You are on page 1of 2

Produo e transmisso do som

A audio corresponde a um sentido muito importante na percepo do mundo nossa volta. O processo de produo sonora engloba trs elementos: fonte sonora, meio de propagao e receptor. O som produzido por vibrao das partculas materiais constituintes dos corpos. Quando um corpo vibra e faz vibrar o meio sua volta, o som produzido propaga-se desde a fonte sonora at aos nossos ouvidos, os receptores, atravs de um meio material. Fonte sonora Tudo aquilo que produz som (que vibra). Vibrao Movimento de vaivm de um corpo ou de uma partcula material em torno de uma posio de equilbrio. Meio de propagao o meio material que possibilita a propagao do som. Receptor o sistema que recebe e descodifica o estmulo proporcionado pelo som. Pode ser representado pelo sistema auditivo, ou outros meios de captao e registo sonoro como microfones e gravadores. Velocidade de propagao do som A velocidade do som depende da elasticidade, da densidade e da temperatura do meio de propagao. A velocidade de propagao do som maior nos slidos do que nos lquidos e maior nos lquidos do que nos gases. Em condies ambientais normais, a velocidade do som no ar de 340 m/s. Mas a 0C a velocidade do som no ar de 331 m/s. A velocidade de propagao do som pode calcular-se pela expresso: v = d/t
onde v = velocidade de propagao do som (m/s) d = distncia a que o som se propaga (m) t = intervalo de tempo (s)

Ondas sonoras O som propaga-se por ondas mecnicas longitudinais. Resultam de compresses e rarefaces alternadas das partculas que constituem o meio onde o som se propaga. Ondas mecnicas Propagao da vibrao atravs de um meio material.

Ondas transversais A partcula vibra perpendicularmente direco de propagao. Ondas longitudinais A partcula vibra paralelamente direco de propagao.

Caractersticas das ondas Comprimento de onda () Distncia mnima entre duas partculas na mesma fase de vibrao. A unidade S.I. o metro (m).

Amplitude (A) Afastamento mximo da partcula material em relao posio mdia. A unidade S.I. o metro (m). Frequncia (f) o n de vibraes por unidade de tempo. A unidade S.I. o Hertz (Hz). (1Hz = 1ciclo (ou vibrao)/segundo). Corresponde ao inverso do perodo: T = 1/ f ou f = 1/T Perodo (T) o tempo que demora uma vibrao completa. A unidade S.I. o segundo (s). Atributos do som As vibraes no so todas iguais. Diferem na amplitude, na frequncia e na fonte que os produz. Vibraes diferentes originam sons diferentes. Os sons distinguem-se atravs de trs caractersticas, relacionadas com as caractersticas das vibraes que os produzem: a intensidade, a altura e o timbre. Intensidade Depende da amplitude das vibraes da fonte sonora e, portanto, da energia sonora emitida por esta. Permite distinguir um som forte de um som fraco. Quanto maior a intensidade, mais forte o som. Sons muito intensos sons fortes A grande Sons pouco intensos sons fracos A pequena Altura Depende da frequncia das vibraes da fonte sonora, ou seja, do n de vibraes por unidade de tempo. Permite distinguir um som grave de um som agudo. Quanto maior a frequncia, mais agudo o som. Sons altos sons agudos f grande Sons baixos sons graves f pequena Timbre Depende da fonte sonora. Permite distinguir dois sons, com a mesma intensidade e altura, produzidos por fontes sonoras diferentes Espectro sonoro Infra-sons ondas sonoras com f < 20 HZ Sons audveis ondas sonoras com 20 Hz < f < 20 000 HZ Ultra-sons ondas sonoras com f > 20 000 HZ O ouvido humano s sensvel a ondas sonoras compreendidas entre 20Hz e 20 000Hz desde que a sua amplitude seja superior a um valor mnimo. O nvel sonoro uma grandeza que permite saber se um som forte ou fraco. Mede-se com um sonmetro e a sua unidade habitual o decibel (dB). H um nvel sonoro mnimo que o ouvido humano detecta limiar de audio e um nvel sonoro mximo que pode suportar limiar da dor.

You might also like