You are on page 1of 10

Aula 8 - Gramtica Sintaxe

Meta Apresentar, de acordo com a gramtica, as principais regras de concordncia nominal e verbal e relacion-las com os usos cotidianos da lngua. Objetivos Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: 1. corrigir, segundo as regras gramaticais, os problemas de concordncia; 2. aplicar as regras de concordncia, adequadamente, aos processos de produo de textos. GRAMTICA E COTIDIANO Voc j parou para pensar se tudo o que voc fala no dia-a-dia est sendo dito da forma correta? comum usarmos, na linguagem cotidiana, expresses que no fazem parte da norma culta da linguagem escrita. Suponha que voc esteja no supermercado e pretende comprar tomates. Voc percebe que eles esto especiais naquele dia e ouve algum dizer: Quis tomate bonito! Voc, ao ouvir o que essa outra pessoa disse, pode ter achado estranho, uma vez que no falaria essa frase da mesma maneira, no verdade? Isso pode acontecer porque essa outra pessoa faz parte de um grupo de falantes que se utiliza da variao coloquial da Lngua Portuguesa. O coloquialismo se distingue da maneira prestigiada pela norma culta e, no caso em questo, os falantes deixam de usar algumas palavras com marcao de plural dentro de um contexto. E, nessa mesma situao, voc, que estranhou a fala do outro cliente, diria: Que tomates bonitos!

Mas por que essa diferena? Esse tipo de situao demonstra a diferena que, em geral, existe entre a nossa fala de uso corriqueiro e a linguagem escrita. A Gramtica Tradicional apresenta uma srie de regras que devem ser aplicadas para a manuteno de um REGISTRO PADRO, tanto na linguagem escrita quanto na oral. Em ambas as construes a respeito dos tomates h um pleno entendimento do que foi dito, mas s no segundo exemplo que a construo est de acordo com o registro padro. No entanto, quando se trata da comunicao entre as pessoas atravs da linguagem falada, em situaes corriqueiras, algumas dessas regras no so seguidas. Em situaes formais, entretanto, as pessoas procuram se utilizar da norma padro, como, por exemplo, em uma conversa entre dois empresrios. A nossa lngua est, a todo momento, sujeita a modificaes e estratgias para que a comunicao seja efetuada com sucesso, mas muitas pessoas ainda pensam, de maneira equivocada, que o brasileiro no sabe falar o portugus correto. Voltando ao exemplo do tomate... As duas formas podem ser usadas sem que o entendimento da mensagem a ser transmitida seja prejudicado. A primeira forma no est de acordo com as regras gramaticais, mas, no contexto de fala, algumas pessoas em nosso pas podem se utilizar dela. Na evoluo da linguagem, sempre esteve presente a necessidade da economia e praticidade, o que explica o uso comum da primeira forma. A marcao de plural apareceu apenas na primeira palavra, mas todos ns entendemos que se trata de mais de um tomate e que todos eles so bonitos. Portanto, no se deve dizer que qualquer pessoa no sabe falar sua lngua. Todos ns somos competentes em portugus, mesmo sem conhecer as normas que se encontram na gramtica. No entanto, as regras so muito importantes para que voc saiba que existe uma maneira prefervel que deve ser usada nas situaes de escrita e fala, dentro de vrios contextos. So essas regras que, a partir de agora, iremos discutir. Preparado? AS CONCORDNCIAS

