You are on page 1of 1

Tempos simples :

Presente - indica que a aco se realiza actualmente (no tempo da elocuo). Ex.
Imperfeito - designa uma aco situada no passado, mas no decorrer da sua realizao, muitas vezes contempornea de outra aco do passado completamente realizada. Ex.
Situa no tempo as aces ou os estados expressos pelos verbos, relativamente ao momento da elocuo.

Perfeito - indica uma aco do passado plenamente realizada.

Pretrito - indica que a aco se desenrolou no passado, anteriormente ao momento em que se fala. Ex.

Ex. Mais-que-perfeito - designa uma aco passada anteriormente a outra tambm passada. Ex .

Futuro imperfeito - designa simplesmente uma aco a realizar no futuro. Ex.

TEMPO

Futuro - indica uma aco que se realizar num momento posterior ao actual. Ex.
Tempos compostos :

Futuro perfeito - Indica uma aco futura, mas a realizar anteriormente a outra aco tambm futura. Ex.

Pretrito perfeito composto (do indicativo e do conjuntivo) - forma-se com o presente do indicativo ou do conjuntivo do auxiliar ter (ou haver). Ex. Pretrito mais-que-perfeito composto (do indicativo e do conjuntivo) forma-se com o imperfeito do indicativo ou do conjuntivo do auxiliar ter (ou haver). Ex. Futuro perfeito composto (do indicativo e do conjuntivo) - forma-se com o futuro imperfeito do indicativo ou do conjuntivo do auxiliar ter (ou haver). Ex. Indicativo - exprime uma aco concebida como uma realidade. Ex. Conjuntivo - exprime um aco concebida como duvidosa, potencial, possvel, desejvel, recomendvel. Ex. Imperativo - exprime uma aco apresentada como uma ordem, uma exortao, um pedido. Ex. Condicional - apresenta a realizao da aco dependente de uma condio. Ex.
So as diversas maneiras como o emissor concebe a aco, ou o estado, expressos pelo verbo.

Os Verbos

por ser a palavra mais importante e expressiva da frase, tambm a mais varivel: varia em Modo Tempo, Voz, Nmero, Pessoa e Aspecto

exprimem uma aco, ou um estado, situados no tempo

composto por: um verbal (base das flexes). Ex. Louv + a + r, pelas (acrescentam-se ao tema para caracterizar um tempo ou um modo (louva-sse - caract. do Pret. Perf. do Conjuntivo) e pelas pessoais que se acrescentam ao tema ou s caractersticas para indicar a pessoa e o nmero (louv+va+mos - desinncia da 1 pessoa do plural)

MODO

VOZ

Activa - aquela em que o sujeito pratica a aco designada pelo verbo. Ex. Passiva - aquela em que o sujeito sofre a aco praticada por outro. Ex. Infinitivo- exprime o processo verbal em potncia. Ele o nome do verbo; exprime a ideia da aco. Ex.

Formas nominais

Gerndio- apresenta a aco a decorrer, desempenhando funes exercidas pelos adjectivos e advrbios. Ex. Particpio - designa o resultado do processo verbal, funcionando, ao mesmo tempo, como verbo e como adjectivo. Ex.

You might also like