You are on page 1of 74

Anatomia e Fisiologia Humana

Professora Ana Paula Campos

Cursos Tcnicos de Radiologia e Enfermagem

Anatomia e Fisiologia Humana

Sistema

Reprodutor

Reproduo
Reproduo

Capacidade que os seres


vivos possuem de gerarem

descendentes e que lhes


permite perpetuar-se no ambiente.

Reproduo
Encontramos na espcie humana diferenas anatmicas sexuais entre homem e mulher que so muito relevantes para a procriao da espcie. A clula reprodutora masculina recebe o nome de espermatozide e a clula feminina conhecida como vulo. Tanto o espermatozide como o vulo caracterizam-se por apresentar somente a metade do nmero de cromossomos encontrados normalmente nas clulas que constituem o corpo humano.

Reproduo
Os cromossomos so estruturas incumbidas da transmisso dos caracteres hereditrios e que entram na constituio dos ncleos celulares. Admitindo-se que as clulas humanas apresentam 46 cromossomos, tanto os espermatozide como os vulos apresentam somente 23 cromossomos cada um deles. Necessrio conjugao de duas delas para que se constitua uma clula bsica, denominada ovo. O ovo resulta da fuso do espermatozide com o vulo.

Sistema Reprodutor Masculino


Sistema Reprodutor Masculino

Conjunto de rgos e estruturas que so responsveis pela atividade reprodutiva no sexo masculino

Sistema Reprodutor Masculino


Os rgos do sistema genital masculino so os testculos, um sistema de ductos, as glndulas sexuais acessrias e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pnis.

Os testculos (gnadas masculinas) produzem esperma e secretam hormnios (testosterona).


O sistema de ductos transporta e armazena esperma, auxiliando na maturao e o conduz para o exterior. O smen contm esperma mais as secrees das glndulas sexuais acessrias

Sistema Reprodutor Masculino


Hormnios Sexuais Masculinos

The Ages of Man

Sistema Reprodutor Masculino Componentes


Testculos Gnadas Masculinas

Vias espermticas

Ducto deferente

Ducto ejaculatrio
Uretra Glndulas sexuais anexas Prstata Glndula bulbouretral Vesculas seminais

Pnis
Escroto

Sistema Reprodutor Masculino Componentes

Testculos
Glndulas mistas Espermatozide Testosterona
Excrina Endcrina

So revestidos por duas membranas: Tnica vaginal mais externa Tnica albugnea mais interna Os testculos possuem divises chamados de lbulos testiculares que podem chegar at 250 por testculo.

Testculos
O testculo um rgo par (direito e esquerdo), situado numa bolsa msculo-cutnea, denominada escroto, a qual est localizada na regio anterior do perneo, logo por trs do pnis.
Cada testculo tem forma ovide, com o grande eixo quase vertical, e ligeiramente achatado no sentido lateromedial, do que decorre apresentar duas faces, duas bordas e duas extremidades. As faces so lateral e medial, as bordas anterior e posterior e a extremidades superior e inferior.

Testculos

Testculos
A borda posterior ocupada de cima a baixo por uma formao cilndrica, mais dilatada para cima, que o epiddimo. A metade superior da borda posterior do testculo representa propriamente o hilo do mesmo, recebendo a denominao especial de mediastino do testculo.

atravs do mediastino que o testculo se comunica propriamente com o epiddimo.

Testculos

Testculos

Testculos
O testculo envolto por uma cpsula de natureza conjuntiva, branco-nacarada que se chama tnica albugnea. A tnica albugnea forma septos conhecidos como sptos dos testculos subdividem-nos em lbulos. Nos lbulos dos testculos encontramos grande quantidade de finos longos e sinuosos ductos, de calibre quase capilar, que so denominados tbulos seminferos contorcidos. E nesses tbulos seminferos contorcidos que se formam os espermatozides.

Testculos
Os tbulos seminferos convergem para o mediastino do testculos e vo se reunindo, constituindo tbulos seminferos retos, os quais se entrecruzam formando uma verdadeira rede ao nvel do mediastino.

No mediastino, os tbulos seminferos retos desembocam em dez a quinze dctolos eferentes, que do testculo vo cabea do epiddimo.

Testculos

Testculos

Testculos
Bem cedo na gravidez, os testculos comeam a se desenvolver dentro do abdome, influenciado por hormnios.

Por volta da 32 e 36 semanas de gestao, os testculos comeam a descer em direo ao escroto, atravs de um abertura na musculatura chamado de anel inguinal. Em 30% das crianas do sexo masculino prematuras e em aproximadamente 3% daquelas que vo at o final da gravidez, um ou ambos testculos no completam sua descida at a hora do nascimento.
A Criptorquidia caracteriza-se pelo fato de um testculo no ter descido at o escroto.