A lngua portuguesa faz uso de um mecanismo de concordncia para marcar formalmente as relaes de determinao ou dependncia MORFOSSINTTICA existentes entre os constituintes de uma frase. Alterando a forma que algumas palavras assumem no texto, torna-se mais fcil introduzirmos o assunto, e assim podemos discutir os efeitos que isso provoca nos falantes da lngua. Vamos tomar como exemplo a frase: O Maria pegou seu bicicletas e desceu para o praa. H algo de muito estranho na formao dessa frase, no mesmo? Na verdade, pode at ser que voc tenha entendido a mensagem que a frase pretendia passar, mas ela apresenta um problema formal grave. Os adjetivos e os artigos esto flexionados de maneira aleatria. Temos uma sensao imediata de desordem formal, sem obedecer a algum princpio organizador das flexes de gnero e nmero. A nossa experincia como falantes no permite que usemos esse tipo de construo. Pela lgica, deduzimos que a frase seria aceitvel se fosse: A Maria pegou sua bicicleta e desceu para a praa. Esse princpio de organizao o mecanismo de concordncia nominal que, na lngua portuguesa, exige que os adjetivos e artigos concordem em gnero (masculino/feminino) e nmero (singular/plural) com os substantivos que modificam. Logo, os artigos que se referem a Maria devem estar no singular e no feminino, de forma que a concordncia acontea em toda a estrutura. provvel que voc nunca tenha ouvido uma frase como essa que foi apresentada. Pelo menos no com erros to graves. mais comum ouvirmos frases em que existam problemas de concordncia em nmero (singular/plural), como, por exemplo, Os prdio est sendo construdo na prxima rua. A nossa primeira reao rotul-las como erradas, principalmente se as virmos escritas em algum lugar. O que acontece com esse tipo de construo uma espcie de economia de concordncia. Uma vez marcado o plural em apenas uma palavra, no necessrio marcar nas outras para que o entendimento seja efetuado. No entanto, essa variedade no aceita pela gramtica. Mas se voc parar para pensar no que essas formas indicam, ver que se trata de diferentes mecanismos de concordncia, caractersticos de uma variedade do portugus. Essa variao, no entanto, no se utiliza da regra gramatical padro. Perceba que, na forma aceitvel pela gramtica, a marcao de plural redundante, ou seja, exigida em todos os constituintes que se relacionam. Na forma popular, muitas vezes, apenas o primeiro constituinte marcado. Essa ltima forma no gramaticalmente aceita. Na escola aprendemos as regras de concordncia nominal e verbal que formam o registro culto da lngua portuguesa. necessrio aprend- la porque as pessoas so avaliadas pela forma como usam a lngua e muitas delas costumam ser discriminadas por se diferenciar do modelo gramatical.

Curiosidade...
Voc sabia que existem algumas seme lhanas entre a lngua inglesa e a portu guesa? Para mostrar isso, vamos fazer uma relao do portugus formal, do portugus popular e do ingls. simples... No registro formal do portugus, a con jugao do verbo amar feita da seguinte forma: Eu amo, Ele ama, Ns amamos, Eles amam. No registro popular: Eu amo, Ele ama, Ns ama, Eles ama. No ingls: I love, He loves, We love, They love. Voc pode perceber que tanto no registro popular do portugus quanto no ingls h, praticamente, o mesmo tipo de variao dos verbos. No registro culto, h mais variaes do que nos outros registros. Olhando por esse aspecto, a norma popular do portugus brasileiro se apropria dos mesmos mecanismos de concordncia que o ingls vigente. Trata-se de lnguas diferentes, mas interessante destacar esses aspectos para que as pessoas saibam que existem muitas variaes lingsticas nos vrios idiomas que existem. Aqui no Brasil, ns utilizamos a conjugao dos verbos segundo o que vem apresentado nas gramticas. Esse exemplo tambm pode ser usado para esclarecer que no existe uma forma certa e uma forma errada de falar.

