You are on page 1of 3

Trechos, sobre a histria da msica de carnaval, do livro "Pequena Histria da Msica Po pular" de Jos Ramos Tinhoro.

(Editora Vozes, 3 edio, 1978) O carnaval brasileiro origina-se do Entrudo, reminiscncia das festas pags greco-ro manas que aconteciam em dezembro e fevereiro em comemorao s colheitas, quando se pe rmitia liberdade aos escravos, usavam-se mscaras, vestiam-se fantasias e se comia e bebia desbragadamente. O entrudo limitou-se, at meados do sculo XIX, a uma festa em que os escravos da Co lnia e do Imprio saiam em correrias pelas ruas, sujando-se uns aos outros com fari nha de trigo e polvilho, enquanto as famlias brancas, refugiadas em suas casas, d ivertiam-se derramando pelas janelas tinas de gua suja sobre os passantes, enquan to comiam e bebiam como os antigos num clima de quebra consentida da extrema rig idez da famlia patriarcal. Nestas brincadeiras no havia um mnimo de organizao que exigisse um ritmo, e muito me nos qualquer tipo de cantiga. A partir de 1840, quando se anuncia no Teatro So Jos um "baile de mscara como se us a na Europa, por ocasio do carnaval", que os bailes pblicos, explorados por partic ulares, se transformam no reduto de diverso da gente branca do Rio de Janeiro. A essa altura, s faltava o aparecimento de um ritmo capaz de sustentar o clima de diverso. E esse ritmo surgiu em 1844: era a dana de par enlaado europia denominada de polca. Nestes bailes de mscaras realizados da em diante com regularidade nos te atros do Rio de Janeiro, a polca imperou sobre valsas, schottisches e mazurcas, reafirmando a sua condio histrica de primeiro gnero de msica carnavalesca de salo do B rasil. Mas s foi a partir de 1880 que a msica dos bailes de teatro passa a incluir um corpo de coros , encarregado de entoar as letras das canes. A passagem do entrudo para o carnaval moderno no mbito da classe mdia branca limit ou-se a imitar os costumes e estilo dos seus equivalentes nos pases mais desenvol vidos, no caso e na poca, alguns pases europeus. Era na rea popular que se verificou o processo criativo e autntico do carnaval bra sileiro. Obrigado adoo de formas mais disciplinadas de brincar nas ruas, por fora d e repetidas represses policiais contra o entrudo, o povo lembrou-se de paganizar a estrutura das procisses, e no decorrer da segunda metade do sculo XIX apareceram os cordes. Os cordes, inspirados nas alas de certas procisses, onde se permitiam cantos e dana s de carter dramtico, foram os primeiros ncleos de criadores da autntica msica de car naval. Integrados por negros e mestios, e logo depois pelos brancos das camadas mais hum ildes, os cordes apresentavam-se como uma massa mais ou menos compacta de fantasi ados, que, ao som de instrumentos de percusso, avanavam pelas ruas de forma mais o u menos anrquica, uma vez que cada folio danava livremente os passos que a msica lhe sugeria.

A Marcha nasceu da necessidade de um ritmo marchado, necessariamente binrio, com acentuao do tempo forte, e cuja marcao deveria facilitar o avano da massa de folies. A primeira marcha Abre Alas de Chiguinha Gonzaga, lanada no carnaval de 1870, para se vulgarizar, teria que esperar pelo menos 20 anos, at que os cordes deixassem d e ser coisa exclusivamente de negros para admitir a mestiagem e o semi-erudismo d e msicos que os transformariam em verdadeiras orquestras ambulantes. Em 1870, o ainda catico carnaval de rua ia ganhar uma cano especialmente adaptada a o conhecido ritmo de bumbos do chamado Z Pereira (os tocadores de bumbos enormes que, na regio do Minho, em Portugal, acompanhavam as procisses ao lado dos tocador es de gaitas de fole). Pelas dcadas de 1850 e 1860, as figuras dos portugueses to cadores de bumbos, passam a ser obrigatrias do carnaval de rua. A emulao dos grupo de Z-Pereiras era feita na base da maior potncia das batidas, sem produzir qualque r espcie de msica. Em meados de 1869, uma pea de atores franceses apresenta uma cen a onde as batidas do bumbo passaram a servir de acompanhamento para uma pequena composio. Logo os versos em francs foram substitudos e os tocadores de Z-Pereiras com earam a acompanhar suas batidas cantando a letra adaptada ao gosto da maioria. A partir de ento, as msicas que mais agradavam, saam das revistas de teatro e ganha vam as ruas, passando a ser cantadas pelo povo no carnaval, ou eram lanadas pelos compositores annimos na Festa da Penha. Com a chegada de imigrantes e migrantes ao Rio de Janeiro, aprofundou-se o caos sonoro desses carnavais do fim do sculo X IX, levando os folies a cantarem at trechos de peras no carnaval. Podemos afirmar que o clmax desta confuso musical aconteceu no carnaval de 1916, p orque em 1917, Donga e Mauro de Almeida, lanaram a composio Pelo Telefone, o gnero d estinado a fixar, afinal, o primeiro ritmo legitimamente carnavalesco e popular de todo o Brasil: o samba.

A criao do samba, inicialmente muito preso aos requebrados do maxixe (ao menos qua ndo apareciam gravados em disco), revelava-se ainda assim um pouco mais rude ao ouvido das camadas mdias muito mais ligadas tradio meldica europia, do que complica ica herdada dos negros africanos, atravs dos seus filhos e netos, componentes das ltimas camadas da populao carioca. E eis como se explica o fato de, quase contemporaneamente ao aparecimento do sam ba, ter surgido a macha carnavalesca. Tal como havia acontecido com o samba, o ritmo da marcha j tinha aparecido, aqui e al, desde o fim do sculo XIX, em algumas msicas rotuladas de tango, cano carnavales ca, fadinho, etc., mas foi apenas quando a massa crescente das famlias aderiu aos bailes de carnaval com orquestras de tipo jazz-band que o ritmo ganhou conscinci a de gnero musical independente. Fixados que foram os gneros de msica carnavalesca, um pouco antes de 1930, o samba e a marcha, toda a sua evoluo posterior s fez acompanhar, a evoluo social das classe s a que se dirigiam. A Marcha-Rancho, lenta e buclica, compreendida como gnero de msica carnavalesca par alela marcha, ou marchinha, de andamento mais vivo e letra maliciosa ou irnica, u ma criao relativamente moderna, e constitui a produo consciente de profissionais da primeira gerao de compositores do rdio da dcada de 1930, interessados em capitalizar

o esprito musical e a beleza dos desfiles de ranchos cariocas (cordes com forte i nfluncia dos nordestinos migrantes). O samba-enredo, criado pelos compositores das escolas de samba para contar em ve rsos a histria escolhida como tema do desfile carnavalesco, surgiu em 1940 como c ontrapartida musical da progressiva estruturao das escolas no sentido de encenar d ramaticamente seus enredos, sob a forma de uma pera-bal ambulante.

You might also like