Testculos

Cerca de 2 meses

Cerca de 3 meses

Por altura do nascimento

Adulto

Testculos

Testculos
A maioria deles descer espontaneamente durante os primeiros trs a seis meses de vida. Antes de seis meses de idade, menos que 1 por cento dos bebs tm ainda o problema Pode ser afetado tanto um quanto ambos os testculos. Um testculo no descido aumenta o risco de infertilidade, cncer testicular, hrnias e toro testicular O tratamento precoce muito importante.

Testculos

Epiddimo
O epiddimo, estende-se posterior do testculo. longitudinalmente na borda

Possui uma dilatao superior que ultrapassa o plo superior do testculo, que denominada cabea; um seguimento intermedirio que o corpo e inferiormente, uma poro mais estreitada, que a cauda do epiddimo. Na cabea do epiddimo, os dctulos eferentes do testculos continuam por dctulos tortuosos que se renem para constituir um nico tubo que o ducto do epiddimo. Este ducto to sinuoso que ocupa um espao de cerca de 2 cm de comprimento, mas tem 6 m de extenso.

Epiddimo

Epiddimo

Epiddimo
Inferiormente, a cauda do epiddimo, encurva-se em dando origem ao ducto deferente Neste local ficam armazenados os espermatozides at o momento do ato sexual, em que so levados para o exterior. A primeira poro do ducto deferente mais ou menos sinuosa e ascende imediatamente por trs do epiddimo.

Tanto o testculo como o epiddimo e a primeira poro do ducto deferente so diretamente envoltos por uma membrana serosa que a tnica vaginal.

Epiddimo
No epiddimo os espermatozides so armazenados e passam pela fase de diferenciao (criao de flagelo). Encontramos tambm clulas de Sertoli, com funo de nutrio dos espermatozides.

Epiddimo

Ducto Deferente
O ducto deferente um longo e fino tubo par, de paredes espessas, o que permite identific-lo facilmente pela palpao, por se apresentar como um cordo uniforme, liso e duro. Prximo sua terminao o ducto deferente apresenta uma dilatao que recebe o nome de ampola do ducto deferente. Funculo espermtico constitudo por artrias, veias, linfticos e nervos e pelo ducto deferente. O funculo espermtico esquerdo mais longo, o que significa que o testculo esquerdo permanece em nvel mais baixo que o direito.

Ducto Deferente

Ducto Ejaculatrio
um fino tubo, par, que penetra pela face posterior da prstata atravessando seu parnquima para ir se abrir, por um pequeno orifcio ao lado do forame prosttico. Estruturalmente o ducto ejaculatrio assim como a vescula seminal, tem a mesma constituio do ducto deferente, apresentando trs tnicas concntricas: adventcia, muscular e mucosa. Tambm uma via condutora de gametas, porm possui menor dimenso e calibre do que as demais vias condutoras de espermatozides Seu trajeto passa pelo interior da prstata.

Ducto Ejaculatrio

Vescula Seminal
So duas bolsas membranosas lobuladas, colocadas entre o fundo da bexiga e o reto, obliquamente acima da prstata, que elaboram um lquido para ser adicionado na secreo dos testculos.

Tem cerca de 7,5 cm de comprimento.


A face ventral est em contato com o fundo da bexiga, estendendo-se do ureter base da prstata. As vesculas seminais secretam um lquido seminal que contm frutose (acar), prostaglandinas, protenas de coagulao e vitamina C.

Vescula Seminal
A natureza alcalina do lquido ajuda a neutralizar o ambiente cido da uretra masculina e trato genital feminino, que, de outra maneira, tornaria inativos e mataria os espermatozides.
O lquido secretado pelas vesculas seminais normalmente constitui 60% do volume de smen.

Vescula Seminal

Vescula Seminal

Vescula Seminal
Curiosidade:

Prstata
A prstata mais uma glndula, cuja secreo acrescentada ao lquido seminal. Sua base est encostada no colo da bexiga e a primeira poro da uretra perfura-a longitudinalmente pelo seu centro, da base ao pice. Sendo ligeiramente achatada no sentido antero-posterior, ela apresenta uma face anterior e outra posterior. Estruturalmente, a prstata envolta por uma cpsula constituda por tecido conjuntivo e fibras musculares lisas.

Prstata

Prstata
A principal funo da prstata armazenar e secretar um fluido claro levemente alcalino (pH 7,29) que constitui 1030% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozides, constitui o smen. A alcalinidade do fluido seminal ajuda a neutralizar a acidez do trato vaginal, prolongando o tempo de vida dos espermatozides. A prstata tambm contm alguns msculos lisos que ajudam a expelir o smen durante a ejaculao.

Prstata

Prstata

Glndulas Bulbouretrais
So duas formaes pequenas, arredondadas e algo lobuladas, de colorao amarela e tamanho de uma ervilha.
Esto prximas do bulbo e envolvidas por fibras transversas do esfncter uretral. Localizam-se inferiormente a prstata e drenam suas secrees (Mucosa) para a parte esponjosa da uretra. Sua secreo semelhante ao muco, entra na uretra durante a excitao sexual. Constituem 5% do lquido seminal.