Existe um modelo padro em cada lngua, que importante para a vida e a comunicao das pessoas. Mas no se deve alimentar um preconceito em relao forma como as pessoas falam, at porque somos pessoas diferentes em vrios outros aspectos. REGRAS DE CONCORDNCIA NOMINAL Regra geral Os adjetivos, pronomes adjetivos, artigos, numerais e particpios concordam em gnero e nmero com o substantivo, pronome ou numeral substantivo que determinam. Exs.: Esta folha amassada. O telefone desligado. Feito o discurso de abertura, o prefeito se dirigiu ao ptio. ATENO!!! Substantivo o nome de todos os seres que existem ou que imaginamos existir, ou seja, a palavra flexiva com que se nomeia, em geral, pessoas, coisas, animais, aes, qualidades ou estados. Adjetivo toda e qualquer palavra que, junto de um substantivo, indica qualidade, defeito, estado ou condio. Pronome a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), em relao s pessoas do discurso. Pronomes substantivos so os que substituem o substantivo; pronomes adjetivos so os que acompanham o substantivo. Artigo a palavra que antecede o substantivo e indica seu gnero e nmero, individualizando-o ou generalizando-o. Numeral a palavra que d idia de nmero: cinco, dez, quinto, dcimo, quntuplo, tero, ambos etc. As demais palavras com valor adjetivo podem se vincular ao substantivo quando funcionam como adjuntos adnominais ou predicativos. Os adjetivos que ocupam essas funes sintticas so afetados pelos mecanismos de concordncia nominal. Exs.: A menina complicada. Os carros so caros. CASOS ESPECIAIS Um adjetivo deve estar sempre no plural quando vier antes de dois ou mais substantivos que fazem referncia a nomes de pessoas. Ex.: As inteligentes Maria e Isabel fizeram todo o trabalho. Quando o adjetivo tiver funo de predicativo, concorda com todos os ncleos a que se relaciona.

Exs.: So calamitosos a pobreza e o desamparo. Julguei insensatas sua atitude e suas palavras. ATENO!!! Sujeito o ser ao qual se atribui a idia contida no predicado. Predicado tudo aquilo que se atribui ao sujeito. Predicativo uma caracterstica intrnseca de um sujeito ou objeto, contida no predicado. Ncleo do sujeito a parte imprescindvel do sujeito, o elemento mais importante. Ncleo do predicado a parte imprescindvel do predicado, o elemento mais importante. Quando um substantivo determinado por artigo modi-ficado por dois ou mais adjetivos, podem ser usadas as seguintes construes: Estudo a cultura brasileira e a portuguesa. Estudo as culturas brasileira e portuguesa. Os dedos indicador e mdio estavam feridos. O dedo indicador e o mdio estavam feridos. Adjetivos regidos pela preposio de, que se referem a pronomes indefinidos, ficam normalmente no masculino singular, podendo surgir concordncia atrativa. Exs.: Sua vida no tem nada de sedutor; Os edifcios da cidade nada tm de elegantes. ATENO!!! Preposio a palavra invarivel que liga duas ou outras palavras entre si, estabelecendo entre elas certas relaes. So seis os tipos de pronome: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Os pronomes pessoais servem para substituir as pessoas do discurso. Os pronomes possessivos so aqueles que do idia de posse, em relao s pessoas do discurso. Os pronomes demonstrativos so aqueles que situam os seres, no tempo e no espao, em relao s pessoas do discurso.

Os pronomes indefinidos so aqueles que se referem 3 pessoa de modo vago ou impreciso. Os pronomes interrogativos so os indefinidos que, quem, qual (e variao), quanto (e variaes), usados em frases interrogativas. Os pronomes relativos so aqueles que se relacionam com um termo ante-cedente, dando incio a uma orao, chamada adjetiva. A concordncia atrativa pode se dar em trs casos: 1. a adequao de um termo a apenas um dos vrios elementos determinados, escolhendo-se o que estiver mais prximo. Ex.: Por favor, chegue na hora e no local adequado. 2. a adequao a uma parte do termo que no constitui gramaticalmente seu ncleo. Ex.: A maioria dos professores faltaram. 3. a adequao a outro termo da orao que no o determinado. Ex.: Tudo so flores. Palavras como anexo, incluso, obrigado, mesmo, prprio so adjetivos ou pronomes adjetivos e devem concordar com o substantivo a que se referem. Exs.: O livro segue anexo. A fotografia vai inclusa. As duplicatas seguem anexas. Elas mesmas resolveram a questo. Palavras como meio e bastante, quando se referem a um substantivo, devem concordar com este. Quando funcionarem como advrbios, permanecero invariveis. H, tambm, o caso de menos, que sempre invarivel. Exs.: Tomou meia garrafa de vinho; Ela estava meio aborrecida; Bastantes alunos foram reunio; Eles falaram bastante; Eram alunas bastante simpticas; Havia menos pessoas vindo de casa. ATENO!!! Advrbio a palavra invarivel que modifica essencialmente o verbo, exprimindo uma circunstncia (tempo, modo, lugar etc.). Exs.: Volto logo. Transcreveu a carta errado. Ficaremos aqui. Muito, pouco, longe, caro, barato podem ser palavras adjetivas ou advrbios, mantendo a concordncia se fizerem referncia a substantivos. Exs.: Compraram livros caros. Os livros custaram caro. Poucas pessoas tinham muitos livros. Leram pouco as moas muito vivas.

