You are on page 1of 2

UFC/CCA/DENA METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA AGRCOLAS Lista de Exerccio I 1 Para uma cidade localizada em uma plancie no Rio Grande do Sul

l so conhecidas as seguintes coordenadas geogrficas (30 30 S; 41 30 W). a) Calcule a durao do maior e do menor dia astronmico. b) Qual a diferena entre esse valor estimado e valor medido com um heligrafo? d) Qual a tendncia do comprimento do dia astronmico nessa cidade, se ela ao invs de ser localizada em um plano fosse localizada atrs de uma encosta oeste. Justifique. 2 - Mostre a tendncia norte ou sul (positiva ou negativa) da declinao solar nas seguintes datas: 18 de janeiro; 30 de maio; 20 de agosto e 28 de novembro 3 - Indique o perodo do ano em que o hemisfrio sul estar mais iluminado e com os dias maiores que as noites. 4 Calcule o ngulo zenital ao meio dia na cidade citada na questo 1, para o dia 20 de maio. 5 A partir de que latitude o sol no visvel ao observador no dia 29 de maio, no hemisfrio sul. 6 Mostre esquematicamente o espectro de radiao eletromagntica e mostre exemplos da relao entre o comprimento de onda e a energia da radiao. Identifique as faixas de radiao que so emitidas pelo sol e pela terra. 7 D exemplos de processos importantes associados com a produo vegetal que so afetados pela radiao solar; Como a durao do dia e a intensidade de radiao podem afetar o desenvolvimento das plantas? 8 A quantidade de radiao registrada em um actingrafo em uma rea cultivada com abacaxi no dia 20 de dezembro foi de 490 cal cm -2 dia-1. Calcule as quantidades de radiao absorvida, refletida e transmitida, considerando T= 0,06 e o albedo de 15%. 9 Cite os principais fatores que influenciam na intensidade de radiao solar que atinge a superfcie terrestre. 10 Quais os principais comprimentos de onda da radiao solar que so absorvidos pelos componentes da atmosfera? 11 Quais os comprimentos de onda da radiao solar que so mais espalhados pelos gases atmosfricos. Qual a principal conseqncia desse espalhamento?

12 Calcule a radiao incidente em Fortaleza (03 45S; 38 33W) nos dias 31 de maio e 30 de novembro s 11 horas. Considere a transmissividade da atmosfera de 0,8 para as duas situaes. Qual a diferena entre esse valor calculado e o valor medido com um actingrafo ou piranmetro? 13 Explique as Leis de Wien e de Kirchoff. D exemplos. 14 Quando a declinao solar igual a 15 S, o ngulo zenital para uma cidade localizada na linha do equador (z = 15 S ou + 15 ) numericamente igual ao ngulo zenital de uma cidade localizada no paralelo 30 S (nessa cidade z = 15 N ou 15 ). Nessa situao, mostre em qual das duas cidades a quantidade de radiao solar ser maior, considerando que a superfcie plana e a transmissividade da atmosfera semelhante nas duas localidades. 15 Quais os principais tipos de estao meteorolgica 16 Identifique os principais componentes de uma estao meteorolgica automtica. 17 Considere os dados abaixo e responda: Qg dirio = 500 cal cm-2 dia -1 Balano de radiao de ondas longas (Qol) = - 70 cal cm-2 dia -1 Albedo = 0,20 a) Calcule o balano de radiao de ondas curtas b) Calcule o saldo de radiao dirio, considerando o valor do balano de ondas longas apresentado. 18 Encontrem valores mdios de insolao (horas de brilho solar por ano) em cidades das diferentes regies do Brasil 19 Quais as caractersticas da atmosfera terrestre que so fundamentais para a existncia de vida no planeta? pesquise e identifique as principais diferenas entre a atmosfera terrestre e a de outros planetas. 20 Quais os possveis efeitos do aquecimento global sobre as atividades agrcolas nas regies temperadas e tropicais? 21 Quais as estaes do ano mais apropriadas para o cultivo de plantas nas Regies Temperadas?? E nas Regies Tropicais??

You might also like