Glndulas Bulbouretrais
Durante a excitao sexual, as glndulas bulbouretrais secretam uma substncia alcalina que protege os espermatozides e tambm secretam muco, que lubrifica a extremidade do pnis e o revestimento da uretra, diminuindo a quantidade de espermatozides danificados durante a ejaculao.

Glndulas Bulbouretrais

Pnis
formado por 3 colunas de tecido ertil cujo enchimento com sangue provoca a ereo. No pnis e principalmente na glande a pele e o prepcio so muito ricos em receptores sensoriais que levam a informao medula onde os reflexos que determinam o ato sexual esto integrados. Os potenciais de ao caminham da medula ao crebro para produzir as sensaes sexuais conscientes. Impulsos nervosos a partir do escroto e das regies anal, perineal e pbica reforam as sensaes sexuais

Pnis
O pnis o rgo ertil e copulador masculino. Ele representado por uma formao cilindride que se prende regio mais anterior do perneo, e cuja extremidade livre arredondada. H trs cilindros, dos quais dois so pares (direito e esquerdo) e se situam paralelamente e o terceiro mpar e mediano, e situa-se longitudinalmente, por baixo dos dois precedentes. Os dois cilindros superiores recebem o nome de corpos cavernosos do pnis e o inferior, de corpo esponjoso do pnis.

Pnis

Pnis
Os corpos cavernosos do pnis iniciam-se posteriormente o fixos por msculos ao respectivo ramo inferior da pube, constituindo a raiz do pnis. Anteriormente, os corpos cavernosos terminam abruptamente por trs de uma expanso do corpo esponjoso, conhecido como glande. O corpo esponjoso inicia-se posteriormente por uma expanso mediana situada logo a baixo do diafragma urogenital, que recebe o nome de bulbo do pnis.

Pnis

Pnis
No pice da glande encontramos um orifcio, que o stio externo da uretra. Na unio da glande com o restante do corpo do pnis, forma-se um estrangulamento denominado colo. O pnis, portanto, poderia ser subdividido em raiz, corpo, colo e glande. Envolvendo a parte livre do pnis encontramos uma ctis fina e deslizante, conhecida por prepcio.

Prepcio
O prepcio uma dobra de pele (prega cutnea) e membrana mucosa de duas camadas retrtil que cobre a extremidade do pnis (a glande).
Tem uma funo protetora do frnulo e da glande do pnis, mantendo esses tecidos genitais midos, sensveis e protegidos da abraso, do frio e de ferimentos, alm de ser uma zona ricamente enervada e, por isso, ergena, desempenhando um papel essencial na da ereo e na ejaculao.

Prepcio
Circunciso, exrese do prepcio, periotomia ou postectomia - uma operao cirrgica que consiste na remoo do prepcio. Essa remoo praticada h mais de 5 mil anos. De acordo com dados da Organizao Mundial de Sade (OMS), cerca de 30% dos homens no mundo so circuncidados (algo em torno de 665 milhes de homens), a maioria deles por motivos religiosos.

Prepcio
Muitos homens nascem com o prepcio naturalmente aderido glande, impedindo sua exposio Mecanismo natural para proteger a delicada glande do nascituro. Com o tempo, espontaneamente. as aderncias soltam-se

Fimose estritamente a incapacidade de expor completamente a glande Ocorre por aderncia desta ao prepcio ou por estreitamento do orifcio prepucial.

Prepcio

Escroto
O escroto uma bolsa msculo-cutnea onde esto contidos os testculos, epiddimo e primeira poro dos ductos deferentes. Cada conjunto desses rgos (direito e esquerdo) ocupa compartimento completamente separados, uma vez que o escroto subdividido por um septo. O escroto constitudo por camadas de tecido diferentes que se estratificam da periferia para a profundidade, nos sete planos seguintes.

Escroto

Escroto
Camadas de tecido do escroto: Ctis: a pele, fina enrugada que apresenta pregas transversais e com pelos esparsos. Tnica dartos: formado por fibras musculares lisas. Tela subcutnea: tecido conjuntivo frouxo. Fscia espermtica externa: uma lmina conjuntiva. Fscia cremastrica: lmina conjuntiva que prende inmeros feixes de fibras musculares. Fscia espermtica interna: lmina conjuntiva que deriva da fscia transversal. Tnica vaginal: camada mais profunda do escroto, envolve o testculo, epiddimo e inicio do ducto deferente.

Vasectomia
A vasectomia ou deferentectomia um mtodo contraceptivo atravs da ligadura dos canais deferentes no homem. uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto. No precisa de internao.

uma cirurgia de esterilizao voluntria.

Vasectomia

Recado!!!

Obrigada!!!

You might also like