Andavam por longes terras. Eles moram longe da cidade. Eram mercadorias baratas. Pagaram barato aqueles livros. bom, proibido, necessrio, expresses formadas pelo verbo ser + adjetivo, no variam se o sujeito no vier determinado; caso contrrio, a concordncia ser obrigatria. Exs.: gua bom. A gua boa. Bebida proibido para menores. As bebidas so proibidas para menores. Chuva necessrio. Aquela chuva foi necessria. ATENO!!! A nomenclatura Gramatical Brasileira considera os seguintes tipos de sujeito: Simples quando h somente um ncleo. Ex.: A casa de Juara sofreu reforma geral. Composto quando h dois ou mais ncleos. Ex.: A casa de Juara e o armazm sofreram reforma geral. Indeterminado quando a identidade do sujeito desconhecida realmente ou escondida propositadamente. Ignora-se no s a identidade, mas tambm o nmero de agentes. Ex.: Roubaram minha carteira. (Quem roubou a carteira? No se sabe). Orao sem sujeito a que traz verbos impessoais, ou seja, que no tm sujeitos e se apresentam na terceira pessoa (haver, fazer, ser e estar). Ex.: Havia poucos ingressos venda. Sujeito paciente podemos encontr-los em duas estruturas diferentes: com o verbo ser + particpio (voz passiva analtica); com verbo transitivo direto + o pronome se (voz passiva sinttica). Ex.: Muita gente assaltada diariamente em So Paulo. (voz passiva analtica) Assalta-se muita gente diariamente em So Paulo. (voz passiva sinttica) S = sozinho (adjetivo) (flexiona) / s = somente, apenas (no flexiona). Exs.: Elas no vieram ss. Vieram s os rapazes. A locuo adverbial a olhos vistos (= visivelmente) invarivel: Ex.: Ela crescia a olhos vistos. ATENO!!! Locuo adverbial o conjunto de duas ou mais palavras com o valor de advrbio. Ex.: s pressas (ou pressa), a bandeiras despregadas (ou s bandeiras despregadas), s vezes, no mais das vezes, as mais das vezes, o mais das vezes, a cavalo, a p, a esmo, ao vivo, pouco a pouco, a pouco e pouco, por ora, a torto e a direito, de propsito, de repente, a srio, sob medida, aos trancos e barrancos, em domiclio, a domiclio, por ora, de vez em quando, de quando em vez etc.

