos pelo PFC ou, como temos n = p, pela frmula:

Pn = n!
Onde: Pn permutao de n elementos ; n nmero total de elementos;

Denomina-se ANAGRAMA o agrupamento formado pelas letras de uma palavra, que podem ter ou no significado na linguagem comum. Exemplo Os possveis anagramas da palavra REI so: REI, RIE, ERI, EIR, IRE e IER

ARRANJOS SIMPLES Arranjo o tipo de agrupamento em que um grupo diferente de outro pela ordem ou pela natureza dos elementos componentes. Denominamos arranjos simples de n elementos tomados p a p ( n p ) os agrupamentos ordenados de p elementos distintos que se podem formar com os n elementos dados.

Nossos heris enfrentaro um terrvel dilema: somente dois deles podero viajar no confortvel veculo. Os demais faro a viagem de avio, com patrocnio da TAM e com escala em Congonhas. Nestas circunstncias, de quantos modos diferentes os dois professores que viajaro de carro podero se acomodar no mesmo?

Os problemas envolvendo arranjos simples podero ser resolvidos pelo PFC ou atravs da seguinte frmula:

A n, p
Ap n

Onde: An, p arranjo de n elementos p a p; n nmero total de elementos; p forma pela qual os elementos sero dispostos (dois em dois, trs em trs, etc.)

n! = ( n p) !

COMBINAES SIMPLES

Combinao o tipo de agrupamento em que um grupo diferente de outro apenas pela natureza dos elementos componentes ou seja, a ordem em que os elementos aparecem no agrupamento no importa.

Durante o campeonato, sempre dois de nossos mestres das artes marciais africanas estaro representando a escola. Quantas duplas diferentes podero ser formadas?

O nmero de combinaes de n elementos em grupos de p elementos igual ao nmero de arranjos de n elementos tomados p a p dividido por p!, isto

C n ,p

Onde: Cn, pcombinao de n elementos p a p ; n nmero total de elementos; p forma pela qual os elementos sero dispostos (dois em dois, trs em trs, etc.)

n! = p! (n p) !

You might also like