Conforme = conformado (adjetivo) (flexiona) / conforme = como (no flexiona). Exs.: Eles ficaram conformes com a deciso. Danam conforme a msica. O (a) mais possvel (invarivel) / as, os mais possveis. Exs.: uma moa a mais bela possvel. So moas as mais belas possveis. Os particpios concordam como adjetivos: Exs.: A refm foi resgatada do bote. Os materiais foram comprados a prazo. As juzas tinham iniciado a apurao. ATENO!!! Verbo a classe de palavra que possui a maior quantidade de flexes: tempo, modo, pessoa e nmero. Isso ajuda a identific-lo, pois enquanto outras palavras no podem ser conjugadas, o verbo pode. Ex.: Eu escrevo, Eu escrevi, Ele escreve, Ele escreveu. O particpio a forma nominal do verbo que expressa aes plenamente concludas. Ex.: escrito, falado, pensado. A expresso haja vista no se flexiona, exceto por concordncia atrativa antes de substantivo no plural sem preposio: Exs.: Haja vista (hajam vistas) os comentrios feitos. Haja vista dos recados do chefe. Pseudo, salvo (= exceto) e alerta no se flexionam: Exs.: Eles eram uns pseudo sbios. Salvo ns dois, todos fugiram. Eles ficaram alerta. Os adjetivos adverbializados so invariveis: Exs.: Vamos falar srio. Ele e a esposa raro vo ao cinema. ATENO!!! Adjetivos adverbializados so aqueles empregados com valor de advrbio. Por isso, so mantidos invariveis. Ex.: A professora chegou rpido sala de aula. No caso de silepse com expresses de tratamento, usa-se adjetivo masculino em concordncia ideolgica com um homem ao qual se relaciona a forma de tratamento que feminina: Exs.:

Vossa Majestade, o rei, mostrou-se generoso. Vossa Excelncia injusto. ATENO!!! Silepse a figura de construo em que a concordncia no feita de acordo com as palavras que efetivamente aparecem na orao, mas segundo a idia que se associa a elas ou ento segundo um termo subentendido. A silepse pode ser de gnero, de nmero e de pessoa. Ex.: Rio de Janeiro movimentada. Aposto o termo que explica, desenvolve, identifica ou resume um outro termo da orao, independente da funo sinttica que este exera. Ex.: Dona Ana, a senhora do apartamento de cima, veio aqui hoje mais cedo. Vocativo o nico termo isolado dentro da orao, pois no se liga ao verbo nem ao nome. No faz parte do sujeito nem do predicado. A funo do vocativo chamar ou interpelar o elemento a que se est dirigindo. Ex.: Pai, perdoai nossos pecados. ATIVIDADE 1 ATIVIDADE 1 Reescreva as frases seguintes, fazendo a devida concordncia das palavras indicadas entre parnteses: a. O leitor pulou (longo) captulos e pginas, porque achou o livro muito grosso. b. O poeta escreveu captulos e pginas (compacto). c. O advogado considerou (perigoso) o argumento e a deciso. d. Os cavalos, metidos at (meio) canela na correnteza, dobravam o pescoo. (Guimares Rosa) e. Os fugitivos caminhavam lentamente, (alerta) ao perigo. f. Comprei uma motocicleta e um apartamento (usado). g. Elas (mesmo) providenciaram os atestados, que enviaram (anexo) s procuraes, como instrumentos (bastante) para os fins colimados. h. Os soldados cometeram um crime de (leso) patriotismo.

i. Os alunos e as alunas (aprovado) pretendem fazer um baile e um churrasco (bastante) agradveis. ATIVDADE 2 Substitua a expresso destacada pela palavra indicada entre parnteses: a. Eles j estavam igualmente pagos _____________. (quite) b. Os filmes a que assisti no Festival Internacional de Cinema eram muito ______________ interessantes. (bastante) c. A dona de casa estava um pouco________ confusa porque no tinha tantos_________ pratos e talheres para tantos convidados. (meio bastante) d. Eles no se sentiam bem quando ficavam sozinhos ________________. (s) e. Julia e Estela somente____________________ iro se tiverem muitos _________________ detalhes do roteiro. (s bastante)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABAURRE, Maria Luiza. Portugus. So Paulo: Moderna, 2000. (Coleo Base) CEREJA, Willian Roberto. Portugus: linguagens: literatura, gramtica e redao: 2 grau. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: Atual, 1994. CONCORDNCIA verbal e nominal. Disponvel em: <http://www.algosobre.com.br/gramatica/concordancia-nominal.html>. Acesso em: 14 jan. 2009. CUNHA, Celso; CINTRA, Lus F. Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 3.ed. Rio de Janeiro: Lexikon Informtica, 2007.

You might also like